CTEx · realizada em julho de 2016. Na área missilística, foram efetuados diversos ensaios em...

12
CTEx Centro Tecnológico do Exército Informativo do Centro Tecnológico do Exército - Rio de Janeiro - Ano VIII - Nº 31- Dezembro de 2016 IAE Visita o CTEx Retrospectiva 2016 37° Aniversário do CTEx CPAEx em visita ao Centro Pág 8 Pág 3 Pág 10 Pág 12 NOTÍCIAS

Transcript of CTEx · realizada em julho de 2016. Na área missilística, foram efetuados diversos ensaios em...

CTExCentro Tecnológico do Exército

Informativo do Centro Tecnológico do Exército - Rio de Janeiro - Ano VIII - Nº 31- Dezembro de 2016

IAE Visita o CTEx

Retrospectiva 2016

37° Aniversário do CTEx

CPAEx em visita ao Centro

Pág 8

Pág 3

Pág 10

Pág 12

NOTÍCIAS

RETROSPECTIVA2016 : MAIS UM CAPÍTULO NA HISTÓRIA DO CTEx

Conjunto de Pilhas Térmicas

Informativo do Centro Tecnológico do ExercitoAno VIII - n° 31- Dez 2016

Chefe do CTExGen Bda Hildo Vieira Prado Filho

Jornalista Responsável1° Ten QCO Camila do Nascimento Silva

Avenida das Américas, 28705 • Guaratiba • Rio de Janeiro • RJCEP 23020-470 • Tel.: (21) 2410.6214 Sítio: http://www.ctex.eb.br • Email: [email protected]: 500 exemplares

O ano de 2016 foi marcado por diversos acontecimentos que impactaram o Centro Tecnológico do Exército. As difi culdades econômicas vivenciadas pelo país impuseram uma reestruturação no plano de trabalho interno, para possibilitar o melhor rendimento nas atividades. Os jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 refl etiram diretamente na rotina de trabalho do Centro sem, no entanto, abalar as metas de trabalho fi xadas para o corrente ano. Vários Servidores Civis deixaram o nosso convívio por força da aposentadoria. Alguns militares tiveram de se afastar por motivo de transferências para outras organizações militares, mas outros se apresentaram para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento. Em resumo, foi um ano bastante intenso, porém, o Centro conseguiu dar sequência, de forma profícua e exitosa, ao importante trabalho de pesquisa e desenvolvimento dos produtos de

CTEx Notícias

02

defesa de interesse da Força Terrestre.

O Laboratório de Optrônica e Sensores (LOS) fi nalizou o processo de transferência de tecnologia de Sensores tipo Bolômetro de Óxido de Vanádio pelo Institut National d’Optique (INO) do Canadá, realizando as últimas etapas deste processo que correspondeu a compra de acessórios para a caracterização dos sensores, a compra de sensores semi-encapsulados e a realização de atividades referentes ao acompanhamento e treinamento na caracterização dos sensores nas instalações do INO. O Laboratório de Química Militar (LQM) concluiu o Projeto da Pilha Solo-Solo Térmica para Circuitos Eletrônicos, com a entrega do Pacote Técnico, em meio digital e impresso, consolidando todas as informações referentes ao projeto e hoje temos o domínio da tecnologia para a obtenção de Pilhas

Equipamento do LOS

03

Térmicas de Terceira Geração - Classe 1. Na sequência dos trabalhos do Laboratório, a equipe implantou um novo projeto. Agora o objetivo é dominar a tecnologia da Pilha Solo-Solo Térmica para Sistemas Aerodinâmicos, Pilha Térmica de Terceira Geração - Classe 2. O INMETRO recomendou o processo de manutenção da acreditação do Laboratório de Materiais, segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO 17025:2005, em reconhecimento da sua competência para realizar os ensaios de Dureza Rockwell, Escalas B e C, conforme a norma ISO NM 6508:2008, após auditoria realizada em julho de 2016.

Na área missilística, foram efetuados diversos ensaios em Ponto Fixo, em particular, cinco do MSS 1.2 AC, além de lançamentos no Centro de Avaliações do Exército. Ressalta-se, ainda, a realização do apoio técnico em campanhas de voo e com Pareceres Técnicos das P&D do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado integrantes do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020.

