REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ......

34
LIÇÃO 01 - LIÇÃO 02 - LIÇÃO 03 - LIÇÃO 04 - LIÇÃO 05 - LIÇÃO 06 - LIÇÃO 07 - LIÇÃO 08 - LIÇÃO 09 - LIÇÃO 10 - LIÇÃO 11 - LIÇÃO 12 - LIÇÃO 13 - EDITORAÇÃO Kleber Paulo Santana SUPERVISÃO GERAL Natanael Nogueira de Sousa Pastor Presidente BÍBLIA Edição Revista e Corrigida Direitos autorais reservados à Igreja Assembléia de Deus do Setor Oeste do Gama - Área Especial 2/4 - DF REFLEXÕES NOS SALMOS SUMÁRIO WWW.ADGO.COM.BR A verdadeira felicidade Verdadeiros compromissos A verdadeira confiança A verdadeira segurança O verdadeiro livramento O verdadeiro Deus A verdadeira riqueza A verdadeira salvação A verdadeira sabedoria O verdadeiro louvor A verdadeira estabilidade O verdadeiro repouso Resumo das lições (Recapitulação) REVISÃO ORTOGRÁFICA Antônia B. Costa Carvalho Danusa Garcia Alves COMENTÁRIO Benaia Reis de Souza (Professor EBD) Nilton Félix Batista (Comentarista EBD) Jackson Cruz dos Santos (Coordenador EBD) Luciano da Silva Menezes (Equipe Missões) Isaias Soares Salvador Dias (Coordenador EBD) Eliude Fernandes Silva Félix (Comentarista EBD) Ana Lúcia de Souza Almeida (Ministra de música) Maria do Socorro Magaly de O. Santos (Professora Infantil) “Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei” (Salmo 57.7)

Transcript of REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ......

Page 1: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

LIÇÃO 01 -LIÇÃO 02 -LIÇÃO 03 -LIÇÃO 04 -LIÇÃO 05 -LIÇÃO 06 -LIÇÃO 07 -LIÇÃO 08 -LIÇÃO 09 -LIÇÃO 10 -LIÇÃO 11 -LIÇÃO 12 -LIÇÃO 13 -

EDITORAÇÃOKleber Paulo Santana

SUPERVISÃO GERALNatanael Nogueira de Sousa

Pastor Presidente

BÍBLIAEdição Revista e Corrigida

Direitos autorais reservados à Igreja Assembléia de Deus do SetorOeste do Gama - Área Especial 2/4 - DF

REFLEXÕES NOS SALMOS

SUMÁRIO

WWW.ADGO.COM.BR

A verdadeira felicidadeVerdadeiros compromissosA verdadeira confiançaA verdadeira segurançaO verdadeiro livramentoO verdadeiro DeusA verdadeira riquezaA verdadeira salvaçãoA verdadeira sabedoriaO verdadeiro louvorA verdadeira estabilidadeO verdadeiro repousoResumo das lições (Recapitulação)

REVISÃO ORTOGRÁFICAAntônia B. Costa Carvalho

Danusa Garcia Alves

COMENTÁRIOBenaia Reis de Souza (Professor EBD)

Nilton Félix Batista (Comentarista EBD)Jackson Cruz dos Santos (Coordenador EBD)

Luciano da Silva Menezes (Equipe Missões)Isaias Soares Salvador Dias (Coordenador EBD)

Eliude Fernandes Silva Félix (Comentarista EBD)Ana Lúcia de Souza Almeida (Ministra de música)

Maria do Socorro Magaly de O. Santos (Professora Infantil)

“Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meucoração; cantarei e salmodiarei” (Salmo 57.7)

Page 2: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 43 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual

dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quantofizer prosperará.

4 - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.5 - Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na

congregação dos justos.6 - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho

dos ímpios perecerá.

INTRODUÇÃO

Os salmos a serem estudados, neste trimestre, foram selecionadosobjetivando uma maior compreensão da vida cristã. O de númeroum, objeto desta lição, apresenta uma das regras mais simples e

prática para quem deseja alcançar uma vida feliz. Diferentemente doque alguns pensam e ensinam, a felicidade depende do que eu sou, e nãodo que tenho. Ser em lugar de ter é o ensino principal.

A felicidade do cristão depende do quanto ele é diferente do ímpio emseu comportamento e objetivos. É proporcional à sua dedicação à Palavrade Deus e cumprimento da mesma, como veremos nos tópicos a seguir:

I - OS FATORES DETERMINANTESDA FELICIDADE DO CRISTÃO

"Bem aventurado" é um termo que significa feliz. Esta palavracomposta aparece em muitas passagens bíblicas, em especial nos salmos.A bem-aventurança sempre vem acompanhada de um favor divino e deexigências a serem cumpridas por aquele que almeja tal felicidade.Exemplos: Sl 32.1; 65.4; 64.12; 112.1.

No salmo, em apreço, temos três exigências básicas para quem queralcançar a felicidade:

1. O seu comportamento - "Bem-aventurado o varão que não andasegundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dospecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (v 1). Podemosobservar que o pecado é um ato contínuo, sempre induzindo o pecador air mais além em seu erro. Começa andando, depois se detém e, por fim,se assenta a despojar-se. O texto chama a atenção para estas três atitudesdeterminantes no comportamento vitorioso do crente:

Page 3: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 6recomendações nos vs 1 e 2, ele pode esperar resultados esplêndidos emsua vida espiritual, pois será idêntico a uma planta regada constantemente.É junto às margens de rios e lagoas que se encontram as terras maisférteis e, da mesma forma, a vida cristã vigorosa não permite distanciar-se da Palavra do Senhor.

2) - "A qual dá o seu fruto na estação própria". Aqui temos aprodutividade do crente. É importante frisar que as árvores, exceto as deenxerto, só produzem fruto na estação própria. Portanto, o cristão nãodeve se preocupar em forçar a produção de frutos em sua vida, mas sim,em prover os meios necessários para que, no devido tempo, eles apareçam(Jo 15.1-8; 2Pe 1.5-8).

3) - "Cujas folhas não caem". O ímpio está em "lugaresescorregadios" (Sl 73.18), mas o cristão é feliz por sua estabilidade. Asárvores normalmente perdem folhas em tempos frios ou muito secos. Ocristão, cheio de vida, não se abate quando dificuldades aparecem, poisestá sempre rejuvenescido pela presença do Espírito Santo e alimentadopela Palavra de Deus (Ef 6.10).

4) - "Tudo quanto fizer prosperará". Nesse estágio, o cristãotem o retorno merecido pela sua fidelidade ao Senhor: a prosperidade.Embora esteja implícita a idéia de riquezas materiais, o ensinoprincipal é que todos os planos e investimentos na vida espiritualterão êxito. A relação é com a "árvore plantada junto a ribeiros deáguas", pois a sua progressão está intimamente relacionada ao terrenoe a água abundante. Portanto, o cristão só prosperará se sua vida estiverpautada na Palavra do Senhor e a sua vida totalmente Nele, por Ele epara Ele. (Jo 15.1-7; Ef 1.3).

II - OS ANSEIOS FRUSTRADOS DOS ÍMPIOS

O salmo primeiro é dividido em duas partes: A felicidade do cristão(vv 1-3) e a derrocada do ímpio (vv 4-6). É um claro contraste. A segundaparte começa com a seguinte afirmação: "Não são assim os ímpios..."(v 4a). Vejamos esta diferença:

1. Na sua instabilidade presente - "... mas são como a moinha queo vento espalha" (v 4b). A vida do ímpio é como um vai-e-vem semdireção. É como a moinha, sem peso, sem conteúdo e sem valor. Os quedeixam a Palavra de Deus e seguem doutrinas enlatadas, modismos dehomens perversos, são assim também: "levados em roda por todo ventode doutrina" (Ef 4.14; Sl 37.10; Ml 4.1).

Page 4: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Lição 02 - 12 de outubro de 2008

Salmo 15

VERDADEIROS COMPROMISSOS

Culto Familiar

SUGESTÃO DE HINOS - 026 - 187 - 232 (Harpa Cristã)

Objetivos da Lição

Versículo Chave

1 - SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará noteu santo monte?

