Realização - institutokirimure.pro.br · indígenas na Bahia, na perspectiva de sua diversidade...

2
Realização: Apoio: Em 2015, em sua quinta edição, a Semana Kirimurê enfatiza a aproximação entre grupos de pesquisa e comunidades da Baía de Todos os Santos. Por esta razão, seu tema é Baía de Todos os Santos: retorno às comunidades. A Semana Kirimurê 2015 reúne ações realizadas pelos pesquisadores vinculados à Rede Baías da Bahia e por seus parceiros, com o objetivo de fazer devoluções de pesquisa e atividades de extensão para as comunidades que, ao longo destes cinco anos de Semana Kirimurê, têm contribuído para a produção de conhecimento sobre e na Baía de Todos os Santos. Em suas ações, a Semana Kirimurê 2015 tem ainda a intenção de envolver alunos em processo de iniciação científica, bem como promover a interação com representantes governamentais, favorecendo a aproximação entre a gestão pública e a academia. A agenda de atividades de 2015 – concentrada para a semana de 26 e 31 de outubro, mas com algumas ações anteriores - prevê uma multiplicidade de eventos, a serem realizados em Salvador, Itaparica, Santo Amaro (Acupe) e Cachoeira. A Semana Kirimurê é também um convite a novos pesquisadores e grupos que queiram integrar a Rede Baías da Bahia.

Transcript of Realização - institutokirimure.pro.br · indígenas na Bahia, na perspectiva de sua diversidade...

Realização:

Apoio:

Em 2015, em sua quinta edição, a Semana Kirimurê enfatiza a aproximação entre grupos de pesquisa e comunidades da Baía de Todos os Santos. Por esta razão, seu tema é Baía de Todos os Santos: retorno às comunidades.

A Semana Kirimurê 2015 reúne ações realizadas pelos pesquisadores vinculados à Rede Baías da Bahia e por seus parceiros, com o objetivo de fazer devoluções de pesquisa e atividades de extensão para as comunidades que, ao longo destes cinco anos de Semana Kirimurê, têm contribuído para a produção de conhecimento sobre e na Baía de Todos os Santos.

Em suas ações, a Semana Kirimurê 2015 tem ainda a intenção de envolver alunos em processo de iniciação científica, bem como promover a interação com representantes governamentais, favorecendo a aproximação entre a gestão pública e a academia. A agenda de atividades de 2015 – concentrada para a semana de 26 e 31 de outubro, mas com algumas ações anteriores - prevê uma multiplicidade de eventos, a serem realizados em Salvador, Itaparica, Santo Amaro (Acupe) e Cachoeira.

A Semana Kirimurê é também um convite a novos pesquisadores e grupos que queiram integrar a Rede Baías da Bahia.