A Seção de Armamento e Munição concluiu a montagem e a integração do

Protótipo Operacional da Torre Operada Remotamente e Estabilizada para Canhão 30 mm (TORC30), que foi projetada para ser utilizada em viaturas blindadas sobre rodas ou lagartas.

A Seção de Modelagem e Metrologia prestou apoio técnico às atividades de produção do lote cabeça de série da Arma Leve Anticarro, ao Projeto RDS e ao projeto da Pilha Térmica. Elaborou Parecer Técnico acerca do pacote técnico do CHIVUNK e sobre as modificações implementadas pelo PqRMnt 5 na suspensão da VBC M109 A3.

O Grupo de Radares prosseguiu na P&D da Antena Ressonante do Radar Primário, da substituição das placas de processamento de sinais importadas pela placa nacional SPOS (radar primário e secundário) e da nacionalização do amplificador BPA 1214 e de sua interface de antena (radar primário e secundário) do SABER M60. Em relação ao M200, foi dada sequência na P&D do módulo Transmissor/Receptor nacional e na calibração dos elementos ativos dos painéis.

O Projeto do Radio Definido por Software (RDS) realizou a integração

RETROSPECTIVA

Rádio Definido por Sotfware

de todos os módulos do equipamento: Plataforma Operacional, Módulo de Processamento, Controle de Conversão Digital-Analógico, Módulo de alimentação e Backplane na Plataforma Nacional. Executou, também, a integração do “Gerenciador do Campo de Batalha”, aplicativo de comando e controle desenvolvido pelo CDS, na Plataforma Nacional, utilizando a forma de onda Narrowband.

O Laboratório de Medidas Eletromagnéticas (LME) obteve a revalidação da acreditação laboratorial pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO na norma ISO/IEC 17025. Apoiou os Projetos Radar M200 Etapa 4 e RDS e realizou a caracterização das propriedades absorvedoras de diferentes materiais (ferritas com nanopartículas de Ni-Zn com matriz de tinta, filmes finos de Titânio policristalinos e ferritas com matriz de epoxi), na banda X.

A Divisão de Sistemas elaborou os RTB (Requisitos Técnicos Básicos) das Viaturas Transporte Não Especializados 1½t e 2 ½ t, 4x4 ou 6x6; Pistola de Combate Calibre 9 mm; e do Radar de Vigilância Terrestre. Apoiou a elaboração de Requisitos Operacionais (RO) da Viatura Centro de Comando e Controle Móvel, 5t e do Sistema de Veículos

Terrestres Não Tripulados Categoria 0 e 1. Paralelamente, atuou junto ao INPI, obtendo êxito na concessão do registro de 5 marcas, 6 programas de computador e 1 Desenho Industrial. Para que as atividades de C&T transcorressem conforme o planejado, houve a necessidade do empenho ferrenho dos setores da atividade-meio. Dessa forma, a Coordenadoria de Telemática buscou oferecer melhores condições de trabalho aos integrantes do Centro, implementando a ligação do CTEx à Rede Rio para acesso à internet, permitindo um acesso bem mais rápido e confiável à rede mundial de computadores para auxílio às pesquisas realizadas; operacionalizou, também,

RETROSPECTIVA04

Protótipo do Radar M 200

Radar M 60 em teste no LME

a troca da antiga central telefônica por uma central digital, permitindo grande melhoria no sistema de comunicação telefônica. No intuito de oferecer as melhores condições aos pesquisadores, a Coordenadoria de Orçamento elaborou 3 minutas de Instrumentos de Parceria: Instituto Estadual do Ambiente, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Atuou, também, junto a Comissão do Exército Brasileiro em Washington, viabilizando a aquisição de materiais no exterior, por meio da elaboração de 12 quadros de importação.

A Assessoria de Planejamento e Gestão organizou e conduziu o I Encontro das IC&T (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação) da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. A atividade teve como principal objetivo identificar possibilidades de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante dois dias de trabalho, cerca de 110 pessoas, entre oficiais e servidores civis pertencentes a onze Organizações Militares da Marinha e cinco do Exército, discutiram temas como: Projetos de Interesse Comum, Capacitação em CT&I, Compartilhamento de Laboratórios, Atividades de Metrologia, Certificação e Acreditação e Propriedade Intelectual.

A Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento conduziu um workshop

sobre os projetos em desenvolvimento no Centro. Na oportunidade, os gerentes de projetos apresentaram os trabalhos em que estão desenvolvendo, abordando um breve histórico, os objetivos do projeto, o atual estágio e os principais desafios vivenciados. Cada explanação foi seguida de debates em que a plateia interagiu com os gerentes, surgindo sugestões e propostas que contribuíram para minimizar, ou mesmo, solucionar determinados problemas apresentados.

A Chefia de Gabinete, por meio de suas seções, conduziu instruções, assessorou processos administrativos e coordenou as áreas de segurança, inteligência e contra inteligência no CTEx.

Alinhada com as ações promovidas pelo Exército Brasileiro, a Chefia de Gabinete juntou-se ao esforço nacional no combate ao mosquito Aedes Aegypti, coordenando uma equipe de 15 militares composta por militares que percorreram as instalações do Centro e dos Próprios Nacionais Residencias (PNR), a fim de detectar e eliminar os possíveis focos de proliferação do mosquito.

Por meio da Seção de Gabinete/3,

RETROSPECTIVA

Abertura do Encontro MB-EB de C&T

RETROSPECTIVA 05

Radar M 60 em teste no LME

Combate a Degue no PNR

o Gabinete orientou a Companhia de Comando e Serviço desde a incorporação de 143 conscritos, passando pelas fases de Instrução Individual Básica e de Qualificação. Atuou, também, na organização e condução das Formaturas e Solenidades e na aplicação dos Testes de Aptidão Física e de Tiro.

Contribuindo para melhorar e/ou manter higidez dos militares e civis do Centro, a Chefia de Gabinete, por meio da clínica médica, realizou cerca de 300 consultas/mês, atuando desde rotinas laboratoriais, até transporte de emergência e pré hospitalar; a seção de fisioterapia executou , aproximadamente, 700 atendimentos, dentre avaliações e reavaliações clínicas fisioterapêutica, sessões de reabilitação e consulta final para alta cinético funcional; e o gabinete odontológico atendeu mais de 380 pacientes, englobando os atendimentos clínicos de avaliação, dentística e emergência, além do tratamento especializado em Periodontia e Odontopediatria. O Centro Tecnológico do Exército recebeu, através da Portaria nº 236, de 15 de março de 2016, a denominação histórica de Centro Tecnológico Gen Argus. Esta foi uma justa homenagem ao primeiro chefe do CTEx, Gen Div ARGUS Fagundes Ourique Moreira, falecido em março de 2013. O Gen Argus foi um grande defensor do projeto de

construção do CTEx e participou ativante da implantação do Centro.

Os projetos de P&D realizados pelo CTEx, alguns de nível estratégico, despertam interesse das comunidades científicas nacional e internacional. Dessa forma, no corrente ano, o Centro recebeu cerca de 17 visitas de comitivas, sendo 14 nacionais e 3 internacionais. Dentre estas, cabe destacar a visita dos cursos de Altos Estudos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra.

Este foi um pequeno resumo do trabalho realizado no Centro Tecnológico do Exército no ano de 2016. A conjuntura político-econômica para 2017 sinaliza um ano de grandes desafios, em que a competência e a criatividade serão fundamentais para o alcance do sucesso. Porém, como desafios são as molas mestras que movem aqueles que militam na pesquisa e desenvolvimento, estamos confiantes que 2017 será um ano promissor, mercê da capacidade, dedicação e espírito de cumprimento de missão inerentes aos militares e civis integrantes do CTEx.

Seja muito bem-vindo 2017!

