Prova policia federal 2004

download Prova policia federal 2004

of 12

Transcript of Prova policia federal 2004

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    1/12

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    2/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 1 CADERNO VERMELHO

    De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campodesignado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO.A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para asdevidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folhaderespostas, que o nico documento vlido para a correodas suas provas.

    Nos itens que avaliam Conhecimentos de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere quetodos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destrase que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambmque no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos

    mencionados.

    CONHECIMENTOS BSICOS

    A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 contendo partede um texto de Lya Luft, extrado da revista Veja, n.o 1.872, de22/9/2004. Considerando essa figura, julgue os itens

    subseqentes. Mantm-se a correo gramatical do texto, caso se realize o

    seguinte procedimento: clicar imediatamente aps doura,;

    pressionar e manter pressionada a tecla; teclar;

    liberar a tecla; teclar .

    O pargrafo mostrado ficar centralizado, numerado e coma fonte alterada para itlico aps a realizao da seguinteseqncia de aes: aplicar um clique duplo sobre qualquer

    palavra do referido pargrafo; clicar ; clicar ;

    clicar .

    Considere a realizao das seguintes aes: clicar sobre a

    palavra alucinado; clicar ; na lista de opesdesse menu, apontar para Idioma. Por meio desseprocedimento, tem-se acesso a um submenu quedisponibiliza um dicionrio de sinnimos. Caso essedicionrio esteja devidamente instalado, possvel se obtero significado da referida palavra.

    Julgue o item a seguir, acerca do Excel 2000, considerando queesse aplicativo esteja em uma sesso de uso.

    A clula A1 conter o nmero 20 aps a realizao doseguinte procedimento: clicar a referida clula; digitar

    =MDIA(26;14;10;30;20) e, em seguida, teclar.

    A respeito de hardware e de software utilizados emmicrocomputadores do tipo PC, julgue os itens seguintes.

    Considere que um computador Pentium III contenha um HDde 20 GB e uma unidade de disquete de 3", e sejaalimentado por uma fonte de potncia igual a 250 W. Casose deseje atualizar a configurao desse computador, pode-seoptar por: processador Pentium IV, HD de 40 GB e gravadorde CD. Nesse caso, recomenda-se tambm a substituio dafonte de alimentao por outra de potncia superior.

    Em programas denominados driver, esto contidas todas asinformaes necessrias para que o sistema operacionalreconhea os componentes perifricos instalados nocomputador. No driver principal, est definida a seqnciade bootdesejada para o sistema.

    Mesmo constituindo um procedimento potencialmenteinseguro quanto a infeco por vrus de computador, possvel se instalar software em um computador PC cujosistema operacional seja o Windows XP, por meio deconexo Internet, dispensando-se o uso de ferramentadisponibilizada a partir do Painel de Controle.

    Considerando a janela do Outlook Express 6 (OE6) acimailustrada, julgue os itens que se seguem.

    Para que a mensagem acima seja enviada aos destinatriosde forma criptografada, o que dificulta a sua leitura porpessoas no autorizadas, deve-se inicialmente clicar o

    boto . Em seguida, ao se clicar o boto , seriniciado um processo de envio da referida mensagem, emque a chave pblica do recipiente local ser utilizada paracodificar o contedo da mensagem. Nos recipientesdestinatrios, uma identificao previamente acordada entre

    as partes, denominada chave privada, dever ser utilizadapara que a mensagem seja corretamente decodificada.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    3/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 2 CADERNO VERMELHO

    Como a mensagem contm arquivo anexado de dimenso superior

    a 1 MB, a sua transmisso por rede de capacidade igual ou inferior

    a 56 kbps, como no caso de redes dial up, no poder ser realizada

    sem que as devidas compresses sejam aplicadas. O OE6, de

    forma transparente ao usurio, realiza automaticamente essa

    compresso, utilizando tcnica denominada winzipping.

    Sistemas de comunicao mvel pessoal, com tecnologia digital

    do tipo GPRS e CDMAone, so capazes atualmente de permitir oenvio de mensagens de correio eletrnico a partir do OE6. Para

    isso, necessrio que o driverwap (wireless application protocol)

    do Windows XP esteja instalado no celular a partir do qual a

    mensagem dever ser enviada.

    Com o intuito de obter informaes acerca do Estatuto do

    Desarmamento, um agente de polcia federal acessou, por meio do

    Internet Explorer 6 (IE6) e a partir de um computador cujo sistema

    operacional Windows XP, o stio do Ministrio da Justia

    (http://www.mj.gov.br). Aps algumas operaes nesse stio, o agente

    obteve a pgina web mostrada abaixo.

    Tendo por referncia a janela do IE6 ilustrada, julgue os itens que se

    seguem, relativos ao IE6 e Internet.

    Existe opo no menu que permite acesso pgina

    web da Microsoft, que dispe de recursos para, a partir de servidor

    dessa empresa, executar escaneamento do computador em busca

    de atualizaes do Windows XP ainda no instaladas nesse

    computador.

    As informaes contidas na figura so suficientes para se concluir

    que o acesso pgina web referida acima foi realizado a partir de

    uma rede wireless do tipo IEEE 802.11b ou bluetooth.

