Quinta-feira 1 Março de 2012 · Jornal de … · Há 10 anos no ar, o concurso ‘Preço Certo’...

32
Quinta-feira 1 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1766 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Cortes nas horas extras podem fechar urgências Sindicato Independente dos Médicos alerta para «encerramento de serviços de urgências» devido à redução de 20% dos custos com trabalho extraordinário nos hospitais. Corte é exigência da troika. ACTUALIDADE PÁGINA 04 DESPORTO PÁGINA 08 Portugal empata na Polónia último jogo de preparação antes da fase final do Euro ACTUALIDADE PÁGINA 05 Portugueses não confiam no sistema judicial nem na publicidade, revela estudo FAMA & TV PÁGINA 10 Há 10 anos no ar, o concurso ‘Preço Certo’ celebra duas mil emissões numa festa PUB PUB Pai presente CINEMA PÁGINA 24 Casado com Sandra Bullock, Tom Hanks é um pai que morre no 11 de Setembro, mas influencia a vida do filho no filme ‘Extremamente Alto, Incrivelmente Perto’. DR FIM DE SEMANA Vêm aí os Prémios Monstros do Ano SUGESTÕES PÁGINA 21 Já está a chegar o Festival que mexe MÚSICA PÁGINA 22 PUB

Transcript of Quinta-feira 1 Março de 2012 · Jornal de … · Há 10 anos no ar, o concurso ‘Preço Certo’...

Quinta-feira 1 Março de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1766 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Cortes nas horas extras podem fechar urgênciasSindicato Independente dos Médicos alerta para «encerramento de serviços de urgências» devido à redução de 20% dos custos com trabalho extraordinário nos hospitais. Corte é exigência da troika.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

DESPORTO PÁGINA 08

Portugal empata na Polónia último jogo de preparação antes da fase final do Euro ACTUALIDADE PÁGINA 05

Portugueses não confiam no sistema judicial nem na publicidade, revela estudo FAMA & TV PÁGINA 10

Há 10 anos no ar, o concurso ‘Preço Certo’ celebra duas mil emissões numa festa

PUB

PUB

Pai presenteCINEMA PÁGINA 24

Casado com Sandra Bullock, Tom Hanks é um pai que morre no 11 de Setembro, mas influencia a vida do filho

no filme ‘Extremamente Alto, Incrivelmente Perto’.

DR

FIM

DE

SEM

ANA

Vêm aí os Prémios Monstros do Ano

SUGESTÕES PÁGINA 21

Já está a chegar o Festival que mexe

MÚSICA PÁGINA 22

PUB

5ª Feira · 1 de Março de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

sado na carta, tais como graffi-tis nas paredes do edificios dos Restauradores a S. Pedro de Alcântara; o Largo da Olivei-rinha em desprezo, após incên-dios e demolições, sem «repa-ração»; o chafariz no topo de calçada degradado e vandaliza-do; a entrada para a Travessa do Fala-Só em degradação; a maioria dos edifícios em mau estado; os dois veículos eleva-dores sistematicamente vanda-lizados; e o piso «em mau esta-do, pondo em risco quem sobe e desce» a pé. O grupo lembra que é um local de turismo.

O grupo dá sugestões de reso-lução, faltando apurar se são

viáveis... como acções de policia-mento de desencorajamento aos “grafiters”, reabilitação dos edifícios degradados e os eleva-dores voltarem a ser protegidos durante a noite (remontar a estrutura/garagem do início do séc. XX). O Destak contactou a CML sobre o tema, mas não obteve resposta em tempo útil.

O Fórum Cidadania Lx criou uma carta aberta

e solicitou uma reunião com o presidente da Câmara da ca-pital, António Costa, para «co-laborar» e «discutir» a melhor forma de requalificar a Calça-da da Glória.

Conforme lembra o grupo de cidadãos, o arruamento no coração da cidade cumpre funções essenciais como faci-litar o acesso ao Bairro Alto desde a Avenida da Liberdade e vice-versa, sendo ainda «cheio de personalidade». Aqui, corre ainda o elevador da Glória, uma peça iconográ-fica sendo o Elevador e zona envolvente Monumento Nacio-nal mas, frisa o Fórum, o esta-do em que a calçada e o eleva-dor se encontram «contrasta fortemente com a sua im-portância e dignidade».

Na verdade, a calçada apre-senta «um amplo conjunto de problemas, de responsabilida-de directa ou indirecta da CML» por decorrerem da gestão do espaço público, é fri-

LISBOA Grupo de cidadãos alerta com «problemas» de conservação na zona turística do Elevador

Carta ao presidente por «mau estado» da Calçada da Glória

Sugestões para resolver o caso

A zona e subida estão «sem dignidade» e são utilizadas maioritariamente por turistas.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

LAURA HAANPAA

Fórum acusa que os problemas são todos da «responsabilidade directa ou indirecta da CML»

O Elevador e toda a zona envolvente são Monumento Nacional

Santa Maria é um dos hospitais a perder camas

A abertura das 460 ca-mas no Hospital Bea-

triz Ângelo, em Loures, na última segunda-feira, vai obrigar ao encerramento do mesmo número de camas nos hospitais para onde os doentes eram encaminha-dos, nomeadamente o San-ta Maria. Segundo o presi-dente da Administração Re-gional de Saúde de Lisboa à agência Lusa, ao «injectar no sistema 460 camas novas, te-mos de fechar 460 camas, pois não podemos somar despesa somando camas».

LOURES

Pais de alunos da Parede pedem funcionários

Os pais dos alunos da Escola Secundária

Fernando Lopes Graça, na Parede, concelho de Cascais, estão preocupados com a falta de funcionários, tendo já enviado um abaixo-assi-nado ao Governo a reclamar a resolução do problema. Numa nota enviada à agên-cia Lusa, o porta-voz da Associação de Pais e Enca-rregados de Educação expli-cou que os 27 funcionários da escola não são suficientes e, além disso, 10 deles não estão a trabalhar. O PS e o PCP questionaram já o Mi-nistério da Educação.

CASCAIS

ML

Pais já enviaram um abaixo- -assinado ao Governo

LA

Menos 460 camas em Lisboa devido a Hospital

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) arrancou

com o Brasil como país convi-dado num ano em que, apesar de ter havido adequação às di-ficuldades sentidas, o optimis-mo prevalece. O evento decorre até 4 de Março na Feira Inter-nacional de Lisboa (FIL), mas para o público em geral as por-tas só vão abrir sexta-feira, dia 2, às 18h00. Tendo o Brasil co-mo convidado especial, a BTL reúne 990 empresas e 400 com-pradores estrangeiros, que po-derão vir adquirir formas de Portas abrem para o público a partir de sexta-feira, dia 2, às 18h00

TURISMO

BTL arranca hoje com Brasil em destaque “vender” Portugal nos seus res-pectivos países e contactar, tam-bém, com o país que está a dois anos de receber o Mundial de futebol e depois, os Jogos Olím-picos. Para o público, há opor-tunidades de viagens. Segundo o responsável da Comissão Organizadora, o evento deste ano «é um grande momento de consolidação e de confiança do turismo e dos empresários liga-dos» à actividade. No ano pas-sado, a BTL recebeu cerca de 75.000 visitantes, número que pretende manter, ou subir.

JORGE GODINHO/CM

LISBOA

Câmara estuda bordel na Mouraria A Câmara de Lisboa está a analisar uma proposta de duas associações para criar um bordel na Mouraria. Segundo o Jornal de Negó-cios, a CML daria um imó-vel em 2013 para o trans-formar num espaço próprio para a prática de sexo seguro e sem lenocínio.

OEIRAS

Exercício de Abalo Sísmico em escola A Câmara de Oeiras, no Dia Internacional da Protecção Civil, associa-se às come-morações do centenário dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, participando num Exercício de Abalo Sísmico que tem lugar hoje no Agrupamento Escolar Zarco, localizado na Rua Quirino da Fonseca, na Cruz Quebrada – Dafundo.

INICIATIVA

Peddy paper em Lisboa a 1 de Abril A Montesevales sugere um peddy paper que o levará a caminhar pelas ruas de Lisboa que seguramente conhece, mas onde terá que reparar em muitos detalhes que talvez nunca tenha notado. Os grandes temas são: Terramoto de Lisboa e Conquista do Cas-telo. Domingo, 1 de Abril - das 09:30 às 13:30. Limite de inscrição: 26 de Março. [email protected]

CASCAIS E OEIRAS

Mercearias a ser entregues em casa Cascais e Oeiras têm agora um serviço de entregas... de mercearia. A Mercearia na Hora é um novo serviço online que permite encomendar pro-dutos de mercearia que lhe fazem falta fora de horas, com entregas em período nocturno, no con-celho de Cascais, Quinta da Beloura (Sintra), e Alto da Barra (Oeiras). Pão, vinho, whisky, gelo lenha... em www.mercea-rianahora.com.

10 SEGUNDOS

PUB

5ª Feira · 1 de Março de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

memorando da troika e, se-gundo o Sindicato Indepen-dente dos Médicos, pode levar ao encerramento de algumas urgências hospitalares.

«Penso que os valores que a troika impõe obriga inevita-velmente a ter de reduzir o vo-lume das horas extraordiná-rias, isto é, a oferta que é fei-ta. O despacho que foi emiti-do obriga a que as administra-ções pensem as equipas e re-pensem as ofertas», afirmou à Renascença o sindicalista Carlos Arroz. «Não tenho dú-vidas de que vai ter que haver mais encerramentos de ser-viços de urgência, mais con-centração das urgências e, ob-viamente, uma modificação nas equipas das urgências.»

Vários dadores enviaram para o Instituto Português do

Sangue e da Transplantação cartões de dador destruídos, após notícias que afirmavam que Portugal destrói o sangue, numa alusão ao não aproveita-mento do plasma, segundo o presidente da instituição.

Os hospitais e estabele-cimentos do Serviço Na-

cional de Saúde, incluindo os de natureza pública empresa-rial, terão de reduzir este ano os custos com trabalho ex-traordinário em pelo menos 20%. O despacho que entra em vigor hoje vem pôr em mar-cha mais uma medida incor-porada na primeira revisão do

SAÚDE Hospitais têm de reduzir 20% dos custos com trabalho extraordinário

Corte das despesas com horas extras pode encerrar urgências

Dadores de sangue rasgam cartões

Concentração de urgências e alteração de equipas entre as consequências dos cortes orçamentais.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

MARILINE ALVES/CM

A medida pode assim pio-rar o cenário nas urgências hospitalares, que nas últimas semanas têm registado difi-culdades no internamento e uma elevada procura por gri-pe e infecções respiratórias.

Sindicato Independente dos Médicos alerta para «encerramentos de serviços de urgências»

Governo dá 200 milhões para linhas de créditoO ministro da Economia e do Emprego aproveitou

ontem a abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para anunciar o lançamento de duas linhas de crédito no valor de 200 milhões de euros para apoiar as empresas do sector turístico. A primeira linha terá um valor de

EMPRESAS DE TURISMO

80 milhões de euros, para fazer face às dificuldades imediatas de tesouraria de muitas empre-sas, explicou Álvaro Santos Pereira. Já a segunda linha, com um montante mínimo de 120 milhões de euros, destina- -se à «requalificação dos empre-endimentos turísticos». A BTL

arrancou ontem, com a organi-zação confiante que, apesar da crise, este ano poderá ser de ex-pansão para o sector, depois de um 2011 passado a recuperar dos prejuízos de 2010. O Brasil, país convidado do certame, que vê Portugal como um mercado estratégico.

Saltos altos devem pagar impostos, já!

