Prova.diagnostica.2 em.geografia

13
Explique os conceitos: Hidrografia Pedologia Aquífero Cráton Bacia Sedimentar Dobramento Moderno IDH PIB Per capita PEA Urbanização Êxodo Rural 1º, 2º e 3º setores da economia (caracterizar) Energia renovável Combustíveis fósseis (formação) Indústria de base/transformação/bens de consumo Privatização Estatização Bioma Questão 1) A sociedade contemporânea encontra na questão climática um de seus principais temas de discussão. Os estudos relacionados ao clima e as ações que devem ser tomadas pela sociedade apontam que a) a influência antrópica ainda é muito pequena no sistema climático da Terra, não havendo, portanto, grandes mudanças a serem feitas em relação ao comportamento do ser humano. b) o uso sem restrições de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) deve ser diminuído e até mesmo suspenso, como forma de evitar uma mudança climática perigosa. c) algumas partes do planeta continuam intocáveis em seus aspectos naturais. Portanto, a questão climática não é um problema global, e sim algo localizado em poucas regiões.

Transcript of Prova.diagnostica.2 em.geografia

Page 1: Prova.diagnostica.2 em.geografia

Explique os conceitos:

HidrografiaPedologiaAquíferoCrátonBacia SedimentarDobramento ModernoIDHPIBPer capitaPEAUrbanizaçãoÊxodo Rural1º, 2º e 3º setores da economia (caracterizar)Energia renovávelCombustíveis fósseis (formação)Indústria de base/transformação/bens de consumoPrivatizaçãoEstatizaçãoBioma

Questão 1)

A sociedade contemporânea encontra na questão climática um de seus principais temas de discussão. Os estudos relacionados ao clima e as ações que devem ser tomadas pela sociedade apontam que

a) a influência antrópica ainda é muito pequena no sistema climático da Terra, não havendo, portanto, grandes mudanças a serem feitas em relação ao comportamento do ser humano.

b) o uso sem restrições de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) deve ser diminuído e até mesmo suspenso, como forma de evitar uma mudança climática perigosa.

c) algumas partes do planeta continuam intocáveis em seus aspectos naturais. Portanto, a questão climática não é um problema global, e sim algo localizado em poucas regiões.

d) o uso de combustíveis não renováveis deverá subir da atual fatia de 30% para 80% do setor de energia até 2050, como forma de combater a crescente poluição.

e) o mundo está bem preparado para os riscos das mudanças climáticas, não havendo razão para grandes preocupações, mesmo nos países mais pobres do planeta.

Questão 2)

O italiano Corrado Gini criou, em 1912, um cálculo para medir o grau de concentração de renda de determinada população, que ficou conhecido como “coeficiente de Gini” ou “índice de Gini”. Nesse índice, os dados são

Page 2: Prova.diagnostica.2 em.geografia

indicados entre 0 (que aponta total igualdade na renda) e 1 (que aponta extrema desigualdade). Observe o gráfico referente aos resultados do índice de Gini do Brasil em um período de 12 anos.

Com base na análise do gráfico, entende-se que

a) houve uma piora na distribuição de renda no Brasil, como mostram as últimas pesquisas, em que há elevações constantes do índice de Gini.

b) a concentração de renda vem diminuindo no Brasil, como assinalam as últimas pesquisas, que indicam decréscimo no índice de Gini.

c) o Brasil não apresentou avanços em diversas áreas, como educação e infraestrutura, o que acabou refletindo no índice de Gini.

d) a pobreza no Brasil foi eliminada devido aos programas sociais desenvolvidos pelo governo, os quais estimularam uma maior distribuição de renda.

e) a distribuição de renda já é considerada satisfatória, pois, como mostra o recorte temporal feito na pesquisa, houve grandes avanços.

Questão 3)

Encontro das águas

Sem querer te perdi tentando te encontrarPor te amar demais sofri, amor Me senti traído e traidorFui cruel sem saber que entre o bem e o mal Deus criou um laço forte, um nó

Page 3: Prova.diagnostica.2 em.geografia

E quem viverá um lado só?A paixão veio assim afluente sem fim Rio que não deságua Aprendi com a dor nada mais é o amor Que o encontro das águasEsse amor hoje vai pra nunca mais voltarComo faz o velho pescador quando sabe que é a vez do marQual de nós foi buscar o que já viu partir, Quis gritar, mas segurou a voz, Quis chorar, mas conseguiu sorrirA paixão veio assim afluente sem fim Rio que não deságua Aprendi com a dor nada mais é o amor Que o encontro das águasQuem eu sou?Pra quererEntenderO amor

MARANHÃO, Jota; VERCILLO, Jorge. Encontro das águas. Intérprete: Jorge Vercillo. In: VERCILLO, Jorge. Encontro das águas. Continental. 1994. 1 CD. Faixa 8.

