Psicologia Aplicada Ao Trabalho

12

Click here to load reader

description

Segurança do trabalho

Transcript of Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Page 1: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Luciana Brito PsicólogaCRP-02/15872

PSICOLOGIA APLICADA AO

TRABALHO

Centro de Gestão Técnica de Pernambuco Ltda.Curso de Segurança do TrabalhoPsicologia Aplicada ao Trabalho

Page 2: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Psiché (alma) + logos (razão, estudo).

É a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais;

Concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos;

Enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do profissional como apoio na busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da qualidade de vida.

A PSICOLOGIA

Page 3: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Objetivos da Psicologia como Ciência: Estabelecer as leis básicas da atividade psicológica

O crescente entendimento do funcionamento das atividades mentais vem contribuindo para a eficiência e a eficácia das ações.

Estudar as vias de sua evolução A melhor compreensão dos processos que envolvem o

desenvolvimento do pensamento capacita o profissional a estabelecer planos mais factíveis e reduz os riscos de implementação.

Descobrir os mecanismos que lhe servem de base A Psicologia preocupa-se com o efeito que os diferentes

fenômenos provocam sobre a atividade psicológica. Descrever as mudanças que ocorrem na atividade

psicológica nos estados patológicos

APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA

Page 4: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

O profissional que atua com saúde e segurança do trabalho, além de atender as exigências legais, depara-se com o desafio de promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo, que contemple as necessidades tanto do empregado quanto da organização.

Sua formação profissional deve propiciar conteúdos que lhe permitam maior conhecimento da natureza humana, dos aspectos comportamentais e das técnicas de liderança e gestão de pessoas.

APLICAÇÕES DA PSICOLOGIAEM SEGURANÇA DO TRABALHO

Page 5: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Frequentemente, o profi ssional da área de segurança, pergunta-se por que os acidentes de trabalho continuam acontecendo apesar de tantas ações destinadas à sua prevenção.

A resposta, muitas vezes, está na atitude do trabalhador em

relação a sua tarefa, ao seu departamento, aos colegas de trabalho e à organização de maneira geral.

Os motivos podem residir até mesmo nos fatores externos à emprsa, como família, difi culdades pessoais e cenários de mercado ameaçadores.

Entretanto, observa-se grande preocupação do profi ssional de segurança com os aspectos técnicos e pouca ou quase nenhuma preocupação com os fatores comportamentais.

APLICAÇÕES DA PSICOLOGIAEM SEGURANÇA DO TRABALHO

Page 6: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

“ ... as organizações têm constantemente levado em conta a vida psíquica e o imaginário dos sujeitos, na medida em que sempre lhes propuseram uma representação delas mesmas, que eles deveriam mais ou menos interiorizar se quisessem continuar sendo membros da organização.”

Eugène Enriquez

APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO

Page 7: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

A psicologia organizacional é uma criação do século XX, com raízes no fi nal do século XIX;

Com a implementação da tecnologia a vapor, em meados do século XVII I , surge a necessidade de compreender a relação entre os processos sociocomportamentais e os processos de produção;

A prática da Psicologia nas organizações desenvolveu-se a partir do início do século XIX, sob o nome de Psicologia industrial, sendo defi nida como "o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civil ização" (Tiffi n & McCormick, 1975, p.3), dedicando-se à aplicação dos conhecimentos no comportamento humano para a solução dos problemas no contexto industrial.

À medida que o campo foi amadurecendo durante a primeira metade do século XX, houve uma expansão que atingiu as áreas cobertas atualmente.

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Page 8: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Na Primeira Guerra Mundial, houve o início do uso da Psicologia Organizacional pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, que impulsionaram o desenvolvimento do campo;

Estudos de Hawthorne – descoberta de que muitos aspectos sociais da vida organizacional afetavam o comportamento e o desempenho do funcionário; Ex.: investigação dos efeitos do nível de iluminação.

Aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964 (EUA) Criação de procedimentos que pudessem eliminar a

discriminação no ambiente de trabalho.

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Page 9: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

De acordo com Malvezzi (in ZANELLI et al, 2004), “Hoje, num contexto que demanda mais qualidade de desempenho, a POT ocupa uma posição-chave nos recursos de gestão. Ela ajuda a organizar e legitimar a compreensão que as pessoas e as instituições sociais requerem para funcionar” (p. 13).

De maneira reduzida, vê-se que, no início das atividades da hoje chamada Psicologia organizacional e do trabalho: Ênfase na avaliação e na seleção de pessoal; Fatores relacionados aos interesses e às motivações dos empregados, bem

como à sua satisfação, ampliaram o campo de atuação para um foco dito mais organizacional.

Desenho de sistemas e equipes que gerem maior índice de segurança, saúde, conforto e produtividade.

Práticas de saúde mental no trabalho, planos de formação e desenvolvimento de pessoal, estudo de problemas laborais como redução de estresse, absenteísmo e aposentadoria ou modos de inserção de pessoas com deficiência em postos adequados de trabalho, entre outros.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL HOJE

Page 10: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

Hoje, o gestor de psicologia organizacional e do trabalho atua aplicando seus conhecimentos sobre o comportamento humano, individual e em grupo, com o objetivo de auxiliar as empresas na compreensão dos seus papéis, suas expectativas, seus interesses e, ambos – empresa e indivíduo, a explorarem o potencial humano em busca de crescimento e desenvolvimento, na busca por melhores resultados e bem estar no trabalho.

O papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL HOJE

Page 11: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

A seguir, vemos as principais atividades dos psicólogos organizacionais: Analisar a natureza de uma atividade (análise da tarefa); Conduzir uma análise para determinar a solução de um

problema organizacional; Fazer/realizar uma pesquisa sobre sentimentos e opiniões dos

funcionários; Projetar sistemas para avaliação do desempenho de

funcionário; Projetar sistemas de seleção e de treinamento de funcionários; Desenvolver testes e avaliações psicológicas; Avaliar a eficácia de uma atividade ou prática, como um

programa de treinamento; Implementar mudanças organizacionais, ou auxiliar na sua

implementação.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL HOJE

Page 12: Psicologia Aplicada Ao Trabalho

CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al . Psicologia organizacional e do trabalho - retrato da produção científi ca na última década. Psicol. cienc. prof. ,  Brasíl ia,  v. 31,  n. 4,   2011 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000400004&lng=en&nrm=isso>

ENRIQUEZ, Eugène. Vida Psíquica e Organização. In MOTTA, Fernando C. Prestes. Vida psíquica e organização . 2. ed. Rio De Janeiro: FGV, 2002.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática . 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 282 p.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2006.

REFERÊNCIAS