Há obstáculos ao progresso do País e ao aumento da produtividade

nacional que ainda não foram identificados nem pela troika, nem pelos nossos governan-tes. Como é que é possível que se peça mais uma hora de trabalho aos portugueses, se corte em feriados e em pon-tes, e se continue a permitir que as mulheres usem sapatos de saltos altos, de saltos altíssimos, melhor dizendo? A única explicação consiste no facto de Angel Merkel usar sal-tos rasos e, invariavelmente, as pastas das finanças e da economia serem ocupadas por homens, que gostam de ver desfilar senhoras de saltos agulha, mas não têm a mais pequena consciência de como afectam a rentabilidade de quem os usa. Uma coisa é certa, temos todos a certeza de que o FMI nunca perdeu dois minutos a pensar no assunto, certamente por direc-tiva expressa de Strauss Kahn. Se não acredita, coloque duas mulheres, quais ratinhos de laboratório, a percorrer uma rua de calçada à portuguesa, e cronometre o tempo que levam a fazer o percurso. Espantado com a meia hora

de diferença? Em seguida repli-que a experiência numas escadas de metropolitano, ou qualquer outra. Enquanto a de saltos está no terceiro degrau, a outra senta- -se à mesa da secretária e já liga o computador. Precisa de mais pro-vas? Peça agora às cobaias que esperem a dez metros da para-gem de um autocarro que está mesmo a passar, e veja quem é que o apanha e quem fica de fora, a perder tempo à espera do pró-ximo. É claro que por esta hora haverá quem diga que isto de andar de saltos tem muito que se

lhe diga, e não duvido que assim seja, mas por muito ‘adestrada’ que seja a artista duvido que seja capaz de fazer, à mesma veloci-dade, as mesmas tarefas. Mas há mais razões para tornar os sapa-tos de salto mais caros: é que se carregam o tabaco de impostos, supostamente para subsidiar o tratamento do cancro do pulmão subsequente, é justo que o princí-pio seja aplicado aos saltos, reme-tendo a margem para os serviços de Ortopedia. Fico à espera de que a troika me dê ouvidos.

Ofereçam uns sapatos de salto agulha a Merkel e vão ver como baixa o rendimento

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Desde o início do ano houve 5 mil incêndios florestais

O ministro da Admi-nistração Interna

(MAI), Miguel Macedo, anunciou ontem a disponi-bilização de 382 mil euros, para ajudar as 100 corpo-rações de bombeiros que têm combatido os incêndios florestais desde o início do ano. Segundo o MAI, os pro-cedimentos para a disponi-bilização da verba já estão a decorrer e o pagamento será feito entre o final des-ta semana e o início da pró-xima. Só este ano já houve 5 mil incêndios florestais.

INCÊNDIOS

Governo nomeia uma média de 3 pessoas por dia

O Governo de Passos Coelho manteve o rit-

mo de nomeações entre o final do ano passado e o iní-cio de 2012. No final de No-vembro de 2011, o Executi-vo tinha nomeado uma mé-dia de 3,7 pessoas por dia desde a tomada de posse. Em Fevereiro, a média mantém um ritmo muito semelhante: 3,5 pessoas por dia. Dos 884 nomeados entre 21 de Junho e 28 de Fevereiro, 228 referem-se a dirigentes superiores dos ministérios, cujos salários não são disponibilizados no portal do Governo.

POLÍTICA

ROBERTO BESSA MOREIRA/CM

Passos apontou 884 nomes desde que assumiu funções

ETTORE FERRARI/EPA

MAI disponibiliza 382 mil euros para bombeiros

Portugueses protestam contra austeridade Trabalhadores e activistas sindicais afectos à CGTP-IN concen-traram-se ontem nas ruas do Porto no âmbito da Jornada de Luta Europeia contra a austeridade, a exploração e a pobreza.

CLICKESTELA SILVA/LUSA

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 1 de Março de 2012

O sistema judicial e a pu-blicidade são as institui-

ções em que os portugueses menos confiam (apenas 16% para cada uma delas), revela a 12ª edição do estudo anual ‘Marcas de Confiança’ das Se-lecções do Reader’s Digest. No extremo oposto ficam a tele-visão e a rádio e o casamento, com 67% de portugueses a as-

segurarem que confiam mui-to ou bastante em ambas.

Igreja (61%), ambientalistas (53%), imprensa escrita (51%) e Internet (51%) são também instituições bem posicionadas no ranking. Abaixo dos 50%, encontramos o euro (40%), as multinacionais (36%), a banca (33%), a Função Pública (28%) e o Governo (24%).

Em quem confiamos? Na avaliação das personalida-des públicas, Cristiano Ronal-do destacou-se pela positiva no desporto (29%); Ruy de Carvalho na categoria de ac-tor/actriz (29%); Isabel Jonet do Banco Alimentar Contra a Fome como dirigente de ONG ou IPSS (29%); e o comenda- Cavaco era, em 2011, a personalidade política de maior confiança

READER’S Só 16% têm confiança no sistema judicial

Portugueses não confiam na JustiçaBombeiros e pilotos são os que motivam menos desconfiança entre consumidores, diz Reader’s Digest.

ESTELA SILVA/LUSA

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

dor Rui Nabeiro, presidente da Delta, no universo empre-sarial (44%). Na área da polí-tica, o Presidente da Repúbli-ca ficou em 1º lugar (22%), à frente de Passos Coelho (19%). No entanto, estes resultados são anteriores às polémicas declarações de Cavaco relati-vas aos seus rendimentos.

Entretanto, numa entrevis-ta à TSF, o Presidente disse que é «impossível» impor mais medidas de austeridade a pen-sionistas, pequenos empresá-rios e famílias endividadas e que «sofreram reduções abrup-tas dos seus rendimentos e que têm mesmo dificuldades em manter os seus filhos nas es-colhas».

No que respeita à avaliação das profissões, os bombeiros

ficaram em 1.º lugar, com 97% dos inquiridos a dizer que estes são de confiança. A seguir os pilotos (95%) e os profissionais de saúde: enfermeiros (92%) e médicos (91%). No extremo oposto estão os vendedores de carros (7%) e os políticos (4%).

Lusos acreditam nos ‘Soldados da Paz’

Governo admite rever o acordo ortográfico

Após a decisão de Graça Moura ignorar

o Acordo Ortográfico nas comunicações do CCB, é a vez de o secretário de Es-tado da Cultura, Francisco José Viegas, olhar com cau-telas para os imperativos da nova escrita do Portu-guês. A três anos da imple-mentação definitiva da no-va ortografia unificada às nações da Língua, Viegas diz que há trabalho a fazer para afinar as palavras. Os casos relacionados de du-pla grafia e sequências con-sonânticas são os mais sus-ceptíveis de mudança.

CULTURA

PUB

Secretário da Cultura diz que ainda há alterações a fazer

JOSÉ COELHO/LUSA

ALEMANHA

Popularidade de Merkel atinge valores máximos

A popularidade da chanceler Angela Merkel

entre os alemães atingiu esta semana o nível mais alto desde que a coligação de centro- -direita chegou ao poder, em Outubro de 2009, na sonda-gem semanal do Instituto Forsa. Uma outra sondagem divulgada pela televisão alemã ARD revela que seis em cada dez franceses acreditam que a Alemanha «procura actual-mente tornar-se a potência dominante na Europa».

MUNDO

Espécies invasoras custam 12 mil milhões

O comissário europeu responsável pela pasta

do Ambiente, Janez Potocnik, alerta para os perigos da intro-dução de espécies invasoras de animais e plantas num ambiente distinto do natural e diz que os prejuízos destas para o capital natural podem ascender a 12 mil milhões de euros por ano. Estas espécies podem igualmente ameaçar a saúde pública, prejudicar as culturas e o gado e ameaçar para a diversidade biológica.

COREIA DO NORTE

Programa nuclear pára em troca de comida

A Coreia do Norte confir-mou ter aceite suspender

os testes nucleares dos lança-mentos de mísseis e do enrique-cimento de combustível nuclear em troca de uma ajuda alimen-tar norte-americana, segundo noticiou a imprensa oficial do país. Segundo Pyongyang, Washington prometeu fornecer 240 mil toneladas de «ajuda alimentar». A Coreia do Norte também aceitou o regresso de inspectores da Agência Interna-cional de Energia Atómica.

NO

GLOBOSíria impede entrada de responsável da ONU

A chefe de ajuda humanitária das Nações Unidas, Valerie Amos, mostrou-se «profundamente desapontada» com a recusa da Síria em permitir a sua visita ao país. A respon-

sável pretendia avaliar a situação de crise humanitária.

Chávez foi operado e está em «boas condições» O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi operado em Havana a uma nova «lesão» na mesma área de onde foi extraído um tumor cancerígeno em 2011 e «encontra-se em boas condições físicas», anunciou o vice-presidente.

Popularidade de Merkel alcança o nível mais alto desde 2009

Espécies originalmente ‘não nativas’ podem ser uma ameaça

Kim Jong-un suspende testes nucleares em troca de comida

ROBERT SCHLESINGER/EPA 123RF YONHAP/EPA

5ª Feira · 1 de Março de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

Instituição de Mario Draghi fez empréstimos a 800 bancos

conheceram um italiano que lhes mostrou atracções que não estão nos guias. Quando regressaram comentaram co-mo seria bom ter um amigo em cada cidade que visitam. A conversa deu-lhes uma ideia: «Sermos os amigos que os turistas contratam para ter em Lisboa.» Assim nasceu o Show Me Lisbon, um projec-to de turismo alternativo que faz tours personalizados.

Já Francisca Atouguia é consultora imobiliária de dia e faz acessórios para bebés à noite e Sophia Birr nunca lar-ga o iPhone: quando sai do tra-balho, é personalweb finder.

Acaba o mês sem dinhei-ro para nada. Pedir um

aumento ou pedir um emprés-timo está fora de questão. E arranjar um segundo traba-lho, para ganhar mais algum dinheiro? Provavelmente, irá responder que também está fora de questão: que não tem tempo, que não tem dinheiro para investir, que não tem ideias ou que a burocracia para abrir uma empresa ou re-gistar uma marca em Portu-gal é muito complicada.

Desculpas. A SÁBADO en-controu 15 empreendedores que, sem deixarem os seus empregos, apostaram em pro-jectos originais e negócios ino-vadores. Segundo a Organi-zação Mundial de Trabalho, o part-time tem aumentado nos países mais atingidos pela cri-se. Rita Seabra, responsável pela área de empreendedoris-mo do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, diz que em tem-pos de dificuldades «o núme-ro de empreendedores de ne-cessidade tende a subir».

É o caso de Rita Campos António. Foi de férias com o namorado a Roma, onde

Empregos part-time mais frequentes

123RF

MB

Projecto Show Me Lisbon disponibiliza tours adaptados a cada turista

BCE volta a comprar dívida portuguesa e a ajudar bancos

O Banco Central Eu-ropeu (BCE) voltou

ontem a entrar no merca-do para comprar títulos de dívida de Portugal, de acor-do com fontes da Bloom-berg. A operação surge de-pois de a instituição lidera-da por Mario Draghi ter es-tado duas semanas ausen-te dos mercados, e num dia em que os juros das obrigações portuguesas se agravavam no mercado secundário, na sequência do Governo ter revisto em alta as estimativas para o desemprego e para a con-tracção do PIB este ano.

BANCO CENTRAL EUROPEU

O BCE informou ainda que emprestou 529,5 mil milhões de euros a três anos a 800 ban-cos da Zona Euro «a condi-ções muito favoráveis», naque-la que é uma segunda injecção de crédito para atenuar a cri-se da dívida da Zona Euro.

Judiciária recebe dezenas de falsas queixas de violação

Em dois anos, a Polícia Judiciária recebeu deze-

nas de queixas de violações que não ocorreram. Nuns casos foi por vingança, noutros foi para chamar a atenção. Um dos casos foi uma jovem que tinha ciúmes do namorado e achou que se lhe acontecesse algo gra-ve ele passaria a tratá-la de ou-tra forma. A ideia tinha surgi-do ao ver uma cena de violação numa telenovela brasileira.

CRIME

Site para homens ricos à procura de raparigas

Eles têm dinheiro. Elas são jovens, bonitas e pre-

cisam de pagar os estudos. Estão todos num site de en-contros e podem acabar num jantar ou na cama. As rapari-gas recebem uma mesada fixa do seu ‘sugar daddy’ e nas fes-tas que frequentam há clien-tes que lhes oferecem opera-ções plásticas. O fundador da rede até patrociona uma jovem ucraniana.