RETROSPECTIVA06

Apresentação do Estandarte Histórico

Formatura dos Conscritos

NOTÍCIAS

PROJETO RDS REALIZA DEMONSTRAÇÃO PARA O CHEFE DO DCT

Maj Davi em apresentação ao Ch DCT

07

No dia 1º de agosto foi realizado um voo com o apoio da equipe de pilotos de helicópteros da Receita Federal, que permitiu averiguar a capacidade de detecção e identificação de uma fonte radioativa posicionada no solo a cerca de 50 metros de altura, na área do IDQBRN/CTEx. Após o teste de localização, detecção e identificação, foram realizados os levantamentos radiométricos em diferentes áreas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a saber:

- Barra da Tijuca: Vila residencial, Rio Centro, Arenas Olímpicas e Centro de Golfe.- Copacabana: Vôlei de Paia.- Maracanã: Maracanã e Maracanãzinho.- Centro: Sambódromo, Palácio do Itamarati, Museu do Amanhã e Local da Pira Olímpica.

A atividade possibilitou a integração entre as unidades do Exército que realizam as atividades operacionais (1º Batalhão DQBRN), de Assessoria Científica (IDQBRN), e da Receita Federal, por intermédio da equipe de pilotos. Tal atividade, possibilitou ainda, o aperfeiçoamento da atuação do Exército na área Radiológica e Nuclear.

IDQBRN REALIZA LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO AÉREO PARA OS JOGOS RIO 2016

O Centro Tecnológico do Exército realizou uma demonstração do primeiro protótipo veicular do Projeto Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa (RDS-Defesa) para o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha. A apresentação aconteceu no dia 10 de novembro na Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), localizada em Campinas – SP. Durante a visita, foi demonstrada a integração do RDS-Defesa com o aplicativo de comando e controle desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS): o “Gerenciador do Campo de Batalha (GCB)”.

Material embarcado para reconhecimento

O CTEx recebeu uma comitiva composta por integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), chefiada pelo Brig Eng Augusto Luiz de Castro Otero, Diretor do IAE no dia 25 de outubro. O objetivo foi identificar as linhas de pesquisa e as áreas de interesse comum para troca de experiências e conhecimentos entre o CTEx e o IAE.

Inciando as atividades, o Chefe do Centro, Gen Bda Hildo Vieira Prado Filho, proferiu uma palestra abordando a composição e funcionamento do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, as áreas de pesquisa e desenvolvimento em que o CTEx atua, o alinhamento do Centro com o conceito da Tríplice Hélice e os principais projetos que estão sendo conduzidos pelo Centro, destacando o seu relacionamento com os Projetos Estratégicos do Exército.

Durante a jornada de trabalho,

os visitantes tiveram a oportunidade de observar in loco os produtos já desenvolvidos e em desenvolvimento no Centro, com destaque para a família de radares (SABER M60, SABER M200 e SENTIR M20), o Simulador de Tiro de Armas Leves, o Rádio Definido por Software, o Laboratório Móvel Químico e Biológico, o Míssil MSS 1.2 Anticarro, a Pilha Térmica, o Monóculo OLHAR, dentre outros.

O CTEx recebeu a visita da delegação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército do Paraguai no dia 31 de outubro. O grupo formado por 35 oficiais superiores assistiu a uma palestra do Chefe do CTEx, Gen Bda Hildo Vieira PRADO Filho, em que foi abordada a estrutura e o funcionamento do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército e foram apresentados os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento no Centro. Após a palestra, o grupo percorreu uma exposição de Materiais de Defesa onde os engenheiros do CTEx, militares e civis, apresentaram os projetos e esclareceram as dúvidas dos oficiais alunos. A oportunidade serviu para estreitar os laços com o Pais amigo, dar publicidade do trabalho realizado pelos integrantes do Centro, bem como, disseminar essas informações para futuros decisores do Exército Paraguaio.

ACONTECEU NO CTExCOMITIVA DA AERONÁUTICA VISITA O CTEx

Comitiva conhecendo o LME

COMITIVA PARAGUAIA VISITA O CTEx

08

Disparo no simulador do MSS

04

Formatura do IDQBRN

ACONTECEU NO CTEx

ASSINATURA DO CONTRATO DE OBJETIVOS 2017

VICE-CHEFE DE MATERIAL DO DCT VISITA O CTEx

Em 28 de dezembro de 2016, o Chefe do CTEx, Gen Bda Hildo Vieira Prado Filho, reuniu o Diretor do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e nuclear, Cel Paulo e os Chefes da Divisão Bélica, Cel Ademir; da Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento, Cel Marcelo; da Divisão de Tecnologia da Informação, Ten Cel Torturela; e da Divisão Administrativa, Ten Cel Silva Filho para celebrarem o Contrato de Objetivos relativo a 2017.

