Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida...

16
Razão Social: Capemisa Seguradora Ramo: Seguro de Vida, Previdência e Capitalização Fundada em 1960 Endereço: Rua São Clemente, 38, Botafogo Responsável pela inscrição: Patrícia Gonçalves Pacheco Titulação: Gerente de RH Colaboração: Vania Paz, Kellen Fagundes, Luiz Felipe Bezerra, Magda Boechat e Fábio Roberto Nascimento Quantidade de colaboradores: 411 Com 59 anos dedicados ao mercado de Seguros, Previdência e Capitalização, a CAPEMISA Seguradora é especialista em vida. A matriz da Empresa é localizada no Rio de Janeiro e tem 29 sucursais (escritórios) pelo Brasil. Em nosso portfólio de soluções, os Seguros de Vida e de Acidentes Pessoais se destacam, com perfis diferenciados, para atender todos os tipos de clientes: sejam pessoas físicas, sejam jurídicas. São diversas opções de contratação, com soluções sob medida e planos flexíveis. São mais de 2 milhões de clientes que aderiram aos planos de seguros e previdência. A história de criação da CAPEMISA é um caso raro no mundo corporativo, de uma empresa que surgiu para gerar recursos ao Instituto CAPEMISA de Ação Social e assim apoiar diversas obras sociais, entre elas: o Lar Fabiano de Cristo. O projeto iniciou em 1958, é reconhecido internacionalmente pela UNESCO e tem como missão desenvolver a proteção social e a educação transformadora, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em 2018, mais de 25 mil pessoas foram beneficiadas pela obra do Lar Fabiano de Cristo. Matriz

Transcript of Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida...

Page 1: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

Razão Social: Capemisa Seguradora

Ramo: Seguro de Vida, Previdência e Capitalização

Fundada em 1960

Endereço: Rua São Clemente, 38, Botafogo

Responsável pela inscrição: Patrícia Gonçalves Pacheco

Titulação: Gerente de RH

Colaboração: Vania Paz, Kellen Fagundes, Luiz Felipe Bezerra, Magda Boechat e Fábio Roberto Nascimento

Quantidade de colaboradores : 411

Com 59 anos dedicados ao mercado de Seguros, Previdência e Capitalização, a

CAPEMISA Seguradora é especialista em vida. A matriz da Empresa é localizada no Rio de Janeiro e tem 29 sucursais (escritórios) pelo Brasil. Em nosso portfólio de soluções, os Seguros de Vida e de Acidentes Pessoais se destacam, com perfis diferenciados, para atender todos os tipos de clientes: sejam pessoas físicas, sejam jurídicas. São diversas opções de contratação, com soluções sob medida e planos flexíveis. São mais de 2 milhões de clientes que aderiram aos planos de seguros e previdência.

A história de criação da CAPEMISA é um caso raro no mundo corporativo, de uma empresa que surgiu para gerar recursos ao Instituto CAPEMISA de Ação Social e assim apoiar diversas obras sociais, entre elas: o Lar Fabiano de Cristo.

O projeto iniciou em 1958, é reconhecido internacionalmente pela UNESCO e tem como missão desenvolver a proteção social e a educação transformadora, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Em 2018, mais de 25 mil pessoas foram beneficiadas pela obra do Lar Fabiano de Cristo.

Matriz

Page 2: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

TÍTULO: Qualivida: saúde em sua plenitude!

O Qualivida é um programa de Gestão da Saúde dos colaboradores com uma visão ampla do ser humano, uma visão que integra as dimensões biopsicosocial e espiritual. Percebemos que nessa direção, estávamos alinhados com o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz: “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.”

Considerando a saúde do ser humano em quatro dimensões - física, mental, emocional e espiritual - que o Programa Qualivida se vem se desenvolvendo até os dias de hoje. Especialistas em cuidar da Vida das pessoas, compreendemos que a saúde, o bem estar e a qualidade de vida do colaborador é um fator de extrema importância na valorização da vida das pessoas e por isso dedicamos total atenção a esse tema.

Nota- se que a inspiração para que a empresa escolhesse a Gestão da Saúde como um pilar da estratégia da Gestão de Pessoas não foi por acaso.