INTERNETInflação da Zona Euro desacelera em Janeiro

A taxa de inflação anual da Zona Euro

situou-se nos 2,6% em Janeiro deste ano, menos uma décima por compa-ração com o registo de Dezembro de 2011, indicam dados ontem revelados pelo Eurostat. Portugal foi um dos países que mais contribuíram para este va-lor. A taxa de inflação anual portuguesa situou-se nos 3,4% em Janeiro, o que sig-nifica um abrandamento face a Dezembro (3,5%).

EUROSTAT

Estarreja: Camião cai de viaduto da A1 O motorista de um camião ficou ligeiramente ferido quando o veículo que conduzia se despistou. A traseira do pesado caiu na via que passa por baixo e por sorte não apanhou ninguém.

DECO dá dicas para se poder ter reembolsos

A entrega das decla-rações em papel do

IRS de 2011 começa hoje e a DECO alerta que a pou-pança do imposto começa no preenchimento correc-to e a horas, sendo que es-te é o último ano para con-seguir grandes poupanças. «Este é, num futuro próxi-mo, o último ano em que grande parte dos contri-buintes poderá ter reem-bolsos de IRS próximos do que estavam habituados», explica a DECO.

IRS

CLICKJOSÉ COELHO/LUSA

Abriram empresas inovadoras de um dia para o outro, não se despediram nem se endividaram. A SÁBADO diz-lhe como eles conseguem ganhar mais dinheiro.

CRISE DO CURSO DE SÓCRATES Desde que soube que um jorna-lista investigava a sua licencia-tura, José Sócrates fez contac-tos atrás de contactos, alguns apanhados em escutas que foram reveladas esta semana pelo Correio da Manhã. O prin-cipal objectivo era pôr todos a defendê-lo na imprensa, enquanto ele desaparecia. A SÁBADO revela-lhe como é que o ex-primeiro-ministro geriu a crise sobre o seu curso. O CÉREBRO DO NUCLEAR É o homem mais desejado pela Agência Internacional de Ener-gia Atómica e ainda mais pela Mossad, os serviços secretos de Israel. Mohsen trabalha num complexo ultra-seguro, dirige 600 cientistas e nunca foi reve-lada uma fotografia sua. Vive e trabalha em Teerão rodeado de segurança e é o cérebro do programa nuclear iraniano. 1.º CLÁSSICO HÁ 100 ANOS Benfica e FC Porto enfrentam- -se esta sexta-feira no estádio da Luz, num jogo que pode decidir o título. Na primeira vez, em 1912, o árbitro era um jogador do clube de Lisboa. Um caso insólito: «Um jogador do Benfica meteu a bola na sua baliza e sofreu canto.»

OUTROS TEMAS

Têm um trabalho de dia e um extra a seguir. Esta é a forma de melhorarem o seu rendimento mensal.

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

No dia 23, há uma semana, foi anunciada a venda da Tobis Portu-

guesa. O Governo parecia aliviado, quase triunfante, resolvendo um problema que se arrastava há muito. Era nisso que a empresa criada em 1932 se trans-formara, um problema arrastado. A venda, por quase 4 milhões de euros, não inclui os estúdios e demais edifícios, que se podem continuar a usar e alugar, e sobretudo o inestimável arquivo cinematográfico, que se mantêm proprie-dade do Estado (que detinha a Tobis em 96,31%). O essencial está pois preservado. O que foi vendido afinal foi o negócio de restauro e digital, que agora consti-tuía a actividade da em-presa pois a pós-produção, sua função principal, fora perdida por erros graves de gestão e investimento, sobretudo em 2007. O encaixe permite eliminar grande parte da dívida e conservam-se cerca de metade dos postos de tra-balho. Existe ainda o inte-resse adicional de o com-prador, a Filmdrehtsich Unipessoal Lda, de que o Governo pouco sabe por negociar com intermediá-rios, ser uma entidade de capitais angolanos. Pelo menos por enquanto, a Tobis fica na cultura lusó-fona. Para lá da discussão dos pormenores do negócio e do fim do longo calvário financeiro, um dos meno-res no vasto grupo de empresas públicas doen-tes, a venda merece uma pausa. No meio audio-vi-sual, a empresa tem um lugar ímpar na cultura por-tuguesa. Era triste ver aquilo em que se transfor-mou e pensar no que poderia ter sido, sem tan-tas incúrias, disparates e aproveitamentos. O filme da Tobis acabou. Afinal não foi uma tragédia, mas um fade-out melancólico.

Tobis

PUB

5ª Feira · 1 de Março de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Sub-21 estrearam os novos equipamentos da selecção

LUSA

Golos de Agra e Simão foram o melhor do jogo com Ucrânia

Dois belos golos, de Salvador Agra (aos

45 minutos) e David Simão (90+2’) valeram ontem à selecção portuguesa de sub-21 um triunfo sobre a Ucrânia, por 2-0, num jogo particular que acabou por ser bem mais monótono do que os golos do resultado final. O desafio disputado em Santa Maria da Feira serviu para preparar o im-portante jogo de 1 de Junho frente à Rússia, líder do Grupo 6 de apuramento para o Euro2013, que é lí-

SUB-21

der com mais quatro pontos do que Portugal, que tem um jogo a mais. A equipa de Rui Jorge revelou ainda pouca li-gação entre sectores, apesar da vitória sobre os ucranianos.

queria tirar as últimas dúvi-das, mas à primeira vista o en-contro não trouxe nada de no-vo. A defesa parece mais do que escolhida, embora Nélson tenha tido mais minutos do que o esperado para se mos-trar, depois de Fábio Coentrão se ter lesionado – e a ausência do defesa do Real Madrid deixou a equipa manca, sem

Ao contrário de outros candidatos à vitória no

Euro 2012 (ver peça em baixo), Portugal dispensou um teste exigente no último particular antes da convocatória final pa-ra a competição, privilegian-do o ‘prestígio’ de inaugurar o estádio que vai acolher a aber-tura e uma das meias-finais da prova. O resultado foi um jo-go em que faltou intensidade aos pupilos de Paulo Bento.

O seleccionador afirmara antes do jogo de ontem que

EURO 2012 Selecção abordou jogo particular a meio gás, ganhando pouco ou nada para o futuro

Jogo de resultado nulo

Nani foi melhor jogador português na primeira parte e Rui Patrício na segunda. (Pouca) intensidade não deu para mais.

JOÃO MONIZ [email protected]

EPA

lacas. Daí que os lances de pe-rigo na primeira parte tenham surgido de transições rápidas ou jogadas individuais, com Szczesny, guarda-redes do Arsenal, a parar três remates de Nani e um de Ronaldo.

Segunda parte pior Se não deslumbrou na primei-ra parte, embora merecesse

estar em vantagem, no segun-do tempo Portugal ficou ain-da mais aquém do que pode render. Sem uma dinâmica ofensiva digna desse nome, Ronaldo acabou por passar ao lado do jogo, o que deixou Hu-go Almeira órfão de oportuni-dades e Nani como o mais in-conformado.

Paulo Bento lançou o es-forçado Manuel Fernandes, mas a postura colectiva não se alterou, ao ponto de a Polónia só não ter marcado por méri-to de Rui Patrício. Nota ainda para a estreia de Nelson Oli-veira... a extremo esquerdo.

Extremo do Man. United teve as melhores oportunidades, mas não bateu o guarda-redes do Arsenal

«Resultado não parece justo, mas estou satisfeito pela seriedade dos jogadores» PAULO BENTO SELECCIONADOR DE PORTUGAL

SPORTING

Capel lesionado e Izmailov ausente Diego Capel lesionou-se terça-feira na partida da selecção espanhola sub-23 com o Egipto e está em dúvida para o jogo com o V. Setúbal. Entretanto, o russo Izmai-lov não marcou presença na sessão de ontem, na Academia de Alcochete, por precaução.

ITÁLIA

Figo terá rejeitado treinar o Inter A Imprensa italiana noti-ciou ontem que Luís Figo recusou assumir o cargo de treinador do Inter, em substituição de Claudio Ranieri. O português terá preferido manter-se como director de relações internacionais do clube.

ESPANHA

Rui Faria suspenso por três jogos No dia em que a imprensa espanhola noticiou que José Mourinho terá ido a Londres comprar uma casa, a Liga espanhola suspendeu o adjunto do Real Madrid, Rui Faria, por três jogos devido à expulsão no último jogo.

SOLIDARIEDADE

Prancha de ‘Saca’ rende mil euros O ClubeFashion Solidário, vertente de responsabili-dade social do site de venda online, angariou 1043 euros para a Associação Nacional de Combate à Pobreza com a venda em leilão da prancha autografada do surfista Tiago ‘Saca’ Pires.

10 SEGUNDOS

50 equipas que marcaram o futebol, entre as quais o FC Porto de Mourinho, fazem parte do livro de

David Hartrick

Szczesny Piszczek Wasilewski Perquis Wawrzyniak (Boenisch, 84’) Dudka Blaszczykowski (Mila, 90’) Polanski (Matuszczyk, 81’) Rybus (Peszko, 78’) Obraniak (Mierzejewski, 81’) Jelen (Grosicki, 67’) Técnico: Franciszek Smuda

Rui Patrício João Pereira Pepe (Rolando, 67’) Bruno Alves Fábio Coentrão (Nélson, 21’) Miguel Veloso Raul Meireles J. Moutinho (M. Fernandes, 46’) Nani (Nelson Oliveira, 82’) Ronaldo (Quaresma, 76’) Hugo Almeida (Postiga, 66’) Técnico: Paulo Bento

Disciplina: Amarelos: Miguel Veloso (49’).

POLÓNIA 0 - 0 PORTUGALEstádio Nacional, em Varsóvia

Árbitro: Alon Yefet (Israel)

«Temos de ter sempre a ambição de sermos os melhores. Portugal vai para ganhar» CRISTIANO RONALDO CAPITÃO DE PORTUGAL

acutilância ou profundidade pelo lado esquerdo.

No meio-campo, Miguel Veloso voltou a surgir ao lado de Raul Meireles e João Mou-tinho, mas o portista foi o úni-co que tentou ‘agitar as águas’. Como Veloso e Meireles não subiam para apoiar o ataque, a circulação de bola era lenta, facilitando as marcações po-

Holanda vence Inglaterra e Alemanha sai derrotada

Foram muitos os jogos particulares que ontem

decorreram, mas três tinham especial interesse para Portu-gal: aqueles que envolveram os adversários da Selecção na fase de grupos do Euro 2012. Reforçando a candidatura ao triunfo na prova que vai decor-rer na Polónia e na Ucrânia, a Holanda foi a Inglaterra ven-cer por 3-2, com dois golos de Robben e um de Huntelaar.

Outro adversário temível que espera Portugal, a Ale-manha, teve um desempenho

EURO 2012

mais negativo, saindo derro-tada na recepção à França, que esteve a vencer por 2-0 até aos 90’, com golos de Giroud e Malouda – Cacau atenuou a desvantagem para os alemães. Já a Dinamarca, selecção que ficou à frente de Portugal na qualificação, também saiu derrotada, caindo aos pés da Rússia com dois golos sofridos sem resposta.

Nos outros jogos, destaque para a derrota da Itália, bati-da por 1-0 pelos Estados Uni-dos, e para nova demons-tração de força da Espanha, que goleou a Venezuela (5-0). Já a também anfitriã Ucrânia perdeu com Israel (2-3) e a Bél-gica de Witsel e Defour empa-tou a uma bola com a Grécia.