2 - Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e falaverazmente segundo o seu coração;

3 - aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu

Segunda - (Salmo 18.20) - Recompensou-te o Senhor conforme a tua justiçaTerça - (Salmo 24.4) - Não jure enganosamenteQuarta - (Salmo 25.21) - Guardem-te a sinceridade e a retidãoQuinta - (Sa1mo 112.1) - Teme ao SenhorhorSexta - (Salmo 119.35) - Ande na verdadeSábado - (Salmo 15) - Fale verazmente segundo o teu coração

• Ensinar que o cristão deve ter cuidado com o seu relacionamento com o próximo;• Mostrar a maneira correta de relacionar-se, conforme o texto bíblico.

“Pelo que deixai a mentira e falai a verdadecada um com o seu próximo; porque so-

mos membros uns dos outros”(Efésios 4.25)

Page 5: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 10justo e reto diante de Deus, por isso escapou do dilúvio, tendo o seu nome naBíblia Sagrada e nos anais da história, como testemunho vivo e modeloexemplar para sua posteridade.

O próprio Deus testemunhou dele, reconhecendo a sua justiça edizendo-lhe: "Entra tu e toda a tua casa na arca, porque hei vistojusto diante de mim nesta geração" (Gn 7.1).

Os olhos do Senhor, portanto, estão sobre todos aqueles que amam epraticam a justiça. Diante disso, o cristão deve procurar desenvolver, no seuinterior, fome e sede de justiça, na certeza de se tornar um bem-aventurado(Mt 5.6). Esta justiça deve exceder a dos escribas e fariseus (Mt 5.20).

3. Não fazer mal ao seu próximo - "Nem faz mal ao seu próximo" (Sl15.3b) - Quando indagado sobre o que fazer para entrar no reino de Deus,Jesus disse ao doutor da lei: "Que está escrito na lei?" O qual respondeu:"amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração… e ao teu próximocomo a ti mesmo" (Lc 10.25 a 27). Vemos, pois, o amor em evidênciacomo sendo uma prerrogativa para se entrar no santo templo do Senhor.

O amor não faz mal ao seu próximo, antes socorre. A Bíblia diz queos que lavram iniqüidade e semeiam o mal segam isso mesmo (Jó 4.8).

A face do Senhor está contra os que fazem mal para desarraigar daterra a memória deles (Sl 34.16). Além do que a palavra de Deus nosadverte: "Não declines nem para a direita nem para a esquerda;retires o teu pé do mal" (Pv 4.27).

II - COMPROMISSO NA PALAVRA

A Bíblia diz que toda palavra frívola que os homens disserem hão de darconta no dia do juízo (Mt 12.36). A expressão frívola significa fútil, leviano,volúvel. O cristão deve, portanto, dispensar total cuidado com a palavra quesai de sua boca, procurando observar três princípios de suma importância:

1. Falar a verdade - "E fala verazmente segundo o seu coração"(Sl 15.2c) - Vivemos em um mundo cheio de mentiras e enganos. Foi-seo tempo em que podíamos cultivar a confiança mútua, na certeza de quenão nos decepcionaríamos. Não obstante a tudo isso o cristão deveprocurar sobressair-se como pessoa íntegra e verdadeira. Falar a verdadedeve ser uma prática de todos os dias, mesmo sob pena de qualquerperda, prejuízo ou mesmo de morte (Jo 8.40). A verdade deve ser comoum colar precioso no pescoço do cristão.

A Bíblia nos recomenda: "Pelo que deixai a mentira e falai averdade cada um com seu próximo" (Ef 4.25). Deus é verdadeiro (Nm23.19) e importa que sejamos verdadeiros também, pois a mentira nãoprocede d'Ele, mas de satanás (Jo 8.44).

Page 6: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 12O cristão autêntico não se dá a esta prática pecaminosa, antes empresta

sem esperar receber de volta (Lc 6.34).

2. Não aceitar subornos - "Nem recebe subornos contra o inocente"(Sl 15.5b) - Subornar significa dar dinheiro ou outros valores com afinalidade de se conseguir coisa oposta à justiça, ao dever ou à moral. Emoutras palavras, é o mesmo que atrair com engano, aliciar para mau fim.Antes, deve primar por uma conduta impecável, pois o Senhor nos adverte:"Não tomarás suborno, porquanto o suborno cega os olhos dos sábiose perverte as palavras dos justos" (Dt 16.19c). Sendo assim, o subornoé uma obstrução à execução da justiça. Deus chama de rebelde ecompanheiro de ladrões àqueles que amam o suborno (Is 1.23).

CONCLUSÃO

O salmo 15 é o salmo do cidadão do céu, portanto dita as normas devida para todos aqueles que desejarem entrar no Reino celestial. Tiagodiz que devemos ser cumpridores da palavra e não somente ouvintes(Tg 1.22). Portanto, façamos um compromisso com o Senhor e com aSua palavra. "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade” (Ef 4.25),no andar, na palavra, nos negócios.

Para reflexão:• Você tem andado conforme as normas mostradas no salmo 15?• As tuas palavras têm sido: sim, sim e não, não?• Como vão os teus negócios do dia-a-dia?

Questionário para avaliação e debate:1. Como podemos andar em sinceridade?2. O que é difamar o próximo?3. O que é usura?

A Escola Dominicalé um dos principais cultos daigreja. Participe dela. Ore por

ela. Divulgue-a.

Page 7: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 144 - Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.5 - Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha

salvação; por ti estou esperando todo o dia.6 - Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas

benignidades, porque são desde a eternidade.7 - Não te lembres dos pecados da minha mocidade nem das minhas

transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, portua bondade, SENHOR.

8 - Bom e reto é o SENHOR; pelo que ensinará o caminho aospecadores.

9 - Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o seu caminho.10 - Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para

aqueles que guardam o seu concerto e os seus testemunhos.11 - Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade,

pois é grande.12 - Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no

caminho que deve escolher.13 - A sua alma pousará no bem, e a sua descendência herdará a terra.14 - O segredo do SENHOR é para os que o temem; e ele lhes fará

saber o seu concerto.15 - Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará

os meus pés da rede.16 - Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.17 - As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus

apertos.18 - Olha para a minha aflição e para a minha dor e perdoa todos os

meus pecados.19 - Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me

aborrecem com ódio cruel.20 - Guarda a minha alma e livra-me; não me deixes confundido,

porquanto confio em ti.21 - Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.22 - Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

INTRODUÇÃO

Confiança, nos termos bíblicos, significa "entregar-se aos cuidadosde Deus". O cristão é orientado a confiar somente em Deus, poisEle é quem cuida de nós.

Nesta lição, o salmista Davi nos ensina, por meio de sua experiênciacom Deus, que somos incapazes de vencer sozinhos as aflições e as

Page 8: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 16ensina o caminho da perfeição a pecadores insensatos que insistem empermanecer endurecidos.

Deus escolhe o caminho que se conforma com os seus alvos de santidadee nos guia pelas veredas da justiça (Sl 23.3), através do poder do EspíritoSanto, já que os que são guiados pela carne não podem agradá-lo (Rm 8.8).

Somente trilhando o caminho escolhido por Deus é que podemosconfiar que Ele nos assistirá com a sua graça e, então, experimentaremosas suas promessas.

II - SOMOS BENEFICIADOS QUANDO CONFIAMOSEM DEUS

À medida que o cristão se compromete a obedecer ao Espírito Santo,seguindo os caminhos propostos por Ele, descobre que a lei do Espíritoentra em operação, conferindo-lhe a capacidade de cumprir a lei moralde Deus. A partir daí, passa a usufruir de alguns benefícios especiais,enumerados por Davi neste salmo.

1. Temos prosperidade material e espiritual (v. 13) - Deus estáinteressado em abençoar o seu povo, tanto material quantoespiritualmente. Sendo o dono de todas as coisas, nos céus e na terra,seus recursos são ilimitados.

Paulo nos fala sobre essa prosperidade, esclarecendo que temos apromessa de poder aquisitivo suficiente para as nossas necessidades e aindaservirmos nas questões espirituais a fim de fazermos o que é mister nacausa de Cristo (2Co 9.8). Além disso, já nos pertencem todas as bênçãosespirituais nos lugares celestiais em Cristo (Ef 1.3), o que reforça a idéiado salmista de que o homem que teme a Deus já habita na prosperidade.

2. Temos intimidade com o Senhor (v. 14) - Podemos entender pelaspalavras Bíblicas que existem bênçãos reservadas para aqueles que tememao Senhor. Uma dessas bênçãos é o privilégio de "conhecer os segredosde Deus". Isso é intimidade com o Senhor!

