PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional...

23
PSICANÁLISE PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009

Transcript of PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional...

Page 1: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISEPSICANÁLISE

Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Psicologia Organizacional

Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa

2009

Page 2: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISESigmund Freud – (1856 – 1939)

Consiste em um método de

investigação que busca o

autoconhecimento ou a cura

que ocorre pelo

autoconhecimento.

Page 3: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE

1ª Teoria Psicanalítica

Estrutura do aparelho psíquico

apresenta três sistema, ou instâncias

psíquicas:

• Inconsciente

• Pré-consciente

• Consciente

Page 4: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

A descoberta da Sexualidade Infantil

Na busca das causas das neuroses descobriu que a

maioria de pensamentos e desejos reprimidos

referiam-se a conflitos de ordem sexual localizados

nos primeiros anos de vida de indivíduos. (são

experiências de caráter traumático reprimidas que

deixam marcas profundas)

Page 5: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

A descoberta da Sexualidade Infantil

•A função sexual existe desde o princípio da vida.•O período de desenvolvimento da sexualidade é

longo e complexo até chegar à sexualidade adulta

onde as funções de reprodução e de obtenção do

prazer podem estar associadas, tanto no homem

como na mulher.•A libido, nas palavras de Freud, “é a energia dos

instintos sexuais e só deles”.

Page 6: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Libido é a Energia dos Instintos Sexuais

Fases do desenvolvimento psicossexual do indivíduo:

FASE ORAL – zona erotização é a boca

FASE ANAL – zona erotização é o ânus

FASE FÁLICA – zona erotização é o

órgão sexual

FASE GENITAL – objeto de erotização ,

DESEJO está no outro

Page 7: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE Conceitos

REALIDADE PSÍQUICA Aquilo que, para o indivíduo assume valor de realidade é a realidade psíquica

⇒ É isso que importa mesmo que não corresponde à realidade

objetiva

Page 8: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE - Conceitos

PULSÃO: Estado de Tensão que busca por meio de um objeto a supressão desse estado.

EROS: pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais e as de autoconservação

TANATOS: pulsão de morte, pode ser autodestrutiva ou estar direcionada para fora e manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.

Page 9: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE - Conceitos

Sintoma

É a produção , quer seja de um

comportamento de um

pensamento, resultante de um

conflito entre o desejo e os

mecanismos de defesa.

Page 10: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

COMPLEXO DE ÉDIPO -É em torno dele que estrutura-se a personalidade

do indivíduo. Acontece entre os 3 e 5 anos, durante a Fase Fálica.No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede o seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então ser o pai para “ter” a “mãe”, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e normas sociais representadas e impostas pela autoridade paterna. Por medo da perda do amor do pai, “desiste” da mãe e troca-a pela riqueza do mundo social e cultural. O garoto por meio da identificação com o pai tem as regras da sociedade internalizada.

Page 11: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

ÉDIPO FEMININO

É em torno dele que estrutura-se a personalidadedo indivíduo. Acontece entre os 3 e 5 anos, durante a Fase Fálica.No Édipo Feminino, o pai é o objeto de desejo da menina, e a mãe é a rival que impede o seu acesso ao objeto desejado. Ela procura então ser a mãe para “ter” o “pai”, escolhendo-a como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e normas sociais representadas e impostas pela autoridade materna. Por medo da perda do amor da mãe, “desiste” do pai e troca-o pela riqueza do mundo social e cultural . A garota por meio da identificação com a mãe tem as regras da sociedade internalizada.

Page 12: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE - 1920-1923Freud remodela a teoria

A 2ª Teoria do Aparelho Psíquico

ID

EGO

SUPEREGO

Page 13: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE - 1920-1923Freud remodela a teoria

A 2ª Teoria do Aparelho Psíquico

ID – é o reservatório da energia psíquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de

morte. Regido pelo princípio do Prazer

Page 14: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE - A 2ª Teoria do Aparelho Psíquico

EGO – é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências da realidade, as exigências do ID e as “ordens” do superego. Regido pelo princípio de realidade.

Funções básicas: percepção,memória, sentimento e pensamento.

Page 15: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE -

A 2ª Teoria do Aparelho Psíquico

SUPEREGO – origina-se com o Complexo de Édipo,a partir da internalização das proibições, doslimites e da autoridade.

Funções: a moral, os ideais. O conteúdo refere-se a exigências sociais e culturais.A idéia de sentimento de culpa torna-se necessária para o entendimento dessa instância psíquica.

Page 16: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

PSICANÁLISE -

A 2ª Teoria do Aparelho Psíquico

SUPEREGO – origina-se com o complexo de Édipo,a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade.

Funções: a moral, os ideais. O conteúdo refere-se a exigências sociais e culturais.A idéia de sentimento de culpa torna-se necessária para o entendimento dessa instância psíquica.

Page 17: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Mecanismos de DefesaMecanismos de Defesa

• A percepção de um acontecimento, do mundo exterior/mundo interno pode ser algo doloroso.

Para evitar o desprazer a pessoa “deforma” ou suprime da realidade – deixa de registrar percepções externas.

• Defesa é a operação pela qual o Ego Exclui da consciência os conteúdos indesejáveis.

• Acontecem involuntariamente e são inconscientes.

Page 18: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Mecanismos de DefesaMecanismos de Defesa

• RECALQUE: o indivíduo “não vê”, “não ouve” o que ocorre. Existe a supressão de uma parte da realidade.

• O Recalque, ao suprimir a percepção do que está ocorrendo, é o mais radical dos mecanismos.

Page 19: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Mecanismos de DefesaMecanismos de Defesa

• FORMAÇÃO REATIVA: o ego procura afastar o desejo que via em determinada direção e, para isto, o indivíduo adota uma atitude oposta a este desejo

• Exemplo: a mãe que superprotege o filho, do qual tem muita raiva porque atribui a ele muitas de suas dificuldades pessoais.

Page 20: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Mecanismos de DefesaMecanismos de Defesa

• REGRESSÃO: o indivíduo retorna a etapas anteriores de seu desenvolvimento ; é uma passagem para modos de expressão mais primitivos.

• Exemplo:é o da pessoa que enfrenta situações difíceis com bastante ponderação e, ao ver uma barata sobe na mesa, aos berros. Com certeza ela vê outra coisa e não somente a barata.

Page 21: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Mecanismos de DefesaMecanismos de Defesa

• PROJEÇÃO: é uma confluência de distorções do mundo externo e interno. O indivíduo localiza (projeta) algo de si no mundo externo e não percebe aquilo que foi projetado como algo seu que considera indesejável.

• Exemplo: é o jovem que critica os colegas por serem extremamente competitivos e não dá contra de que também o é, às vezes até mais que os colegas.

Page 22: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

Mecanismos de DefesaMecanismos de Defesa

• RACIONALIZAÇÃO: o indivíduo constrói uma argumentação intelectualmente convincente e aceitável que justifica os estados “deformados” da consciência.

• O ego coloca a razão a serviço do irracional e utiliza para isto o material fornecido pela cultura, ou o saber científico

• Exemplo: pudor excessivo justificando com argumentos morais e as justificativas ideológicas para os impulsos destrutivos que eclodem na guerra, no preconceito, na defesa da pena de morte.

Page 23: PSICANÁLISE Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009.

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA

BOCK, Ana Mercês Bahia. FURTADO, Odair e TEIXEIRA T. Maria de Lourdes. PSICOLOGIAS UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA. 13ª. São Paulo: Saraiva, 2008.