Quiropraxia

3

Click here to load reader

Transcript of Quiropraxia

Page 1: Quiropraxia

Quiropraxia: ética e oficialidade

Eduardo Santana de Araújo (Fisioterapeuta)*Denis Ferrari (médico)**

A Quiropraxia, ou seja, o uso das mãos humanas para alívio das dores e tensões, embora seja dosmais antigos recursos humanos para minimizar certos incômodos físicos, surpreendente eparadoxalmente passou a figurar como uma especialidade da Fisioterapia somente após oencerramento do século do conhecimento. Apenas em 23 de maio de 2001, através da resoluçãonumero 220, o COFFITO — Conselho Federal de Fiosterapia e Terapia Ocupacional, oficializou aQuiropraxia como especialidade na área da Fisioterapia.

O uso simplório, rigorosa e estritamente humano das mãos para sedare dolore, permaneceu vivo eativo ao longo do tempo. Todavia, correndo por fora da oficialidade científica. Primariamente, taluso foi comandado apenas pelo dom e pelo talento de práticos, semelhantemente aos artesãos e aosartistas gregos. Modernamente, realizado por fisioterapeutas com formação acadêmico-profissional,mesclando dom, talento, conhecimento científico e técnicas de reconhecida eficácia profilática eterapêutica. Durante todo tempo, paralelamente e de modo francamente decaido, foi praticado pormilagreiros dentro dos contextos da mistica, da mitica, do exoterismo e da charlatanice.

Uma vez oficializada e colocada juntamente com as demais especialidades fisioterapêuticas, tantoos profissionais quanto os usuários passaram a contar com a vigilância de um órgão oficial cujamissão é determinar e fazer cumprir, as normas para uma conduta profissional ética determinadapela honestidade, pela devoção ao conhecimento científico e pelo apreço às tecnicas quecomprovadamente fornecem resultados repetitivamente eficazes.

A Quiropraxia, em sua forma original, tem por base o uso da sensibilidade do humano-profissional,que modula sua força e ritmiza os movimentos manuais que aplica sobre pontos no corpo dopaciente. Força, movimento e ponto, são as entidades fundamentais da Física Clássica. Antes,porém, de serem entidades da Física Clássica, foram atributos humanos que originaram aQuiropraxia lá na antiguidade, enquanto tudo era arte ou técnica, antes das ciências. A sensibilidade,a força e os movimentos realizados pelo fisioterapeuta-quiropraxista sobre um ponto do corpohumano, geram a pressão, o atrito e o calor, necessários para a obtenção do alívio das dores e dosdesconfortos.

O nosso atual estilo de vida, se bem percebermos, obriga-nos a existir sob condições geradoras dedores, criadoras de sofrimentos e fundadoras de doenças. Tal estilo de vida, se pararmos um poucopara pensarmos, vem requerendo posturas e atitudes que nos capacitem a cuidar melhor do nossocorpo. E cuidar melhor do corpo significa, sobretudo nos dias atuais, usarmos menos químicas,utilizarmos menos remédios, afastar-nos das artificialidades, livrar-nos dos supérfluos, abrirmosmão de tanta tecnica e aproximar-nos mais daquela vida chamada natural.

Além de cuidarmos do corpo, estamos sendo convocados, cada dia mais, a considerarmos anecessidade de cuidarmos de nossas mentes. Isto porque cada vez mais humanos estão sendocapturados por um estilo de vida que hiperestimula os cérebros, manipula as mentes e controla opsiquismo, na justa e exata medida em que eleva a grau superlativo o conhecimento, o trabalho, aagitação, a pressa, a competitividade, a tensão, a artificialidade e o distanciamento do natural. E esta

Page 2: Quiropraxia

é exatamente a receita, como já podem estar percebendo, para fabricar-se o estress. Estress que nadamais é do que a revelação da necessidade de integrarmos melhor os cuidados com nosso corpo,nossa mente, nosso psiquismo e nossa forma de existir neste nosso mundo.

Da vida atual, dos corpos sofridos e das mentes perturbadas, provêm os apelos que clamam pormenos estímulos, menos artificialidades, menos químicas, menos remédios, menor distanciamentodo natural, maior aproximação dos humanos entre si e, por que não, maior aproximação entrehumanos e deuses. Do real, do cotidiano, provêm as vozes que rogam pela fundação eestabelecimento de um novo modelo de existência.

Corpo e mente, já com bastante clareza, clamam por um novo paradigma existencial, ou seja, poruma nova ética. Uma nova ética que permita o aparecimento de uma humanidade e de homens,menos predadores não apenas das florestas, dos mares, dos rios, do ar, ou daquilo que chamam demeio ambiente. Uma nova ética que, de modo mais amplo e tal como propõe a Ecologia Profunda,possibilite o surgimento de uma humanidade e de homens menos utilitaristas, menos usurpadores dopróprio homem, menos consumistas dos próprios atributos humanos e menos denegridores daspróprias possibilidades humanas.

A Quiropraxia, consagrada popular e cientificamente, sobretudo quando praticada porFisioterapeutas de formação acadêmica sólida, por profissionais regulamentados, que podem exporseus diplomas com orgulho e honra, ainda dentro da legalidade, escuta e responde melhor aosapelos e clamores provenientes do corpo, da mente e do espírito humano.