No início de 2018, dois colaboradores da CAPEMISA, sofreram um infarto que, felizmente, não foram fatais. Os dois episódios impactaram os gestores, colegas de trabalho e a equipe de Gestão da Saúde. Inclusive, o Presidente da Companhia, Jorge Andrade, é nosso primeiro exemplo por priorizar a qualidade de vida e a prevenção à saúde. Jorge Andrade é uma pessoa que se cuida, realiza seu check up anualmente, faz exercicios com frequência, se alimenta de forma super saudável. Acima de tudo, tem uma fé inabalável.

E, por esses motivos, ele percebeu que não bastava cuidar somente da sua própria saúde. Era preciso ir além. O bem-estar do colaborador precisa estar em dia para, juntos, alcançarmos resultados satisfatórios para a companhia.

Foi pensando na construção de um ambiente saudável, que valorizasse o bem estar de todos os colaboradores, que o presidente encomendou um revisão no Programa Qualivida a equipe de Gestão da Saúde. Pouco mais de um ano depois, já colhemos bons resultados.

Jorge Andrade - Presidente

Page 3: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

1

Contexto, Diagnóstico e Diretrizes

A Capemisa, empresa de 59 anos de história e tradição, passou por uma mudança significativa em 2008, quando se transformou numa Seguradora. Neste momento, passou a ser uma empresa com fins lucrativos, a buscar destaque entre as demais Seguradoras de Vida do mercado. Esse processo impulsionou uma transformação interna muito forte, incluindo cultura e gestão de pessoas.

Em 2009, foi fundado um programa de qualidade de vida que teve início com apenas um grupo de corrida. Logo, com a evolução do projeto, o programa abraçou ações como shiatsu, nutricionista, vacinação, melhorias na política de Plano de Saúde, entre outras atividades pontuais que despertam os cuidados com a saúde, como caminhada ecológica, análise ergonômica e ginástica laboral. Sempre, todas essas iniciativas, com 100% de patrocínio da empresa.

Foi quando em 2014, decidimos ir mais longe. Com o objetivo de ter uma médica integrada à equipe de qualidade de vida para auxiliar na gestão do plano de saúde, indicadores de sinistralidade, afastamentos e atestados médicos, contratamos a Dra. Priscylla Borges, médica do trabalho. Ressalta-se que, a CAPEMISA, pelo porte e grau de risco ocupacional, não tem obrigação legal em contratar uma equipe interna de saúde mas, como o bem-estar do Colaborador e o foco em vida é o nosso principal objetivo, a Companhia enxergou esse passo como um importante investimento.

O trabalho de Gestão da Saúde ganhou novo corpo, ampliando o grau de conhecimento, integração e atuação da equipe de RH sobre as diversas possibilidades de gestão junto ao seu quadro de funcionários. Realizamos o mapeamento da saúde através de um questionário que facilitava a médica conhecer mais rapidamente o perfil de saúde dos nossos colaboradores e poder montar um plano com ações adequadas ao nosso público interno.

Mas, logo em 2015, quando a empresa passou por uma significativa mudança na alta gestão, foi necessário repensar o programa. Algumas ações, avaliadas como menos efetiva, foram descotinuadas. Foi um momento de preocupação com a perceção e satisfação dos colaboradores que sempre nos impulsionou para as tomadas de decisões relacionadas à saúde. E, avaliando todo o programa e equipe, sem que houvesse nenhuma perda efetiva na atenção em saúde dos colaboradores, decidimos por manter a médica do trabalho por uma simples razão: além de sua contribuição de forma significativa para o Programa, estava totalmente alinhada à proposta de cuidar dos colaboradores

Page 4: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

2

de uma forma holística, considerando as 4 dimensões indicadas no gráfico abaixo:

O Modelo de Gestão da Saúde

Nesse período, entre 2015 e 2017, encolhemos as ações, amadurecemos alguns processos, nos aprofundamos nas necessidades do nosso público inteno e, principalmente, repensamos nosso modelo de atuação para retornar com a Gestão da Saúde ainda mais robusta. Identificamos que precisávamos de uma equipe forte, alinhada e especializada em bem estar e prevenção; definir melhor nossas políticas e práticas de atuação, bem como nos posicionarmos e comunicarmos isso de forma mais clara.

