QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

22
PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO 2011 1 PROVA DE REDAÇÃO Tema 1 Abaixo estão dois trechos de Herbert de Souza, o Betinho. Leia-os com atenção, reflita sobre as ideias neles expostas e, a seguir, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre as mudanças que devem ocorrer no Brasil para que ele venha a ser uma nação melhor. “Pode haver revolta. Mas é improvável que o caminho da mudança do Brasil seja aberto com explosões sociais. A energia que pode ser usada agora para fazer um futuro diferente está, aparentemente, em outras fontes de transformação. Porque há mudança no Brasil. Ela não corre, mas anda. Não corre, mas ocorre. Seus sinais estão, por exemplo, no melhoramento das cidades em plena crise da administração federal, no basta à corrupção e no movimento pela ética na política, na emergência de movimentos em favor da mulher, da criança ou da ecologia, no anti-racismo. São antídotos contra a cultura autoritária que sempre ditou a receita do desastre social. (...)” Desabafo de um cidadão “Estou entre a crença e a descrença no Brasil. Com a crença a gente tem como mudar o país. Mudar significa avançar na cultura, na economia, nas práticas sociais. A gente faz um exercício permanente de fé. Eu mesmo sou tido como um otimista. Eu quero acreditar no Brasil. Mas aí a gente se confronta com fotos como (...)”

Transcript of QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

Page 1: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

1

PROVA DE REDAÇÃO

Tema 1

Abaixo estão dois trechos de Herbert de Souza, o Betinho. Leia-os com atenção, reflita sobre as ideias neles expostas e, a seguir, redija um texto

dissertativo-argumentativo sobre as mudanças que devem ocorrer no Brasil para que ele venha a ser uma nação melhor.

“Pode haver revolta. Mas é improvável que o caminho da mudança do Brasil seja aberto com

explosões sociais. A energia que pode ser usada agora para fazer um futuro diferente está, aparentemente, em outras fontes de transformação. Porque há mudança no Brasil. Ela não corre, mas anda. Não corre, mas ocorre.

Seus sinais estão, por exemplo, no melhoramento das cidades em plena crise da administração federal, no basta à corrupção e no movimento pela ética na política, na emergência de movimentos em favor da mulher, da criança ou da ecologia, no anti-racismo. São antídotos contra a cultura autoritária que sempre ditou a receita do desastre social. (...)”

Desabafo de um cidadão

“Estou entre a crença e a descrença no Brasil. Com a crença a gente tem como mudar o país.

Mudar significa avançar na cultura, na economia, nas práticas sociais. A gente faz um exercício permanente de fé. Eu mesmo sou tido como um otimista. Eu quero acreditar no Brasil. Mas aí a gente se confronta com fotos como (...)”

Page 2: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

2

Tema 2

Leia atentamente o texto abaixo e elabore um texto dissertativo-argumentativo. Nele você deve se

centrar na questão da JUSTIÇA, respondendo à seguinte questão: por que e por quem os sinos devem dobrar neste fim da primeira década do século XXI?

Começarei por vos contar em brevíssimas palavras um fato notável da vida camponesa,

ocorrido numa aldeia dos arredores de Florença, há mais de quatrocentos anos. Permito-me pedir toda a vossa atenção para este importante acontecimento histórico porque, ao contrário do que é corrente, a lição moral extraível do episódio não terá de esperar o fim do relato, saltar-vos-á ao rosto não tarda.

Estavam os habitantes nas suas casas ou a trabalhar nos cultivos, entregue cada um aos seus afazeres e cuidados, quando de súbito se ouviu soar o sino da igreja. Naqueles piedosos tempos (estamos a falar de algo sucedido no século XVI) os sinos tocavam várias vezes ao longo do dia, e por esse lado não deveria haver motivo de estranheza, porém aquele sino dobrava melancolicamente a finados, e isso, sim, era surpreendente, uma vez que não constava que alguém da aldeia se encontrasse em vias de passamento. Saíram, portanto as mulheres à rua, juntaram-se as crianças, deixaram os homens as lavouras e os misteres, e em pouco tempo estavam todos reunidos no adro da igreja, à espera de que lhes dissessem a quem deveriam chorar. O sino ainda tocou por alguns minutos mas, finalmente calou-se. Instantes depois a porta abria-se e um camponês aparecia no limiar. Ora, não sendo este o homem encarregado de tocar habitualmente o sino, compreende-se que os vizinhos lhe tenham perguntado onde se encontrava o sineiro e quem era o morto.

"O sineiro não está aqui, eu é que toquei o sino", foi a resposta do camponês. "Mas então não morreu ninguém?", tornaram os vizinhos, e o camponês respondeu: "Ninguém que tivesse nome e figura de gente, toquei a finados pela Justiça porque a Justiça

está morta." Que acontecera? Acontecera que um ganancioso senhor do lugar (algum conde ou marquês

sem escrúpulos) andava desde há tempos a mudar de sítio os marcos das estremas das suas terras, metendo-os para dentro da pequena parcela do camponês, mais e mais reduzida a cada avançada. O lesado tinha começado por protestar e reclamar, depois implorou compaixão, e finalmente resolveu queixar-se às autoridades e acolher-se à proteção da justiça. Tudo sem resultado, a espoliação continuou. Então, desesperado, decidiu anunciar urbi et orbi (uma aldeia tem o exato tamanho do mundo para quem sempre nela viveu) a morte da Justiça. Talvez pensasse que o seu gesto de exaltada indignação lograria comover e pôr a tocar todos os sinos do universo, sem diferença de raças, credos e costumes, que todos eles, sem exceção, o acompanhariam no dobre a finados pela morte da Justiça, e não se calariam até que ela fosse ressuscitada. Um clamor tal, voando de casa em casa, de aldeia em aldeia, de cidade em cidade, saltando por cima das fronteiras, lançando pontes sonoras sobre os rios e os mares, por força haveria de acordar o mundo adormecido... Não sei o que sucedeu depois, não sei se o braço popular foi ajudar o camponês a repor as estremas nos seus sítios, ou se os vizinhos, uma vez que a Justiça havia sido declarada defunta, regressaram resignados, de cabeça baixa e alma sucumbida, à triste vida de todos os dias. É bem certo que a História nunca nos conta tudo...

