Radar - Palmetal - Edição 122 da Revista Potência

4
POTÊNCIA 72 Uma questão de planejamento Foto: Divulgação PALMETAL LANÇA CAMPANHA PARA ESTIMULAR A SUBSTITUIÇÃO DE CAIXAS DE PAINEL ELÉTRICO DE AÇO CARBONO POR QUADROS DE AÇO INOXIDÁVEL. REPORTAGEM: PAULO MARTINS B rasileiro tem fama de ser imediatista, preocupando-se mais com a situação momentânea do que com o futu- ro. Disposta a ajudar a quebrar esse paradigma no meio em que atua, uma indústria da cidade do Rio de Janeiro criou uma campanha que visa incentivar o mercado a usar o plane- jamento como um instrumento para conquistar resultados positivos a médio e longo prazos. Ano XII Edição 122 Fevereiro’16 FACEBOOK.COM/REVISTAPOTÊNCIA LINKEDIN.COM/COMPANY/REVISTAPOTENCIA WWW.REVISTAPOTENCIA.COM.BR RADAR INOVAÇÃO

description

Veja mais em: www.revistapotencia.com.br

Transcript of Radar - Palmetal - Edição 122 da Revista Potência

Page 1: Radar - Palmetal - Edição 122 da Revista Potência

potência72

radar inoVaÇÃo

Uma questão deplanejamento

Foto

: Div

ulga

ção

Palmetal lança camPanha Para estimUlar a

sUbstitUição de caixas de Painel elétrico de

aço carbono Por qUadros de aço inoxidável.

rePortagem: PaUlo martinsB rasileiro tem fama de ser imediatista, preocupando-se mais com a situação momentânea do que com o futu-ro. Disposta a ajudar a quebrar esse paradigma no meio em que atua, uma indústria da cidade do Rio de Janeiro

criou uma campanha que visa incentivar o mercado a usar o plane-jamento como um instrumento para conquistar resultados positivos a médio e longo prazos.

Ano XII Edição 122

Fevereiro’16

Facebook.com/RevistaPotência

linkedin.com/comPany/RevistaPotencia

www.RevistaPotencia.com.bR

radar inoVaÇÃo

Page 2: Radar - Palmetal - Edição 122 da Revista Potência
Page 3: Radar - Palmetal - Edição 122 da Revista Potência

potência74

radar inoVaÇÃo

entre outras vantagens, os

quadros de inox proporcionam

redução dos custos de

manutenção, aumentam a

segurança das instalações e

contribuem para o meio ambiente.

Lançado no final do ano passado pela palmetal Metalúrgica, o progra-ma propõe que os usuários experi-mentem fazer a substituição das cai-xas de painel elétrico fabricadas em aço carbono por outras similares, mas produzidas em aço inoxidável. Segun-do a empresa, que estabeleceu uma

o investimento inicial, dependendo do volume comprado e do modelo. “a participação no programa está aberta a qualquer empresa que tenha con-sumido ao menos R$ 50 mil em cai-xas de aço carbono em 2015. abaixo disso também subsidiamos, mas em um valor mais reduzido”, adianta o porta-voz.

alexandre conta que a ideia da campanha surgiu após a análise de de-terminadas características do mercado brasileiro. “nós assumimos a liderança em caixas de inox e vimos que o nosso grande concorrente não era nenhuma empresa específica, mas, basicamente, a caixa de aço carbono e o desconhe-cimento dos benefícios de se investir um pouco mais em algo que vai dar um retorno considerável, a médio e longo prazo. os brasileiros, em geral, olham no máximo o horizonte de um ano”, diz.

atualmente, no Brasil, predominam as caixas de aço carbono, em relação ao inox. para alexandre, isto ocorre jus-

espécie de plano de subsídio para es-timular a troca, os quadros de inox proporcionam redução dos custos de manutenção, aumentam a segurança das instalações e contribuem para o meio ambiente.

o funcionamento da campanha é simples, conforme explica o cEo da palmetal, alexandre do nascimento. primeiramente o cliente precisa infor-mar à empresa, por e-mail, qual foi seu consumo de caixas de aço carbo-no (quantidade e tamanhos) nos últi-mos 12 meses. no prazo de dois dias a palmetal enviará uma tabela com as caixas disponíveis em sua linha e

o preço de cada uma, dentro do programa de substituição. Segundo o executivo, o compra-dor terá uma espécie de subsídio para adqui-rir neste ano a mesma quantidade de caixas de aço carbono, só que em aço inoxidável.

