Questões Preparatorias Para a Prova GA

16
NEUROFISIOLOGIA DA COGNIÇÃO E DO COMPORTAMENTO - GA 1)Desenhe e descreva os diferentes lobos cerebrais. Lobo Frontal: movimento, comportamento e memória. Lobo Parietal: parcialmente dedicado ao sentido do tato. Lobo Temporal: importantes para a memória, audição e olfato. Lobo Occipital: quase exclusivamente dedicado ao sentido da visão. 2)Descreva quais estruturas compõe o prosencéfalo. Telencéfalo: Responsável pela vida de relação, capacidade de interagir com o meio. Diencéfalo: Gerencia o sistema nervoso central, localiza-se acima do Mesencéfalo. 3)Descreva as camadas corticais. As camadas corticais são: Camada Molecular, Camada Granular Externa, Camada Molecular Externa (Piramidal Externa), Camada Granular Interna, Camada Ganglionar (Piramidal Interna) e Camada Multiforme. 4)Diferencie células granulares de células piramidais. Piramidal: possui fibras de projeção, de associação ou comissurais. Granular Interna: possuI fibras horizontais denominadas faixa de Baillarger. 5)Diferencie neocórtex, de mesocórtex e de alocórtex. Neocórtex – representa 90% do córtex cerebral; é o córtex que possui seis camadas constantes; essa grande proporção é encontrada apenas nos mamíferos e no ser humano. Alocórtex – difere do neocórtex por não possuir seis camadas celulares; representa o córtex cerebral mais antigo. 6)Diferencie sistema nervoso central e de sistema nervoso periférico. Sistema nervoso central: encéfalo + medula. Sistema nervoso periférico: todas as outras partes do sistema nervoso. 7)Descreva o processamento de informação visual.

Transcript of Questões Preparatorias Para a Prova GA

Page 1: Questões Preparatorias Para a Prova GA

NEUROFISIOLOGIA DA COGNIÇÃO E DO COMPORTAMENTO - GA

1)Desenhe e descreva os diferentes lobos cerebrais.

Lobo Frontal: movimento, comportamento e memória.

Lobo Parietal: parcialmente dedicado ao sentido do tato.

Lobo Temporal: importantes para a memória, audição e olfato.

Lobo Occipital: quase exclusivamente dedicado ao sentido da visão.

2)Descreva quais estruturas compõe o prosencéfalo.

Telencéfalo: Responsável pela vida de relação, capacidade de interagir com o meio.

Diencéfalo: Gerencia o sistema nervoso central, localiza-se acima do Mesencéfalo.

3)Descreva as camadas corticais.

As camadas corticais são: Camada Molecular, Camada Granular Externa, Camada Molecular Externa (Piramidal Externa), Camada Granular Interna, Camada Ganglionar (Piramidal Interna) e Camada Multiforme.

4)Diferencie células granulares de células piramidais.

Piramidal: possui fibras de projeção, de associação ou comissurais.

Granular Interna: possuI fibras horizontais denominadas faixa de Baillarger.

5)Diferencie neocórtex, de mesocórtex e de alocórtex.

Neocórtex – representa 90% do córtex cerebral; é o córtex que possui seis camadas constantes; essa grande proporção é encontrada apenas nos mamíferos e no ser humano.

Alocórtex – difere do neocórtex por não possuir seis camadas celulares; representa o córtex cerebral mais antigo.

6)Diferencie sistema nervoso central e de sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso central: encéfalo + medula.

Sistema nervoso periférico: todas as outras partes do sistema nervoso.

7)Descreva o processamento de informação visual.

Inicialmente a informação passa pela retina, onde há dois conjuntos de células receptoras, os cones e os bastonetes. Os axônios desses neurônios saem da retina pela falha óptica e formam o nervo óptico, que entra no quiasma óptico, e quando sai ele é chamado de tracto óptico. Ele chega no corpo geniculado lateral, localizado no diencéfalo, e é transmitido para o córtex visual no lobo occipital.

