Que todos se sintam responsáveis por construir e preservar ... · entre as gerações. De modo...

2
POR UM HUMANISMO SOLIDÁRIO O Papa Francisco tem insisdo em todas as suas intervenções sobre a educação, num tema que para nós é querido e prioritário: Humanizar a educação. Mas afinal qual o caminho a seguir nos processos educavos? Escutemos o Santo Padre: Humanizar a educação é torná-la um processo em que cada pessoa possa desen- volver as próprias atudes profundas, a própria vocação e assim contribuir para a vocação da própria comunidade. Humanizar a educaçãosignifica colocar a pessoa no centro da educação, num quadro de relações que compõem uma co- munidade viva, interdependente, vinculada a um desno comum. (…) Humanizar a educação significa, ainda, perceber que é preciso renovar o pacto educavo entre as gerações. De modo constante, a Igreja afirma que «a boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo» (…) Por tais razões, as instuições escolares e académicas que pretendam colocar a pessoa no centro da sua mis- são são chamadas a respeitar a família como a primeira sociedade natural, e a pôr-se ao seu lado, (…) Uma educação humanizada, portanto, não se limita a fornecer um serviço de formação, mas cuida dos seus resultados no quadro geral das capacidades pessoais, morais e sociais dos parcipantes no processo educa- vo. (Papa Francisco, Educar ao Humanismo Solidário, 16 de abril de 2017) Na verdade, de que serve uma escola que forma gente competente e especiali- zada em tantas matérias, se primeiro não formar pessoas, homens e mulheres felizes e dignos, capazes de viver e escolher livremente caminhos que permitam edificar uma sociedade em que todos tenham orgulho e felicidade em viver, onde todos se sintam responsáveis por construir e preservar o mais belo de to- dos os direitos: a dignidade da vida humana, criada por Deus à sua imagem e semelhança, e por isso, feita para a amar e ser amada. MENSAGEM DO PADRE PAULO Que todos se sintam responsáveis por construir e preservar o mais belo de todos os direitos: a dignidade da vida Humana. Newsletter 11 | outubro 2017 VISITA DO SR. JUIZ CONSELHEIRO E PRESIDENTE DA CPCJ DR. ARMANDO LEANDRO #MOMENTOSBOANOVA Foi uma grande alegria recebermos a visita do Sr. Juiz Conselheiro e Presidente da Comissão Nacional de Pro- moção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Dr. Armando Leandro, nas nossas instalações. Visitou todas as crianças, desde os bebés ao 3º ciclo, e aos mais crescidos falou da sua experiência de vida e das suas aprendizagens. Saiba mais sobre esta visita aqui.

Transcript of Que todos se sintam responsáveis por construir e preservar ... · entre as gerações. De modo...

POR UM HUMANISMO SOLIDÁRIO O Papa Francisco tem insistido em todas as suas intervenções sobre a educação, num tema que para nós é querido e prioritário: Humanizar a educação. Mas afinal qual o caminho a seguir nos processos educativos? Escutemos o Santo Padre: Humanizar a educação é torná-la um processo em que cada pessoa possa desen-volver as próprias atitudes profundas, a própria vocação e assim contribuir para a vocação da própria comunidade. “Humanizar a educação” significa colocar a pessoa no centro da educação, num quadro de relações que compõem uma co-munidade viva, interdependente, vinculada a um destino comum. (…) Humanizar a educação significa, ainda, perceber que é preciso renovar o pacto educativo entre as gerações. De modo constante, a Igreja afirma que «a boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo» (…) Por tais razões, as instituições escolares e académicas que pretendam colocar a pessoa no centro da sua mis-são são chamadas a respeitar a família como a primeira sociedade natural, e a pôr-se ao seu lado, (…) Uma educação humanizada, portanto, não se limita a fornecer um serviço de formação, mas cuida dos seus resultados no quadro geral das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educa-tivo. (Papa Francisco, Educar ao Humanismo Solidário, 16 de abril de 2017)

Na verdade, de que serve uma escola que forma gente competente e especiali-zada em tantas matérias, se primeiro não formar pessoas, homens e mulheres felizes e dignos, capazes de viver e escolher livremente caminhos que permitam edificar uma sociedade em que todos tenham orgulho e felicidade em viver, onde todos se sintam responsáveis por construir e preservar o mais belo de to-dos os direitos: a dignidade da vida humana, criada por Deus à sua imagem e semelhança, e por isso, feita para a amar e ser amada.

MENSAGEM DO PADRE PAULO

Que todos se sintam responsáveis por construir e preservar o mais belo de

todos os direitos: a dignidade da vida

Humana. Newsletter 11 | outubro 2017

VISITA DO SR. JUIZ CONSELHEIRO E PRESIDENTE DA CPCJ

DR. ARMANDO LEANDRO

#MOMENTOSBOANOVA

Foi uma grande alegria recebermos a visita do Sr. Juiz Conselheiro e Presidente da Comissão Nacional de Pro-moção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Dr. Armando Leandro, nas nossas instalações. Visitou todas as crianças, desde os bebés ao 3º ciclo, e aos mais crescidos falou da sua experiência de vida e das suas aprendizagens. Saiba mais sobre esta visita aqui.