Em SalvadorDia 20 de outubro de 2015UCSAL, Campus da Federação, BahiaHorário a confirmar – Mesa-redonda "Patrimônio e cidadania"Coordenação: Neivalda Freitas de Oliveira (UCSAL/UEFS), do CER – Centro de Estudos do Recôncavo.Mesa-redonda com a presença dos Profs. Drs. Júlio Santana Braga (UEFS-aposentado), Carlos Augusto de Lima Ferreira (UEFS) e do Prof. Ms. André Luiz de Araújo Oliveira (PPGAU-UFBA) dedicada ao debate do tema do Patrimônio Histórico e Cultural, em suas dimensões material e imaterial, e abordado a partir de diferentes miradas: antropologia, educação e direito.Dia 22 de outubro de 2015UCSAL, Campus da Federação, Bahia14h30 às 18h30 – Mesa-redonda "Povos Indígenas na Bahia: perspectivas históricas e antropológicas"Coordenação: Neivalda Freitas de Oliveira (UCSAL/UEFS), do CER – Centro de Estudos do RecôncavoMesa-redonda com o Prof. Dr. André de Almeida Rego (UCSAL) e a Profa. Msa. Patrícia Navarro de Almeida Couto (UEFS), dedicada ao tema das populações indígenas na Bahia, na perspectiva de sua diversidade cultural e multiplicidade de experiências históricas.Dia 23 de outubro de 2015UCSAL, Campus da Federação, Bahia14h30 às 18h30 – Minicurso "Fotografia Etnográfica e Patrimônio Imaterial"Coordenação: Maria das Graças Meirelles Correia (IFBA) / Prof. Flávio Catão Nery, Projeto "Comunidades Pesqueiras da Baía de Todos os Santos: contaminação e práticas terapêuticas" O curso visa apresentar o potencial de fotografia como fonte de pesquisa nos estudos sociais e incentivar novas abordagens sobre o tema. Composto de atividades teóricas e práticas, pretende abordar: o conceito de documentação, fotografia documental e etnografia, imagem e ética, além de aspectos da história da fotografia e das técnicas captação de imagens.Dia 26 de outubro de 2015 FAPESB, Salvador, Bahia09h00 às 09h30 – Abertura oficial da Semana Kirimurê 201509h30 às 12h00 – Palestra “Pesquisando Kirimurê: passado, presente e futuro”Coordenação: Jailson B. de Andrade, coordenador da Rede Baías da Bahia e do Projeto Pesquisando Kirimurê12h00 às 12h30 – Lançamento da Coleção Cartilhas 2015Coordenação: Nubia Moura, Projeto Pesquisando KirimurêDia 29 de outubro de 2015 FAPESB, Salvador, Bahia08h30 às 12h00 – Seminário “Resultados de 3 anos de monitoramento da qualidade da água, composição e distribuição do plancton e circulação de água da Baía de Todos os Santos”Coordenação: Guilherme Lessa, Projeto Circulação residual e dinâmica do material em suspensão e matéria orgânica na BTSDe modo inédito no Brasil, um extensivo programa de monitoramento

hidrológico e circulação de longo prazo está sendo executado na BTS desde maio de 2012. As informações obtidas até o momento documentam os padrões sazonais e a variabilidade interanual da distribuição espacial de espécies planctônicas, da concentração de nutrientes, das trocas de gases com a atmosfera, da assinatura isotópica e termohalina das massas d'águas, das concentração e composição do material em suspensão, e das trocas de água entre a baía e a plataforma. Este evento pretende: 1) apresentar um sumário executivo dos resultados obtidos por este projeto a órgãos públicos, ONGs e empresas privadas com atividades relacionadas à qualidade e movimentação da água na BTS; 2) discutir potenciais cenários futuros relacionados à qualidade de água e circulação da BTS tendo em vista a tendência verificada e prevista de aumento da aridez do clima, e 3) discutir estratégias de ação para a continuidade do monitoramento ambiental da BTS.Dia 29 de outubro de 2015 Auditório do IFBA - Barbalho, Salvador, Bahia14h30 às 16h30 – Roda de Conversa “Cultura de ensino e comunidade de prática”Coordenação: Núbia Moura Ribeiro, Projeto Pesquisando KirimurêConsiderando que embora o IFBA, como instituição criada há 106 anos, tenha passado por diversas transformações, algumas das quais traumáticas para o corpo de servidores, a instituição tem mantido um nível de excelência no ensino técnico. A roda de conversa tem como objetivo evidenciar características dessa cultura de ensino do IFBA e suas similaridades com a formação de uma comunidade de prática