    Um dos recursos disponibilizados pelo IE6 a ferramenta que

    permite a transmisso de voz sobre a tecnologia IP utilizada na

    Internet VoIP. Com essa tecnologia, possvel que se estabelea

    conexo com QoS qualidade de servio comparvel de

    sistemas de telefonia mvel de segunda gerao, a taxas de

    9,6 kbps. Para ativar os referido recursos de VoIP, necessrio

    proceder as devidas configuraes do IE6, a partir do boto .

    O valor da vida de tal magnitude que, at mesmonos momentos mais graves, quando tudo parece perdidodadas as condies mais excepcionais e precrias comonos conflitos internacionais, na hora em que o direito dafora se instala negando o prprio Direito, e quando tudo paradoxal e inconcebvel , ainda assim a intuio humanatenta proteg-lo contra a insnia coletiva, criando regras queimpeam a prtica de crueldades inteis.

    Quando a paz passa a ser apenas um instante entre

    dois tumultos, o homem tenta encontrar nos cus do amanhuma aurora de salvao. A cincia, de forma desesperada,convoca os cientistas a se debruarem sobre as mesas deseus laboratrios, na procura de meios salvadores da vida. Nas salas de conversao internacionais, mesmo entreintrigas e astcias, os lderes do mundo inteiro tentam sereencontrar com a mais irrecusvel de suas normas:o respeito pela vida humana.

    Assim, no mago de todos os valores, est o maisindeclinvel de todos eles: a vida humana. Sem ela, noexiste a pessoa humana, no existe a base de sua identidade.Mesmo diante da proletria tragdia de cada homem e decada mulher, quase naufragados na luta desesperada pelasobrevivncia do dia-a-dia, ningum abre mo do seu direitode viver. Essa conscincia que faz a vida mais que umbem: um valor.

    A partir dessa concepo, hoje, mais ainda, a vidapassa a ser respeitada e protegida no s como um bemafetivo ou patrimonial, mas pelo valor tico de que ela sereveste. No se constitui apenas de um meio decontinuidade biolgica, mas de uma qualidade e de umadignidade que faz com que cada um realize seu destino decriatura humana.

    Internet: . Acesso em ago./2004 (com adaptaes).

    Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

    O primeiro pargrafo discorre acerca da valorizao daexistncia e da necessidade de proteo da vida contraa insnia coletiva, por intermdio de normas deconvivncia que impeam a prtica de crueldadesinteis, principalmente em pocas de graves conflitosinternacionais, quando o direito da fora contrape-se fora do Direito e quando a situao se apresentaparadoxal e inconcebvel.

    No segundo pargrafo, esto presentes as idias de quea paz ilusria, no passando de um instante apenas detrgua entre dois tumultos, e de que, para mant-la, oscientistas se desdobram procura de frmulassalvadoras da humanidade e os lderes mundiais seencontram para preservar o respeito recproco.

    No penltimo pargrafo, encontra-se uma redundncia:a afirmao de que o soberano dos valores a vidahumana, sem a qual no existe a pessoa humana, sequera sua identidade.

    O comprometimento tico para com a humanidade defendido no ltimo pargrafo do texto, que discorreacerca da vida no s como um meio de continuidadebiolgica, mas como a responsvel pelo destino dacriatura humana.

    O texto estrutura-se de forma argumentativa em torno

    de uma idia fundamental e constante: a vida humanacomo um bem indeclinvel.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    4/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 3 CADERNO VERMELHO

    Os novos sherlocks

    Dividida basicamente em dois campos,1criminalstica e medicina legal, a rea de percia nuncaesteve to na moda. Seus especialistas volta e meia esto nonoticirio, levados pela profuso de casos que requerem4algum tipo de tecnologia na investigao. Tambm viraramheris de seriados policiais campees de audincia.

    Nos EUA, maior produtor de programas desse tipo, o7

    sucesso to grande que o horrio nobre, chamado deprimetime, ganhou o apelido de crime time. Seis das dez sries demaior audincia na TV norte-americana fazem parte desse10filo.

    Pena que a vida de perito no seja to fcil eglamorosa como se v na TV. Nem todos utilizam aquelas13lanternas com raios ultravioleta para rastrear fluidos docorpo humano nem as canetas com raio laser que traam atrajetria da bala. Com o avano tecnolgico, as provas16tcnicas vm ampliando seu espao no direito brasileiro,principalmente na rea criminal, declara o presidente da

    OAB/SP, mas, antes disso, j havia peritos que recorriam s19mais diversas cincias para tentar solucionar um crime.

    Na diviso da polcia brasileira, o pontap inicial dainvestigao dado pelo perito, sem a companhia de legistas,22como ocorre nos seriados norte-americanos. Cabe a eleexaminar o local do crime, fazer o exame externo da vtima,coletar qualquer tipo de vestgio, inclusive impresses25digitais, pegadas e objetos do cenrio, e levar as evidnciaspara anlise nos laboratrios forenses.

    Pedro Azevedo. Folha Imagem, ago./2004 (com adaptaes).

    A respeito do texto acima, julgue os itens subseqentes.

    Na orao que requerem algum tipo de tecnologia nainvestigao (R.4-5), o pronome relativo que refere-se aoantecedente casos e exerce a funo sinttica de sujeito.

    A expresso entre vrgulas maior produtor de programasdesse tipo (R.7) pode ser suprimida da frase, sem prejuzosinttico ou semntico, por estar exercendo a funo deaposto explicativo.

    De acordo com o presidente da OAB/SP, as provas tcnicastm sido ampliadas, principalmente na rea criminal, com oavano tecnolgico no espao do direito brasileiro.