Neste caso, além de mostrar-se como uma atividade profissional ética, a Quiropraxia se apresentacomo uma atividade profissional que oferece, acima de tudo, segurança legal ao paciente. Istoporque tal paciente, diferentemente da pessoa que procura e é atendida por um profissional qualquere não regulamentado, fica protegido pela lei. Coisa importante nos dias de hoje, diante de tantosabusos, diante de tantas falcatruas e diante da insensata oferta de cursos de formação deprofissionais de maneira hiperespecializada e em pouco tempo de aprendizado teórico e treinamentoprático.

A Quiropraxia, já comprovadamente, quando praticada pelas mãos sensíveis, competentes e bemtreinadas de um fisioterapeuta experiente, é recurso humano eficaz que se encontra à disposição daspessoas, tanto sob a forma terapêutica quanto profilática. E prevenir, não se esqueçam, é sempremelhor que remediar. É melhor cuidar de uma tensão muscular hoje do que ter de cuidar de umahérnia de disco devido à somatória dos efeitos dessas tensões musculares.

Em outras palavras: algumas sessões de Fisioterapia com o uso da Quiropraxia hoje, podem resultarmelhor que uma cirurgia de coluna amanhã, mesmo que robótica, de ponta e altamentetecnologizada. Isso, ainda, sem considerarmos a possibilidade de não ter-se de usar analgésicos,antiinflamatórios, anestésicos, hormônios, corticóides, psicotrópicos e outras químicas estranhas ànatureza de nossos corpos.

Com a humanidade globalmente sofrendo um profundo abalo — sobretudo devido à constatação deque o estilo de vida baseado nas ciências, no conhecimento, na técnica, no dinheiro, no controle dasmassas, na manipulação sistêmica e no consumo, não nos trouxe à felicidade prometida —, tudo oque foi construido pelos homens está passando por um processo de reavaliação, de reacomodação ede religação. O mundo humano passou a ser virado de cabeça para baixo na exata medida em quetodos os conceitos humanos entraram em colapso.

Page 3: Quiropraxia

Os jovens, por exemplo, embora manipulados e controlados massificada e sistemicamente, já não securvam diante do poder do dinheiro da mesma forma que a geração anterior o fazia. Certas pessoasjá perceberam que devemos nos rebelar contra a tirania da técnica. Um movimento mais amploindica um caminho a ser percorrido no sentido de um afastamento das artificialidades e de umareaproximação do natural. As seitas e religiões diversas, em que pese os interesses comerciais elucrativos envolvidos no domínio e na venda de Deus, revelam a existência de uma populaçãocarente da divindade e ávida por fé. As ansiedades, as pressas e os agitos levaram tudo às estafas. Ea somatória disso tudo, a nível individual, se mostra sob a fisionomia de doenças (velhas e novas),de incômodos, de dores, de estress, de bournouts, de depressões etc.. Daí o fato das tecnicas duras,idolatradas anteriormente, estarem cedendo terreno às técnicas brandas.

Pelos motivos aqui apresentados, que ainda são poucos, a Quiropraxia, renascida enquanto tecnicabranda, apresenta-se como recurso apropriado para o uso das pessoas modernas. Pessoas que sepropõem a viver de uma forma diferente e talvez melhor do que aquelas que as precederam nomundo. Pessoas que conseguem abrir uma brecha na realidade cotidiana de suas existências paracuidarem melhor de si mesmas, tanto sob o aspecto corporal quanto sob o aspecto mental,psicológico e relacional (consigo mesma, com os outros e com o mundo). Pessoas resolutas edecididas, que já estão aptas para colocarem um dos pés no degrau acima do estilo de vida que jádeu o que tinha de dar, que já rendeu o que tinha de render e que já copmeça a mostrar-se apenasatravés de seu declínio e obsolescência.

Um cuidado, no entanto, deve ser tomado. Tecnica branda não significa tecnica mais simplória,menos complexa, menos elaborada, que pode ser praticada por qualquer um ou por um profissionalmenos qualificado e não regulamentado. Não se trata de algo sobre o qual pode-se dizer que, se bemnão faz, mal também não faz. Porque o pior sempre pode acontecer.

Ao contrário. Técnica branda é tecnica dependente da mais elevada sofisticação no quesitohumanidade. É a tecnica que oferece resultados positivos pela substituição da paixão humana peloelemento duro e frio do conhecimento e da tecnologia das Tecnicas duras pelos elementos humanosou de humanidade do profissional espandidos e aplicados no uso das Tecnicas brandas. Em resumo:aplicar e usufruir das benesses de uma determinada Técnica branda já é estar com um pé no degraude cima da escada da existência humana. Já é estar no mínimo no umbral da porta que dá acesso aum mundo novo, a uma nova humanidade e a um novo paradigma de existência ou a uma novaética.

Como finalização, guarde a mensagem: ao necessitar do uso da Quiropraxia (Fisioterapia,massagem, relaxamento ou procedimentos similares) procure sempre pelo auxílio de umFisioterapeuta Quiropraxista. E exija, para sua segurança, que ele lhe exiba seu diploma deFisioterapeuta juntamente com o seu credenciamento no orgão regulamentador de sua profissão deFisioterapeuta, ou seja: o número de sua inscrição no CREFITO – Conselho Regional deFisioterapia e Terapia Ocupacional. Apenas andando por dentro da legalidade você terá garantida apossibilidade de reclamar pelos seus direitos.

*Fisioterapeuta do Espaço Médico Granja Viana (CREFITO3/35162-F)**Médico, ginecologista e obstetra, do Espaço Médico Granja Viana (CRM 22380)