Quarta 16/02/11

16
Taxista sofre assalto e sequestro Confira cargos e salários, as datas e horários de provas do concurso da prefeitura municipal de Marataízes pag. 10 Concursos A 31ª Vitória Stone Fair discute ações de sustentabilidade do setor com a gestão de recursos naturais, legislação e empregabilidade pag. 06 Geral R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2011 Nº40958 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! O vereador Luizinho Tereré (DEM) criticou a prefeitura de Cachoeiro por não cumprir a decisão do Superior Tribunal de Justiça que determina o passe livre estudantil pag.05 Política O seqüestrador Wemerson Bruno Costa foi preso em Vargem Alta Pág. 15 Wemerson Bruno Costa assaltante

description

edição n° 40958

Transcript of Quarta 16/02/11

Page 1: Quarta 16/02/11

Taxista sofreassalto esequestro

Confira cargos e salários, as datas e horários de provas do concurso da prefeitura municipal

de Marataízes pag. 10

ConcursosA 31ª Vitória Stone

Fair discute ações de sustentabilidade do setor com a gestão de recursos

naturais, legislação e empregabilidade pag. 06

Geral

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2011 Nº40958 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

O vereador Luizinho Tereré (DEM) criticou a prefeitura de Cachoeiro por

não cumprir a decisão do Superior Tribunal de Justiça que determina o

passe livre estudantil pag.05

Política

O seqüestrador Wemerson Bruno Costa foi preso em Vargem Alta Pág. 15

Wemerson Bruno Costaassaltante

Page 2: Quarta 16/02/11

“Se os olhos tem escuridão, o cor-po é tenebroso.” /// Valadão, ex-pre-feito, lendo livros. Neste momento, o melhor a fazer. /// Enquanto o Estre-la do Norte man-tiver a mesma di-reção, ficará mais nas páginas poli-ciais. /// Palanque estreando novo es-tilo em notas, mas não abandonando os artigos fulminantes. /// Fábio Men-des Glória, vereador, na Cai-xa Econômica, depois da ses-são. /// Luiz Carlos, da Agersa, não sai do bar do Gambá no bairro Coronel Borges, onde se embriaga. /// Quando viaja, é Whisky. /// Revista Leia vai sortear duas camisas origi-nais da Beija-Flor para quem formular a melhor frase so-bre a emoção de estar com o rei Roberto Carlos na Sapu-caí. /// Na hora que estourar a boiada das falcatruas na Pre-feitura de Cachoeiro não vai sobrar um meu irmão. /// Cas-teglione vai ficar conhecido como o prefeito que inaugu-ra reforma de obras de outros prefeitos. /// Vice-presiden-te do Estrela tem intimidade para se reunir diretamente na casa do advogado José Irineu em busca de recursos. /// Iri-neu tem agido corretamente, neste caso, saindo de com-plicações. /// prefeito de Pre-sidente de Kennedy, Reginal-do Quintas, melhorando a seu desempenho de gestor nos últimos tempos. /// Editor Ail-ton Weller seletivo para me-lhor informar os leitores des-te jornal. /// Tenente Moulon e Júlio Ferrari caíram numa arapuca de dar pena. /// Es-tão refém das forças supe-riores. /// Osvaldo Secchim merece respeito e todas as homenagens possíveis por todo seu amor ao Cachoeiro Futebol Clube. // Edifício Pa-ladio sob a direção do síndico Carlos Roberto Fael. /// Cláu-dia Lemos em Guaçui como oficial de Justiça. /// E Ale-xandre Bastos (PSB), hein?? /// Neucimar Fraga não está indo bem como prefeito de Vila Velha. /// Em breve, TV ON LIne. /// Deus abençoe os leitores. /// Até amanhã.

EditorialSaúde em tempos difíceis

As reclamações entre os ca-choeirenses sobre a atual ad-ministração do prefeito Car-los Casteglione (PT) atingem a vários setores, mas a saú-de é disparado, o serviço me-nos eficiente nos dias atuais. O pronto atendimento Paulo Pe-reira Gomes funciona na cha-mada ‘meia boca’ e conseguir uma consulta é missão quase impossível.

Tentando despistar a ques-tão, a resposta da Secretaria

de Saúde é a mesma: o pacien-te deve buscar atendimen-to nos postos dos bairros an-tes de procurar o PA. Só que a questão, teórica por sinal, se esbarra na prática do dia a dia quando o cidadão tenta bus-car ajuda nos chamados ‘pos-tinhos’ de sua comunidade. A ‘via crucis’ começa pela ma-drugada onde ainda insone, o cidadão enfrenta enormes filas sem garantia de conseguir uma consulta e encaminhamento

para o atendimento médico es-pecializado.

É um tiro no escuro que pode se transformar num tiro no pé do próprio governo municipal que prometeu saúde qualida-de quando buscou a conquis-ta do voto do eleitorado. De-pois passou uma borracha nas promessas fortuitas e engana-doras.

O atendimento (péssimo) se repete no centro municipal de saúde onde a briga por aten-

dimento é cruel e desumana. Vale registrar que ninguém, em sã consciência, procura atendi-mento médico sem nada sentir. Vai pela necessidade, é claro.

A reestruturação da saúde em Cachoeiro-ES passa longe do mínimo ideal para uma aten-ção de qualidade aos que pa-gam elevados impostos para, um dia, usufruir dos serviços públicos.

Serviço público que é uma verdadeira utopia.

“A boa influência de pessoas justas faz a cidade progredir mas a má influência dos homens maus acaba destruindo uma sociedade”. Provérbios 11:11

[email protected]

Conselhos sábios

Desfolhando

opinião

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

Salomão o Rei sábio de Isra-el, inspirado pelo Espírito San-to do Senhor, escreveu o livro de Provérbios especialmente para a juventude, mas seus conselhos servem para todos nós e em to-das as idades.

Deus permitiu que de sua própria experiência, ele tirasse lições preciosas e conselhos im-portantíssimos. Vejamos o que ele nos diz no capítulo 11.

“O Senhor detesta a desones-tidade mas o Seu grande prazer é uma pessoa honesta e decen-te”.(1);

“O homem justo é guiado pela sua honestidade mas a fal-sidade do perverso leva à des-truição”. (3)

“Quando chegar o Dia do Ju-ízo , as riquezas não salvarão ninguém! Só a justiça será capaz

de livrar do castigo eterno”. (4)“A honestidade do justo cor-

rige os seus passos mas o per-verso é derrubado pelos seus próprios pecados”. (5)

“Os justos são libertados pela sua justiça mas a maldade dos perversos será uma armadi-lha onde eles cairão”. (6)

“O homem mau usa suas pa-lavras para prejudicar o justo mas ele escapa porque todos sa-bem que é honesto e decente”. (9)

“Quem se revolta contra seus pais e perturba sua família, fi-cará sem qualquer herança, terá uma vida vazia. É um tolo e aca-bará sendo servo do homem de bom senso”. (29)

Medite... Deus o aben-çoe!

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Cachoeiro de Itapemirim (ES)02 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

Artigo

Antecipação tributária e oligopóliosNivaldo Cordeiro

si a capacidade de arbitrar o valor final dos produtos, tributando-os. É uma grande distorção e desvir-tua a filosofia do sistema tributário. É piada pronta tributar por substi-tuição naquilo que deveria ser ape-nas sobre o valor agregado, quan-do da venda. Se o produtor decidir dar desconto, se aparecer concor-rente vendendo mais barato, se o produto encalhar, nada disso é le-vado em conta. Tributa-se como se o produto valesse o que a burocra-cia tributária acha que vale, igno-rando o mercado.

Mas quero mesmo é sublinhar aqui um aspecto que escapou ao editorialista. O processo de subs-tituição tributária é nefasto por-que extermina o pequeno negó-cio, sobretudo o pequeno varejo. É uma intervenção direta do Es-tado em favor dos grandes grupos oligopolizados, que se beneficiam das economias de escalas ine-rentes e dos progressos técnicos a que têm acesso e são vedados, pelo custo, ao pequeno produtor. Em suma, o processo de substitui-ção tributária contribuiu para ba-nir do mercado o pequeno comer-ciante, que usava das facilidades do não engessamento tributaris-ta para fazer a guerrilha de preços contra os oligopólios. Os preços agora vigoram como se fossem ta-belados pelo governo. Quem não tem economias de escala não se estabelece.

Na esteira, o desaparecimento dos pequenos comerciantes ense-ja concentração de vendas e ren-das nas mãos de pouco. A asso-ciação entre Estado e oligopólios nunca foi tão evidente. Eis por-que os grandes produtores sempre apoiaram essas medidas abusivas contra o livre mercado. Eles são os grandes benefeficiários.

Quero comentar aqui o exce-lente editorial de hoje do jornal O Estado de São Paulo (Impostos an-tecipados), analisando a praga que se tornou essa modalidade de ar-recadação tributária. Muitas são as mazelas e disfunções geradas por essa forma de esbulho, como bem apontou o editorialista: “Pelas pra-xes comerciais consagradas, é pre-ciso que decorra um certo prazo entre o fato gerador de um tribu-to e o seu recolhimento, um tempo razoável para que se conclua a co-mercialização do produto. O que está ocorrendo no Brasil na área

industrial é muito diferente. As fá-bricas produzem e recolhem im-postos e contribuições muito an-tes de receberem de seus clientes.”

Veja-se que o Estado está a se financiar não apenas com a arreca-dação tributária, mas também for-ça a iniciativa privada a lhe dar “capital de giro”, posto que em-bolsa o valor arbitrado dos impos-tos muito antes de concluído todo o ciclo comercial. Isso implica em tributação adicional no valor exa-to do custo de carregamento des-se financiamento espúrio. O im-pacto inflacionário é instantâneo e imenso.