    A forma verbal utilizam (R.13) est complementada por um

    objeto direto composto por dois ncleos.

    A informao contida no trecho Na diviso (...) legistas

    (R.21-22), reescrita em ordem direta e na voz ativa, fica

    assim: O perito, sem a companhia de legistas, na diviso da

    polcia brasileira, dava o pontap inicial da investigao.

    Est explcita no ltimo pargrafo do texto a seguinte relao

    de causa e conseqncia: o perito examina o local do crime,

    faz o exame externo da vtima e coleta qualquer tipo de

    vestgio porque precisa levar as evidncias para anlise nos

    laboratrios forenses.

    Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que so

    apresentados, constituem reescrituras sucessivas de pargrafos de

    notcia assinada por Julita Lemgruber e publicada no Jornal do

    Brasil (Internet: .

    Acesso em ago./2004). Julgue-os quanto ao emprego do sinal

    indicativo de crase, regncia, concordncia e grafia.

    Na tarde do dia 29 de abril ltimo, no teatro do SESC

    Tijuca, adolescentes infratores e sob a responsabilidade do

    Departamento Geral de Aes Socioeducativas, rgo

    subordinado Secretaria da Infncia e da Juventude do

    Estado do Rio de Janeiro, encenaram, orientados por um

    grupo de profissionais de uma organizao no-

    governamental, passagens de suas vidas, a partir de situaes

    e textos criados por eles mesmos.

    Os jovens apresentaram um pblico, ora perplexo, ora

    emocionado, mas sempre profundamente impactado, cenas

    de seu cotidiano: a violncia que esto submetidos dentro

    de casa; o jovem traficante pegado no flagrante; a relao

    dos meninos infratores com a polcia e entre eles e o trfico.

    Durante as discusses, em que meninos e meninas, com

    extraordinria franqueza e emoo, abordaram cenas de suas

    vidas, uma das meninas disse que sua me apanhara de seu

    pai por anos a fio. Um menino argumentou: Ora, com todo

    o respeito, se sua me apanhou por tantos anos, ela bem que

    devia merecer. A menina retrucou, tambm com respeito,

    que sua me nunca merecera nada; seu pai que bebia

    muito.

    Este trabalho que obriga a reflexo, provoca

    questionamento: ajuda a alguns meninos e meninas a

    conclurem que na vida do crime eles e elas mais perdem que

    ganham, acaba de ser suspenso. Foi determinado ao grupo de

    profissionais que vinha trabalhando com os jovens, que, em

    futuras encenaes, estaria proibido o assunto de polcia, de

    trfico de drogas, de violncia, das lamentveis condies

    que so submetidos os adolescentes-infratores privados da

    liberdade, enfim, de seu trgico cotidiano.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    5/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 4 CADERNO VERMELHO

    O crescimento das exportaes, que deve proporcionar

    neste ano um superavitcomercial recorde, est longe de ser um

    feito isolado. Levantamento realizado pelo Instituto de Estudos

    para o Desenvolvimento Industrial mostra que o pas ocupa a 32.

    posio entre as economias que obtiveram os maiores aumentos

    em suas vendas externas nos 12 meses findos em maio em relao

    ao perodo anterior.

    O estudo reflete um excepcional incremento do comrcioentre as naes, em um quadro de aquecimento da economia

    internacional, marcado pela retomada dos Estados Unidos da

    Amrica (EUA), pela expanso da China e pela valorizao do

    euro, que abriu as portas do mercado europeu. As exportaes

    globais, que haviam subido 4,9% em 2002, aumentaram 15,8%

    em 2003.

    Editorial: Onda global. In: Folha de S. Paulo, 2/9/2004, p. 2 (com adaptaes).

    Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o

    quadro econmico mundial contemporneo, julgue os itens

    subseqentes.

    Pelo que o texto informa, o Brasil ocupa, na atualidade,

    posio central em um mercado mundial em franco processo

    de expanso.

    A denominada globalizao pressupe, entre outros

    importantes aspectos, a ampliao do comrcio em escala

    planetria, o que, pelo menos em tese, requer a reduo ou

    mesmo a eliminao das barreiras que dificultam a

    circulao de bens e de capitais.

    A expanso econmica da China, mencionada no texto

    como um dos fatores determinantes para o excepcional

    incremento do comrcio entre as naes, foi e possvel em

    razo da deciso do governo de Beijing de transferir

    iniciativa privada o comando da economia do pas.

    A valorizao do euro, que est na base do atual dinamismo

    da economia do Velho Mundo, decorre de sua adoo por

    todos os integrantes da Unio Europia, o que conferiu

    moeda nica do bloco a fora de que necessitava para se

    impor ao dlar norte-americano.

    Segundo os especialistas, o progresso do Brasil no comrcio

    mundial, altamente competitivo, em muito depende da

    formulao e da adoo de consistentes polticas industriais,

    que, entre outros resultados, induzam ao aumento das

    exportaes de manufaturados.

    Apesar de seu reconhecido crescimento, o agronegcio ainda

    responde por parcela reduzida do volume de exportaes

    brasileiras, provavelmente em razo da elevada tenso social

    ainda existente no campo, em larga medida decorrente da

    demora na resoluo do crucial problema da concentraofundiria.

