Rádio Cor -...

12
www.radiocorfm.com.br Rádio Cor ANO XXVI - Nº 326 - ABRIL DE 2018 www.radiocorfm.com.br

Transcript of Rádio Cor -...

www.radiocorfm.com.br

Rádio Cor

ANO XXVI - Nº 326 - ABRIL DE 2018

www.radiocorfm.com.br

EditorialAbril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018 0 20 20 20 20 2

BatizadosMatriz no 2º

Sábado às 10hSanto Antônio

3º Sábado às 19hSanta Luzia

1º Sábado às 19hImaculada

1º e 3º Domingo às 8hRosário

3º Domingo às 17hSanto Expedito

2º Domingo ás 09h30

As matérias disponibilizadas nesta ediçãosão de responsabilidade de seus autores.

Fundador: Pe. Cláudio WeberscjData de Fundação: 01/10/1990Editor Responsável: Pe.Marcelo Alves dos Reis, scjCoordenadora: Patrícia MeloDigitação e Diagramação: Wasley CaetanoAmimRedação: Equipe Informativo São VicenteTiragem: 5.000 - Distribuição: Gratuita

Praça São Vicente Férrer, 27 - Formiga-MG CEP: 35.570-000 Fone: (0xx37) 3322-2131

INFORMATIVO

JUVENTUDE: OS DISCÍPULOS DE EMAÚS DE HOJEJosiane Alves

No texto de Lucas 24, 13-35acompanhamos a narrativa dosdiscípulos de Emaús. O textoestá situado logo após oassassinato de Jesus. Nessecontexto, dois dos discípulos deJesus saiam de Jerusalém emdireção a Emaús.Neste momentoos discípulos estavam semesperança, cheios de angústiase temores, fruto dasexperiências que haviam vividonos últimos três dias.

Olhando para nossa Juventude,acredito que possamos dizer quemuitos de nossos jovens seencontram nas mesmascondições dos dois discípulos, ouaté piores, pois muitas vezesnem têm a chance dedecepcionarem-se com algumprojeto de vida.

O grande momento se deuquando o Homem sentou-se comeles e partiu o pão, o Pão da Vida.Eles reconheceram Jesus namemória da experiência quetinham tido com Ele. É nacoerência de fé e vida que osdiscípulos tiram a dúvida: aquele

Para um católico a mística dacruz norteia toda uma vida. Omundo sofre. A vida temsofrimentos. Folhas, árvores,animais e seres humanospassam pela dor. Nossa Igrejaprega Jesus Cristo Crucificado eRessuscitado, para lembrar-nosquando vier a dor quem podenos ajudar a superá-la. Mas,diferente do que fazem algumasigrejas nos dias de hoje, nãopodemos ensinar nem garantirao fiel que encontrando Cristo,ele não sofrerá mais. Sópodemos garantir queprovavelmente ele saberá sofrer.Como Jesus soube e ensinou. Éuma das nossas diferençasecumênicas.

Muitos cristãos, erradamente,consideram o Natal a maior festada cristandade. Não é. Não é umafesta pequena e tem umsignificado de vida nova, comotambém tem um significado denascer e renascer. Mas, paranós, a festa maior é a daPáscoa, que seria a festa derenascer em Cristo e vencera morte. Contudo, nós cristãosfestejamos também onascimento de Cristo aqui naTerra, para lembrar quando Ele

veio, de quem Ele veio, porque veioe em que ventre Ele esteve. Issonos leva a ter um carinho enormepor Maria, a incentivar muito avida familiar cristã, porque Josécertamente, esteve ali, presente.Leva-nos, também, a ter umrespeito enorme por cada criançaque nasce, porque Jesus tambémfoi menino.

Aprende-se muito com estas duasgrandes festas. Lá se ensina aimportância de defender a vida e decombater o aborto. Imaginem seMaria tivesse abortado! O Natal paranós é uma festa de solidariedade;de quem entende que um casalpobre teve sua chance e o Filhodeste casal pobre tornou-se oLibertador de bilhões de pessoas nodecurso dos séculos. Por isso, paranós, festejar o Natal é muito maisdo que festejar o nascimento de ummenino. É festejar todas asconsequências desse nascimento.

A Páscoa, porém, nos lembrade que Jesus nos salvou não sóporque nasceu, mas porquetambém morreu e ressuscitoupor nós. É claro que não morrerianem salvaria se não tivesse nascido,mas foram seus gestos de adultoque nos mostraram o caminho. Porisso lembramos da Morte e a

Ressurreição deJesus. Nem oNatal foi umafesta, nem acruz. Foramm o m e n t o sfortes desofrimento erejeição. Os Evangelhospintam com cores fortes estesdois momentos.

Os católicos maisesclarecidos já não rezammais ao Menino Jesus, porqueo Menino Jesus não existemais. Jesus cresceu, tornou-se adulto, e está adulto noPai, porque no céu não seregride. Mas – orientados pelacatequese – esses católicosrezam: “Ó Jesus, que fosteMenino!” e não “ó JesusMenino!”. Jesus não é maismenino, mas o Natal lembraque, um dia, Ele o foi e lembra,ainda, que um dia, nós todoso fomos. A Páscoa lembraque, um dia, cresceremos eenfrentaremos a dor da cruz.Celebremos estes doismistérios!

Homem, o peregrino, era Jesus!Naquele momento o pão se fezcarne e a carne deveria se fazer pãoque os sustentassem na missão.

A grande certeza é que Cristo vivee é missão da Igreja anunciá-Lo.Para isso, precisamos estar abertosàs experiências de Deus e, e semdúvida a juventude e suas realidadessão campos infinitos para ver oDivino; basta “abrir os olhos” e ver

o teológico que habita nosjovens. Precisamos ver Jesusnos jovens e abraçar juntocom eles a missão.A juventudeé a fase do êxodo, do criarautonomia, e essa dinâmicaimpulsiona toda a sociedade.A saída do cotidiano queassusta, ao mesmo tempo fazcrescer e gera novos desafios.

Por fim, aparece a atitude dosdiscípulos que reconheceram oMestre ao longo do caminho evoltaram para assumir amissão. Para Jerusalém, lugarda cruz e do velho sistema quegrita por mudanças, osdiscípulos retornaram, indo aoencontro do grupo deseguidores para animá-loscom o seu testemunho daRessurreição.

A juventude vive em grupo,e é a partir da vida comunitáriaque queranunciar Cristo najuventude, e com Ele, todossão chamados, a crescer emtamanho, sabedoria e graça.Cristo Ressuscitou! Aleluia!Feliz Páscoa!

Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 20180 30 30 30 30 3

“JESUS MOSTROU-LHES AS MÃOS E OS PÉS” LC 24, 35-48

Vista-sebem...para ser

bem visto

R. Barão de Piumhi, 53- FormigaFone: 3322-1308 - Fax: 3322-1843

Nossospatrocinadores:

Transportes depassageiros,

cargas,encomendas e

turismoFormiga

São PauloB.HorizonteCampo Belo

Temos o presente quevocê procura pelo preço

que você deseja.

Fone: 3321-2877

CASA 505

Minas ComercialMateriais de ConstruçãoR u a : Av. G u i o m a rG a r c i a N e t o , 2 0 5

C e n t r o

F o n e : 3 3 2 2 - 2 9 6 0

Lurdinha Gomes

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕESJulieta VoiêttaO Papa, em sua

mensagem para o55° Dia Mundial de

Oração pelas Vocações, a sercelebrado no próximo dia 22 deabril de 2018, com o tema:‘Escutar, discernir, viver a chamadado Senhor,”afirma que a nossavida e a nossa presença no mundosão frutos duma vocação divina.Devemos nos lembrarde que Deusnão cessa jamais de vir ao nossoencontro: é o Deus conosco,acompanha-nos ao longo danossa vida e, sabendo da nossanecessidade de amor e felicidade,chama-nos à alegria. Nadiversidade e especificidade decada vocação, pessoal e eclesial,trata-se de escutar, discernir eviver esta Palavra que nos chamado Alto e, ao mesmo tempo quenos permite pôr em prática osnossos talentos, faz de nós,também, instrumentos desalvação no mundo e orienta-nospara a plenitude da felicidade.