Suponho ter sido esta a única vez que, em qualquer parte do mundo, um sino, uma campânula de bronze inerte, depois de tanto haver dobrado pela morte de seres humanos, chorou a morte da Justiça. Nunca mais tornou a ouvir-se aquele fúnebre dobre da aldeia de Florença, mas a Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. (José Saramago)

Page 3: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

3

PROVA DE ESTUDO DE TEXTO Texto para a questão 01.

Uma canção

Minha terra não tem palmeiras... E em vez de um mero sabiá, Cantam aves invisíveis Nas palmeiras que não há Minha terra tem relógios Cada qual com sua hora Nos mais diversos instantes... Mas onde o instante de agora? Mas onde a palavra “onde”? Terra ingrata, ingrato filho, Sob os céus de minha terra Eu canto a Canção do Exílio. (Mário Quintana)

01. O objetivo central deste texto é:

A) Denunciar a vida moderna, marcada pelo ritmo da máquina, a qual faz os homens se sentirem

exilados. B) Estabelecer um paralelo entre este texto e o texto Canção do Exílio de Gonçalves Dias. C) Apresentar a ingratidão dos filhos da Pátria. D) Expor que, no mundo moderno, as palmeiras foram trocadas por arranha-céus. E) Expor que, no mundo moderno, as palmeiras foram trocadas pelo relógio.

Texto para a questão 02.

“Navegar é preciso, viver não é preciso”. Este tema de antigos navegadores portugueses, retomado por Fernando Pessoa, Caetano Veloso e por tantos outros escritores, ganha sua última versão no âmbito da informática, em que o termo navegar adquire outro sentido. Na nova acepção, em tempos de internet, o lema parece mais afirmativo do que nunca. Os olhos que hoje vagueiam pela tela iluminada do monitor já não precisam nem de velas, nem de ventos, nem de fados: “da vida só querem o cantinho de um quarto, de onde fazem o mundo flutuar em mares de virtualidades nunca dantes navegados.” 02. Assinale a alternativa não condizente ao sentido do texto.

A) As expressões “velas”, “fados” e “nunca dantes navegados” ligam-se ao contexto primitivo do velho lema.

B) A significação das palavras constitui um processo dinâmico e supõe o reconhecimento histórico do seu emprego na compreensão do sentido da frase “Navegar é preciso, viver não é preciso”.

C) Desligando-se de suas raízes históricas, as palavras do lema apresentam-se esvaziadas de qualquer sentido.

D) No último período do texto, o emprego da palavra olhos como sujeito de uma série de ações constitui uma metonímia.

E) A construção da frase “... fazem o mundo flutuar em mares de virtualidades nunca dantes

Page 4: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

4

navegados” teve por base uma metáfora. 03. Com relação ao poema abaixo, é INCORRETO afirmar que:

Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas leituras não era a beleza das frases, mas a doença delas. Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, esse gosto esquisito. Eu pensava que fosse um sujeito escaleno. - Gostar de fazer defeitos na frase é muito saudável, o Padre me disse. Ele fez um limpamento em meus receios. O Padre falou ainda: Manoel, isso não é doença, pode muito que você carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas... E se riu. Você não é de bugre? - ele continuou. Que sim, eu respondi. Veja que bugre só pega por desvios, não anda em estradas – Pois é nos desvios que encontra as melhores surpresas e os ariticuns maduros. Há que apenas saber errar bem o seu idioma. Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de gramática.

Manoel de Barros, O livro das Ignorãças.

A) o poema apresenta uma crítica aos professores de línguas demasiadamente focados na estrita

observação das normas corretas do bem falar e escrever e, para isso, utiliza-se da figura do Padre Ezequiel, exemplo desse tipo de atitude.

B) o poema apresenta uma crítica aos professores de línguas demasiadamente focados na estrita observação das normas corretas do bem falar e escrever e, para isso, utiliza-se da figura do Padre Ezequiel, exemplo de atitude diversa.

C) o poema apresenta traços típicos da oralidade, sobretudo através do uso de expressões e sintaxe típicas de certas regiões brasileiras.

D) a expressão bugre era comumente utilizada pelos colonizadores portugueses para referir-se aos índios do Brasil.

E) o enunciado “ele fez um limpamento em meus receios” pode ser interpretado como similar a “ele me tranquilizou”.

Page 5: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

5

Texto para as questões 04 e 05.

Só 122 livros. Era o que a Universidade de Cambridge tinha em 1427. Eram manuscritos lindos, que valiam cada um o preço de uma casa. Isso foi três décadas antes de a Bíblia de Gutenberg chegar às ruas. Depois dela, os livros deixaram de ser obras artesanais exclusivas de milionários e viraram o que viraram. Graças a uma novidade: a prensa de tipos móveis, que era capaz de fazer milhares de cópias no tempo que um monge levava para terminar um manuscrito.

