Quimica Atmosfera

24
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PEDRO D’ARCÁDIA NETO 1. Processos de Degradação da Qualidade da Atmosfera Elias Fernando Daniel - Farmacêutico Industrial

description

Quimica da atmosfera

Transcript of Quimica Atmosfera

Page 1: Quimica Atmosfera

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZAETEC PEDRO D’ARCÁDIA NETO

1. Processos de Degradação da Qualidade da Atmosfera

Elias Fernando Daniel - Farmacêutico Industrial

Page 2: Quimica Atmosfera

A atmosfera da Terra é uma fina camada de gases que circunda o nosso planeta.

Nossa atmosfera tem 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, cerca de 0,9% de argônio, cerca de 0,03% de dióxido de carbono, e água e outros fases residuais.

Atmosfera

Page 3: Quimica Atmosfera

O ser humano é dependente desse ar e cada indivíduo respira cerca de 22 mil vezes por dia. Se esse cobertor

de ar fosse removido, o homem não sobreviveria mais do que cinco minutos.

Atmosfera

Page 4: Quimica Atmosfera

Atmosfera Entretanto, o homem pode usar este recurso precioso para

descartar a maioria dos seus resíduos ou contaminantes.

Poluição principal causa destruição da qualidade da atmosfera.

Page 5: Quimica Atmosfera

? Poluição ? poluição do ar é a presença ou lançamento de matéria e

energia no ar que possa a vir danificar os uso desse recurso natural, previamente definido pela comunidade ou país que o contém.

Page 6: Quimica Atmosfera

No começo da história do homem, a natureza podia tomar conta das suas próprias poluições naturais, tal como a erupção de um vulcão ou a queima de uma floresta. Havia ventos suficientes, chuvas e correntes de ar para dispersar estes poluentes. Entretanto, como o homem aumentou o volume dos seus poluentes, esta auto depuração natural do ar não pode se manter e a poluição aumentou aos

níveis atuais, influenciando na qualidade da atmosfera.

Page 7: Quimica Atmosfera

Atmosfera

Page 8: Quimica Atmosfera

Troposfera: É a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre e que contém o ar que respiramos.

CO2O que faz com que o planeta terra possua esta temperatura agradável a vida é o equilibrio que se encontra o CO2 na atmosfera, pois é este CO2 que retém os raios solares fazendo com que a terra guarde calor. A ausencia de CO2 resultaria num planeta terra muito frio, bem como o seu excesso faria com que o planeta terra superaquecesse ( por isso do aquecimento global relacionado a emissão de CO2)

Page 9: Quimica Atmosfera

Estratosfera: Formação da camada de (O3)

Protege animais, plantas e seres humanos dos raios UV. Sol, que são nocivos quando em grande quantidade,

Page 10: Quimica Atmosfera

Estratosfera: (O3)

A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

Page 11: Quimica Atmosfera

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

Page 12: Quimica Atmosfera

Estratosfera: (O3)

A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

Page 13: Quimica Atmosfera

.

•Termosfera

•Mesosfera e

A concentração de poluentes é bem dispersa,

Page 14: Quimica Atmosfera

Controlar a Emissão

As emissões industriais de gases como o Dióxido de Carbono, Dióxido de Enxofre e outro tipo de contaminações contribuem largamente para a poluição atmosférica ao nível mundial. O Dióxido de Carbono contribui significativamente para o aquecimento global, enquanto o Dióxido de Enxofre é a maior causa da chuva ácida na zona noroeste dos Estados Unidos, no sudeste canadiano e na zona ocidental da Europa.

Page 15: Quimica Atmosfera

Classificação 1. Estado Físico: Material Particulado; Gases e Vapores 2. Origem: Poluentes Primários (emitidos já na forma de

poluentes); Poluentes Secundários (formados na atmosfera por reações químicas ou fotoquímicas)

3. Classe Química: Poluentes Orgânicos e Poluentes Inorgânico

Page 16: Quimica Atmosfera

Material Particulado: As partículas sólidas ou líquidas emitidas por fontes de poluição do ar ou mesmo aquelas formadas na atmosfera, como as partículas de sulfato, são denominadas de material particulado

Page 17: Quimica Atmosfera

O material particulado pode ser classificado de acordo com o método de formação::Poeiras Partículas sólidas, geralmente formadas por processos de desintegração mecânica

(moagem, britagem, etc).  As partículas formadas são geralmente não esféricas. Fumos: Partículas sólidas formadas por condensação ou sublimação de substâncias gasosas originadas da vaporização/sublimação de sólidos. A formação dos fumos é usualmente acompanhada de reações químicas (oxidação no caso de fumos metálicos).  :Fumaça Partículas principalmente sólidas, usualmente vindas da combustão de combustíveis fósseis, materiais asfálticos ou madeiras. Contém fuligem, partículas líquidas e, no caso da madeira e carvão, uma fração mineral (cinzas). :Névoas Partículas líquidas produzidas por condensação ou por disperção de um líquido.

Page 18: Quimica Atmosfera

Os poluentes lançados na atmosfera sofrem o efeito de processos complexos, que determinam a concentração do poluente no tempo e no espaço.  Por isso a importância de trabalhar em seu controle, diminuindo assim a degradaçao da qualidade na atmosfera.

Page 19: Quimica Atmosfera

Substâncias poluentes do ar: compostos de enxofre; compostos de nitrogênio; compostos orgânicos de carbono; monóxido e dióxido de carbono; compostos halogenados; material particulado.

Page 20: Quimica Atmosfera
Page 21: Quimica Atmosfera

Monitoramento Ambieltal Monitorar a qualidade do ar atmosférico (montar banco de

dados). Determinar a concentração mássica do material

particulado. Levantamento de fatores meteorológicos e suas possíveis

influências na  carga de MP respirável suspenso na atmosfera.

Caracterização química do MP Estudo estatístico e prováveis fontes emissoras.

Page 22: Quimica Atmosfera

Bibliografia LISBOA, H.M. Controle da poluição atmosférica: ENS/UFSC, Montreal, 2007. MOREIRA, D. TIRABASSI. T - Ambiente & Sociedade,

2004

Page 23: Quimica Atmosfera
Page 24: Quimica Atmosfera

Obrigado