O caso bíblico mais notório, e que prova que é possível ao homem serconsiderado íntimo de Deus, é o caso de Moisés (Êx 33.11). Este viviaem plena harmonia com o Espírito Santo, a ponto de compartilhar ospróprios sentimentos de Deus (Êx 32.19).

Davi, por sua vez, mostra que, através da oração, podemos conheceros caminhos de Deus e crescer numa comunhão tão profunda a ponto desermos considerados seus amigos.

3. Obtemos misericórdia na tribulação (v. 17) - O salmista estavadesolado e aflito e, mais uma vez, elevou a sua alma ao Senhor porque

Page 9: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Salmo 27

A VERDADEIRA SEGURANÇA

Culto Familiar

SUGESTÃO DE HINOS - 008 - 033 - 046 (Harpa Cristã)

Lição 04 - 26 de outubro de 2008

Objetivos da Lição

Versículo Chave

1 - O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? OSENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

2 - Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiramcontra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

3 - Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria;

Segunda - (Salmo 4.8) - O Senhor me faz habitar em segurançaTerça - (Salmo 78.53) - O Senhor me guia em segurançaQuarta - (Salmo 143.9) - O Senhor me livra dos inimigosQuinta - (Salmo 145.14) - O Senhor sustenta a todos que caemSexta - (Salmo 145.20) - O Senhor guarda a todos que o amamSábado - (Salmos 27) - O Senhor é a minha força

• Destacar os meios que nos garantem segurança;• Mostrar que a segurança em Deus é infalível.

E o efeito da justiça será paz, e a operaçãoda justiça, repouso e segurança, para

sempre” (Isaias 32.17)

Page 10: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 201. Por meio da convicção em Deus - "Se Deus é por nós, quem

será contra nós?" (Rm 8.31). No versículo 1, do texto básico, Daviafirma ser Deus a sua luz, salvação, e força. Isto significa que para ele sóDeus ilumina os caminhos da vida, dá livramento e sustenta. Davi tinhaplena certeza de um Deus pessoal que se relacionava e cuidava dele.

O que Deus significa em sua vida? Como você O apresentariaaos outros? Esta convicção é a própria segurança, que fará o mal"tropeçar e cair" (v 2).

2. Por meio de uma fé inabalável - "Ainda que um exército mecercasse, o meu coração não temeria..." (v 3). A fé em Deus eliminaqualquer medo, não importando quão grandes possam ser as adversidades.Este tipo de fé garante segurança e proteção. Dá, também, percepção doamor e da paz divina (v 13). Essa fé é a vitória que vence o mundo (1Jo5.4). Por meio dela, não permita que a sombra do medo te envolva eoprima. Na qualidade de rei, Davi dizia: "... Ainda que a guerra selevantasse contra mim, nele confiaria" (v 3).

3. Por meio do refugiar-se em Deus - Vemos que Davi pediu e buscouestar na Sua presença: "Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: quepossa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida..." (v 4)."Deus é o nosso refúgio e fortaleza" (Sl 46.1), por isso devemos correrpara Ele e procurar proteção em tempos de adversidade. Prefira estar napresença de Deus a sofrer preocupações e ansiedades. Não há lugar maisseguro do que n'Ele, "pois Ele tem cuidado de nós" (1Pe 5.7).

II - É INFALÍVEL

Ainda que sejamos infiéis, Deus permanece fiel (1Tm 2.13). Ele é oSupremo padrão de perfeição, pois não pode negar-se a si mesmo e nuncafalha em seus planos. Podemos ver estas verdades a seguir:

1. Nunca falhará - Podemos, como Davi, confiar que Deus nosesconderá na hora da adversidade, nos fará firmar e prevalecer sobretodas as intempéries (vv 5,6), pois para Ele nada é impossível (Lc 1.37).

O nosso Deus é infalível. Suas promessas são feitas porque "... é poderosopara o fazer" (Rm 4.21). Portanto, podemos nos chegar ao trono da graça"... a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hb 4.16).

Davi afirmou, de antemão, que cantaria louvores a Deus porlivramentos que ainda receberia, pois sabia que o Senhor não falharia.

2. É superior a tudo o que se pode confiar - Existe algo nesta vidaque você acredita que jamais te decepcionará? Saiba que mesmo o amor

Page 11: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 22CONCLUSÃO

Aprendemos que em Deus há verdadeira segurança. Por meio destesalmo, podemos entender um pouco mais, tanto o valor da segurança emDeus, como o dever de confiar Nele.

É assim que permaneceremos diante das tribulações e perseguiçõese, veremos: "os bens do Senhor na terra dos viventes" (v 13).

Para reflexão:• Você tem se refugiado em Deus?• Você vive esta confiança num Deus infalível?• O teu coração está fortalecido no Senhor?

Questionário para avaliação e debate:1. Leia o texto: "Ainda que um exército me cercasse..." (Sl 27.3) emencione três coisas que poderiam nos cercar e nos oferecer perigo.2. Mencione duas passagens bíblicas que confirmam a infalibilidade de Deus3. O que significa buscar o "rosto" do Senhor?

Existe para prestarExiste para prestarExiste para prestarExiste para prestarExiste para prestar serserserserserviçosviçosviçosviçosviçosdidáticos.didáticos.didáticos.didáticos.didáticos.

DEPARTAMENTO DEEDUCAÇÃO CRISTÃ

OFERECE SUBSÍDIOS PARA:EBDEBFDISCIPULADOCURSOS

PPPPProcure-nos!rocure-nos!rocure-nos!rocure-nos!rocure-nos!

Page 12: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 243 - Ele dos céus enviará seu auxílio e me salvará do desprezo daquele

que procurava devorar-me (Selá). Deus enviará a sua misericórdia e asua verdade.

4 - A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estãoabrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cujalíngua é espada afiada.

5 - Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra.6 - Armaram uma rede aos meus passos, e a minha alma ficou abatida;

cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram. (Selá)7 - Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu

coração; cantarei e salmodiarei.8 - Desperta, glória minha! Desperta, alaúde e harpa! Eu mesmo

despertarei ao romper da alva.9 - Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei entre as nações.10 - Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até

às nuvens.11 - Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.

INTRODUÇÃO

O texto básico nos revela a glória de Deus sobre a sua criação. ABíblia relata inúmeros fatos acontecidos durante a história humana:livramentos que procederam da glória de Deus, e nesse salmo

não será diferente, pois aqui Ele cuida da vida de seu servo Davi nomomento em que clama ao Senhor pedindo, por sua misericórdia.

Nesta lição, mostraremos que o verdadeiro livramento vem do Senhorpara os que Nele confiam e O buscam:

I - VEM DO SENHOR

Davi era um homem temente a Deus e sabia reconhecer o seulugar. Nesse contexto já era ungido rei, mas, por respeito a Saul etemor a Deus, não quis tomar o seu lugar antes do tempo e deixabem claro a sua dependência do Senhor. "Deus tem misericórdiade mim, porque a minha alma confia em ti" (v 1). O salmistasabia porque podia confiar nos livramentos do Senhor:

1. Porque Ele tem misericórdia de nós - (V 1) - Deus émisericordioso e benevolente para com seus filhos. Exatamente por estefato, podemos nos abrigar nos cuidados do Senhor, pois é somente Ele

Page 13: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 26Senhor, pertencem às saídas para escapar da morte" (Sl 68.20). E quenossos olhos estejam firmados no Senhor para que possamos ver a sua facee glória, sem nos preocupar com o que está ao nosso redor. "E eis que,assim como foi a tua vida hoje de tanta estima aos meus olhos, deoutra tanta estima seja a minha vida aos olhos do Senhor, e ele melivre de toda tribulação" (1Sm 26.24).

III - VEM PARA OS QUE O BUSCAM

A nossa busca ao Senhor deve ser incessante, pois não podemosnegligenciar o Seu auxílio para conosco. Ele está se revelando e devemosbuscá-lo cada vez mais. "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome,se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seusmaus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seuspecados, e sararei a sua terra" (2Cr 7.14).

1. Com um coração preparado - "Então, dali, buscarás ao Senhor,teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e detoda a tua alma" (Dt 4.29) - Bem-aventurados os que buscam ao Senhorde todo o coração, pois esses demonstram sede de Deus, anseio paraaprender. Devemos guardar os mandamentos do Senhor em nossos coraçõese esperar sempre nEle (Mt 6.30). Davi orava ao Senhor com todo clamor,exaltando-o, pois reconhecia o grandioso poder de Deus. "Sê exaltado, óDeus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra" (Sl 57.5).