Foi uma revolução sem igual na história e blá, blá, blá. Só que uma revolução que já acabou. Há 10 anos, pelo menos. Quando a internet começou a crescer para valer, ficou claro que ela passaria uma borracha na história do papel impresso, e começaria outra. Óbvio: os 7 milhões de volumes que a Universidade de Cambridge mantém hoje nos 150 quilômetros de prateleiras de suas várias bibliotecas caberiam em 4 discos rígidos de 500 gigabytes. Só 4. Sem falar que ninguém precisaria ir até Cambridge para ler os livros. Mas aconteceu justamente o que ninguém esperava: nada. A internet nunca arranhou o prestígio nem as vendas dos livros. Muito pelo contrário. O 2º negócio que mais deu certo (depois do Google) é uma livraria, a Amazon. Se um extraterrestre pousasse na Terra hoje, acharia que nada disso faz sentido. Por que o livro não morreu? Como uma plataforma que, se comparada à internet, é tão arcaica quanto folhas de pergaminho ou tábuas de argila continua firme? Você sabe por quê. Ler um livro inteiro no computador é insuportável. A melhor tecnologia para uma leitura profunda e demorada continua sendo tinta preta em papel branco. Tudo embalado num pacote portátil e fácil de manusear. Igual à Bíblia de Gutenberg. Isso sem falar em outro ingrediente: quem gosta de ler sente um afeto físico pelos livros. Curte tocar neles, sentir o fluxo das páginas, exibir a estante cheia. Uma relação de fetiche. Amor até. (...)

VERSIGNASSI, Alexandre. In: Superinteressante, março/2010. (Fragmento)

04. De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar que o autor: A) confronta realidades distantes do ponto de vista temporal e cultural. B) salienta a importância da invenção da imprensa e minimiza o papel da internet na atualidade. C) mostra efeitos das tecnologias nos hábitos e costumes das pessoas. D) apresenta a relação livros x internet como aparentemente contraditória. E ) qualifica o hábito de leitores contemporâneos em seu apego ao livro impresso.

05. Considerando os recursos estratégicos empregados pelo autor, é INCORRETO afirmar que:

A) informação e opinião mesclam-se, imprimindo ao texto tom argumentativo. B) o uso de adjetivos e a escolha de palavras e expressões coloquiais criam efeito de subjetividade. C) a utilização de valores numéricos ressalta situações em contraponto. D) a linguagem está inadequada para o propósito comunicativo do texto. E) as perguntas que finalizam o 3º parágrafo têm função retórica: propiciam o desenvolvimento das

ideias e provocam a atenção do leitor.

Page 6: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

6

PROVA DE MATEMÁTICA 06. Duas grandezas representadas por X e Y são diretamente proporcionais.

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. A equação Y = X + 1 poderia ser uma relação entre X e Y. 2. A equação Y = 0,2X poderia ser uma relação entre X e Y. 3. A equação X = 2Y − 1 poderia ser uma relação entre X e Y. 4. A equação X = 3Y poderia ser uma relação entre X e Y. A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

07. Na figura, o ponto B é o pé da altura do triângulo ACD relativa ao lado AC.

O ângulo em A é , o ângulo em C é 2 , 7AB e 3BD .

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. A medida de CD é 7

29.

2. O valor de )2(cos é 29

20.

3. A medida de BC é 7

20.

4. O valor de )2( sen é 58

3.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

Page 7: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

7

08. Uma função é dada pela seguinte expressão: xxf 854 )(

As alternativas a seguir dizem respeito a valores da função f em determinados pontos.

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. O valor de )2(f é igual a 6 .

2. O valor de )2(f é igual a 16 .

3. O valor de ))2(( ff é igual a 22 .

4. O valor de ))2(( ff é igual a 128 .

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

09. Considere a sequência definida por 2121 2...,,1,5 nnn xxxxx para 3n .

O valor de 6x é

A) 31

B) 13

C) 11

D) 17

E) 25

10. Os números racionais a e b são representados pelas dízimas periódicas 3,1a e 8,0b , em

que 3 é o período de a e 8 é o período de b .

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. O número ba é uma dízima periódica de período igual a 1 .

2. O número ba é uma dízima periódica, cuja parte inteira é igual a 1 .

3. O número ab é uma dízima periódica, cujo período possui dois algarismos.

4. O número ab é uma dízima periódica, cuja parte inteira é igual a 1 . A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

Page 8: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

8

PROVA DE HISTÓRIA

11. “Aquela revitalização da sociedade cristã ocidental expressou-se num triplo crescimento, demográfico, econômico e territorial. Sendo partes de um mesmo fenômeno, esses crescimentos ocorreram paralela e interligadamente, com cada um deles agindo sobre os demais.”

(FRANCO JR. Hilário. O Feudalismo. 4ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1986.)

Com base em seus conhecimentos e a partir da leitura do trecho, assinale a alternativa INCORRETA: A) As transformações ocorridas na Europa, depois do surgimento de diversas inovações técnicas

de produção, deram impulso ao período caracterizado pelo auge do feudalismo no ano mil. B) Os germanos não exerceram qualquer influência na organização da sociedade feudal visto que

esta se constituiu basicamente a partir das sociedades romanas clássicas. C) A crise do feudalismo ocorreu, também, por fatores internos à sua dinâmica, como a

fragmentação da soberania; a divisão das funções de administração e justiça, dispersas em cada feudo; a crise de produção de alimentos devido ao cultivo intenso das terras e a crise demográfica exacerbada no século XIII.

D) Ao servo cabia o pagamento de impostos e prestação de obrigações como pagamento de renda anual estipulado previamente; pagamento das taxações sobre o número de membros familiares; prestação de corvéias e pagamento das banalidades e do censo.

E) O feudalismo reúne diversas contribuições romanas como o colonato, as vilas e a importância conferida à religião cristã.

12. “A Época Moderna, período compreendido entre os séculos XVI e XVIII, viu nascer um mundo novo

no Ocidente. Mas um novo mundo que de muitas maneiras ainda estava ligado à Idade Média. De fato, muitas tradições feudais persistiram até fins do século XVIII na Europa.”

