RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

25

Transcript of RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Page 1: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS
Page 2: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

I. RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS------------------------------------------------2

1. ATIVIDADES RECREATIVAS--------------------------------------------------------------31.1 - Concurso de conhecimento bíblico.----------------------------------------------------31.2 - QUADRO DE PERGUNTAS------------------------------------------------------------------41.3 - DESENHO COMUNITÁRIO------------------------------------------------------------------41.4 - ENCONTRE – ME, SE PUDER.--------------------------------------------------------------41.5 - TOMANDO ÁGUA---------------------------------------------------------------------------51.6 - O Varal dos Versículos-------------------------------------------------------------------51.7 - O PIRULITO BARULHENTO-----------------------------------------------------------51.8 - RINDO A VALER-------------------------------------------------------------------------61.9 - COMPLETANDO PALAVRAS----------------------------------------------------------61.10 - PESCARIA DE VERSÍCULOS BÍBLICOS-------------------------------------------6

2. SUGESTÃO DE LEMBRANÇAS PARA DATAS COMEMORATIVAS---------------------------73. CONFRATERNIZAÇÃO INFANTIL----------------------------------------------------------------84. CONFECÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS-------------------------------------------------9

4.1 Suporte Para Gravuras--------------------------------------------------------------------94.2 Arquivo dos Personagens Bíblicos------------------------------------------------------104.3 Estante Com Os Livros Da Bíblia-------------------------------------------------------104.4 Flanelógrafo-------------------------------------------------------------------------------104.5 Flanelógrafo de Rolo---------------------------------------------------------------------114.6 Quadro de Pregas-------------------------------------------------------------------------114.7 Arquivo de Gravuras----------------------------------------------------------------------124.8 Quadro Branco----------------------------------------------------------------------------124.9 Álbum Seriado-----------------------------------------------------------------------------13

5. RECEITAS-------------------------------------------------------------------------------------136. CORINHOS------------------------------------------------------------------------------------157. EXEMPLO DE ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS----------------------------------------16

II. BIBLIOGRAFIA-------------------------------------------------------------------------------20

Page 3: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

I. RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

A parte que encerra esta apostila está destinada a dar sugestões que poderão dinamizar as classes dominicais, os grupos de estudos bíblicos e outras atividades que requerem a participação e integração das crianças.

Nosso objetivo, através das atividades aqui propostas, é ao mesmo tempo oferecer momentos de lazer e métodos de avaliação do ensino bíblico de forma agradável e dinâmica.

As atividades visam gerar a participação e integração de todo o grupo, ajudando a romper barreiras de desconfiança que possam existir.

Os trabalhos manuais viabilizam entre as crianças um clima harmonioso, alegre e participativo, alem de estimular as habilidades, a imaginação, a oração e as qualidades humanas do grupo.

1 - ATIVIDADES RECREATIVAS

1.1 - CONCURSO DE CONHECIMENTO BÍBLICO.

O professor dá um tema e algumas pistas, e o aluno se encarrega de descobrir quem são as personagens e a que fato bíblico se refere. Veja os exemplos:

TEMA: SACRIFÍCIO

Pistas: lenha, altar, filho único;Resposta: O sacrifico de Isaque; Personagens: Abraão e Isaque.

TEMA: PASTOR

Pistas: Ovelhas, harpa, campos verdejantes.Respostas: Salmo 23Personagem: Davi

TEMA: JARDIM

Pistas: arvore, fruto, serpente;Resposta: Jardim do Éden;Personagens: Adão e Eva.

TEMA: FIDELIDADE.

Pistas: legumes, manjas do rei, jovens.

Page 4: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10

11 12 13 14 15

16 17 18 19 20

21 22 23 24 25

Repostas: Daniel e seus companheirosPersonagem: Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Daniel.