Estes três aspetos, segundo oPapa Francisco,– “escuta,discernimento e vida – servem demoldura, também, ao início damissão de Jesus: passados osquarenta dias de oração e luta nodeserto, visita a sua sinagoga deNazaré e, aqui, põe-Se à escutada Palavra, discerne o conteúdoda missão que o Pai Lhe confia eanuncia que veio realizá-la “hoje”(cf. Lc 4, 16-21).!” Como nos diz oPapa:

Escutar”A chamada do Senhornão possui a evidência própria de

Mãos que curaram,mãos que acalmaram o

mar, que abençoaram, quetiraram vendas de olhos e trevasdas almas... pés que mostraramo caminho certo, que andarampara socorrer, para ir ao encontrode irmãos, doentes emarginalizados. Assim eram asmãos e os pés de Jesus; foramtão marcantes na suaperegrinação com seusdiscípulos que, depois deRessuscitado mostrou-os aosapóstolos: “... mostrou-lhes asmãos e os pés...”(24,40).Perturbados e espantados, osapóstolos ouviram a voz deJesus: “Tendes aqui alguma coisa

uma das muitas coisas que podemosouvir, ver ou tocar na nossaexperiência diária. Deus vem de formasilenciosa e discreta, sem Se impor ànossa liberdade. Assim podeacontecer que a sua voz fiquesufocada pelas muitas inquietações esolicitações que ocupam a nossamente e o nosso coração.Por isso, épreciso preparar-se para uma escutaprofunda da sua Palavra e da vida,prestar atenção aos própriosdetalhes do nosso dia-a-dia, aprendera ler os acontecimentos com os olhosda fé e manter-se aberto àssurpresas do Espírito.Não poderemosdescobrir a chamada especial epessoal que Deus pensou para nós,se ficarmos fechados em nós mesmos,nos nossos hábitos e na apatia dequem desperdiça a sua vida no círculorestrito do próprio eu, perdendo aoportunidade de sonhar e tornar-seprotagonista daquela história única eoriginal que Deus quer escreverconosco.

Discernir- Na sinagoga de Nazaré,ao ler a passagem do profeta Isaías,Jesus discerne o conteúdo da missãopara a qual foi enviado e apresenta-o aos que esperavam o Messias: “OEspírito do Senhor está sobre Mim;porque Me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-Me aproclamar a libertação aos cativos e,aos cegos, a recuperação da vista; amandar em liberdade os oprimidos, aproclamar o ano favorável da partedo Senhor” (Lc 4, 18-19).De igualmodo, cada um de nós só podedescobrir a sua própria vocaçãoatravés do discernimento espiritual,

um “processo pelo qual a pessoa,em diálogo com o Senhor e naescuta da voz do Espírito, chega afazer as opções fundamentais, acomeçar pelo seu estado da vida”.Todo o cristão deveria poderdesenvolver a capacidade de “lerpor dentro” a vida e individuar ondee para quê está chamando oSenhor a fim de ser continuador dasua missão.

Viver- A alegria do Evangelho,que nos abre ao encontro com Deuse os irmãos, não pode esperarpelas nossas lentidões epreguiças; não nos toca, seficarmos debruçados à janela, coma desculpa de continuar à esperadum tempo favorável; nem secumpre para nós, se hoje mesmonão abraçarmos o risco dumaescolha. A vocação é hoje! A missãocristã é para o momento presente!E cada um de nós é chamado – àvida laical no matrimônio, à vidasacerdotal no ministério ordenado,ou à vida de especial consagração– para se tornar testemunha doSenhor, aqui e agora.

O Senhor continua hoje a chamarpara segui-Lo. Não temos queesperar que sejamos perfeitospara dar como resposta o nossogeneroso “eis-me aqui”, nemassustar-nos com as nossaslimitações e pecados, mas acolhera voz do Senhor com coraçãoaberto. Escutá-la, discernir a nossamissão pessoal na Igreja e nomundo e, finalmente, vivê-la no“hoje” que Deus nos concede.

para comer?” (24,41). JesusRessuscitado não é um fantasma ouum produto de alucinação. Ele é omesmo Jesus que viveu entre oshomens e foi crucificado (mãos epés). Jesus Ressuscitado mostra umcorpo glorioso. Jesus glorioso é omesmo ou está em continuidadecom o Jesus terrestre. JesusRessuscitado está, de fato, vivo epresente no meio do núcleo centralda Igreja, formado por seusseguidores. Estes irão confirmartoda a presença do Mestre noscaminhos a percorrer e em todos osrumos da história. Daí nasce a missãocristã, que consiste em anunciar atodos, o testemunho de Jesus, suavida, seus milagres e, sobretudo, o

valor de Suas Palavras. “A notíciada Ressurreição foi como oamanhecer de um novo dia. A luzdo Ressuscitado foi iluminando avida de seus discípulos eespalhando a esperança e a vidapor toda a face da Terra”. “SenhorJesus Cristo, enviai sobre nós ovosso Espírito Santo, para quepossamos dar testemunho deVossa presença em todos oslugares em que estivermos. Poisessa é e será a nossa missão.”“Enquanto houver uma tarde euma manhã, enquanto o mundoexistir, nossa missão ainda nãoestará terminada.” (CF-2018).

Cristo ressuscitou!Alegrai-vos no Senhor!

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 40 40 40 40 4Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018 0 40 40 40 40 4

No dia 14 demarço de 2018foi aberto o anov o c a c i o n a ldehoniano naprovíncia BSP.Quero aqui, combreves palavras,apresentar umpouco do nossoc a r i s m adehoniano.

A nossocarisma SCJ temsua origem naexperiência defé do PadreDehon. Essaexperiência defé é expressa noseguinte excertod a sConstituições:“O Lado aberto e o Coração trespassado doSalvador constituem para o Pe. Dehon aexpressão mais evocadora de um amor cujapresença ativa experimenta na sua vida.” (Cst 2)

Na tentativa de explicitar o carisma dehonianoas palavras são muito pobres para expressar overdadeiro significado de um carisma, porémtemos uma síntese do carisma na Regra de VidaSCJ:

UNIÃO À OBLAÇÃO REPARADORA DE CRISTO AOPAI EM FAVOR DA HUMANIDADE (CST. 6).

Este carisma define a identidade de um religiosodo Sagrado Coração de Jesus. É preciso estarsempre atentos à inspiração original e aos apelosdo nosso tempo para mantermos a nossafidelidade ao carisma fundacional e realizar onosso papel na Igreja.

Na tentativa de explicar o carisma dehonianodestaco dois pontos: o que somos e fazemos (aespiritualidade e o apostolado).

Somos oblatos: A oblação é o centro daespiritualidade dehoniana. É a nossa mística.Basta recordar que, na intenção original de PadreDehon, o nome da Congregação deveria ser“Oblatos do Coração de Jesus” (A Santa Séalterou o nome da Congregação). Duasexpressões ajudam a entender a oblação: Eccevenio (Eis-me aqui, eu vim, ó Pai, para fazer avossa vontade — Hb 10,7) e Ecce ancilla (Eis aquia serva do Senhor, faça-se em mim segundo asua palavra — Lc 1,38) ficaram consagradas nomeio de nós como expressão da atitude oblativade Jesus e de Maria.

O religioso do Coração de Jesus, popularmenteconhecido como dehoniano, deve ser reconhecidopor atitudes que nascem de sua união à oblaçãode Cristo e que marcam todo o seu ser:disponibilidade, amor à Eucaristia, obediência,espírito de comunhão, solidariedade e gratuidade.

Fazemos reparação: “A reparação, nós aentendemos como sendo o acolhimento do Espírito(cf. 1Ts 4,8), uma resposta ao amor de Cristo pornós, comunhão ao seu amor pelo Pai ecolaboração com sua obra redentora no mundoem que vivemos” (Cst. 23). Fazemos reparaçãoquando acolhemos este Espírito que renova oscorações. Em uma leitura atenta dasConstituições encontraremos várias traduçõesdesta mesma realidade que chamamos de“reparação”. Por exemplo: remediar, regenerar,recriar, restaurar, libertar, reconciliar, curar.

ANO VOCACIONALDEHONIANO

Padre Túlio Marcos, SCJ

02/04 A vida ressuscitou

09/04 A paz esteja convosco

ROTEIRO PARA SETORESMaria Aparecida (Lila)

ACOLHIDAANIMADOR: Caríssimos, estamos,nesses nossos encontros, meditandosobre a Ressurreição e, por ela,temos a certeza de que a vidaprevalece sobre a morte. É o EspíritoSanto que nos revela.Iniciemos, invocando o Espírito Santo:Vinde... Em nome do Pai...PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: A paz é o que maisalmejamos nessa vida. O que temosfeito para merecer a paz que a Páscoanos traz? Nada. Por isso, perdão,Senhor, pois, ainda não nosesforçamos para encontrar essa paz,que deve começar dentro de nossoslares. Também, ainda, nãoconseguimos achar um meio desuperar a violência que nos atingenos dias de hoje. Misericórdia de nós!TODOS; (Cantando): Misericórdia,Senhor, misericórdia...LEITOR 1. Deus nos chamou à vidae, agora, reunidos em comunidade,vamos renovar nossa esperança emseu amor. A experiência daRessurreição de Jesus foi decisivapara as primeiras comunidadescristãs. A fé no Deus Salvador conferiuaos cristãos a certeza de que emJesus estava a plenitude da vida emDeus, que acolheu a vida de Jesuspara nossa salvação e libertação damorte. Em nossa sociedade são