8)Descreva o processamento de informação auditiva.

Page 2: Questões Preparatorias Para a Prova GA

O estímulo encontra o n1 no Gânglio espiral na Cóclea. Os prolongamentos do Gânglio espiral formam o Nervo Vestíbulococlear, que termina na Ponte. O n2 está nos Núcleos Cocleares dorsal e ventral, na Ponte. Os axônios do n2 cruzam para o outro lado, formando o Corpo Trapezóide. Contornam o Núcleo Oliva4 Superior, e formam o Leminisco Lateral no lado oposto. As fibras do Leminisco Lateral fazem sinapses com os n3 no Colículo Inferior. Os axônios do n3 vão ao Corpo Geniculado Medial, passando pelo braço do Colículo Inferior. Os n4 estão no Corpo Geniculado Medial, e formam a radiação auditiva, que chega à área auditiva do córtex.

9)Desenhe e descreva o sistema límbico.

O sistema límbico é responsável pela elaboração das emoções.

10)Descreva o histórico do sistema límbico.

Descoberto em 1878 por Broca, que nomeou o córtex ao redor do corpo caloso de Lobo Límbico, pois este formava uma borda ao redor do tronco encefálico. Ele acreditava que este Lobo processava as informações auditivas. Em 1930 Papez sugeriu que algumas estruturas límbicas estavam relacionadas com as emoções, formando um “sistema da emoção” que ligaria o córtex ao hipotálamo. Em 1953 Paul McLean propôs que este sistema se desenvolveu evolutivamente pela conquista dos animais expressarem e experimentarem emoções.

11)Quais estruturas fazem parte dos núcleos da base?

Núcleo Caudado, Claustrum e Putamen.

12)Descreva as principais funções do tálamo.

É a porta de entrada para o cérebro, recebendo todas as informações sensoriais antes que elas cheguem ao córtex, com a exceção do olfato.

13)Quais estruturas fazem parte do diencéfalo?

Tálamo, Sub-tálamo, hipotálamo e epitálamo.

14)Desenhe e descreva as estruturas do tronco cerebral.

MPB:

Mesencéfalo: integra as informações motoras e sensoriais.

Ponte: liga o cérebro ao cerebelo.

Bulbo: maior parte do controle sobre o sistema autônomo.

15)Desenhe e aponte o tálamo, o hipotálamo o 2º ventrículo e o corpo caloso.

Page 3: Questões Preparatorias Para a Prova GA

16)Desenhe e descreva as estruturas que estão presentes no neurônio.

Corpos Neurais: codificam informações (massa cinzenta)

Axônios: transmitem informações (massa branca)

17)Descreva as células da glia e as suas funções.

Conjunto de células não neuronais, que garantem a infraestrutura para o funcionamento dos neurônios. São elas:

Astrócitos – preenchem os espaços entre os neurônios, influenciando o seu crescimento ou retraída. Regulam o conteúdo químico do espaço extracelular. Atuam também na reparação e cicatrização do sistema nervoso.

Oligodebdrócitos – formam a camada de membrana que isola os axônios, bainha mielínica. Problemas aqui geram a esclerose múltipla.

Células Ependimais – direcionam a migração celular durante o desenvolvimento do encéfalo, produzem o líquor.

Microgliócitos – removem os fragmentos de neurônios mortos, atuam como macrófagos cerebrais.

18)Qual é a classificação funcional do sistema nervoso?

Sistema nervoso somático: corresponde à porção do sistema nervoso responsável por relacionar o individuo com o meio externo. Possui um componente aferente sensitivo e componente eferente ou motor.

Sistema nervoso visceral ou vegetativo: corresponde a porção do sistema nervoso responsável por relacionar o individuo com o meio interno. Possui um componente aferente ou sensitivo: sistema nervoso autônomo acarreta respostas viscerais e um componente eferente ou motor: simpático e parassimpático: tem ações opostas.