(CERQUEIRA, Adriano. A Europa na Idade Moderna. Belo Horizonte, Lê, 1995, p.17)

A persistência de elementos medievais no cotidiano do homem moderno se fez de várias formas. O poder fluente da nobreza e o controle mental da Igreja Católica sobre as pessoas permaneceram na prática cotidiana da maioria dos europeus. Mas, fenômenos como o do Renascimento, o crescente poder econômico, social e cultural da burguesia, a Reforma Protestante, a Expansão Ultramarina propuseram aos habitantes do “Velho Continente” a possibilidade de criação de uma nova estrutura mental. Assinale a alternativa que NÃO se enquadra nesta proposição:

A) A superação do estrito conhecimento do mundo, até então disponível para os europeus. B) A valorização do trabalho e do lucro, criando condições para a formação da burguesia. C) A organização da sociedade em um sistema de ordens, mantendo a imobilidade social. D) O triunfo da “razão de Estado” como princípio político, afastando a ideia do direito divino dos

reis. E) A noção de que o Estado resulta do desejo dos indivíduos de garantir a propriedade privada.

Page 9: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

9

13. “O ápice desse processo deve ser observado em dois momentos-chave: a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e ao Algarve (1815); e a aclamação de D. João VI enquanto Rei de Portugal no Rio de Janeiro (1818). Se, por um lado, era o Príncipe Regente quem diretamente governava o Brasil desde 1808, estas duas ocasiões formalizaram a elevação institucional da colônia a um patamar político-administrativo nunca antes vivenciado.”

(FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima Silva; BICALHO, Maria Fernanda Batista. Uma leitura do Brasil Colonial:bases da materialidade e da governabilidade no império.Revista Penélope. N° 23, 2000, pp.67-88.)

Sobre a administração colonial, todas as afirmativas são corretas, EXCETO:

A) No sistema de capitanias hereditárias, o rei de Portugal entregava ao colono donatário amplos

poderes políticos, administrativos e jurídicos sobre a terra que este recebia. B) Ao se enraizarem na colônia, os descendentes de portugueses passaram a ter interesses por

vezes conflitantes com os interesses metropolitanos, o que impulsionou diversos movimentos emancipacionistas por parte da elite colonial.

C) Após 1822, a construção do Estado nacional não promoveu profundas mudanças na estrutura política, econômica e social.

D) A presença da Corte portuguesa no Brasil após 1808 possibilitou transformações sociais de cunho estrutural na colônia, que foi elevada à condição de Reino Unido a Portugal.

E) Dentre os elementos externos que apressaram a emancipação política do Brasil podemos citar a busca inglesa pelo comércio livre de suas mercadorias produzidas em larga escala.

14. “Indianos foram enviados para a Europa e Oriente Médio, batalhões de trabalhadores chineses

vieram para o ocidente, africanos lutaram no exército francês.” (HOBSBAWM. Eric. Era dos extremos: o breve século XX. 1914-1991. Trad. Marcos

Santarrita. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.)

Todas as questões abaixo estão corretas, EXCETO: A) A Primeira Guerra Mundial representa uma ruptura extrema com as crenças vigentes na

sociedade européia, especialmente no que tange às certezas quanto ao progresso obrigatório e à inesgotável capacidade humana de criação e aperfeiçoamento.

B) Os estados nacionais europeus se consolidaram a partir do fortalecimento da ideia de nacionalismo, que trazia consigo a tentativa de convencer a população de sua superioridade frente à outra nação tida como um inimigo exterior, responsável pelos males internos vividos pelo país.

C) Dentre as motivações que culminaram na deflagração da Primeira Guerra, não se insere a política de expansão imperialista empreendida a partir do século XIX e levada a cabo no século XX.

D) Durante o período de Paz Armada, os estados nacionais europeus de maior expressividade no cenário internacional formaram alianças políticas, bem como investiram na indústria bélica e adotaram o serviço militar obrigatório.

E) As inovações técnicas, possibilitadas pelo processo de Revolução Industrial, também estavam presentes na Primeira Guerra Mundial, causando perdas humanas em escalas nunca antes

Page 10: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

10

verificadas. 15. “A alta taxa de inflação entre os anos 80 e 90 transformou em prática comum a ciranda de zeros

na moeda e trocas sucessivas do padrão monetário. O cruzeiro é substituído pelo cruzado, seguido pelo cruzado novo, que volta a ser cruzeiro, que vira cruzeiro real, até chegar ao real.” (MELLO, J. M. C; NOVAIS, F. A. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia. História da Vida

Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo, Cia das Letras, 1998. V.4, P.648.)

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas. 1. Em 1986, o governo Sarney anunciou o Plano de Estabilização Econômica (Plano Cruzado I e

II), mudando a moeda para cruzado e adotando mecanismos de combate à inflação. Os pífios resultados do plano e os ataques da imprensa levaram à derrota do PMDB nas eleições de novembro do mesmo ano.

2. O Plano Bresser, adotado em julho de 1987, manteve o congelamento de preços e buscou o controle monetário da economia. Entretanto, a alta taxa de juros promoveu o consumo e acelerou a inflação.

3. O Plano Collor, em 1989, manteve como objetivo principal, o combate à inflação. Baseado no confisco bancário, no favorecimento das importações e na privatização das empresas estatais resultou no crescimento econômico e aumento da taxa do emprego.

4. Ao longo do ano de 1994 foram tomadas várias medidas de estabilização econômica, ultimadas no Plano Real. A privatização das empresas e a contenção dos gastos públicos visavam conter o crescimento inflacionário.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

PROVA DE GEOGRAFIA 16. A biosfera, espaço onde a vida é possível no planeta, é constituída por três camadas interligadas do

planeta Terra, que são:

A) a troposfera, a hidrosfera e a litosfera. B) a litosfera, a mesosfera e a hidrosfera. C) a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. D) a litosfera, a troposfera e a mesosfera. E) a hidrosfera, a ionosfera e a litosfera.