Na canção “Encontro das águas”, os autores Jorge Vercillo e Jota Maranhão fazem uso de alguns elementos presentes em uma bacia hidrográfica para se referir ao amor. Com base na canção, qual elemento presente em uma bacia hidrográfica corresponde ao encontro entre rios.

a) Afluente.

b) Meandro.

c) Confluência.

d) Foz.

e) Talvegue.

Questão 4)

Pode-se considerar como uma característica fundamental da globalização a integração econômica e comercial cada vez mais intensa entre vários países. Dentro desse contexto, a Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada, tornando-se o mais importante organismo responsável pelo comércio internacional. A análise das características do comércio contemporâneo e das funções da OMC permite inferir que

a) os países subdesenvolvidos, historicamente, mantêm intensas barreiras protecionistas no setor agrícola, ao passo que os desenvolvidos praticam o livre comércio.

b) a OMC, por ter sido criada logo após a Primeira Guerra Mundial, atua exclusivamente na coordenação de acordos internacionais, sendo um fórum de discussões.

c) o comércio, atualmente, tem sido marcado por uma grande dificuldade na circulação de mercadorias, em virtude do aumento das tarifas e da menor integração entre as nações.

Page 4: Prova.diagnostica.2 em.geografia

d) os países centrais possuem trocas comerciais limitadas em virtude de uma dependência de capitais e submissão tecnológica em relação aos países periféricos.

e) uma das dificuldades para a consolidação do livre mercado é a ambiguidade de alguns países que pressionam outros para a abertura de mercado enquanto mantêm práticas protecionistas.

Questão 5)

A análise das migrações internas e internacionais desperta cada vez mais a atenção da sociedade contemporânea devido às diversas consequências que tais movimentos geram. A questão histórica das migrações ilegais de africanos para países europeus é justificada por fatores diversos, entre os quais é possível citar

a) a próspera economia europeia, cujas oportunidades atraem grupos de imigrantes africanos, sobretudo a partir do início do século XXI, quando houve a consolidação do capitalismo em países da Europa Ocidental.

b) os baixos índices de natalidade e o envelhecimento populacional na Europa, que provocaram uma necessidade de mão de obra, associados à pobreza na maior parte dos países africanos.

c) os surtos de doenças infectocontagiosas na África Ocidental e os conflitos religiosos na África Setentrional, que ocasionam, não apenas a saída de pessoas para a Europa, como também para outras partes do planeta.

d) as imposições burocráticas para a obtenção de vistos permanentes direcionadas, exclusivamente, para africanos na Europa. Tais empecilhos associados aos casos de tentativas de entrada por parte de africanos que buscam melhores condições de vida.

e) a crise econômica instaurada na Europa após a Segunda Guerra Mundial, que forçou a entrada de mão de obra estrangeira de baixo custo, utilizada na reconstrução da infraestrutura destruída e em setores como indústria e comércio informal.

Questão 6)

No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são

a) investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.

b) investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.

c) investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário da região.

d) investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.

e) N.D.A.

Questão 7)

Page 5: Prova.diagnostica.2 em.geografia

Leia.

O fenômeno dos “rios voadores”

“Rios voadores” são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam por cima de nossas cabeças, transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela “puxa” para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta, as árvores e o solo devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante. O Projeto Rios Voadores busca entender mais sobre a evapotranspiração da floresta Amazônica e a importante contribuição da umidade gerada por ela no regime de chuvas do Brasil.

www.riosvoadores.com.br. (adaptado)

A partir da leitura do texto e da observação do mapa, é correto afirmar que, no Brasil,

a) cada vez mais, a floresta é substituída por agricultura ou pastagem, procedimento que promove o desenvolvimento econômico, sem influenciar, significativamente, o clima na América do Sul.

b) os recursos hídricos são abundantes e os regimes fluviais não serão alterados, apesar das mudanças climáticas que ameaçam modificar o regime de chuvas na América do Sul.

c) o atual desenvolvimento da Amazônia não afeta o sistema hidrológico, devido à aplicação de medidas rigorosas contra o desmatamento e danos à biodiversidade da floresta.

Page 6: Prova.diagnostica.2 em.geografia

d) os mecanismos climatológicos devem ser considerados na avaliação dos riscos decorrentes de ações como o desmatamento, as queimadas, a abertura de novas fronteiras agrícolas e a liberação dos gases do efeito estufa.

e) a circulação atmosférica é dominada por massas de ar carregadas de umidade que, encontrando a barreira natural formada pelos Andes, precipitam-se na encosta leste, alimentando as bacias hidrográficas do país.