“É como ir na conces-sionária, pedir um carro

básico, pagar um pouco a mais e sair com um veículo completo. a palmetal

vai ‘pagar’ para fazer as pes-soas entenderem que ter um carro completo - no caso, a caixa de aço inox -, é muito mais negócio. nossa ideia foi pegar o di-nheiro que usaríamos em publicidade e direcionar para o nosso cliente, pois um cliente feliz é a melhor propaganda do mundo”, destaca alexandre.

o investimento inicial em uma caixa de aço inox gira entre cinco e oito vezes

mais do que na similar de aço carbo-no. Entretanto, segundo alexandre, ao participar do programa da palme-tal Metalúrgica esse investimento cai para algo entre duas e quatro vezes

Foto

s: Di

vulg

ação

Facebook.com/RevistaPotência

linkedin.com/comPany/RevistaPotencia

www.RevistaPotencia.com.bRradar inoVaÇÃo

Page 4: Radar - Palmetal - Edição 122 da Revista Potência

tamente por conta dessa suposta visão de curto prazo e também do hábito. De forma geral, o consumo de aço inox no país não chega a dois quilos por ha-bitante, por ano. o cidadão mexicano consome cinco quilos de artigos des-se material, e o alemão, quinze quilos.

De acordo com o cEo da palme-tal, uma das vantagens proporciona-das pelo aço inox envolve os custos. para efeito de comparação, o executivo diz que existem casos em que a caixa de aço carbono se deteriora em um ano, mas sugere considerar um prazo de três a cinco anos, em média, para substituir ou fazer manutenção em um quadro fabricado com esse material. “Quando se usa o aço inox, estamos

falando de no mínimo uns trinta anos (de uso), se for malconservado. Se for bem- conservado, estamos falando de mais de cinquenta anos”, defende alexandre.

além disso, o executivo diz que o aço inox eleva o grau de segurança das instalações elétricas do cliente, pois esse material não irá sofrer cor-rosão. “instalações elétricas e segu-rança são os dois lados de uma mes-ma moeda. o aço inox nunca deixa o cliente na mão. Basta instalar e fazer uma limpeza básica a cada seis me-ses”, garante.

o terceiro benefício envolve a questão da sustentabilidade. De acor-do com alexandre, ao contrário do aço

O aço inox nunca deixa o cliente na mão. Basta

instalar e fazer uma limpeza básica a cada seis meses.

AlexAndre do nAscimento | ceo

Foto

: Div

ulga

ção

inox, outros materiais precisam ser substituídos ou pintados periodica-mente, o que acarreta o descarte mais frequente de equipamentos usados e o uso de substâncias químicas.

conforme informa alexandre do nascimento, a palmetal Metalúrgica lidera o mercado nacional de caixas de painel elétrico de aço inox, com par-ticipação de aproximadamente 60%. atualmente existem cerca de 8 mil caixas da marca em operação no país . o foco no momento está voltado para o mercado interno, mas um dos obje-tivos a serem alcançados no futuro é a exportação.

Em 2015, mesmo com o esfria-mento da economia em todo o país, as vendas das caixas palmetal cres-ceram 16,5%. para este ano, as pers-pectivas continuam positivas, graças, entre outros motivos, à confiança no programa de substituição de caixas. “Esperamos conseguir um aumento de 20%, em termos de unidades ven-didas, e em torno de 10% em valores”, revela alexandre.

ano promissor

Ano XII Edição 122

Fevereiro’16