Page 11: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

11

17. A riqueza obtida por meio da exploração do petróleo na região não resultou em elevação da qualidade de vida das populações locais. Em muitos países essa atividade agravou a migração do campo para a cidade que acabou por não comportar esses novos contingentes. Essa descrição diz respeito à região árida que concentra a metade das reservas de petróleo do planeta que se localiza no: A) Sudeste da Ásia. B) Sul da África. C) Sul da Europa. D) Norte da América do Sul. E) Oriente Médio.

18. Pluviogramas são gráficos elaborados para o acompanhamento e a verificação da: A) pressão e da temperatura. B) temperatura e da pluviosidade. C) umidade e da temperatura. D) temperatura e da pressão. E) umidade e da pluviosidade.

19. Em 1º de maio de 2004, oito países da Europa Central e da Oriental aderem à União Europeia,

além de Chipre e Malta. Esse fato alterou profundamente a geopolítica europeia, pois: Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas. 1. Pela primeira vez, países da área de influência da antiga União Soviética ingressavam na União

Europeia. 2. O número de membros foi ampliado de 15 para 25, na maior expansão do bloco até hoje. 3. Definiu o fim da divisão da Europa estabelecida 60 anos antes em Yalta. 4. Resolveu definitivamente a questão das migrações internas do oriente para o ocidente do bloco. A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

20. Criado no início da década de 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou um indicador que passou a ser utilizado como referência para os estudos comparativos das condições de vida das populações do mundo denominado IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Observe a figura abaixo:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

Page 12: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

12

1. Predominam países do hemisfério norte entre os que apresentam o nível mais alto de IDH. 2. O Brasil é classificado entre os que apresentam o nível mais baixo de IDH. 3. Os países africanos apresentam índices mais baixos que os demais. 4. O Brasil é o país de mais alto IDH da América do Sul.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

PROVA DE INGLÊS

THE NEW SEASON FILM Chilling Enough to Deserve a Remake

By TERRENCE RAFFERTY “The first thing I said was, I don’t know if we should remake this movie.” These words, which are not spoken in Hollywood nearly as frequently as they ought to be, are those of Matt Reeves, the director and screenwriter of “Let Me In” (opening Oct. 1), an American version of the striking 2008 Swedish vampire film “Let the Right One In.” Clearly he overcame his doubts. The original movie, directed by Tomas Alfredson, tells the story of a lonely, bullied 12-year-old named Oskar and his odd relationship with a mysterious new neighbor, Eli, who has, she eventually confesses, “been 12 for a very long time.” (…)

“Obviously it’s someone else’s story,” he continued, “but I’d had the experience of being bullied, and I’d grown up in the ’80s, when the story is set, and I’d lived in suburban places like the one the characters live in.” He fell prey, that is, to a strange attraction that he knew he should feel a good deal warier of. That’s pretty much what happens to Oskar of course — and in a way to every filmmaker who tries, against his better instincts, to remake a movie he loves.

These days the temptation to get involved with the bloodthirsty undead is more than usually difficult to resist, thanks to the success of the “Twilight” series of books and movies and HBO’s lubricious, humid vampire serial, “True Blood,” which peddle a far more romantic brand of sanguinary predation than the earliest, and greatest, generation of vampire films: movies like F. W. Murnau’s “Nosferatu” (1922), Tod Browning’s “Dracula” (1931) and Carl Theodor Dreyer’s “Vampyr” (1932), none of whose title characters are portrayed as particularly viable objects of desire. (Though for some tastes Bela Lugosi could be said to possess a certain louche, Eurotrash sort of charm.) (…)

21. De acordo com o texto, pode-se afirmar: A) O diretor teve dúvidas quanto à regravação do filme. B) É a história do próprio diretor. C) O diretor continuou em dúvida por muito tempo. D) O filme é uma versão sueca de outro já filmado. E) Nenhuma das afirmações anteriores é correta.

22. Veja as afirmações abaixo:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

Page 13: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

13

1. A refilmagem baseou-se somente em questões financeiras.

2. O filme relata a história de um garoto que tem 12 anos por um longo tempo. 3. Não há menções a histórias vampirescas nessa regravação. 4. Algumas experiências do filme foram vividas pelo diretor. A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

23. A visão de vampiros apresentada na atualidade configura-se como:

A) sangrenta e difícil de resistir. B) romantizada e difícil de resistir. C) sangrenta e predadora. D) baseada nas séries da HBO. E) baseada nos livros da série Crepúsculo.

STATE OF THE ART In Season 9, iPods Still Get High Ratings The new Apple iPod Nano By DAVID POGUE

CUPERTINO, Calif. — At a special press event today, Steven P. Jobs, Apple’s chief executive, unveiled a new lineup of iPod models, just in time for the holiday season. The diminutive iPod Shuffle still has no screen and is still made of brushed aluminum, but it now has _____ and comes in _____ colors. Apple tinkered with the proportions of the iPod Nano, too, adding _____ and redesigning the _____. The popular iPod Touch also received a makeover; it’s thinner now, and gains new features like a _____ and a _____. All models now offer better battery life and greater storage capacity. There are no design missteps this year, though, at least none as egregious. The 2010 iPod crop takes some design risks and, in some cases, subtracts some longstanding features. But in general, the tradeoffs are worth it.

Last year’s minuscule, buttonless iPod Shuffle, with its earbuds, almost looked like dental floss snagged on a tie clip. The new one, though, looks a lot like the Shuffle of two years ago, complete with playback and volume buttons, although it’s slightly smaller (1.1 by 1.2 by 0.3 inches).