É preciso lembrar que, den-tro do mecanismo da tributação por substituição tributária, estão contemplados também os outro-ra tributos sobre o valor agregado, como o ICMS. O Estado chamou a

O Estado chamou a si a ca-pacidade de arbitrar o valor final dos produtos, tributan-do-os. É uma grande distor-

ção e desvirtua a filosofia do sistema tributário.

[email protected]

Page 3: Quarta 16/02/11

03 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

palanque

PanAmericanoA Agência PanAmericano em Cachoeiro de Itapemirim-ES está sob a concessão do empresário Clemente Sartório, maior reven-dedor de motos Honda do sul do Estado. Ele tem buscado diversi-ficação nos negócios e no setor bancário comissionou seu filho Saulo Sartório para dirigir o ex--banco de Silvio Santos.

@jacksonrangel

EnvergonhaNem bem tomou posse a deputado estadual, Glauber Coelho (PR), co-meçou muito mal o seu mandato. Não foi só o escândalo de nomear ex--policial condenado por tráfico, filho de pastor amigo seu, mas, também, pela nomeação de Lilian Andrade como Chefe de Gabinete, esposa do lobista Nilton Andrade, atualmente lotado na Funasa.

InvestimentoO Supermercado Carone, com outros parceiros, vão construir duas torres in-tegradas ao Shopping Sul, denomina-das Frade e a Freira, com 230 salas co-mercias em uma área de 1500 metros quadrados. Serão 40 lojas e 500 vagas para garagem. Com este projeto, que poderá ser executada pela construtora Creta ou Galwan, o Shopping Cacho-eiro perde mais para o concorrente.

PalavraO prefeito de Cachoeiro-ES, Car-los Casteglione (PT) demonstra difi-culdades em cumprir palavra naqui-lo que não lhe interessa. O Cachoeiro Futebol Clube, o mais tradicional da cidade luta há quase um ano para ob-ter apoio da municipalidade, enquan-to o arquirrival do alvirrubro, Estrela do Norte, recebeu toda atenção de as-seclas com interesses desconhecidos.

BabelA Torre de Babel construída pelo PT para aninhar o máximo de partidos possíveis, em torno da campanha de reeleição do prefeito Carlos Caste-glione vai começar a desmoronar em breve, não sem antes os partidos alie-nígenas sugarem o máximo do gover-no enfraquecido. A maioria vai esperar até março do próximo ano, vésperas de pré-convenções para eleições de 2012.

AssessoriaA assessoria do empresário Cami-lo Cola, também deputado federal, deixando muito a desejar. Antes, até o faxineiro que recebia ligação passava para o empresário e este retornava educadamente. Hoje, ao que parecem, fazem questão de distinguir o importante do funda-mental, para deixar o empresário decidir seus interesses.

SaídaO superintendente de Saúde do sul do ES, Jathir Moreira, ainda permanece no cargo mesmo com o novo governa-dor. Ele está filiado ao DEM, do de-putado estadual Theodorico Ferraço, mas deve ingressar no PMDB de Lelo Coimbra. E caso, deixe o órgão do es-tado, deverá prestar serviços ao Hos-pital Evangélico. Jathir tem pretensão em participar do pleito de 2012.

Mais do que escola, mais do que orienta-ção familiar, mais do que legislação, a nossa juventude está preci-sando de Deus! #JRV

Improbidade é o nome que se dá para o político que rouba. Ladroagem e furto é quem rouba ga-linha para colocar pirão no prato. #JRV

As pesquisas no ES e no Brasil somente são confiáveis na véspera de eleição, quando não podem mais manipular os números. #JRV

Estranho que os Estados Unidos, País mais avança-do no mundo em tecno-logia de ponta, reluta em utilizar urna eletrônica para eleições. #JRV

Vexatório papel do PMDB de Vila Velha de enqua-drar sua maior liderança, estadual Hércules Silvei-ra, por criticar uma ges-tão pífia. #JRV

A manchete de A Gazeta é hilária: “Aprendi a li-ção” , na capa, expressão do prefeito João Coser por ter falido a Prefeitu-ra de Vitória. #JRV

GrampoO diretor do Sindirochas e ex-dire-tor de Planejamento do Grupo Itape-mirim, Romildo Tavares, vai receber R$ 750 mil de indenização da empre-sa do deputado federal, Camilo Cola (PMDB), por ter sido grampeado em sua casa a mando da direção dos seus superiores. Outros demandantes peti-cionam o mesmo direito.

Um Tenente humilhadoCidineia Maria Fontana, Presidente do PV, nomeada assessora es-pecial da Casa Civil do Governo do Estado, vendeu politicamen-te o seu partido em Cachoeiro para o prefeito petista Carlos Cas-teglione, gerando um mal estar entre seus corriligionários. Maior humilhação está submetido o Tenente Moulon (foto), vereador, que deixou de investigar corrupção na prefeitura, como relator da CEI, para participar dela como Secretário de Serviços Urbanos.

Page 4: Quarta 16/02/11

Espaço Cidadão

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas

CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ESTelefone (28)3521-8044 / e-mail: [email protected]

Site: www.folhaes.com.br

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação.

E-mail sem identificação completa será desconsiderado

opiniãoCachoeiro de Itapemirim (ES)04 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 1 de Fevereiro de 2011

CulturaA Prefeitura de Guarapari, através Secretaria de Espor-te, Cultura e Turismo, lan-çou, mais um roteiro dentro do Projeto Roteiros de Gua-rapari, o Projeto Turismo de Vivência. Este roteiro foi es-pecialmente elaborado para que os turistas conheçam o cotidiano social da cidade através das artes (artesana-to), ritmos (música), movi-mentos (dança) e os nossos sabores (Culinária)

OportunidadeOs trabalhadores que estão pro-curando uma chance de voltar ao mercado de trabalho ganham uma oportunidade de qualifica-ção. Hoje, a prefeitura de Ca-choeiro vai abrir inscrições para cursos gratuitos de carpinteiro, pedreiro e armador de ferragens. Está sendo oferecida por meio de uma parceria entre prefeitura e Secretaria de Estado de Assistên-cia Social e Direitos Humanos (Seahd), com o objetivo de abrir novas oportunidades no mercado

TransporteOs 2 mil alunos que estudam no interior do município de Cachoeiro de Itapemirim já têm o transporte escolar ga-rantido desde de segunda-fei-ra. A prefeitura contratou em caráter emergencial a Coope-rativa de Transporte Sul Ser-rana Capixaba (Coope-Serra-na) para realizar os serviços de transporte escolar das re-des municipal e estadual até que a nova licitação seja re-alizada.

A N C H I E TA

CAMPANHAA campanha de marketing “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” avança no Es-pírito Santo e chega ao muni-cípio de Iconha. Há cerca de três meses o empreendimen-to Nossa Rede Supermerca-dos passou a comercializar cortes especiais de suínos e nesse período já registrou um incremento de 39,5% nas vendas totais de carne suína.O estabelecimento comer-cial, que antes da campanha comercializava carne suína somente em peças inteiras, atualmente já trabalha com

A N C H I E TATERRENO LEGAL

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Infraestrutura Municipal, vai apresentar hoje ás 19h30 (na Quadra Poliesportiva da comunidade de Mãe-Bá) o Projeto Piloto da Regularização Fundiária Plena “Terreno Legal”. O objetivo é legalizar a ocupação de terrenos, bem com o fornecer condições mínimas de dignidade de vida às populações, por meio da implementação do projeto, que se caracteriza por um conjunto de ações integradas. O projeto abrange aspectos jurídicos, urbanísticos e sócio-ambientais, que visam legalizar as ocupações existentes em desconformidade com a lei, mediante ações que possibilitem a melhoria do ambiente e o resgate da cidadania da população residente no assentamento.

+ Aguardando a chu-va nas terras cachoe-renses.+ Cada povo tem o go-vernante que merece+ Sexta-Feira dia 18,

tem Léo e Luan na abertura da tempora-da no Rancho Impera-dor.+ Super feliz ao som de Engenheiros do Hawai.

Newton BragaPor Ana Paula [email protected]

Curta Metragem

C I N E M A

TRABALHO INTERNOEstréia dia 18 de fevereiro.Narrado por Matt Damon, o documentário revela ver-dades incômodas da cri-se econômica mundial de 2008. A quebradeira geral, cujo custo é estimado em US$ 20 trilhões, resultou na perda do emprego e mo-radia para milhões de pes-soas. Com pesquisa e en-trevistas, o filme revela as corrosivas relações de polí-ticos, agentes reguladores e a Academia.

19 cortes especais. “A adesão foi imediata ao produto dis-ponível nas gôndolas e hoje a maior procura de carne suína na loja é pelos cortes na bande-ja”, disse funcionário. Segundo informações da ASES, já foram iniciadas ne-gociações para implantação da campanha em uma grande rede de supermercados com abran-gência também na Grande Vi-tória e com atuação na região norte do Estado, onde a cam-panha deverá ser lançada nes-te ano. A campanha de marke-ting “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína é uma das ações do Projeto Nacional de Desen-

volvimento da Suinocultura (PNDS), organizado pela Asso-ciação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS). No Espírito Santo a coordenação dos traba-lhos é realizada pela ASES.

[email protected]

A ditadura da beleza

Alessandra Vieira Fernandes – [email protected]

Nós, mulheres, durante muito tempo batalhamos pelo direi-to de sermos livres, de opinar, pelo direito de votar, etc... Mas hoje, não estamos total-mente livres, vivemos aprisio-nadas num mundo criado pela nossa imaginação, onde vive-mos angustiadas e infelizes. Suicidaram nossa auto-estima, mas será que nós não somos o principal suspeito? Vivemos algemadas pelos padrões de beleza, presas às imagens que gravamos em nossa mente das modelos magérrimas apresen-tadas na mídia, na qual nos estimula um desejo de possuir-mos as mesmas curvas, o mes-mo cabelo, as mesmas pernas, o mesmo rosto e isso nos leva a cometermos suicídio com nos-sa próprio auto-estima, não temos mais vontade de viver, pois vivemos presas àquela imagem, tornando um vício, na qual faz-nos cometer loucuras.

