Prova 2 Bimestre Aluno

11
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 01 DO PARANOÁ Aluno (a): Nº: Data Série/Turma Turno Bimestre ___/___/ 2012 7ª_____ Matutino Professor (a): Aparecido Disciplina: Português Orientações 1. Não é permitido o uso de qualquer tipo de corretivo nas questões objetivas 2. Responda todas as questões, utilizando caneta azul ou preta. 3. Verifique se o número de questões e a paginação estão corretos. 4. A interpretação faz parte da avaliação. 5. O aluno não poderá estar portando, durante a prova, aparelho celular ou outros objetos eletrônicos. Esses deverão estar guardados, desligados, dentro das mochilas ou bolsas. 6. Ao final da prova, preencha o cartão de resposta. Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder às questões. Boa Prova! Texto 1 Lado a lado, bem bolado Ricardinho andava sem sorte. Acho até que, se ele fosse jogar cara-ou- coroa ou par-ou-ímpar dez vezes seguidas, perderia todas. O caso é que ele tinha aprendido que "em cima" se escreve separado e "embaixo" se escreve junto. Mas, na hora de escrever suas redações, ele seeeeempre se confundia e acabava fazendo tudo ao contrário. Foi queixar-se pra Vovó. Afinal, a Vovó tinha sido professora a vida inteira e sabia tudo, tudinho mesmo de todas as coisas. É fácil, Ricardinho, ensinou a Vovó. Levante a mão esquerda, bem aberta. - Assim? - Não. Essa é a direita. - Então é essa? - É claro, você só tem duas, não é? A mão esquerda é a que fica do lado do coração. - E de que lado fica o coração? - Do lado dessa pintinha que você tem no rosto. - Ah, ficou fácil! Mas o que tem a ver mão esquerda levantada com "em cima" e "embaixo"? - Veja, querido: seus dedos, "em cima", estão separados e, "embaixo", eles estão juntos, grudados na palma, não estão? Quando você ficar em dúvida, é só levantar a mão aberta, que você nunca mais vai errar! "Em cima" é sempre separado e "embaixo" é sempre junto! Ricardinho achou genial a ideia da Vovó. No dia seguinte, na escola, tratou logo de contar o novo truque para o Adriano, seu melhor amigo na 1ª série. 1

Transcript of Prova 2 Bimestre Aluno

Page 1: Prova 2 Bimestre Aluno

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 01 DO PARANOÁAluno (a): Nº:

Data Série/Turma Turno Bimestre

___/___/2012 7ª_____ Matutino 2º

Professor (a): Aparecido Disciplina: Português

Orientações1. Não é permitido o uso de qualquer tipo de corretivo nas questões objetivas2. Responda todas as questões, utilizando caneta azul ou preta.3. Verifique se o número de questões e a paginação estão corretos.4. A interpretação faz parte da avaliação.5. O aluno não poderá estar portando, durante a prova, aparelho celular ou outros objetos eletrônicos.

Esses deverão estar guardados, desligados, dentro das mochilas ou bolsas.6. Ao final da prova, preencha o cartão de resposta.

Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder às questões. Boa Prova!

Texto 1

Lado a lado, bem bolado

Ricardinho andava sem sorte. Acho até que, se ele fosse jogar cara-ou-coroa ou par-ou-ímpar dez vezes seguidas, perderia todas. O caso é que ele tinha aprendido que "em cima" se escreve separado e "embaixo" se escreve junto. Mas, na hora de escrever suas redações, ele seeeeempre se confundia e acabava fazendo tudo ao contrário.

Foi queixar-se pra Vovó. Afinal, a Vovó tinha sido professora a vida inteira e sabia tudo, tudinho mesmo de todas as coisas. É fácil, Ricardinho, ensinou a Vovó. Levante a mão esquerda, bem aberta.