Um novo modelo de equipe de gestão da saúde foi montado. E dessa vez não contamos com grandes investimentos, contratando novos profssionais. Identificamos os parceiros estratégicos que já estavam próximos e reforçamos alianças com um único objetivo: prevenção e valorização da saúde.

Page 5: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

3

Também mudamos a Consultoria de Plano de Saúde (Corretora), a parceira de Medicina Ocupacional e o RH aprimorou sua atuação como facilitador desse programa, aproximando os gestores dessa nova filosofia. O foco se mantinha na saúde do colaborador.

Entendemos também que, no ambiente organizacional, a saúde do colaborador deve ser trabalhada tanto no aspecto individual quanto no aspecto coletivo.

De que forma? Compreendemos os principais fatores que impactavam na saúde do colaborador e traçamos três pilares de atuação:

Page 6: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

4

O pílar "Equilíbrio entre vida pessoal e profissional" já era um ponto forte da Companhia percebido pelos colaboradores. Nesse contexto, atrelamos as seguintes práticas adotadas pela CAPEMISA:

- Banco de Horas estimulando a compensação das horas extras com folgas;

- Opções de horário de trabalho - os colaboradores podem escolher 4 opções de horário de entrada e saída da empresa;

- Apagar das luzes indicando o término do expediente - todos os dias, as luzes da empresa são programadas para apagar às 18h, lembrando ao colaborador que já está na hora dele encerrar seu dia de trabalho, reduzindo assim as horas extras;

- Espaço de Convivência – ambiente para fazer lanches e refeições rápidas, onde também é possível trocar experiências e relaxar;

- “Ponte nos feriados” - feriados nacionais, que caem terças e quintas, as segundas e sextas funcionam como ponte, ou seja, o colaborador se planeja para aproveitar o “feriadão”;

- Empresa Cidadã - extensão da licença maternidade e partenidade para 6 meses e 20 dias respectivamente;

Page 7: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

5

- Kit Bebê – presente personalizado para as gestantes nesse momento especial;

- Day off no dia do aniversário - essa foi uma das ações adotadas no último ano, liberando o colaborador para curtir seu aniversário da forma que achar melhor;

- Homenagem póstuma – num dos momentos mais difíceis da vida do ser humano, a CAPEMISA envia uma coroa de flores com uma mensagem em homenagem ao ente querido do colaborador;

- Brinde de aniversariante do mês – os aniversariantes do ano de 2019 ganharam uma lancheira térmica e um porta-salada para reforçar ainda mais o posicionamento da CAPEMISA quanto à qualidade de vida.

O segundo pílar, denominado "Educação financeira” , já é trabalhado através do curso “Gestão Financeira pessoal” na plataforma e-learning. Além disso, este ano, mais quatro ações foram realizadas:

- Palestra para todos os colaboradores, com especialista, referência de mercado, falando de forma fácil e acessível sobre Educação Financeira;

- PAC - Programa de Apoio ao Colaborador, que oferece orientação financeira para funcionários e parentes;

- Previdência Privada – um benefício que já existe há muito tempo e, em 2019, foi reformulado para que o colaborador pudesse fazer duas contribuições adicionais para aumentar a sua reserva. Aquele que optar por investir parte do seu 13º salário e da gratificação de férias terá a contrapartida da CAPEMISA no mesmo valor;

- Concessão de Crédito – relançamos este ano, com uma nova política, visando protegê-lo do super endividamento e facilitando o empréstimo com a menor taxa de juros frente a oferta do mercado.

GESTÃO DA SAÚDE

Em 2018, com a ocorrência do infarto de dois colaboradores, a Gestão da Saúde, definitivamente, passou a fazer parte do DNA da companhia, se tornando um assunto mais estratégico.

Implantamos o CHECK UP para todos os colaboradores da CAPEMISA, um sonho do Presidente. Como um grande patrocinador da saúde dos colaboradores, o CHECK UP, que antes já era oferecido ao grupo de

Page 8: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

6

executivos da companhia, em parceria com clínicas especializadas, passou a ser oferecido a todos os colaboradores.