1.2 - QUADRO DE PERGUNTAS

No quadro-de-giz, desenhe um retângulo com numeração até 25 (veja desenho ao lado). Cada número corresponde a uma pergunta. As crianças escolherão os números e, em seguida, se dividirão em grupos. Cada grupo terá a sua oportunidade de responder á pergunta que corresponda ao número escolhido. As perguntas serão avaliadas como fáceis ou difíceis e, de acordo, com isso, receberão um determinado valor, desconhecido dos participantes. É possível que haja alguns números que valham o dobro do valor médio estipulado e outros onde nem haja perguntas. Caso isso ocorra, cancela-se a oportunidade de ganhar pontos para o grupo ao qual pertence. Portanto, todos esses dados deverão ser desconhecidos dos participantes até que escolham o número.

1.3 - DESENHO COMUNITÁRIO

As crianças poderão fazer, em conjunto, um desenho comunitário com lápis cera ou cola colorida e tinta guache. Sugestões de desenhos: uma praia com barquinhos e pescadores, uma paisagem, um jardim, uma igreja com as crianças, uma família que serve a Deus e a família que não serve a Deus.

1.4 - ENCONTRE – ME, SE PUDER.

Uma criança sai da sala depois de haver mostrado um objeto, que em seguida será escondido com o conhecimento de toda a classe. A criança retornará para encontrar o objeto escondido, guiado somente pelo corinho cantado pelo restante da turma. Se catarem alto, é sinal de que ela está perto do objeto; se diminuírem o volume, é porque está se distanciando. Quando o objeto for encontrado, outra criança será escolhida para procurá-lo. Repete-se a brincadeira enquanto houver interesse por parte das crianças.

1.5 - TOMANDO ÁGUA

Duas filas, uma de meninos e outra de meninas, ficam de frente uma para a outra. As meninas recebem um copo com um pouco de água e uma colher. Ao sinal de líder, começarão a dar água ás colheradas ao seu par. Vence o par que terminar primeiro. Desclassificam-se os que derramarem água.

Page 5: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

1.6 - O VARAL DOS VERSÍCULOS

Estique um barbante e pendure nele roupinhas infantis feitas de papel. Em cada roupinha escreva uma das palavras que compõem determinado versículo bíblico, mas não as pendure em ordem, e sim embaralhadas. A criança que colocar o versículo na ordem certa e recitá-lo ganha uma lembrancinhas.

1.7 - O PIRULITO BARULHENTO

Os participantes sentam-se formando um círculo e o professor coloca uma venda nos olhos de um deles. Em seguida, transporta para algum lugar por ele ignorado o pacote de pirulitos, que deverá estar tão bem embrulhado que seja difícil desembrulhá-lo sem fazer barulho. Ao sinal do professor, uma das crianças deixa o seu lugar e se aproxima silenciosamente do pacote. Se conseguir abri-lo sem fazer barulho, tem direito a um pirulito e ganha três pontos. A criança que está de olhos vendados grita “alto!” Toda vez que ouvir algum ruído e aponta a direção onde acredita estar a criança com os pirulitos. Se acertar, o companheiro que tentou desembrulhar o pacote é eliminado, enquanto o que tem os olhos cobertos ganha três pontos. A brincadeira prossegue com a participação de outras crianças.

1.8 - RINDO A VALER

Os pequeninos, sentados, formarão duas ou mais filas (se forem muitos) em semicírculo. A professora, à frente, terá nas mãos uma bola. Ela a arremessará para o ar e todos deverão rir à vontade. Entretanto, assim que a bola tocar novamente a mão do professor ou o chão, todos deverão ficar sérios. O jogo se tornará mais vivo se os arremessos forem feitos com rapidez e em direções diferentes. Aqueles que derem risada quando a bola tocar a mão do professor ou o chão sairão do jogo ou pagarão uma tarefa.

AGORA T~t.1HO QU~LER A 5(8I.~I4i ~ EUPECAR TE-NHO QU~

Page 6: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

1.9 - COMPLETANDO PALAVRAS

As crianças deverão estar sentadas em seus lugares. O professor prepara a lista de livros da Bíblia e dá início à brincadeira. Ele escreverá somente as letras inicial e última de um determinado livro, pondo entre ambas tantos tracinhos quantos forem às letras intermediarias que faltam. Exemplo: G S . Vence quem atingir maior número de pontos dentro do tempo combinado para o jogo. A criança que não conseguir acertar o nome de livro passa a sua vez para outra.