- Assim? - Não. Essa é a direita. - Então é essa? - É claro, você só tem duas, não é? A mão esquerda é a que fica do lado do coração. - E de que lado fica o coração? - Do lado dessa pintinha que você tem no rosto. - Ah, ficou fácil! Mas o que tem a ver mão esquerda levantada com "em cima" e "embaixo"? - Veja, querido: seus dedos, "em cima", estão separados e, "embaixo", eles estão juntos, grudados na

palma, não estão? Quando você ficar em dúvida, é só levantar a mão aberta, que você nunca mais vai errar! "Em cima" é sempre separado e "embaixo" é sempre junto!

Ricardinho achou genial a ideia da Vovó. No dia seguinte, na escola, tratou logo de contar o novo truque para o Adriano, seu melhor amigo na 1ª série.

- Tá vendo, Adriano? É só levantar a mão esquerda e... - Não vai dar certo - respondeu o amigo. - Por que não? - Porque, se eu levantar a mão esquerda, como é que eu vou escrever? Eu sou canhoto! - Bom, então levante a direita, que dá no mesmo. - E como é que eu sei qual é a direita? - É fácil. Eu, por exemplo, sei que a minha mão esquerda é esta, que está do lado da pintinha que eu tenho

na cara. - Mas eu não tenho pintinha nenhuma na cara - discordou o Adriano. Ricardinho chegou a sugerir que o Adriano pintasse uma pinta na cara com a caneta, mas Adriano acabou

achando mais fácil saber que a mão esquerda era aquela com que ele escrevia e desenhava e a direita era... bom, era a outra!

Pedro Bandeira

1 - Qual era o problema de Ricardinho?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

1

Page 2: Prova 2 Bimestre Aluno

2 - Infira a idade aproximada de Ricardinho e Adriano.

___________________________________________________________________________________________

3 - O fato de Adriano ser canhoto dificultava a aplicação do truque ensinado pela Vovó? Explique.

____________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________

4 - Ricardinho não pediu explicações aos pais e nem a professora, preferiu as orientações da avó, por que?

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

5 - A explicação da avó poderia ser reproduzida por qualquer professor de língua portuguesa? Justifique

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

Texto 2

2

Page 3: Prova 2 Bimestre Aluno

6 - A propaganda de combate à dengue informa que a) a dengue vem crescendo desde 2002. b) a dengue vive apenas em tonéis e pneus. c) o Brasil reduziu em 91% os casos de dengue. d) o mosquito da dengue aparece em caixas d’água. e) N.D.A

7 - Na frase “Não deixe a dengue estragar o seu verão”, a palavra sublinhada sugere que a) a dengue é uma doença que só se manifesta no verão.b) a dengue pode impedi-lo de aproveitar o verão. c) o mosquito da dengue aparece somente no verão. d) o mosquito da dengue desaparece no verão.e) No verão, os mosquito se proliferam mais intensamente, podendo transmitir a doença de chagas.

8 - No texto publicitário há a constatação de verbos a) apenas da primeira terminação.b) somente verbo da primeira e segunda terminação. c) apenas verbos da segunda terminação. d) verbos da primeira, segunda e terceira terminação.

9 - A expressão “Vamos continuar vencendo esta luta” confirma que a campanha de prevenção contra a dengue a) atingiu um pequeno número de pessoas. b) aumentou em 91% os casos da doença. c) precisa ser mais convincente. d) reduziu o número de casos da doença. e) conseguiu acabar com todos os casos de dengue, sendo que o último foi em 2002.

10 - O texto publicitário organiza-se em torno da ideia de que a população a) deve esterilizar caixas d’água e tonéis. b) está mais sujeita à doença nos últimos anos. c) precisa proteger-se da dengue durante o verão. d) vai continuar vencendo a luta contra a dengue. e) precisa aproveitar não apenas o verão, mais o inverno outono e a primavera.

Texto 3

11 - O humor do texto está centrado no fato de o meninoa) estar escrevendo uma carta para um amigo de correspondência.b) afirmar que tem perdido muito tempo vendo programas de TV.c) pedir desculpas ao amigo por não escrever seguidamente.d) concluir a carta porque vai ver seu programa de TV favoritoe) N.D.A

12 - Assinale a opção correta.a) O personagem reconhece o valor das amizades.b) A carta era direcionada ao melhor amigo de Charlie Brown.