Dando segmento ao “check up para todos”, a médica do trabalho definiu, com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quais os tipos de exames necessários, por faixa etária e sexo, eram possíveis identificar algum marcador que sinalizasse um risco de doença cardiovascular e/ou crônica. Por isso, foram solicitados exames complementares ao exame períodico de rotina. Os critérios usados foram:

- Marcadores sanguíneos;

- Exames cardiológicos;

- Exames de imagem;

- Exames específicos da saúde do homem e da mulher.

De acordo com os quadros abaixo:

Essa iniciativa foi comunicada aos colaboradores e gestores com o intuito de mostrar a preocupação e o cuidado da empresa com a saúde de todos.

Realizamos uma divulgação presencial no auditório da CAPEMISA, com a abertura feita pelo presidente ressaltando a importância desse momento para a Diretoria. Também contamos com a apresentação da gestora do RH sobre o funcionamento do check up e os esclarecimentos da médica do trabalho sobre a escolha dos exames e a prevenção à saúde.

Page 9: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

7

Depois do lançamento, foram distribuídos o encaminhamento da médica individualmente e alguns lembretes enviados pela Comunicação interna, reforçando a importância da realização dos exames complementares antes do agendamento do periódico. Os encaminhamentos para a realização dos exames, foi percebido como um grande conforto, pois evitava-se o deslocamento para consultas desnecessárias.

Outro ponto importante: a sensatez na escolha dos exames, a quantidade de exames solicitados era o necessário para uma primeira análise do médico sobre a saúde do indivíduo. Após a realização dos exames, o médico responsável pelo periódico, além do exame tradicional, analizava todos os exames complementares e orientava os colaboradores que precisavam de algum acompanhamento.

Dessa forma, o exame periódico, associado ao check up, passou a ter uma atuação muito mais assertiva na prevenção da saúde do colaborador.

A ação e o engajamento da comunicação impactou os colaboradores de forma positiva e a adesão do primeiro ciclo foi em torno de 94%. Vale ressaltar que a obrigatoriedade se dá somente no exame periódico e não no check up.

Após a realização do períodico, com o médico da medicina ocupacional, o parecer dele ao finalizar todos os exames, foi de um quadro saudável e otimista.

Nesse último período, podemos ressaltar que não tivemos nenhum outro caso de infarto e a sinistralidade do plano de saúde reduziu de 99% para 77% comparando 2018 com 2019. Claro que todos comemoravam as significativas melhorias dos índices de saúde, sem deixar de lado o impacto financeiro positivo para organização. O plano de saúde responde pela 2° linha de maior investimento financeiro, perdendo apenas para folha de pagamento. Em 2018, quando a sinistralidade chegou a 99%, a empresa arcou com um ajuste de 30% do seu contrato com o plano de saúde. Nesse momento, as oportunidades de melhoria na política do plano de saúde, foram descartadas. Com a redução da sinistralidade para 77%, muitas melhorias foram implantadas no plano de saúde em 2019. Melhorias na acomodação, na rede, no reembolso, entre outras vantagens. Além da inclusão dos estagiários no benefício, deixando o plano de saúde da CAPEMISA alinhado as melhores práticas do mercado.

Somado a isso, no final de 2018, a empresa fechou parceria com Gympass, empresa especilizada em solução de atividade física, com o objetivo de reduzir o sedentarismo, fator comum em ambientes de trabalho com rotinas administrativas.

Page 10: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

8

A empresa lançou também, recentemente, seu Programa de Apoio ao Colaborador. Serviço de orientação financeira, psicológica e jurídica. Sim, entendemos que esses fatores também interferem no bem estar das pessoas. Através de um telefone, mantendo sua privacidade preservada, o colaborador pode receber orientação em uma dessas especialidades. Desde que lançamos, 70% dos contatos buscavam orientação financeira.