Robben, com dois golos, foi o jogador em destaque na Holanda

EPA

Desporto · www.Destak.pt · 095ª Feira · 1 de Março de 2012

Amanhã, no Estádio da Luz, o clássico da 20ª jor-

nada pode estar a atrair todas as atenções, mas na prática só vale três pontos dos 30 que ain-da falta disputar na Liga. Isso mesmo enfatizou terça-feira à noite Paulo Futre, que esteve na Gala do Benfica que distin-guiu Aimar como melhor joga-dor da época passada. O ex-jo-gador lembrou que «depois do clássico ainda há muito cam-peonato» e «o jogo da Luz não é decisivo».

Depois do encontro entre as duas equipas, ficam a faltar nove jornadas para o fim da

PUB

CLÁSSICO Depois do jogo de amanhã na Luz, o FC Porto tem um calendário teoricamente mais complicado do que o Benfica nas últimas nove jornadas

Calendário azul e branco na Liga é menos favorávelBenfica defronta Leiria e V. Setúbal e FC Porto o Nacional e a Académica nas diferenças até ao final.

JOÃO TOMÉ [email protected]

LUSALiga e, no calendário de jogos, o FC Porto é quem tem, teori-camente, a vida mais difícil. Benfica e FC Porto repetem os mesmos sete adversários nos últimos nove jogos. Paços, Beira-Mar, Olhanense, Sp. Braga, Sporting, Marítimo e Rio Ave vão todos enfrentar os actuais líderes da Liga.

O Benfica tem o período mais difícil da 25ª à 27ª jorna-da, em que recebe o Sp. Bra-ga, vai a Alvalade e recebe o Marítimo. Já o FC Porto tem o período teoricamente mais desafiante no final da prova: vai a Braga na 26ª jornada e nas três últimas vai à Madei-ra defrontar o Marítimo, rece-be o Sporting e vai a Vila do

Apesar de ser das equipas

mais fortes da Liga, o Nacional

perdeu 5-0 no Dragão na 1.ª volta da Liga

Conde. A diferença maior no calendário das duas equipas está nos dois clubes diferen-tes que irão defrontar. O Ben-fica recebe a U. Leiria e vai a Setúbal, enquanto o FC Porto recebe adversários teorica-mente mais difíceis: recebe a Académica e vai à Madeira defrontar o Nacional.

Brasileiros (e não só) de volta Entretanto, os brasileiros Hulk, Alex Sandro, Luisão (estes dois últimos não jogaram) e Elias chegaram ontem a Por-tugal depois de terem repre-sentado o “escrete”. O benfi-quista Rodrigo, que não alinhou pelos sub-21 espanhóis, tam-bém já esteve disponível.

Internacionais brasi-leiros voltaram ontem a Portugal, com mais tempo para o clássico

PRÓXIMOS JOGOS 22.ª jornada 23.ª jornada 24.ª jornada 25.ª jornada 26.ª jornada 27.ª jornada 28.ª jornada 29.ª jornada 30.ª jornada BENFICA P. Ferreira 12.º F Beira-Mar 14.º C Olhanense 8.º F Sp. Braga 3.º C Sporting 5.º F Marítimo 4.º C Rio Ave 11.º F U. Leiria 16.º C V. Setúbal 13.º F FC PORTO Académica 10.º C Nacional 7.º F P. Ferreira 12.º F Olhanense 8.º C Sp. Braga 3.º F Beira-Mar 14.ª C Marítimo 4.º F Sporting 5.º C Rio Ave 11.º F SP. BRAGA U. Leiria 16.º C Feirense 15.º F Académica 10.º C Benfica 1.º F FC Porto 2.º C P. Ferreira 12.º F Olhanense 8.º C Beira-Mar 14.º C Sporting 5.º F SPORTING V. Guimarães 6.º C Gil Vicente 9.º F Feirense 15.º C U. Leiria 16.º F Benfica 1.º C Nacional 7.º F Académica 10.º C FC Porto 2.º FF Sp. Braga 3.º C Calendário até ao fim da Liga, com a classificação actual do adversário e se o jogo é disputado em casa (C) ou fora (F)

5ª Feira · 1 de Março de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

nos EUA em 1956 e, desde então, já foi adaptado a mais de 30 países.

Líder de audiências Por cá, o Preço Certo é líder incontestável de audiências no horário que antecede o Tele-jornal, espaço noticioso que beneficia desta quota genero-sa de espectadores.

O formato teve uma pri-meira versão na década de 90, sob condução de Carlos Cruz e depois de Nicolau Breyner. Desde 2002, data em que mu-dou o nome para O Preço Certo Em Euros, o concur-so deu as boas-vindas a mais de 150 mil concorren-tes, 200 deles famosos.

No primeiro ano de mu-dança, Jorge Gabriel assu-miu o papel de anfitrião pa-ra, em 2003, ser substituído pelo popular comedian-te Fernando Mendes.

Ao longo dos tempos, esta pro-dução da Freman-tle Media deu a conhecer sete as-sistentes masculi-nos e femininos, com destaque para Lenka da Silva.

OqueStrada, Luís de Matos, Ciganos d’ Ou-

ro, Ana Sofia Varela e Tony Carreira são alguns dos convidados especiais da festa que celebra a 2000.ª emissão do Preço Certo.

No próximo sábado, Fernando Mendes e com-panhia celebrarão no Pa-vilhão Multiusos de Viseu tal efeméride televisiva no currículo do formato que os portugueses se habitua-ram a ver no canal público de televisão já lá vão 10 anos.

Música, boa disposição e muitos, muitos prémios estarão garantidos nesta emissão daquele que é o concurso de maior longevi-dade a nível internacional. É que o formato original, The Price is Right , estreou

RTP1 Há mais de 10 anos no ar em Portugal, este é o concurso de maior longevidade a nível mundial

‘Preço Certo’ celebra 2 mil emissõesMultiusos de Viseu será palco, no sábado, da festa comandada por Fernando Mendes.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

DR

Panda garante festival por mais 4 anosO Canal Panda e a Le-mon, produtora do es-

pectáculo, acabam de firmar um acordo para garantir a realização do Festival Panda, o 3º maior evento realizado em Portugal, por mais quatro anos. A pequenada até já po-de reservar lugar na festa e ga-

CANAL INFANTIL

rantir, até 30 de Abril, in-gressos a preços especiais: bilhetes individuais a 18€, e packs especiais de 3 pessoas por 50€ e de 4 pessoas por 62€.

A celebrar a 5.º Edição – que este ano terá lugar a 16 e 17 de Junho, no Estádio do Dragão, no Porto, e nos dias

29 e 30 de Junho e 1 de Julho, no Estádio do Belenenses, em Lisboa – o festival deste ano promete proporcionar um dia muito especial, repleto de mú-sica, jogos e renovadas surpre-sas. O evento destina-se a to-das as famílias com crianças entre os 2 e os 10 anos.

Até 30 de Abril há ingressos disponíveis a preços especiais

SEQUELA

Lady Gaga convocada para ‘Men in Black’ Segundo Will Smith, a cantora Lady Gaga poderá fazer uma aparição na sequela de Men in Black. «Teremos algumas celebridades, mas não posso revelar os nomes. O facto da Lady Gaga aparecer tem de continuar a ser surpresa», comentou o actor numa visita promocional ao Rio de Janeiro. Tommy Lee Jones, Josh Brolin e Emma Thomp-son serão as outras estrelas do filme. O pugilista Mike Tyson, a comediante veterana Betty White e a cantora Nicole Scherzinger são outras das celebridades que darão o ar da sua graça no projecto.

SIC

Jorge Mourato integra equipa de ‘Gosto Disto!’

Jorge Mourato integra, a par-tir desta semana, a equipa do programa de humor da SIC, Gosto Disto!. O actor, com vasta experiência na área da comédia, junta-se a César Mourão, Andreia Rodrigues e aos Homens da Luta todas as noites no programa. Residen-cial Tejo, Não há Pai, Noites

Marcianas, Às Duas por 3 e SIC 10 Horas são alguns dos seus trabalhos em tele-visão. Em 2011 fez parte do elenco da novela premiada Laços de Sangue.

1.º MENINO

Jennifer Garner e Ben Affleck já foram pais

O casal de actores norte- -americanos Jennifer Garner e Ben Aflleck celebraram na terça-feira o nascimento do seu terceiro bebé em comum, o primeiro do sexo masculino. Os artistas de 39 anos já eram pais de Seraphina (3 anos) e Violet (6 anos), e há muito que desejavam ter um menino. A dupla conseguiu esconder o sexo da criança até ao final. A nova experiência, consideram, será «interes-sante e diferente».

FACEBOOK

Ágata chora morte da mãe nas redes sociais

A cantora Ágata vive dias de tristeza na sequência da morte da sua mãe, Maria Amélia. «Hoje partiste para junto dos Anjos. Nós ficamos a suportar e a viver a tua ausência», desabafou a intérprete na sua página na rede social Facebook.

NAS

ESTRELASSnooki grávida

Nicole “Snooki”, uma das personagens mais... marcan-

tes do reality Jersey Shore poderá estar grávida.

«Se o mundo acabasse amanhã,

tomava Viagra» QUIM BARREIROS

CANTOR

Luís de Matos, Ciganos

d’Ouro e Tony Carreira animam

a emissão

DR

PUB

5ª Feira · 1 de Março de 2012Fama & TV · www.Destak.pt · 12

A rapariga-sensação do momento está na Fox

Life! A actriz e cantora Zooey Deschanel, irmã de Emily Des-chanel protagonista de Ossos (FOX), é a nova cara feminina do canal com a comédia Jess e os Rapazes (New Girl). Esta nova aposta estreia a 7 de Março, às 21h25, seguida da estreia da 3ª temporada de Uma Família Muito Moderna, às 21h50. Jess (Zooey Descha-nel) é uma excêntrica e es-tranha rapariga na casa dos 20 que, depois de uma compli-cada e hilariante separação com o namorado, decide divi-dir casa com três rapazes sol-teiros: Nick (Jake Johnson), Schmidt (Max Greenfield) e Winston (Lamore Morris).

Celebridades levam tocha

A 11 de Março, exac-tamente um ano vol-

vido sobre o sismo que atin-giu o Japão, o National Geo-graphic Channel (NGC) estreia o documentário Se-gundos Fatais 5: Fukushi-ma. Este documentário, com exibição às 22h30, re-vela imagens devastado-ras e surpreendentes de uma das maiores catástro-fes naturais. Também se-rão avançadas explicações científicas para a tragédia.

SISMO NO JAPÃO

Sara Fidalgo é a 2.ª finalista do MTV Casting Sara Fidalgo, de 21 anos, é a 2.ª finalista do MTV VJ Casting. Durante cinco dias, o Fórum Aveiro foi palco de vários talentos, mas foi a jovem de Gafanha da Nazaré que convenceu o júri.

CLICKA. COURINHA

NGC assinala 1.º aniversário de Fukushima

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Poderá ver terminada uma zanga com um dos seus familiares. Saúde: Está em plena forma física. Dinheiro: Não complique mais a sua vida, seja prudente nos seus gastos.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Brevemente a sua vida amorosa dará uma grande volta. Saúde: Atenção às dores de cabeça. Dinheiro: Esta é uma boa altura para investimentos.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Dê mais atenção à pessoa que tem a seu lado. Saúde: Faça exames médicos. Dinheiro: Pode fazer aquele negócio que tanto deseja.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Não perca tempo a idealizar o seu amor, aceite-o tal como é. Saúde: Momento muito favorável. Dinheiro: Período pouco oportuno para gastos supérfluos.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Sentir-se-á um pouco sozinho no mundo, mas não é bem assim, afi-nal tem tanta gente que gosta de si! Saúde: Poderá ter dores de ouvidos. Dinheiro: Não desista de lutar.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: A seta do Cupido espera por si. Saúde: Tendência para algumas dores musculares. Dinheiro: Esta é uma boa altura para comprar casa.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Organize um jantar para juntar os seus amigos. Saúde: A rotina poderá levá-lo a estados depressivos. Dinheiro: Não se precipite nos gastos.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Seja honesto consigo próprio, não tenha receio de reconhecer os seus erros e traçar novas rotas de vida. Saúde: Sentir-se-á cheio de energia. Dinheiro: Aproveite as oportunidades.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Reanime as suas actividades de casal. Saúde: Cuidado com a alimentação. Dinheiro: Momento muito favorável sob o aspecto financeiro.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Não seja tão possessivo. Saúde: Tente dormir as horas necessárias para o seu bem-estar. Dinheiro: Atenção, não gaste dinheiro mal gasto.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Siga com convicção aquilo que o seu coração lhe pede para fazer. Saúde: Cuidado com as quedas. Dinheiro: Momento pouco oportuno para se endividar, cuidado.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Não iluda a pessoa que tem a seu lado, ela não merece. Saúde: Procure o seu ginecologista. Dinheiro: Tome a iniciativa, é você que cria as oportunidades!

