Realidade aumentada 8043

20
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Tecnologias da Tecnologias da Computação Gráfica e Computação Gráfica e Multimédia Multimédia Ana Raquel, nº8043 Ana Raquel, nº8043

Transcript of Realidade aumentada 8043

Page 1: Realidade aumentada 8043

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICADOCUMENTAÇÃO TÉCNICA

Tecnologias da Computação Tecnologias da Computação Gráfica e MultimédiaGráfica e Multimédia

Ana Raquel, nº8043Ana Raquel, nº8043

Page 2: Realidade aumentada 8043

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

É uma área em crescimento da pesquisa de É uma área em crescimento da pesquisa de realidade virtual.realidade virtual.

É uma combinação de uma cena real vista É uma combinação de uma cena real vista pelo utilizador e uma cena virtual criada pelo pelo utilizador e uma cena virtual criada pelo computador que aumenta essa mesma cena computador que aumenta essa mesma cena com informação adicionalcom informação adicional

REALIDADE AUMENTADA

Page 3: Realidade aumentada 8043

REALIDADE AUMENTADAREALIDADE AUMENTADA

Permite explorar Permite explorar toda a potencial toda a potencial informação dada informação dada pelo real e criar pelo real e criar aplicações que aplicações que interajam em tempo interajam em tempo real com essa real com essa informaçãoinformação

Page 4: Realidade aumentada 8043

REALIDADE VIRTUAL VS REALIDADE REALIDADE VIRTUAL VS REALIDADE AUMENTADAAUMENTADA

A Realidade Virtual luta pela total imersão do meio A Realidade Virtual luta pela total imersão do meio ambiente. O visual está sob controlo do sistema.ambiente. O visual está sob controlo do sistema.

Na Realidade Aumentada o mundo real necessita que Na Realidade Aumentada o mundo real necessita que o utilizador mantenha o sentido de presença desse o utilizador mantenha o sentido de presença desse mundo.mundo.

Page 5: Realidade aumentada 8043

QUESTÕES SOBRE OS RESULTADOS QUESTÕES SOBRE OS RESULTADOS DO SISTEMA DE REALIDADE DO SISTEMA DE REALIDADE

AUMENTADAAUMENTADA

É suposto os sistemas de Realidade Aumentada É suposto os sistemas de Realidade Aumentada

correrem em tempo realcorrerem em tempo real.. Visualmente a limitação do tempo real é Visualmente a limitação do tempo real é

manifestada na vista do utilizador, através de manifestada na vista do utilizador, através de saltos na imagem virtual.saltos na imagem virtual.

Os actuais gráficos tecnológicosOs actuais gráficos tecnológicos

- Não suportam completamente a - Não suportam completamente a luzluz, , sombrasombra e e vestígios de raiosvestígios de raios nas imagens em cenas nas imagens em cenas complexascomplexas

Page 6: Realidade aumentada 8043

DOMÍNIOS DA APLICAÇÃO DA DOMÍNIOS DA APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADAREALIDADE AUMENTADA

Pesquisadores sobre realidade aumentada Pesquisadores sobre realidade aumentada propuseram soluções em diversos domínios. As áreas propuseram soluções em diversos domínios. As áreas que foram discutidas vão desde entretenimento até que foram discutidas vão desde entretenimento até treino militar.treino militar.

Muitos dos domínios, como o medicinal, foram também Muitos dos domínios, como o medicinal, foram também propostos pelos tradicionais sistemas de realidade propostos pelos tradicionais sistemas de realidade virtual.virtual.

Page 7: Realidade aumentada 8043

DOMINIOSDOMINIOS

MEDICINAL ENTRETENIMENTO TREINO MILITAR ENGENHARIA DE DESIGN DESIGN CONSUMISTA ROBÔS E TELEROBÔS MANUFACTURA, MANUTENÇÃO E RE

PARAÇÃO

>>

Page 8: Realidade aumentada 8043

MEDICINALMEDICINAL

Planeamento da cirurgia.Planeamento da cirurgia. Por exemplo:Por exemplo:

A remoção de um tumor, é feito 1º através de A remoção de um tumor, é feito 1º através de um modelo 3D.um modelo 3D.

Imagem ultra-sonografiaImagem ultra-sonografia..

<<

Page 9: Realidade aumentada 8043

ENTRETENIMENTOENTRETENIMENTO

RA já tem vindo a ser usada à bastante RA já tem vindo a ser usada à bastante tempo na televisão.tempo na televisão.

Por exemplo:Por exemplo:

Boletim Metereológico.Boletim Metereológico.

Em diversos filmes.Em diversos filmes.

<<

Page 10: Realidade aumentada 8043

TREINO MILITARTREINO MILITAR

Militares têm vindo a Militares têm vindo a usar dispositivos nos usar dispositivos nos cockpits que cockpits que apresentam apresentam informação ao piloto informação ao piloto no pára-brisas, ou no no pára-brisas, ou no visor dos seus visor dos seus capacetes de voo.capacetes de voo.

<<

Page 11: Realidade aumentada 8043

ENGENHARIA DE DESIGNENGENHARIA DE DESIGN

A realidade aumentada na engenharia de A realidade aumentada na engenharia de design, permite uma antevisão do protótipo final.design, permite uma antevisão do protótipo final.