2. Com louvor - Buscar o Senhor com louvor é dar todo o coração emoferta a Ele. Quando louvamos a Deus, automaticamente reconhecemosas suas obras em nosso favor e nos colocamos no lugar em que realmentedevemos estar, ou seja, na posição de servos. "Nós somos servos do Deusdos céus e da terra" (Ed 5.11). O Senhor nos deu o exemplo, pois foichamado de servo por toda a Sua vida de obediência ao Pai.

3. Com humildade - Quando servimos a Deus com humildade,criamos um sentimento que nos leva a reconhecer as nossas limitações,logo, colocamos Deus no mais alto nível de nossas vidas. Disse Paulo:"Fiz o meu trabalho como servo do Senhor, com toda a humildade"(At 20.19). Devemos fazer a obra do Senhor sem nos exaltarmos, poistudo que fazemos é para o Senhor e só Ele é digno de honras e glórias.

CONCLUSÃO

Quando falamos de livramento, o entendemos como um todo, e éexatamente isso que Deus faz a nosso favor. A sua disposição para nos

Page 14: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

SUGESTÃO DE HINOS - 156 - 169 - 200 (Harpa Cristã)

Lição 06 - 09 de novembro de 2008

Salmo 66

O VERDADEIRO DEUS

Versículo Chave

Culto Familiar

Objetivos da Lição

“Pelo que hoje saberás e refletirás no teucoração que só o Senhor é Deus em

cima no céu e embaixo na terra;nenhum outro há”

(Deuteronômio 4.39)

1 - Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras.2 - Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor.3 - Dizei a Deus: Quão terrível és tu nas tuas obras! Pela grandeza do

teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.4 - Toda a terra te adorará, e te cantará louvores, e cantará o teu nome. (Selá)

Segunda - (Salmo 54.4) - O Deus que ajudaTerça - (Salmo 77.14) - O Deus que faz maravilhasQuarta - (Salmo 79.9) - O Deus da salvaçãoQuinta - (Salmo 139.23) - O Deus que sondaSexta - (Salmo 140.7) - O Deus que é fortalezaSábado - (Salmos 66) - O Deus terrível em seus feitos

• Destacar o ensino que revela Deus como o único e verdadeiro;• Mostrar o correto relacionamento que devemos ter com Ele.

Page 15: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 30Em suas grandes obras e na sua Palavra, o verdadeiro Deus tem se

revelado a toda humanidade.

1. Na grandeza do Seu poder - "Ele fez a terra pelo seu poder; Eleestabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligênciaestendeu os céus" (Jr 10.12) - Deus não precisa do Universo, mas este éque depende do Senhor para existir e ser sustentado, e esta sustentabilidadeé uma promessa do próprio Criador (Jr 31.35-37). O homem é incapaz,tanto de medir o universo (infinito) quanto de entender o fundamento daTerra. Tamanha complexidade só poderia emergir de um ser supremo, oqual trouxe à existência aquilo que não existia (At 17.24-25).

Observe os milagres realizados por Deus através dos tempos (à Israel,à Igreja e às pessoas). Se prestássemos um pouco mais de atenção,"veríamos" o Senhor em cada planta, em cada estrela que brilha, emcada ser humano. Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor!

2. Na Sua unicidade - Convém conhecê-lo melhor e, para isso,temos que buscá-lo na sua Palavra. Lendo apenas este salmo,poderíamos desde já observar o uso de artigos, verbos e pronomessempre no singular quando fazem referência à pessoa do Criador (a,tu, ti, ele, seu, sua, etc.), o que já nos indica a existência de apenas umúnico Senhor. Se passarmos para todo o conteúdo bíblico, háconfirmação de que Deus é um só (2 Sm 7.22, Dt 4.35, Mc 12.32).Contudo, Ele existe desde a eternidade como três pessoas: Pai, Filho eEspírito Santo. Daí, advém o termo Trindade. "A subordinação dapessoa do filho à pessoa do Pai, ou, em outras palavras, uma ordemde personalidade, função e ação que permite ao Pai ser funcionalmenteo primeiro; o Filho, o segundo e o Espírito, o terceiro; é perfeitamentecoerente com a igualdade." (A. H. Strong). Portanto, exclui-se uma 4ªpessoa na Trindade, acima, ou mesmo igual a ela.

II - O VERDADEIRO DEUS VALORIZAO SEU POVO - (VV 10-16)

Ele deseja ver em seus filhos crescimento, maturidade e o fruto (Gl5.22-23). E, para que estes valores sejam agregados ao caráter do cristão,convém ao Senhor aperfeiçoá-lo.

1. Nas aflições sofridas - "E sabemos que todas as coisascontribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus..."(Rm 8.28). Deus nos faz passar por dificuldades, a fim de experimentara nossa esperança, fé e amor. E mesmo que não tenhamos mais esperança,e a nossa fé esteja no limite, o amor deve permanecer inalterável, não

Page 16: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 32graça! Que não só nos enche, mas também nos faz transbordar de gozodiante da Presença do Deus Santo, e é quem nos torna ricos na pobreza(2 Co 8.1-2), nos faz fortes na fraqueza (2 Co 12.9), nos torna gloriosos,mesmo na nossa insignificância (Fp 3.21). Recebemos do Senhor umagraça especial que também nos fará ter vida mesmo após a morte!"Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta demim a sua Graça" (v. 20 - ARA).

CONCLUSÃO

Conhecendo mais o Trino Deus, melhor será o nosso relacionamentocom Ele e com aqueles que também O amam (Cl 1.10). E por ser Ele oúnico Verdadeiro Deus, Eterno, Salvador, Misericordioso, Bom e Senhor,acima de tudo O amamos e O obedecemos.

O Senhor responde às nossas orações, recebe o nosso culto e se deleitaem nós (Sf 3.17). A estes sempre enche de abundante graça.

"Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor eSalvador Jesus Cristo. A Ele seja dada glória, assim agora como nodia da eternidade. Amém!" (2 Pe 3.18).

Para reflexão• Você tem visto Deus manifestar-se?• Você tem se esforçado a cada dia em conhecer o EU SOU?• Orar diariamente tem estreitado sua relação com o Trino Deus?

Questionário para avaliação e debate:1. Relate algumas formas como Deus tem se manifestado aos homens2. De acordo com o Tópico II, como Deus tem valorizado o seu povo?3. De acordo com o Tópico III, como Deus tem favorecido o seu povo?

“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus ver-dadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3).

O Deus verdadeiro não é somente um Deus santo e justo quepune os pecadores, mas Ele é também um Deus de amor e graça, quemostra misericórdia. Em Sua graça e amor, Ele enviou a Jesus Cristopara efetuar a salvação. Deus, em Jesus Cristo, é o único Salvador.

Rev. Steven Houck

DEUS VERDADEIRO

Page 17: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 343 - Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.4 - Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.5 - Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos

como outros homens.6 - Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência

como de um adorno.7 - Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as

imaginações do seu coração.8 - São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam

arrogantemente.9 - Erguem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra.10 - Pelo que o seu povo volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.11 - E dizem: Como o sabe Deus? Ou: Há conhecimento no Altíssimo?12 - Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança,

e se lhes aumentam as riquezas.13 - Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado

as minhas mãos na inocência.14 - Pois todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã.15 - Se eu dissesse: Também falarei assim; eis que ofenderia a geração

de teus filhos.16 - Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado;17 - até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.18 - Certamente, tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças

em destruição.19 - Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente

consumidos de terrores.20 - Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando

acordares, desprezarás a aparência deles.21 - Assim, o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.22 - Assim, me embruteci e nada sabia; era como animal perante ti.23 - Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita.24 - Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória.25 - A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu

deseje além de ti.26 - A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza

do meu coração e a minha porção para sempre.27 - Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído

todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti.28 - Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha

confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras.

Page 18: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 36que é verdadeiramente rico busca tratar a todos com amor e justiça.

3. Ela é alcançada à custa da exploração - "São corrompidos etratam maliciosamente de opressão" (v. 8). O salmista enxerga a formacomo os ímpios, maldosamente, corrompem e oprimem os mais humildes,dilapidando os seus escassos bens. Essa exploração é uma constante aindahoje. Os pobres têm a sua mão de obra explorada, recebem saláriosmiseráveis, têm os seus direitos trabalhistas negados e, muitas vezes,não tem acesso à educação como forma de ascensão profissional. Essemodelo de riqueza, que explora o ser humano feito à imagem esemelhança de Deus, nem de longe é aquele apresentado nas Escrituras.