19)Desenhe e descreva as estruturas que estão presentes na medula espinhal.

20)Descreva o que é formação reticular.

Page 4: Questões Preparatorias Para a Prova GA

Redes de neurônios do tronco encefálico que se projetam para o córtex e os gânglios basais. É responsável pela excitação geral e pela indução e terminação de estágios do sono.

21)Descreva as estruturas do Rombemcéfalo.

CPM:

Cerebelo: controla, regula e equilibra o movimento.

Ponte: liga o cérebro ao cerebelo

Medula: responsável pelas aferências e eferências do sistema nervoso.

22)Descreva as diferenças de processamento dos dois hemisférios cerebrais.

Inicialmente cada hemisfério só vê os conteúdos do lado oposto do seu campo visual, o hemisfério esquerdo vê a imagem à direita. O hemisfério esquerdo tem maior domínio sobre a fala, enquanto que o direito se especializa nas relações espaciais.

23)Descreva os passos da sinalização neuronal.

Na sinalização neural, os sinais elétricos (impulsos nervosos), originados no corpo celular e nos dendritos são transportados rapidamente até a extremidade do axônio, onde os neurotransmissores são liberados e difundem-se para a célula alvo. Esta célula alvo pode ser outro neurônio, uma célula muscular ou uma célula excretora e está a poucos micrômetros distante do local da liberação do neurotransmissor. No sistema endócrino, a molécula sinalizadora é chamada hormônio. Os hormônios são substâncias produzidas em um tecido ou órgão especializado e são liberados na corrente sanguínea que os leva até outro órgão (órgão alvo). Este órgão ou tecido alvo pode estar mais de um metro distante da célula secretora. Tanto os neurotransmissores quanto os hormônios interagem com os receptores específicos na célula alvo, desencadeando respostas específicas.

24)Diferencie a neurotransmissão excitatória da inibitória.

Neurotransmissão excitatória: auxilia a formação de um potencial de ação a partir da despolarização da membrana, aumentando o seu potencial. Ocorre a criação de um PEPS - potencial inibitório pós-sináptico.

Neurotransmissão inibitória: impede a formação de um potencial de ação a partir da hiperpolarização da membrana. Ocorre a criação de um PIPS - potencial excitatório pós-sináptico.

25)Qual é o processo de neurotransmissão excitatória.

Os neurotransmissores excitatórios (acetilcolina, glutamato e serotonina) abrem canais de cátions, induzindo o influxo (absorção) de Na+, o que despolariza a membrana pós-sináptica para ativar o potencial de ação.

26)Qual é o processo de neurotransmissão inibitória.

Page 5: Questões Preparatorias Para a Prova GA

Os neurotransmissores inibitórios (ácido γ-aminobutírico, ou GABA, e glicina) abrem canais de Cl- e K+, induzindo o efluxo de K+, deixando o meio intracelular mais negativo. O que hiperpolariza a membrana, desativando o potencial de ação.

27)O que é potencial de ação?

É um potencial elétrico capaz de conduzir informações.

28)Quais são os tipos de transmissão sináptica que existem?

Sinapse Química e Sinapse Elétrica.

29-34) Não respondidas.

35)Diferencie expressão emocional de experiência emocional.

A expressão emocional ocorre quando, por exemplo, estudamos a emoção de animais, pois eles não nos relatam as suas sensações subjetivas. A experiência emocional, portanto, está relacionada às sensações subjetivas do indivíduo.

36)Diferencie a teoria de James-Lange, da teoria de Cannon-Bard.

Segundo a teoria de James-Lange experienciamos as emoções como uma resposta às alterações fisiológicas no nosso corpo. Ex. A nossa raiva está diretamente relacionada com a agitação do coração e contração dos músculos. Se esse sinais fisiológicos sumissem seria difícil manter a raiva.

