Prova Brasil 2 Imperio.doc

7
CESP – Centro de Estudos Supletivo e Pré- Vestibular Disciplina: Historia Série Turno: Matutino Professor Marcelo Leal Ferreira Ensino: Médio Conteúdo Brasil: 2º Reinado Trimestr e Data: 10 / 1 0 / 2007 Valor: NOME: N.º: NOTA: 1..A Guerra da Tríplice Aliança, que travamos entre 1865 e 1870, teve entre seus motivos: a) As invasões efetuadas pelos estancieiros argentinos as nossas fronteiras. b) O imperialismo brasileiro nos paises platinos. c) A existência de um governo monárquico no Brasil, em contraposição as repúblicas platinas. d) As dividas contraídas pelo Império com a Inglaterra. e) O interesse inglês em eliminar o exemplo paraguaio de desenvolvimento autônomo 2.Durante o Segundo Reinado, surgiram muitos dos elementos que compõe, hoje, a fisionomia do nosso país. Por exemplo: a) A lavoura do café o exército, os partidos políticos de base ideológica. b) O parlamentarismo, a diplomacia de caráter fragmático, o realismo literário. c) O Exercito, os partidos políticos sem base ideológica, a lavoura de café. d) A industrialização, o militarismo, a lavoura de café. e) O Militarismo, os conflitos ideológicos, o minifúndio. 3..Em 8 de agosto de 1845, o Parlamentarismo inglês, transformou, em lei um projeto que tomou o nome de seu autor Lord Aberdeen. No Brasil, esta lei que ficou conhecida como Bill Aberdeen estabelecia a: a) Legalidade do aprisionamento e posterior julgamento por autoridades inglesas de qualquer embarcação brasileira que se dedicasse ao trafico de escravos. b) Ilegalidade do trafico de escravos para as colônias inglesas por embarcações que trouxessem o pavilhão brasileiro. c) Legalidade do trafico de escravos para as províncias latinas por embarcações que trouxessem o pavilhão brasileiro.

Transcript of Prova Brasil 2 Imperio.doc

Page 1: Prova Brasil 2 Imperio.doc

CESP – Centro de Estudos Supletivo e Pré-Vestibular

Disciplina: Historia Série 2º Turno: MatutinoProfessor Marcelo Leal Ferreira Ensino: Médio

Conteúdo Brasil: 2º Reinado Trimestre 4º

Data: 10 / 10 / 2007Valor:

NOME: N.º: NOTA:

1..A Guerra da Tríplice Aliança, que travamos entre 1865 e 1870, teve entre seus motivos:

a) As invasões efetuadas pelos estancieiros argentinos as nossas fronteiras.b) O imperialismo brasileiro nos paises platinos.c) A existência de um governo monárquico no Brasil, em contraposição as repúblicas platinas.d) As dividas contraídas pelo Império com a Inglaterra.e) O interesse inglês em eliminar o exemplo paraguaio de desenvolvimento autônomo

2.Durante o Segundo Reinado, surgiram muitos dos elementos que compõe, hoje, a fisionomia do nosso país. Por exemplo:

a) A lavoura do café o exército, os partidos políticos de base ideológica.b) O parlamentarismo, a diplomacia de caráter fragmático, o realismo literário.c) O Exercito, os partidos políticos sem base ideológica, a lavoura de café.d) A industrialização, o militarismo, a lavoura de café.

e) O Militarismo, os conflitos ideológicos, o minifúndio.

3..Em 8 de agosto de 1845, o Parlamentarismo inglês, transformou, em lei um projeto que tomou o nome de seu autor Lord Aberdeen. No Brasil, esta lei que ficou conhecida como Bill Aberdeen estabelecia a: a) Legalidade do aprisionamento e posterior julgamento por autoridades inglesas de qualquer embarcação brasileira que se dedicasse ao trafico de escravos.b) Ilegalidade do trafico de escravos para as colônias inglesas por embarcações que trouxessem o pavilhão brasileiro.c) Legalidade do trafico de escravos para as províncias latinas por embarcações que trouxessem o pavilhão brasileiro.d) Ilegalidade do aprisionamento e posterior julgamento por autoridades inglesas de qualquer embarcação brasileira que se dedicasse ao trafico de escravos.e) Legalidade do trafico de escravos para as colônias inglesas por embarcações que trouxessem o pavilhão brasileiro.

4.A quase estagnação da economia nacional, nos primeiros anos do império, bem como o caráter da mesma fazem com que o café se torne o principal produto da economia brasileira a partir do terceiro decênio do século XIX. Com relação aos fatores do sucesso da produção cafeeira no Brasil, no referido período, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) A desorganização do grande produtor cafeeiro, que era a colônia francesa no Haiti.b) A produção cafeeira permitia a utilização de recursos preexistentes e sub-utilizados.c) A produção cafeeira era um empreendimento menos dispendioso que a produção, açucareira. d) As condições ecológicas e a abundancia de terras no Brasil, que permitiu a produção do café em larga escala.e) A presença maciça de imigrantes italianos e alemães, que garantiu o sucesso da produção cafeeira desde o seu inicio.

5.A economia brasileira da primeira metade do século XIX reagiu frente ao avanço do capitalismo através:

a) Da manutenção das estruturas agrárias, firmando-se o Brasil como país agro-exportador. b) Do emprego em massa, do trabalho livre, visando a maior produtividade agrícola. c) Da aceleração do processo industrial visando a maior integração do mercado mundial.

d) Do rompimento do domínio britânico mediante o cancelamento dos tratados comerciais.e) Do desenvolvimento do mercado interno com a mudança do eixo econômico para o sudeste do país.