When you press a button on top, the new Shuffle speaks the name of the current song or playlist out loud in a computer-generated voice (a feature retained from the tie-clip Shuffle). Apple would probably tell you, though, that the Shuffle’s best feature is its price: $50. (The storage is 2 gigabytes, and you have a choice of five metallic colors.)

The riskiest new iPod is the Nano, which dispenses with the click wheel that has come to define the iPod. Instead, the entire front surface is a glass touch screen like an iPhone’s. The software looks like the iPhone’s, too. You navigate by swiping the screen left or right, you play a song by touching its name and you rotate a photo by twisting two fingers on the screen.

In fact, you can rotate the entire screen that way. That’s handy, because the Nano now has a clothing clip, too, and you don’t always clip it on upright. The touch screen is smooth as silk, quick to respond,

Page 14: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

14

and crazy fun to use. So much fun, in fact, that you may completely miss how inefficient it really is. In lists, only three songs or album names at a time fit on that tiny screen.

(…) 24. Conforme o texto, sobre os iPods lançados, pode-se dizer:

A) todos são diminutos. B) alguns têm um novo design. C) todos têm uma bateria melhor. D) a capacidade de memória está maior. E) a bateria e a memória estão melhores.

25. Qual é a aparência do novo iPod Shuffle?

A) Parecida com a versão de dois anos atrás, apresentando os botões. B) Parecida com a versão de dois anos atrás, porém um pouco menor. C) Parecida com um fio dental. D) Totalmente sem botões. E) Sem botões e minúsculo.

PROVA DE BIOLOGIA 26. Os mecanismos excretores removem substâncias tóxicas dos organismos ou eliminam substâncias

que, embora não sejam tóxicas, são encontradas em concentrações elevadas em determinado momento. Esse é o caso da água e dos sais que, em excesso ou em falta, podem prejudicar os organismos. O controle hídrico e do conteúdo de sais do organismo são realizados por mecanismos osmorreguladores dos quais participam estruturas e órgãos excretores. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os peixes, que vivem em água doce, apresentam concentração osmótica do corpo maior que a do meio externo, por isso há saída da água do corpo deles para o ambiente.

2. Os peixes ósseos marinhos apresentam a concentração osmótica do corpo menor que a concentração do meio externo provocando uma perda de água para o ambiente.

3. Uma grande quantidade de água sai do corpo dos peixes ósseos marinhos em decorrência de terem eles a concentração osmótica maior em relação ao ambiente em que vivem.

4. Uma quantidade de água entra no corpo dos peixes de água doce por apresentarem estes uma maior concentração osmótica do corpo em relação ao ambiente.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

E) Quando todas as alternativas estiverem corretas 27. Alguns aminoácidos são utilizados como combustível celular. Eles são particularmente importantes

no estudo da excreção. O grupamento amina (NH2) deles retirados dá origem aos excretos nitrogenados como amônia, uréia e ácido úrico. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

Page 15: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

15

1. A excreção, predominantemente de um desses excretos, está intimamente relacionada ao ambiente na qual o animal vive.

2. Normalmente os animais que excretam amônia não apresentam bexiga e são animais aquáticos.

3. Os ácidos nucléicos também dão origem a excretas nitrogenadas.

4. Normalmente, na urina humana, devem ser eliminada água, uréia e em menor quantidade aminoácidos e glicose.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

E) Quando todas as alternativas estiverem corretas 28. Certas pessoas manifestam perda progressiva da lactase intestinal após o desmame, condição

conhecida por deficiência da lactase do adulto. Em consequência da falta dessa enzima, as pessoas perdem a capacidade de digerir e absorver o açúcar do leite, podendo apresentar sintomas digestivo de gravidade variável após a ingestão do leite. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. A lactase é produzida no intestino delgado e atua sobre a lactose também no intestino delgado.

2. A absorção dos alimentos digeridos ocorre ao nível do intestino delgado, exceto os produtos da lactose caso o indivíduo sofra da deficiência da lactase.

3. Não só a lactase mas todas as outras enzimas têm a sua atividade enzimática comprometida, se não estiverem atuando nas condições de temperatura e PH ideal.

4. A especificidade de uma enzima deve-se ao fato dela catalisar sempre o mesmo substrato que tenha a mesma natureza química que a sua, mas a fórmula estrutural diferente.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

E) Quando todas as alternativas estiverem corretas 29. A célula apresenta mecanismos ou condições que permitem verificar se ela está apta ou não para

se dividir. Os mecanismos ou condições que indicam que a célula está apta para a divisão celular estão listados a seguir: Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. O tamanho e o volume celular.

2. O ambiente externo adequado à proliferação celular.

3. DNA está íntegro e não sofreu mutações.

4. O duplo filamento do RNA não alterado.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

Page 16: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

16

D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

E) Quando todas as alternativas estiverem corretas 30. Biologia compreende o estudo da vida. Definir ‘vida’ não é algo simples, o melhor seria caracterizar

a vida. O crescimento é uma característica dos seres vivos e eles crescem devido ao aumento de volume nos organismos unicelulares e também pelo aumento de volume e do número de células nos indivíduos multicelulares. O crescimento é então decorrente de fatores como os citados a seguir. Assinale a alternativa CORRETA.

A) Organização celular – metabolismo

B) Reprodução – composição química

C) Metabolismo – nutrição

D) Nutrição – organização celular

E) Composição química – organização celular PROVA DE FÍSICA

31. Nos laboratórios de análises clínicas são usadas centrífugas para separar partículas em suspensão

dentro de líquidos. Tais líquidos são colocados em tubos de ensaio que giram em movimento circular em alta rotação. Quando os tubos giram, eles se inclinam tendendo a ficar na posição do plano de rotação.

