Questões sobre o realismo literário

18
Prof. Ewerton Rezer Gindri EE. 29 de novembro

Transcript of Questões sobre o realismo literário

Page 1: Questões sobre o realismo literário

Prof. Ewerton Rezer GindriEE. 29 de novembro

Page 2: Questões sobre o realismo literário

A escola realista, que contou com nomes comoMachado de Assis, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo,teve como principais características:

a) retorno aos ideais românticos defendidos pela literatura indianista de José de Alencar;b) preocupação com a métrica e com a metalinguagem na arte literária;c) retratar a sociedade e suas mazelas, em uma linguagem irônica e impiedosa sobre o homem e suas máscaras sociais.d) confronto direto com o ideário religioso, estabelecendo um paradoxo com a literatura barroca.e) defesa da cultura popular brasileira, resgatando símbolos e arquétipos do folclore nacional.

Page 3: Questões sobre o realismo literário

Alternativa “c”. Contrariando a linguagemliterária vigente, que até então estava ancoradanos ideais românticos e na metalinguagem daliteratura parnasiana, o Realismo rompeu com asubjetividade e com os eufemismos nalinguagem que minimizavam a fealdade docaráter humano, representando o mundoexterior tal qual ele é, assim como o homem esuas relações sociais.

Page 4: Questões sobre o realismo literário

O Realismo, escola literária cujo principal representante brasileiro foi Machado deAssis, tem como característica principal a retratação da realidade tal qual ela é,fugindo dos estereótipos e da visão romanceada que vigorava até aquele momento.Sobre o contexto histórico no qual o Realismo está situado, são corretas asproposições:I- O Brasil vivia tempos de calmaria política e social, havia um clima deconformidade, configurando o contentamento da colônia com sua metrópole,Portugal.II- Em virtude das intensas transformações sociais e políticas, o Brasil é retratadocom fidedignidade, reagindo às propostas românticas de idealização do homem eda sociedade.III- O país vivia o declínio da produção açucareira e o deslocamento do eixoeconômico para o Rio de Janeiro em razão do crescimento do comércio cafeeiro.IV- Tem grande influência das teorias positivistas originárias na França, ondetambém havia um movimento de intensa observação da realidade edescontentamento com os rumos políticos e sociais do país.V- Surgiu na segunda metade do século XX, quando no mundo eclodiam as teoriasde expansões territoriais que culminaram nas duas grandes guerras. O Realismoteve como propósito denunciar esse panorama de instabilidade mundial.Estão corretas:a) todas estão corretas.b) apenas I e II estão corretas.c) I, II e III estão corretas.d) II, III e IV estão corretas.e) I e V estão corretas.

Page 5: Questões sobre o realismo literário

Alternativa “d”.

Page 6: Questões sobre o realismo literário

“(...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. (...)”.

De acordo com a leitura da célebre frase que integra o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se à tendência:

a) Modernista.

b) Naturalista.

c) Árcade.

d) Positivista.

e) Realista.

Page 7: Questões sobre o realismo literário

Alternativa “e”. Machado de Assis foi o maiorexpoente da Literatura realista produzida noBrasil, inaugurando o estilo com o livro“Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Page 8: Questões sobre o realismo literário

Sobre o Realismo, é incorreto afirmar que:

a) Surge em um contexto econômico, social e políticoconturbado e de grandes transformações.b) Faz uma dura crítica ao Romantismo e à maneiraidealizada com a qual o homem era retratado pelosolhos dos escritores que se dedicaram a essa escolaliterária.c) Utiliza uma linguagem repleta de maneirismos,com predominância da subjetividade, cuja estéticacontemplava a metalinguagem e o ideal da arte pelaarte.d) Foi inaugurado por Machado de Assis, tendo noescritor seu maior expoente, perpetuando a estéticarealista até os dias de hoje.e) Influenciado pelos ideais positivistas, o Realismonegava a teoria metafísica, buscando explicação nascoisas práticas e presentes na vida do homem.