ACOLHIDAANIMADOR: Estamos iniciando, hoje,nossos encontros do Mês de Abril.Estamos em pleno período Pascal e,acreditando, pela fé, em Jesus Cristo,nós formamos um grupo, uma sófamília que nos dá ânimo paraexperimentar o amor de Deus.Iniciemos, cantando: Em nome doPai...PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: É Páscoa, tempo delouvar e agradecer a Deus por tantasgraças alcançadas. Mas só podemosmostrar a nossa gratidão seestivermos com o coração limpo.Assim, vamos pedir perdão por aindanão termos chegado na Páscoa,lavados de nossos pecados e nãoestarmos com nossa mente e nossocoração devidamente preparados.TODOS: (Cantando) Renova-me...LEITOR 1. Somos todos discípulosmissionários do Ressuscitado. Nesteano, a Igreja nos propôstrabalharmos com o tema dasuperação da violência, que é paraser refletido durante todo o anolitúrgico e não somente na Campanhada Fraternidade. A Igreja nos apontao caminho de conversão quedevemos trilhar para superar essaviolência em nossa sociedade. Épreciso lembrar de que Deus nos crioupara a vida. É ela o nosso maior beme, por isso, precisamos defender a

nossa vida e a das pessoas. Jesus éo Senhor da vida, que nem sempresabemos valorizar. O egoísmo quemora no nosso coração provocainúmeras formas de violência queferem e matam. Temos a missão depromover a vida e a dignidade daspessoas, repensar as nossasatitudes e crer em um mundo maisirmão.TODOS: A construção de um mundonovo está em nossas mãos.LEITOR 2. A esperança que há emnós não pode dar espaço ao medoou à falta de fé. Se vivermos unidosem comunidade, somaremos nossasforças e viveremos em um mundomelhor. Jesus ressuscitou dos mortose, diante das inúmeras formas deviolência, que enfrentamos em nossasociedade, olhemos para Cristo erecordemos o seu ensinamento: aúltima palavra é da vida e nunca damorte. Não podemos cruzar os braçose esperar que Deus realize tudo pornós. Somos responsáveis por cultivara vida e lutar para que todos a tenhamem plenitude. Assim seremos agentesde paz e seguidores de Jesus.TODOS: Crer na Ressureição éacreditar que temos que superartudo que é contra a vida.LEITOR 3. O encontro de fé de umacomunidade é causa de alegria nocéu. Quando nos reunimos em nomede Deus, invocamos sua Presença e

confirmamos nosso compromisso detestemunhar seu amor. Não podemospensar em cristãos que vivemafastados de suas comunidades. Avida em comunhão com os irmãos nosdá a confiança e coragem paratrabalharmos mais e melhor para aconstrução do Reino de Deus. Cadaum passa para o outro todas asenergias boas. Refletir sobre aRessurreição não deve ser umaatitude isolada em nossa vida. Nesteano, queremos que a fé naRessurreição seja o fio condutor nocombate à violência, e façamos issounidos, pois, somos todos irmãos.TODOS: Queremos, Senhor, serconstrutores da civilização doamor.A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: Quando refletimossobre a Ressurreição, estamosintegrando a ela, com a realidade quevivemos, levando em consideração asnecessidades mais urgentes dacomunidade.Cantemos: Como são belos os pésdo mensageiro...Ouçamos: João 20, 1-9PARTILHAANIMADOR: 1. Quais as formas deviolência que estão mais presentesem nossa comunidade?2. Como discípulos missionários oque podemos fazer?3. Que sinais de Ressurreição

conseguimos perceber em nossasvidas?PRECESTODOS: Rezemos pelas inúmerasfamílias que perderam pessoasvítimas de violência, em nosso país,a fim de que recebam do Pai Eternoo consolo e a paz. Senhor, que todosos membros da nossa comunidade,cresçam na esperança daRessurreição e, que as pessoas quetrabalham em defesa de umasociedade mais segura, arriscandosuas vidas, sejam por Vósprotegidas. Jesus, vos pedimos que,em nosso meio, cresça sempre maisa caridade fraterna, que é sinal dacomunhão do próprio Deus. Acolheios pedidos do nosso povo, que sedirige a Vós, com esperança, quesejam anunciadores do poder davida. Amém!ENCERRAMENTOANIMADOR: Nós não podemospraticar uma religião teórica, cruzandoos braços e que não tem aplicaçãoprática na nossa vida. Também nãopodemos pensar que o combate àviolência é função só do Estado. Todosnós somos responsáveis, a começarpor fazer que reine a paz em nossoslares e cuidar da educação de nossosfilhos e netos, para que haja umageração mais feliz e segura.Até o próximo encontro, se Deusquiser.

inúmeras as causas que nos levam adesacreditar na vitória da vida sobrea morte: o tráfico de drogas, aviolência crescente nas pequenas egrandes cidades e a juventudeperdida na criminalidade, são apenasalguns exemplos. Só a luz doRessuscitado pode afastar de nósessas trevas horríveis.TODOS: Obrigado, Jesus, poriluminar nosso caminho de fé.LEITOR 2. Com Jesus não há trevas,não há o que temer. Precisamos depaz. O mundo ferido por tantainjustiça clama por ela. Ondepodemos encontrar a verdadeira pazque gera liberdade, comunhão e vida?É na pessoa de Jesus Cristo que viveno meio de nós. Precisamos abrir osolhos e o coração para reconhecersua Presença. Hoje, com o mundo domodo que está, corremos o risco deabandonar as propostas de Jesus eseguir as falsas promessas de pazque encontramos em nossa vida.Nossos ouvido devem estar atentosàs vozes que gritam, prometendouma vida sem problemas e sem cruze essa realidade não existe. Da cruzé que nos vem a paz através deJesus.TODOS: Que Jesus nos dê a sua paz!LEITOR 3. A Páscoa é um novo tempo.Nela, experimentamos a vidasonhada por Deus desde a criação.

Esse tempo litúrgico nos proporcionaa graça de viver, ainda que de formalimitada, a plenitude da vida. Pela fé,nós aguardamos o dia em queviveremos com Deus em perfeitacomunhão, apoiados pelo Evangelho,que nos faz essa promessa, a da vidaeterna. A paz tão desejada pelahumanidade se concretiza com a açãode Jesus no mundo e esse mistério érealizado pela força do EspíritoSanto. A paz só será possível se elacomeçar dentro do nosso coração, apartir da fé que temos em Deus.TODOS: Vem, Espírito Santo,ilumina-nos com Vossa Luz eteremos Paz.A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: A paz não ésimplesmente ausência de guerranem se reduz ao equilíbrio das forçasdo mal, com as forças do bem. EmIsaías, nós a encontramos com onome de “obra da justiça.”Cantemos: Fala, SenhorOuçamos: João 20, 19-23PARTILHAANIMADOR: 1. Como explicar que apaz não é ausência de sofrimento?2. Disse Jesus: “A paz estejaconvosco”. Como viver essaafirmação?3. Que relação há entre a paz e avida em comunidade?PRECE

TODOS: Senhor, nós vos pedimospelos governantes de nosso país, afim de que atendam aos apelos dopovo e sejam construtores de umanação mais justa. Pedimos por todosos jovens e adolescentes de nossacomunidade, para que cresçam nocaminho do bem, tendo espaço eoportunidades para a realização deseus sonhos. Pedimos pelos pais emães de família que sofrem ao verseus filhos entregues ao submundodas drogas, para que encontremforça e esperança. Escutai as nossaspreces, por Cristo Nosso Senhor.Amém !Pai Nosso... Ave Maria... SalveRainha...ENCERRAMENTOANIMADOR: Ser discípulo de Jesus édar continuidade à sua missão nosdias de hoje. Como promotores dapaz, devemos fazer de tudo para queela seja uma realidade criada e vividaem nossa sociedade. Somente odiálogo, o respeito e a fraternidadepodem fazer com que a paz aconteçaem nossa vida. Lutemos pela paz emnossos lares e depois ela seespalhará pelos lares da nossacomunidade.Até o próximo encontro, querendoDeus.CANTO: Paz, paz de Cristo...

E-2Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018 E-2

16/04 Eu sou o bom pastor

23/04 Eu sou a videira e vós, os ramosACOLHIDAANIMADOR: Irmãos e irmãs emCristo, celebrar a Páscoa de Jesus emcomunidade é uma oportunidadepara fortalecer na fé e fazer crescera esperança.Iniciemos, invocando a TrindadeSanta: Em nome do PaiPEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: Jesus é a videira e nós,seus ramos, que temos a obrigaçãode dar bons frutos, fazendo com queJesus seja conhecido e amado. Quemtem uma raiz tão poderosa não podeser egoísta ou não trabalhar para queela se expanda. Mesmo sabendotodas essas coisas, nos afastamosdessa realidade e nos deixamos levarpelo egoísmo, pela preguiça, pela faltade fé. Perdoai-nos, Senhor e dai-nosforças para vos acompanhar nocaminho do serviço ao Pai.TODOS(Cantando): Perdão,Senhor, tantos erros cometi...LEITOR 1. Quando nos reunimos emcomunidade, firmamos a nossa fé erenovamos nossa pertença a Deus,pois sabemos que, onde dois oumais estiverem reunidos em Seunome, Ele estará no meio de nós.Nós, estamos unidos a Cristo e quempermanece Nele, recebe a vidaeterna e ressuscitará com Ele noúltimo dia. A mensagem de Jesus éum convite para que todos nósabracemos sua proposta de amor e