    O presidente Lula admitiu que a lavagem de dinheiroest inserida em todas as esferas da sociedade. Durante a aberturado Encontro Internacional de Combate Lavagem de Dinheiro eRecuperao de Ativos, Lula disse que os criminosos sopessoas ligadas a diferentes instituies, com seus braos napoltica, no empresariado, no sistema financeiro e no PoderJudicirio.

    O crime organizado movimenta por ano cerca de R$ 60bilhes no Brasil, segundo estimativa da Organizao das Naes

    Unidas (ONU). No mundo, so movimentados US$ 2 trilhes acada 12 meses, sendo que US$ 1,4 trilho ingressa no sistemafinanceiro.

    Matheus Machado. Uma lavanderia bilionria no pas.In: Correio Braziliense, 2/9/2004, p. 3 (com adaptaes).

    Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando osmltiplos aspectos relativos ao tema por ele focalizado, julgue ositens seguintes.

    Entre as formas clssicas de atuao do crime organizado,em escala mundial, podem ser citados o trfico de drogasilcitas, o contrabando como o de armas, por exemplo e a remessa ilegal de divisas para centros financeiros no

    exterior. O prprio ttulo do encontro internacional a que o texto se

    reporta demonstra preocupao de no apenas debatermecanismos de combate a um tipo de crime de grandeimpacto, o da lavagem de dinheiro, mas tambm deencontrar meios para se resgatar o recurso financeiro queilegalmente circula no mundo.

    Particularmente famosa por ter adquirido provas suficientesque permitiram a priso de um magistrado acusado deintegrar esquema de venda de sentenas judiciais, a comissoparlamentar de inqurito do BANESTADO logrou chegar aofim com saldo altamente positivo, tendo superado pequenosproblemas polticos surgidos ao longo de seu trabalho.

    Muitas das operaes especiais de que participa a PolciaFederal, normalmente em conjunto com outros rgos doEstado, tm por finalidade desbaratar quadrilhas que atuamno crime organizado em suas mais diversas vertentes, comoo narcotrfico, o contrabando, a evaso de divisas e acorrupo.

    Quando Paulo estuda, ele aprovado nos concursos emque se inscreve. Como ele no estudou recentemente, no deveser aprovado neste concurso.

    Em cada um dos itens a seguir, julgue se o argumentoapresentado tem estrutura lgica equivalente do texto acima.

    Quando Paulo gosta de algum, ele no mede esforos paraoferecer ajuda. Como Maria gosta muito de Paulo, ele vaiajud-la a responder as questes de direito constitucional.

    Quando os crticos literrios recomendam a leitura de umlivro, muitas pessoas compram o livro e o lem. O livrosobre viagens maravilhosas, lanado recentemente, norecebeu comentrios favorveis dos crticos literrios, assim,no deve ser lido por muitas pessoas.

    Sempre que Paulo insulta Maria, ela fica aborrecida. ComoPaulo no insultou Maria recentemente, ela no deve estaraborrecida.

    Toda vez que Paulo chega a casa, seu cachorro late e corre

    a seu encontro. Hoje Paulo viajou, logo seu cachorro esttriste.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    6/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 5 CADERNO VERMELHO

    O perfil do profissional, nos tempos atuais, exige no s

    o domnio de conhecimentos especficos mas tambm a

    capacidade de adaptao rpida e assimilao de novas

    informaes de um mundo em constante transformao. Essa

    constatao altera a dinmica do processo ensino-aprendizagem

    que privilegia o ensino de contedos, partindo do pressuposto de

    que, quanto mais profundo e extenso for o conhecimento do aluno

    sobre o contedo, mais preparado ele estar para prosseguir no

    ensino universitrio e, portanto, melhor ser o seu desempenho

    acadmico ou profissional.

    Em cada um dos itens a seguir, julgue se o trecho apresentado

    constitui uma seqncia lgica das idias apresentadas no texto

    acima.

    Apesar disso, o conhecimento entendido como o que

    muitos denominam simplesmente saber. A habilidade

    refere-se ao saber fazer, transcendendo a mera ao motora.

    O valor se expressa no saber ser, na atitude relacionada com

    o julgamento da pertinncia da ao, com a qualidade dotrabalho, a tica do comportamento, a convivncia

    participativa e solidria e outros atributos humanos, tais

    como a iniciativa e a criatividade.

    certo afirmar, portanto, que s tem competncia aquele

    que constitui, articula e mobiliza valores, conhecimentos e

    habilidades para a resoluo de problemas no s rotineiros

    mas tambm inusitados em seu campo de atuao. Assim,

    poucos agem eficazmente diante do inesperado e do

    inabitual, superando a experincia acumulada transformada

    em hbito e liberando-se para a criatividade e a atuaotransformadora.

    Dessa forma, torna-se responsabilidade da escola

    desenvolver nos alunos habilidades que os preparem a

    enfrentar situaes inusitadas e a solucionar problemas para

    os quais no h resposta pronta.

    Nesse cenrio, a aprendizagem de contedos requer, cada

    vez mais, o desenvolvimento da capacidade de raciocnio,

    para que novas informaes possam ser rapidamente

    assimiladas.

    Uma noo bsica da lgica a de que um argumento compostode um conjunto de sentenas denominadas premissas e de uma

    sentena denominada concluso. Um argumento vlido se a

    concluso necessariamente verdadeira sempre que as premissas

    forem verdadeiras. Com base nessas informaes, julgue os itens

    que se seguem.