Questão 8)

Observe os perfis longitudinais de importantes rios de algumas das bacias hidrográficas brasileiras.

IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2009. Adaptado.

As bacias hidrográficas identificadas nos perfis são, respectivamente,

a) Amazônica, Tocantins-Araguaia, Uruguai e Atlântico Nordeste Oriental.

b) Tocantins-Araguaia, Paraguai, Parnaíba e Atlântico Leste.

c) Atlântico Sudeste, Uruguai, Paraguai e Amazônica.

d) Amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraná.

e) Atlântico Nordeste Oriental, Parnaíba, São Francisco e Paraná.

Questão 9)

Page 7: Prova.diagnostica.2 em.geografia

Em áreas montanhosas, alguns padrões locais de ventos podem se desenvolver em função do aquecimento diferenciado entre a superfície próxima ao solo e a atmosfera a certa distância. As figuras I e II representam brisas de vale e de montanha, respectivamente.

www.cefet.sc.edu.br. (adaptado)

Baseando-se nas figuras, pode-se afirmar que as brisas

a) de vale ocorrem quando se forma uma área de alta pressão sobre as vertentes das montanhas, decorrente da perda mais rápida de calor da terra.

b) de vale e de montanha são causadas pelo deslocamento de massas de ar, devido à circulação atmosférica global.

c) de montanha intensificam-se durante o verão, quando a incidência dos raios solares é mais intensa.

d) de vale e de montanha são aproveitadas pelos agricultores para amenizar a influência das geadas sobre as plantações.

e) de vale ocorrem durante o dia, pois as montanhas tornam-se uma fonte de calor, e as brisas de montanha ocorrem durante a noite, devido ao intenso resfriamento das encostas.

Questão 10)

Leia a charge a seguir.

Page 8: Prova.diagnostica.2 em.geografia

Bill Watterson. Universal Press/Best News. 1996. (adaptado)

A charge chama a atenção, principalmente, para a

a) precariedade da legislação ambiental em vigor nos países nórdicos, caracterizados pela intensa exploração de seus recursos florestais.

b) expansão do capitalismo monopolista globalizado, que se caracteriza, a partir da Segunda Guerra Mundial, pela busca de condições mais vantajosas para a produção industrial.

c) internacionalização da pobreza, com a presença globalizada de trabalho infantil e de condições sub-humanas de trabalho.

d) nova regionalização do espaço mundial, caracterizada pela centralização das indústrias e pela concentração do capital e do trabalho.

e) Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada, a partir da Segunda Guerra Mundial, pela inexistência de centros hegemônicos de poder e pela formação de blocos econômicos.

Questão 11)

Apesar do desenvolvimento industrial, o Brasil permanece como um grande exportador de minerais. Assinale o mapa que indica a ocorrência do principal minério exportado pelo país.

a)

Page 9: Prova.diagnostica.2 em.geografia

b)

c)

d)

e)

Questão 12)

Leia o texto abaixo, extraído do romance O cortiço, que revela um grave e histórico problema habitacional dos centros urbanos brasileiros.

Um cortiço! Exclamava ele, possesso. Um cortiço! Maldito seja aquele vendeiro de todos os diabos! Fazer-me um cortiço debaixo das janelas!... Estragou-me a casa, o malvado!

Page 10: Prova.diagnostica.2 em.geografia

[...] Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem.[...] [...] E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco. Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 3. ed. São Paulo: Ática.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a realidade urbana brasileira, assinale a afirmativa correta.

a) Devido ao pouco investimento em políticas habitacionais para as classes mais pobres, as moradias inadequadas são problemas que persistem no Brasil há mais de um século.

b) O problema relatado no texto é característico apenas em pequenos centros urbanos, uma vez que o governo federal aplica parcos recursos para construção de moradias.

c) O texto revela uma opção de grande parte da população brasileira, que por motivos culturais prefere viver nos cortiços.

d) Os cortiços não apresentam riscos à saúde nem à vida dos moradores, pois são construídos com padrões técnicos e arquitetônicos adequados.

e) As formas de habitação relatadas no texto se mantiveram ao longo do tempo, mesmo havendo uma elevação significativa da renda recebida pela população mais pobre.

Questão 13)

Observe o quadro abaixo e suas respectivas correspondências.

Page 11: Prova.diagnostica.2 em.geografia

As fileiras corretas são

a) I, II, III e IV.

b) apenas I e III.

c) apenas II e IV.

d) apenas I e IV.

e) apenas II e III.