Quantas adolescentes hoje possuem anorexia e bulimia? Todas com o mesmo objetivo,

de possuir um corpo perfei-to, mas será que esse corpo é realmente perfeito? Será que aquelas modelos são realmen-te felizes? Ou elas vivem pre-sas nesse mundo por não con-seguirem mais sair dele e por

terem medo de realmente se conhecerem?

Hoje, a maioria de nós, olha-mo-nos no espelho e valoriza-mos mais nossos defeitos que nossas qualidades. Nunca nos elogiamos! Nos aprofunda-mos cada vez mais nesse mar de angústia, nos tornando es-cravas da ditadura da bele-za e depois ficamos perdidas num mundo que só valoriza a imagem, perdemos a noção e só percebemos nossos defei-tos.

O álbum de fotografias da almaO que importa na vida são

os meios. Ou seja, é todo o pro-cesso de viver as fases da vida e seus momentos mais simples, pois são eles que nos enchem de esperança e sonhos. E o que seria de nós sem sonhos? E como a vida seria muito mais dura se tivéssemos somente a consciên-cia racional e seca, como um processo natural e triste: nascer, viver e morrer. Não… não é só isso. É necessária muita sensibi-lidade para captar o que faz parte de cada percurso da vida, de cada momento.

Quando digo sonhar não quero dizer ser ingênuo ou idiota, mas simplesmente não perder o entusiasmo por aqui-lo que nos faz melhor, ou seja, não deixar de desejar as nos-sas próprias esperanças… por-que quando estamos nos sen-tindo velhos e solitários (mais

ainda do que o habitual) pa-ramos para ver fotografias de tudo que já se passou. Mas não são fotografias de papel…

São as fotografias do nosso coração, aquelas que a nossa mente fez questão de conge-lar: imagens que ficam latejan-do em nossa vida toda: “esse momento eu não vou esquecer nunca”, “esse momento é mui-to importante”, “esse momento é tão comum mas tão bonito”, “esse momento é tão bobo, mas tão gostoso”, “esse momento foi triste, doloso, difícil, mas im-prescindível ”, e por aí vão as fotografias que ficam dentro de nós e que jamais se desgas-tam com o tempo porque foram registradas com a ALMA e nela mesma (na alma) nenhuma ima-gem perece com o tempo, pelo contrário, elas são preserva-das.

Maria Lucia da Costa – [email protected]

vivemos aprisionadas num mundo criado pela nossa imaginação, onde vivemos angustiadas e infelizes. Sui-cidaram nossa auto-estima, mas será que nós não somos o principal suspeito?

Page 5: Quarta 16/02/11

políticamai

s

A Secretária de Orça-mento Federal do Ministé-rio do Planejamento, Cé-lia Correa, afirmou que o decreto do governo com o detalhamento dos cor-tes de R$ 50 bilhões que serão feitos no Orçamen-to de 2011 só será publi-cado na próxima sema-na. Segundo Célia, esses dados devem sair na se-gunda ou terça-feira. “Para essa semana não dá tempo porque a gen-te está fechando hoje a negociação para a gente montar todo o decreto”, afirmou ela, ao chegar ao Ministério da Fazenda para reunião a respeito dos cortes. Ela tornou a repetir que será possível preservar os investimen-tos para este ano, ape-sar de especialistas afir-marem que apenas

Cortes no Orçamento semana que vem

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou que a América do Sul deve aprofundar suas relações no âmbito da Defesa, para que a re-gião “tenha uma única voz” diante do mundo. Em coletiva de impren-sa em Montevidéu, no Uruguai, Jobim expli-cou que o Brasil preten-de formar uma indús-tria de defesa regional, com investimentos esta-tais. Segundo ele, essa iniciativa não busca dar início a uma corrida ar-mamentista, e sim “recu-perar o tempo perdido”. “Existe uma necessida-de na região de capa-cidade operativa”, disse o ministro, mencionando a falta de controle do Atlântico e do espaço aéreo regional.

Ministro quer América do Sul unida

PESQUISA O vereador Luizinho Tereré (DEM) foi o autor do projeto que já tramitava na Justiça há seis anos

Prefeitura descumpre lei do passe estudantilO v e r e a -

dor Luizi-nho Tere-ré (DEM) está denun-

ciando o prefeito Carlos Casteglione (PT) por des-cumprir Lei Municipal nº 5636/2004 que garan-te a gratuidade do trans-porte coletivo urbano aos estudantes do ensino fun-damental e médio no âm-bito municipal. O proje-to, de autoria do vereador demista, foi promulga-do em 16 de novembro de 2004 pela Câmara Muni-cipal de Cachoeiro de Ita-pemirim.

O projeto destaca que as despesas com a execu-ção do projeto estão pre-vistas no Orçamento anual com a rubrica da Secreta-ria Municipal de Educa-ção, podendo ser suple-mentada se necessário.

O prefeito, à época, Roberto Valadão (PMDB) recorreu a Justiça com uma ação de inconstitu-cionalidade alegando que o Poder Legislativo não teria competência para votar tal matéria. O pro-cesso subiu para o Tribu-

nal de Justiça do Espírito Santo onde os desembar-gadores, por unanimidade deram ganho de causa ao vereador Luizinho Tereré que provocou a ação em segunda instância.

Um novo recurso foi interposto pela munici-palidade, já no governo do prefeito Carlos Caste-glione (PT) junto ao Su-perior Tribunal de Justi-ça, em forma de Agravo de Instrumento, que, por sua vez, manteve a deci-são do colegiado do Espí-rito Santo.

Na decisão, o relator ministro Teori Albino Za-vascki, do STJ, destacou o pedido como Agravo de Instrumento não Co-nhecido e elenca que “... o agravo de instrumento não impugnou, fazendo incidir o princípio inser-to na Súmula 182/STJ, a estabelecer a necessidade de específico ataque aos instrumentos da decisão agravada, sob pena de não reconhecimento do recur-so........diante do exposto, não reconheço do agravo de instrumento” – Brasí-lia, 09 de março de 2010.

políticaCachoeiro de Itapemirim (ES) 05Folha do E. Santo

Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

O VEREADOR LUIZINHO TERERÉ criticou a prefeitura pelo descaso

NO DESTAQUE, a decisão do superior tribunal de justiça

Na sessão de ontem da Câmara de Cachoeiro, o ve-reador Luizinho Tereré (DEM) voltou a criticar a prefeitura de Cachoeiro por não respei-tar a decisão judicial e afir-mou que “o projeto que eu fiz lá atrás era correto e viá-vel e o prefeito Carlos Caste-glione (PT) deveria botar isso para funcionar para dar agi-lidade ao processo de trans-porte escolar, pois o dinhei-ro existe e é para isso que se deve ser aplicado”

“Eu sugeri que se fizes-se um cartão que marcasse o ponto e quando a criança chegasse na escola ficasse registrado e na hora da saí-da seria liberado esse cartão confirmando a presença na sala de aula”, afirmou Tereré

“Ainda nesta semana vou me reunir com entidades, en-tre elas a Casa do Estudante, para tomar uma providência se a prefeitura não fizer isso e vou fazer muito barulho até alguém me escutar”

O autor OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 6: Quarta 16/02/11

Cachoeiro de Itapemirim (ES)06 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

PESQUISA Até o final do evento serão mantidos seminários sobre a sustentabilidade do setor

Feira discute gestão de recursos naturaisA Feira do

Mármore e do Granito - 31ª Vitória Stone Fair,

aberta na tarde de on-tem, não parece ser ape-nas certeza de bons negó-cios para os empresários do setor de rochas orna-mentais e de insumos para o setor. Uma discussão aberta sobre melhorias para uma gestão eficien-te dos recursos naturais, além da legislação mine-ral e geração de emprego e renda no setor de rochas ornamentais será mantida em seminários até o final do evento.

Além de ser um instru-mento indutor do desen-volvimento econômico nacional e capixaba, be-neficiando todos os elos da cadeia produtiva, a Vi-tória Stone Fair deste ano comprova a imagem do Brasil no mundo, pela di-versidade de suas rochas

geral

O SETOR de rochas tem crescido 32,4% em relação à 2009

As exportações capixa-bas apresentaram uma va-riação positiva ainda maior: US$ 683,5 milhões, equiva-lente a 1.419.618 toneladas de rochas, um crescimento de 39,4%, se comparado com o período de janeiro a dezem-bro de 2009.

Referência mundial em mármore e granito, o Espíri-to Santo é líder na produção nacional de rochas. O Estado é o grande exportador de ma-nufaturados do Brasil, com

participação de mais de 92%, tanto em valor quanto em vo-lume exportado.

Além de gerar mais empre-gos e melhores salários para os trabalhadores do setor de rochas ornamentais, os ma-nufaturados possuem valor agregado referente ao pro-cesso de transformação das rochas, atingindo um pre-ço médio de US$ 800 (mais de R$ 1.300,00) a tonelada, quatro vezes maior que o va-lor do bloco.

