Reflexão VII

4
Departamento das Ciências da Educação Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo 4º Ano/ 1º semestre Diário Machico, 2 de Dezembro de 2009 EB1/PE de Machico Mais um dia que estive em contacto com os alunos do 1º ano l, agora sinto-me mais à vontade, pois já conheço o seu Plano Diário. Hoje os alunos fizeram as suas tarefas por iniciativa própria, cada vez estão mais autónomos, isso nota-se bem! Chegou o momento de abrir as janelas do Calendário do Advento e eles já sabiam, quem eram os alunos que o iriam fazer, já sabem a ordem pela qual os nomes estão, previamente reconhecem os nomes dos colegas. Depois os alunos que abriram as janelas têm de cumprir o que a

description

Reflexão VII

Transcript of Reflexão VII

Page 1: Reflexão VII

Departamento das Ciências da EducaçãoLicenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo

4º Ano/ 1º semestre

DiárioMachico, 2 de Dezembro de 2009EB1/PE de Machico

Mais um dia que estive em contacto com os alunos do 1º ano l, agora sinto-me mais à vontade, pois já conheço o seu Plano Diário.

Hoje os alunos fizeram as suas tarefas por iniciativa própria, cada vez estão mais autónomos, isso nota-se bem!

Chegou o momento de abrir as janelas do Calendário do Advento e eles já sabiam, quem eram os alunos que o iriam fazer, já sabem a ordem pela qual os nomes estão, previamente reconhecem os nomes dos colegas. Depois os alunos que abriram as janelas têm de cumprir o que a mensagem correspondente à sua janela diz, e demonstram uma grande vontade de cumprir o que revela alguma maturidade já que assumem a responsabilidade.

No momento de Ler, Mostrar e Contar os alunos que se inscrevem aguardam pacientemente que os colegas se calem para que possa ler algo, mostrar ou contar o que revela que agora já se

Page 2: Reflexão VII

apercebem que para se poder trabalhar têm de estar em silêncio e da importância daquele momento.

Neste dia os alunos alteraram a Agenda Semanal e realizaram a ficha de avaliação da área do Estudo do Meio. Como se trata de uma turma do 1º Ano a professora tem de ler questão a questão aguardar um pouco até que todos terminem de dar uma resposta. Alguns deles preocupam-se quando não respondem a tudo, mas outros têm de ser a professora a insistir com eles, o que mostra que o grau de maturidade é muito diferente!

No Tempo de Estudo Autónomo trabalhei com alguns alunos que vieram pedir ajuda, o que revela que têm consciência da dificuldade que têm. Outros que têm o gosto e a curiosidade de aprender, o que é muito importante no processo aprendizagem.

Na área da Língua Portuguesa foi trabalhado o texto do Márcio. Nesse havia duas lacunas e os alunos tinham de descobrir as palavrinhas que faltavam. Alguns alunos fizeram com facilidade.“Eu aprendi uma canção.” Em seguida os alunos puseram questões ao Márcio e ainda mostraram alguma dificuldade em questionar o autor, pois faziam perguntas que nada tinham a ver com o seu texto, mas a professora Cristina orientou-os de forma que colocassem questões mais adequadas.

o “Onde aprendeste essa canção?”- “Em casa.”o “Gostaste?”- “Gostei.”o “Como é o nome dessa canção?”- “A Noite Escura.”o “Quem te ensinou essa canção?”- “Foi a minha irmã.”

Com essas questões o texto do Márcio foi enriquecido.“Eu, em casa,

Page 3: Reflexão VII

aprendi uma cançãocom a minha mana egostei muito de cantar.A canção chama-seNoite Escura.”

Na área da matemática os alunos trabalharam as operações e constatei que alguns reconhecem a diferença entre somar e subtrair enquanto outros não são capazes de diferenciar.

Os alunos que fizeram o Balanço do dia já o conseguiram ler parcialmente e onde não conseguiram ler a professora os auxiliou. A diferença do seu nível de desenvolvimento é notória, porque alguns alunos já sabem ler, enquanto outros estão longe de conseguir num futuro próximo.

A aula podia ter corrido melhor, os alunos estavam muito agitados.