Sobre essa situação observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Por serem mais pesadas que o líquido, as partículas descem até a base do tubo de ensaio

devido à força centrípeta. 2. Devido à centrifugação, a força centrífuga é maior do que a força centrípeta e por isso as

partículas são empurradas para o fundo do tubo. 3. Sobre as partículas surge uma força horizontal para fora do tubo até que elas atinjam o vidro do

fundo. 4. As partículas, devido à inércia, tendem a seguir em linha reta mantendo seu movimento, mas

como o tubo faz uma curva elas chegam ao seu fundo.

A) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a alternativa 4 estiver correta E) Quando todas as alternativas estiverem corretas

32. A figura mostra um armário que é fechado nas laterais e no fundo.

Page 17: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

17

Esse armário exercerá menor pressão sobre uma superfície horizontal se: A) For colocado em pé. B) Estiver com a lateral no chão. C) For colocado de cabeça para baixo. D) Estiver deitado com sua frente para o solo. E) Estiver deitado de costas para o chão.

33. O entendimento dos conceitos térmicos leva a uma maior compreensão da termodinâmica. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas. 1. Se uma garrafa PET possui 2 litros de água e outra, 2 litros de álcool, quando colocadas sob a

luz solar a de água esquenta mais rápido, pois ela possui maior calor específico. 2. A capacidade térmica de uma panela de alumínio é maior que a de outra de alumínio de menor

massa. 3. O ponto de ebulição de uma substância é tanto maior quanto maior for seu calor de

vaporização. 4. Quando o calor latente de solidificação de uma substância é pequeno, significa que ela libera

menos calor para cada unidade de massa para passar para a fase sólida. A) Quando as afirmativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as afirmativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as afirmativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a afirmativa 4 estiver correta E) Quando todas as afirmativas estiverem corretas

34. As cores fazem parte de nosso mundo, e suas combinações tornam os ambientes mais ou menos

agradáveis. A figura da esquerda mostra três projetores incidindo luz de cores diferentes sobre um disco opaco cinza e formando no solo três círculos de sombra. A figura da direita mostra os círculos de sombra correspondentes a cada cor das luzes.

Page 18: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

18

O circulo R é da luz vermelha (Red), o G é da luz verde (Green) e o B é da luz azul (Blue). Quatro estudantes fizeram afirmações sobre as regiões formadas pelas sombras. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas. 1. A região B aparecerá na cor amarela. 2. A região 4 aparecerá na cor branca, pois é a mistura das três cores. 3. As regiões 1, 2 e 3 são de penumbra. 4. A penumbra das regiões G e B são mais intensas do que das regiões 1 e 2.

A) Quando as afirmativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as afirmativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as afirmativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a afirmativa 4 estiver correta E) Quando todas as afirmativas estiverem corretas

35. Atrita-se um pano de seda em uma régua de plástico, de modo que a régua adquira carga positiva. Logo após, aproxima-se a régua eletrizada de uma esfera condutora leve, inicialmente neutra, que está suspensa por fio isolante, observando-se uma aproximação da esfera sendo que a régua não a toca. Com relação à situação proposta e aos fenômenos da eletrização e atração elétrica observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas. 1. Na eletrização o número de cargas positivas da régua é maior que as cargas negativas da seda. 2. A força de atração elétrica acontece por que a esfera condutora se eletriza com carga negativa. 3. A indução eletrostática que a régua produz na esfera a faz adquirir carga de sinal oposto. 4. Na eletrização houve transferência de elétrons livres da régua de plástico para o pano de seda. A) Quando as afirmativas 1, 2 e 3 estiverem corretas B) Quando as afirmativas 1 e 3 estiverem corretas C) Quando as afirmativas 2 e 4 estiverem corretas D) Quando somente a afirmativa 4 estiver correta E) Quando todas as afirmativas estiverem corretas

PROVA DE QUÍMICA

Page 19: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

19

36. Os polímeros são materiais que mais contribuem para o impacto ambiental, pois vêm gradativamente substituindo materiais como vidro e metais. É o caso do poliestireno (II), que por possuir boas propriedades mecânica e isolante são empregados em vários setores como materiais descartáveis (copos, pratos, bandejas, etc), proteção para embalagem eletrônica e espumas. Devido ao elevado consumo do poliestireno (II), o destino final são aterros e lixões, uma vez que sua reciclagem pouco compensa economicamente. Uma alternativa para seu aproveitamento é modificá-lo, quimicamente, produzindo novo material. A sulfonação do poliestireno, por exemplo, conduz à produção de um polieletrólito (III) que pode ser empregado como aditivo para argamassa, concretos e agentes floculantes no processo de tratamento de água e esgoto. O poliestireno (II) é produzido em quantidades industriais a partir da polimerização do estireno (I), que ao ser submetido à reação de sulfonação obtém-se o polieletrólito (III), conforme representação abaixo:

De acordo com essas informações, é CORRETO afirmar, EXCETO: A) A fórmula estrutural de (I), também é conhecida como vinilbenzeno. B) O polieletrólito (III) é obtido quando submete-se o poliestireno (II) à ação de ácido sulfúrico

concentrado e aquecimento. C) O monômero (I) é um composto não saturado. D) A característica estrutural do estireno (I) concede a substância alto grau de solubilidade em

água. E) A substância (II) foi formada por meio de uma reação de adição.