O bom momento capixaba OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Meu avô materno mo-rava na cidade de Leo-poldina- Minas Gerais. Chamava-se Alonso Al-ves de Oliveira. Pude conviver com ele até os sete anos. Depois ele se foi. Mas, nas férias, ía-mos para a doce e bela Leopoldina. Cidade pe-quena e que vivia sob as ordens da família Jun-queira. O Colégio Es-tadual, parecido com o nosso Liceu, era um edu-candário famoso. Ziral-do me conta que estudou lá; aliás, ele e um mon-te de gente famosa. Eles guardavam, com orgulho e a memória em festa, a visita do então presiden-te Getúlio Vargas, como um fato histórico. Meu avô, que eu me lembre, não perdoava Getúlio, porque guardou mágoas do período em que ele foi ditador. Resmungava muito quando ouvia fa-lar das proezas do pre-sidente.

A casa de meu avô fi-cava perto de um ria-cho; que só se transfor-mava em rio nas chuvas. Mas possuía um nome curioso: “Feijão cru”. Ali, os tropeiros, desbrava-dores em busca de pe-dras preciosas, paravam para comer o seu feijão tropeiro. Alguém recla-mara que o feijão não estava suficientemen-te cozido e aí, na certa, pegou o, digamos, ape-

lido. Nesse riacho fiz as minhas primeiras pesca-rias. Mas logo frustra-das, pois a impaciência nunca conseguiu espe-rar que o peixe comes-se as minhocas de anta-nho, como diria o velho Rubem.

Mas na casa de meu avô Alonso aprendi as melhores lições de vida. Às 5h da manhã ele me acordava para cami-nhar. E dizia o seguinte: “Deixa para você dormir depois que morrer. Ago-ra, vamos viver a vida”. Depois, no almoço, comí-amos vários tipos de ver-dura. Todos os dias. Ensi-nava: “Não coma muito. Saía da mesa ainda com um pouco de fome”. Um pequeno descanso e, em seguida, as leituras de Machado de Assis, com um dicionário ao lado. Me obrigava anotar as palavras que não sabia – que, afinal, eram mui-tas. Líamos à tarde toda. Ele era o meu melhor amigo. Depois da leitu-ra, íamos para o quin-tal colher as frutas. Lem-bro-me tão bem que até hoje, mais propriamen-te até agora quando es-crevo esta crônica, sinto na boca a cica da pol-pa doce do abio. Ah, ia me esquecendo, o meu avô era a cara do Drum-mond. Ou, para meu or-gulho, Drummond era a cara do meu avô...

Lembranças da casa do meu avô

Wilson Márcio Depes, aDvogaDo

artigo

[email protected]

ornamentais e por ser um ambiente favorável para a realização de novos negó-cios.

Segundo dados do Centro Brasileiro dos Ex-portadores de Rochas Or-namentais (Centrorochas) no período de janeiro a

dezembro de 2010, as ex-portações do setor no Bra-sil somaram US$ 959,1 milhões (equivalentes a 2.239.627 toneladas de rochas), corresponden-do a um crescimento de 32,4%, se comparado ao mesmo período de 2009.

Page 7: Quarta 16/02/11

Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES) 07

Perfil Cássio Cavalcante:

Administrador, escritor, cearen-se, nascido em Fortaleza. Casa-do, radicado no Recife a mais de 15 anos. Secretário Geral da UBE-PE - União Brasileira de Escritores/ Secção Pernambuco, membro efetivo da Academia Recifense de Letras e Relator da Comissão Deliberativa do Fun-cultura (Lei de incentivo a cul-tura do Estado de Pernambuco). Colunista do Jornal Gazeta Nos-sa com a coluna Bate-papo Lite-ral e com a coluna Linha Cultu-ral no site Vetor Cultural.

Seu inicio na literatura se deu em 2004, como contista, partici-pou com o conto O Sorriso de Ligia, da antologia Contos de Oficina, organizada pelo escritor Raimundo Carrero. Conta com mais de 20 contos publicados em livros, revistas, jornais e in-

ternet. Por todo ano de 2009 co-ordenou o programa literário da UBE-PE: A Ficção em Pernam-buco, na livraria Saraiva (Reci-fe-PE). Coordena o programa da mesma entidade literária, A Cul-tura e Arte em Pernambuco na livraria Cultura (Recife-PE).

11Folha do E. SantoTerça-Feira, 15 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

MÚSICA E CULTURA

por Gilson Leão

[email protected]

Cássio CavalcantiApresentando:

por Cássio Cavalcante

Como surgiu a idéia des-se projeto?

Fernanda Takai: O que nos inspirou pela primeira vez foi um disco chamado Snoopy’s Beatles Classiks On Toys que compramos em 1996. Neste CD a turma do Snoopy canta e toca al-guns clássicos dos Beatles com instrumentos de brin-quedo. Depois que a Nina nasceu em 2003, ficamos com vontade de fazer algo com um repertório conhe-cido dos brasileiros, mas levou mais um tempinho até o disco se concretizar em 2010. Acho que era im-

portante pro Pato Fu cons-truir um repertório próprio nos nove discos que lançou antes desse.

Quais as dificuldades na realização?

Fernanda Takai: Fomos juntando todo tipo de ins-trumentos alternativos, mi-niaturas e brinquedos ao longo dos anos. Havia tan-tas possibilidades que só a cada canção a gente para-va pra pensar sobre o que se encaixaria em cada uma delas. Era tentativa e erro. O tamanho deles é o pri-meiro obstáculo. Nossas mãos parecem de gigantes perto deles. Tem o proble-ma da afinação relativa... tudo soa meio desafinado. Mas isto é o seu charme também. Alguns nem tem todas as notas de que pre-cisamos... ou seja, é bem mais complicado gravar um disco assim. John que foi o produtor, engenheiro

de áudio e também de mi-xagem teve que se esmerar pra conseguir captar o tim-bre original com todos os barulhinhos de articulações de brinquedo ao redor. E ao mesmo tempo ser capaz de colocá-los todos juntos sem soar fraco ou ruim.

Como aconteceu a par-ticipação das crianças, estava prevista desde o inicio?

Fernanda Takai: Não sa-bíamos se ia dar certo ter as crianças nas faixas, mas fi-zemos um primeiro “teste de laboratório” com “Pri-mavera” que ficou extre-mamente simpática... As crianças gravaram tudo em menos de três horas, em dias diferentes. Ou seja, brincaram de gravar disco. Foram muito concentradas. Estavam prestando aten-ção mesmo naquele reper-tório pop que não conhe-ciam. Registramos a forma

vibrante e fresca com que reagiram as canções. Foi muito bacana. Parte do processo está no nosso site, em dois videos de making of.

E a escolha do repertório como aconteceu?

Fernanda Takai: Escolhe-mos músicas muito repre-sentativas de nosso gosto como ouvintes de músi-ca pop. Era preciso serem muito conhecidas não ape-nas como composição de sucesso, mas também te-rem o arranjo reconheci-do à primeira ouvida. Pen-samos um pouco mais sobre canções que não ti-vesse letras complexas ou longas demais. Agora, na parte instrumental não fil-tramos nada. A gente se impôs conseguir traduzir para essa sonoridade de brinquedo tudo o que que-ríamos. Nenhuma foi des-cartada porque não saberí-

amos como tocá-la.

O resultado, o CD, ficou como vocês idealizaram?

Fernanda Takai: Mais do que a gente imagina-va! Além de nós, muitos se apaixonaram pelo disco e agora também pelo show que já está circulando pelo país. Acredito que conse-guimos traduzir todos os arranjos pro formato “brin-quedo” de uma forma mui-to fiel e divertida.

O que você diz aos leitores, que acompanham e curtem os trabalhos do Pato Fu?

Fernanda Takai: Toma-ra que logo a gente pos-sa voltar a Recife com o show. Fizemos uma pri-meira apresentação aí no teatro da UFPE e foi mui-to bom! Quem ainda não ouviu o disco, espero que fique curioso depois desta entrevista...

Cássio Caval-canti nasceu no Ceará em 1966, e hoje mora em Re-

cife. Jornalista e escritor, tornou-se amigo internáu-tico por uma destas coin-cidências virtuais. Pensou que eu fosse parente de Nara Leão e enviou uma pergunta pelo FaceBook.

Como a mesma pergunta é feita habitualmente por alguns engraçadinhos que sempre mexeram com meu sobrenome Leão, respondi outra gracinha que costumava responder ao vivo. Sua elegante res-posta no entanto esclare-ceu tudo. Ele é biógra-fo de Nara e escreveu um livro belíssimo so-

bre a cantora. Agora ele nos envia uma entrevis-ta com Fernanda Takai, cantora do Pato Fú – essa informação se presta aos mais velhos, que ainda estão na época do Pato Donald – e dispõe a ser mais um de nossos bem pagos colaboradores. Va-leu a força Cássio, aguar-damos mais matérias.

Entrevista com Fernanda Takai

Page 8: Quarta 16/02/11

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bair-ro Zumbi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, fa-lar com Ilario Ribeiro.

Vende-se i,a casa no bairro Gil-son Caroni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Villa-ge com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com exce-lente localização em uma esqui-na que liga Rua Walace de Cas-tro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, supermer-cado, posto milica, creche e pra-ça de laser. 2 quartos, sala, cozi-nha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa pe-quena em Marataízes com volta em dinheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de servi-ço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com armários embu-tidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Raimundo An-drade Edifício Paulo Sul, Aparta-mento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vendo ou troco áreas para re-serva legal em Rive municipio de Alegre. falar com Dirceu. 9904-1412

Vendo ou troco Fazenda de 200 alqueires em Itupiranga Pará a 50 Km de marabá. Falar com Dirceu. 9904-1412

Vende-se uma casa com 3 quartos sendo 1 suite, com duas salas, copa, cozinha e ba-nheiro, área de serviço, des-pensa, varanda ao redor da casa, armário embutido, 200 m² de terreno. Bairro BNH - 9885-8460 - Adriano

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em construção com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gilberto Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na co-bertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tra-tar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar di-reto com o proprietário - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoeiro com to-dos os móveis e estoque. Tratar com Estela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistên-cia para 2 casas em cima, terra-ço, escritura. Localizada no bair-ro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alquei-re, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, va-randa e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e ba-nheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banhei-ros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Su-permercado Polonini. Tratar com Margarida (28)3511-6541.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se 2 casas no centro de

Cachoeiro de Itapemirim (ES)08 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Ra-fael. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento co-mercial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcio-nários treinados • Certidões nega-tivas de todas as esferas • Fatu-ramento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM IN-TERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Basiléia me-dindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gil-berto Machado, excelente loca-lização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua prin-cipal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Conta-to: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRA-NO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoeiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.lei-loesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi aca-bado (faltando acabamento inter-no), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Eli-mário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataí-zes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez

Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se uma casa para tempo-rada de verão, em cidade nova, com 3 suites, 2 quartos, 2 ba-nheiros, churrasqueira, garágem ampla a 50 metros da praia. Tra-tar: (28)9222-2700.