3

Page 4: Prova 2 Bimestre Aluno

c) O segundo quadrinho poderia ser escrito da seguinte maneira: notei que tenho perdido tempo assistino à tv.d) No terceiro quadrinho, a palavra a partir, foi escrita incorretamente.e) No primeiro quadrinho, a palavra escrever é um verbo de primeira terminação. Texto 4

Forno de microondas, comida congelada, enlatados, e ainda geladeiras de última geração que descongelam sozinhas acabam com odores e decoram o ambiente. A cozinha de hoje não se parece em nada com aquela de 50 anos atrás. Quando, há meio século, as mulheres entraram no mercado de trabalho e diminuíram o tempo que passavam em casa, a indústria teve de se aperfeiçoar para oferecer o que essa nova rotina exigia: praticidade. Paralelamente, os homens descobriram o prazer da culinária e prezam uma cozinha sofisticada e integrada à área deconvívio da casa.

Em decorrência dessas transformações, a sociedade mudou a forma de se relacionar com a comida, e as cozinhas tornaram-se espaços de convivência, ganharam status e até decoração condizente com o perfil do dono. Se antes o ambiente tinha de ser funcional, hoje

precisa agradar aos olhos, antes de inspirar o paladar. As pesquisas mostram que é o estilo do eletrodoméstico que faz a diferença para o cliente.

Apesar disso, o tempo dedicado à alimentação diminuiu. Nos anos 70, era de duas horas, hoje é de apenas 15 minutos, em média, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Indústria da Alimentação.

Revista do Correio, 6/4/2008, p. 3 (com adaptações

13 - No texto apresentado, o autor destaca, no primeiro parágrafo, o forno de microondas, a comida congelada e os enlatados, principalmente, porque eles são:a) práticos. b) baratos. c) duráveis. d) coloridos. e) difíceis.

14 - De acordo com o texto, “Forno de microondas, comida congelada, enlatados, e ainda geladeiras de última geração que descongelam sozinhas” têm em comum o fato de que todos elesa) são produtos importados. b) poupam o tempo de quem cozinha.c) estão em todas as cozinhas brasileiras. d) fazem aumentar o tempo dedicado às refeições.e) são o sonho de toda dona de casa.

15 - De acordo com as informações do texto, o que continua igual ao que era há 50 anos éa) o ambiente da cozinha. b) o mercado de trabalho.c) a necessidade de preparar refeições. d) o tempo dedicado ao preparo da alimentação. e) a família brasileira. 16 - As opções a seguir, na ordem em que são apresentadas, são partes sucessivas de um texto adaptado. Assinale a opção que apresenta erro de grafia.a) Aquele era o dia ideal para a reunião, porque o hotel, depois do feriado, estava deserto.b) Felizmente, o tempo chuvozo, sempre temido, ainda não a via chegado.c) O pessoal foi chegando aos poucos e, logo, o salão estava cheio.d) Lucas era o encarregado de coordenar a reunião; por isso, estava nervoso.

Texto 5

Cem anos de perdão

4

Page 5: Prova 2 Bimestre Aluno

Quem nunca roubou não vai me entender. E quem nunca roubou rosas, então é que jamais poderá me entender. Eu, em pequena, roubava rosas.

Havia em Recife inúmeras ruas, as ruas dos ricos, ladeadas por palacetes que ficavam no centro de grandes jardins. Eu e uma amiguinha brincávamos muito de decidir a quem pertenciam os palacetes. "Aquele branco é meu." "Não, eu já disse que os brancos são meus." Parávamos às vezes longo tempo, a cara imprensada nas grades, olhando.

Começou assim. Numa dessas brincadeiras de "essa casa é minha", paramos diante de uma que parecia um pequeno castelo. No fundo via-se o imenso pomar. E, à frente, em canteiros bem ajardinados, estavam plantadas as flores.

