Quilombos

2
Séculos XVII E XVIII Quilombos: comunidade formada em sua maior parte por negros que conseguiam fugir se refugiavam em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. #RESISTÊNCIA E LUTA No Brasil Colonial, organizou-se centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas. Referencias de sua organização estão ligadas à cultura africana. Atividades agrícolas constituídas na comunidade, atividades ligadas também ao comércio por escambo. Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas, que em 1670, abrigava em torno de 20 mil habitantes. Incluía nove aldeias, chamadas de mocambos (“esconderijos”, no dialeto banto falado pelos negros). A própria palavra kilombo, em banto, quer dizer algo como “sociedade guerreira com rigorosa disciplina militar”. “Havia pena de morte para adultério, roubo e deserção”, afirma o historiador Dagoberto José Fonseca, da Unesp. O governo se organizava para acabar com essas comunidades, em Pernambuco, para destruir o Quilombo dos Palmares contaram com os serviços do bandeirante Domingos Jorge Velho. A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados. Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão e à submissão exercida pelos senhores de engenho no Brasil Colonial. Apesar de toda a hostilidade aos quilombos, os quilombolas se relacionavam com determinados grupos sociais, prestando serviços, comprando mantimentos e armas, fazendo o escambo, negociando e fazendo trocas, inclusive com ouro e diamantes. QUILOMBOS. SAIBA UM POUCO MAIS!

Transcript of Quilombos

Page 1: Quilombos

Séculos XVII E XVIII

Quilombos: comunidade formada em sua maior parte por

negros que conseguiam fugir se refugiavam em locais bem

escondidos e fortificados no meio das matas.

#RESISTÊNCIA E LUTA

No Brasil Colonial, organizou-se centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.

Referencias de sua organização estão ligadas à cultura africana.

Atividades agrícolas constituídas na comunidade, atividades ligadas também ao comércio por escambo.

Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas, que em 1670, abrigava em torno de 20 mil habitantes.

Incluía nove aldeias, chamadas de mocambos (“esconderijos”, no dialeto banto falado pelos negros). A própria palavra kilombo, em banto, quer dizer algo como “sociedade guerreira com rigorosa disciplina militar”. “Havia pena de morte para adultério, roubo e deserção”, afirma o historiador Dagoberto José Fonseca, da Unesp.

O governo se organizava para acabar com essas comunidades, em Pernambuco, para destruir o Quilombo dos Palmares contaram com os serviços do bandeirante Domingos Jorge Velho.

A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.

Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão e à submissão exercida pelos senhores de engenho no Brasil Colonial.

Apesar de toda a hostilidade aos quilombos, os quilombolas se relacionavam com determinados grupos sociais, prestando serviços, comprando mantimentos e armas, fazendo o escambo, negociando e fazendo trocas, inclusive com ouro e diamantes.

QUILOMBOS.

SAIBA UM POUCO MAIS!

Page 2: Quilombos

Uma das criticas mais ferozes com relação ao Quilombo dos Palmares e a seu líder Zumbi é que não havia para a liderança de Zumbi uma preocupação com ACABAR com a escravidão, mas no próprio Quilombo havia o uso de mão de obra escrava.

Entretanto, isso não tira a importância da luta dos negros, que durante o Brasil Colônia lutaram contra o domínio dos senhores a

partir da formação dos quilombos e de outras ações.

Dê uma pesquisada nessas curiosidades: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-era-a-vida-no-quilombo-dos-palmares/

http://serradabarriga.palmares.gov.br/?p=55 (visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares)