Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

download Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

of 5

Transcript of Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

  • 8/17/2019 Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

    1/5

    Matriz de atividade individual*

    Módulo: 2 – Gerenciamento doTempo

    Atividade: 9.2.1 – AtividadeIndividual - Tarefa

    Ttulo: Implanta!"o do pro#eto de de$envolvimento da %uper &'lula de&om(u$tvel – %&& – )e$afio$ da Gerncia de pro#eto$ em +,)Aluno: afael &o$ta %ampaio)i$ciplina: T'cnica$ deGerenciamento de +ro#eto$

    Turma: T&G+A)/T00/021

    Introdu!"oO cenário atual de competitividade da economia que abrange todos os seguimentosde negócios requer das empresas esforços significativos para tornarem seusprodutos diferenciados frente à concorrência, sem comprometer o atendimento àqualidade, custos e prazos reduzidos de desenvolvimento e entregas. A necessidadefrequente de inovação tornase evidente dentro deste cenário, e recebe orecon!ecimento de ser uma ferramenta ou forma sustentável de se obter vantagemcompetitiva.

    A inovação em produtos tem sido fomentada ano após ano por ser um fatorimportante para o sucesso de empresas e instituiç"es p#blicas e privadas. Oprocesso de inovação pode ser implementado por meio de novos produtos oumel!oramento em produtos, processos ou modelos de negócios $á e%istentes. &uaintrodução, contudo, ' de elevados riscos, pois, necessita de investimentos sem agarantia de retornos. (ortanto, uma introdução de inovaç"es deve ser semprebaseada no risco calculado pelo inovador.

    (ara atingir os resultados que podem ser proporcionados pela introdução deinovaç"es, as empresas precisam sistematizar o processo de pesquisa edesenvolvimento, para tal, ' necessário investir no gerenciamento de pro$etos em()* +pesquisa e desenvolvimento. Apesar do gerenciamento de pro$etos em

    pesquisa e desenvolvimento ser um desafio no -rasil, percebese um crescimentodesta prática dentro das empresas privadas e p#blicas, e%trapolando o universo dasinstituiç"es de ensino e pesquisa.

    *entro do cenário apresentado será analisado os principais desafios encontrados nogerenciamento de pro$etos de ()* de novos produtos. A proposta de pro$etoconsiste no relatório referente à implantação do pro$eto de desenvolvimento da&uper 'lula de ombust/vel 0 &, identificando os principais desafios encontradose abordando a import1ncia de pro$etos de ()*, riscos envolvidos em pro$etos de()*, desafios para elaborar o escopo, prever os custos e o tempo em pro$etosdeste tipo.

    Apresentação do problema2“As SMTGs apresentam flexibilidade nos métodos de conexão com a rede elétrica daconcessionária local, grande adaptabilidade às características da rede elétrica,facilidades para operação com árias !nidades, "abilidade de fornecer pot#ncia estáel e confiáel a !m níel baixo de emiss$es%

     As s!per microt!rbinas operam com !ma grande ariedade de comb!stíeis gasosos,entre eles, o gás li&!efeito de petr'leo, o gás nat!ral, ários tipos de biogás, a gasolina,o álcool e o biodiesel%

    (esta atiidade, amos sim!lar !m pro)eto de desenolimento da S!per *él!la de*omb!stíel + S**% oc# será o gerente desse pro)eto e deerá se empen"ar 

    bastante para atender a crescente demanda do mercado e competir com a tecnologiadas SMTGs%- 

    1

  • 8/17/2019 Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

    2/5

    Import3ncia de pro#eto$ de +,)3a #ltima d'cada temse evidenciado o aumento significativo dos pro$etos de ()*no -rasil. onforme dados de pesquisas da A345, uma s'rie de fatores devem serconsiderados para efeito de incremento no n#mero de pro$etos, entre eles, aobrigatoriedade das empresas do setor el'trico e do setor de petróleo e gás eminvestirem uma fração de seu faturamento em ()*. 6ncentivos de órgãos de

    fomento, tais como, 7A(4&(, 3(q, etc., e leis de incentivo fiscal para empresastem uma grande parcela de influência para adoção de ()* numa corporação,contudo, o mais impactante para empresas ' a necessidade de ser manter acompetitividade em um conte%to competitivo globalizado.

    O ê%ito das empresas está diretamente condicionado a sua capacidade de inovarem seus diversos processos e fases que resultem a entrega de um pro$eto, se$a elaum produto ou serviço. A pesquisa e desenvolvimento para obtenção de inovaç"es 'uma tarefa importante e estrat'gica para os gestores identificar novasoportunidades de negócios e manterse frente a concorrência.

    3o cenário proposto, que abrange o pro$eto de pesquisa e desenvolvimento de uma

    & 0 &uper 'lula de ombust/veis como um novo produto, alguns benef/ciospodem ser evidenciados, tais como, o valor agregado pelo desenvolvimento denovas tecnologias de ponta e os destaques pelo desenvolvimento de con!ecimentoem fontes de energias alternativas e renováveis, destacando tanto a empresaquanto o pa/s no cenário mundial no setor energ'tico.

    O departamento de ()* tem a clara função dentro do plane$amento estrat'gico daempresa que ' elevar e adequar seus produtos aos padr"es e e%igências domercado globalizado, sempre em mudanças constantes, com a finalidade dedefender o negócio e impulsar novos potenciais mercados baseados em novastecnologias e soluç"es, al'm, de seu papel fundamental que ' a captação edesenvolvimento de con!ecimento e tecnologia à empresa.

    i$co$ envolvido$ ne$$e tipo de pro#eto4%istem uma s'rie de fatores que podem ser classificados com fatores de riscos empro$etos de ()*, os fatores que influenciam a construção e manutenção cenárioecon8mico favorável à inovação e igualmente importantes, os fatores tecnológicosque estão diretamente ligados a atividade ou processo.

    onforme pesquisa realizada pela 764&, 9Obstáculos à 6novação :;

  • 8/17/2019 Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

    3/5

    *entro do campo de 94levados custos= o levantamento realizado pela 764&, 9Obstáculos à 6novação :;

  • 8/17/2019 Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

    4/5

    se$am elaborados todos os testes, podendose c!egar a uma resposta positiva ounegativa, validando ou refutando a proposta.

    A incerteza ' o maior desafio inicial, portanto, a elaboração do escopo de umpro$eto de ()* de produto necessita desenvolver uma base forte deproblematização e metodologias cientificas. ?al base de con!ecimento servirá para

    limitar o escopo ao que se con!ece e aplicar a metodologia desenvolvida para testaras !ipóteses, neste caso, o produto do pro$eto são os próprios testes e não osresultados.

    A definição do escopo permite o detal!amento mais apurados das atividades e ametodologia claramente definida e empregada tem como finalidade estruturar deforma organizada os pacotes de trabal!os necessário para testar as !ipóteses dopro$eto. Outro fato importante para equipe de pro$etos em ()* ' ter definido efundamentado a diferença entre !ipótese e premissa, no primeiro caso tratase deuma resposta temporária sobre algo que pode ser validado ou refutado apósrealização de testes, $á no segundo caso, tratase de uma resposta previamentecon!ecida.

    O escopo em pro$etos de ()* sempre serão influenciados por esta forma dedetal!ar as atividades ou trabal!os, que terá refle%o direto na previsão dos custos+recursos financeiros e !umanos e no cronograma +tempo.

    *entro do campo dos custos, a previsão ' ainda mais comple%a mesmo com umescopo de produto bem definido e detal!ado, pois, al'm dos recursos financeirosserem naturalmente limitados em pro$etos de ()* e%iste uma particularidadeinerente aos mesmo que são as especificidades dos recursos utilizados.

    3ormalmente são necessários equipamentos e materiais especiais que devem serespecificados detal!adamente e, em regra geral, possuem elevados custos de

    aquisição e disponibilidade, muitas vezes somente por encomenda podendo geraratrasos ou custos adicionais não previstos. ontudo, os maiores desafios estãoconcentrados na alocação dos recursos !umanos, pois, a comple%idade dos pro$etose%igem mão de obra altamente especializada e de perfil muito especifico, ou se$a,altos valores de aquisição e disponibilidade em mercado para contratação.

    A previsão do tempo que $á não era uma tarefa fácil em pro$etos gerais, para umgerente de pro$etos de pesquisa e desenvolvimento de produtos tornase aindamais árdua, pois, nestes pro$etos ' necessário a inclusão da revisão bibliográficacomo parte do pro$eto de pesquisa. onforme artigo da *(> 4ngen!aria, esta tarefatem duração imprevis/vel, principalmente se for levantamento de estado da arte.@eralmente este aspecto não ' observado gerando complicaç"es na fase de gestão,comprometendo o desempen!o do pro$eto.&onclu$"oA análise da tecnologia empregada para o desenvolvimento de &uper 'lulasombust/veis e dos requisitos necessários para gerenciamento de pro$etos em ()*apresentam desafios inerentes ao processo, tais como, uma definição detal!ada elimitada do escopo do pro$eto devido as grandes incertezas dos par1metros a seremtestados e resultados que serão encontrados, as limitaç"es dos recursosfinanceiros, a especificidade e disponibilidade dos recursos f/sicos +materiais eequipamentos, al'm de sua quantidade e%ata, a especificidade e disponibilidade derecursos !umanos +mão de obra de alta qualificação e altos custos, e por fim asquest"es de relev1ncia a produção e validação do con!ecimento que engloba asrevis"es bibliográficas neste tipos de pro$etos, que por sua vez podem ser e%tensase de dif/cil previsão temporal.

    4

  • 8/17/2019 Rafael Costa Sampaio - Matriz_atividade_individual_gp2

    5/5

    O plane$amento e gerenciamento dos riscos e custos em pro$etos de ()* devemestar integrados ao tempo. 4ntendese que a correta definição do escopo ' oprincipal desafio, pois, os desvios no escopo do pro$eto irá afetálo como um todoresultando em atrasos. O atraso em alguma etapa do pro$eto poderá consumirrecursos não previstos +material, equipamentos e mão de obra, gerando umaumento de custos, quando significativos podem inviabilizar um pro$eto quando a

    empresa não poder financiálo.

    evidente a presença de grandes desafios para o plane$amento, e%ecução egerenciamento de pro$etos de ()*, contudo percebese que a inovação ' umprocesso essencial e sustentável para o sucesso e sobrevivência de uma empresa.3um mercado cada vez mais competitivo, globalizado e e%igente, a inovação ' umaferramenta que permite a geração de con!ecimento e valor para empresa, al'm deproporcionar geração de lucro para seus acionistas atrav's da conquistas de novosmercado de negócios.eferncia$ (i(lio5r6fica$

    A3A445 +Agência 3acional de 4nergia 4l'trica. >evista (esquisa e *esenvolvimento

    da A3445 0 ()*. 3B C 0 Dun!o de :;;E. Acessado em evista do 6&(N n.B :E Dun!o de :;;I. Acessado em2