II - A RIQUEZA CONFORME O MUNDO DESONRA A DEUS

"E dizem: Como o sabe Deus? Ou: Há conhecimento noAltíssimo?" (v. 11). O ímpio entende que, por meio de sua riqueza,pode fazer tudo o que quiser e que nem mesmo Deus pode se interporentre ele e sua vontade. Assim, ele despreza a Deus, negando-lhe a honradevida. Observe como isso acontece:

1. Ela traz à tona a soberba da alma - "Pelo que a soberba oscerca como um colar" (v. 6a); "Falam arrogantemente" (v. 8b). Umadas atitudes ímpias denunciadas pelo salmista é a presunção por elesdemonstrada. Um coração soberbo desonra a Deus, pois crê que tudo oque precisa pode ser suprido pelos seus bens. Por isso, os ímpios agemcomo o rico insensato, que disse: "alma, tens em depósito muitos bens,para muitos anos; descansa, come, bebe e folga" (Lc 12.19). Mal sabiaele que era o seu último dia na terra. Que diferença fará ter toda riquezado mundo quando o seu possuidor tiver que partir para a eternidade?

2. Ela desperta uma atitude de blasfêmia - "Erguem a sua bocacontra os céus, e a sua língua percorre a terra" (v. 9). A riquezaacumulada não traz sensatez ao coração do ímpio. Sua língua se voltacontra tudo e contra todos, e nem Deus é poupado de sua blasfêmia. Elesrejeitam a Deus por fazerem de seus bens o seu ídolo. Expressões deultraje à soberania de Deus jamais serão encontradas nos lábios dos quesão verdadeiramente ricos (ainda que pobres aos olhos do mundo). Emsua boca, percebe-se sempre uma palavra de louvor e agradecimento aoSenhor. Foi o que fez Jó quando deixou de ser o homem mais poderosoda terra, tornando-se o mais desafortunado de todos: elevou a sua voz eadorou ao Senhor (Jó 1.21).

3. Ela concorre para o afastamento de Deus - "Pois eis que os que

Page 19: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 38

“Tenho uma herança de alegria queainda não devo ver; a mão quesangrou para fazê-la minha guarda-a para mim.”

3. Ela é vivenciada no presente e no futuro estabelecido por Deus- "Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória"(v. 24). Para o salmista, o justo anda nessa vida segundo a direção deDeus e tem a perspectiva de viver eternamente com Ele. Ainda que oímpio viva sem sobressaltos, toda a sua riqueza finalmente perecerá enão lhe servirá de arrimo no futuro. A verdadeira riqueza, portanto, éaquela que pode ser usufruída aqui, neste mundo, e futuramente, naeternidade. E essa riqueza, nem mesmo todo ouro pode proporcionar,pois ela só é encontrada na pessoa de Deus.

CONCLUSÃO

É evidente que nem todos os ricos do mundo portam-se como aqueles queforam descritos nos dois primeiros tópicos da lição, pois muitos verdadeirosservos de Deus são (ou foram) ricos. A diferença é que, para eles, a verdadeirariqueza não é constituída de moedas de ouro, cédulas de dinheiro e nem daquantidade de bens acumulados nesta terra, mas é encontrada na pessoa doDeus a quem servem. Não há nenhuma incompatibilidade em o crente batalharpara melhorar sua condição de vida nesta terra, desde que não faça disso oobjetivo maior de sua vida e deixe de depositar sua confiança no Senhor, poisa verdadeira riqueza só é encontrada Nele.

Para reflexão• Você conseguiu detectar algum tipo de injustiça na sua vida financeira?• Você tem honrado a Deus com o que tem?• A tua riqueza pode passar por uma inspeção divina sem ser reprovada?

Questionário para avaliação e debate:1. De acordo com o Tópico I, quais as injustiças que a riqueza mundana produz?2. De acordo com o Tópico II, por que a riqueza mundana desonra a Deus?3. De acordo com o Tópico III, como podemos detectar a riqueza dada por Deus?

Page 20: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 405 - Estarás para sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas

as gerações?6 - Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?7 - Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.8 - Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser; porque falará de paz ao

seu povo e aos seus santos, contanto que não voltem à loucura.9 - Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para

que a glória habite em nossa terra.10 - A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se

beijaram.11 - A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.12 - Também o SENHOR dará o bem, e a nossa terra dará o seu fruto.13 - A justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto

pelos seus passos.

INTRODUÇÃO

Otítulo desta lição sugere que nem toda salvação é verdadeira e isso procede. Praticamente todas as religiões e seitas, de algumaforma, prometem-na, mas só a Bíblia contém ensinos acerca da

única salvação infalível.Para ser verdade, qualquer promessa, neste sentido, deve ser pautada

na vontade de Deus, ser efetuada por Ele e promover algum tipo deresultado benéfico para os que se apropriam dela. Essa é a sua distinção.

I - É UM ATO DELIBERADO POR DEUS

A salvação é fruto do beneplácito divino que decidiu alcançar opecador (Ef 1.5). Nada e ninguém comoveu Deus a realizar tal façanha,apenas o seu imensurável amor (Jo 3.16). Portanto vejamos a sua ação:

1. Decidiu abençoar o Seu povo - "Abençoaste, Senhor, a tua terra;fizeste regressar os cativos de Jacó" (v 1). O Senhor escolheu Israelpara ser sua propriedade exclusiva. É um ato soberano de Deus (Dt 7.7;10.15).

A Igreja foi escolhida pelos mesmos critérios (Ef 1.4), pois nosabençoou com toda sorte de bênçãos espirituais (Ef 1.3). Temos queseguir suas determinações para recebê-las, mas nada precisamos fazerpara merecê-las; da mesma forma como podemos nos beneficiar dosraios do sol, mas não podemos fazê-lo brilhar.

Page 21: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 42Escritura, encontramos a expressão de compaixão para com o miserávelpecador: "Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grandeem benignidade" (Sl 103.8). Por causa da Sua misericórdia, sem as obrasde justiça, recebemos Dele salvação, regeneração e renovação (Tt 3.5).

3. Possibilitou o acesso à Sua salvação - (vv 8,9). "Certamenteque a salvação está perto daqueles que o temem..." (v 9). Ele nosabriu a porta da salvação (Jo 10.9), dando-nos livre acesso ao trono dagraça (Hb 4.16; 10.19-21).

Para tomar posse da salvação é preciso preencher alguns pré-requisitosdivinos: Escutar ao Senhor, temê-lo e não voltar ao pecado (v 8). Portanto,"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto estáperto" (Is 55.6).

III - É O RESULTADO DA BENEVOLÊNCIA DE DEUS

A bondade de Deus encheu toda a terra e alcançou a todos os quecrêem, porque não faz distinção, mas salva todos os que O invocam (Rm10.12,13). Vejamos como:

1. Por meio da Sua graça - "A misericórdia e a verdade seencontraram; a justiça e a paz se beijaram" (v 10). Da mesma maneiraque para saciar a sede, não se precisa explicar a composição da água,assim não precisamos explicar a graça divina para podermos usufruir deseus benefícios.

A misericórdia do Senhor nos alcançou, mesmo sendo nósmerecedores da sua ira. Este é o ponto onde se encontraram a misericórdiae a verdade (Ef 2.1-9; Hb 4.16).

O pecado levou todos os homens a um estado lastimável e, destituídosda glória de Deus, passaram a ser alvo da condenação eterna (Rm 3.23;5.12). Uma barreira de separação gerou um estado de inimizade (Rm5.10). Com a morte vicária do Senhor Jesus Cristo, a justiça de Deus foiplenamente satisfeita e a paz refeita (Ef 2.11-17).

O texto: "A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde oscéus" (v 11) é um anúncio solene da manifestação da graça, trazendosalvação a todos os homens (Tt 2.11). Portanto: "A graça seja comtodos vós. Amém!" (Hb 13.25).

