Redação sobre 'O sentido do futebol na vida brasileira' proposta fgv 2010

2
Títulos possíveis: Quando o Brasil calçou sua chuteira O “tamanho” do futebol brasileiro A bola e unidade da pátria A bola aqui não para O futebol é um dos patrimônios culturais mais exaltados pelos brasileiros e seu sucesso é essencial para políticas internas e externas do país no presente, assim como foi no passado. É de se destacar, portanto, o importante papel que esse esporte teve na construção da identidade nacional, sobretudo, devido à sua ligação direta com a massa. A rápida popularização do futebol é justificada pelo sentido igualitário e democrático que a torcida e a prática desse esporte, tão consagrado atualmente, representavam para a classe dos operários e negros. Estes grupos viam no esporte, uma forma de diminuir a distância social que os separava da elite do país, já que, na República Velha, inicialmente, foi introduzido para valorizar as elites dos clubs, mas logo passou a ser jogado nas fábricas e nos subúrbios. Devido ao seu forte apelo popular, o futebol não escapou às intenções e intervenções do poder político. A partir do Estado Novo, o esporte foi impulsionado como elemento de representação da nacionalidade mediado pelos jornais, principalmente, pelo rádio, responsável pela mobilização das massas e por estimular a elaboração de bandeiras, hinos, símbolos, mascotes e grupos uniformizados ligados ao futebol. Nasce, a partir desse período, a concepção de que a prática do futebol é um retrato do país, uma expressão da mestiçagem, da singularidade da formação social e da característica habilidade física, à medida que se observa a composição racial e social das torcidas e dos times de futebol. Cabe ressaltar que os governos nacionais, do passado e do presente, também valeram-se deste esporte para forjar a imagem de uma nação alegre, vencedora e unida, tanto na própria unidade nacional, como no exterior. No território brasileiro, foi usado

Transcript of Redação sobre 'O sentido do futebol na vida brasileira' proposta fgv 2010

Page 1: Redação sobre 'O sentido do futebol na vida brasileira' proposta fgv 2010

Títulos possíveis:

Quando o Brasil calçou sua chuteira

O “tamanho” do futebol brasileiro

A bola e unidade da pátria

A bola aqui não para

O futebol é um dos patrimônios culturais mais exaltados pelos brasileiros e seu sucesso é essencial para políticas internas e externas do país no presente, assim como foi no passado. É de se destacar, portanto, o importante papel que esse esporte teve na construção da identidade nacional, sobretudo, devido à sua ligação direta com a massa.

A rápida popularização do futebol é justificada pelo sentido igualitário e democrático que a torcida e a prática desse esporte, tão consagrado atualmente, representavam para a classe dos operários e negros. Estes grupos viam no esporte, uma forma de diminuir a distância social que os separava da elite do país, já que, na República Velha, inicialmente, foi introduzido para valorizar as elites dos clubs, mas logo passou a ser jogado nas fábricas e nos subúrbios.

Devido ao seu forte apelo popular, o futebol não escapou às intenções e

intervenções do poder político. A partir do Estado Novo, o esporte foi impulsionado como elemento de representação da nacionalidade mediado pelos jornais, principalmente, pelo rádio, responsável pela mobilização das massas e por estimular a elaboração de bandeiras, hinos, símbolos, mascotes e grupos uniformizados ligados ao futebol. Nasce, a partir desse período, a concepção de que a prática do futebol é um retrato do país, uma expressão da mestiçagem, da singularidade da formação social e da característica habilidade física, à medida que se observa a composição racial e social das torcidas e dos times de futebol.

Cabe ressaltar que os governos nacionais, do passado e do presente, também valeram-se deste esporte para forjar a imagem de uma nação alegre, vencedora e unida, tanto na própria unidade nacional, como no exterior. No território brasileiro, foi usado para exaltar as políticas de governo, procurando usar a sua força emocional das massas como forma de dar legitimidade a determinadas ações políticas. Já no plano internacional, o futebol serviu para dar mais notabilidade na política mundial, a exemplo da presença, em 2004, da seleção brasileira na pacificação do Haiti.

Pode-se concluir, portanto, o qual importante foi o uso desse esporte como ferramenta de manipulação social na história política do Brasil e o tamanho do seu poder sobre essa região. A paixão pelo futebol foi semeada no território dessa nação desde o inicio do século XX e hoje é um esporte que nasce com cada brasileiro, é o espirito nacional.

Na definição de Nelson Rodrigues, a seleção nacional de futebol é “a pátria em calções e chuteiras, a dar botinadas e a receber botinadas.”.