Na teoria de Cannon-Bard a emoção poder ser exprimida mesmo sem que mudanças fisiológicas sejam sentidas. Ex. Pessoas com uma lesão medular não tem diminuição de emoções. Outra crítica ao modelo de James-Lange foi de que algumas mudanças fisiológicas estão relacionadas com sentimentos diferentes, como medo e raiva. As emoções seriam produzidas quando os sinais alcançam o tálamo.

37)Desenhe e descreva o circuito de Papez.

No circuito de Papez o hipotálamo controla a expressão comportamental da emoção, e o neocórtex a experiência emocional. O hipotálamo e o neocórtex se influenciam, tendo uma comunicação bidirecional que é compatível com as teorias de James-Lange e Cannon-Bard.

38)Descreva o caso de Phineas Gage.

Page 6: Questões Preparatorias Para a Prova GA

Gage trabalhava na construção de uma ferrovia. Um dia ele estava socando pólvora com um bastão de ferro, o qual foi projetado em direção à sua cabeça. Ele sobreviveu ao incidente, mas teve drásticas mudanças na sua personalidade e explosões emocionais. Este é um caso em que uma lesão influenciou apenas a expressão emocional do sujeito, sem causar algum outro efeito.

39)Qual o papel da amígdala nas emoções de medo e ansiedade?

O medo e a ansiedade estão diretamente relacionados ao Sistema Nervoso Vegetativo, especialmente ao Sistema Nervoso Simpático. A estimulação elétrica a amigadala aumenta as sensações de medo e ansiedade.

40)Descreva a síndrome de Kluver-Bucy.

Na síndrome de Kluver-Bucy foi feita uma lobotomia temporal em macacos rhesus, que começaram a ter um reconhecimento visual deficiente, precisando colocar os objetos na boca para identifica-los. Eles também apresentaram uma drástica diminuição do medo e da agressividade, características também vistas em pacientes com lesões no lobo temporal.

41)Desenhe e descreva os núcleos da amígdala. (pág. 573)

Núcleo Central: possui relação direta com o medo aprendido.

Núcleo Basolateral: recebem aderências visuais, auditivas, gustativas e táteis. Aredução do medo está relacionada com a destruição desta estrutura.

Núcleo Corticomedial: recebe aferências olfativas

42)O que ocorre com lesões na Amígdala?

No caso da paciente S.M. as lesões na amígdala diminuíram a sua capacidade de reconhecer a expressão e o reconhecimento de medo. Além disso, lesões na amigdala podem causar processamentos emocionais parecidos com os da síndrome de Kluver-Bucy.

43)Explique a relação entre amígdala e memórias.

A amigdala está envolvida na formação de memórias de eventos emocionais. No caso do medo aprendido os neurônios do núcleo central da amigdala aprendem a responder a estímulos associados à dor, e depois do aprendizado esses estímulos começam a evocar uma resposta de medo. Ex. coelhos que ouviam dois barulhos, um deles associado a um leve choque. Sempre que o coelho ouvia esse barulho ele começava a sentir medo.

44)Descreva o sistema hormonal do estresse.

Page 7: Questões Preparatorias Para a Prova GA

O estresse libera o hormônio esteroide cortisol através do córtex da adrenal. O cortisol viaja pela corrente sanguínea até o encéfalo e liga-se aos receptores dos neurônios. Quando ativados, os receptores vão até o núcleo da célula, estimulas a transcrição gênica, e depois a síntese proteica.

45)Descreva o circuito do medo aprendido.

Informação auditiva → córtex do processamento auditivo → região basolateral da amígdala → núcleo central → a)hipotálamo (resposta neurovegetativa) e b) substancia cinzenta periaquedural no tronco encefálico(reação comportamental).

46)Qual o papel do hipotálamo na raiva e na agressividade.