ACOLHIDAANIMADORQueridos irmãos e irmãs, reunidos emcomunidade, vamos entender que éo Espírito Santo que nos dá coragempara agir e transformar toda equalquer realidade de violência, mastambém se faz necessário um esforçopessoal e atitude corajosa.Iniciemos, cantando: Em nome doPai...PEDIDO DE PERDÃOANIMADORComo podemos ignorar que Jesus, oBom Pastor, nos guia, nos acolhe enos dá seu amor? Como achar queestamos sós na vida? Como fingirque não acreditamos na proteção doSenhor? Como podemos ser tãoinsensíveis assim diante da certezade que Deus está sempre conosco?Fizemos tudo isso e, agora, pedimosperdão.TODOS(Cantando) A Ti, meuDeus...LEITOR 1. Quando olhamos para apessoa de Jesus, sua vida, Paixão,Morte e Ressurreição, percebemosque sua missão foi cumprida: conduzira humanidade ao Reino de Deus.Hoje, somos nós os responsáveis poresse anúncio e, para isso, contamoscom a graça de Deus em nossa vida.Cabe a nós conduzir nossos irmãose irmãs no caminho de Jesus. Emnossa sociedade observamos o

aumento da criminalidade e drogas,assaltos, desrespeito e intolerânciasão algumas realidades que cercamnossos jovens. Tudo isso nos deixamuito tristes, mas não podemosdesanimar. Que Deus olhe pela nossajuventude.TODOS: Que a nossa juventude nãose perca.LEITOR 2. Celebrar a Páscoa deJesus é dar valor à vida humana egarantir a sua dignidade. Às vezes,até achamos que é muita contradiçãofalar de Páscoa e violência ao mesmotempo, mas é nas situações maisestranhas, nas mais variadasexpressões de morte que aRessurreição desperta como umaúnica realidade. É por isso que lutarcom Jesus Ressuscitado pelo fim daviolência é um sinal de vida em nossomeio. A nossa peregrinação nessaterra se chama vida. É com Jesus quevenceremos a morte e todas asmanifestações que leva à morte nonosso dia a dia.TODOS: Nem a dor, a violência oua morte podem nos separar do amorde Deus.LEITOR 3. A imagem do Bom Pastornão foi criada por Jesus. Ela já seencontra no Antigo Testamento,quando o Profeta Ezequiel adverte opovo sobre seus pastores. O Profetaanuncia, também, que o próprio Deusseria o Pastor de seu povo. E essa

profecia se cumpriu com a vinda deJesus. Ele é o Bom Pastor que nosliberta da morte e nos conduz à vidaem Deus. Os maus pastores nãoprotegem as suas ovelhas dosataques dos lobos. Trabalhamapenas pelo dinheiro e não arriscama vida para salvar um rebanho quenão é seu. Jesus deu a vida por nós,suas ovelhas. Também, hoje,acontece de aparecer pastores quesó visam o seu próprio bem estar efazem do dinheiro o seu objetivo devida.Que Jesus nos ajude areconhecer os bons pastores.TODOS: Jesus nos protege de tudoque se manifesta contra a vida.A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: Hoje, não é difíci lidentificar os lobos que roubamnossos sonhos, nossa alegria deviver: a corrupção, o desemprego, asituação política do país e aintolerância religiosa. Mas, seconfiarmos em Jesus, estaremosseguros.Cantemos: Toda Bíblia écomunicação...Ouçamos: João 10, 11-18PARTILHAANIMADOR: 1.Podemos contar comnossos governantes como bonspastores? Por quê?2.Em que podemos ser semelhantesao Bom Pastor?3. O nosso trabalho, nosso modo de

agir é digno de um Bom Pastor?PRECETODOS: Queremos pedir pelos quese dedicam ao trabalho dapromoção da justiça e da paz: pelosjuízes e advogados, para que sejamsinais de Deus em nossa sociedade.Que os encarcerados do nosso paíssejam reconhecidos em suadignidade de filhos de Deus e sejaminseridos na sociedade. Que todosos agentes penitenciários,encontrem no Bom Pastor a razãodo trabalho que exercem. Que oDeus de amor e de misericórdiaconceda a todos nós a fidelidade aJesus e que, conduzidos por Elenessa vida, sejamos recebidos naplenitude de seu Reino. Amém!ENCERRAMENTOANIMADOR: A participação de umcristão na vida pública é fundamental.Nós precisamos conhecer as políticaspúblicas, pois, temos a missão deorientar as crianças e os jovensfortalecendo as boas alternativas.Precisamos rezar pelas pessoas quese dedicam a tentar trazer os jovenspara a Igreja. Nós, adultos, temosque estar atentos às diferentesvozes ao nosso redor, para podermosaceitar somente as boas ideias.Até o próximo encontro, com a graçade Deus.CANTO: Sou Bom Pastor, ovelhasguardarei...

salvação. Nossa realidade estámarcada por situações que parecemromper essa união. Ódio, rancor eindiferença são sentimentos queferem e matam pouco a pouco aárvore da vida pela raiz.TODOS: Não podemos deixar queesses sentimentos maus tomemconta de nós.LEITOR 2. Infelizmente, nem todasas pessoas estão dispostas a cultivarboas atitudes. A violência contra amulher, o abuso infantil e o trabalhoescravo ainda estão presentes nanossa sociedade. Somente Jesus,com a Luz da Ressurreição podeiluminar a mente e o coração dessaspessoas, que ainda não vivemsegundo o amor de Deus. Nós, quesomos discípulos de Jesus, devemosconfirmar nossa identidade, diantedas graves ofensas contra adignidade das pessoas. A nossa vidadeve ser compreendida como serviçoe entrega por amor àqueles quebuscam preservar a vida e, com Jesus,seremos sinais e testemunhas daRessurreição junto a eles. A fé noRessuscitado é compromisso com avida.TODOS: Deus conta com nossacolaboração.LEITOR 3. Confiamos em Deus, masse não conseguirmos mostrar issoem obras, nossas palavras vão soarfalso e nosso testemunho será em

vão. Jesus não escolhe as pessoasmais santas ou melhores para falarem seu nome. Pelo contrário, todossomos chamados a ser a extensãoda obra redentora, testemunhandocom a nossa própria vida e praticandoo ensinamento que Ele mesmo nosdeixou: o amor ao próximo. Lutarpela superação da violência é um atode amor a Deus e ao próximo e estáao alcance de todos nós, pois, emCristo, somos todos irmãos.TODOS: Vinde, Senhor em nossoauxílio. Vós sois nossa esperança!A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: A Palavra de Deus écomo uma semente que precisa deuma terra férti l para crescer eproduzir muitos e bons frutos.Abramos, pois, o nosso coração paraque ela encontre em nossa vida umterreno acolhedor e fecundo.Cantemos: Aleluia, aleluia, a minhaalma abrirei...Ouçamos: João 15, 1-8PARTILHAANIMADOR: 1. Quais as maioresdificuldades que encontramos paraseguir Jesus?2. E o que temos feito para superaressas barreiras?3. Partilhamos nossos problemas oupreferimos sofrer sozinhos?PRECETODOS: Senhor Jesus, Vós que commisericórdia descestes à mansão

dos mortos para anunciar asalvação, venha em auxílio àsnossas realidades dominadas pelopecado. Vós, que, na Cruz,quebrastes as sentenças que noscondenavam, quebrai hoje todas asformas de injustiça e violência quegeram descrença ao povo brasileiro.Vós, que, pela Ressurreição,mostrastes a verdadeira esperança,fazei que jamais nos desanimemosfrente aos desafios de permanecerunidos a Vós. Acolhei, com Vossabondade, as preces que Vosapresentamos, e também aquelasque se encontram no íntimo donosso coração. Amém!ENCERRAMENTOANIMADOR: Todos nós fazemosparte de um grande ramo: acomunidade. É nela que encontramosos meios necessários para sustentara nossa fé e o nosso amor a Jesus.Precisamos fazer alguma coisa parafortalecer esse vínculo. Que talcomeçar dialogando com nossosirmãos e irmãs, saber em quepodemos ajudá-los, pois, uma árvoretem que ser bem plantada; tem queter raízes profundas e só assim seusramos poderão se expandir.Até o próximo encontro, se Deusquiser.CANTO: Me chamastes paracaminhar...

Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018E-3

ANUNCIADORES DA VIDA PLENA

30/04 Anunciai a boa nova ACOLHIDAANIMADOR: Caros irmãos e irmãs dacomunidade, hoje é o nosso últimoencontro do Mês de Abril e estivemosfalando sobre a Páscoa de Jesus. Ostextos que vimos, inclusive o de hoje,foram baseados no Livro NossaPáscoa e a Páscoa de Jesus.Continuemos a amadurecer à luz daPalavra e a lutar contra a violência.Iniciemos, cantando: Em nome doPai...PEDIDO DE PERDÃOANIMADOR: Anunciar a Boa Nova énosso dever e nossa salvação. Nanossa certeza de cristãos engajados,devemos fazer com que o Reino deDeus seja cada vez mais conhecido.Nem sempre é esse o nosso modode agir. A preguiça, o comodismo, aindiferença, as desculpas queinventamos, nos impedem de cumpriro que Jesus mandou: “Ide eevangelizai”. Que Jesus perdoenossas faltas e nos dê a coragem deassumir nosso papel na Igreja.TODOS: (Cantando) Tendepiedade...LEITOR 1. Chegamos nas últimasreflexões da nossa páscoa e daPáscoa de Jesus. Bendito seja oSenhor que nos reuniu em suabondade e nos fez perseverantesnessa caminhada. Nós refletimossobre a vida, a esperança, apromessa que Deus nos concede: aeternidade. A Páscoa de Jesus é a

garantia de que nossa vida nãotermina aqui, mas se derrama noamor infinito de Deus: este é oobjetivo de nossa luta pelasuperação da violência. Seacreditamos que a nossa vidacaminha para Deus, não há porquealimentar a violência em nossoscorações. O que vimos na Campanhada Fraternidade não pode serguardado, só para nós, numa atitudeirresponsável e egoísta. Pelocontrário, devemos anunciar aomundo que não estamos perdidos,que a violência será superada e quea vida tem sempre a última palavra.TODOS: Seremos anunciadores daBoa Nova, como os primeirosdiscípulos.LEITOR 2. Após uma vida doadainteiramente à humanidade, Jesussubiu ao Pai. Isto nos revela outracerteza de fé: no fim deste nossoserviço em favor da vida,alcançaremos nossa realização plenano Coração de Deus. Não porrecompensa ou mérito próprio, masporque fomos criados para participarda comunhão divina e, então,seremos como Deus nos criou: livrese participantes de sua vida. Por isso,não nos cansemos em anunciar oEvangelho de Jesus, pois, o que ébom para nós, será bom, também,para as outras pessoas. Se somosfelizes em amar Jesus, podemos

partilhar essa felicidade com aquelesque ainda não a têm. Vamos falar deJesus com palavras, gestos eatitudes,TODOS: Deus é bom para mim;quero ser bom para meus irmãos.LEITOR 3. Jesus foi ao encontro doPai, mas continua presente nomundo, pela ação do Espírito Santo.Ele nos deixou uma missão: levar aBoa Nova a todas as criaturas. Nóssomos levados pelo mesmo Espíritoque age em Jesus e, por isso,estaremos sempre prontos para amissão. Somos a presença de Deusno mundo.TODOS: Todo o nosso agir devemanifestar Deus às pessoas.A PALAVRA DE DEUSANIMADOR: A Boa Nova de Jesus nosaponta o caminho que devemostrilhar. É por isso que devemosescutar a Palavra de Deus comatenção e colocá-la em prática.Cantemos: Palavra não foi feita paradividir ninguém...Ouçamos: Marcos 16, 15-20PARTILHAANIMADOR1. De quem é a missão de anunciar aBoa Nova?2. Como sentimos que a força doEspírito Santo age em nós?3. Vamos partilhar nossasexperiências missionárias.PRECE

TODOS: Jesus, nós Vos pedimospelos jovens que se preparam paraa consagração religiosa e para osacerdócio, para que encontrem, emnossas comunidades, o apoionecessário. Pedimos por todos osprofessores do nosso país, para quea semente da educação lançada navida de nossas crianças e jovenscresça e os torne cidadãos de bempara nossa sociedade. Acolhei,Senhor, as preces de vosso povo econfirmai em nós a obra redentoraque Vosso Filho realizou em nossofavor. Amém! ENCERRAMENTOANIMADOR: Anunciar o amor de Deusé ir ao encontro das pessoas. Épossível “viver” a Páscoa aqui naterra. Sempre que manifestar o nossorepúdio à violência, a Ressurreição semanifestará em nós. No sorriso deuma criança, na recuperação de umenfermo, na restauração de umrelacionamento rompido e nasimplicidade da vida é que vivemosinstantes de eternidade. O amor deDeus transforma o luto emesperança, a cruz em salvação e amorte em vida.Vamos nos dar o abraço da pazdesejando ao irmão uma feliz Páscoapara que ela dure o ano inteiro.Até o próximo mês, se Deus assim odesejar.CANTO: Eu vim para que todostenham vida...

“A grande proclamação daRessurreição infunde nocoraçãodos crentes uma íntima alegriae uma esperança invencível.Cristo ressurgiuverdadeiramente!”

A partir da manhã jubilosa daRessurreição de Jesus, a BoaNova se espalhou, destinada achegar aos confins da terra,através da proclamaçãodestemida de homens emulheres de fé, testemunhas davida plena. Ainda hoje, somoschamados a viver a Páscoa,anunciando o recomeçotriunfante.

Celebrar a Páscoa éproclamar que o homem devedeixa-se ser iluminado, comoapresenta o Rito da Luz, naSolene Vigília Pascal: “aescuridão da noite foi vencidapelo fogo novo, sinal de CristoVitorioso”.

Celebrar a Passagem é

anunciar e fazer memória dosfeitos de Deus. É, também,renovar a graça do Batismo eparticipar da Ceia do Senhor,onde o verdadeiro CordeiroPascal nos é dado em alimentona Santa Eucaristia.

Celebrar a Páscoa é propagarque é preciso viver de formadiferente nesta sociedadesecularizada e despreocupadacom a dimensão transcendentalda pessoa humana, ansiandopor tempos melhores, por ummundo mais fraterno e commais zelo pela criação, e porcidadãos que respeitem o outro,sem intolerância e xenofobias.

Como Povo de Deus, somoschamados a mergulhar no climapascal e a beber da fonte damisericórdia. Somos instigadosa enxergar no horizonte o raiardo “oitavo dia” e levar nocoração a alegriatransbordante.

Patrick Santos

4° PRINCÍPIO: PAIS E FILHOSNÃO SÃO IGUAIS

Cristina Melo

A essência deste 4° princípio estána diferença de responsabilidade, depapeis entre pais e filhos.É precisovalorizar o papel de cada um... aautoridade, a hierarquia, o respeitomútuo, a autoestima, a honra, acoerência, a competência, ocompanheirismo, a dignidadehumana e a cooperação. Muitos paisquerem que seus filhos sejam aquiloque eles idealizam, o sonho quesonharam e ficam buscandorespostas ou culpados por não teremconseguido o grande desejo. Muitosfilhos querem que seus pais sejamum projeto perfeito, que eles tenhamrespostas para suas angústias edores e que possam entender o quêestão passando e deem a solução atodos os seus problemas.

E vem o dilema: “Quem tem razãoou quem está com a razão?”. Osconflitos surgem. Os problemasaparecem. Pais e filhos exercemdiferentes papéis no mundo,portanto, seus direitos e deveres nãosão iguais.

É por amar que há empenho emlutar por mudanças de conduta nabusca da sanidade e equilíbrio. É oamor que faz rejeitar atitudes eescolhas insensatas. É o amor que

dá força para viver melhor. O fato depais e filhos não serem iguais deveser entendido como soma, partilha,não como confronto. Umcomplementa o outro, não sãoopostos. As diferenças existem,complementam, acrescentam, paraque cada um possa ter seu lugar bemdefinido.

Quando temos prudência e asimplicidade como base para nossasrelações, podemos dirigir nossoentusiasmo para perceber pequenasatitudes gratificantes e nos deliciarcom elas. A vida é feita muito maisde pequenos momentos e alegriasdo que de grandes e pirotécnicosefeitos. Simplificar a VIDA faz com queela se torne mais fácil de ser vivida.

O Amor-Exigente é umextraordinário programa dequalidade de vida. Grupo de apoio aoempenho das pessoas que queremviver cada dia melhor. É ummovimento de proteção social. Oobjetivo do Amor-Exigente é buscarqualidade de vida na união da famíliacom a escola e a comunidade, atravésde ação preventiva integrada econtínua, tendo como marca aintegridade, a moral e a ética. Aresponsabil idade social é aespiritualidade.

Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018 E-4

FAMÍLIA E RESSURREIÇÃO

01 - Páscoa- At 10,34a.37-43; Sl117; Cl 3,1-4; Jo 20,1-902 - At 2,14.22-33; Sl 15; Mt28,8-1503 - At 2,36-41; Sl 32; Jo 20,11-1804 - At 3,1-10; Sl 104; Lc 24,13-3505 - At 3,11-26; Sl 8; Lc 24,35-4806 - At 4,1-12; Sl 117; Jo 21,1-1407 - At 4,13-21; Sl 117; Mc 16,9-1508 - 2º Dom da Páscoa- At 4,32-35; Sl 117; 1Jo 5,1-6; Jo 20,19-3109 - Anunciação do Senhor- Is7,10-14;8,10; Sl 39; Hb 10,4-10;Lc 1,26-3810 - At 4,32-37; Sl 92; Jo 3,7b-1511 - At 5,17-26; Sl 34; Jo 3,16-2112 - At 5,27-33; Sl 34; Jo 3,31-3613 - At 5,34-42; Sl 27; Jo 6,1-1514 - At 6,1-7; Sl 32; Jo 6,16-2115 - 3º Dom. Páscoa - At 3,13-15.17-19; Sl 4; 1Jo 2,1-5a; Lc24,35-4816 - At 6,8-15; Sl 118; Jo 6,22-2917 - At 7,51-8,1a; Sl 31; Jo 6,30-3518 - At 8,1b-8; Sl 66; Jo 6,35-4019 - At 8,26-40; Sl 66; Jo 6,44-5220 - At 9,1-20; Sl 117; Jo 6,52-5921 - At 9,31-42; Sl 116,10-19; Jo6,60-6922 - 4º Dom. Páscoa- At 4,8-12;Sl 117; 1Jo 3,1-2; Jo 10,11-1823 - At 11,1-18, Sl 41; Jo 10,1-1024 - At 11,19-26; Sl 87; Jo10,22-3025 - S. Marcos- 1Pd 5, 5b-14; Sl88; Mc 16,15-2026 - At 13,13-25; Sl 89,1-27; Jo13,16-2027 - At 13,26-33; Sl 2; Jo 14,1-628 - At 13,44-52; Sl 97; Jo 14,7-1429 - 5º Dom. Páscoa- At 9,26-31;Sl 21; 1Jo 3,18-24; Jo 15,1-830 - At 14,5-18; Sl 113; Jo14,21-26

Anuar Teodoro Alves

Deus criou o homem e amulher, e a elesen t regoumundo:c resçam,multipliquem-se, cultivem aterra, façam produzir, crescer,com todo o amor que fez aCriação, entregou a uma família.Todo o amor, toda beleza, oParaíso enfim, toda a Criação éentregueà família que abre osbraços e recebe.