3. Por causa da Sua bondade - "Também o Senhor dará o bem, e anossa terra dará o seu fruto. A justiça irá adiante dele, e ele nos faráandar no caminho aberto pelos seus passos" (vv 12,13). A verdadeirasalvação não só efetua o resgate do homem, mas muda sua vida para melhor,trazendo novas perspectivas: O bem-vindo de Deus, o fruto da terra, a

Page 22: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

SUGESTÃO DE HINOS - 056 - 285 - 297 (Harpa Cristã)

Lição 09 - 30 de novembro de 2008

Salmo 90

A VERDADEIRA SABEDORIA

Versículo Chave

Culto Familiar

Objetivos da Lição

1 - SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.2 - Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o

mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.3 - Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Volvei, filhos dos homens.4 - Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que

passou, e como a vigília da noite.

Segunda - (Salmo 111.10) - A sabedoria é o princípio da salvaçãoTerça - (Provérbios 2.6) - O Senhor dá sabedoriaQuarta - (Provérbios 4.7) - A sabedoria é a cousa principalQuinta - (Provérbios 4.11) - O caminho da sabedoriaSexta - (Provérbios 8.11) - A sabedoria é melhor do que as riquezasSábado - (Salmos 90) - Um coração sábio sabe contar os seus dias

• Destacar a fragilidade humana versos o poder de Deus;• Mostrar que é sábio aquele que reconhece que a vida terrena é passageira.

“Mas disse ao homem: Eis que o temor doSenhor é a sabedoria, e apartar-se do

mal é a inteligência” (Jó 28.28)

Page 23: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 46I - RECONHECE A FRAGILIDADE HUMANA - (VV 1-12)

Precisamos reconhecer que temos uma vida passageira e frágil. Diantedisso, somos totalmente dependentes de Deus, pois estamos sujeitos alutas e sofrimentos aqui na terra, mas que em todo sofrimento semprehaverá consolo (2Co 1.3-7). Chegará um tempo que o próprio Senhornos consolará: "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e nãohaverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já asprimeiras coisas são passadas" (Ap 21.4).

1. Refúgio seguro somente em Deus - "Senhor, tu tens sido o nossorefúgio, de geração em geração" (v. 1). Este tópico deixa claro quesomente em Deus podemos nos refugiar e nos tranqüilizarmos, quequando buscamos abrigo Nele não há nada que possa nos atingir. Ele é onosso escudo e praga nenhuma chegará a nós, porque Ele possui todo opoder para nos livrar e proteger. "Aquele que habita no esconderijodo Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" (Sl. 91.1). Ele érefúgio seguro em todas as adversidades (Sl. 27.1-6).

2. Os anos vêm e vão diante de Deus - "Tu os levas como correntede água; são como um sono; são como a erva que cresce de madrugada;de madrugada, cresce e floresce; à tarde, corta-se e seca" (v. 5,6). Somosapenas peregrinos aqui nessa terra. Tudo em breve acabará, portantopodemos nos apegar às coisas desse mundo porque hoje temos vida, amanhãvoltaremos para o pó: "e o pó volte à terra, como o era, e o espírito voltea Deus, que o deu" (Ec.12.7). Assim, os anos vão se passando dianteDaquele que vive eternamente e o que temos que fazer é buscar sempre,em primeiro lugar, as coisas do alto (Mt. 6.33).

3. Não há nada em oculto perante Deus - "Diante de ti puseste asnossas iniqüidades; os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto" (v.8). Como o tópico explica não há nada que façamos que fique encobertodiante de Deus, pois Ele vê tudo que está em secreto; conhece o desejomais íntimo do nosso coração. "E não há criatura alguma encobertodiante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhosdaquele com quem temos de tratar" (Hb 4.13). Podemos enganar aspessoas que estão ao nosso redor com a nossa aparência ou fingindo seraquilo que não somos, mas isso não funciona com Deus. (1Sm. 16.7).

4. Os dias de vida têm que ser usados para alcançar a sabedoriade Deus - "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira quealcancemos coração sábio" (v. 12). Não podemos viver como os falsoscristãos, na impiedade, mas sim como discípulos reais de Cristo, com

Page 24: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 48e doenças da alma. "Ao aflito livra da sua aflição e, na opressão, serevela aos seus ouvidos" (Jó 36.15).

4. Somente o Senhor concede o verdadeiro sucesso - "Derramasobre nós as tuas bênçãos, ó Senhor, nosso Deus. Dá-nos sucesso emtudo o que fizermos; sim, dá-nos sucesso em tudo" (v.17 - NTLH).Não temos outra maneira de alcançar a vitória sem estar apoiados noSenhor. A experiência de Moisés nos ensina que podemos levar nossasvidas a Deus em oração para que o Seu favor repouse sobre nós e possa"confirmar o trabalho de nossas mãos" (Sl. 90.17). Se quisermos teruma vida abençoada e confirmada por Deus, devemos levá-la em oração,santificação e obediência. Assim veremos a Sua glória.

CONCLUSÃO

Chegamos ao final dessa lição com uma certeza: Entre Deus e os sereshumanos há um abismo, pois é incomparável (Jó 36.22,23), majestoso(1Cr. 16.27), santo (Lv. 11.45), misericordioso (Dn. 9.9), e muitos outrosatributos absolutamente impossíveis de serem possuídos por nós.

Não temos como nos comparar a Deus, pois é o Criador e somosapenas criaturas. Majestade é uma qualidade designada somente ao rei.Somos apenas servos, Deus é Rei dos reis (Ap. 19.16)! É o únicorealmente amoroso e bondoso. Resumindo, Deus é perfeito, não há comocontestar.

Para reflexão:• Você reconhece a sua fragilidade diante de Deus?• Você já aprendeu a contar os seus dias?• Você tem bênçãos para contar?

Questionário para avaliação e debate:1. O que significa a frase: "Diante de ti puseste as nossas iniqüidades" (v 18a)?2. De que tipo de trauma o Senhor pode nos curar?3. Que tipo de bênçãos o Senhor nos concede?

“Dou glória a Ti por toda graçaque ainda não provei...” (A.W.)

Page 25: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 504 - Pois tu, SENHOR, me alegraste com os teus feitos; exultarei nas

obras das tuas mãos.5 - Quão grandes são, SENHOR, as tuas obras! Mui profundos são os

teus pensamentos!6 - O homem brutal nada sabe, e o louco não entende isto.7 - Brotam os ímpios como a erva, e florescem todos os que praticam

a iniqüidade, mas para serem destruídos para sempre.8 - Mas tu, SENHOR, és o Altíssimo para sempre.9 - Pois eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os teus inimigos

perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade.10 - Mas tu exaltarás o meu poder, como o do unicórnio: serei ungido

com óleo fresco.11 - Os meus olhos verão cumprido o meu desejo sobre os meus

inimigos, e os meus ouvidos dele se certificarão quanto aos malfeitoresque se levantam contra mim.

12 - O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.13 - Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos

átrios do nosso Deus.14 - Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes,15 - para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e

nele não há injustiça.

INTRODUÇÃO

Em toda a Escritura Sagrada, o povo de Deus é convocado a louvarao Senhor. Esse privilégio não é só do povo de Deus, mas tambémde todo ser que respira, da natureza inanimada e de todos os tipos

de seres.Nesta lição, extrairemos alguns dos muitos motivos que o salmista

tem para louvar a Deus, como também alguns privilégios que oimpulsionavam a expressar com a alma sua gratidão ao Senhor.

I - DEVE SER DIRIGIDO A DEUS

Encontramos, no salmo 145.3 a seguinte expressão: "Grande é oSenhor, e mui digno de ser louvado". Não somos capazes decompreender a magnitude dessa grandeza, mas entendemos que a reaçãode um coração que se predispõe a louvar a Deus é a de magnificar, aprovar,honrar, homenagear e oferecer ações de graças. O louvor a

Deus irrompe de um entendimento adquirido gradativamente sobre

Page 26: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 524. Porque ninguém prevalece sobre Ele (v.9) - Em contraste com o

reino eterno de supremacia absoluta de Deus, encontram-se os ímpiosque florescem por breve tempo (v.7). O caminho do ímpio o leva àdestruição. Este "caminho" significa as ações praticadas por uma pessoadurante sua vida, e, como todo caminho tem o seu destino, este tambémtem sua conclusão natural de acordo com a lei da colheita segundo asemeadura (Mt 13. 25).

A Bíblia classifica como inimigo de Deus todo aquele que se posicionacomo amigo do mundo (Tg 4.4). São estes os que conservam suas mentesocupadas com os valores e prazeres malignos do mundo. Sendo Deuszeloso (Êx 20.5), não aceitará semelhante amizade (Mt 6.24). "Serãodispersos todos os que praticam a iniqüidade" (v. 9b).