No experimento de Hess conforme a intensidade que o hipotálamo do gato era eletricamente estimulado, ele apresentava reações de raiva e até mesmo atacava. Flynn depois descobriu que o estímulo dessa área também poderia provocar a agrssão predatória e a afetiva.

47)Diferencie agressão afetiva e agressão predatória.

A agressão predatória ocorre com o intuito de obter um alimento. Ex. Um leão que caça uma zebra. A agressão afetiva é objetivada a alcançar fins demonstrativos, sem o propósito de obter alimento, envolvendo altos níveis de ativação do sistema simpático do SNV. Ex. Um gato que se arqueia e chia para um cão que se aproxima.

48)O que é raiva simulada?

Ocorre quando todas as manifestações comportamentais de raiva são demonstradas, em uma situação na qual elas normalmente não aconteceriam.

49)Relacione agressividade com as regiões laterais e mediais do hipotálamo.

A estimulação da área lateral do hipotálamo provoca a agressividade predatória, enquanto que a estimulação da região ventral provoca a agressividade afetiva.

50)Qual a função do fascículo longitudinal dorsal e do feixe prosencefálico medial.

Eles são as principais vias pelas quais o encéfalo envia sinais envolvendo as funções neurovegetativas para o tronco encefálico.

51)Relacione a área tegmental ventral a agressividade.

A estimulação da área tegmental ventral pode provocar comportamentos característicos da agressividade predatória. E lesões nessa área podem acabar com os comportamentos ofensivos da agressividade.

52)Relacione o mesencéfalo a raiva e a agressividade.

O hipotálamo envia sinais para o mesencéfalo através das vias do feixe prosencefálico medial e do fascículo longitudinal dorsal. Quando estimulado, este provoca a agressividade afetiva, enquanto que aquele provoca a agressividade predatória.

53)Relacione a amígdala a raiva e a agressividade.

Page 8: Questões Preparatorias Para a Prova GA

Através das lesões na amígdala dos machos alfa de macacos rhesus, foi possível notar a influencia da amígdala nos comportamentos de raiva e agressividade. Nesta espécie os líderes do bando se caracterizavam pelo comportamento agressivo. Após a lesão o macaco líder do grupo passou a ter comportamentos tranquilos, deixando de ser visto pelo grupo como o macho alfa.

54)Descreva o circuito da agressão afetiva.

Córtex cerebral → Amigdala (Núcleos Basolaterais) → Via Amigdalofugal Ventral → Hipotálamo (Hipotálamo Medial) → Fascículo Longitudinal Dorsal → Substância Cinzenta Periaqueductal.

55)Descreva o circuito da agressão predatória.

Córtex cerebral → Amigdala (Núcleos Corticomediais) → Estria Terminal → Hipotálamo (Hipotálamo Lateral) → Feixe Prosencefálico Medial → Tegmento Ventral.

56)Descreva o procedimento da lobotomia frontal e suas possíveis consequências.

Insere-se uma lâmina no osso no topo da órbita ocular e depois são feitos movimentos mediais e laterais com o instrumento. Assim se destruía as células e vias de intersecção. Inicialmente os efeitos da cirurgia eram de alívio da ansiedade e fuga dos pensamentos insuportáveis, depois observou se uma diminuição dos padrões morais, dificuldade de planejamentos futuros, dificuldade de concentração e fácil distração.

57)Qual a relação entre serotonina e a raiva e a agressividade.

A atividade serotoninérgica está relacionada com a regulação da agressividade. Quando diminuída a taxa de renovação da serotonina, geram-se comportamentos agressivos. Drogas que bloqueiam a síntese ou a liberação do neurotransmissor aumentam esse comportamento. A ativação de alguns receptores nos núcleos da rafe inibe a ativação de serotonina no encéfalo.

58)Descreva o prcedimento de Olds e Milner (os dois).

Eles descobriram que a região septal é o centro de prazer do cérebro. Estímulos elétricos nessa região produzem sensações de intenso prazer e excitação sexual.