Hoje não existe o paraíso naterra. Temosmuitos problemasporque, por sua astúcia, o diaboensinouao homem e à mulher eeles aprenderam a se dividir. Etodo esse amor que Deus nosdeu, por pouco quase se perde.Em pouco tempo, o primeirocrime, irmão matando irmão,divisões, guerras, entra opecado.

Cabe a nós escolhermos e

A FÉ VENCE O MUNDO!Ruy Martins

“Esta é a vitória quevence o mundo: anossa fé. Quem é o

vencedor do mundo senãoaquele que crê que Jesus é o Filhode Deus?” (I Jo 5,4-5). Estetrecho da I Carta de São Joãonos mostra que o centro danossa fé deve ser a Pessoa deJesus. E que, quem Nele crê, éum vencedor.

Fomos criados por Deus parasermos felizes. Mas, infelizmenteo egoísmo, a vaidade, a inveja eo orgulho trazem inúmerossofrimentos para o ser humano.Todos nós somos vítimas destesmales. Vencer o mundo significavencer os obstáculos edificuldades que nos afligem. Crerem Jesus significa saber que sóEle é capaz de nos ajudar aenfrentar tudo isso. Sem a fé osproblemas são muito maiores,muito mais difíceis de seremenfrentados. É a fé que nosfortalece e nos impulsiona, quenos ajuda a aceitar e enfrentartudo que o mundo nos traz. Porisso, a fé nos faz vencedores.

Ter fé significa confiar. Deus não

quer nosso sofrimento. Mas issonão significa que os problemassimplesmente desaparecerão.Quando confiamos em Deussabemos que estamosprotegidos no mais profundo danossa alma. Sabemos que o querque venha a nos acontecer Deusestá conosco, Ele não nosabandona e o nosso íntimojamais será afetado. É esta aconfiança que Jesus convida a tere a viver. Crer Nele e aceitá-locomo Senhor da nossa vida nostorna mais fortes e capazes deenfrentar qualquer obstáculo.

Por isso precisamos nosesforçar para que a nossa fécresça e se fortaleça a cada dia.Como? Alimentando-a através denossa espiritualidade diária.Abrindo o coração à ação daGraça de Deus por meio daoração, da Eucaristia, dossacramentos, da escuta emeditação da Palavra, etc.

A Bíblia nos apresenta homense mulheres que são verdadeirostestemunhos de fé. O Catecismoda Igreja Católica destaca“Abraão, o pai de todos os

decidirmos o caminho quequeremos seguir. Quando ohomem e sua mulher seperderam no pecado, Deus nãoos abandonou e começou entãoa caminhar com seu povo atéchegar o momento justo.Entãonos deu a maior expressão deseu Amor, seu Filho único. Enãoenviou seu Filho em palácios, noluxo e nem na riqueza; Jesus veioaté nós, nascido em uma família.

Em nossas famílias, comcerteza existem cruzes. Mas nafamília depois da cruz, através doamor, vem a Ressurreição. Porisso, a família é um berço deesperança, de esperança eRessurreição. Na família hádificuldades que são superadasatravés da vivência do amor.Somente o amor é capaz desuperar e vencer as cruzes do dia

a dia. O amor é festa, éalegria, é seguir em frente, éRessurreição!

Essa é a grande novidade:a vida venceu a morte! JesusRessuscitado vem trazer umavida plena, uma vida nova atodas nossas famílias.Vivamos intensamente eanunciemos a todos essaalegria: Cristo ressuscitou!Aleluia!

Deixo aqui uma sugestão,um conselho: que nenhumafamília terminao dia emguerra;nunca terminem umdia sem fazer as pazes, semfazer juntos uma oração.Cuidemos da família,defendamos a família, porqueaí sim poderemos viverplenamente a alegria do CristoRessuscitado. Feliz Páscoa!

crentes, como o modelo quea Sagrada Escritura nospropõe, e a Virgem Maria suamais perfeita realização.” Econtinua “durante toda a suavida e até a última provação,quando Jesus, seu Filho,morreu na cruz, sua fé nãovacilou”.

É importante lembrartambém que, pela nossa fé,somos chamados a cumpriruma tarefa de evangelizaçãoe a sermos construtores deum mundo melhor de paz, deharmonia e de amor. Atravésdo nosso testemunho de fédevemos ser luz para omundo.

Que, iluminados peloexemplo de Maria efortalecidos pela fé econfiança em Jesus, nossoSalvador, possamos enfrentaras nossas dificuldadescotidianas e ajudar nossosirmãos a enfrentarem,também, as suas.

Que o Espírito Santo nosilumine e aumente a nossa fé.Amém!

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 50 50 50 50 5 Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 20180 50 50 50 50 5

Dia 07RosárioSábado

às 14:00hs

Encontro depreparação para Pais

e Padrinhos

Dias 25 e 26Santo Antônio

Quarta e Quintaàs 19:00hs

Atenção:As inscrições para o Encontro deverão ser

feitas antecipadamente na SecretariaParoquial, com documento de identificação.

ACONTECEU:No dia 22 de fevereiro de 2018 as 19:30h aconteceuno auditório da paróquia o repasse da Campanhada Fraternidade do ano de 2018.O encontro contou com a presença do pároco,dos vigários, de diversas lideranças de pastoraismovimentos, ministérios da paróquia e tambémde autoridades do município e de representantesde ouros órgãos.No encontro foi debatido o tema, com diversasreflexões nas mais diversas situações do temasugerido pela Campanha da Fraternidade.

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015 0 60 60 60 60 6Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018 0 60 60 60 60 6

PERMANECER EM DEUS: A GRANDEASPIRAÇÃO DO CORAÇÃO HUMANODalvinha

O AMOR DE CRISTO NOS UNE!

Somos seres inacabados.Vivemos num processo constantede construção! Embora omundanismo busque, de todas asformas, nos escravizar e oprimir,aspiramos às coisas do alto,porque como diz São Paulo, anossa vida só tem sentido emDeus. E permanecer em Deus éa essência da nossa vida!Permanecer em Deus – afirmouo Papa – é um pouco o respiroda vida cristã, e o estilo”. Umcristão “é aquele que permaneceem Deus”, que “tem o EspíritoSanto e se deixa guiar por Ele”.Ainda sob os efeitos da PÁSCOA,renovados pelo Espírito Santoestejamos atentos à ordem deDeus, que é muito clara:“Permanecei em Mim, e eupermanecerei em vós. Como oramo não pode dar fruto por simesmo, se não permanecer navideira, assim também vós nãopodeis dar frutos se nãopermanecerdes em mim”. (Jo15,4). Aqui está a ordem e nós adevemos cumprir no concreto danossa vida! Comoconsequência direta desta

“A paz esteja convosco!” Foiassim que Jesus saudou osapóstolos, quando lhesapareceu após a Ressurreição.

O dom da paz tão sublime,que há na missa um ritopróprio,no qual, quandooportuno, cada participantesaúda a quem está do seu lado,num gesto fraterno, como sedissesse “meu irmão,alegremo-nos, poisreceberemos o pão que nosune e nos dá a vida eterna!”

Há alguns anos, foi publicadauma carta circular, daCongregação para o CultoDivino e a Disciplina dosSacramentos, intitulada “OSignificado Ritual do Dom da

Paz na missa”. Essedocumento, ao contráriodo que muitos pensavam,não acabou com o gestode dar-se a paz, nemalterou nada no MissalRomano (continua sendo

pouco antes da comunhão).Seu objetivo é, na

verdade, oferecer dicas para“expressar melhor o conteúdo dosinal da paz (...)”(n. 5). Tambémrecomenda que se evitem algunsabusos quando realizado ogesto, tais como a execução um“canto para a paz”, osdeslocamentos dos fiéis paratrocar a paz e o abandono doaltar pelo sacerdote indocumprimentar alguns fiéis, o querealmente vinha acontecendocom frequência em muitasparóquias e comunidades.

Ocorre que para nós, brasileiros,estas orientações não foramgrandenovidade. O documento

43 da CNBB (Animação da VidaLitúrgica no Brasil), emobservância à Instrução Geral doMissal Romano, já deixavabemclaro como proceder no “rito dapaz”.