Aluga-se uma casa de praia em Marataízes com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de ser-viço, garágem para carro. Tel: (28)9902-6600 ou (31) 3411-9198.

Falar com Arlete Farias. Rua Se-bastião Cortez Nº 23 Marataí-zes.

coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bair-ro Vila Rica, próximo a casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tra-tar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcio-namento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, ende-reço Av. Monte Castelo, Indepen-dência, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Te-lefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vendo Siena 2001 - Ar, dire-ção, trava - R$ 13.000,00 tel 28-9988-2082

Vende-se um Caminhão 1113 toco completo, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284.

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elé-trico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, mo-tor zettech-rocam, trava e alar-me, cor prata, superconserva-do R$17.500,00 - 9923-5777 Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Vende-se Toyota Corolla, auto-mático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas por-tas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, verme-lho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condi-cionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pin-

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

Page 9: Quarta 16/02/11

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

A Embratel chegou em Ca-choeiro, e está cadastran-do vendedores para o Li-vre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vende-dor do Livre: entregue ain-da HOJE o seu curriculum com foto no ponto de ven-das da Embratel, no Sho-pping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma excelente opor-tunidade de ganhos perma-nentes.”

Contrata-se Analista Suporte Jr2º. Grau completo (Minino)- conhecimento em Sistemas Ope-racionais ( Linux, Windows)- conhecimento em Redes TCP/IP- noção de manutenção de hardware- Disponibilidade.- conhecimentos em rede HFC

Enviar Currículos:e-mail:

[email protected]: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma prestação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 pole-gadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma geladei-ra duplex 410l, marrom, marca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tra-tar com Quênia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sen-do uma mesa giratória em gra-nito e outra com base de már-more e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor:

Vende-se um volante Joystick universal, com carregador e pi-lha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Vende-se computador sim-ples, porém rápido, ideal para internet , msn e pes-quisas escolares - Celeron 2.1Ghz, 1Gb de RAM, HD 40 Gb, Monitor CRT 14” digital, teclado, mouse, tudo bran-co. R$ 350,00 9974-3827, 3518-7396 - Wellington

Precisa-se de Manicure com experiência 9901-8715

Sérgio de Oliveira

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pes-soal, vestibulares e concur-sos. Aulas personalizadas, com melhora expressiva na interpretação e desenvolvi-mento de textos.(28) 9905 1903.

Auxiliar de Serviços Gerais. Mulher, tratar com Luciana (28) 3522 5609.

Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES) 09

2º Grau completo, conceitos básicos de infor-mática, residente no município e experiên-cia na área. Benefícios: Ticket Refeição, vale transporte, comissão e plano saúde (após o término de contrato de experiência). Enviar Currículos: e-mail: [email protected] - Loja: Rua Resk Salin Carone, 22 – Bairro Gilberto Machado (atrás da Rodoviária)

CONTRATA-SE VENDEDOR EXTERNO

Reflexão, A vida é curtíssima como um relâm-pado. Duramos apenas alguns anos... e todos viram pó... : Só resta o bem que praticamos e que ficou registrado por Deus: “O nosso tesou-ro no céu”. Lembrete de Antônio Nunes - Cha-pas PL & Brindes - (28) 8802-5043 / 9915-0377VENDE-SE

Equipamentos eletro-eletrônicosLivros e materiais didáticosMobiliário escolarUtensílios de refeitório/cantinaLaboratório de ciências

Contato: COTECI/Anchieta - 3511 1030

tura nova, azul metálico, esto-famento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétri-ca ano 2008. Leonardo 9885-5626

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Se-mi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Pedal de guitarra behringer gdi 21, preço R$ 140.00 reais celular 28- 9885-1366 OU 9981-2583.

Page 10: Quarta 16/02/11

Cachoeiro de Itapemirim (ES)10 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

Psicólogos do trânsito devem se especializar até 2013

A exigência legal do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que, a partir de 2013, todo psicólogo que atua na avaliação psicológica de motoristas deverá possuir o título de especialista, reco-nhecido pelo Conselho Federal de Psicologia. Tal medida visa, dentre outros aspectos, a redução de mortes causadas no trânsito que, de acordo com dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trân-sito), esse número ultrapassa, anualmente, mais de 20 mil mortes no Brasil.

“O papel do psicólogo no processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é de suma importância, pois é ele quem tem o propósito de colaborar com a redução do número de acidentes e de mortes no trânsito”, afirma Fabián Rueda, professor do curso de pós-graduação em Psicologia do Trânsito da USF (Universidade São Francisco).

Ou seja, o psicólogo tem a prerrogativa de decidir se uma pessoa está apta ou não para dirigir veículos automotores. “Para tomar uma decisão dessa natureza, o psicólogo se baseia em uma série de conhe-cimentos, procedimentos e técnicas que embasam a sua decisão. Por isso, é importante que os psicólogos da área se aperfeiçoem constan-temente para que isso ocorra de forma responsável e ética”, completa o Professor.Fonte: http://www.usf.com.br/especializacao Nathália Bernardi - [email protected]: (19). 3779-3307

Último dia de inscrições para 211 vagas na Codeg (Guarapari-ES)

A Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Gua-rapari (ES) recebe até quarta-feira, 16, as inscrições para o concurso público que oferece 211 vagas para cargos de nível fundamental e salá-rios de até R$1.246,19. Para o nível fundamental incompleto há 200 va-gas para gari, quatro para Motorista de Veículos Leves e seis para Ope-rador de Máquinas Pesadas. Quem tem o nível fundamental completo pode concorrer à vaga de Eletricista de Rede.

Os interessados podem se ins-crever no site www.consulplan.net

ou presencialmente através da Cen-tral de Atendimento ao Candidato da Consulplan, que fica na sede admi-nistrativa da CODEG (Rua Clemen-tino Butke, nº 76 - Muquiçaba - Gua-rapari – ES), com atendimento nos dias úteis das 8h30 às 16h. As taxas de inscrição vão de R$15 a R$20 conforme o cargo. Os vencimen-tos iniciais variam de R$648,77 a R$1.246,19 de acordo com a função exercida. As provas estão previstas para o dia 13 de março (domingo), com exames pela manhã e à tarde. Haverá também avaliação de títulos e prova prática para todos os cargos.

Informações: (32) [email protected]

Avenida Santo Antônio, 141 – Muquiçaba – Guarapari/ES no horário das 08:00 as 16:00 ho-ras. Ou entre em contato atra-vés do telefone (27) 3361-4557

Bombeiro hidráulicoNúmero de vagas: 3Costureira de máquinas industriaisNúmero de vagas: 2

Cozinheiro geralNúmero de vagas: 1PadeiroNúmero de vagas: 1Técnico de edificaçõesNúmero de vagas: 1

SINE de Guarapari

Prefeitura Municipal de Marataízes publica edital de Concurso

A Prefeitura de Marataízes pu-blicou no site oficial do mu-nicípio e no da

empresa Gualimp Asses-soria e Consultoria LTDA, organizadora do concurso, o edital contendo as nor-mas para a abertura de inscrições para realização do novo concurso público de Marataízes.

O novo concurso será para provimento de 162 vagas existentes e forma-ção de cadastro de reser-va. Do total de vagas foram reservados 5% das vagas oferecidas para cada car-go para os candidatos por-tadores de Necessidades Especiais, desde que não os incompatibilize para o exercício da função ao car-go pretendido.

O concurso consistirá na realização de provas objetivas e práticas, de caráter eliminatório, e de provas de título, de caráter classificatório, com data das provas objetivas pre-vistas para acontecer no dia 10 de abril.

As inscrições serão re-alizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, no período entre 0 horas do dia 16 de feverei-ro de 2011 e 23 horas e 59 minutos do dia 03 de mar-ço de 2011.

Para os candidatos que não disponham de acesso a internet, a organizado-ra do concurso informou que será disponibilizado

Fonte: www.marataízes.es.gov.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

ANEXO VII

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS

1

DIA – 10/04/2011 – MATUTINO – Início 08h30min.