Os cientistas demonstraram sua descoberta inserindo fios no cérebro de um rato e mostrando que quando o rato descobria que podia se proporcionar prazer pressionando um pedal (que envia um estímulo elétrico para o cérebro) ele passava a pressionar o pedal compulsivamente, mais de duas mil vezes por hora.

59)Descreva os fatores humanos envolvidos na auto-estimulação.

As drogas de abuso agem sobre um limitado número de estruturas do cérebro. Essas regiões, nos seres humanos, são áreas corticais do cérebro (principalmente o córtex pré-frontal) e as vias mesolímbicas. Incluem, principalmente, partes da área tegmentar ventral que se comunicam por neurônios dopaminérgicos liberadores de dopamina no núcleo accumbens e costumam intermediar as emoções reconhecidas como gratificantes ou prazerosas. O sistema que envolve esses circuitos cerebrais é chamado de sistema de recompensa cerebral.

60)Descreva as características da transmissão ponto a ponto.

Page 9: Questões Preparatorias Para a Prova GA

Nela a influencia de um neurônio é direcionada para um pequeno número de neurônios, sendo mais específica. Esse funcionamento requer a ativação específica das células alvo e de sinais de duração breve. Ex. Sua mãe, que está em Pernambuco, liga para você, que está em São Paulo, para avisar que você esqueceu de ligar para a sua sobrinha que estava de aniversário.

61)Descreva as características dos sistemas modulatórios de projeção difusa.

62)Descreva como o hipotálamo mantém a homeostase.

Ele integra as respostas somáticas e viscerais de acordo com as necessidades do encéfalo. Regula a temperatura e a composição do sangue. Se você estiver em um ambiente muito quente, o hipotálamo ativará os mecanismos que causam sudorese, para resfriar o corpo. Situa-se abaixo do tálamo, ao longodas paredes do terceiro ventrículo.

63)Descreva as funções da área periventricular do hipotálamo.

Localiza-se próximo à parede do terceiro ventrículo. Essa zona secreta hormônios para a corrente sanguínea, controla o sistema neurovegetativo e regula as eferências simpática e parassimpática para os órgão vicerais.

64)Descreva a função do núcleo supraquiasmático.

As células do núcleo supraquiasmático, acima do quiasma óptico, sincronizam os ritmos circadianos no ciclo diário claro-escuro.

65)Descreva as funções da hipófise anterior.

A hipófise anterior é uma glândula, conhecida como “glândula mestra” do corpo, pois secreta vários hormônios que regulam as secreções de outras glândulas no corpo.

66)Descreva as funções da hipófise posterior.

As células neurossecretoras magnocelulares, esse neurônio age como uma glândula , e o seu neurotransmissor como um hormônio. As substâncias liberadas pelo neurônio são chamadas de neurormônios. As células neurossecretoras magnocelulares liberam os neuro-hormônios ocitocina e vasopressina.

67)Descreva as funções da ocitocina.

A ocitocina é liberada na mãe durante o nascimento no bebê, contraindo e facilitando o parto, e também estimulando a ejeção de leite na glândula mamária.

68)Descreva as funções da vasopressina em relação à homeostase.

A vasopressina também é conhecida como o hormônio antidiurético, regulando os níveis volumétricos e de concentração de sal no sangue. Quando alguém está privado de água o volume sanguíneo diminui, e a concentração de sal aumenta. Os neurônios que contém vasopressina recebem informações sobre isso e liberam o hormônio, que age nos rins que retém água e diminuem a produção de urina.

69)Descreva os hormônios liberados pela hipófise anterior.