1.10 - PESCARIA DE VERSÍCULOS BÍBLICOS

Confeccione peixes pequeninos e, atrás de cada um, escreva um versículo bíblico. Leve uma varinha com um pedaço de arame dobrado para realizar a “pescaria”. Conforme forem “pescando”, anote os nomes das crianças e os versículos que conseguiram “pegar”. No dia determinado, peça que recitem de cor a passagem bíblica que levaram para casa. Aos que acertaram, entregue estrelinhas de papel. Ao final do mês faça um concurso dos versículos decorados para premiação.

Lembre-se que o local onde os peixes serão enterrados pode ser cheio de areia, de isopor granulado ou farinha colorida com anilina azul.

2. SUGESTÃO DE LEMBRANÇAS PARA DATAS COMEMORATIVAS

Comemorando a Ressurreição:

Material: Cartolina, pincel atômico, lápis de cor.Execução: faça uma bonequinha de cartolina, colando atrás dela uma caixinha para dar-lhe suporte. Dentro da caixinha coloque pirulitos e, no pescoço da boneca, pendure dizeres alusivo ao advento da ressurreição.

Page 7: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Dia das Mães:

Material: Papel colorido, cartolina, fita vermelha e cola;

Execução: faça a caixa conforme o modelo. Recorte flores, folhinhas verdes e um coração vermelho. Prenda somente o miolo das flores; deixe livres as pétalas. Escreva no coração vermelho o nome da criança.

Dias dos Pais

Material: Papel colo-set, botões, papel fantasia para fazer a gravata;

Execução: use o papel colo-set par fazer uma camisa frente e costas. Cole os botões na parte da frente da camisa. E use o papel fantasia para fazer uma gravata e cole na camisa.

3. CONFRATERNIZAÇÃO INFANTIL

Mobile

Material: cartolinas coloridas, fita vermelha de 5cm de largura.Execução: faça mobile com corações coloridos suspensos pelas

fitas. Neles escreva as virtudes cristãs.

Trenzinho

Material: papelão, barbante, botões, algodão e cola.

Page 8: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Execução: arrume caixinhas do mesmo tamanho e una-as usando o barbante. A caixa de frente deverá ser maior e ter recortes. Confeccione as rodas de papelão ou cole botões grandes. Quando estiver tudo pronto, pinte com cola colorida ou encape com papel de presente ou fantasia.

Fantoche de Garrafa

Material: garrafas plásticas de refrigerante, linha de tricô, cola de isopor, papel comum e colorido, fita dupla face, cabos de vassoura ou pedaços de cano PVC.

Execução: faça as cabeças dos fantoches cortando as garrafas no sentido horizontal (aproveite a parte de baixo) e use as linhas de tricô para fazer os cabelos (fixe-os na garrafa com a cola de isopor). Os olhos, a roupa e a coroa podem ser feitos de papel colados com fita dupla face. Use os cabos de vassoura ou os canos PVC para servirem de haste e enrole-os com papel colorido.

4. CONFECÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS

4.1 Suporte Para Gravuras

Sua confecção é simples e obedecem ás seguintes fases:

Traçar duas figuras iguais em um pedaço de papelão. As dimensões variam de acordo com a necessidade;

Colar as duas peças, deixando um intervalo pequeno entre as mesmas. Para isso usam-se duas tiras de papel grosso (uma de cada lado do suporte), cola ou fita gomada (fita adesiva) grossa;

Cortar as sobras das tiras.O suporte está pronto para ser utilizado. Para efeito mais duradouro, pode-se

substituir o papelão por madeira e o papel e cola pro dobradiças.