Bem, mas isolada no seu canteiro estava uma rosa apenas entreaberta cor de rosa vivo. Fiquei feito boba, olhando com admiração aquela rosa altaneira que nem mulher feita ainda não era. E então aconteceu: do fundo de meu coração, eu queria aquela rosa para mim. Eu queria, ah como eu queria. E não havia jeito de obtê-la. Se o jardineiro estivesse por ali, pediria a rosa, mesmo sabendo que ele nos expulsaria como se expulsam moleques. Não havia jardineiro à vista, ninguém. E as janelas, por causa do sol, estavam de venezianas fechadas.

Então não pude mais. O plano se formou em mim instantaneamente, cheio de paixão. Mas, como boa realizadora que eu era, raciocinei friamente com minha amiguinha, explicando-lhe qual seria o seu papel: vigiar as janelas da casa ou a aproximação ainda possível do jardineiro, vigiar os transeuntes raros na rua. Enquanto isso, entreabri lentamente o portão de grades um pouco enferrujadas, contando já com o leve rangido. Entreabri somente o bastante para que meu esguio corpo de menina pudesse passar. E, pé ante pé, mas veloz, andava pelos pedregulhos que rodeavam os canteiros. Até chegar à rosa foi um século de coração batendo.

Eis-me afinal diante dela. Paro um instante, perigosamente, porque de perto ela é ainda mais linda. Finalmente começo a lhe quebrar o talo, arranhando-me com os espinhos, e chupando o sangue dos dedos.

E, de repente - ei-la toda na minha mão. A corrida de volta ao portão tinha também de ser sem barulho. Pelo portão que deixara entreaberto, passei segurando a rosa. E então nós duas pálidas, eu e a rosa, corremos literalmente para longe da casa.

O que é que fazia eu com a rosa? Fazia isso: ela era minha.Levei-a para casa, coloquei-a num copo d'água, onde ficou soberana, de pétalas grossas e

aveludadas, com vários entretons de rosa-chá. No centro dela a cor se concentrava mais e seu coração quase parecia vermelho.

Foi tão bom.Foi tão bom que simplesmente passei a roubar rosas. O processo era sempre o mesmo: a

menina vigiando, eu entrando, eu quebrando o talo e fugindo com a rosa na mão. Sempre com o coração batendo e sempre com aquela glória que ninguém me tirava.

Fonte: LISPECTOR, Clarice. Cem anos de perdão. In:______. Felicidade Clandestina. Rio de

Janeiro: Rocco, 1998.

17 - Marque figura de linguagem presente no trecho: “Até chegar à rosa foi um século de coração batendo”.a) metonímia b) metáfora c) hipérbole d) catacrese eufemismo

18 - Observe os episódios listados abaixo, coloque-os na ordem em que aparecem no texto, e em seguida, marque a alternativa correta

1 – leva a rosa para casa.2 – avista uma rosa.3 – cria um plano para roubar a rosa.4 – entra no jardim.5 – brinca com uma amiga nas ruas de Recife.6 – adquire o costume de roubar rosas.7 – encanta-se por uma rosa.8 - rouba a rosa.9 - dá instruções quanto ao papel da amiga.10 - coloca a rosa num vaso com água.

A ordem correta em que esses fatos acontecem na narrativa éa) 1, 2, 5, 4, 3, 6, 7, 9, 10, 8. b) 5, 2, 7, 3, 8, 9, 1, 10, 4, 6. e) 5, 10, 7, 3, 8, 9, 1, 2, 4, 6 c) 5, 2, 7, 3, 9, 4, 8, 1, 10, 6. d) 2, 7, 3, 5, 8, 1, 10, 6, 9, 4.

5

Page 6: Prova 2 Bimestre Aluno

19 - Marque a opção correta.a) A narradora dá instruções de como roubar rosas.b) A narradora sempre foi repreendida pelos pais.c) A narradora sempre agia com ajuda de uma colega para roubar rosas.d) A Narradora se refere à amiga no trecho seguinte: Paro um instante, perigosamente, porque de perto ela é ainda mais linda.e) Além das rosas, a narradora também roubava palacetes.