Para reforçar a importância desse pilar na gestão de pessoas, promovemos um encontro, chamado de Roda de Conversa, com todos os gestores e a equipe multidisciplinar da Saúde. Através de um bate papo descontraído sobre o tema e o papel do gestor na prevenção, não só da saúde física, mas, principalmente, mental e emocional. Alertando eles para as doenças chamadas silensiosas como depressão, ansiedade e estresse no trabalho.

Neste dia, ao final do encontro, foi distribuído para todos os colaboradores, através dos líderes, canecas de alúminio personalizadas, reforçando a mensagem da importância de se hidratar, como um hábito saudável.

Ainda sobre aspecto emocional, sempre contemplamos ações pontuais como oficinas sobre inteligência emocional, meditação, yoga, entre outras atividades conduzidas por psicólogas especializadas em terapias alternativas.

Espiritualidade

No que tange a dimensão espiritual, reconhecida também como Inteligência 4.0, também é uma pratica na Capemisa.

Todas as reuniões realizadas com os colaboradores e gestores no auditório da cia, que acontece pelo menos uma vez por mês, temos na abertura uma mensagem hecumênica transmitida pelo assessor da Presidência, Sr Geraldo. Sr Geraldo, além de ter o dom da palavra, ele seleciona a mensagem que será proferida de acordo com sua sensibilidade e o contexto do momento. Essa mensagem tem o poder de transmitir profunda paz, harmonia e serenidade aos envolvidos no encontro, depoimento este dito por muitos colaboradores. Mas não foi sempre assim. Como essa não é uma prática comum nas empresas de mercado, alguns funcionários estranharam essa exposição no início. Com o tempo, e o presidente deixando claro, que não se trata de predominância de nenhuma crença religiosa, reforçando que a Capemisa respeita todas as religiões e formas de crença e fé, os colaboradores passaram a reconhecer os benefícios e impacto que essas mensagens tinham no dia de trabalho dele e nas relações, levando as pessoas reflexões sobre o sentido da vida, propósito, amor, compaixão, caridade e bem ao próximo.

Page 11: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

9

A Espiritualidade hoje já tem base científica, e é conduzida na medicina pelo seu poder de cura e também de bem estar. Essa filosofia também faz parte da condução e orientação da nossa médica do trabalho. Nos modelos organizacionais, encontramos referência na famosa pirâmide de Maslow.

Na qual, temos na base da pirâmide as necessidades básicas, sendo associadas a saúde física. A necessidade de segurança pode ser atrelada a saúde mental. A etapa da necessidade social está diretamente ligada a saúde emocional, no que diz respeito as relações interpessoais e intrapessoais. E por útimo, a espiritualidade se conecta com a necessidade de realização, sentido da vida, alinhar seus propósitos com os propósitos da empresa, entender como seus valores dialogam com os valores da companhia que você faz parte.

Concluindo, vale destacar mais dois pontos que fecham o ciclo desse novo modelo de gestão da saúde:

1º - Atuação do RH na consultoria interna com os gestores – através de um relatório de gestão, sinalizamos dados sobre a saúde dos colaboradores por equipe: afastamentos, atestados médicos, adesão ao Gympass e adesão ao check up. Dessa forma, fortalecemos a concepção de acompanhamento da saúde da equipe junto ao gestor;

2° - Gestão da informação – com acesso ao relatório do plano de saúde, sistema de informação da medicina ocupacional somado ao check up, relatórios de atestados e afastamentos, a médica do trabalho, RH e gestores, conseguem fazer uma gestão muito mais efetiva da saúde individual e coletiva do público interno da CAPEMISA.

Resultados Quantitativos

Page 12: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

10

FAP – Fator de acidente previdenciário. É um dos índices que compõem o cálculo da GPS (guia de INSS). Pela metodologia do FAP, as empresas que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais, pagam mais. Por outro lado, o Fator Acidentário de Prevenção – FAP aumenta a bonificação das empresas que registram acidentalidade menor.

Pesquisa de clima realizada neste ano de 2019 - Na dimensão Qualidade de vida, os colaboradores avaliaram a seguinte afirmativa: “A empresa incentiva ações com foco na qualidade de vida dos empregados”, o resultado demonstrado no gráfico abaixo ratifica o impacto da gestão da saúde na percepção dos colaboradores.