Page 9: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Material: Papelão; Cola; Tesoura; Fita adesiva grossa; Papel camurça ou fantasia par encapar.

4.2 Arquivo dos Personagens Bíblicos

Material: figuras de personagens bíblicas e cartões de cartolina retangulares. Selecione as figuras de personagens bíblicos e cole nos cartões.

Você deve escrever em cada cartão: nome do personagem; livro em que se encontra; sua função; e realização na época em que viveu.

Como guardar? Você poderá encapar uma caixa de sapato e colocar os cartões ali, em ordem alfabética.

- Utilidades:

Consultas em classe; Concurso relâmpago; Material de apoio didático.

4.3 Estante Com Os Livros Da Bíblia

A estante pode ser feita de isopor ou de caixa de papelão. As divisórias deverão ser colocadas de modo firme para não caírem. Quanto aos livros, encape caixinhas de fósforo vazias com papel preto e as laterais com papel amarelo a fim de parecerem com uma Bíblia de verdade. A porta da estante funcionará como a capa da Bíblia. Na frente, escreva a palavra “Bíblia”.

Depois de prontas, as caixas de fósforo devem ser arrumadas na estante por ordem, de acordo com a divisão da Bíblia. Dentro das caixinhas, deverá constar um resumo de cada livro: personagens principais, fatos importantes, e o que mais você achar relevante dentro do livro, O papel onde se escreverá o resumo deve ser bem dobradinho para não dificultar a abertura da caixa.

Page 10: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

4.4 Flanelógrafo

É um material audiovisual que permite a apresentação de vários assuntos, inclusive histórias. Causa grande efeito pelo dinamismo da apresentação e pelas cores empregadas. Material de fácil confecção e baixo custo, o flanelógrafo é, talvez o recurso audiovisual mais usado na Escola Dominical.

Ao utilizá-lo, o professor desperta o interesse do aluno pelo assunto a ser estudado, através da exposição de material semiconcentrado por etapas. Em vários casos, para obter o resultado esperado ao usar esse recurso, tanto na construção como na utilização.

Cuidados na Confecção: Em primeiro lugar, você deve escolher a cor do flanelógrafo. O forro pode variar. Cinza, verde claro, azulão, azul-claro e preto são crês usado com bons resultados. Cores berrantes, como o vermelho, devem ser evitadas a fim, de não prejudicar a ilustração. As dimensões variam de acordo com as necessidades e o local onde o flanelógrafo será usado. Convém que o formato, no entanto, seja as seguintes: 0,75x90cm ou 70cmx1m. Para cobrir, utilize uma flanela, feltro ou qualquer outro material aderente. Para prender o forro, pode-se encapar todo o material escolhido para suporte ou apenas uma das faces. Nesse caso, usam as tachinhas ou o barbante. O feltro deve ser cortado com 10cm a mais que o suporte, em toda a volta, e preso depois de bem esticado. Deve-se utilizar o flanelógrafo apoiado em um cavalete ou porta-gravuras. Esse é o tipo mais comum.

Material:- Uma folha de Isopor ou papelão;- Tachinhas ou barbante;- Flanela ou feltro;- Papelão ou folha de compensado para utilizar como suporte.

4.5 Flanelógrafo de Rolo

Este tipo de flanelógrafo não é muito pratico. As flanelogravuras não se fixam muito bem nele, porque a flanela que o reveste não fica bem esticada, por não ter reforço.

Material:- Um suporte de 2cm de largura por 70cm de comprimento;- Uma flanela de 50cm de largura por 70cm de comprimento;- 40cm de barbante.

Page 11: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

4.6 Quadro de Pregas

É um quadro onde são deitas pregas para sustentas o material exposto.