6.Com a Lei Eusébio de Queirós, os latifundiários brasileiros prevêem a provável substituição da mão-de-obra escrava pela do imigrante. Impedir que este, bem como os negros libertos se tornassem proprietários de terras, era de extrema urgência. A tentativa para a solução desse problema foi:

Page 2: Prova Brasil 2 Imperio.doc

a)A Lei dos Sexagenários.b)A Lei do Ventre-Livre.c)A Instituição da Lei das Terras.d)A Instituição do Trafico Negreiro.e)A Reintrodução do Regine de Sesmarias

7.Não pode ser considerada característica do partidarismo político do Brasil Império:

a) Existência de partidos políticos, cujos programas e atuações distintas, sob o ponto de vista ideológico, obrigava o Poder Moderador a constantes intervenções. b) Inexistência de verdadeira representação política, partidos dos vários grupos sociais da época.c) Quase completa identidade ideológica existente entre os partidos Conservador e Liberal, considerando que eles representavam os interesses de um mesmo grupo social. d) Exclusiva luta pelo poder e oposição a homens, e não a idéias e programas.e) Rotatividade dos partidos no poder sem que a mesma representasse uma diferença na orientação política do governo.

9.Tomando-se como referencia o quadro abaixo, pode-se afirmar que o aumento do trafico, a partir de 1846:

ENTRADA DE ESCRAVOS NO BRASIL

ANO ESCRAVOS1842 17.453 1843 19.0951844 22.8491845 19.4531846 50.3241847 56.172

a) Se deveu ao surto industrial provocado por Mauá e que exigias cada vez mais mão-de-obra.b) Demonstrou o fracasso do processo de imigração criado por D. João VI, o que provocou a retomada da escravidão no Brasil.c) Teve como uma de suas causas a decretação do Bill Aberdeen pela Inglaterra, o que incentivou os escravistas brasileiros.d) Se deveu a decretação da Lei de terras que só permitia a venda de terras a quem tivesse escravos para explora-las.e) Se deu em função da subida do preço do açúcar no mercado internacional, em fins de 1845, o que impulsionou o aumento da produção.

10..A Tarifa Alves Branco, decretada em 1844, foi um evento significativo da política econômica do Segundo reinado porque:

a) Incrementou a incipiente industrialização através da taxação das máquinas e equipamentos importados que ofereciam concorrência àqueles produzidos.b) Objetivou a retomada do princípio do liberalismo econômico, garantido a entrada de vários produtos importados indispensáveis para o desenvolvimento da nação.c) Coibiu o excessivo trafico de escravos para o Brasil com a finalidade de diminuir divisas drenadas para o exterior a garantir a constituição de um mercado interno nacional. d) Veio selar as vantagens concedidas aos produtos industriais ingleses cujas taxas alfandegárias foram reduzidas sobremaneira, facilitando sua penetração em grande quantidade no mercado brasileiro.e) Incrementou a arrecadação fiscal imperial através da taxação a milhares de bens de consumo importados em larga escala pelos brasileiros.

11. Gradativamente a produção de café, concentrada no Vale do Paranaíba entrou em decadência.Antes da Proclamação da República, o chamado oeste paulista já superava a produção do Vale do Paranaíba como grande centro produtor de café. ( Boris Fausto Pequenos Ensaios da Historia da República 1889-1945.) Quais destes itens abaixo concorrem para este deslocamento.

1.Um adequado sistema de transportes.

Page 3: Prova Brasil 2 Imperio.doc

2.A excepcional expansão do mercado interno no Oeste Paulista.3.As condições do Oeste paulista, geograficamente superiores as do Vale do Paraíba.4.A inexistência da mão-de-obra escrava no oeste paulista.5.A presença da pequena propriedade como célula básica da agro-exportação.

a) Se apenas 1 e 4.b) Se apenas 3 e 5.c) Se apenas 4 e 2.d) Se apenas 2 e 5.e) Se apenas 1 e 3.

12. (Fuvest-gv) Explique o processo político que resultou na abdicação de D. Pedro I em 1831.__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

13. (Unicamp) As palavras a seguir foram ditas por um diplomata inglês, no século passado.

"Nossas colônias não têm mais escravos. Por que outras áreas tropicais haverão de ter? Estamos montando negócios na África. Por que continuar com o tráfico negreiro, que tira nossa mão de obra de lá? Além disso, nem a servidão nem a escravidão cabem mais no mundo de hoje. Viva o trabalho assalariado! E que os salários sejam gastos na compra das nossas mercadorias."

a) De acordo com esse diplomata, que interesses teria a Inglaterra em acabar com o tráfico de escravos e com a escravidão?__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

b) No Brasil, que outros motivos levaram à abolição da escravidão?__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

14. (Unicamp) Antes da guerra com o Brasil, o Paraguai tinha uma economia estável, com estradas de ferro, siderurgia e grande número de indústrias. A balança comercial era favorável e não havia analfabetismo infantil no país.

Compare as situações sócio-econômicas do Paraguai e do Brasil, em meados do século XIX.________________________________________________________________________________________________

_

Page 4: Prova Brasil 2 Imperio.doc

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

__

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

__

b) Nesse contexto, explique por que a Inglaterra financiou a guerra que levou à destruição do Paraguai.________________________________________________________________________________________________

_

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

__

_________________________________________________________________________________________________

15.. (Fuvest) "As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras SUPERFINO DE LONDRES saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmigham, podem ser obtidas nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra."

Esta descrição das lojas do Rio de Janeiro foi feita por Mary Graham, uma inglesa que veio ao Brasil em 1821.a) Como se explica a grande quantidade de produtos ingleses à venda no Brasil desde 1808, e sobretudo depois de 1810?________________________________________________________________________________________________

_

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

__

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

__

b) Quais os privilégios que os produtos ingleses tinham nas alfândegas brasileiras?________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

__

________________________________________________________________________________________________________