Em CachoeiraDias 27 e 28 de outubro de 2015 CAHL, Cachoeira, BahiaOficina de captação de imagem e áudio na coleta de dados 27.10 – 14h00 às 18h0028.10 – 08h30 às 17h30Coordenação: Adriano Oliveira e Lys Vinhaes, Projeto Pesquisando Kirimurê A coleta de dados por meio de captação de som e de imagem tem sido cada vez mais comum nos delineamentos de pesquisa. A oficina se propõe a contribuir para a formação de alunos em processo de iniciação científica, com atuação no Recôncavo Baiano, e traz o foco prático para a utilização de equipamentos de baixo custo, a exemplo de celulares. Em ItaparicaDia 30 de outubro de 2015 Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, Itaparica, BahiaFeira de Cultura João Ubaldo Ribeiro (primeiro dia)Coordenação: Maria da Conceição Pinheiro Araujo/Adeítalo Manoel Pinho, Projeto João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de Todos os lugaresManhãAbertura do Evento: Presença de autoridades do CEJUR, do IFBA, Secretário de Educação e prefeito e palestraMesa-redonda: Pesquisadores do Projeto (ações e resultados)Manhã e tardeOficina 1: Roteiro de Cinema (Lucas C. S. Portela)Oficina 2: Meio ambiente e Sustentabilidade (Marcelo Henrique de Souza)Exposição fotográfica, com fotos que registram ações do projeto, presas com pregadores, em cordas. (Erivaldo Sales e Thais Araújo)

Biblioteca Juracy Magalhães Junior, Itaparica, BahiaCoordenação: Maria da Conceição Pinheiro Araujo/Adeítalo Manoel Pinho, Projeto João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de Todos os lugares

Manhã e TardeExibição de vídeos: (Catiane Rocha)Adaptação teatral de obras de JUR, estudadas no Núcleo de leitura do CEJUR.Teaser trailler “ João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos”.“Deus é brasileiro”, seguido de comentários da obraEntrevistas sobre a obra de JUR, realizadas com moradores de ItaparicaDia 31 de outubro de 2015 Terreiro Ilê Omo N´ILÉFEIRA DE CULTURA JOÃO UBALDO RIBEIRO (segundo dia)Relato da pesquisadora Rosângela Santos sobre as suas atividades de pesquisa Relato de dirigentes e/ou adeptos que frequentam o terreiro, sobre a atuação da pesquisadora na comunidade.

Em Santo AmaroDia 21 de outubro de 2015 Auditório do IFBA , Santo Amaro, Bahia08h00 às 18h00 – Minicurso/Atividade de campo "Caminhos do Recôncavo por terra e vela"Coordenação: Neivalda Freitas de Oliveira, Centro de Estudos do RecôncavoO objetivo da atividade é convidar os discentes a realizar uma viagem no tempo a partir dos relatos e desenhos do viajante alemão Julius Naher, e atualizar a percepção dos alunos (UCSal, UEFS e IFBa/Santo Amaro) sobre o Recôncavo da Bahia, em geral, e o município de Santo Amaro da Purificação, em particular, na perspectiva de sua paisagem cultural, memória social e saberes ligados à terra e ao mar da baía de Todos os Santos.Dia 23 e 24 de outubro de 2015 Acupe, Santo AmaroExposição multimídia "Memória do Mar: patrimônio e cidadania"Coordenação: Gal Meirelles, Projeto Memória do Mar: patrimônio e cidadaniaExposição multimídia, com teaser, pôsteres e fotografias, apresentando resultados preliminares do projeto de extensão "Memória do Mar: patrimônio e cidadania" (UEFS/IFBA/MEC-Proext), dedicado a ações de identificação, valorização e difusão do patrimônio material e imaterial ligado à cultura marítima no município de Santo Amaro, Bahia. Dia 30 de outubro de 2015 Acupe, Santo AmaroCoordenação: Paulo César Alves e Gal Meirelles, Projeto Comunidades Pesqueiras na Baía de Todos os Santos: contaminação e práticas terapêuticasLançamento do aplicativo “Direitos previdenciários e assistenciais de pescadores e marisqueiras.”Exposição fotográfica “Das mãos à cabeça”Palestra sobre resultados do projeto Comunidades pesqueiras da BTS: contaminação e práticas terapêuticas.Mostra do documentário “Saúde e pesca na BTS”.