Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas...

8
Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros de todo o mundo. Nosso trabalho serve os interesses públicos promovendo confiança, crescimento, e estabilidade financeira a longo prazo na economia global. Normas IFRS: Fundação IFRS e Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade oferecem transparência melhorando a comparabilidade internacional e a qualidade das informações financeiras, possibilitando invesdores e outros parcipantes de mercado tomar decisões econômicas informadas; fortalecem responsabilidades reduzindo a lacuna de informação entre provedores de capital e as pessoas às quais seu dinheiro foi confiado. Nossas normas oferecem informações que são necessárias para a atribuição de responsabilidade à gerência. Como fonte de informações comparáveis globalmente, as Normas IFRS são também de importância vital para reguladores em todo o mundo; contribuem para a eficiência econômica ajudando invesdores a idenficar oportunidades e riscos em todo o mundo, e assim melhorar a alocação de capital. Para os negócios, o uso de uma única e confiável linguagem em contabilidade diminui o custo de capital e reduz custos relacionados à produção de relatórios internacionais.

Transcript of Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas...

Page 1: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

Quem somos e o que fazemos

O nosso missãoDesenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros de todo o mundo. Nosso trabalho serve os interesses públicos promovendo confiança, crescimento, e estabilidade financeira a longo prazo na economia global.

Normas IFRS:

Fundação IFRS e Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade

• oferecem transparência melhorando a comparabilidade internacional e a qualidade das informações financeiras, possibilitando investidores e outros participantes de mercado tomar decisões econômicas informadas;

• fortalecem responsabilidades reduzindo a lacuna de informação entre provedores de capital e as pessoas às quais seu dinheiro foi confiado. Nossas normas oferecem informações que são necessárias para a atribuição de responsabilidade à gerência. Como fonte de informações comparáveis globalmente, as Normas IFRS são também de importância vital para reguladores em todo o mundo;

• contribuem para a eficiência econômica ajudando investidores a identificar oportunidades e riscos em todo o mundo, e assim melhorar a alocação de capital. Para os negócios, o uso de uma única e confiável linguagem em contabilidade diminui o custo de capital e reduz custos relacionados à produção de relatórios internacionais.

Page 2: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

Quem somos e o que fazemos | 2017

2 |

A norma IFRS para PMEs é exigida ou permitida em 85 jurisdições.

ApoioA visão de um conjunto global de normas de contabilidade é apoiada por outras organizações dentro do sistema internacional regulatório, incluindo o Comitê de Supervisão Bancária da Basileia, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), o G20, o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) e o Banco Mundial.

126 de 150 jurisdições exigem o uso das Normas IFRS para quase todas empresas que têm obrigação de prestação pública de contas.

A maioria das jurisdições restantes permite o seu uso.

O que fazemos

Nossas normasNormas de contabilidade são um conjunto de requisitos seguidos por empresas ao preparar suas demonstrações financeiras.

Normas definidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (o Conselho) são chamadas de Normas IFRS e são usadas por empresas que têm obrigação de prestar contas publicamente— aquelas listadas em bolsas de valore e em instituições financeiras, tais como bancos. Interpretações oficiais das normas, que oferecem orientações adicionais de como aplicá-las, são desenvolvidas pelo Comitê de Interpretações de IFRS e são chamadas de Interpretações IFRIC®.

Normas definidas pelo órgão predecessor do Conselho, o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade, são chamadas Normas IAS™. Interpretações oficiais dessas normas, desenvolvidas pelo

Comitê Permanente de Interpretações, são chamadas de Interpretações SIC™.

O Conselho também desenvolveu as Norma IFRS para PMEs™, usadas por empresas de pequeno e médio porte que não têm obrigação de prestação pública decontas. Essas foram emitidas pela primeira vez em 2009.

Progresso na direção de normas globaisA Fundação IFRS avaliou até o momento o uso de nossas normas em 150 jurisdições. Todos os perfis jurisdicionais estão disponíveis na página www.ifrs.org.

84%

Page 3: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

| 3

Quem somos e o que fazemos | 2017

HistóriaA Fundação IFRS e o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade foram estabelecidos em 2001, substituindo.

O Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (IASC), o qual foi estabelecido em 1973.

O Conselho de Monitoramento foi estabelecido em 2009.

Fontes de receitaA Fundação IFRS é financiada por recursos de múltiplas fontes. Em 2016, a receita total foi de £ 30,6 milhões.

Receita autogerada

20%

Contribuições de empresas de contabilidade

25%

Contribuições de governos

55%

Nossa organização

EstruturaA Fundação IFRS é uma organização independente, de caráter privado, sem fins lucrativos, operando para servir o interesses públicos. A governança e o devido processo são desenvolvidos para manter a definição emissão de normas independente de interesses especiais enquanto garante transparência às partes interessadas em todo o mundo.

A organização é supervisionada por um Conselho de Monitoramento constituído por autoridades públicas, tais como reguladores do mercado financeiro.

O Conselho Curador é responsável pela governança e supervisão do Conselho, promovendo as Normas IFRS e assegurando as fontes geradoras de receitas da organização.

O Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade é a organização que define as normas, constituída de especialistas com diversos históricos profissionais e de diversas regiões geográficas.

Emissão de normas independente

Governança

Pública

Page 4: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

Quem somos e o que fazemos | 2017

4 |

Como trabalhamos

Desenvolvimento das normasO processo de desenvolvimento das normas é altamente transparente; todas as etapas envolvem consulta pública. O público também pode acessar todos os documentos do Conselho e assistir às reuniões do Conselho por meio de nosso website ou comparecendo as reuniões.

O Conselho consulta o público com relação ao seu plano técnico de trabalho a cada cinco anos. O trabalho do Comitê de Interpretações de IFRS e revisões de pós-implementação de normas também podem adicionar tópicos ao plano de trabalho.

Pesquisas são realizadas para avaliar possíveis problemas contábeis, desenvolver possíveis soluções e decidir se a definição de normas é necessária Opiniões públicas são geralmente solicitadas por meio de um documento de discussão.

Baseando-se em pesquisas, propostas específicas são desenvolvidas e consultadas publicamente por meio de uma minuta de exposição. O feedback é discutido pelo Conselho antes de uma norma ser finalizada ou alterada.

Revisões de novas normas são realizadas e, se necessário, alterações são propostas e consultadas. O Comitê de Interpretações de IFRS pode também decidir criar uma interpretação da norma.

Projetos de pesquisa

Projetos de definição de

normas

Determinação da Agenda Manutenção

Suporte à implementaçãoA Fundação IFRS apoia a implementação e aplicação consistente das normas, frequentemente trabalhando em colaboração com outras organizações com responsabilidades nessa área. Atividades incluem apoio educacional para normas recém-emitidas, conferências e outros materiais educacionais.

Relatório eletrônicoPara auxiliar a produção de relatórios financeiros eletrônicos, o Conselho desenvolve e mantém a Taxonomia IFRS. Trata-se de um sistema eletrônico de classificação que possibilita que elementos específicos em demonstrações financeiras sejam marcados em um formato informático consistente, tornando as informações das IFRS mais acessíveisque permite a preparação de relatórios financeiros de forma padronizada em um formato digital.

Page 5: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

| 5

Quem somos e o que fazemos | 2017

Nossos membros

Membros do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade

Hans HoogervorstPresidenteEx-Presidente, Autoridade de Mercados Financeiros dos Países Baixos

Gary KabureckEx-Diretor Contábil e Vice-Presidente Corporativo, Corporação Xerox

Amaro GomesEx-Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, Banco Central do Brasil

Darrel ScottEx-Diretor Financeiro, Grupo Bancário FirstRand

Martin EdelmannEx-Membro do Comitê de Normas de Contabilidade da Alemanha

Françoise FloresEx-presidente do Grupo Consultivo para assuntos vinculados a Relatórios Financeiros na Europa

Takatsugu (Tak) OchiEx- Gerente Geral Adjunto, Corporação Sumitomo, Japão

Chungwoo SuhEx-Presidente, Conselho de Normas de Contabilidade da Coreia

Mary TokarEx-Líder, Grupo de Relatórios Financeiros Internacional, KPMG

Sue Lloyd Vice-PresidenteEx-Diretora Sênior de Atividades Técnicas, Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade

Tom ScottEx-Diretor e Professor de Ciências Contábeis na Escola de Contabilidade e Finanças na Universidade de Waterloo.

Nick AndersonEx-Gerente Global de Carteira de Ações, Janus Henderson Investidores

Jianqiao LuEx-Diretor do Departamento Regulatório de Contabilidade, Ministério de Finanças da China

Ann TarcaEx-Professora de Ciências Contábeis da Escola de Negócios da Austrália Ocidental

Page 6: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

Quem somos e o que fazemos | 2017

6 |

Conselho Curador da Fundação IFRS

Abdulrahman Al-HumaidPresidente do Comitê para Adoção de Normas de Contabilidade Internacionais da Organização Saudita de Contadores Públicos Certificados; Ex-Presidente do Comitê de Normas de Contabilidade Saudita

Guillermo BabatzSócio Gerente na Atik Capital, S.C; Ex-Presidente Executivo da Comissão Nacional Bancária e de Valores do México

Alan BellerSócio da Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP; Membro do Conselho da The Travelers Companies; Ex-Consultor Sênior e Ex-Diretor da Divisão de Finanças Corporativas da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC)

Chandrashekhar Bhaskar BhaveEx-Presidente do Conselho de Valores Mobiliários da Índia (SEBI)

Else BosMembro do Comitê Alemão de Monitoramento de Governança Corporativa; membro do conselho do Centro de Administração de Pensão Rothman (ICPM) e do Instituto Pacífico de Pensão (PPI)

Dr Werner BrandtPresidente do Conselho do Painel de Execução de Relatórios Financeiros (FREP) da Alemanha; Ex-Membro do Conselho do Comitê de Normas de Contabilidade da Alemanha