A hipófise anterior libera:

Page 10: Questões Preparatorias Para a Prova GA

Hormônio folículoestimulante – maturação dos óvulos;

Hormônio luteinizate – ovulação;

Hormônio estimulador da tireoide, tireotropina – secreção de tiroxina, aumento da taxa metebólica;

Hormônio adrenocorticotrópico – secreção de cortisol;

Hormônio do crescimento – estimulação da síntese proteica;

Prolactina – crescimento das mamas e secreção de leite.

70)Descreva o funcionamento da hipófise anterior

Os neurônios hipotalâmicos comunicam-se com seus alvos por meio da corrente sanguínea. Esses neurônios secretam hormônios hipofiseotrópicos, que viajam via corrente sanguínea até ligarem-se a receptores específicos na superfície das células hipofisiárias. Quando ativados, esses receptores fazem as células da hipófise secretarem ou pararem de secretar hormõios para a circulação geral.

Ex.Os hormônios do hipotálamo periventricular liberam o hormônio liberador de corticotropina, que viaja até a hipófise anterior estimulando a liberação de corticotropina, ou hormônio adrenocorticotrópico. Este viaja até o córtex adrenal, nos rins, e estimula a liberação de cortisol.

71)Descreva as consequências para o encéfalo do estresse contínuo.

O estresse contínuo aumenta as taxas de cortisol no encéfalo, levando mais Ca+ nos neurônios, o que acaba matando eles. Essa degeneração se assemelha aos efeitos do envelhecimento no encéfalo, causando o envelhecimento prematuro de estruturas cerebrais.

72)Qual região controla o SNV?

A zona periventricular do hipotálamo.

73)Diferencie SNM do SNV.

Sistema Nervoso Vegetativo = Sistema Autônomo: Suas funções são executadas de forma automática, de controle involuntário e coordenadas.

Divisão Simpática: aumento da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e sudorese.

Divisão Parassimpática: diminuição da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e sudorese.

SNM: Ativação de estruturas com precisão e rapidez, ativa apenas alvos periféricos. Função: Inervar e comandar as fibras dos músculos esqueléticos. Via monossináptica.

SNV: Ativação múltipla de forma mais lenta, faz um balanço entre excitação e inibição sináptica, obtendo um controle amplo, coordenado e graduado. Função: Comanda todos os tecidos ou órgãos que estão sendo inervados. Via Bissináptica.

74)Em termos de neurônios pós-ganglionares qual neurotransmissor atua no SN Simpático? Noradrenalina.

75)Em termos de neurônios pós-ganglionares qual neurotransmissor atua no SN Parassimpático? Noradrenalina.

Page 11: Questões Preparatorias Para a Prova GA

76)Em termos de neurônios pré-ganglionares qual neurotransmissor atua no SN Simpático? Acetilcolina.

77)Em termos de neurônios pré-ganglionares qual neurotransmissor atua no SN Parassimpático? Acetilcolina.

78)Quais os tecidos que são inervados pelo SNV?

Glândulas, músculo liso e músculo cardíaco.

79)Todas as regiões do corpo recebem informação tanto do SN Simpático e SN Parassimpático? Por quê?

Não, nem todos os tecidos recebem inervação de ambas as divisões do SNV. Os vasos sanguíneos da pele e as glândulas sudoríparas são inervados apenas por axônios simpáticos, enquanto que as glândulas lacrimais são excitadas apenas por aferentes parassimpáticos.

80)Descreva a relação entre o SNV e a resposta sexual.

A ereção é disparada e sustentada pela atividade parassimpática, enquanto que a ejaculação e o orgasmo são disparados pela atividade simpática. Ou seja, a atividade parassimpática o incita e mantém, mas uma mudança para a atividade simpática é necessária para concluí-lo. Por isso que a ansiedade e a preocupação influenciam na performance, porque elas demanda a atividade simpática, tendendo a inibir a ereção e a promoção d ejaculação.

81)Descreva o que é sistema entérico?