Material:

- Papel resistente (Jornal velho, papel colo-set; papel pardo);- Cola;- Grampos para papel;- Fita gomada ou crepe, ou durex colorido;

Confecção:- Dobrar o papel em intervalos de 6cm, de modo a formar pregas profundas;- Grampeia-se a extremidade das pregas, para serem bem fixadas;- Colar, no verso, papel cartão ou qualquer outro material resistente, para dar

maior firmeza ao quadro.- Emoldurar para dar melhor acabamento (com madeira ou fita durex

coloria).OBS: ao dobrar o papel, com intervalo de 6cm, lembre-se de que 3cm são para a prega propriamente dita e ou outros 3cm servirão de profundidade da mesma.

4.7 Arquivo de Gravuras

Material:

- Uma caixa grande;- Papel grosso;- Fita gomada;- Papel pardo, lustroso ou outro semelhante;- Cola;- Papel cartão ou outro semelhante.

Deixar um dos lados da caixa mais alto do que os outros três.Forrar a caixa externamente com papel grosso e internamente com papel pardo

ou outro semelhante, arrematando as arestas com fita gomada par ficar mais resistente.Para separar as gravuras por assunto, recortar cartolina de modo que fique com

uma aba onde se escreverão as letras.

4.8 Quadro Branco

Um pedaço de plástico sintético branco de 1,20cm x 1,40cm (bem liso) pode servir de quadro. Compre canetas coloridas para quadro branco e fixe na parede com fita adesiva.

1,40cm

Page 12: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

4.9 Álbum Seriado

O álbum seriado é formado por folhas soltas reunidas e preso na parte de cima

pelo suporte.

Material:

- Duas folhas de compensado, papelão grosso ou eucatex;

- Dois parafusos com borboletas;

- Quatro dobradiças;

- Um cordão grosso;

- Duas ripas de madeira;

Qualquer tipo de papel não muito grosso, inclusive papel de embrulho servirá

para as folhas, que deverão ter as mesmas dimensões e ser um pouco menores que o

suporte ou capa.

5. RECEITAS

Tinta a guache

Material:

1 colher (sopa) de gesso;2 colheres (sopa) de goma arábica;2 colheres (sopa) de caiação na cor desejada;1 colher (sobremesa) de glicerina;1 colher de lisoforme;água em quantidade suficiente para obter a

consistência desejada.

1,20

Page 13: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Modo de fazer: misture os ingredientes na ordem que aparecem na lista acima.

Tinta a guache

Material:

2 colheres (sopa) de corante;2 colheres (sopa) de goma arábica;2 ou mais colheres (sopa) de água;1 colher (sobremesa) de álcool;2 gotas de glicerina.

Modo de fazer: inicialmente, misture o corante e a goma, acrescentando depois a água. Continue a mexer, juntando o álcool e a glicerina à mistura.

Massa de modelagem

Material:

3 xícaras de farinha de trigo;1 xícara de sal;Água;1 colher (café) de óleo.

Modo de fazer: misturar a farinha com o sal e acrescentar a água até o ponto desejado. Juntar o óleo e o corante à mistura.

Massa de papel

Material:

Jornais picados;Água;Farinha de trigo;Goma arábica.

Modo de fazer: deixar de molho, por alguns dias, alguns jornais picados, trocando a água diariamente. Amassar bem com a farinha e a cola até conseguir a consistência desejada. Com essa massa o professor pode fazer: árvores, bichinhos, vasos, bonecos, barco com discípulos etc. Depois de secos, os trabalhas podem ser pintados com esmalte.

Lápis cera

Material:

Tocos de velas ou pedaços de parafina;

Page 14: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Sopa de pó xadrez;Fôrmas de papel.

Modo de fazer: derreta o material em fogo brando. Não esquente demais porque a espuma pode atrapalhar. Para cada xícara de vela derretida, misture duas colheres de sopa de pó xadrez, encontrada em lojas de material de construção. Se quiser, pode usar outro tipo de corante como carvão, corante de bolos ou anilinas. Misture bem e rapidamente. Encha as fôrmas feitas de papel e espere endurecer. Está pronto o lápis cera.

A fôrma de lápis cera é obtida enrolando-se um pedaço de papel num lápis ou cabo de vassoura. Basta enrolar e torcer uma das pontas para fechar bem. Está pronto!