    Toda premissa de um argumento vlido verdadeira.

    Se a concluso falsa, o argumento no vlido.

    Se a concluso verdadeira, o argumento vlido.

    vlido o seguinte argumento: Todo cachorro verde, etudo que verde vegetal, logo todo cachorro vegetal.

    CONHECIMENTOS ESPECFICOSCom referncia ao direito brasileiro, julgue os itens que seseguem.

    Como o princpio da legalidade submete a administraopblica s leis, o Poder Legislativo deve ser consideradohierarquicamente superior ao Poder Executivo.

    A Polcia Federal incompetente para investigar crimes

    cometidos contra sociedades de economia mista porque essetipo de pessoa jurdica no integra a administrao pblicadireta nem a indireta.

    Considerando que o Departamento de Polcia Federal (DPF) umrgo do Ministrio da Justia, julgue os itens a seguir.

    Por pertencer o DPF ao Poder Executivo, os atos praticadospor agentes pblicos lotados nesse rgo no so sujeitos acontrole legislativo, mas apenas a controles administrativoe judicial.

    Se fosse transformado em autarquia federal, o DPF passariaa integrar a administrao indireta da Unio.

    Antnio um agente de polcia federal que se negou acumprir ordem emanada de seu superior hierrquico, por ser elamanifestamente ilegal. Em represlia, o superior hierrquicodeterminou, de ofcio, a remoodo agente para outro estado daFederao.

    Com relao situao hipottica acima, julgue os itensseguintes, considerando que os agentes de polcia federal soocupantes de cargo pblico federal.

    Antnio praticou ato lcito ao negar-se a cumprir a ordemmanifestamente ilegal.

    Antnio somente teria direito a impugnar judicialmente oato de remoo de ofcio aps esgotados os meiosadministrativos de impugnao do referido ato.

    O ato de remoo caracteriza exerccio de poder disciplinar.

    O referido ato de remoo viola o princpio administrativoda finalidade.

    O superior hierrquico do agente praticou crime de abuso deautoridade.

    Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situaohipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Para castigar seu filho por suas travessuras, uma meespancou-o e queimou-o repetidas vezes com uma ponta decigarro. Nessa situao, a me cometeu crime de tortura.

    Mrio, jovem de 20 anos de idade, est injetando em suanamorada, que tem 18 anos de idade, uma dose de cocanaque ele adquiriu e preparou para ambos utilizarem juntos.Nessa situao, apenas ele comete infrao penal.

    Uma determinada empresa, no momento da contratao deseus empregados, exige deles que deixem suas carteiras detrabalho depositadas no departamento de pessoal, durantetoda a vigncia do contrato, para facilitar a anotao dosreajustes salariais e de eventuais mudanas nas funes

    exercidas pelo empregado. Nessa situao, ilcita a referidaexigncia da empresa.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    7/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 6 CADERNO VERMELHO

    Cludio, que tem autorizao de porte de arma de fogo, estdirigindo bbado, mas sua arma encontra-se guardada emcasa. Nessa situao, o fato de a Polcia Rodoviria Federalabordar Cludio ainda em estado de embriaguez causaria aimediata perda de eficcia da sua autorizao de porte dearma de fogo.

    Sabrina recebeu, de fonte annima, um e-mailindicando queum determinado banco privado estava prestes a falir e que aspessoas que no retirassem seu dinheiro imediatamentecorreriam o risco de sofrer srios prejuzos. Temendo quefosse verdadeira a notcia, ela reenviou essa mensagem atodos os seus contatos. Porm, foi logo demonstrado que ainformao era absolutamente falsa. Nessa situao, Sabrinacometeu o crime de divulgao de informao falsa sobreinstituio financeira.

    A Unio foi condenada a indenizar um cidado por danosmateriais decorrentes de ferimento causado por um tirodisparado por um agente de polcia federal, duranteperseguio a um traficante de drogas. Nessa situao, aUnio somente teria direito a ajuizar ao regressiva contrao referido agente caso restasse comprovado que o ferimento

    havia sido intencionalmente causado por ele. Sabendo que Patrcia est prestes a viajar de carro de So

    Paulo para Braslia, um amigo pediu-lhe que levasse consigoAntnio, que filho dele e tem 17 anos de idade. Patrciaaceitou o pedido, mas solicitou a seu amigo que lheconferisse uma autorizao por escrito, com firmareconhecida em cartrio, para evitar problemas na conduode Antnio. Nessa situao, a autorizao solicitada porPatrcia desnecessria para que Antnio possa viajar comela de maneira regular.

    Adriano chefe de uma quadrilha que seqestrou um famosoartista e libertou-o vivo e sem qualquer ferimento, aps opagamento do resgate. Na situao descrita, Adrianopraticou crime hediondo, pois extorso mediante seqestro crime hediondo mesmo quando no qualificada por lesocorporal ou morte do seqestrado.

    Acerca do direito administrativo, julgue os itens seguintes.

    O ingresso na academia nacional de polcia permitido abrasileiros naturalizados.

    Considere a seguinte situao hipottica.

    Miriam, graduada em direito, uma servidora pblica daUnio que ocupa cargo de atividade policial.

    Nessa situao, Miriam pode acumular esse cargo pblico

    federal com um cargo de professora em uma universidadeestadual.