Sobre o canto nesse momento,o rito nunca o previu, nemrecomendou, porque o tempopara troca da paz deve serbrevíssimo, não cabendo música.Também o Estudo 79 (A MúsicaLitúrgica no Brasil), da CNBB, oclassifica como “facultativo,podendo ser reservado paraocasiões especiais. Não podesubstituir ou abafar o canto do‘Cordeiro de Deus’, que tem apreferência durante o rito dafração do pão.”(n. 322)

Assim, o ideal mesmo é quesempre cantemos a ladainha“Cordeiro de Deus”, que iniciajunto com o rito da fração dopão (conforme falamos naedição passada). Se ao sacerdote

aprouver realizar o abraço dapaz, um breve e discretosolo instrumental serásuficiente. O mais importanteserá, então, preparação,bom senso e entrosamentodas equipes, especialmenteentre o presidente dacelebração e o ministério demúsica. E isso, por si só, jáserá um forte testemunhopaz e do amor de Deus quenos une como Igreja.

“Espontaneamente asnossas comunidadesacolheram e perceberam orito da saudação da pazcomo momento deconfraternização alegre emCristo. É momentoprivilegiado para realçar ocompromisso dacomunicação da paz a todosindistintamente. Pazrecebida como dom”.

(CNBB, Doc. 43, n. 312)

permanência em Deus, podemosexperimentar ainda duasrealidades: Aqueles que não dãofruto serão cortados e jogadosfora, entretanto os que Neleestiverem e forem ramos queproduzam fruto, esses serãopodados, com o objetivo decrescerem e darem mais frutosainda.Porque, sem sombra de dúvidas,são as podas que nos fortaleceme vivificam o nosso coração, anossa alma, todo o nosso serpara um comprometimento maiorcomo Igreja.“Se permanecerdes em mim, e asminhas palavras permaneceremem vós, pedireis o que quiserdes,e vos será feito” (João 15.7)... Apermanência em Cristo Jesusnosgarante a certeza de quenossas orações encontrarãoressonância no Coração do Pai.Especialmente neste ano em quecelebramos o Leigo cristão,queremos aproveitar parareavaliarmos os nossos conceitose atitudes de fraternidade,espiritualidade e vida cristã!FELIZ PÁSCOA!

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE ABRIL

Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 2015Junho de 20150 70 70 70 70 7Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 2018Abril de 20180 70 70 70 70 7

PARABÉNS PADRE MARCELO!

ADRIANA AMELIA ANDRADEMARTINSADRIANA DE FATIMA TELESALBERTO SALUSTIANO FERREIRAALDENI DONIZETTI FONSECAALEINA MENDONCA COSTAALENCAR PEREIRA DA COSTAALEXANDRE DANIEL FELIXALEXIA REGINA SILVA TEIXEIRAALINE FATIMA DA SILVA BRITOAMANDA CRISTINA PARREIRAANA CAROLINA PASSOSANA MARIA DE OLIVEIRAANDRE LUIS VIEIRAANDRE LUIZ BASILIO JUNIORANDRE LUIZ DA SILVAANDREA APARECIDA DA SILVAANESIA DE FARIA SILVEIRAANNA MAYRA FREIRE LINOANTONINA BELO PEREIRA SANTOSANTONIO CESAR ALVARENGAANTONIO DOS REIS DE OLIVEIRAANTONIO LANGSDORFF DA SILVAANTONIO MOREIRA PINTOANTONIO NOGUEIRAANTONIO RIBEIRO CHAVESANTONIO VANI MENESESAPOLIANE ROSARIA DOS REISAQUIMAR ANTONIO DA COSTAARIANA PATRICIA GOMESARMANDO ALVES LIMAARNALDO DO NASCIMENTOTEIXEIRABALTAZAR LUCIANO DA PAIXAOBELMIRO GERALDO DA SILVABRUNELLE FERNANDES CUNHABRUNO RICARDO LACERDA ESILVACARLA ESTEVAO SILVACAROLINA FARIA ARANTESCAROLINE APARECIDA RIBEIROCASSIA PASSOS CAMARACASSIA REGINA GONCALVES DECASTROCASSIO LUCAS ANTONIOSIQUEIRA SANTOSCASTORINA DE MELOCELINA ARAUJO GIAROLACELSO RICARDO VIEIRACHRYSTIAN ALBERTO RESENDECINARA DUARTE TINELO

CLAUDIA APARECIDA SILVA DESOUZACLAUDIO HENRIQUE MENDONÇACLEONICE FERREIRA VILANOCLEONICE HELENA COSTA LIAZARCREUSA DIVINA LEAL SILVACREUSA MARIA ARANTESCRISTIANE RODRIGUES DE FARIACRISTIANO PEDROSA NETODAGMAR MARIA OLIVEIRAFIGUEREDODALVA DE ALMEIDA SILVADANIEL JOSE PEDROSA - DSCELULARESDANIELA CARVALHO TEOTONIODARCI APARECIDA DOS SANTOSDAYANE CRISTINA CLARISMARDIVINO TEODORO DE MELODULCEA FATIMA CHAVESELIANA DA SILVA OLIVERIOELIANA MARIA FERREIRAELOINA MARIA SILVEIRA COSTAELZIRA ALVES RODRIGUESEMERSON DUARTE DAMASCENOEMILIO PEREIRA LOPESERICA SILVA NOGUEIRAEURIPEDES LIMA DE OLIVEIRAEUSTAQUIO ANTONIO RIBEIROEVANGELINA MARIA DA COSTAMATIASFABIANA RIBEIROFABIO DA CUNHA DE DEUSFERNANDA MILHOMEMFLAVIA MENDONCA GOMESFRANCELINA MARIA VALADAOFRANCISCO DA SILVAGABRIELLA NARA SOUZAGASPAR ANTONIO DE OLIVEIRAGENI FONSECA LEAOGERALDO ANTONIO ALVESGERALDO FERNANDESGERALDO MAGELA ALVESGERALDO MAGELA CHAVES LEITEGILBERTO HENRIQUE PEREIRAGISELE HELOISA DE OLIVEIRAHELIO DE PAULOHENRIQUE FREITAS VALADAOHILDA DE MACEDO PALHARESHORIZONTINA DE PAULA COSTAINES RESENDE MARTINSIRAMAIA RAMOS FRAZÃO

IRENE TELES DO AMARALIRIA LIMA DE OLIVEIRAISBELI BRAS DE OLIVEIRAIVAN DE SOUZA CANTOJADIR CARVALHO SOUZAJAIR GUIDO DUTRAJANAINA HIGINO MAGALHaESJANICE APARECIDA DOSSANTOSJAYRA CHRISTINI FERREIRAJESUINA DA SILVA MELOJOAO DOS REIS SOARESJOAO LUIS DO NASCIMENTOJOAO ONOFRE DE SOUZAJOAO TEIXEIRA DE MELOJOEL JUSTINO DE OLIVEIRAJOELSON JOSE DA SILVEIRAJOSE DA CRUZ DE SOUZAJOSE LOPES DO COUTO FILHOJOSE MARIA NOGUEIRAJOSE MARIA SOUTOJOSE MARIA TEIXEIRAJOSE RICARDO RODRIGUES DEOLIVEIRANUNESJOSUE JOSE DE MENESESJUAREZ A FONSECAJULIA CUNHA VIEIRAJULIANO ANTONIO DO COUTOJUNIO FERNANDES ARCANJOJURANDIR CASSIO VALENTINOKASSIA ROBERTA RAMOS SILVALAIRTON DANTASLEILA MARIA SILVEIRA LOPESLINDAURA EDNA PEDROSANUNESLOREN KAROLINE SILVALOURDES DE FATIMA CARRILHOLOURDES DE FATIMA CARVALHOLOURDES DOS SANTOSASSUNCAOLUCAS TAVARES GOMESLUCIA APARECIDA TEIXEIRALUCIA DA LUZ RIBEIROLUCIA GARCIA NOGUEIRALUCIANA APARECIDABERNARDESLUCIANA APARECIDA FERREIRALUCIANO SIMOES TRINDADELUIS ALBERTO DE OLIVEIRALUIS CARLOS DE PAULOLUISA SILVEIRA ARANTES

LUIZ GUSTAVO RODARTE LIMA ENARA BARBOSA ARANTESLUIZA APARECIDA FERREIRALUZIA DAVID DE OLIVEIRAMAIRA APARECIDA RODRIGUESMARA CRISTINA PAIMMARAIZA ALVES MIRANDAMARCELO VELOSOMARCIA LOPES GUIMARAESCAMARGOSMARCOS ORICIOMARCOS ROGERIO FONSECAMARDEN CASTRO NASCIMENTOMARGARETE RAMOS ANDRADEMARIA APARECIDA ALVES DA SILVAMARIA APARECIDA CAMPOSPINHEIROMARIA APARECIDA CUNHA SANTOSMARIA APARECIDA DA SILVA 01MARIA APARECIDA DE JESUS GOMESMARIA APARECIDA PARREIRAMONTIJOMARIA APARECIDA SOUZA ORICIOMARIA CANDIDA ALMEIDAMARIA CANDIDA CARVALHOPORTES LOPESMARIA CARMELITA FERREIRAMARIA CELIA PEDROSO BELOMARIA CRISTINA DE CASTROMARIA DA CONCEICAO MOURAOBARBOSAMARIA DA CONCEICAO SILVAMARIA DA CONCEICAO SILVA -MESSIASMARIA DA CONCEICAO SOARESMARIA DA GLORIA LAUDARES LOPESMARIA DAS GRACAS GUIMARAESTORRESMARIA DE LOURDES CHICREMARIA DE PADUA COSTAMARIA DO CARMO E JOSE CAMPOSMARIA DO ROSARIO SANTOSMARIA DO ROSARIO SILVAPACHECOMARIA ELIZABETE RODRIGUESMARIA GUIMARAES DA SILVAMARIA JOSE LAUDARESMARIA JUDITE DA SILVAMARIA LUCIA MOURAO NACIFMARIA ODETE DE SOUZA CAMARAMARIA SALETE TEIXEIRA

