Psicologia Geral

7
Lílian Cilza S. Durães Psicologia Geral Fundamentos Sociológicos do Comportamento 1 – Por que é importante o estudo das influências sociais para se compreender o comportamento? Uma vez que o objeto de estudo da Psicologia é o comportamento do homem, o estudo das influências sociais é importante porque o comportamento humano está estreitamente vinculado ao meio social, sendo ao mesmo tempo uma resultante e uma determinante deste meio. 2 – O que estuda a Psicologia Social? A Psicologia Social estuda o comportamento resultante da interação entre os indivíduos. 3 – O que é “interação social”? E “comportamento interpessoal”? Exemplifique a resposta. Entende-se por interação social o processo que se dá entre dois ou mais indivíduos em que a ação de um deles é, ao mesmo tempo, resposta a outro indivíduo e estímulo para as ações deste, ou em outras palavras, as ações de um são, simultaneamente, um resultado e uma causa das ações do outro. Comportamento interpessoal é o comportamento que surge durante a interação social. Pode-se dar de muitas formas diferentes como movimentos (socos, abraços, expressões faciais, gestos), comunicação oral ou escrita (conversas, e-mail, cartas, bilhetes). 4 – Por que alguns estudiosos consideram toda a Psicologia como Psicologia Social? Porque a Psicologia tem como objeto de estudo o comportamento do homem e praticamente todo comportamento humano é resultante da convivência do homem com os demais. 1

Transcript of Psicologia Geral

Page 1: Psicologia Geral

Lílian Cilza S. Durães

Psicologia Geral

Fundamentos Sociológicos do Comportamento

1 – Por que é importante o estudo das influências sociais para se compreender o comportamento?

Uma vez que o objeto de estudo da Psicologia é o comportamento do homem, o estudo das influências sociais é importante porque o comportamento humano está estreitamente vinculado ao meio social, sendo ao mesmo tempo uma resultante e uma determinante deste meio.

2 – O que estuda a Psicologia Social?

A Psicologia Social estuda o comportamento resultante da interação entre os indivíduos.

3 – O que é “interação social”? E “comportamento interpessoal”? Exemplifique a resposta.

Entende-se por interação social o processo que se dá entre dois ou mais indivíduos em que a ação de um deles é, ao mesmo tempo, resposta a outro indivíduo e estímulo para as ações deste, ou em outras palavras, as ações de um são, simultaneamente, um resultado e uma causa das ações do outro.

Comportamento interpessoal é o comportamento que surge durante a interação social. Pode-se dar de muitas formas diferentes como movimentos (socos, abraços, expressões faciais, gestos), comunicação oral ou escrita (conversas, e-mail, cartas, bilhetes).

4 – Por que alguns estudiosos consideram toda a Psicologia como Psicologia Social?

Porque a Psicologia tem como objeto de estudo o comportamento do homem e praticamente todo comportamento humano é resultante da convivência do homem com os demais.

5 – Como se costuma dividir os estudos da Psicologia Social? Explique sua resposta.

Para estruturar o vasto campo da Psicologia Social, estudiosos o dividiram em dois níveis:

a) Nível do individuo – aborda o comportamento social individual como os estudos sobre processos de socialização, percepção social e atitudes sociais;

b) Nível do grupo – aborda os processos basicamente grupais como o desempenho de papéis, liderança etc.

Entretanto esta divisão é de caráter meramente didático, pois os processos individuais e os grupais são basicamente interdependentes.

1

Page 2: Psicologia Geral

Lílian Cilza S. Durães

6 – O que se pretende por “socialização”? Dê exemplos que envolvem a cultura e a família como agentes socializantes.

Chama-se socialização o processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais. Este processo de aprender a ser membro de uma família, de uma comunidade, de um grupo maior, começa na infância e perdura por toda a vida, fazendo com que as pessoas atuem, pensem e sintam de forma muito semelhante aos demais com quem convivem.

A cultura da sociedade em que vive um indivíduo (conhecimentos, maneiras, características de pensar e sentir, hábitos, metas, ideais,etc.) exerce grande influência na formação de sua personalidade, seus motivos, atitudes e valores. Por exemplo, na maior parte do ocidente as crianças são estimuladas e recompensadas por adotarem um comportamento competitivo. Porém, entre os índios Zunis (Novo México) e nos kibbutzim israelenses a cooperação constitui-se no valor realçado de tal forma que as crianças que terminam seus afazeres mais rapidamente são contidas para não constrangerem as demais. Estas crianças aprendem a preferir manter-se iguais e não superiores a seus companheiros.

A família é o maior agente socializante, pois será as experiências da criança neste grupo, especialmente com a mãe, que determinará seu comportamento em relação aos outros. Por exemplo: se em geral a mãe satisfaz as necessidades básicas e sua primeira interação com a criança seja gratificante, esta passará a confiar nela e por generalização confiará nos outros. Mas se as primeiras interações não foram positivas ou se a mãe não conseguiu satisfazer as necessidades básicas da criança, desenvolver-se-á um sentimento de desconfiança que será generalizado aos outros.