Também conhecido como “pequeno encéfalo”, localiza-se no revestimento do esôfago, do estômago, dos intestinos, do pâncreas e da vesícula biliar. Consiste numa rede de neurônios que controla vários processos fisiológicos envolvidos no transporte e na digestão de alimentos. Opera com uma razoável independência, monitorando a tensão e o grau de estiramento das paredes do trato gastrointestinal, e estado químico dos componentes do estômago e os níveis hormonais no sangue.

83)Da onde vem a adrenalina?

A adrenalina é um composto liberado pela medula adrenal, quando é ativada pela inervação pré-ganglionar simpática. Ela é sintetizada a partir da noradrenalina

84)Explique o que são os sistemas modulatórios de projeção difusa.

Os sistemas difusos não carregam informação sensorial detalhada, mas desempenham funções regulatórias, modulando vários conjuntos de neurônios. O núcleo de cada sistema possui um pequeno conjunto de neurônios .Os neurônios desse sistema se localizam na porção central do encéfalo, a maior parte no tronco encefálico.As sinapses desses sistemas liberam moléculas no fluído extracelular (neurotransmissão parácrina). Desta forma essa transmissão se difunde em muitas células e não somente nas vizinhas.

85)Descreva as características da projeção difusa do Locus Ceruleus.

Os neurônios do locus cerules usam a Noradrenalina. Os seus axônios inervam quase todo o encéfalo, e por isso ele faz uma das mais difusas conexões no SNC. Assim ele pode influenciar virtualmente todas as partes do encéfalo. Suas células estão envolvidas na regulação da atenção, do alerta, do ciclo do sono e vigília, do aprendizado e da memória.

Page 12: Questões Preparatorias Para a Prova GA

86)O que é SARA? Qual a sua função?

O locus cerules e os núcleos da Rafe fazem parte do sistema ativador reticular ascendente SARA, que alerta e desperta o prosencéfalo. Esse sistema só se relaciona com o controle do humor e de certos comportamentos emocionais.

87)O que são catecolaminas?

As Catecolaminas (norepinefrina, epinefrina e dopamina) são importantes neurotransmissores.

88)Descreva as características da projeção difusa dos núcleos da Raffe. Especifique as diferentes funções dos diferentes núcleos.

A maior parte dos neurônios que contém serotonina está agrupada em um dos nove núcleos da Rafe. Os núcleos caudais modulam os sinais sensoriais relativos à dor. Os mais rostrais inervam o encéfalo de forma difusa. As células dos núcleos da Rafe também disparam mais rapidamente durante a vigília, eles são menos ativos durante o sono.

89)Descreva as características da projeção difusa dopaminérgica.

Esse sistema está relacionado ao sistema motor voluntário (em especial a substância nigra do mesencéfalo que se projeto para o estriado – núcleo caudado e putâmen). Existem dois sistemas de projeção dopaminérgica: o originário da substância nigra e o originário da área tegmentar ventral. A degeneração da substância nigra é caracterizada como demência de Parkinson. A dopamina facilita o início das respostas motoras e estímulos ambientais.

90)Descreva as características da projeção difusa colinérgica.

Existem dois sistemas de projeção difusa colinérgica o prosencefálico basal e o complexo pontomesencefalo-tegmental. Ele implica na regulação geral da excitabilidade cerebral durante o alerta e os ciclos sono-vigília. Tem um papel especial na aprendizagem e na formação da memória. No prosencefálico basal os neurônios colinérgicos estão dispersos em vários núcleos, no centro do telencéfalo, ventral e medial aos núcleos da base. Nele estão as primeiras células que morrem com a doença de Alzheimer, que neste estágio caracteriza-se por perdas cognitivas.

O pontomesencefalo-tegmental atua principalmente no Tálamo Dorsal, onde juntamente com a serotonina e a noradrenalina regula a excitabilidade de núcleos retransmissores sensoriais. Também se projetam para o telencéfalo fazendo uma ligação colinérgica entre o tronco encefálico e os complexos prosencefálicos basais.