IDQBRN COMEMORA SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) comemorou o primeiro aniversário de sua criação, no dia 30 de setembro. O evento teve início com o descerramento de uma placa em homenagem às personalidades que trabalharam em prol da criação do Instituto e, na sequência, foi realizada uma formatura militar em comemoração à data. Durante a formatura militar, o Diretor do IDQBRN, Cel Paulo Alexandre de Moraes Cabral, entregou o diploma de “Amigo do IDQBRN” ao Cel R1 Carlos Alberto Naccer, Cel R1 Paulo Fernando Pinto Malizia Alves, TC Vinícius Correa Damaso e à Maj Ana Paula

09

Comitiva e integrantes do Centro

Disparo no simulador do MSS

Gen Prado (ao centro), Diretor do IDQBRN (dir.)e assesores diretos do CTEx

O Vice-Chefe de Material do Departamento de Ciência e Tecnologia, Gen Div Álvaro Gonçalves Wanderley,

Cardi de Mesquita, como reconhecimento aos bons serviços prestados ao Instituto.

esteve no CTEx, no dia 15 de dezembro, para conhecer in loco os projetos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos pelo Centro. A visita se iniciou com uma palestra institucional, proferida pelo Chefe do CTEx, Gen Bda Hildo Vieira Prado Filho, em que foi abordada a estrutura organizacional do Centro para a condução da atividade finalística; a atual situação dos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento; e o processo de reestruturação do CTEx, alinhado com o Projeto do Polo de Ciência e Tecnologia do Exército em Guaratiba (PCTEG).

ACONTECEU NO CTEx10

CTEx COMEMORA O SEU 37º ANO DE EXISTÊNCIA

Servidor Padrão recebe placa comemorativa Exposição de Produtos de Defesa do Exército

Estandarte Histórico em seu 1° desfile

No dia 21 de outubro, o Centro Tecnológico do Exército comemorou o seu 37º aniversário de criação, oportunidade em que destacou a concessão da denominação histórica - Centro Tecnológico General Argus – e apresentou o seu Estandarte Histórico. O evento contou com uma formatura militar, presidida pelo Vice-Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, Gen Div Ubiratan de Salles, que reuniu os militares integrantes do Centro de ontem e de hoje, familiares do Gen Argus, servidores civis e autoridades civis e militares.

Durante a formatura, o CTEx prestou uma homenagem ao seu primeiro Chefe, Gen Div Argus Fagundes Ourique Moreira, ressaltando a sua atuação em prol do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, e apresentou o estandarte histórico, que estampa no centro o brasão da família Moreira.

Ainda durante a solenidade, o Chefe do CTEx, Gen Bda Hildo Vieira Prado Filho fez a entrega do Diploma de “Amigo do CTEx” à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; ao Centro de Avaliações do Exército; ao Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, Gen Bda Kleber Nunes de Vasconcellos;

ao Cel Carlos Alberto Naccer e Cap Omar Couto Conde, ambos do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército; ao Cap Édison Amancio, Professor de História e ex-Integrante do Centro; e aos Srs Newton Cesario Frateschi e Antonio Augusto de Godoy von Zuben, Ambos do Instituto de Física Gleb Wataghin.

O Servidor Civil Irineu Alves de Lima, agraciado com o título de Servidor Padrão 2016 recebeu uma placa comemorativa como registro da honraria concedida.

Após a formatura, o público presente percorreu a exposição com os principais Produtos de Defesa desenvolvidos e em desenvolvimento no Centro, onde puderam ter uma pequena amostra do trabalho realizado pelo CTEx.

O CTEx recebeu o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra no dia 21 de setembro. A visita teve por objetivo conhecer os projetos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos por este Centro, voltados para a área de defesa.