Pais tolerantes que estimulam o comportamento independente e curioso, terão filhos ativos, confiantes em si mesmos, com desejos de domínio. Em contrapartida pais que restringem a atividade exploratórios e a liberdade de movimentos, terão filhos submissos, retraídos nas situações sociais e sem confiança em si próprio.

7 – O que é “percepção social”? E “primeira impressão”? Qual a importância desses conceitos na compreensão do comportamento?

Percepção social é o processo pelo qual formamos nossas impressões acerca de uma outra pessoa ou grupo de pessoas.

A primeira impressão é o processo no qual construímos uma idéia/imagem no primeiro contacto com alguém que não conhecemos. Essa impressão é formada a partir de algumas características ou informações dadas a respeito do outro.

As relações das pessoas dependerão muito das impressões que , a compreensão formam umas das outras, a compreensão do processo de percepção social é muito importante em Psicologia Social.

2

Page 3: Psicologia Geral

Lílian Cilza S. Durães

8 – Explique o que é “atitude”. Dê exemplos que destaquem os componentes da atitude.

Entende-se por atitude a maneira em geral organizada e coerente, de pensar, sentir e reagir a um determinado objeto que pode ser uma pessoa, um grupo, um acontecimento, enfim qualquer evento, coisa,pessoa, idéia, etc.

Os componentes da atitude são

a) Componente cognitivo - formado pelos pensamentos e crenças a respeito do objeto;

b) Componente afetivo – sentimentos de atração ou repulsão pelo objeto;

c) Componente comportamental – tendência de reação da pessoa em relação ao objeto da atitude.

9 – Atitude é sinônimo de comportamento? Por que?

A atitude não é sinônimo de comportamento, uma pessoa pode ter certa atitude a um objeto e assumir verbalmente uma postura contrária a sua atitude. Sua verdadeira atitude poderá ser observada através de seu comportamento global e costumeiro em relação ao objeto.

10 – Quais os objetos a respeito dos quais não temos atitudes? Exemplifique a resposta.

Não temos atitude aos objetos que não conhecemos e aos que são de pouca ou nenhuma importância para nós. Exemplo: a política da Finlândia, a cor da borracha escolar.

11 – Onde e como, principalmente, adquirimos nossas atitudes mais básicas?

Nossas atitudes mais básicas são aprendidas na infância, na interação com os pais.

12 – As atitudes podem ser mudadas? Explique a resposta.

Em geral a atitude apresenta certa resistência a mudança, pois desenvolvem-se desde a infância sendo adquiridas através da interação com os pais que são os principais modelos das crianças a serem imitados. Essas atitudes vão influenciar na aquisição de outras ao longo da vida. Entretanto, as mudanças se atitude dar-se-á de acordo com o grau de extremismo desta em relação ao objeto. E para se mudar um comportamento devemos alterar as atitudes existentes ou criar atitudes a um determinado objeto.

13 – Por que é tão importante a compreensão do tópico “atitudes” para se entender o comportamento?

Por que a atitude e seus componentes atuam diretamente no comportamento, sendo observável somento o componente comportamental.

3

Page 4: Psicologia Geral

Lílian Cilza S. Durães

14 – O que se entende, em Psicologia, por “grupo, “grupo primário” e “grupo secundário”, “posição”, “status” e “papel”? Ilustre a resposta com exemplos.

Grupo – pluralidade de indivíduos que estão em contato uns com os outros, se consideram mutuamente e têm consciência de que têm algo significativamente importante em comum.

Grupo primário – é a pluralidade de indivíduos que além de estarem em contado, se considerarem mutuamente e trem algo importante em comum, caracteriza-se por laços afeitos, íntimos e pessoais que une seus integrantes. Exemplo: a família, a turma de amigos.

Grupo secundário – as relações são mais informais e impessoais, sendo um meio para que seus membros atinjam fins externos ao grupo. Exemplo: sala de aula, cientistas, pessoas que trabalham num escritório.

15 – Explique o que é e como se desenvolve o papel sexual.

O papel sexual é o comportamento que se espera do homem e da mulher, as diferenças sexuais são biológicas, mas a sociedade dita os papéis adequados para cada sexo e por isso espera-se do menino um comportamento mais agressivo, dominador e independente que a menina. Assim é natural esperar no nosso meio que a mulher seja passivas, submissas e dependentes.

16 – Justifique a importância dada ao conceito de papel em Psicologia.

O conceito de papel é importante para se compreender o comportamento porque todos nós temos tendências de corresponder ‘as expectativas dos outros a nosso respeito. Assim sendo, conhecendo o papel que será desempenhado por uma pessoa, pode-se até prever e compreender o seu comportamento

17 – O que é liderança? O que significa liderança emergencial e situacional?

Liderança – é a influencia que certos membros de um grupo exercem sobre os demais.

Liderança emergencial – é aquela em que o líder surge de dentro do grupo;

Liderança situacional – é aquela em que o líder é escolhido para um tipo de tarefa e não para outra.

18 – qual a diferença entre os conceitos de lidere formal e informal?

Líder formal é quando a pessoa foi nomeada de cima para coordenar as atividades de um grupo ou instituição;

Líder informal é aquele que exerce grande influencia sobre o grupo sem ter sido nomeado formalmente.

4

Page 5: Psicologia Geral

Lílian Cilza S. Durães

5