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

bruxas’, de despedimentos e contenção de custos nos salá-rios das estrelas do canal, e tendo sempre a independên-cia editorial da estação posta em causa pelos mais cépticos, é verdadeiramente assinalá-vel que os espectadores nacio-nais continuem a considerar a RTP como uma marca de confiança.

Assim determina um estu-do promovido pelas Selecções do Reader’s Digest, no qual foram tidos em conta vários critérios, nomeadamente a

Pelo oitavo ano, a RTP foi eleita o canal de tele-

visão generalista na qual os portugueses mais confiam. Em época de ‘caça interna às

ESTUDO Pela 8.ª vez, canal estatal é aquele em que os portugueses mais confiam

RTP continua a ser marca de confiança

Sondagem teve em conta vários critérios. José Rodrigues dos Santos é o jornalista preferido do público

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

O autor de ‘O Último Segredo’ venceu ainda na categoria de escritor

qualidade do serviço, a relação custo/benefício, a força da imagem, a percepção das ne-cessidades do cliente e respon-sabilidade social do canal. Na dita sondagem, a RTP con-quistou a preferência dos inquiridos com 27% das in-tenções, seguindo-se a SIC com 20% e a TVI com 16%.

Este ano surgiram pela pri-meira vez no estudo duas no-vas categorias de personalida-des nacionais: jornalista e es-critor. Em ambas as situações o best-seller José Rodrigues dos Santos ocupa o primeiro

lugar do pódio. O pivot princi-pal do Telejornal foi eleito pe-los portugueses na categoria jornalista, conquistando 24% das preferência dos portugue-ses. Judite de Sousa, sua ex- -colega agora ao serviço da TVI, somou 17% dos votos. Já Miguel Sousa Tavares, comentador da SIC, ficou-se pelos 8%.

Também na categoria de escritor, o autor de A Fórmu-la de Deus, O Sétimo Selo, Fú-ria Divina ou O Último Segre-do – só para citar alguns dos seus romances – é aquele que maior confiança desperta nos leitores. Neste ponto José Ro-drigues dos Santos voltou a bater Sousa Tavares e, ainda mais notavelmente, o Nobel José Saramago.

A cantora australiana Kylie Minogue foi convidada

A glória futebolística Pelé, os actores Will

Smith e Jackie Chan e a cantora Kyllie Minougue foram convidados pelos Jo-gos Olímpicos de Londres para carregar a tocha olím-pica. Estas celebridades representam os quatro cantos do mundo. «São adorados nos seus países de origem», explicaram os organizadores do evento. A partir de 19 de Maio a tocha percorrerá 1019 lugares, carregada por mais de 8 mil corredores.

JOGOS OLÍMPICOS

DR

Zooey Deschanel chega à Fox Life a 7 de Março

‘JESS E OS RAPAZES’

A actriz-sensação é a estrela de uma nova comédia

PEDRO CATARINO/CM

EPA

A RTP conquistou a preferência de 27%, seguida da SIC (20%) e da TVI (16%).

Atrevia-se a trincar uma maçã com esta

determinação? É provável que não confie nos seus dentes para tanto. Mas não há razão para não ter dentes fortes e saudáveis.

Dizemos-lhe como.

Saudável Saudável

123RF

DestakDestak

O primeiro passo é encontrar o dentista que melhor lhe convém, pedindo sugestões à família e aos amigos. Depois é dizer-lhe, logo a abrir a consulta, que tem medo dele!

Destak Saudável

Quando era pequena e não podia fugir de uma consulta no den-tista, ia todo o caminho para o consultório a murmurar: «tal-vez não esteja lá, talvez tenha morrido!» Um desejo um boca-do extremo, convenhamos, porque bastava desejar que tives-se partido de férias para as Caraíbas, e que era tanto mais cruel quanto eu adorava o senhor (mas não os meus dentes, nem o que lhes fazia!), mas que deixa bem claro como ir ao dentista pode facilmente transformar-se num pesadelo. Depois, com o tempo e bons dentistas, fui perdendo o medo, mas pelos vistos a maioria dos portugueses não teve tanta sorte. Os estudos que

ISABEL STILWELL [email protected]

Vencero medo do dentista

123RF

A vergonha e o medo explicam porque é que tanta gente foge do dentista. Mas acredite que o dentista da sua infância não é o dentista que hoje espera por si.

explicam a evitação do dentista, e em Portugal uma grande percentagem da população pura e simplesmente não o procu-ra, referem que as pessoas fogem por medo, resultado de ex-periências traumáticas ou até de histórias ouvidas a pais e ami-gos, mas também por vergonha, temendo apanhar um raspa-nete porque não lavaram os dentes como deviam, comeram doces a mais, ou simplesmente não compareceram às consul-tas quando deviam. E quando medo e vergonha se juntam, o grau de evitação é tal que mesmo as dores de um abcesso não são suficientes para que a vítima peça ajuda.

Mas os tempos mudaram, e fora as razões económicas, da-do que o SNS falha nesta área, nada justifica que os dentes não sejam tratados (de preferência prevenindo o que se pode evi-tar), não se corrijam falhas “mecânicas” (os maxilares que não fecham direitinhos, sacrificando irremediável e dolorosamen-te a articulação, por exemplo), e não se tornem os dentes mais bonitos, “endireitando-os” ou substituindo os irremediavelmen-te estragados. Os dentistas de hoje possuem não só uma maior capacidade técnica, mas também uma atitude diferente para com o cliente, até porque têm consciência de que se o humi-lharem, há uma forte probabilidade de que não volte, com pre-

juízo para ambos os lados. Por isso é tempo de vencer o medo. O primeiro passo é encontrar o dentista que melhor lhe con-vém, e para isso siga o conselho de alguém que tenha um bom dentista. O segundo é tomar um calmante, se precisar, e fazer--se acompanhar do mesmo amigo, que o ajude a explicar ao médico que está frente a um fóbico de dentistas. A partir daí será ele a encontrar formas de o sossegar...

PUB

Não é preciso muito para se conseguir dentes fortes e sãos. Bastam apenas alguns cuidados, simples, que se devem transformar em rotina. Num país onde poucos têm por hábito prestar atenção à saúde oral, saiba como é fácil conseguir uma dentadura perfeita, o mesmo é dizer saudável.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

DE A a ZSAÚDE ORAL

Destak Saudável

São frequentes e há mesmo quem as coleccione, uma em cada dente, castigando mais as crianças, mas não deixando os adultos descansados. E desenganem-se os que pensam que são um mal menor. As cáries devem ser encaradas como uma problema sério, já que além da dor que são capazes de provocar, podem não deixar alterna-tiva, a não ser a extracção do dente. Mas também aqui há boas notícias. É que a cárie pode ser prevenida. Basta ter cuidado com o que come, ter uma boa higiene oral e consultar regularmente um dentista.

Cáries

Apesar de, segundo os dados de um inquérito recente, menos de metade dos portugueses (46%) ter por hábito visitar o den-tista, é a eles que cabe diagnosticar o que está errado na nossa boca e ajudar a melhorar a qualidade da saúde oral nacional, que tem deixado muito a desejar.

Dentista

FOTOS 123RF

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

PUB

5ª Feira · 1 de Março de 2012 · 05TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

É certo que vão acabar por cair, mas não é por isso que se de-ve descurar o cuidado com os dentes de leite. O que significa que a primeira visita ao dentista deve ser feita cedo, logo aos dois anos de idade, o que irá proporcionar ao médico a possi-bilidade de avaliar o crescimento e desenvolvimento dentário e iniciar a criança na melhor forma de tratar os seus dentes.

Dentes de leite

O ritual devia repetir-se pelo menos duas vezes por dia, bas-tando apenas dois minutos para se conseguir manter os den-tes limpos. A escovagem, que muitos ainda negligenciam, é fá-cil: bastam movimentos curtos e leves, sem esquecer os den-tes posteriores, as superfícies exteriores dos dentes de cima e de baixo e ainda as superfícies interiores e as de mastigação.

Escovar os dentes

Porque a escova nem sempre consegue chegar onde é ne-cessário, nada melhor do que a ajuda do fio dentário, capaz de remover a placa e aqueles restos de comida que teimam em ficar presos nos dentes. Diz quem sabe que o seu uso de-ve ser regular – uma vez por dia –, complementando a esco-vagem.

Fio dentário

Se os dentes sofrem com a falta de higiene oral, as gengivas não lhes ficam atrás, sofrendo com a chamada doença gengival. Para quem não conhece, trata-se de uma inflamação que, se não for travada, pode mesmo afectar o osso que suporta os dentes. Pode começar com uma gengivite, que resulta da acumulação de pla-ca bacteriana, progredir para uma periodontite (o osso já está danificado), culminando com a necessidade de extrair os dentes.

Gengivas

Dentes limpos e saudáveis e gengivas rosa pálido que não sangram quando se escovam os dentes ou usa fio dental é o que resulta de uma correcta higiene oral. Uma tarefa que, vendo bem, até nem custa muito... nem rouba tempo. Basta escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar o fio dental, consultar regularmen-te o dentista e manter uma dieta equilibrada e saudável.

Higiene oral

Seja para corrigir o alinhamento dentário, os dentes mal posi-cionados ou os problemas nos maxilares, muitos são os adoles-centes e as crianças – e também os adultos – forçados a usar um aparelho, o chamado tratamento ortodôntico. Um precio-so auxiliar para manter os dentes alinhados, contribuindo ain-da para a manutenção da saúde oral.

Ortodôncia

Se quando trinca um gelado ou quando bebe um café quente sen-te dor, então pode estar perante um problema de sensibilidade dentária. Um incómodo que afecta muitos e que mais não é do que uma dor de dentes resultante do desgaste da superfície den-tária ou do tecido das gengivas. Pelo menos um em cada quatro adultos sabe o que é esta sensibilidade, que pode aparecer ou de-saparecer ao longo dos tempos. A boa notícia é que tem solução.

Sensibilidade

Além de ameaçar a saúde dos dentes, o tártaro, o mesmo é di-zer, a placa bacteriana que endureceu nos dentes, pode ainda tornar-se um problema estético – os dentes trocam o seu tom branco pelo amarelo. A única forma de o remover é mesmo através de uma visita ao dentista.

Tártaro

Destak Saudável

É já uma frase feita, mas ainda que o sorriso possa não ser o espelho da alma, é muitas vezes o cartão-de-visita, capaz de conquistar atenções ou desviar olhares. O que justifica que se-jam cada vez mais os que procuram a dentadura perfeita. E nem os meses forçados a viver com um sorriso metálico, resultado dos aparelhos que visam endireitar o que a natureza quis fazer torto, ou o preço, capaz de castigar muitas bolsas, impede a bus-ca pelo sorriso perfeito.

Uma moda recente em Portugal, mas que há anos conquis-ta adeptos noutras paragens, como os Estados Unidos, onde nada parece ser demais para ter os dentes de sonho. Basta abrir uma revista ou ligar a televisão para se ficar quase que ofusca-do pelo brilho de algumas dentaduras, capazes de causar inve-ja pela simetria e ordem apresentada. E embora por cá ainda não estejamos a nível deste país, e de outros, como o Brasil, onde é também grande a aposta e preocupação com a saúde e a beleza oral, mas são cada vez mais as ofertas... e a procura.