II - DEVE SER UM PRIVILÉGIO PARA O CRISTÃO

As providências de Deus na vida de um crente fiel são inumeráveis esuas mãos estarão sempre estendidas para abençoá-lo (Lv 3. 22-23).

1. Porque apesar de fracos, Ele nos faz fortes (v. 10) - Paulonos ensina que vem de Deus o fortalecimento que precisamos paracontinuar engajados na guerra espiritual empreendida (Ef 3.16). Essefortalecimento é o que nos capacita a fazer tudo o que ele nosmandou fazer (Fp 4.13), combatendo contra os nossos inimigos e,nele, sendo mais que vencedores.

O louvor do salmista mostra que já conhecia esse princípio e atribui aDeus a honra e a glória pela alegria de saber que jamais seriaenvergonhado ante os seus adversários, pelo contrário, Deus o faria fortee valente como um animal selvagem.

2. Porque temos a promessa de crescimento (v. 12b) - Vemos aquiuma alusão ao florescimento da palmeira e do cedro do Líbano, bem regadose plantados na casa do Senhor (v. 13). São árvores viçosas que estão sempreem crescimento, assim como o é o justo na presença do Senhor. Os ímpios,ao contrário, são estéreis, e, inevitavelmente serão dispersos (v.9).

A expressão de louvor do salmista por esse crescimento não se baseiaem méritos meramente humanos, mas tem como suporte a mesmadoutrina ensinada por Paulo aos coríntios, ou seja, quem é o responsávelpor esse crescimento é o próprio Deus (ICo 3.6). Sabemos que nenhumagricultor é capaz de vitalizar e fazer crescer uma semente jogada aochão, pois esse mistério pertence ao poder divino.

Além disso, como zambujeiros, estranhos à oliveira, fomos enxertadosem Cristo (Rm 11.17), e Nele florescemos e frutificamos, porque semEle nada podemos fazer (Jo 15.5).

Page 27: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

SUGESTÃO DE HINOS - 004 - 246 - 261 (Harpa Cristã)

Lição 11 - 14 de dezembro de 2008

Salmo 102.1-7; 13-17; 24-28

A VERDADEIRA ESTABILIDADE

Versículo Chave

Culto Familiar

Objetivos da Lição

1 - SENHOR, ouve a minha oração, e chegue a ti o meu clamor.2 - Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia; inclina

para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.3 - Porque os meus dias se consomem como fumaça, e os meus ossos

ardem como lenha.

Segunda - (Esdras 9.8) - Estabilidade em DeusTerça - (Salmo 9.9) - Estabilidade em tempos de angústiaQuarta - (Salmo 46) - Estabilidade em tempos de tribulaçãoQuinta - (Salmo 107.20) - Estabilidade na Palavra de DeusSexta - (Isaias 33.6) - Estabilidade no temor a DeusSábado - (Salmos 102) - Estabilidade cristã

• Mostrar as causas da falta de estabilidade emocional e espiritual do cristão;• Ensinar que só em Deus podemos encontrar estabilidade.

“E haverá estabilidade nos teus tempos,abundância de salvação, sabedoria e

ciência; e o temor do Senhor seráo seu tesouro” (Isaias 33.6)

Page 28: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 56I - É ALCANÇADA POR MEIO DA SÚPLICA SINCERA (V. 1)

O salmista retrata bem seu sofrimento (doença, insônia, angústia...);coisas do cotidiano. Ele encontra-se em completa instabilidade e nãopercebe nenhuma possibilidade de ajuda, por isso vê na oração sua únicasaída, e a faz nos seguintes moldes:

1. Que expressa dor - "Já os meus ossos se apegam à minha pele, emvirtude do meu gemer doloroso" (v. 5). Você já se achou em situaçãodolorosa, onde pensa que Deus ignora seu infortúnio? Assim estava osalmista: "Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia"(v. 2). Ele, assim como nós, não podia controlar as adversidades que ocercavam. Podemos planejar a nossa vida e nos esforçar para alcançar averdadeira estabilidade, mas certas situações podem mudar o curso de nossahistória. A saída eficaz é nos achegarmos a Deus em oração, com um coraçãosincero, apresentando nossos problemas, sofrimentos e angústias (v. 3).

2. Que expressa solidão - "Sou semelhante ao pelicano no deserto;sou como um mocho nas solidões" (v. 7). O pelicano é uma ave quevive no litoral, e não sobreviveria no deserto. Muitas vezes nos sentimosassim, completamente fora de lugar. Ódio, amargura, dúvida e outrossentimentos, podem, inconscientemente, nos levar a construir desertosparticulares, onde temos convicção de que o favor de Deus não nosalcançará. Para uma verdadeira estabilidade, necessitamos da presençae do cuidado de Deus. Mesmo cercados por pessoas, nos sentimossozinhos e nessas horas, só Ele é nosso socorro (Sl 23.4).

3. Que expressa a afronta do inimigo - "Os meus inimigos meafrontam todo dia; os que contra mim se enfurecem me amaldiçoam"(v. 8). Na instabilidade é importante reconhecer os inimigos, que podemser pessoas, sentimentos, pensamentos, ou sofrimento de qualquer ordem.O salmista apresentou claramente seu tormento ao Senhor. Identificadosos inimigos, devemos apresentá-los a Deus, suplicando pela vitória sobreeles. Assim, seremos alcançados por seu socorro que é suficiente paranos dar estabilidade (material, física e espiritual), que não deve ser abaladapelos inimigos (Pv 24.19,20).

II - É ALCANÇADA POR MEIO DE UMA FÉ INABALÁVEL (V. 28)

O salmista perdeu sua saúde, seu controle emocional e suas amizades,mas não perdeu sua fé. Assim como ele, a nossa confiança em Cristodeve ser preservada a qualquer custo. Vejamos onde podemosfundamentar nossa fé:

Page 29: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 58sua presença, vivenciaremos uma alegria plena (Jd 1.25).

2. Que reconhece o poder criador de Deus - "Desde a antiguidadefundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos" (v. 25). O salmistasabe que sua aflição pode ser completamente sanada pelo Senhor devido aSua soberania. Um Deus que criou tudo do nada, pode também criar portas,saídas, estratégias, recursos e condições. Para o povo de Israel, Ele criouum caminho no meio do mar (Ex 14); para o intrépido Pedro, criou umcaminho sobre o mar (Mt 14.29). Confiar em um Deus que pode todas ascoisas e Nele achar lugar de descanso, aquieta a alma e o coração.

3. Que reconhece a imutabilidade de Deus - "Eles perecerão, mastu permanecerás; todos eles como uma veste, envelhecerão; comoroupa os mudarás, e ficarão mudados" (v. 26). Para o salmista, o homemé transitório, assim como tudo que é terreno; porém Deus, em contraste atudo isso, é imutável. A estabilidade que tanto almejamos não reside emnós, nem em nada desse mundo, mas em Deus (v. 27). O Senhor é suficientepara nos garantir uma verdadeira estabilidade. Só por meio da comunhãocom o Senhor, poderemos alcançar uma vida estável (Tg 1.17).

CONCLUSÃO

O acesso a Deus por meio da oração, a fé no Seu poder e a adoração portudo que Ele é nos levam a uma vida verdadeiramente estável. Isso nãonos torna imune às adversidades, mas nos conduz a uma maturidadeespiritual capaz de nos fazer enfrentar os problemas da vida de formainabalável. Assim, aprendemos a viver neste mundo acreditando que somoscidadãos dos céus, lugar muito melhor, sem dor, sofrimento ou aflição. Ascircunstâncias adversas dessa vida não devem causar instabilidade, masdevem nos levar a dizer como Paulo: "Sei estar abatido e sei tambémter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estouinstruído, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Possotodas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.12-13).

Para reflexão:• Você tem se sentido como um "pelicano no deserto"?• O Senhor tem atendido a sua oração?• O Senhor já te livrou da morte alguma vez? (v 24)

Questionário para avaliação e debate:1. Por que o salmista compara a sua tristeza com um "mocho nas solidões"?2. Leia o v13, e faça uma aplicação para a nossa realidade hoje.3. Como você explica a imutabilidade de Deus?

