Publicação revista construir janeiro 2013

2

Click here to load reader

description

Publicação de circulação nacional especializada em arquitetura . Contem o projeto da Casa Haack , desenvolvido e executado pela 4d-arquitetura.

Transcript of Publicação revista construir janeiro 2013

Page 1: Publicação revista construir janeiro 2013

98|Construir98|Construir

4D ARQUITETURA

O interesse pela arquitetura foiresponsável por unir Carlos May-resse, Juliana Piletti e Juliano Spa-der, todos de Porto Alegre, RS. May-resse sempre ouvia as históriasbacanas que os amigos arquitetoscontavam. Quando pequena, Julia-na gostava de ver plantas baixasde edifícios. Spader, por sua vez,achava incrível que um canteiro deobras pudesse se transformar emuma construção. Mesmo tendo per-corrido caminhos diferentes, todosconcordam: “não conseguiríamosimaginar nossas vidas em outra pro-fissão”, contam.

A amizade começou no segun-do semestre da faculdade, cursa-da no Centro Universitário Unirit-ter, em Porto Alegre, RS. Os trêsnunca perdiam as aulas de proje-to e, quando se formaram, em 2005,decidiram abrir juntos um escritó-rio de arquitetura. “Originalmente,o nome do escritório era QuartaDimensão. Mas, para facilitar a gra-fia, decidimos mudar para 4D Arqui-tetura”, comentam. A iniciativa deutão certo, e hoje os profissionaissão reconhecidos no mercado esomam mais de 200 projetos, sen-do a maioria residencial.

A união faz a forçaA AMIZADE ENTRE OS ARQUITETOS COMEÇOU NA ÉPOCA DA FACULDADE E FICOU AINDA MAIS FORTALECIDA QUANDO ELES ABRIRAM O ESCRITÓRIO 4D ARQUITETURA.HOJE SOMAM MAIS DE 200 PROJETOS E OS PLANOS PARA O FUTURO NÃO PARAM DE CRESCER

Texto Camilla ChevitareseFotos Carlos Edler

98-99 Expressão___Construir 2009 30/11/12 16:37 Page 98

Page 2: Publicação revista construir janeiro 2013

99

4D ArquiteturaProjetos: mais de 200, a maioria residencialFormação: Centro Universitário Uniritter em2005, em Porto Alegre/RSÁreas de atuação: Rio Grande do Sul eSanta CatarinaGrande leitura: Livros de Frank LloydWright, Architecture Now volumes 1, 2 e 3(Philip Jodidio) e Arquitetura – Forma,Espaço e Ordem (Francis D. K. Ching)Tendências para a arquitetura: projetos

mais sustentáveis e tecnológicosÍdolos: Zaha Hadid, Matias Klotz, GustavoPenna, Mario Biselli, Angelo Bucci e Mar-cio KoganObras favoritas: Centro Cultural HeydarAliyev (Azerbaijão), feito pela arquiteta ZahaHadid e a cidade de Brasília, projetada pelosarquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Feiras que acompanham: Construsul(Novo Hamburgo/RS) e Feicon Batimat(São Paulo/SP)

COMO FUNCIONA Os arquitetos são responsáveis

por todas as fases do projeto. Julia-na também cuida da parte financei-ra e da organização do escritório eSpader faz as maquetes eletrônicas.Além deles, o arquiteto contratadoClaudio Mendonça ajuda em todasas funções. Quando um cliente novochega, é direcionado para uma entre-vista. “Avaliamos as propostas e seele teve indicação para trabalhar comum de nós. A partir dos dados, deci-dimos quem cuidará da obra”, expli-cam. Os próximos passos são: fazerum estudo e os projetos prelimina-res, legais e executivos.

MATERIAIS IMPORTANTESOs profissionais definem o esti-

lo de trabalho como contemporâ-neo. Por isso, gostam de trabalhar

com concreto aparente, revesti-mentos de madeira e pedra. Linhasretas também estão presentes. Elesnão descartam a integração com omeio ambiente. “É importante inse-rir bem a casa no terreno para queela seja valorizada”, afirmam.

DAQUI PARA FRENTEMesmo com o sucesso, os arqui-

tetos pensam em crescer ainda mais.“Queremos ter uma equipe maior eterceirizar cada vez menos as eta-pas da obra”, dizem. Eles tambémpensam em expandir a área de atua-ção. “A maioria dos nossos projetosé no Rio Grande do Sul, mas tam-bém temos obras em Santa Catari-na”, contam.

HORAS VAGASApesar de o trabalho ser puxa-

do, eles gostam de relaxar nas horasvagas. Mayresse tem como hobbya corrida e o jogo de pôquer. Julia-na não perde uma oportunidade parapraticar esportes ao ar livre e ficarcom a família. Spader aproveita otempo vago para viajar e conhecernovos lugares, além de surfar.

98-99 Expressão___Construir 2009 30/11/12 16:38 Page 99