Recursos naturais

1
RECURSOS NATURAIS Tudo o que temos e usamos vem dos nossos recursos naturais. A Terra é a fonte de tudo isso. O ar que respiramos, a comida que comemos, as roupas que vestimos e as casas onde vivemos, tudo isso vem dos recursos naturais. Nós precisamos usá-los com sabedoria e tratá-los com respeito. Todas as coisas que conhecemos se encaixam no grupo dos animais, das plantas ou dos minerais. Não há exceção. Cada recurso natural pode ser classificado de acordo com seu estado físico em sólido, líquido ou gasoso. Cada um também pode ser dividido em orgânico ou inorgânico. Os materiais orgânicos são (ou foram) vivos, podem viver e morrer. Materiais derivadas de algo que já esteve vivo também são orgânicos, como o carvão e alguns tipos de calcário. Se alguma coisa contém carbono, também é orgânica. Já os materiais inorgânicos, como as rochas, o ar ou a água não são vivos, nem nunca estiveram vivos. Os materiais orgânicos precisam de materiais inorgânicos para viver, já os materiais inorgânicos podem existir sem materiais orgânicos. Todos os trabalhos estão relacionados aos recursos naturais – alguns mais diretamente que outros – e envolvem o melhoramento (manufatura) ou uso (indústria de serviços) dos recursos naturais. Somente alguns trabalhos estão envolvidos em desenvolver recursos naturais dos quais todo o resto é dependente. São eles: Agricultores, pecuaristas e pescadores: trabalham para nos fornecer a comida de que precisamos; Lenhadores: trabalham nas florestas para nos ajudar a utilizar amadeira das árvores; Mineradores: produzem recursos minerais extraídos do solo para nos ajudar a fazer coisas como aço, vidro, concreto, petróleo, plástico, eletricidade, etc. Fonte: Mineral Information Institute Littleton, Colorado (http://www.mineralseducationcoalition.org/).

Transcript of Recursos naturais

Page 1: Recursos naturais

RECURSOS NATURAIS Tudo o que temos e usamos vem dos nossos recursos naturais. A Terra é a fonte de tudo isso. O ar que respiramos, a comida que comemos, as roupas que vestimos e as casas onde vivemos, tudo isso vem dos recursos naturais. Nós precisamos usá-los com sabedoria e tratá-los com respeito. Todas as coisas que conhecemos se encaixam no grupo dos animais, das plantas ou dos minerais. Não há exceção. Cada recurso natural pode ser classificado de acordo com seu estado físico em sólido, líquido ou gasoso. Cada um também pode ser dividido em orgânico ou inorgânico. Os materiais orgânicos são (ou foram) vivos, podem viver e morrer. Materiais derivadas de algo que já esteve vivo também são orgânicos, como o carvão e alguns tipos de calcário. Se alguma coisa contém carbono, também é orgânica. Já os materiais inorgânicos, como as rochas, o ar ou a água não são vivos, nem nunca estiveram vivos. Os materiais orgânicos precisam de materiais inorgânicos para viver, já os materiais inorgânicos podem existir sem materiais orgânicos. Todos os trabalhos estão relacionados aos recursos naturais – alguns mais diretamente que outros – e envolvem o melhoramento (manufatura) ou uso (indústria de serviços) dos recursos naturais. Somente alguns trabalhos estão envolvidos em desenvolver recursos naturais dos quais todo o resto é dependente. São eles:

Agricultores, pecuaristas e pescadores: trabalham para nos fornecer a comida de que precisamos;

Lenhadores: trabalham nas florestas para nos ajudar a utilizar amadeira das árvores;

Mineradores: produzem recursos minerais extraídos do solo para nos ajudar a fazer coisas como aço, vidro, concreto, petróleo, plástico, eletricidade, etc.

Fonte: Mineral Information Institute Littleton, Colorado (http://www.mineralseducationcoalition.org/).