Durante a estada no CTEx, o grupo teve a oportunidade de assistir a uma palestra institucional proferida pelo Chefe do CTEx, Gen Bda Hildo Vieira Prado Filho, que discorreu sobre a situação atual do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército e detalhou o trabalho desenvolvido no Centro. Em seguida, os Estagiários percorreram uma exposição com os projetos já concluídos, ou em fase final de desenvolvimento. Ao final da jornada de trabalho os estagiários externaram a satisfação em conhecer o trabalho desenvolvido no CTEx. O Cel Rizzo Ribeiro, estagiário do CAEPE,

O CTEx recebeu a visita de uma dele-gação do Exército do Chile, no dia 29 de se-tembro. O grupo foi chefiado pelo Coman-dante de Industrias Militares e Ingeniería, General de Divisão Oscar Bustos Carrasco, acompanhado pelo Diretor do Instituto de Investigaciones y Control del Ejército, Cor-onel Andrés Baladrón Derpich, e pelo Ge-rente Fabril da Fábrica y Maestranzas del Ejército, Teniente Coronel Mario Orlando Soto Alvarez.

ficou surpreso com o que encontrou no CTEx: “Não esperávamos que o CTEx tivesse a estrutura que encontramos. Estamos satisfeitos e orgulhosos com o que está sendo feito aqui”.

O CAEPE destina-se a preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

A programação contou com uma palestra do Chefe do CTEx, Gen Bda Hil-do Vieira Prado Filho, em que descreveu o Sistema de Ciência e Tecnologia e apre-sentou os principais projetos desenvolvidos e em desenvolvimento no Centro. Após a palestra, a delegação percorreu uma ex-posição em que puderam ter contato com os pesquisadores do Centro que apresen-taram os seus trabalhos.

Foram expostos o Laboratório Móvel Químico e Biológico, o Monóculo Olhar, a Viatura Chivunk, o Reparo de Metralhado-ra Automatizado X - REMAX, o Simulador de Tiros de Armas Leves - STAL, a família de radares (SENTIR M20, SABER M60 e SABER M200) e o projeto de Rádio Definido por Software de Defesa – RDS.

ACONTECEU NO CTExESTAGIÁRIOS DA ESG VISITAM O CTEx

Comitiva em exposição de projetos

Chilenos conhecem o radar M60

COMITIVA DO EXÉRCITO DO CHILE VISITA CTEx

11

ACONTECEU NO CTEx

O CTEx recebeu dois professores e dois alunos do 3º ano do curso de Engenharia de Materiais do Instituto Militar de Engenharia para uma visita, no dia 26 de outubro. Durante a jornada, os alunos visitaram as instalações do Projeto Carbono e do Laboratório de Materiais - acreditado pelo INMETRO para ensaios de Dureza (ROCKWELL “B”, “C”, Superficial) - onde puderam acompanhar o trabalho de seus integrantes. A visita faz parte das experiências que o aluno do IME tem fora dos muros do Instituto e pretende mostrar aos futuros engenheiros a realidade que encontrarão por ocasião da conclusão do curso. Os estudantes externaram a satisfação em conhecer um pouco mais do Centro, pois puderam ter contato com o cotidiano

O CTEx recebeu 43 oficiais alunos do Curso de Política Estratégica e Alta Administração do Exército (CPAEx) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no dia 22 de setembro. A visita teve o objetivo de conhecer in loco os projetos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos por este Centro.

Ao final da jornada, os integrantes do CPAEx se mostraram satisfeitos em conhecer o trabalho desenvolvido no CTEx. Para o Cel Neilson Mendes Bezerra, “A visita ao CTEx foi uma oportunidade única de ver como a ciência e tecnologia está sendo tratada no Exército. Os conhecimentos aqui adquiridos servirão para que possamos assessorar adequadamente os nossos futuros comandantes”.

A ECEME é a escola de mais alto nível do Exército e tem como missão, preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, Comando, Chefia, Direção e de Assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre.

ALUNOS DO 3º ANO DE MATERIAIS DO IME VISITAM O CTEx

CTEx RECEBE ALUNOS DA ECEME

Alunos conhecendo o MSS 1.2

Alunos no Simulador do MSS 1.2

Alunos do IME no RDS

12

do Engenheiro Militar do CTEx, o que permitirá reunir subsídios para uma decisão no momento da escolha de suas futuras Organizações Militares.