No entanto, fica o alerta. Embora a atenção dada à boca se-ja de louvar, também aqui há que ter cuidado com os excessos. E mesmo que a tecnologia o permita é sempre importante ter em conta os dois pratos da balança e avaliar os custos e bene-fícios.

Dentes cada vez mais brancos A odontologia, o mesmo é dizer, a medicina dentária, chega ca-da vez mais longe. E embora inicialmente as técnicas e os conhe-cimentos tenham sido desenvolvidos para recuperar funções perdidas, hoje aplicam-se cada vez mais à indústria da beleza,

Mais ou menos direitos, mais ou menos brancos, com ou sem manchas, assim são os dentes. E atingir a perfeição, ou pelo menos melhorar o que a natureza nos ofereceu, é cada vez mais uma realidade. É que, hoje, ter um sorriso bonito tornou-se uma possibilidade ao alcance de qualquer um.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

sorriso perfeito

com técnicas que já permitem apagar as manchas, fruto de há-bitos menos saudáveis, como o tabaco ou o álcool, o consumo de antibióticos ou apenas resultado da inevitabilidade que é o envelhecimento. E se, durante muito tempo, a alternativa era sorrir sem mostrar os dentes, hoje o branqueamento convida todos a desfilar com um sorriso brilhante.

Por terras de Tio Sam, multiplicam-se as ofertas, algumas em forma de spas, que têm como única missão apenas apagar as inestéticas manchas, que é o procedimento mais requisita-do nos Estados Unidos. Mas basta uma simples deslocação ao

Em busca do

Ter coroas sem ser rei Embora em muitos casos seja mais uma questão de gosto do que de necessidade, e já agora também de dinheiro, uma vez que há tratamentos a que apenas uma bolsa mais abastada consegue fazer frente, são muitos os instrumentos ao dispor de quem precisa ou apenas quer ter os dentes mais bonitos. É o caso das coroas, que têm vindo a ganhar terreno nas intervenções feitas ao nível da medicina dentária. E mais não é do que um procedi-mento que visa a reconstrução da coroa natural do dente parcial-mente destruído. Às coroas juntam-se os aparelhos, mais ou menos sofisticados, alguns quase transparentes, os implantes, quando há perda de um ou mais dentes, e até mesmo as tatuagens.

123RF

Dicas sem prazo de validade Apesar de todas as técnicas, das promessas em forma de trata-mento e do avanço constante nesta área, há conselhos que nunca perdem a validade. E mais, ajudam a afastar problemas que facil-mente se podem prevenir. Falamos aqui da higiene oral, sem a qual os dentes vão continuar a doer – e a cair – e ainda a perder a cor. Para o evitar, basta dar uso à escova de dentes, pelo menos duas vezes ao dia – se bem que três vezes diárias não ficavam nada mal –, assim como usar o fio dental, para eliminar aquilo que a escova deixou para trás. Depois, há ainda que ter alguns cuida-dos com a alimentação, evitando comer doces fora das refeições e, claro, não esquecer a consulta regular a um especialista.

supermercado para se poder adquirir um sem número de produtos capazes de devolver a cor branca aos dentes.

Mas também aqui há que ter cuidado, já que nem tudo o que luz é ouro – neste caso, nem todas as promessas brilhantes se concretizam. O alerta já foi dado em Portugal, pela voz do bas-tonário da Ordem dos Médicos Dentistas, que chamava a atenção para o facto do branqueamento ser um tratamento que deve ser prescrito por quem sabe, deixando claros os riscos corridos pelos que se submetem a este tipo de técnicas fora dos consultórios médicos.

5ª Feira · 1 de Março de 2012 · 07TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

PUB

Turma do Bem

O melhor sorriso do mundo é das crianças

Colgate

Max Fresh: uma explosão de frescura

Já imaginou uma grande dor de dentes a meio da noi-te ou durante o fim-de-semana? É um cenário aterra-dor, mas provável! Felizmente, agora já existe um ser-viço de urgências de 24 horas por dia, 365 dias por ano: o Dentista24.PT. No centro de Lisboa, esta clínica tem uma equipa de médicos disponível para qualquer urgência dentária de dia ou de noite e todos os dias durante a semana.

Com uma vasta experiência acumulada há mais de 25 anos, o Dentista24.pt presta os mais variados ser-viços de medicina dentária, desde implantes dentá-rios até aparelhos e próteses dentários e cirurgia oral. Para marcações ou em caso de urgência, visite o site www.Dentista24.pt ou, se preferir, ligue para o núme-ro 800 300 333.

Dentista24.PT

Sabia que 36% dos portugueses só visi-tam um profissional de saúde oral quando têm dores de den-tes e que 42% não mudam de escova de três em três meses como é reco-mendado? Estas são algumas das conclusões de um estudo da Oral-B, marca que lançou as escovas eléctri-cas Recarregá-veis Vitality que, assentes em tec-nologia 2D, osci-lante rotacional, produzem 7600 movimentos de oscilação por minuto, revelan-do-se significati-vamente mais eficazes na eli-minação da pla-ca bacteriana.

ORAL-B

Tenha um sorriso de fazer inveja

Shopping Saudável

A Colgate apresenta uma vasta gama de dentífricos adap-tados a cada necessidade específica, seja ela reduzir a sen-sibilidade dentária ou o tártaro, reforçar o flúor dos dentes ou branqueá-los. A marca lançou recentemente a linha Max Fresh, que para além de proteger os seus dentes das cáries

ainda combina um forte sabor a menta com um refrescante gel azul para uma explosão máxima de frescura. A Colgate Max Fresh está disponível em dois sabores irresistíveis: Cool Mint e Clean Mint em tubo normal e em for-mato dois em um líquido.

Um dentista disponível 24 horas por dia

Vieram do Brasil há um ano e meio e têm por objectivo co-locar as crianças portuguesas mais carenciadas com um sor-riso saudável. O projecto cha-ma-se ‘Dentistas do Bem’ e tem por base o trabalho volun-tário de um grupo de dentis-tas brasileiros que já trataram mais de 500 crianças e adoles-centes. O processo de selecção é simples: estes profissionais dirigem-se às escolas públicas, onde fazem a avaliação do que se passa na boca dos mais jo-vens e a escolha recai sobre quem mais precisa, mas tam-bém sobre aqueles que estão mais perto de procurar o pri-

meiro emprego. O tratamen-to, realizado no consultório do dentista voluntário, é de ca-rácter curativo, preventivo e educativo e o projecto já con-ta com dentistas voluntários espalhados pelo Brasil, nove países da América Latina e em Portugal. O programa faz a li-gação entre todos os envolvi-dos no projecto, desde o jovem beneficiado até à sua família, escola e o cirurgião-dentista voluntário. Os interessados em fazer parte desta ‘turma’ podem inscrever-se na Asso-ciação Turma do Bem Portu-gal, que fica no Museu da Elec-tricidade, na Fundação EDP.

123RF

PUB

www.Destak.pt · 215ª Feira · 1 de Março de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

1 DE MARÇO

O ‘Musical do Gomas’ ao vivo Estreia hoje, às 11h, no Colombo, o Musical do Gomas, um projecto didác-tico, divertido e 100% português. Através de aventu-ras, o Gomas mos-tra a importância da escola, amigos e família, ao lado de actores, canto-res e bailarinos.

1 DE MARÇO

Exposições da Marioneta O Museu da Mario-neta mostra a par-tir de hoje, e até 25 de Abril, a expo-sição Marionetas de Animação, e o projecto [RE]Ani-mar. São novas formas de explorar o brinquedo óptico Zoetrope, com reci-clagem e cinema de animação.

O TAS - Teatro Ani-mação estreia hoje,

no Teatro Estúdio Fonte-nova, a sua 118ª produção. Pandora Boxe é um texto original de Rui Zink, adap-tado e dirigido por Carlos Curto, sobre uma mulher e um homem que sonharam com o amor e uma cabana. Em cena nos dias 2, 3, 9 e 10 de Março, às 21h30.

TAS – TEATRO ANIMAÇÃO

Texto de Rui Zink em cena

da, Estado de graça, Último a Sair, Luisa Sobral, O filho de mil homens de valter hugo mãe, O medo é uma cena que a mim não me assiste – Hélio, Paulo Futre, Buraco da Ma-deira, Homens da Luta ven-cem Festival da Canção, Res-gate Troika, José Castelo Bran-co ou mesmo Cavaco Silva.

Com apresentação de Fer-nando Alvim e Xana Alves, o evento conta com a Orquestra Original Bandalheira, e com convidados como António Zambujo, Rita Cardoso, Antó-nio Cova, o grande fakir swa-mi pipernanda, o fabuloso ilu-sionista Ramones e o incrível Tenor Fellatio Domingo. A noite prolonga-se com o DJ João Xavier. – – TOME NOTA Local Teatro do Bairro Horário 2 de Março, às 00h (portas abrem às 23h) Preço 6 euros

Originalidade nunca fal-tou a Fernando Alvim,

tanto para criar o conceito co-mo as categorias e os prémios em si. Depois de três edições no Jardim Zoológico, os Mons-tros do Ano aterram no Tea-tro do Bairro, para não deixar passar em branco alguns dos acontecimentos mais insólitos, divertidos ou inacreditáveis do ano anterior.

Entre as 20 categorias ofi-ciais, alguns nomeados impõem respeito. Na lista há nomea-ções como Senhor Fernando, Fanny e já agora a família to-

EVENTO As Produções Estafermo apresentam a 4.ª edição dos prémios

Noite monstruosa de voltaAmanhã, às 00h, o Teatro do Bairro vai receber uma noite assustadora, com os Monstros do Ano.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

Uma forma divertida e mordaz de recordar o ano que passou

A partir de hoje e até domingo, a Sala Prin-

cipal do São Luiz recebe Boris Yeltsin, um texto de Mickael de Oliveira, ence-nado por Nuno M Cardoso. O trabalho parte da Ores-teia de Ésquilo, e debruça--se sobre a futilidade que antecede as decisões polí-ticas. Numa linguagem crua, a peça olha a realida-de e a forma como somos governados a partir da ideia de super-poder. Alba-

no Jerónimo, António Durães, Luísa Cruz e Mafalda Lencas-tre actuam de quinta a sába-do, às 21h, e domingo, às 17h30. Preço 13 e 17 euros

ESPECTÁCULO

Boris Yeltsin no São Luiz

Uma leitura da realidade baseada na superficialidade

INÊS D’OREY

A histórica Livraria Fernando Machado

lança uma nova monogra-fia sobre a reconhecida ar-tista contemporânea por-tuguesa. Joana Vasconce-los é um livro de capa du-ra, com 364 páginas e 200 ilustrações a cores. Uma edição de luxo, com uma vasta selecção de obras da artista e vários textos.

JOANA VASCONCELOS

A arte passa para o livro

PUB

Depois da estreia in-ternacional nos Esta-

dos Unidos, Alma apresen-ta-se pela primeira vez em Portugal, hoje, no Teatro da Comuna, onde fica até 18 de Março. Concebido e encenado por Rita Calçada Bastos a partir da obra Verão e Fumo, de Tennes-see Williams, este espectá-culo retrata um universo onírico da personagem principal Alma Winemiller.

TEATRO

Comuna com muita ‘Alma’

A peça será apresentada no Teatro de Almada dias 24 e 25

DR

5ª Feira · 1 de Março de 2012www.Destak.pt · 22

Esta tarde, a partir das 17h00, a Baixa-Chiado

PT BlueStation exibe em primeira mão o novo video-clip do já conhecido single Everybody Listen, dos Nu Soul Family.

Logo depois da projecção, a banda vai dar um pequeno concerto de apresentação na estação de metro, onde pro-mete estrear ao vivo alguns temas de Unconditional Lo-ve, o seu próximo álbum.