    O estgio probatrio dos servidores federais ocupantes decargos de atividade policial tem durao de 2 anos, contadosa partir do ingresso no curso de formao da AcademiaNacional de Polcia.

    Considere a seguinte situao hipottica.

    Lauro um agente de polcia federal condenado a penadisciplinar de suspenso de 12 dias, que foi convertida empena de deteno disciplinar de 8 dias.

    Nessa situao, ilcita a referida converso, pois aConstituio da Repblica veda expressamente a imposio

    a servidores pblicos civis de penalidades administrativasque envolvam restrio liberdade de locomoo.

    A Lei n. 9.034/1995, que dispe acerca da utilizao de

    meios operacionais para preveno e represso de aes

    praticadas por organizaes criminosas, em seu art. 2., determina

    que so permitidos, como procedimentos de investigao e

    formao de provas, a captao, a interceptao pelo ambiente,

    o registro e a anlise de sinais eletromagnticos, pticos e

    acsticos, e a infiltrao de agentes de polcia ou de inteligncia

    em tarefas de investigao. Em ambos os casos, a lei destaca queos procedimentos devem ser precedidos por circunstanciada

    autorizao judicial.

    Com referncia ao texto acima e s organizaes criminosas nele

    mencionadas, julgue os itens a seguir.

    Se a organizao criminosa se constituir em grupo armado

    com intuito de praticar crimes contra a ordem constitucional

    e o estado democrtico, seus crimes sero considerados

    inafianveis e imprescritveis, por fora de expressa

    disposio constitucional.

    O Congresso Nacional poderia, por meio de decreto

    legislativo, sustar o dispositivo do Decreto do Poder

    Executivo que, regulamentando a referida lei, previsse a

    possibilidade de ser executada, em carter excepcional, uma

    infiltrao na organizao criminosa sem prvia autorizao

    judicial.

    da competncia exclusiva do presidente da Repblica

    comutar a pena cominada a um integrante de organizao

    criminosa que sofresse condenao penal transitada em

    julgado.

    No caso de a organizao criminosa ter sido constituda paraa prtica de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e

    para a sua comercializao local, o combate a essas aes

    criminosas ser da competncia exclusiva da Polcia Federal.

    Acerca da ordem social, julgue os itens subseqentes.

    A seguridade social, que pode ser definida como o conjunto

    de aes integradas, de iniciativa dos poderes pblicos e da

    sociedade, destinadas exclusivamente a assegurar direitos

    relativos previdncia social e assistencial social, tem

    como um dos objetivos que fundamentam sua organizao adiversidade da base de financiamento.

    O dever do Estado para com a educao tem como uma de

    suas formas de efetivao a garantia de progressiva

    universalizao do ensino mdio gratuito.

    Para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado,

    so indisponveis as terras arrecadadas pelos estados, por

    aes discriminatrias, que sejam necessrias proteo dos

    ecossistemas naturais.

    A Constituio Federal, em respeito livre deciso do casal,

    veda qualquer forma de participao do Estado noplanejamento familiar.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    8/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 7 CADERNO VERMELHO

    Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situaohipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Vtor desferiu duas facadas na mo de Joaquim, que, emconseqncia, passou a ter debilidade permanente domembro. Nessa situao, Vtor praticou crime de lesocorporal de natureza grave, classificado como crimeinstantneo.

    Raul, funcionrio pblico, cumprindo ordem nomanifestamente ilegal de seu superior hierrquico, acaboupor praticar crime contra a administrao pblica. Nessasituao, apenas o superior hierrquico de Raul ser punvel,ficando Raul isento de pena.

    Clio praticou crime punido com pena de recluso de 2 a8 anos, sendo condenado a 6 anos e 5 meses de recluso emregime inicialmente semi-aberto. Apelou da sentena penalcondenatria, para ver sua pena diminuda. Pendente orecurso, entrou em vigor lei que reduziu a pena do crimepraticado por Clio para recluso de 1 a 4 anos. Nessasituao, Clio no ser beneficiado com a reduo da pena,em face do princpio da irretroatividade da lei penal previstoconstitucionalmente.

    Marcelo, com inteno de matar, efetuou trs tiros emdireo a Rogrio. No entanto, acertou apenas um deles.Logo em seguida, um policial que passava pelo local levouRogrio ao hospital, salvando-o da morte. Nessa situao, ocrime praticado por Marcelo foi tentado, sendo corretoafirmar que houve adequao tpica mediata.

    Com relao ao inqurito policial, julgue os seguintes itens.

    Verificando que o fato evidentemente no constitui crime, o

    delegado poder mandar arquivar o inqurito policial, desdeque o faa motivadamente.

    A reproduo simulada dos fatos ou reconstituio do crimepode ser determinada durante o inqurito policial, caso emque o indiciado obrigado a comparecer e participar dareconstituio, em prol do princpio da verdade real.

    Julgue os seguintes itens, luz do direito penal.

    Sujeito ativo do crime aquele que realiza total ouparcialmente a conduta descrita na norma penalincriminadora, tendo de realizar materialmente o ato

    correspondente ao tipo para ser considerado autor oupartcipe.

    O Cdigo Penal, ao dispor que isento de pena o agenteque, por doena mental ou desenvolvimento mentalincompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou daomisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito dofato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento,adotou o critrio biolgico de excluso da imputabilidade.

    A coao fsica e a coao moral irresistveis afastam aprpria ao, no respondendo o agente pelo crime. Em taiscasos, responder pelo crime o coator.