Page 9: Questões sobre o realismo literário

Alternativa “c”. Uma das principaiscaracterísticas do Realismo era a objetividadeda linguagem, evitando assim uma visãosubjetiva sobre o homem e a sociedade. A arteliterária ganhou um caráter denunciativo, aoexpor, através da Literatura, graves problemassociais.

Page 10: Questões sobre o realismo literário

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever apersonagem, critica sutilmente um outro estilode época: oRomantismo.“Naquele tempo contava apenas uns quinze oudezesseis anos; era talvez a mais atrevidacriatura da nossa raça, e, com certeza, a maisvoluntariosa. Não digo que já lhe coubesse aprimazia da beleza, entre as mocinhas dotempo, porque isto não é romance, em que oautor sobredoura a realidade e fecha os olhosàs sardas e espinhas; mas também não digoque lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ouespinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãosda natureza, cheia daquele feitiço, precário eeterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo,para os fins secretos da criação.”

(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de BrásCubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.)

Page 11: Questões sobre o realismo literário

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao Romantismo está transcrita na alternativa:

a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas ...

b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ...

c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, ...

d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos ...

e) ... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

Page 12: Questões sobre o realismo literário

Letra A.

Page 13: Questões sobre o realismo literário

O texto abaixo foi extraído de uma crônica de Machado de Assis e refere-se ao trabalho de um escravo.

“Um dia começou a guerra do Paraguai edurou cinco anos, João repicava e dobrava,dobrava e repicava pelos mortos e pelasvitórias. Quando se decretou o ventre livredos escravos, João é que repicou. Quandose fez a abolição completa, quem repicoufoi João. Um dia proclamou-se a República.João repicou por ela, repicaria pelo Império,se o Império retornasse.”

(MACHADO, Assis de. Crônica sobre a mortedo escravo João , 1897)

Page 14: Questões sobre o realismo literário

A leitura do texto permite afirmar que o sineiro João:

a) por ser escravo tocava os sinos, às escondidas, quando ocorriam fatos ligados à Abolição.

b) não poderia tocar os sinos pelo retorno do Império, visto que era escravo.

c) tocou os sinos pela República, proclamada pelos abolicionistas que vieram libertá-lo.

d) tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume fazê-lo.

e) tocou os sinos pelo retorno do Império, comemorando a volta da Princesa Isabel.

Page 15: Questões sobre o realismo literário

Letra D.

Page 16: Questões sobre o realismo literário

Texto.

Viam-se de cima as casas acavaladas umaspelas outras, formando ruas, contornandopraças. As chaminés principiavam a fumar;deslizavam as carrocinhas multicores dospadeiros; as vacas de leite caminhavam como seu passo vagaroso, parando à porta dosfregueses, tilintando o chocalho; osquiosques vendiam café a homens dejaqueta e chapéu desabado; cruzavam- sena rua os libertinos retardios com osoperários que se levantavam para aobrigação; ouvia-se o ruído estalado doscarros de água, o rodar monótono dosbondes.(AZEVEDO, Aluísio de. Casa de Pensão. SãoPaulo: Martins, 1973)

Page 17: Questões sobre o realismo literário

O trecho, retirado de romance escrito em 1884,descreve o cotidiano de uma cidade, noseguinte contexto:

a) a convivência entre elementos de umaeconomia agrária e os de uma economiaindustrial indicam o início da industrializaçãono Brasil, no século XIX.

b) desde o século XVIII, a principal atividade daeconomia brasileira era industrial, como seobserva no cotidiano descrito.

c) apesar de a industrialização ter-se iniciado noséculo XIX, ela continuou a ser uma atividadepouco desenvolvida no Brasil.

d) apesar da industrialização, muitos operárioslevantavam cedo, porque iam diariamente parao campo desenvolverAtividades rurais.

e) a vida urbana, caracterizada pelo cotidianoapresentado no texto, ignora a industrializaçãoexistente na época.

Page 18: Questões sobre o realismo literário

Letra A.