2

Newsletter 11 | outubro 2017

TEMOS BANDEIRA VERDE

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho, no âmbito da Educação Ambiental, pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Cada escola tem de seguir uma metodologia de trabalho ao longo de cada ano letivo, que passa pela concretização de 7 passos fundamentais: a realização de um conselho Eco-Escolas; uma auditoria ambiental; criação de um plano de ação; ações de monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; e a criação de um eco-código. O reconhecimento do trabalho desenvolvi-do no final de cada ano é feito através da atribuição de uma Bandeira Verde, entregue numa cerimó-nia nacional onde participam todas as escolas galardoadas. Foi com muito orgulho que fomos receber a nossa Bandeira Verde, símbolo do trabalho desenvolvi-do ao longo do passado ano letivo no âmbito do programa Eco-Escolas. Somos uma escola cada vez mais consciente, cada vez mais verde! Veja aqui a notícia mais completa e as imagens que ilustram este dia importante. E o último SBN NEWS também fala sobre a bandeira verde atribuída ao Colégio Sra. Boa Nova.

ENCONTROS INTERINSTITUCIONAIS

Foi com grande entusiasmo que no passado dia 24 de Outubro o Centro de Dia do Centro Co-munitário Sra. Boa Nova teve o prazer de rece-ber o grupo coral do Centro de Convívio da Galiza, um encontro de “Gente Sénior” que gosta de se reunir para cantar e ouvir melodias do cancioneiro português ou originais feitos com a sabedoria dos anos já vividos. Um dos grandes objetivos do Centro de Dia é viver momentos de alegria, de festejar a comu-nidade, a partilha e a amizade. É para nós uma grande alegria poder cumprir estas metas em conjunto com outras instituições sociais. Depois da atuação seguiu-se um momento em que todos tiveram oportunidade de conviver e fazer um balanço deste encontro interinstitucional. Foi um encontro pequeno mas a alegria de todos foi enorme, de tal forma que se vai repetir todas as quartas terças-feiras de cada mês pelas 14h30 no Centro Comunitário Sra. Boa Nova.

Concerto OCCO | METAMORFOSI

Esta newsletter teve a participação de: Pe. Paulo Malícia, Sofia Rebelo de Sousa, Ana Sofia Contente, Miguel Santos, Santiago Brito, Vera Costa, Inês Sanches, Ana d’Avillez.

Santiago Brito

Aluno do 2º ano

Gosto da escola porque - Tenho muitos amigos; A melhor parte do dia - O último recreio; Prato preferido da cantina - Esparguete com almôndegas; Não pode sair de casa sem - As mochilas; Livro - A coleção “Bando das Cavernas”; Música - “Play Back”; Atividades extracurriculares que pratica - Futsal, Jiu-Jitsu, Mini-Ténis e Esgrima; Qual a AEC que mais gosta - Jiu-Jitsu; O que mais gosta de fazer - Jogar futebol; O que gostaria de ser quando for grande - Arqueólogo; Um exemplo - A minha família.

Situação inesquecível/marcante vivida no CPE – Dia do Batismo dos meus filhos, na Boa Nova; Melhor parte do dia – A primeira hora da manhã, quando chego e faço tudo com mais calma (ainda há pouca gen-te…); Não pode sair de casa sem – Telemóvel; Um livro – “Diário de Anne Frank”; Uma música – Qualquer uma do albúm “The Unforgettable Fire” dos U2; O que o deixa de mau humor – Falta de bom senso; Uma frase – “Deus nunca tira a vida, Deus dá sempre mais vida. Pode não ser a vida que desejamos, é a vida que preci-samos”; Um exemplo – Pe. Ricardo Neves, tenho tantas saudades...

2.NOV > Inicio das Pré-Inscrições (do berçário ao 9º ano) 4.NOV > Caminhada pela Vida | 15H | Largo de Camões, Lisboa 5.NOV > Reunião de Pais 1º ano da Catequese | 10H 5.NOV > Concerto Metamorfosi, OCCO | 18H | ASBN 14.NOV > 12H30 Missa Mensal | 14H30 Reunião de Volun-tários | Igreja SBN 14.NOV > Reunião de Pais 3º ano da Catequese | 21H30 17.NOV > SBN Disco Party 21.NOV > Assembleia Pedagógica | 14H | ASBN

VAI ACONTECER...

É já no próximo dia 5 de novembro às 18 horas que a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) sobe ao palco do Auditório Sra. Boa Nova para mais um concerto extraordi-nário, desta vez com o tema “Metamorfosi”. Mais informações aqui.

SABIA QUE...

Há uma lavandaria na Sra. Boa Nova. Consulte aqui as condições.

Miguel Santos

Encarregado Geral

No passado dia 27 assistimos à ultima sessão da produção musi-cal “A CAMINHO – Todos temos uma história”. Foram mais de quatro meses de trabalho intenso, muita dedicação e empenho dos colaboradores do Centro Paroquial do Estoril, de uma vasta equipa de produção e técnica, e de inúmeros voluntários. Ao longo de 14 sessões, 7.500 espetadores assistiram no Auditó-rio Sra. Boa Nova a esta grande produção que quis dar a conhe-cer, através da história de vida de duas pessoas que se cruzam numa peregrinação, a universalidade do mistério da mensagem de Fátima. Termina assim mais uma produção Boa Nova, que contribui para uma causa maior que é a missão do Centro Paroquial do Estoril, contribuir todos os dias para a dignidade da vida humana pro-movendo a solidariedade, a educação e a integração comunitá-ria e social. OBRIGADO A TODOS.

A CAMINHO