    Segundo o Cdigo Penal, a emoo e a paixo no socausas excludentes da imputabilidade penal.

    Com referncia ao penal, julgue os itens que se seguem.

    Oferecida a representao pelo ofendido, o Ministrio

    Pblico no obrigado a intentar a ao penal pblica

    condicionada representao.

    Na ao penal privada personalssima, a titularidade

    exclusiva do ofendido, no se transmitindo, em caso de

    morte, aos seus herdeiros ou sucessores.Acerca de priso e de habeas corpus, julgue os itens a seguir.

    Considera-se coao ilegal, passvel de habeas corpus, a

    manuteno do acusado em crcere quando houver cessado

    o motivo que autorizou a coao.

    Se ohabeas corpus for concedido em virtude de nulidade do

    processo, este ser renovado.

    Na priso temporria, decorrido o prazo de 5 dias de

    deteno, o preso dever ser posto imediatamente em

    liberdade, salvo se j tiver sido decretada sua prisopreventiva.

    A priso preventiva poder ser decretada como garantia da

    ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da

    instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei

    penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio

    suficiente de autoria, em caso de crime doloso ou culposo,

    punidos com deteno, quando se apurar que o indiciado

    vadio ou, havendo dvida sobre a sua identidade, no

    fornecer ou no indicar elementos para esclarec-la.

    Tendo em vista aspectos da administrao relativos a processo e

    comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

    Do ponto de vista motivacional, referir-se a condicionamento

    equivalente a referir-se ao controle do indivduo na

    organizao.

    No mbito do controle de desempenho, os padres de

    desempenho podem ser utilizados para medir resultados, mas

    no com fins motivacionais.

    Considerando as caractersticas, os princpios, as tcnicas e asnormas prprias da administrao financeira e oramentria do

    setor pblico federal brasileiro, julgue os itens subseqentes.

    A elaborao e a execuo oramentrias so processadas

    em um mesmo sistema informatizado, o que garante

    celeridade e uniformidade.

    O princpio da no-vinculao das receitas de impostos pode

    aceitar novas excees desde que haja alterao no texto

    constitucional.

    A liquidao da despesa ocorre no momento em que o credorrecebe o valor que lhe devido pelo setor pblico.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    9/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 8 CADERNO VERMELHO

    Acerca das operaes tpicas de uma empresa comercial, julgue

    os itens a seguir.

    Ao registrar a aquisio de mercadorias para revenda, no

    caso de incidncia de IPI e ICMS, a empresa no incorpora

    o valor do ICMS na conta estoque de mercadorias para

    revenda.

    O registro do IPI em uma empresa que transforma a matria

    processada em produto acabado representar um direito, no

    momento da venda do produto final, e um dever, no

    momento em que a empresa adquirir a matria processada.

    Assim, o diferencial a ser recolhido aos cofres pblicos ser

    apurado em funo do valor agregado ao produto.

    Ao se conceder abatimento sobre vendas, a quantidade de

    mercadorias para revenda, em estoque, no sofrer

    alteraes. A demonstrao de origens e aplicao de recursos (DOAR),

    que representa a estrutura patrimonial da empresa, classifica

    os itens patrimoniais em trs grupos e evidencia a situao

    patrimonial da empresa.

    O desconto comercial concedido pela empresa ocorre no

    momento do pagamento.

    A aquisio de mercadorias para revenda a prazo no

    representar reduo no resultado do exerccio.

    A elaborao do balano patrimonial da empresa depende da

    apurao do lucro do exerccio. Essa apurao efetuada na

    demonstrao de lucros e prejuzos acumulados (DLPA).

    O registro de devolues de mercadorias adquiridas vista

    para revenda no afetar o saldo do ativo total.

    No regime de caixa para registro de venda de mercadorias,

    a empresa reconhece o valor correspondente venda no

    momento em que esta ocorre, independentemente da forma

    de pagamento.

    Na venda de mercadorias, a despesa com fretes deve integrar

    o custo da mercadoria vendida.

    A anlise microeconmica refere-se ao comportamento individual

    dos agentes econmicos. A respeito desse assunto, julgue os itens

    a seguir.

    A noo de custo de oportunidade, subjacente curva de

    possibilidades de produo, relaciona-se, estreitamente, com

    o conceito de escassez.

    Mesmo em situaes em que o equilbrio competitivo

    eficiente, no sentido de Pareto, consideraes distributivas

    podem justificar a interveno do governo na economia.

    As formas de regulao incentivada incluem aquelas que se

    baseiam no controle das tarifas esquemas regulatrios do

    tipo sliding scale,price cap e regulao pela taxa de retorno

    excluindo, pois, as que utilizam regras de controle de

    qualidade, bem como a regulao por padro de

    comparao.

    Polticas efetivas de fixao do salrio nominal mnimo

    exigem que ele seja fixado acima do salrio de equilbrio do

    mercado de trabalho, porm essa poltica salarial poder

    causar desemprego, especialmente no segmento no

    qualificado do mercado de trabalho.

    Se, em decorrncia da imposio de um tributo, o preo de

    um produto aumentar menos que o imposto, ento esse

    mercado deve ser competitivo.

    A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes

    agregados econmicos. Considerando essa teoria, julgue os itens

    que se seguem.