Page 13: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

11

Fonte: pesquisa de clima, realizada por consultoria externa Dedix.

Resultados Qualitativos

Apresentamos alguns depoimentos dos colaboradores da CAPEMISA sobre as iniciativas relatadas

Ana�Paula dos Santos Souza – Analista de Sistemas Uma das minhas motivações para buscar por uma nova oportunidade de trabalho foi qualidade de vida. Estava em uma empresa onde a carga horária era exaustiva, o que estava me tornando uma pessoa doente, sem tempo para prática de atividade física e para vida social. Quando entrei na Capemisa, eu encontrei um ambiente mais leve, respeitoso e voltei a ter tempo para fazer atividades que me deixavam feliz.

José Motta – Gerente da Regulação de Sinistro

Roda de Conversa com Gestores – tema Saúde

Excelente a palestra organizada pelo RH sobre gestão de saúde, com a presença das Dras. Priscilla e Andreia. Um assunto tão delicado e que fora tratado de uma forma leve, humanizada e descontraída, sem deixar de lado a seriedade do tema. Particularmente, percebi uma vontade enorme das Dras em fazer com que os Gestores compreendessem a necessidade de criarmos um ambiente saudável em nossas equipes de trabalho, alterando pequenas rotinas que podem nos trazer enormes benefícios. Saber que podemos contar com esta equipe de Profissionais, que nos dará atenção sempre que precisarmos para debater mais sobre o tema saúde, me trouxe enorme alívio. Parabéns a todos envolvidos!

Page 14: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

12

Fernando Bicalho – Gerente de Sistemas

Roda de Conversa com Gestores – tema Saúde

Ótima iniciativa. O formato da Roda de Conversa introduziu um modelo ainda mais dinâmico, onde houve grande cooperação dos presentes. O assunto saúde foi provocativo e gerou um bom debate. Acredito muito na colaboração e, novamente, o formato apresentado está de parabéns! Hildo Neto – Analista de Sistemas É costume, na minha opinião um ótimo costume, que todos os eventos da Capemisa que ocorrem no auditório Jaime Rollenberg sejam introduzidos por uma reflexão do Sr. Geraldo. As palavras, o tom de voz sempre ameno e calmo, além dos belos ensinamentos passados sempre nos preparam para o que estar por vir no evento, seja apenas nos reequilibrando e nos permitindo entrar em sintonia com uma vibração de extrema paz emanada pelo Sr. Geraldo ou pelas belas mensagens sempre muito pertinentes e carregadas de sabedoria. Confesso que já fui ao evento de orientação para resultados no auditório para ouvir a reflexão do Sr Geraldo e que já que não poderia ficar para acompanhar todo o evento, ouvi a reflexão como sendo o pontapé inicial para um árduo dia de trabalho que sabia que estava pela frente. O momento de silêncio e meditação trouxeram a paz que eu precisava para enfrentar os desafios daquele dia que acabaram sendo mais simples e fáceis do que eu imaginava, o que não há dúvidas é que as tarefas se tornaram mais leves depois destes preciosos minutos de sabedoria e tranquilidade na palavra do iluminado Sr. Geraldo.

Fernanda Tavares – Ouvidora

Empresa Cidadã

Inicialmente, não posso deixar de registrar minha imensa gratidão pela concessão da prorrogação da licença maternidade, mesmo às funcionárias que já se encontram no decorrer da referida licença. É até difícil descrever o quanto isso será importante para o desenvolvimento da minha filha, já que assim ela poderá ser amamentada exclusivamente até os seis meses de idade, o que me enche de felicidade e orgulho.

No meu caso, em específico, esta concessão está me permitindo experimentar por mais tempo a possibilidade de ver minhas meninas crescendo e, em especial, interagindo e se descobrindo como irmãs.

Page 15: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

ANEXOS:

Page 16: Razão Social: Capemisa Seguradora Seguro de Vida ...rhnews.com.br/imagens/2019/Case_Capemisa.pdf · 1 Contexto, Diagnóstico e Diretrizes A Capemisa, empresa de 59 anos de história

ÁLBUM DE FOTOS:

Link para as fotos: Album de Fotos