20- Marque a opção correta quanto à classificação do sujeito.a) Os brasileiros trabalham muito - suj. composto b) O pedreiro usou toda a cal - suj. indeterminadoc) Roberto e eu fizemos um acordo - suj. oculto d) Paulo é um garoto simpático - suj. inexistente. e) No dia de São João, todos os convidados acenderam a fogueira - suj. simples.21 - Em relação às figuras de linguagem, marque a opção correta.a) Ele entregou a alma a Deus - metáfora.b) Esse homem é uma fera! - eufemismo.c) Minha namorada é uma gata - hipérboled) Quebrei a asa da xícara - antítesee) O amor é fogo que arde - metáfora

22 - Todas as orações a seguir possui predicado verbal, EXCETO: a) Você acha certo isso? b) Já nasceu rico. c) A casa estava fechada. d) Chamei-lhe muitas vezes de ladrão. e) N.D.A

23 - Marque a sequência em que apresenta erro de ortografiaa) embriaguez, limpeza, lucidez, nobreza. b) canja, lojista, franjinha, canjica.c) português, norueguesa, marquês, Inês. d) pedájio, colégio, sacrilégio, prestíjio.e) ameixa, deixar, queixa, feixe.

24 - Marque a opção em que o predicado seja nominal.a) Deixaram uma bomba na casa do deputado. b) Permaneceram calados durante o almoço c) Explodiu nova crise no Oriente Médio. d) O pior já passou.e) Achei o livro.

6 a b c d e

7 a b c d e

8 a b c d e

9 a b c d e

10 a b c d e

11 a b c d e

12 a b c d e

13 a b c d e

14 a b c d e

15 a b c d e

16 a b c d e

6

Page 7: Prova 2 Bimestre Aluno

17 a b c d e

18 a b c d e

19 a b c d e

20 a b c d e

21 a b c d e

22 a b c d e

23 a b c d e

24 a b c d e

Literatura1 - Qual o autor do Livro A marca de uma lágrima?

__________________________________________________________________________________

_________

2 - Cite os nomes três personagens do livro A marca de uma lágrima.

__________________________________________________________________________________

_________

3 - Qual é o inimigo da personagem principal do livro?

__________________________________________________________________________________

________

4 - Faça uma descrição da personagem central do romance A marca de uma lágrima.

__________________________________________________________________________________

__________

__________________________________________________________________________________

__________

5 - Qual o nome da melhor amiga da personagem principal?

__________________________________________________________________________________

__________

6 - A personagem principal está apaixonada pelo primo; mas infelizmente essa paixão não é

correspondida. Explique por que.

__________________________________________________________________________________

__________

__________________________________________________________________________________

__________

__________________________________________________________________________________

__________

7 - A diretora do colégio onde a personagem principal estudava morreu. Explique qual foi a causa da

morte.

__________________________________________________________________________________

_________

7

Page 8: Prova 2 Bimestre Aluno

__________________________________________________________________________________

__________

8 - A paixão vivenciada pela personagem principal é comum na fase de todos os adolescentes?

Justifique

__________________________________________________________________________________

_________

__________________________________________________________________________________

__________

__________________________________________________________________________________

__________

9 - O que você mais gostou do livro? Explique.

__________________________________________________________________________________

_________

__________________________________________________________________________________

__________

__________________________________________________________________________________

__________

10 - Muitas pessoas ainda não descobriram o prazer que a leitura pode proporcionar,

infelizmente jovens e adolescentes não têm ou não conhecem a Literatura Brasileira.

Pensando nas pessoas que ainda não conhecem este livro, faça uma propaganda do livro com

o objetivo de convencer às pessoas a lerem o livro A marca de uma lágrima.

___________________________________________________________________________

__________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

_______________________________________________

8