6. CORINHOS

1. Deus mandouDeus mandou o sol brilhar cair à chuva abrir a flor Mandou aves gorjear e tudo assim se fezDeus mandou o capim crescer os vegetais multiplicarBelos rios a correr e tudo assim se fez

2. Jesus ama cada umJesus ama cada um, cada um, cada um;Jesus ama cada um, Jesus ama todos;Ama o papai, ama a mamãe; O grande irmão o pequeno irmão;Ama a ti, ama a mim; Jesus ama a todos.

3. Meu SalvadorMeu salvador bem me pode guardar,De dia em dia me vai protege,Meses e anos tudo há de passar,Mas Ele o mesmo há de ser. (2x)

4. Tem Alguém Lá DentroEu bato palminhasBalanço a cabecinhaPonha a mãozinha perto do meu coraçãoPhis! Tem alguém lá dentroÉ Jesus o nosso SalvadorÉ Jesus o nosso Salvador.

5. Dlim! Dlim!Dlim! Dlim! Dlim! Faz a moedinhaDlim! Dlim! Dlim! Faz a moedinhaDlim! Dlim! Dlim! Faz a moedinha

Page 15: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Quando ela cai na sacolinha. Dlim!

6. Guarda o que temGuarda o que tem Para que ninguém tome a tua coroaCoroa da vida, dada por Jesus, aquele que por mim morreu na cruzOlha meu irmão não vai desvanecer para você não perder.

7. Bom dia Meu Irmão Bom dia meu irmão, bom dia meu irmãoEsse é o dia que o Senhor Deus fez. (2x)Alegremo-nos, regozijemos-nos esse é o dia que o Senhor Deus fez.

8. Soldado de JesusSoldado de Jesus, soldado de Jesus,Mesmo que eu não marche na infantariaNem na cavalaria, nem na artilharia vai,Nem aviador seja eu aqui soldado de Cristo eu Sou.

9. Desemborca O VasoDesemborca o vaso Jesus enche de azeite, enche de azeite, enche de azeite (2x)Liga, liga, liga, liga, liga nesta hora,Pede, pede, pede pra Jesus agora.Vem cá, vem vê, vem cá, vem vê,O Senhor está preparando uma bênção pra você.

10. Jerusalém Que Bonita ÉJerusalém que bonita é, ruas de ouro mar de cristal (2x)Por essas ruas de ouro eu andarei, ruas de ouro mar de cristal (2x)Eu tenho um barco que navega sobre o mar e meu Jesus é o capitão (2x),E os marinheiros que navegam ao seu lado devem ser lavados pelo sangue de Jesus 11. PecadoPecado, pecadinho, pecadão isso não (2x)Pecado, pecadinho, pecadinho, pecadão; Isso não mora no meu coração.Amor, amorzinho, amorzão isto sim (2x)Amor, amorzinho, amorzinho, amorzão,Isso sim mora no meu coração.

12. A portaA porta é uma só, porém dois lados há;Dentro e fora você aonde está;A porta é uma só, porém dois lados há;Eu já estou dentro e você aonde está?

Page 16: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

7. EXEMPLO DE ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

É um trabalho especial para alcançar. Contribui também para a formação de hábitos cristãos. Além de funcionar como agente incentivador para a Escola Dominical.

Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo.

Objetivos: Evangelizar crianças conduzindo-as a Cristo; Procurar despertar nos responsável o prazer de ser seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento; Procurar desenvolver atividades diversificadas.

Tema:

A Pesca Maravilhosa

Roteiro:

Os visuais das historias bíblicas podem ser ilustradas de revistas, jornais, periódicos de modo geral e também dos visuais da Escola Dominical.

1º dia – Tema: Jesus e os Pescadores (Mateus 4.18-25)Inicie a história apresentando o visual do Mar da Galiléia onde Jesus estava

(v.18) a) Jesus diante do mar (v.18)b) O encontro com pescadoresc) O convited) Abandonando tudo para seguir Jesus

Para memorizar: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mateus 4.19)

Atividades: pintura, dobradura de peixinhos, folha de exercícios e maquete do encontro de Jesus com os pescadores.