    Para determinado estoque de base monetria, se um aumentoda taxa de redesconto elevar a proporo de reservas, ento

    ocorrer uma expanso da oferta de moeda.

    Na maioria dos pases, o aumento histrico da participao

    do gasto pblico no PIB explica-se, em parte, pelo aumento

    expressivo das demandas sociais gerado pela intensificao

    do processo de urbanizao.

    A disseminao de cartes de crdito, ao permitir que as

    pessoas faam seus pagamentos de uma s vez, contribui

    para reduzir a demanda de moeda por motivos transacionais.

    Em ambiente de alta inflao, o fator relevante para a

    evoluo da razo dvida/PIB ao longo do tempo o

    tamanho relativo do resultado nominal.

    Um choque de oferta decorrente, por exemplo, do aumento

    do preo do petrleo no mercado internacional provoca

    deslocamento ao longo da curva de Phillips e aumenta tanto

    o emprego como a taxa de inflao.

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    10/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 9 CADERNO VERMELHO

    PROVA DISCURSIVA

    Nesta prova que vale cinco pontos faa o que se pede, usando a pgina correspondente do presente caderno para rascunho.Em seguida, transcreva o texto para a folha de TEXTO DEFINITIVO, no local apropriado, pois no seroavaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

    Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado.

    ATENO! Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho, pois no ser avaliado texto que tenha qualquerassinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

    Pedindo uma pizzaem 2009

    Telefonista: Pizza Hot, boa noite!Cliente: Boa noite, quero encomendarpizzas...Telefonista: Pode me dar o seu NIDN?Cliente: Sim, o meu nmero de identificao nacional 6102-1993-8456-54632107.Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. Seu endereo Av.Paes de Barros, 1988 ap. 52 B e o nmero de seu telefone 5494-2366, certo? O telefone do seu escritrio daLincoln Seguros o 5745-2302 e o seu celular 9266-2566.Cliente: Como voc conseguiu essas informaes todas?Telefonista: Ns estamos ligados em rede ao GrandeSistema Central.Cliente: Ah, sim, verdade! Eu queria encomendar duas

    pizzas, uma quatro queijos e outra calabresa...Telefonista: Talvez no seja uma boa idia...Cliente: O qu?Telefonista: Consta na sua ficha mdica que o Sr. sofrede hipertenso e tem a taxa de colesterol muito alta. Almdisso, o seu seguro de vida probe categoricamente escolhas

    perigosas para a sua sade.Cliente: , voc tem razo! O que voc sugere?Telefonista: Por que que o Sr. no experimenta a nossa

    pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Sr. vai adorar!Cliente: Como que voc sabe que vou adorar?Telefonista: O Sr. consultou o site "RecettesGourmandes au Soja" da Biblioteca Municipal, dia 15 dejaneiro, s 14:27h, onde permaneceu ligado rede durante39 minutos. Da a minha sugesto...Cliente: OK, est bem! Mande-me duaspizzastamanhofamlia!

    Telefonista: a escolha certa para o Sr., sua esposa eseus 4 filhos, pode ter certeza.Cliente: Quanto ?Telefonista: So R$ 49,99.Cliente: Voc quer o nmero do meu carto de crdito?

    Telefonista: Lamento, mas o Sr. vai ter que pagar emdinheiro. O limite do seu carto de crdito j foiultrapassado.Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacardinheiro antes que chegue apizza.Telefonista: Duvido que consiga, o Sr. est com o saldonegativo no banco.Cliente: Meta-se com a sua vida! Mande-me aspizzasque eu arranjo o dinheiro. Quando que entregam?Telefonista: Estamos um pouco atrasados, seroentregues em 45 minutos. Se o Sr. estiver com muita pressapode vir busc-las, se bem que transportar duaspizzasnamoto no aconselhvel, alm de ser perigoso...Cliente: Mas que histria essa, como que voc sabeque eu vou de moto?Telefonista: Peo desculpas, mas reparei aqui que o Sr.no pagou as ltimas prestaes do carro e ele foipenhorado. Mas a sua moto est paga, e ento pensei quefosse utiliz-la.Cliente: @#%/@&?#>/%#!!!!!!!!!!!!!

    Telefonista: Gostaria de pedir ao Sr. para no meinsultar... no se esquea de que o Sr. j foi condenado emjulho de 2006 por desacato em pblico a um AgenteRegional.Cliente: (Silncio)Telefonista: Mais alguma coisa?Cliente: No, s isso... no, espere... no se esqueados 2 litros de Coca-Cola que constam na promoo.Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoo,conforme citado no artigo 3095423/12, nos probe de

    vender bebidas com acar a pessoas diabticas...Cliente

    : Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou me atirar pelajanela!!!Telefonista: E machucar o joelho? O Sr. mora no andartrreo!

    Luis Fernando Verissimo.

    Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se a respeito do temaa seguir.

    O AVANO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO E ORESPEITO PRIVACIDADE DO INDIVDUO

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    11/12

    UnB / CESPE DPF / DGP Concurso Pblico Nacional Aplicao: 10/10/2004 permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

    Cargo 19: Agente de Polcia Federal 10 CADERNO VERMELHO

    RASCUNHO

    1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    8

    9

    10

    11

    12

    13

    14

    15

    16

    17

    18

    19

    20

    21

    22

    23

    24

    25

    26

    27

    28

    29

    30

  • 8/14/2019 Prova policia federal 2004

    12/12

    Universidade de Braslia (UnB)