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Cargo Cargo Cozinheira Zelador de Cemitério Eletricista de Veículos e Máquinas Mecânico de Veículo Gasolina / Álcool Mecânico de Veículo a Diesel Motoboy Auxiliar de Serviços Limpeza e Conservação Motorista Encarregado Serv. Limpeza e Conservação Motorista de Veículo Leve Motorista de Veículo Pesado Monitor de Transporte Escolar

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO Cargo Cargo

Salva Vidas Guarda Municipal Eletricista de Alta e Baixa Tensão Agente de Atendimento Público Auxiliar de Enfermagem

ENSINO SUPERIOR

Cargo Cargo Administrador Assistente Social Economista Domestica Psicólogo Fonoaudiólogo Nutricionista Bibliotecário Auditor Fiscal de Tributos Contador Auxiliar Controlador Municipal Contador Municipal Arquiteto Engenheiro Civil Procurador Municipal Farmacêutico Biólogo Nutricionista (S) Cirurgião Dentista Psicólogo (S) Fisioterapeuta (S) Fonoaudiólogo (S) Enfermeiro Médico Veterinário Médico Cardiologista Médico Clínico Geral Médico Pneumologista Médico Angiologista Médico Cirurgião Geral Médico Dermatologista Médico do Trabalho Médico Gastroenterologista Médico Geriatra Médico Endocrinologista Médico Ginecologista e Obstetra Médico Neurologista Médico Ortopedista Médico Oftalmologista Médico Otorrinolaringologista Médico Pediatra Médico Psiquiatra Médico Plantonista

acesso gratuito no posto de atendimento, localizado na Sede do Poder Executivo Municipal de Marataízes, situado na Ave-nida Rubens Rangel, 411, Cidade Nova – Marataízes ES, nos dias úteis, no horário de 12h às 17 horas.

Os valores das taxas de inscrição serão:R$ 70,00 (setenta reais) para os Cargos de Nível Superior;R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de Nível Médio Técnico;R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de Nível Médio;R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos de Nível Fundamental Completo; eR$ 30,00 (trinta reais) para os cargos de Nível Fundamental Incompleto.

Page 11: Quarta 16/02/11

PESQUISA Entre os próximos dias 21 e 25, uma equipoe vai a distritos, das 8h as 15h, recolhendo o material

Incaper recolhe embalagens de agrotóxicos no interior

O descarte de embalagens de agrotóxi-cos antigas e que esta-

vam armazenadas nas pro-priedades rurais de Cacho-eiro de Itapemirim-ES será orientado pelo e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Entre os próximos dias 21 e 25, uma equi-pe vai a distritos, das 8h às 15h, para recolher esse tipo de material.

A ação está sendo re-alizada em parceria en-tre a Secretaria Municipal de Agricultura e Abasteci-mento (Semag) e o Insti-tuto de Defesa Agropecu-ária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e tem por ob-jetivo unir forças para re-colher as embalagens, que, se descartadas incorreta-mente, podem contaminar o meio ambiente.

Segundo o geren-te de Agricultura da Se-

As vendas do comér-cio varejista, em volu-me, bateram recorde em 2010: cresceram 10,9%, a maior expansão desde 2001, quando teve início a pesquisa do IBGE (Ins-tituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística). Em 2009, a alta havia sido de 5,9%. Em dezembro, as vendas do varejo fica-ram estáveis na compa-ração com novembro. Já em relação a dezembro de 2009, houve cresci-mento de 10,1%. Os se-tores que mais contribuí-ram para o crescimento no ano foram hiper e su-permercados (9,0%), mó-veis e eletrodomésticos (18,3%), outros artigos de uso pessoal e domés-tico (8,8%) e tecidos, ves-tuário e calçado (10,7%).

Vendas no comércio varejista em alta

A Apple está lançando um serviço de assinatura de conteúdo digital voltado para revistas, jornais, ví-deos e músicas comprados por sua loja on-line iTu-nes App Store. Donos de conteúdo podem definir o preço e a duração da as-sinatura, o que marca uma ruptura em relação ao sis-tema anterior baseada em “banca de jornal” em que cada edição de uma revis-ta, por exemplo, poderia ser comprada separada-mente. A Apple vai proces-sar todos os pagamentos e ficar com 30% da receita. Mas a companhia vai per-mitir que os donos de con-teúdo vendam assinaturas digitais em seus sites, pe-los mesmos preços cobra-dos na App Store. Nesse caso não haverá compar-tilhamento de receita.

Apple lança conteúdo digital

BURARAMA vai ser beneficiado com as ações do Icaper

- Embalagens de agrotóxicos lavadas três vezes;

- Embalagens flexíveis (sacos de produtos químicos);

- Caixas de papelão que envolvem embalagens dos

agrotóxicos;

- Produtos sem notas fiscais;

- Produtos com nota fiscal emitida há mais de um

ano;

- Embalagens contaminadas, que não passaram pela

tríplice lavagem;

- Embalagens com restos de produtos vencidos;

- Outras embalagens irregulares.

Cronograma de recolhimento

Segunda (21)Burarama – ginásio de esportesPacotuba – fazenda do IncaperTerça (22)Conduru – ginásio de esportesSão Vicente – igreja CatólicaQuarta (23)Itaóca – igreja CatólicaCoutinho – quadra de esportesQuinta (24)Córrego dos Monos – em frente à igreja católicaSanta Fé – igreja católica de Santa Fé de CimaSexta (25)Tijuca – na praça, em frente à igreja católicaGruta – na igreja católica

Confira onde são os núcleos

notatom

e

mag, José Francisco Landi, essa será uma oportunida-de única para quem quer dar a destinação adequada a embalagens de agrotóxi-cos antigas. Além de evitar problemas ambientais, o produtor que participar da ação vai poder pegar o re-cibo de devolução do pro-duto.

“O produtor pode fi-car tranqüilo porque nin-guém será punido nessa ação. Nossa intenção é in-centivar o descarte adequa-do das embalagens e cons-cientizar o produtor”, disse Landi, que também expli-cou que o descarte inade-quado pode ser prejudicial à saúde humana.

O uso inadequado e o contato com os agrotóxi-cos sem a devida proteção pode ser perigoso para a saúde humana. Os proble-mas variam de acordo com a quantidade, a concentra-ção e o tempo de exposição aos produtos. Mas entre os

regional11Folha do E. Santo

Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

sintomas mais comuns es-tão mal estar e alergias. Os casos mais sérios podem levar a doenças respirató-rias, câncer e até a morte.

As embalagens de agro-tóxicos compradas há mais de um ano, cheias ou va-zias, são sinônimas de pro-blema para muitos produ-tores rurais. Desde 2000, a lei determina que esse tipo de produto seja ven-dido, apenas, com nota fis-cal, sendo que o comprador tem o dever de levar a em-

balagem ao local onde foi comprada no prazo de um ano.

A determinação, válida em todo o território nacio-nal, evita o descarte inade-quado dessas embalagens. Se jogadas no lixo comum ou queimadas, elas podem prejudicar o meio ambien-te, mesmo quando vazias. Para evitar problemas, a le-gislação prevê penalidades e multas para os produtores que não devolverem as em-balagens em um ano.

OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Page 12: Quarta 16/02/11

saúde12Folha do E. Santo

Quarta-Feira,16 de Fevereiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Quem nunca fez uma coleção, por me-nor que tenha sido?

O colecionismo é uma práti-ca habitual, mas, quando se transforma em algo exage-rado, é sintoma de um pro-blema psicológico e pode ocasionar um transtorno ob-sessivo compulsivo.

Selos, relógios, cha-péus, autógrafos, miniatu-ras, filmes, postais, caixas de fósforos, moedas anti-gas, figurinhas, revistas em quadrinhos, livros, souve-nirs, dedais, chaveiros, ca-dernos... A lista de objetos de coleções comuns por aí é tão extensa como a lista das ra-zões que levam as pessoas a iniciarem e ampliarem cada vez mais suas coleções.

Alguns colecionadores, como Marcos L.F., de 52 anos, começam seu hobby pelo simples prazer de reunir itens, enquanto outros bus-cam uma maneira de relaxar nas horas vagas.

Também há aqueles como Margarita G.H., de 37 anos, que se iniciam na atividade de maneira despreocupada, juntando objetos sem maio-res pretensões, até descobri-rem o prazer da prática e não conseguirem ou não quere-rem parar.

Há ainda quem comece por um fato específico, como ao ajudar os filhos coleciona-dores ou ao descobrir e des-frutar de uma coleção de ou-

saúdemai

s

O cigarro, a obesidade, a falta de exercícios são os principais e mais conheci-dos fatores de riscos. Mas pesquisadores descobriram que sentimentos como raiva, tristeza e estresse podem ser tão perigosos quanto esses fatores. Nos últimos anos, as pesquisas sobre a relação entre as emoções e o corpo se multiplicaram. Hoje, já é possível afirmar que a mágoa reduz o cali-bre dos vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial. A raiva aumenta a produção de interleucina 6 e prote-ína C reativa, substâncias inflamatórias relacionadas à aterosclerose. Os ansio-sos têm mais chances de ter infartos.Sonhar, rir, cultivar amigos e bons sentimentos ajuda a viver muito e bem. Eles explicam que é preciso reservar momentos na vida para baixar ansiedade, fazer um hobby, sair do ar um pouquinho, porque hoje em dia o mundo estimula as pessoas o tempo todo..

Um estudo feito na USP mostra que 40% das mor-tes por Aids no Brasil estão associadas ao diagnóstico tardio, o que poderia ex-plicar a pequena redução da taxa de mortalidade pela doença na década. Em 2001, foram registra-das 6,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Em 2009, o índice foi de 6,2 por 100 mil habitantes. Alexan-dre Grangeiro, responsá-vel pelo estudo, diz que “o fim do diagnóstico tardio poderia gerar uma redu-ção na mortalidade equi-valente àquela registrada com o início do uso de re-médios antiaids”. Com os antirretrovirais, a taxa de mortalidade pela doença foi reduzida em 43%. Se o diagnóstico tardio fosse su-perado, essa queda pode-ria chegar a 62,5%, diz o pesquisador.

COLECIONAR podem ter tendência a sofrer um transtorno obsessivo compulsivo

Coleções: é um hobby ou um transtorno?

Diagnóstico tardio

Raiva, tristeza e estresse

Pode se transformar em uma obsessão nos sujeitos que apresentam uma vulnerabilidade pessoalPESQUISA

tra pessoa.No entanto, em determi-

nadas ocasiões, o desejo de colecionar, em princípio pra-zeroso e inofensivo, pode se transformar em um transtor-no psicológico caso sejam ultrapassados certos limites, como acaba de demonstrar uma recente pesquisa feita por especialistas da Univer-sidade de Granada, na Espa-nha.