37. O setor sucroalcooleiro tem um papel importante na economia do país. Os biocombustíveis são

combustíveis derivados de matéria prima biológica e incluem o bioetanol, ou simplesmente etanol, o biodiesel e o biogás(metano). Destes, o etanol é o biodiesel mais utilizado e cuja produção mais cresce no mundo. Por outro lado, este setor tem contribuído para tornar a matriz energética menos poluente, através da produção e comercialização de energia. Encontram-se representadas abaixo as etapas na produção do biocombustível etanol:

C6H12O6 LEVEDURA

CH3CH2OH + 2CO2[O]

2 CH3COOH

I II III

Cana de açúcar

De posse dessas informações conclui-se que está corretamente assinalada nas alternativas abaixo, EXCETO: A) A substância III é mais ácida em meio aquoso que a substância II. B) Ácido acético pode servir para neutralizar o mau cheiro de peixe estragado em um recipiente

devido à presença de trimetilamina e 1,4-butanodiamina. C) O etanol ao reagir com cloreto de etila produz substância oxigenada de baixo ponto de

ebulição. D) A substância III é mais solúvel em água que a substância II. E) A venda de crédito de carbono é possível graças a cogeração a partir do bagaço de cana.

I

Polimerização

CH CH2

n

Reação de Sulfonação

n

CH CH2

II III

SO3H

Page 20: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

20

38. As classes de compostos orgânicos possuem características estrutural e eletrônica particulares,

proporcionando propriedades químicas específicas, as quais induzem, na presença de reagentes específicos, em condições adequadas, a transformação para novas moléculas. Observe a seguinte sequência de reações representada abaixo:

A) CH3CH2CH CH2 + HI CH3CH2CHICH3

B) CH3CH2CHOHCH3Al2O3

3500CCH3CH2CH CH2 + H2O

C) CH3COOH + C2H5OH H

+

CH3COOC2H5 + H2O

Cl

Cl+ Zn + ZnCl2D)

E) CH3CH2OH KMnO4

CH3COOH

De posse dessas informações conclui-se que está CORRETAMENTE assinalada na alternativa:

A) Reação de adição; reação de desidratação; reação de substituição; reação de eliminação; reação de oxidação.

B) Reação de adição; reação de eliminação; reação de adição; reação de eliminação; reação de oxidação.

C) Reação de substituição; reação de desidratação; reação de substituição; reação de eliminação; reação de oxidação.

D) Reação de adição; reação de desidratação; reação de substituição; reação de hidrogenação; reação de oxidação.

E) Reação de adição; reação de eliminação; reação de substituição; reação de eliminação; reação de substituição.

39. O esquema abaixo representa dois balões de vidro conectados por meio de uma pequena torneira, contendo as substâncias nitrogênio e oxigênio puras. Volumes, pressões e temperaturas iniciais para os dois gases, em seus respectivos balões, estão assinalados no referido esquema.

Abrindo-se a torneira que separa os dois gases e mantendo-se a temperatura, as pressões parciais de N2(g) e O2(g), após a estabilização do sistema, serão, aproximadamente: Dados: PV=nRT e R=0,082 atm.L.K-1.mol-1 A) 5/8 atm e 6/8 atm, respectivamente. B) 1atm e 2 atm, respectivamente. C) 3 atm e 3 atm, respectivamente.

N2

O2

1 atm 250C

5 Litros

2 atm250C

3 Litros

Page 21: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

21

D) 1/2 atm e 1/2 atm, respectivamente. E) 1/5 atm e 2/3 atm, respectivamente.

40. Alguns ácidos oxigenados possuem um ou mais grupos OH, além de átomos de oxigênio, ligados ao átomo central da molécula do ácido. Há casos, também, em que átomos de hidrogênio encontram-se ligados diretamente ao mesmo átomo central. Essas possíveis configurações levam a diferentes arranjos que tornam as substâncias mais ou menos ácidas quando em solução. Além do efeito da estrutura sobre a acidez dos oxiácidos, a eletronegatividade do átomo central é, também, objeto de observação. Com base nessas informações, assinale a afirmativa ERRADA: A) Quanto maior o número de átomos de oxigênio ligados ao átomo central mais forte é o ácido.

Assim, uma solução aquosa de HOClO é mais ácida do que uma solução aquosa de HOCl, ambas na mesma temperatura e concentração.

B) Para o mesmo número de átomos de oxigênio ligados ao átomo central, quanto maior a eletronegatividade desse átomo central, mais forte é o ácido. Assim, em solução aquosa, HOClO2 é mais forte do que HOBrO2.

C) Para oxiácidos com estruturas químicas semelhantes, quanto mais polar a ligação YO-H, onde “Y” é o átomo central do oxiácido, mais forte é o ácido em questão.

D) Para o oxiácido hipotético, 3)OH(OX , onde “X” é o átomo central do oxiácido, pode-se dizer

que a base derivada da desprotonação completa, 3

3OXO , é mais forte do que a base

conjugada, ])OH(OXO[ 2 , do oxiácido hipotético original.

E) Para ácidos carboxílicos, quanto maior for a eletronegatividade dos grupos ligados ao grupo carboxila, mais forte é o ácido. Assim, uma solução de CH3COOH é menos ácida do que uma solução de CCl3COOH, ambas na mesma concentração e temperatura. Como consequência, espera-se que o pKa do ácido acético seja menor que o pKa do ácido tricloroacético.

GABARITO

01 - A 16 - C 31 - D

DEMAIS CURSOS

Page 22: QUESTÕES DE VESTIBULAR 2005

PROVA DEMAIS CURSOS - PROCESSO SELETIVO

2011

22

02 - C 17 - E 32 - E 03 - A 18 - B 33 - C 04 - B 19 - A 34 - B 05 - D 20 - B 35 - D 06 - C 21 - A 36 - D 07 - A 22 - C 37 - D 08 - B 23 - B 38 - A 09 - A 24 - E 39 - A 10 - D 25 - B 40 - E 11 - B 26 - C 12 - C 27 - A 13 - D 28 - A 14 - C 29 - A 15 - D 30 - C