Virgul, Bassman, Dino e DJ Alan Gul levam assim o funk, o house e a pop à sala

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acustico Pablo Alborán 2 (= 2*) Na Balada Michel Teló 3 (= 3*) 21 Adele 4 (N) Missy M Missy M 5 ( 8*) Up All Night One Direc-tion 6 ( 4*) Born to Die Lana Del Rey 7 ( 9*) AC Para os Amigos Boss AC 8 ( 10*) Ao Vivo Paula Fernandes 9 ( 5*) Old Ideas Leonard Cohen 10 ( 7*) Aurea Aurea * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

como o Coliseu do Porto, o Teatro Sá da Bandeira, os Maus Hábitos, o Cinema Passos Manuel, a FNAC Sta. Catarina, o Ateneu Comercial do Porto, Pitch Club, mas tam-bém a garagem Vodafone, as estações de metro do Bolhão e Trindade, o eléctrico Voda-fone, ou os cafés Majestic e Café Guarany. No fundo toda a cidade invicta promete me-xer com muita música.

St. Vincent, Niki & The Do-ve, actuam amanhã no Coliseu do Porto, que recebe no sába-do The Do e Twin Shadow. Para os vários espaços estão

Depois de pôr Lisboa a mexer, o festival Voda-

fone Mexefest chega este fim--de-semana ao Porto. Em dois dias, 13 salas recebem mais de 50 projectos musicais. E por salas referimo-nos a espaços

FESTIVAL O Vodafone Mexefest leva mais de 50 concertos a vários espaços

O Porto já está quase a mexer!

Esta sexta e sábado, de palco em palco, a música vai mexer na cidade do Porto, com bandas, DJ e projectos.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

agendados espectáculos de nomes como Hanni El Khalib, The Glockenwise, Capitão Fausto, Norberto Lobo, La-craus, Tiago Sousa, Alto!, Rus-sian Red, Norton, Supernada, Rui Murta ou Farra Fanfarra. Todos os horários e outras in-formações podem ser consul-tados no site oficial do festival. No âmbito da parceria com o Metro e a Sociedade de Trans-portes Colectivos, os acessos estão assegurados. Aconsel-ha-se a utilização de transpor-tes, até porque o trânsito na Rua Passos Manuel está con-dicionado. Preço 40 euros.

St. Vincent é um dos projectos mais

aguardados e actua amanhã, no Coliseu

VIDEOCLIP

Nu Soul Family ao vivo CCB recebe Kovacevich

O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lis-

boa recebe hoje, às 21h, um dos mais conceituados pianistas da actualidade. Stephen Kovacevich leva ao Pequeno Auditório um recital com as obras Baga-telles, op. 126 n.ºs 1, 2, 5 e 6 e Sonata para piano n.º 31, em Lá bemol maior, op. 110 de Ludwig van Beethoven e Sonata para piano, em Si bemol maior, D. 960 de Franz Schubert.

CICLO PIANO

ZDB com dois espectáculos

Esta semana, a Gale-ria Zé dos Bois (ZDB)

recebe os concertos de Glenn Jones e Filho da Mãe, no sábado, às 23h. Por um lado, as texturas melódicas de Glenn Jones apoiam-se nos blues e na folk. Por ou-tro, Filho da Mãe (o alter- -ego do músico dos If Lucy Fell, I Had Plans e Asneira, Rui Carvalho) baseia-se em ambientes mais acústicos, como o do seu disco de es-treia Palácio.

CONCERTOS

‘Bastien e Bastienne’

O Grande Auditório da Fundação Gulben-

kian recebe a ópera em um acto de Wolfgang Ama-deus Mozart. Bastien e Bastienne é apresentada amanhã, às 19h e no dia 3 de Março, às 16h. Dirigido às famílias, este concerto apresenta a ópera que Mo-zart escreveu aos 12 anos, uma das primeiras provas inequívocas do génio músi-co-teatral do compositor de Salzburgo. Preço 6,5 euros.

ÓPERA

Virgul, Bassman, Dino e DJ Alan Gul desvendam novos temas

DR

Ora aqui está uma boa notícia! A RFM é novamente a estação de rádio mais votada no estudo European Trusted Brands 2012, ou seja, foi eleita Marca de Confiança 2012 entre as estações de rádio portuguesas. Mais uma boa notícia que enche de orgulho todos os que fazem a RFM, mas também os seus ouvintes que, desde 2002, a tornaram a rádio mais ouvida em Portugal! Começámos o ano com mui-tas novidades! Nilton está todos os dias no Café da Manhã, às 8h20, e delicia-nos com as suas crónicas sobre hábitos, manias e comporta-

«MAIS UMA BOA NOTÍCIA QUE ENCHE DE ORGULHO»

RFM – Marca de Confiança!mentos dos portugueses. Um grande sucesso nas manhãs da RFM onde o Zé Coimbra e a Carla Rocha oferecem boa disposição e grandes músicas. E onde não falta o jogo do Sexo Forte, antes das 9, e o Ernesto ou Nestes, depois das 9, que continuam a apaixonar e a fazer rir todas as manhãs. Além disso, agora a RFM dá 10 músicas seguidas a todas as horas! Só Grandes Músicas! É por estas e por outras que, cada vez mais, vale a pena ouvir a RFM! Estamos felizes e orgul-hosos porque é bom saber que confiam em nós e no nosso trabalho. Obrigado.

JOÃO PORTO 2.ª a 6.ª das 2h às 6h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Todos os dias mais de 200 mil pessoas andam

no Metro do Porto… e é às estações de Metro da Trin-dade, do Bolhão e da Casa da Música que o “Música na Rua” e a RFM vão levar os músicos em busca de uma oportunidade. Hoje para

assinalar o arranque de mais uma edição do “Música na Rua“ a RFM vai ser estar em directo na estação de Metro da Trin-dade. Entre as 7 e as 10h, Zé Coimbra, Carla Rocha e Nilton vão servir hoje o Café da Manhã do Porto.

RFM em directo do Metro do Porto

underground mais dinâmica e animada da cidade de Lis-boa. Não perca aquele que vai ser certamente um acon-tecimento único e inesquecí-vel, com entrada livre.

Fim de semana · www.Destak.pt · 235ª Feira · 1 de Março de 2012

Apresentação de uma nova editora e Fink no Musicbox

O colectivo de músicos do Movimento Alternativo

Rock vai tornar-se uma edito-ra, com um catálogo de quatro bandas e CD: Matilha (Andar Perdido é uma Conversa), Mu-lherhomem (Novecentos), Alu-cina (Cassete no Interior), e Pássaro (Quando a Luz Muda). Para oficializar, o Musicbox

INICIATIVAS

recebe hoje, às 22h30, os con-certos de Matilha, Mulherho-mem e O Quarto Fantasma. Amanhã, está agendado o con-certo de Fink, músico que lar-gou a electrónica para se rein-ventar como cantor e composi-tor. A Lisboa traz Perfect Darkness. Sábado, é a vez da ex-Tricky, Martina Topley Bird.

Linda Martini mostram ‘Casa Ocupada’ amanhã na Moita

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na

Moita, abre as suas portas amanhã às 22h, para receber os Linda Martini. O grupo vai mostrar o seu mais recente ál-bum Casa Ocupada, de onde já foram retirados três singles. Gravado nos estúdios Valen-

AO VIVO

tim de Carvalho por Nelson Carvalho e produzido pela própria banda, o disco foi lançado em Novembro de 2010. Entre os dez temas, destaca-se Belarmino, o pri-meiro single, ao qual se seguiu Mulher-a-dias e a faixa que dá o nome ao álbum.

Perante a procura de bilhetes para o concerto

de Carminho no Centro Cultu-ral Olga Cadaval, em Sintra foi anunciada uma nova data. As-sim, a fadista apresenta o seu novo disco intitulado Alma, na Sala Sintra, amanhã e no pró-ximo sábado, a partir das 22h.

A acompanhar a insubsti-tuível voz de Carminho, con-tamos com vários músicos e instrumentos: a guitarra por-tuguesa de Luís Guerreiro, a viola fado de André Ramos e Diogo Clemente e o baixo de Daniel Pinto.

Recorde-se que o aguarda-do novo trabalho de Carminho é editado dias depois dos con-certos de apresentação, mais precisamente a 5 de Março.

O álbum vai estar disponí-vel em três formatos: edição standard com 15 temas, edição digital com 15 temas e edição especial CD + DVD com 17 temas (ao alinhamento da edição standard juntam-se ainda dois temas-extra e o DVD com o registo do concer-to Carminho no Lux, realiza-do pelo talentoso cineasta João Botelho). O sucessor do aclamado e platinado disco de

ESPECTÁCULO O Centro Cultural Olga Cadaval transforma-se em casa de fados

O Fado de Carminho a saborear em SintraO aguardado novo disco ‘Alma’ serve de mote aos concertos da fadista, nos dias 2 e 3 de Março.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

estreia Fado conta com o te-ma As Pedras da Minha Rua como single de apresentação, que já está a tocar nas rádios portuguesas.

Vista como um símbolo da sua geração, Carminho tor-nou-se em 2011 a Embaixado-ra portuguesa do programa Youth on the Move, a convite da Comissão Europeia.

Esse é também o ano em que a sua carreira internacio-nal conhece um arranque se-guro e a leva ao palco princi-pal da Womex (World Music Expo), na Dinamarca, e a vá-rios espectáculos no Reino

A fadista vai levar a sua nova ‘Alma’ para os palcos

Os norte-americanos Gar-bage vão tocar no segun-

do dia do Marés Vivas, festival a realizar no Cabedelo, em Gaia, de 18 a 21 de Julho. O nome da banda foi avançado ao Destak pelo vice-presidente da Câma-ra de Gaia, Firmino Pereira. Juntando-se aos já anunciados The Cult, a 19 de Julho os Gar-bage e o seu rock alternativo prometem quebrar a nostalgia com temas que levaram a ban-da ao sucesso - como I’m only happy when it rains, Stupid Girl ou I think I’m paranoid - a par da apresentação do novo álbum

Banda norte-americana vai actuar em Gaia a 19 de Julho

MARÉS VIVAS

Garbage no segundo dia do festival Not Your Kind of People, que será lançado a 15 de Maio.

Na manhã do último dia do festival mais barato da Europa, que entra este ano na sua 10ª edição, está pre-parada uma iniciativa inédi-ta, O meu primeiro Marés Vivas, destinada a cerca de 15.000 alunos da pré-primá-ria e 1.º ciclo de escolas de Gaia e respectivos pais. O re-cinto estará aberto, com «música e animação», para que «comecem desde cedo a ter contacto com a cultura», explica Firmino Pereira.

AUTUMN DEWILDE

Projecto Rosanegra actua no Museu do Oriente, em Lisboa

O projecto Rosane-gra sobe ao palco do

Museu do Oriente, nos dias 2 e 11 de Março, às 21h30, com o novo álbum Fado Mutante na bagagem. O disco tem uma linguagem contemporânea, e dá uma perspectiva do fado como um ser vivo em permanen-te mudança. A banda, diri-gida pelo compositor Rui Filipe, transformou-se num sucesso em que a voz de Jonas, o violoncelo e o cla-rinete de Sandra Martins, o violino de Cindy e o acor-deão, teclado e guitarra de Rui Filipe são os principais protagonistas. Preço 12 euros.

NOVO DISCODR

Apresentação de ‘Fado Mutante’

PUB

Unido, França (Théâtre de la Ville), Holanda, Moçam-bique e Espanha.

Com Perdoname, tema interpretado com Pablo Alborán, Carminho tornou--se na primeira artista portuguesa de sempre a atingir o número 1 do top espanhol. – – TOME NOTA Local Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra Horário 2 e 3 de Março, às 22h Preço 15 e 20 euros carminho.net

5ª Feira · 1 de Março de 2012www.Destak.pt · 24

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

FESTIVAL

Fantasporto no sábado A festa de encerra-mento do Fantas-porto é já este sábado. O desta-que vai para o fil-me This Must Be the Place, de Paolo Sorrentino, uma comédia dramática com Sean Penn, Frances McDor-mand e Judd Hir-sch. O filme passa às 21h, no Rivoli.