Quando esta atividade é cultivada de forma con-trolada, colecionar objetos é benéfico do ponto de vis-ta psicológico, já que permi-te desenvolver habilidades e atitudes muito positivas para o indivíduo, como a perseve-rança, a ordem, a paciência e a memória, explica a pro-

fessora Francisca, do Depar-tamento de Personalidade, Avaliação e Tratamento Psi-cológico da Universidade de Granada. Mas, segundo a es-pecialista em dependência, colecionar objetos também pode se transformar em um problema, já que “a excessiva pressão e o bombardeio pu-blicitário para promover todo tipo de coisas colecionáveis pode fazer com que as pesso-as com tendência a sofrer um transtorno obsessivo compul-sivo desenvolvam esta pato-logia psicológica”.

Nos últimos anos “foi de-tectado um aumento muito grande” de casos em que o colecionismo exagerado ge-rou um Transtorno Obses-sivo Compulsivo (TOC) ou

um vício nas compras. “Co-lecionar objetos de manei-ra exagerada é um sintoma do TOC, um grave problema psicológico (que tem como uma de suas variantes a ‘Sín-drome de Diógenes’, que é acumular grandes quantida-des de lixo dentro de casa), e da dependência do ato de comprar, duas doenças men-tais que afetam aproximada-mente 12% da população”.

Para a pesquisadora, o co-lecionismo pode se trans-formar em obsessão - e, portanto, em um problema - “naqueles sujeitos que apre-sentam uma vulnerabilidade pessoal”, isto é, “têm baixa autoestima, dificuldade de se relacionar e de lidar com obs-táculos”.

Page 13: Quarta 16/02/11

Os aquaristas James Oliver e Kathryn O’Connor escolheram o Dia dos Namorados, para se casar em um aquário em Londres. A cerimônia foi ce-lebrada por Daniel Winchester, que usou carta-zes para se comunicar com o casal.

“A modelo inglesa Kate Moss foi flagrada em ses-são de fotos na cobertura de um prédio em Ipane-ma, na zona sul do Rio. Veio ao Brasil para estam-par a edição especial de 36 anos da revista “Vogue Brasil”, em ensaio preparado pelo fotógrafo peru-ano Mario Testino. Ontem a top estavA na quadra da escola de samba da Vila Isabel.

“ser filho de ex-jogador e ex-modelo é uma merda! Não tentem em casa.”

Alexandre Mortágua, filho de Cristina Mortágua e do ex-jogador Edmundo, em seu Twitter, após ser

agredido pela mãe.

Roubo com devolução ?Desde que foi acusada de roubar um colar de uma joalheria em Veni-ce, na Califórnia, Lind-say Lohan está na mira da justiça e corre o risco de voltar para a prisão. Para não ficar presa,

pagou uma fiança de 40 mil dólares. A assisten-te da atriz afirmou que ela pretendia devolver a joia. “Lindsay queria de-volver o colar para a loja no dia seguinte, mas ela estava muito ocupada.”

JRC O L U N A

Irina Shayk, namorada do jogador de futebol Cristia-no Ronaldo, ilustra a capa da revista Sports Illustrated.Ela só descobriu que seria a garota da capa, duran-te o programa “Late Show with David Latterman”.“Estavam na gravação do programa umas dez meninas e nenhuma de nós sabia até o últi-mo minuto quem seria a capa... e, quando vi que era eu, quase não pude acreditar”, disse Irina.

Casamento dentro de aquário

Fotografando jacarésO fotógrafo ameri-cano Jim Abernethy, de 52 anos, entrou em um lago infesta-do de jacarés ameri-canos (aligátores) no Parque Nacional de Everglades, no esta-do da Flórida (EUA), para fotografar os répteis dentro d’água

» SUSTOVisita deveado

Beijo mais longoLaksana Tiranarat e seu marido Ekka-chai comemoram após vencer con-curso e bater re-corde do beijo mais longo do mundo,

em Pattaya, na Tai-lândia. Eles passa-ram 46 horas, 24 minutos e 9 segun-dos de lábios cola-dos e devem entrar para o Guiness.

MONIQUE EVANS ELOGIANDO AS MUSAS

Monique Evans, que brilhou ao lado de Luma de Oliveira e Luiza Brunet durante muitos anos na Sapucaí, afirmou que as colegas são musas vintage quando soube que elas vol-tam ao carnaval este ano. Luiza será musa do baile do Co-pacabana Palace enquanto Luma será a musa do camarote de uma cervejaria.“São as musas vintage. Só falta agora eu ser convidada para voltar a desfilar. Luma e Luiza são lin-das, continuam em ótima forma e têm o charme que nenhu-ma dessas garotas com nomes de frutas consegue ter”, disse

CAPA >>

Jessica Simpson é a capa da edição de fevereiro da re-vista “Fashion New York” e teve um produção bem ou-sada, posou com as penas de fora e com os cabe-los armados para a publicação.

Miguel Falabella assi-nou um contrato com a editora portuguesa Leya para lançar uma seleção dos seus me-

lhores textos nos úl-timos dez anos. O li-vro debe sair em abril pelo selo Lua de Pa-pel.

Lançamento

Sessão no BrasilBi

a An

tony

cont

a so

bre

Rona

ldo

A mulher de Ronaldo, Bia Antony, conversou sobre a despedida do jogador dos campos, anunciada nesta segunda, 14. “Ele está bem. Ele saiu daqui de casa agora emocionado. Ele tem um senso de equipe muito grande. Uma preocupação muito grande com o outro. Então ele saiu daqui como um garotinho que vai se despedir dos coleguinhas da escola”, disse Bia, pouco depois de Ronaldo sair para a entrevista.

Cinta-liga de stripperUm americano foi pre-so por ser acusado de roubar a cinta-liga de uma stripper. A mulher contou à polícia que o jovem pediu para ela dançar para ele. De-pois que ela tirou a cin-ta-liga, o rapaz pulou e fugiu com a peça que ela guardava US$ 314.

co luna j r@fo lhaes .com.br

» POLÍCIAExcesso de raivaA americana foi presa em Houma(EUA), acu-sada de agredir o na-morado com um bife congelado. Edna ficou furiosa quando tentou colocar uma garrafa de tequila no freezer para gelar, mas não conse-guiu porque o eletro-doméstico estava cheio.Em um acesso de rai-va, ela pegou um bife congelado do freezer e acertou a cabeça de seu namorado. O homem teve um corte na testa.

Uma família em Eagan, no estado de Minnesota (EUA), levou um susto após um veado quebrar uma janela e invadir seu apartamento. O ca-sal estava dormindo no momento do incidente. Relatam:“O veado fi-cou galopando ao redor de nós na cama,quando percebemos que era um animal selvagem, cor-ri para fora do quarto enquanto meu marido trancou o cervo no ba-nheiro”.

Page 14: Quarta 16/02/11

A goleada por 9 a 0 sobre o América, na última roda-da, foi a maior da carrei-ra de muitos dos jogadores do Vasco, como Fellipe Bas-tos. Para o volante, o segredo para o placar tão elástico só foi possível porque a equipe não baixou a guarda mes-mo com a partida já decidi-da. Ele lembrou que a vitória foi importante para deixar os torcedores, que estavam em guerra com os jogadores, mais esperançosos. Eu nunca tinha vencido por 9 a 0 an-tes. No sábado, nossa equipe não tirou o pé do acelerador em momento nenhum. Mos-tramos respeito pelo Améri-ca, fomos sempre para cima sem fazer gracinha. Por isso que aconteceu o placar. Ví-nhamos de um momento ruim e precisávamos desta vitória.

O Fluminense iniciou a sua preparação para encarar o Boavista, na semifinal da Taça Guanabara, com um treino fí-sico na praia do Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os jo-gadores fizeram exercícios de força e resistência por pouco mais de uma hora. Lesiona-dos, Deco, Beletti e Leandro Euzébio foram as baixas da atividade. Por conta do des-gaste dos últimos jogos, al-guns atletas foram poupados dos exercícios finais do treino. Entre eles, o trio Fred, Conca e Rafael Moura, que foi mui-to assediado pelos fãs no cal-çadão. O Fluminense treina também na parte da tarde. Os jogadores vão fazer al-guns exercícios de fortaleci-mento muscular na academia do estádio das Laranjeiras. O clube enfrenta o Boavista no sábado, às 19h30.

Ronaldinho já estreou pelo Flamengo. Foram 3 jogos, e 3 vitórias. Nas duas

primeiras partidas, bons passes, algumas jogadas de efeito e um gol, em cobrança de pênalti. No domingo, no entanto, a atuação do astro rubro-negro ficou abaixo da média. Muitos passes errados, nenhum chute a gol e uma grande dúvida na cabeça do torcedor rubro-negro: quando Ronaldinho vai arrebentar?

O próprio jogador admite que ainda não apresentou todo seu futebol e já elegeu os vilões para isso: a falta de ritmo de jogo, a adaptação ao futebol brasileiro e a falta de entrosamento com os companheiros de Flamengo.

Fiz poucos jogos. Estou me adaptando, pegando ritmo de jogo. Fico feliz por estar jogando a maior parte dos jogos. Ainda está faltando um maior entrosamento e ritmo de jogo - reconheceu o jogador.

Nada, porém, que tire a confiança de Ronaldinho. Para ele, em breve o Flamengo

estará entrosado. Quanto à sua performance em campo, o jogador espera se adpatar rapidamente ao futebol brasileiro para poder mostrar em campo tudo que o levou a ser considerado o melhor jogador do mundo em duas oportunidades.

