Prova de história I unidade a) -...

4
Prova de história I unidade 6ºs anos 1) Leia os trechos e responda: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai- a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. [...]” a) A visão da origem da vida contida no trecho é criacionista ou evolucionista? Justifique. (0,7) Ela é criacionista. Percebemos isso pelo fato de que no texto, o homem foi fruto de uma criação divina. Essa forma de explicar a origem humana foi denominada de criacionista 2) Julgue as alternativas, utilizando V para as verdadeiras e F para as falsas. (0,8) a) ( V ) O criacionismo e o evolucionismo são modelos de explicação para a origem do homem na Terra. b) ( V ) O evolucionismo é hoje a teoria mais aceita pela ciência e defende que os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução. c) ( V ) Segundo o evolucionismo, ao longo do tempo ocorreram mudanças no meio ambiente; as espécies que conseguiram se adaptar sobreviveram e evoluíram; as outras desapareceram. d) ( F ) Há hoje somente dois grupos de pessoas; um que acredita no criacionismo e outro que acredita no evolucionismo. 3) Do ponto de vista biológico, quais foram as principais transformações pelas quais a humanidade passou ao longo de seu processo evolutivo? (0,8) As principais foram: a postura ereta, a especialização de pés e mãos, o dedo polegar opositivo, aumento do cérebro e a diminuição do maxilar. 4) Leia o texto, observe a charge e responda o que se pede:

Transcript of Prova de história I unidade a) -...

Page 1: Prova de história I unidade a) - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/59870001/8804203/HIS_P6_UI.pdf · Prova de história I unidade 6ºs anos 1) Leia os trechos

Prova de história I unidade

6ºs anos

1) Leia os trechos e responda: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. [...]”

a) A visão da origem da vida contida no trecho é criacionista ou evolucionista? Justifique. (0,7)

Ela é criacionista. Percebemos isso pelo fato de que no texto, o homem foi fruto de uma criação divina. Essa forma de explicar a origem humana foi denominada de criacionista

2) Julgue as alternativas, utilizando V para as verdadeiras e F para as falsas. (0,8)

a) ( V ) O criacionismo e o evolucionismo são modelos de explicação para a origem do homem na Terra.

b) ( V ) O evolucionismo é hoje a teoria mais aceita pela ciência e defende que os seres vivos são resultado de um longo processo de evolução.

c) ( V ) Segundo o evolucionismo, ao longo do tempo ocorreram mudanças no meio ambiente; as espécies que conseguiram se adaptar sobreviveram e evoluíram; as outras desapareceram.

d) ( F ) Há hoje somente dois grupos de pessoas; um que acredita no criacionismo e outro que acredita no evolucionismo.

3) Do ponto de vista biológico, quais foram as principais transformações pelas quais a humanidade passou ao longo de seu processo evolutivo? (0,8)

As principais foram: a postura ereta, a especialização de pés e mãos, o dedo polegar

opositivo, aumento do cérebro e a diminuição do maxilar.

4) Leia o texto, observe a charge e responda o que se pede:

Page 2: Prova de história I unidade a) - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/59870001/8804203/HIS_P6_UI.pdf · Prova de história I unidade 6ºs anos 1) Leia os trechos

Arqueólogos de diversos países se reuniram no Estado de Chiapas, em um sítio repleto de ruínas maias no sul do México, para discutir a teoria apocalíptica de que essa antiga civilização previra o fim do mundo em 2012.

O calendário maia foi criado por volta de 600 a.C. É um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala.

Graças à exatidão do calendário, o mais perfeito entre os povos mesoamericanos, os maias eram capazes de organizar suas atividades cotidianas e registrar simultaneamente a passagem do tempo, historiando os acontecimentos políticos e religiosos que consideravam cruciais.

Ao contrário do que tem se propagado na mídia, "(Os maias) nunca disseram que haveria uma grande tragédia ou o fim do mundo em 2012", disse à BBC o pesquisador Rodrigo Liendo, do Instituto de Pesquisas Antropológicas da Universidade Autônoma do México (Unam).

a) Se a profecia fosse concretizada, em qual século o mundo acabaria? (0,25) No século XXI

b) Segundo as estimativas, em qual século o calendário maia foi inventado? (0,25) No século VI a.C

c) De acordo com o que estudamos, existem três tipos de sítios arqueológicos. O texto cita um tipo, quais são os outros dois? Como são classificados? (0,5) São os sítios de líticos e cerâmicos, onde podemos encontrar objetos feitos de pedra, madeira e ossos, peças ou fragmentos de cerâmica. Já no sítio de arte rupestre é onde podemos encontrar desenhos pintados em cavernas e paredões..

d) De acordo com a interpretação da charge, o calendário maia prevê o fim do mundo em 2012? Justifique. (0,7) Por meio da interpretação da charge, o fim do mundo não seria em 2012, o que ocorreu foi o fim do espaço onde o calendário estava.

e) No passado, os calendários foram criados para organizar a sociedade. Hoje

eles continuam com a mesma função? Justifique. (0,5)

Sim, esse ainda é o grande objetivo da invenção dos calendários: demarcar a passagem do tempo de modo que se consiga organizar melhor as atividades cotidianas.

5) Durante a unidade, tivemos contato com alguns fósseis. Sabemos o quanto eles são importantes para pesquisadores de diversas áreas como

Page 3: Prova de história I unidade a) - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/59870001/8804203/HIS_P6_UI.pdf · Prova de história I unidade 6ºs anos 1) Leia os trechos

historiadores, arqueólogos, biólogos e geógrafos. Mas afinal, o que é um fóssil? Como eles podem ajudar na compreensão do passado? (0,8)

São os vestígios de seres vivos do

passado, que ficaram conservados em

condições especiais. Por se tratar de

um material raro, ele é muito

importante ao estudo da história do

planeta e quando associado as

atividades humanas, pode fornecer

muitas informações.

6) Observe a imagem e em seguida responda o que se pede.

a) Marque um X no continente onde, segundo os pesquisadores, a humanidade teve origem.(0,5)

b) Circule os continentes que foram povoados pelos homo Erectus.(0,5)

a) X na Àfrica. b) Africa, Europa e Ásia. 7) Os historiadores do século XIX acreditavam que só se podia conhecer uma

sociedade por meio de documentos escritos. Por isso, para eles, as sociedades sem escrita eram sociedades “sem história”. Essa visão do século XIX foi contestada no início do século XX. Além das já citadas fontes escritas, quais são os outros tipos de fontes? Cite três exemplos. (0,5)

São as fontes históricas não escritas. Essa categoria é bastante ampla e engloba fotografias, quadros, música, danças, objetos de diversos tipos, etc.

8) Faça a correspondência entre os termos: (1,2) a) Cultura material b) Sítios arqueológicos c) Australopithecus d) Homo neanderthalensis e) Narrativas míticas f) Gregoriano

( C ) O mais antigo ancestral humano encontrado até hoje. Foi apelidado de Lucy. ( D ) Encontrado na Alemanha, não se sabe se ele era uma espécie diferente ou uma subespécie do sapiens.

Page 4: Prova de história I unidade a) - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/59870001/8804203/HIS_P6_UI.pdf · Prova de história I unidade 6ºs anos 1) Leia os trechos

( E ) São as mais antigas formas de explicar o aparecimento do ser humano no planeta. ( F ) Nome do calendário mais difundido no mundo atual. ( A ) Qualquer vestígio produzido ou associado às atividades dos seres humanos, que fornecem dados para a compreensão de seu modo de vida passado. ( B ) Áreas usadas por arqueólogos onde são pesquisadas as evidências materiais da atividade humana.