FESTIVAL

DocLisboa com nova direcção O Festival Interna-cional de Cinema DocLisboa cumpre dez anos em Outu-bro com uma nova direcção – composta por quatro mulhe-res – que quer repensar o «festival no seu todo». O evento é organizado pela Apordoc.

Uma família unida, um pai que faz o filho sonhar

e viver aventuras emocionan-tes, uma perda irreparável que abala o mundo familiar cheio de amor e compreensão. Este é o ponto de partida des-

ta história intitulada Extrema-mente Alto, Incrivelmente Perto, que foi um dos nove no-meados para Melhor Filme, na edição dos Óscares deste ano. O filme de Stephen Daldry, baseado no romance de Jo-nathan Safran Foer com o mesmo nome, tem como gran-de protagonista o jovem de 11 anos, Oskar Schell (interpre-tado por Thomas Horn).

Os outros protagonistas são o pai, Tom Hanks, a mãe, San-dra Bullock, e a própria cida-de de Nova Iorque, tanto na be-leza que tem, como na grande tragédia que lá aconteceu, a 11

de Setembro de 2011. Um dos actores secundários, Max von Sydow, de 82 anos, foi mesmo nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário, mas perdeu para o colega da mesma idade, Christopher Plummer. Do elenco também fazem par-te Viola Davis e John Goodman.

Viagem com poder de cura Acompanhamos o jovem Oskar, uma criança especial, pela forma como é um verda-deiro inventor amador, fran-cófilo e pacifista. A morte do pai, nos ataques terroristas às Torres Gémeas de 11 de Se-

ESTREIA DA SEMANA Um dos filmes do ano para a Academia: ‘Extremamente Alto, Incrivelmente Perto’

Um pai perto do coração

Um jovem lida com a morte do pai (Tom Hanks) de uma forma peculiar neste filme nova-iorquino.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

Tom Hanks é um pai que morre nas Torres Gémeas, no 11 de Setembro, mas deixa um mistério pela cidade de Nova Iorque para o filho resolver

Mark Wahlberg está de volta à acção e para uma

realidade que conhece bem, aquela onde fazer o que está certo e viver no meio do crime são duas faces da mesma moe-da. Wahlberg viveu assim enquanto adolescente e volta a utilizar a sua experiência nes-te thriller de acção, Contraban-do. Realizado por Baltasar Kormákur, este é um remake do filme islandês de 2008, on-de o protagonista era exacta-mente Kormákur, que realiza a versão norte-americana.

Wahlberg é Chris Farra-day, um ex-contrabandista que agora instala alarmes e vive uma vida calma com a sua

THRILLER/ACÇÃO

Wahlberg em ‘Contrabando’

Wahlberg é um ex-contrabandista que é forçado a voltar ao crime

mulher Kate (Kate Beckinsa-le) e os filhos. Só que quando o irmão de Kate perde uma carga de droga para evitar ser

preso, vai ficar com o seu im-piedoso patrão (Giovanni Ri-bisi) “à perna” e só Wahlberg o poderá “safar”.

Fassbender e a ‘Vergonha’

Numa semana em que estreiam quatro

filmes em Portugal, este é o segundo a passar-se na ‘Big Apple’, Nova Iorque. Curiosamente, Vergonha é um filme britânico, com protagonistas britânicos. O filme de Steve McQueen, realizador britânico que na-da tem a ver com o famoso actor norte-americano com o mesmo nome, chegou a ser considerado um dos grandes ausentes dos Ós-cares (Michael Fassbender esteve nomeado nos Globos de Ouro).

Acompanhamos Bran-don (Michael Fassbender), um nova-iorquino viciado em sexo e especialista em conquistar mulheres sem estabelecer relacionamen-tos íntimos. Quando a sua instável irmã mais nova (Carey Mulligan) se muda para o seu apartamento, traz à superfície memórias dolorosas do passado de ambos e a vida boémia de Brandon começa a fazer cada vez menos sentido.

DRAMA

Fassbender é um viciado em sexo, cuja vida vai mudar

D.R.

Ghost Rider, a vingançaNicolas Cage, verdadei-ro fanático por banda

desenhada, não rejeitou a hi-pótese de voltar a ser Johnny Blaze, o anti-herói da Marvel, neste Ghost Rider Espírito de Vingança. A história volta a ser sobre a luta constante de Johnny com a maldição que carrega consigo. Escondido

ACÇÃO/FANTASIA

Cage volta a ser o anti-herói, nesta sequela que surge em 3D

D.R.

DRnuma zona remota da Eu-ropa Oriental, ele é recru-tado por uma seita secreta da Igreja para salvar um rapaz do demónio (Ciarán Hinds). Esta é a única for-ma de proteger o rapaz e, possivelmente, de se li-vrar para sempre da mal-dição que o acompanha.

tembro, afecta-o profunda-mente e Oskar inicia uma via-gem de autodescoberta para encontrar uma espécie de cu-ra. Depois de se deparar com uma misteriosa chave que per-tencia ao pai, embarca numa aventura que o leva pelos cin-co distritos de Nova Iorque.

Enquanto vagueia pela ci-dade, vai encontrar uma gran-de variedade de pessoas, elas próprias sobreviventes, e vai descobrindo consolo no amor humano. Um desses es-tranhos (Max Von Sydow) vai ajudá-lo na missão de revelar o mistério da chave.

Classificados · www.Destak.pt · 26 5ª Feira · 1 de Março de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 275ª Feira · 1 de Março de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 28 5ª Feira · 1 de Março de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 295ª Feira · 1 de Março de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 30 5ª Feira · 1 de Março de 2012

5ª Feira · 1 de Março de 2012 · 31

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Liderança

Como algumas vezes acontece, o comentador Marcelo também se engana! O grande Porto já teve um líder e certamente que num futuro próximo irá ter outro capaz de levar esta grande região para patamares que merece, e capaz de “desafiar” o centralismo da ca-pital do império falido. Lisboa não está nada interessada em dividir para reinar. O centralismo nunca aceitará que as regiões existam.

Rui Rio nunca teve perfil para ser um líder, porque, para além do mais, esteve sempre ligado ao poder central e a sua competência está mais virada para a área con-tabilística do que o da liderança do que quer que seja. [...]

Como afirmou Luis Filipe Me-nezes, “o desejo de Lisboa é que o Norte nunca venha a ter um líder”. Mas as próximas eleições autár-quicas serão determinantes, quiçá talvez a última grande oportunida-de para a cidade do Porto e para a região Norte evidenciar um novo líder para esta grande região. [...]

Renato Oliveira

Será que ainda somos portugueses? A recente tomada de posse dos chineses para a EDP, o grupo “Pin-go Doce” estar na administração dos holandeses e ainda, como isto não bastasse e para mal dos nos-

sos pecados, temos a tão querida do nosso primeiro-ministro, a Senhora Merkel, que é alemã e está a mandar aqui em Portugal. Depois de todas estas trocas e bal-drocas, gostaria de perguntar se ainda seremos portugueses ou já estaremos vendidos em parcelas aos estrangeiros?

Manuel Pereira ERMESINDE Convívio desperdiçado Por incrível que pareça, nas últi-mas 72 horas a nossa classe polí-tica não deu motivos para qual-quer crítica, talvez por terem fala-do pouco, o que joga a seu favor, pois desta forma não sai asneira. Com isto, já tinha pensado que iria ficar sem motivo para a habitual carta de leitor.

Mas domingo, dia reservado para almoçar fora com a preciosa da minha mulher, desloquei-me aqui bem perto da Invicta [...]. Ins-talado numa mesa com vista para o Atlântico, tive a meu lado uma mesa ocupada por dois casais e quatro crianças. Quando nisto, os miúdos sacaram das suas PlaySta-tion e começaram a jogar. O entu-siasmo era tal que pude observar que nem viam o que estavam a comer [...].

Que pena não terem aprovei-tado o convívio do repasto para falarem entre eles e com as crian-ças sobre, por exemplo, aquele local histórico do desembarque de

D. Pedro IV, os bravos do Mindelo, estando ali colocado um Obelisco assinalando tal feito. Ou porque não, aproveitarem o oceano ali tão perto para falarem da época glo-riosa da nossa História, a época dos Descobrimentos. Ou sobre a escola, sei lá.

Talvez seja por isto tudo, a falta de diálogo entre pais e filhos, que o País está desta maneira. [...]

Jorge Morais

Piegas?

O primeiro-ministro disse, numa aula que deu no Inst. Sup. Ciênci-as Educativas, que os portugueses tinham que ser “menos piegas”. Como a palavra “piegas” tem um sentido pejorativo (pode significar medricas ou tolo), Passos Coelho desrespeitou o povo português.

Medricas nunca o foi, como o provam os muitos feitos heróicos praticados pelos portugueses ao longo da sua História, e muito me-nos é tolo, sendo, isso sim, um po-vo de génio porque deu a conhe-cer à Europa outras civilizações e mudou a visão medieval sobre a geografia do Mundo…

Assim, podemos concluir que este governante é culturalmente débil, insolente (arrogante, ofensi-vo) e velhaco (desonesto, tratan-te). [...] E é um governante medío-cre que desprestigia e está a des-graçar Portugal!

Manuel Coimbra PORTO

BRAGA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

15º MÁXIMA

HOJE 2º MÍNIMA

17º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 5º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

17º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 2º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 3º MÍNIMA

17º MÁXIMA

FARO

HOJE 8º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

16º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 7º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

16º MÁXIMA

PORTO

HOJE 5º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Tubo próprio para a condução de gases ou líquidos. Encrespar. 2. Jornada. Monarca. Sacerdote muçul-mano. 3. Filho de burro e égua ou de cavalo e burra. Grande mamífero anfíbio das regiões polares. 4. Sinal ou símbolo com que se representam os números. 5. Um certo. Subtrair violen-tamente. 6. Mulher que está para casar. Produto da explo-ração agrícola. 7. Pau aguçado que se crava na terra para dife-rentes usos. Gracejar. 8. Adequaram. 9. Dia anterior ao de hoje. Despido. 10. Sofrimento físico ou moral. Modo de dizer. Vazia. 11. Aliados. Resultado de grandes fadigas (fig.) Verticais: 1. A parte mais elevada. E não. Contr. da prep. de com o art. def. a. 2. Que atingiu o seu pleno desenvolvimento. Misericordioso. 3. Contr. da prep. em com o art. def. a. Pífaro. Graceja. 4. Que ou aquele que pratica actos perversos. 5. Grande porção. Planta espinhosa chamada erva-gigante. 6. Fazer chaga. Capazes. 7. Espécie de pastel, com recheio de carne, peixe ou legumes. Possui. 8. Agastaram-se sem dizer o motivo. 9. Sétima nota da escala musical. Vir a pertencer. Alternativa (conj.). 10. Deseje. Movimento impetuoso. 11. Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos ranídeos. Altar cristão. Que é da raça dos mus

CRUZADAS Horizontais: 1. Cano, Frisar. 2. Ida, Rei, Imã. 3. Mu, Morsa. 4. Algarismo. 5. Tal,

Roubar. 6. Noiva, Lavra. 7. Estaca, Rir. 8. Adaptaram. 9. Ontem, Nu. 10. Dor,

Tom, Oca. 11. Amigos, Suor Verticais: 1. Cima, Nem, Da. 2. Adultos,

Bom. 3. Na, Gaita, Ri. 4. Malvado. 5. Ror, Acanto. 6. Ferir, Aptos. 7. Rissol, Tem.

8. Amuaram. 9. Si, Obvir, Ou. 10. Ame, Arranco. 11. Rã, Ara, Muar

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Hayek apela ao consumo de leite. A actriz Salma Hayek aderiu à campanha «Got milk?» que visa promover, com a ajuda de celebridades, o consumo de leite. No anúncio, a artista mexicana exibe o bigodinho imagem de marca da campanha e surge ao lado da filha, Valentina. Saiba mais em destak.pt

DR

PUB