Estou me acostumando ao ritmo do futebol brasileiro. Vou encontrar o ritmo certo para poder fazer tudo aquilo que espero fazer. O ritmo do futebol brasileiro é completamente diferente do da Europa. Com ritmo, vou saber a hora certa de fazer as coisa.

A marcação forte é normal. Não só em mim, mas também no Thiago Neves, no Deivid. Todos os jogos vão ser assim. Por isso estamos buscando um entrosamento melhor.

Hoje, Ronaldinho faz sua quarta partida com a camisa do Flamengo, contra o Murici-AL, às 22h no estádio Rei Pelé, pela Copa do Brasil. No domingo, contra o Botafogo, o craque jogará seu primeiro clássico pelo Flamengo, pelas semifinais da Taça Guanabara.

Quatro anos mais novo que Ronaldinho, Renato Cajá se acostumou a assis-tir às suas jogadas pela te-levisão. Neste domingo, en-tretanto, dividirá o gramado do Engenhão com o craque. Uma vitória na partida vá-lida pela semifinal da Taça Guanabara fará a alegria de boa parte da população de Cajazeiras, na Paraíba, sua cidade natal. Mas ao mesmo tempo deixará dividido o co-ração de Belizário Moraes, pai do camisa 10 alvinegro. Acho que vale trocar a cami-sa com o Ronaldinho, sim. Não vou vestir, mas tem uns paraibanos na minha cida-de que vão querer. Meu pai,

por exemplo, é flamenguis-ta, mas vai torcer por mim no doming, disse. Dentro de campo, os números mostram que Renato Cajá tem sido decisivo para o Botafogo – com quatro gols no Cario-ca e quatro assistências. No entanto, o camisa 10 alvine-gro rejeitou qualquer tipo de comparação com o craque, que ainda não mostrou des-taque pelo Flamengo.

Confio no meu trabalho e acho que não se deve forçar nada. O importante é chegar em campo e fazer o melhor, porque aí tudo acontece na-turalmente. Não penso em ser o destaque, o importante é ajudar o Botafogo - frisou.

PESQUISA Jogador do Flamengo alega ainda estar se readaptando ao futebol brasileiro

Botafogo inscreve trio de reforços

Levar 10 do Fla

esporteCachoeiro de Itapemirim (ES) 14Folha do E. Santo

Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

ATLETA cita falta de ritmo para justificar atuação abaixo da média

RENATO CAJÁ: expectativa por duelo no jogo com Ronaldinho

Bastos elogiaa equipe

Preparação para a semi da Taça

Page 15: Quarta 16/02/11

polícia Cachoeiro de Itapemirim (ES) 15Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

O criminoso utilizou o próprio cinto e um cadarço para amarrar a vítima e colocá-la no porta mala

WEMERSON Bruno da Costa abandonou o veículo bloqueado

PESQUISA

Taxista sofre assalto e seqüestro em Cachoeiro

We m e r -son Bru-no Cos-ta, 29, morador

de Quilombo, zona rural de Iúna, foi preso na madruga-da de ontem em Vargem Alta. Ele contratou uma corrida de táxi na Praça Jerônimo Mon-teiro, em Cachoeiro de Itape-mirim-ES, às 2h30 de ontem, com destino ao distrito de Pa-cotuba.

O bandido disse ao taxista, José Valentin Lordelo, que iria participar de um velório e no meio da viagem, ele pediu que o motorista parasse para que ele pudesse urinar e ainda pediu dinheiro ao taxista que ficou desconfiado da atitude do passageiro.

Já fora do carro, Wemeson, deu a volta pela frente do ve-ículo indo em sentido ao lado

políciamai

s

O grupo de Operações da Polícia Militar pren-deu quatro pessoas en-volvidas com o trafi-co de drogas. A prisão aconteceu na Rua Se-bastião Pereira, Nos-sa Senhora da Penha, e na casa a polícia en-controu 13 pedras de crack que estava enter-rada no quintal, um ta-blete pesando 330 gra-mas de maconha, uma quantia de R$ 1800, além de vários celula-res, maquinas digitais, documentos e duas mo-tos.Os veículos eram uti-lizados para o transpor-te das drogas no bairro. Todos foram encaminha-dos para o DPJ.

A PM foi acionada para comparecer na Praça Gastão Pim, no bairro no bairro Aquidaban, onde estar localizada a pa-daria Beira Rio. Segundo funcionários, um homem armado chegou no local e anunciou o assalto le-vando R$ 400 que esta-vam no caixa. A PM fez buscas, mas o autor não foi localizado.

Trafico de drogas

Padaria é assaltada

por Ronaldo Índio Brasil do motorista e sem que José esperasse o assaltante lhe deu um golpe no pescoço e colo-cou uma substância no nariz de José que desmaiou em se-guida. O taxista foi amarrado pelo assaltante e colocado na porta mala do carro, onde fi-cou mais de duas horas preso.

O acusado utilizou o seu próprio cinto e um cadar-ço para imobilizar a vitima. Após pegar a direção do car-ro, rodou com o motorista no bagageiro mais de 120 km por várias localidades do sul do estado e somente pela madru-gada quando chegou no trevo de Vargem Alta, o assaltante retirou o taxista do bagageiro e fez várias ameaças de mor-te. Em seguida roubou da ví-tima dois aparelhos celulares e cerca de R$200, deixando o taxista a pé na estrada.

O motorista conseguiu chegar em uma empresa pró-ximo ao local onde foi dei-

Quatro homens assal-taram um ônibus, que se-guia da região sul do esta-do para compras em São Paulo, com 45 passageiros, no trevo de Mimoso do Sul com a BR 101 Sul. Os ban-didos deram ordem para que o motorista levasse o veículo para uma estrada secundária onde roubaram documentos e dinheiro.

O ônibus é da Viação Realtur, empresa especia-lizada em turismo de Ca-choeiro de Itapemirim-ES, e outro motorista que pas-sava de carro pelo local viu que algo estava errado com o ônibus e acionou a poli-cia.

Os homens fugiram em uma Parati que foi loca-lizada por volta de 18h e

um dos bandidos foi preso. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações de Alexandre Sechin, dire-tor da Empresa, todos farão nova viagem, com a segu-rança reforçada. Os assal-tantes levaram celulares, jóias, e dinheiro dos passa-geiros. O caso está sendo investigado pela policia ci-vil de Mimoso do Sul.

Ônibus é assaltado na BR-101 Sul OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

xado e pediu ajuda a PM de Vargem Alta que fez o so-corro. Segundo José, o carro possui um sensor de seguran-ça que longe do proprietário em um raio de 2 km corta o combustível e graças a este sistema o carro foi localiza-do pela PM.

Depois de uma busca, o assaltante foi localizado sen-tado às margens da BR-164

que liga Cachoeiro a Vargem Alta, onde reconhecido, de-tido e encaminhado para o DPJ de Cachoeiro.

Segundo o taxista, ele está apenas a um ano na profissão e nunca havia passado por uma situação deste tipo “Eu nunca passei por isto pensei que ia morrer, mas vou pegar o meu carro e trabalhar nova-mente”, disse José.

Page 16: Quarta 16/02/11

O superintendente regional de saúde, JATHIR MOREIRA, em visita a Editora Leia conversa com o jornalista JACKSON RANGEL

Carnaval – No próximo dia 22 acontece, em Cachoeiro, o en-saio aberto da Beija-Flor com participação do cantor Negui-nho da Beija-Flor, puxador ofi-cial dos sambas enredos da es-cola azul e branca. A festa será a partir das 20h, na Linha Ver-melha, ao lado da antiga esta-ção ferroviária. Parte da bateria e das alas da agremiação de Ni-lópolis estará presente.

Ensaio

Música – Leo e Luan, a dupla do estilo sertanejo universitá-rio, revelada em Venda Nova do Imigrante já é o grande des-taque capixaba do momento. Eles já se apresentaram ao lado de artistas de renome nacional como Jorge e Mateus, no Cas-telão; Sérgio Reis, em Guaçuí, além de João Neto e Frederico, no Multiplace Mais, em Gua-rapari. Depois de gravar seu DVD ao vivo em Cachoeiro de Itapemirim-ES, a dupla deco-lou de vez

Universitário

Cachoeiro de Itapemirim (ES)16 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011

40 Graus+ Até 25 de março inscrições para a Lei João Inácio e que atende entidades folclóricas+ Reunião de atores e diretores ca-choeirenses na próxima semana no teatro municipal Rubem Braga

+ Vão discutir a pauta deste ano de apresentações no espaço cul-tura que será dividido com gru-pos nacionais + Zé Antonio Irmão voltando a se apresentar nas noites do bairro Jardim Itapemirim com

a boa seresta + Projeto Campeões do Futuro desenvolvido em vários municípios do sul do estado com crianças de 7 a 13 anos + Show com a banda Tropical Brasil e DJ Alan Massini, sábado em Alegre

Festa – A Escola de Sam-ba Independentes do Aqui-daban esquenta as noites de segundas, quartas e quintas--feiras, a partir das 19h30, na quadra da Praça da Ban-deira. A agremiação que uma das grandes campeãs do Car-naval de Cachoeiro já está preparando várias surpre-sas para o dia do desfile, na Linha Vermelha. Bateria e componentes querem entrar no ritmo afinado da festa.

Ensaio II

Festa – A Escola de Sam-ba Independentes do Aqui-daban esquenta as noites de segundas, quartas e quintas--feiras, a partir das 19h30, na quadra da Praça da Ban-deira. A agremiação que uma das grandes campeãs do Car-naval de Cachoeiro já está preparando várias surpre-sas para o dia do desfile, na Linha Vermelha. Bateria e componentes querem entrar no ritmo afinado da festa

Enxadristas