Su-Keun KwakProfessor de Contabilidade na Universidade de Seoul, membro do Comitê Consultivo do Conselho de Pronunciamentos Contábeis da Korea; membro do conselho da LS Holding e Lotte Shopping

Sir Callum McCarthyDiretor não executivo do Banco de Comércio e Indústria da China e da Intercontinental Exchange; Ex-Diretor da Autoridade de Serviços Financeiros (FSA) do Reino Unido

Wiseman NkuhluEx-Consultor Econômico do Ex-Presidente da África do Sul Thabo Mbeki; Ex-Presidente do Instituto Sul-Africano de Contadores Credenciados; Ex-Presidente do Conselho do Ensino Superior da África do Sul

Joji OkadaMembro do Conselho de Auditoria & Supervisão da Matsui & Company Limited (Japão)

Marco OnadoProfessor Titular em Instituições Financeiras, Universidade Bocconi, Milão (Itália); Presidente da Pioneer Global Asset Management

James (Jim) QuigleyDiretor Executivo Emérito, Ex-Sócio Sênior, Deloitte EUA; Ex-Diretor Executivo da Deloitte Touche & Tohmatsu Limited

Maria Helena SantanaEx-Diretora e Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil; Ex-Presidente do Comitê Executivo da IOSCO; Membro do Conselho Internacional de Relato Integrado

Dr Takafumi SatoPresidente da Japan Exchange Regulation; Ex-Comissário da Agência de Serviços Financeiros (FSA)

Kurt SchachtDiretor-Gerente, Divisão de Normas e Promoção do Instituto CFA; Presidente do Comitê Consultivo de Investidores da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA

Lynn WoodEx-Presidente do Conselho de Relatórios Financeiros Australiano; Membro do Conselho de Revisão de Investimentos Estrangeiros

Guangyao ZhuVice-Ministro das Finanças da China e Presidente da Sociedade de Contabilidade da China

Michel Prada, Presidente dos FiduciáriosEx-Presidente da Autoridade de Mercados Financeiros da França; Ex-Presidente do Comitê Técnico da IOSCO

Ronald Arculli, Vice-PresidenteEx-Presidente da Hong Kong Exchanges and Clearing Limited; Ex-Presidente da Federação Mundial de Bolsas de Valores

Sheila Fraser, Vice-PresidenteEx-Membro do Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público; Ex-Auditora Geral do Canadá; Ex-Presidente do Conselho de Contabilidade do Setor Público Canadense

Page 7: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

| 7

Quem somos e o que fazemos | 2017

Equipe técnica sênior

Andrea Pryde Diretora Associada

Rachel Knubley Diretora Associada

Patrina Buchanan Diretora Associada

Henry Rees Diretor, Atividades de Implementação e Adoção

Peter Clark Diretor Técnico

Michelle Sansom Diretora Associada

Kumar Dasgupta Diretor Técnico

Matt Tilling Diretor, Educação

Mark Byatt Diretor, Assuntos Externos

Miranda Corti Diretora, Operações

Rick Russell Diretor de Desenvolvimento de Negócios

Mitsuhiro Takemura Diretor, Escritório da Ásia-Oceania

Equipe sênior

Comitês e órgãos consultivosÓrgãos consultivos formais fornecem um importante canal para o Conselho e a Fundação receberem informações sobre o seu trabalho e consultar as partes interessadas de uma ampla variedade de contextos e regiões geográficas.

Fórum Consultivo de Normas deContabilidade (ASAF)

Grupo de Economias Emergentes (EEG)

Comitê de Interpretações de IFRS

Grupos Consultivos de Projetos

Comitê Consultivo de Mercadosde Capital (CMAC)

Fórum Global de Preparadores (GPF)

Grupo Consultivo de Taxonomia IFRS (ITCG)

Grupo de Implementação para PME (SMEIG)

Grupo Consultivo de Educação

Conselho Consultivo de IFRS

Grupo Consultivo de Finanças Islâmicas

150 funcionários

Richard Thorpe Diretor, Atividades de Fiduciários

Nili Shah Diretora Técnica Executiva

Page 8: Quem somos e o que fazemos - IFRS · Quem somos e o que fazemos O nosso missão Desenvolver Normas IFRS que ofereçam transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros

Copyright © 2016 IFRS Foundation. Todos os direitos reservados.

Sede Internacional

30 Cannon Street | Londres, EC4M 6XH | Reino Unido

Telefone: +44 (0)20 7246 6410 | Fax: +44 (0)20 7246 6411

Email: [email protected]

Escritório da Ásia-Oceania

Otemachi Financial City | South Tower 5F, 1-9-7 | Otemachi Chiyoda-ku | Tóquio 100-0004 | Japão

Telefone: +81 (0)3 5205 7281 | Fax: +81 (0)3 5205 7287

Email: [email protected]

www.ifrs.org

Contate a Fundação IFRS para informações sobre países onde suas marcas estão em uso e/ou foram registradas.

International Financial Reporting Standards®

IFRS® Foundation

IFRS®

IAS®

IFRIC®

SIC®

IASB®