MARIA TEREZINHA TEIXEIRAPARREIRAMARIA VITORIA DE FREITASGARCIAMARILENE ROCHAMARILUCE SILVA PIMENTAMARILZA FARIA FERREIRAMARINA MELO MACEDOMARIO FLAUZINO FONSECAFILHOMARISA APARECIDA DE OLIVEIRAMARLENE SILVA MATEUSMARLON JOAO BATISTA DA SILVAMARLUCIA DE ALMEIDAMAURI PIRES VIANAMAURICIO DE ARANTESMAURICIO PIRESMAURICIO RODRIGUESMAURO FRANCISCO DAS CHAGASMIRIAN REIS DE SOUZAMONALISA DE OLIVEIRAMONICA TEIXEIRA NASCIMENTONIVALDO ALVES RODRIGUESNOE DE OLIVEIRANOEMIA LUCIANA SILVAOLEMAR DO COUTOOMAR FLORENCIO SILVAPATRICIA GONDIN VILELAPATRICIA RODRIGUES NUNES DESENNAPATRICIA VILANO DE OLIVEIRAPAULO GUILHERME VELOSO DELIMAPRISCILLA MARA DA SILVARACHEL DE CASTRO EDUARDOMATIASRAFAEL LUIZ DE FARIARAIMUNDO ANTONIO MESSIASREGINA CELIA BARBOSAREGINA MARIA RODRIGUES DACOSTARENATA CHAIANE ALMEIDARICARDO AUGUSTO RIBEIRORICARDO E EDILEIAROBLEDO KENNEDY VIEIRA SILVAROMILDA CARVALHO TEIXEIRARONALDO E ROMILDA CAMILORONY WENDEL DE MIRANDAROSALIA MARIA GONDIMROSANGELA MARIA LEALROSANIA KENIA DE FARIA

ROSELI SALISTRIANO DA SILVAROSENI JOSEFINA COSTARUBENS DOS SANTOSRUBENS PRACASABINA CANDIDA DA SILVASAMANTA APARECIDA DE OLIVEIRASANDRA MARA PEREIRA MOURASANDRO LUIZ DE FARIASAULO HENRIQUE BORGESSEBASTIANA LUCIA PACHECOSEBASTIAO MOREIRA BARBOSASELMA DE FATIMA MENDONCA CUNHASILVANA MARA OLIVERIOSILVANIA MARIA ALVESSIRLENE MARIA FRAZAOSIRLEY DO CARMO SILVASOLANGE PEREIRA DE OLIVEIRASONIA APARECIDA LIMASONIA MARIA SILVATANIA APARECIDA DE MIRANDAPASSOSTATIANA MARIA MATIASTATIANE VALADAO PIRESTEREZINHA ALVES LARATEREZINHA DE MELO SANTOSVANDER ALVES RODRIGUESVANDERLY MARIA DA CUNHAVERA LUCIA SILVAVICENTE DE PAULO AMANCIOVITORIA MANOELITA DE OLIVEIRAVIVIANE MARIA DE ALMEIDA CUNHALISBOA DE CARVALHOWAGNER RODRIGUES MONTEIROWAGNER SILVA LEANDROWALDETE FERREIRA DE OLIVEIRAWANDA DE FREITAS PICARDIWANDER PORFIRIO MARINHOOLIVEIRAWASLEY CAETANO AMIMWELINGTON HENRIQUE DE SOUZAWELLINGTON RIBEIRO DA SILVAWESLEY GARCIA DE OLIVEIRAZEMBLA ZARA DE ALMEIDARODRIGUESZENAIDE ORICIO TEIXEIRAZULMIRA ALVES FARIA NETAZULMIRA MARIA DA CONCEICAO

Dia 12 de abril é umgrande dia, pois um dosmelhores servos de Deuscompleta mais um ano devida. Feliz aniversário aonosso estimado padre!

Seu coração é grande egeneroso, seu espírito édeterminado. Você tudodeixou e a vida entregoupara transmitir a palavrade Deus, e conduzir seusparoquianos. E por isso, e

por todo resto, nósreconhecemos grande

valor e lhe agradecemos.

Que Deus o abençoe e lhe conceda muitosanos de vida, com muita saúde e alegria!

São os Votos de toda a ComunidadeParoquial São Vicente Férrer

CONVITEVenha celebrar conosco o dia de

nosso Padroeiro, São VicenteFérrer!

Dia: 05 de Abril (quinta-feira).Horário das Missas: 07h, 12h e 19h

Oração a SVFSão Vicente Férrer, nosso santoprotetor, pedimos vossa proteção.Reconhecemo-nos pecadores.Rogai a Deus por nós, para que Eleperdoe as nossas faltas e nosilumine a fim de que sejamoscristãos autênticos.

Intercedei junto de Deus Filho para que seja afastadode nós o perigo das doenças do corpo e do espírito.Levai ao Deus Espírito Santo os nossos pedidos e queEle ilumine nossas famílias, para que sejam pequenasIgrejas domésticas, onde reine o amor, a bondade e asolidariedade.Pedi, ó São Vicente, à Trindade Santa, que amparenossos jovens para que tenham coragem de fugir dosperigos que os ameaçam constantemente.Com a Mãe de Deus, intercedei junto de Seu Filho Jesus,para proteger as nossas crianças, para que elas possamseguir os caminhos que Ele indicou para todos nós. “Eusou o caminho, a verdade e a vida”. São Vicente Férrer,confiamos na vossa intercessão e esperamos o vossoauxílio. Amém!

FESTA DE

São Vicente FérrerSão Vicente FérrerSão Vicente FérrerSão Vicente FérrerSão Vicente FérrerA Paróquia São Vicente Férrer, convida você e sua

família para as festividades em honra ao seuPadroeiro.

03 DE ABRIL À 11 DE MAIO DE 2018FORMIGA - MG

03 à 05 de abril 02 à 09 de maio 09 à 16 de maioFesteiros: Sam Deguejo eJulianaResidência: Praça Aguilar Lima,200- Apto 501 - Centro

Programação

06/04 - 19h Missa no Vicentãocom festividades.07/04 -19h Missa no Vicentão comfestividades.08/04 - 18h benção da casa eentronização da Imagem.19:30 Celebração da Palavra naresidência09 à 12/04-19:30Visitas, Oraçõese Terços na residência da família.

Festeiros: Rony, Glorilza eFamíliaResidência: Rua Rosalina GeorginaOliveira, 175 - Santa Luzia

Programação

20/04 - 19h Missa no Vicentão comfestividades.21/04 -19h Missa no Vicentão comfestividades.22/04 - 18h benção da casa eentronização da Imagem.19:30 Celebração da Palavra naresidência23 à 26/04-20h Visitas, Orações eTerços na residência da família.

12 à 18 de maio

Festeiros: Lesir, Adriana, Décioe FamíliaResidência: Ria Lassance Cunha,602 - Quinzinho

Programação27/04 - 19h Missa no Vicentão comfestividades.28/04 -19h Missa no Vicentão comfestividades.29/04 - 18h benção da casa eentronização da Imagem.19:30 Celebração da Palavra naresidência30/04 à 03/05-20h Visitas,Orações e Terços na residência dafamília.

27 de abril à 03 demaio

Festeiros:José Dehon, AngelitaFamília.Residência: Rua Ada Caetano, 68A -Nossa Senhora de Lourdes.

Programação04/05 - 19h Missa no Vicentão comfestividades.05/05 -19h Missa no Vicentão comfestividades.06/05 - 18h benção da casa eentronização da Imagem.19:30 Celebração da Palavra naresidência07/05 à 10/05-20h Visitas, Orações eTerços na residência da família.

11/05 - 19h Missa deEncerramento da Festa na IgrejaMatriz.

04 à 10 de maio

19hTríduo em

preparação aFesta de

São VicenteFérrer

na Igreja Matriz

Festeiros: Túnico Borges, Maurae FamíliaResidência: Rua Sete de Setembro,370 - Quarteis

Programação

13/04 - 19h Missa no Vicentão comfestividades.14/04 -19h Missa no Vicentão comfestividades.15/04 - 18h benção da casa eentronização da Imagem.19:30 Celebração da Palavra naresidência16 à 19/04-20h Visitas, Orações eTerços na residência da família.

06 à 12 de abril 13 à 19 de abril