2º dia – Tema: A autoridade de Jesus (Lc 8.22-25)Jesus ensinava junto ao Mar da Galiléia e muita gente se reunia ao redor. Os

enfermos iam até Ele para serem curados. Mas era tanta gente que Ele ficava muito cansado, por isso, foi a um lugar afastado para descansar:

a) Um passeio de barcob) Jesus adormecec) O mar fica bravod) Jesus fala com a tempestadee) Os discípulos ficam maravilhados.

Para memorizar: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? (Lucas 8.25b)

Page 17: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Atividades: catavento de papel, exercícios, recorte e colagem de barquinho para escrever versículo, montar paisagem do mar utilizando a técnica recorte, colagem e pintura.

3º dia – Tema: A boa saída (Mateus 17.24-27)O nome de Jesus tornou-se notório, por isso os cobradores de impostos

andavam de olho Nele. Então, sem respeito para com Jesus, os cobradores na cidade de Cafarnaum (localize no mapa a cidade) foram exigir de seus discípulos o valor do impostos (explique a criança o que é imposto, e quais os impostos cobrados nos dias de hoje e para que servem):

a) A cobrança;b) Onde encontrar dinheiro;c) A discussão;d) Um peixe diferente;e) O pagamento.

Para memorizar: Pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. (Romanos 13.8)

Atividades: anzol com peixinho, exercícios, confecção do aquário com garrafa descartável.

4º dia – Tema: Jesus anda por cima das águas (Mateus 14.22-33)Quando Jesus esteve aqui na Terra, andava por toda à parte, até sobre ás águas.

Isso aconteceu depois de alimentar uma grande multidão. Ele foi orar na montanha e os discípulos atravessaram o mar:

a) Navegando sem Jesus;b) Dificuldades á noite;c) O susto dos discípulos;d) Jesus se identifica;e) A duvida de Pedro;f) O medo das águas;g) Jesus abençoa o povo do lugar;

Para memorizar: Verdadeiramente tu és Filho de Deus. (Mateus 14.33)Atividades: Montar o barquinho com onze discípulos de Jesus, fazer a maquete da “Pesca maravilhosa”, exercícios fazer os peixes grandes com bolas.

Nomes das Classes (sugestão)

Jardim da infância – Peixinhos Dourados – 2/5anosPrimário – Golfinhos de Jesus – 6/8 anosJuniores – Pescadores de Cristo - 9/11 anos.

Recursos Visuais

Page 18: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

Objetivo:

- Gerar na criança a alegria de aprender- Ensinar a criança a trabalhar em grupo e dividir o que tem com os

coleguinhas

Convites:

Bolões coloridos Peixinhos

Painel

O ambiente da sala de aula.É preciso não esquecer que o painel vai apelar para os sentidos. Por isso, o

quadro deve ser vivo e dinâmico. A idéia chave deve sobressair destacando-se dos demais elementos.

Quadro de Freqüência

O registro abaixo, tamanho adequado e cole peixinhos coloridos ou barquinhos com os nomes das crianças presentes.

Convidamos você para participar da nossa EBF.

Data:...../...../......Local:..................................Hora:.....................................

Page 19: RECREAÇÃO E TRABALHOS MANUAIS

II. BIBLIOGRAFIA

COSTA, Débora Ferreira. Evangelização e Discipulado Infantil. 1º Edição. Rio de Janeiro. RJ. 2000.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo. Ática. 1990

MIEL, Alice. Criatividade no Ensino. São Paulo. IBRASA, 1977.

Ensinador Cristão. Nº 1,2,3,4,5. 2000/2002.

DINIZ, Célia Maria de Deus. VALADARES, Solange F. Pinto. Educação Artística no Cotidiano Escolar. Volumes 1,2,3,4,5.3º edição. Belo Horizonte.MG, 1985.