É preciso:É preciso: Uma sala equipada com um sistema de RAUma sala equipada com um sistema de RA Rascunho criada a partir de ficheiro CADRascunho criada a partir de ficheiro CAD

<<

Page 12: Realidade aumentada 8043

DESIGNDESIGN CONSUMISTACONSUMISTA

Através da realidade aumentada tornou-Através da realidade aumentada tornou-se possível idealizar qualquer bem antes se possível idealizar qualquer bem antes de o adquirir.de o adquirir.

<<

Page 13: Realidade aumentada 8043

ROBÔS EROBÔS E TELEROBÔSTELEROBÔS

Um operador telerobótico usa uma imagem Um operador telerobótico usa uma imagem visual do espaço de trabalho remoto para visual do espaço de trabalho remoto para poder guiar o robot.poder guiar o robot.

Se o operador tenta um movimento que será Se o operador tenta um movimento que será praticado pelo mesmo.praticado pelo mesmo.

O robot irá ser visto como um aumento mas no O robot irá ser visto como um aumento mas no espaço real.espaço real.

<<

Page 14: Realidade aumentada 8043

MANUFACTURA, MANUTENÇÃO E MANUFACTURA, MANUTENÇÃO E REPARAÇÃOREPARAÇÃO

Através de um sistema de RA permite Através de um sistema de RA permite projectar a imagem de uma determinada projectar a imagem de uma determinada máquina já com informações e máquina já com informações e anotações importantes para um melhor anotações importantes para um melhor conhecimento e/ou reparação, sendo conhecimento e/ou reparação, sendo mesmo possível ver quais as peças mesmo possível ver quais as peças danificadas.danificadas.

<<

Page 15: Realidade aumentada 8043

DISPOSITIVOS DE DISPOSITIVOS DE REALIDADE AUMENTADAREALIDADE AUMENTADA

HMDSHMDS LUVAS 3DLUVAS 3D ÓCULOS 3DÓCULOS 3D RASTREADORES DE POSIÇÃO RASTREADORES DE POSIÇÃO

(TRACKING)(TRACKING)

Page 16: Realidade aumentada 8043

HMDHMD Vídeo See-ThroughVídeo See-Through

- Capacete fechado, com 2 Capacete fechado, com 2 câmaras.câmaras.

- Vídeo streams Vídeo streams combinados com objectos combinados com objectos virtuais.virtuais.

Optical See-ThroughOptical See-Through- Capacete com espelho - Capacete com espelho semi- transparente em semi- transparente em frente aos olhosfrente aos olhos-Imagem virtual -Imagem virtual sobreposta à real.sobreposta à real.

<<

Page 17: Realidade aumentada 8043

LUVAS 3DLUVAS 3D

Surge da necessidade Surge da necessidade de se manipular objectos de se manipular objectos no ambiente virtualno ambiente virtual

É capaz de responder É capaz de responder aos movimentos da mão aos movimentos da mão do utilizadordo utilizador

Possui dispositivos de Possui dispositivos de rastreamento de rastreamento de posição.posição.

<<

Page 18: Realidade aumentada 8043

ÓCULOS 3DÓCULOS 3D

A tecnologia empregada A tecnologia empregada nos óculos 3 D nos óculos 3 D proporciona mais proporciona mais realismo nos modelos realismo nos modelos digitais complexos, digitais complexos, fazendo com que se fazendo com que se tenha melhor tenha melhor visualização da visualização da informação informação tridimensionaltridimensional

<<

Page 19: Realidade aumentada 8043

RASTREADORES DE RASTREADORES DE POSIÇÃO (TRACKING)POSIÇÃO (TRACKING)

Todos os Todos os dispositivos que de dispositivos que de alguma forma alguma forma necessitam ter necessitam ter posicionamento e posicionamento e direcção dentro do direcção dentro do mundo virtual mundo virtual utilizam este tipo de utilizam este tipo de sensor.sensor.

Page 20: Realidade aumentada 8043

CONCLUSÃOCONCLUSÃO

   Este trabalho despertou-me uma especial atenção sobre Realidade Este trabalho despertou-me uma especial atenção sobre Realidade

Aumentada. Com a minha pesquisa deparei-me com uma realidade Aumentada. Com a minha pesquisa deparei-me com uma realidade paralela ao mundo em que vivemos. Motivada com o que encontrei, paralela ao mundo em que vivemos. Motivada com o que encontrei, espero, e desejo que num futuro muito breve, tal como o uso dos espero, e desejo que num futuro muito breve, tal como o uso dos telemóveis hoje é universal, o uso de sistemas de RA seja vulgar. telemóveis hoje é universal, o uso de sistemas de RA seja vulgar.

Imagine-se um turista a passear por Lisboa, ou outra cidade Imagine-se um turista a passear por Lisboa, ou outra cidade qualquer, sem conhecer nada dessa mesma cidade. Usando esta qualquer, sem conhecer nada dessa mesma cidade. Usando esta tecnologia, com um sistema GPS, poderia saber onde estava, e tecnologia, com um sistema GPS, poderia saber onde estava, e olhando para os monumentos, estradas ou hotéis, seria-lhe olhando para os monumentos, estradas ou hotéis, seria-lhe apresentado automaticamente o nome, e toda a informação apresentado automaticamente o nome, e toda a informação desejada desses mesmos locais, etc. Quem diz monumentos, desejada desses mesmos locais, etc. Quem diz monumentos, hotéis e estradas, diz também tudo o que é real.hotéis e estradas, diz também tudo o que é real.