Page 30: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 604 - Então, invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra

a minha alma!5 - Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia.6 - O SENHOR guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou.7 - Volta, minha alma, a teu repouso, pois o SENHOR te fez bem.8 - Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos

das lágrimas e os meus pés da queda.9 - Andarei perante a face do SENHOR, na terra dos viventes.10 - Cri; por isso, falei: estive muito aflito.11 - Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira.12 - Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito?13 - Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR.14 - Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo

o seu povo.15 - Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.16 - Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua

serva; soltaste as minhas ataduras.17 - Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor e invocarei o nome do SENHOR.18 - Pagarei os meus votos ao SENHOR; que eu possa fazê-lo na

presença de todo o meu povo,19 - nos átrios da Casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém!

Louvai ao SENHOR!

INTRODUÇÃO

OSalmo 116 convida o leitor a entender por que o salmista "ama" ao Senhor. Ele descreve o caminho de um homem sofredor quebusca a Deus e alcança repouso.

Mas por que o servo de Deus sofre? Essa pergunta incomoda e trazdiferentes respostas de vários estudiosos da Bíblia. Em toda a Escritura,porém, vemos pessoas atribuladas que, orando ao Senhor, alcançam asolução e o repouso desejado. Estudaremos sobre como Deus usa asaflições na vida do cristão, preparando-o para o descanso da sua alma.

I - O HOMEM NECESSITA DE REPOUSO

A vida é uma jornada cheia de caminhos e desvios, onde o peregrinobusca o melhor destino. O caminho do cristão é cheio de percalços, porisso necessita de repouso para sua alma cansada. Só assim ele obteráforças para prosseguir na estrada e enfrentar todas as suas dificuldades.O repouso é imprescindível.

Page 31: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 62uma pessoa abençoada é feliz, mas alguém que passa pela prova, e depoisalcança repouso, é feliz, ama ao Senhor com coração puro e está sempredisposta a prestar-Lhe louvor e adoração sinceros. Um coração agradecidoé um coração adorador (1Cr 29.10-15).

III - LOUVOR PELO REPOUSO

Deus quer abençoar o homem, mas a Escritura revela que o Seu principaldesejo é trazê-lo de volta para Si (Jr 31.33,34), Ele é o Repouso do Salmo 116. Aum cristão abençoado, resta aproximar-se de Deus e agradecer a dádiva recebida.

1. Louvor com ações de graças - (v. 17,18;12;14) - O salmista declaraque cumpriria seus votos diante de todo o povo. Era comum nas celebraçõesreligiosas de Israel, a entrega de sacrifícios agradecendo uma bênçãorecebida (Lv 7.11-18), os votos eram tratados seriamente na Lei de Moisés(Dt 23.21-23). O autor reconhece publicamente que a sua vitória viera dopróprio Deus, por isso cumpre seus votos e O louva nos átrios do templo (v.19a), no lugar comum a todos os fiéis.

2. Louvor com serviço - (v. 16,17) - A Bíblia nos ensina que, conforme a LeiMosaica, os filhos de um servo pertencem ao senhor deste, desde que sejamnascidos durante a servidão (Êx 21.4). O salmista declara-se servo de Deus porherança, pois sendo filho de Sua serva, ele é Seu servo também. Declara-se pordecisão própria, quando afirma que Ele o libertou (v. 16b). Compara-se comaquele que, por amor, resolveu permanecer na casa do seu Senhor (Dt 15.15-17).Essa é uma demonstração de amor e serviço sinceros à obra de Deus.

CONCLUSÃO

O amor é a palavra inicial deste salmo. Ele é também a razão de ser dosprojetos de Deus para a humanidade (Jo 3.16). O salmo 116 é a declaração deamor de um homem que alcança repouso para a sua alma. O seu louvor édemonstrado com ações de graças, com o reconhecimento do poder de Deuse, finalizando, com a convocação do povo para que Louvem ao Senhorjuntamente com ele! Portanto, "Louvai ao Senhor!" (V. 19b).

Para reflexão:• Você tem repousado no Senhor?• Você reconhece que só alcançará repouso pela fé no Senhor?• Você tem louvado ao Senhor pelo repouso que te proporcionou?

Questionário para avaliação e debate:1. Que tipo de repouso o Senhor preparou para os cristãos fiéis?2. Baseado em quê o Senhor resolveu nos dar repouso?3. De que maneira podemos expressar gratidão ao Senhor pelo seu repouso?

Page 32: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 64INTRODUÇÃO

Oobjetivo desta lição é recapitular os assuntos cruciais, vistos nas lições durante o trimestre, para que haja uma melhor fixação das verdadesreveladas na Palavra divina.

I - A VERDADEIRA FELICIDADE(Salmos 01)

1. "Não anda segundo o conselho dos ímpios". O servo de Deusanda sempre em direção oposta ao "curso deste mundo" (Ef 2.2);

2. "Não se detém no caminho dos pecadores". O crente não pode seembaraçar com as coisas desta vida (Hb 12.1);

3. "Não se assenta na roda dos escarnecedores". Por fim, o Senhorretribuirá a cada um conforme as suas obras: "Certamente ele escarnecerádos escarnecedores, mas dará graça aos mansos" (Pv 3.34).

II - VERDADEIROS COMPROMISSOS(Salmo 15)

1. Andar em sinceridade - A sinceridade é uma qualidade de quem seexpressa sem intenção de enganar.

2. Praticar a justiça - O próprio Deus testemunhou acerca de Noé,reconhecendo a sua justiça e dizendo-lhe: "Entra tu e toda a tua casa naarca, porque hei visto justo diante de mim nesta geração" (Gn 7.1).

3. Não fazer mal ao seu próximo - O amor não faz mal ao seu próximo,antes socorre. A Bíblia diz que os que lavram iniqüidade e semeiam o malsegam isso mesmo (Jó 4.8).

A face do Senhor está contra os que fazem mal para desarraigar da terraa memória deles (Sl 34.16).

III - A VERDADEIRA CONFIANÇA(Salmo 25)

1. Não somos envergonhados - Por um momento, Davi ora pedindo a Deusque não o deixe confundido diante de seus inúmeros inimigos (v.2), mas imediatamente(v.3) reafirma sua crença de que Deus não permitirá a frustração na vida de um fielque se entregou por completo aos cuidados do Pai. O crente que tem a fé quevence o mundo (1Jo 5.4) é aquele que experimenta o poder de Deus.

Page 33: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 66por meio de uma comunhão íntima com o verdadeiro Deus.

VIII - A VERDADEIRA SALVAÇÃO(Salmos 85)

1. Decidiu perdoar o Seu povo - O salmista admite que Deus "nãonos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundoas nossas iniqüidades" (Sl 103.10). Davi sentiu isso na própria pele e,ao ser perdoado, declarou: "Bem-aventurado o homem a quem oSenhor não imputa maldade..." (Sl 32.2a). Ou seja, não atribui ao homemo salário que ele merece (Rm 4.6-8).

IX - A VERDADEIRA SABEDORIA(Salmo 90)

1. Os dias de vida têm que ser usados para alcançar a sabedoria deDeus - "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira quealcancemos coração sábio" (v. 12). Não podemos viver na impiedade,mas sim como discípulos reais de Cristo, com cautela e sabedoria porquesomos testemunhas Dele. Então esse caráter tem que transparecer (Ef. 5.15).Devemos aproveitar bem esse tempo aqui na terra. (Cl. 4.5).

X - O VERDADEIRO LOUVOR(Salmo 92)

1. Porque suas obras são grandes - O salmista exalta as obras deDeus de modo geral já que não especifica aqui quais obras seriam essas,dando-nos a entender tanto as obras na criação como também as obras naprovidência divina. Todas elas são provas históricas da bondade do Senhorpara com a raça humana, são insusceptíveis de fracasso e manifestam aglória e o poder criador de Deus (Sl 19.1).

XI - A VERDADEIRA ESTABILIDADE(Salmo 102)

1. Fundamentada na convicção da reconstrução das ruínas (16). Aindaque cercado por monturos e cinzas, o salmista tem convicção de que Deus vairestaurar o que foi destruído e trazer vida, mesmo com a morte estando à volta.Embora com a vida em ruínas, alcançaremos estabilidade se acreditarmos emDeus para transformar nossos destroços em uma bela cidade. A palavra deDeus diz: "Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão dooleiro, tornou a fazer dele outro vaso... (...) eis que, como o barro namão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" (Jr 18.6).

Page 34: REFLEXÕES NOS SALMOSadgo.com.br/ebd/revistas/2008/salmos.pdf · se da Palavra do Senhor. 2) ... fome e sede de justiça, ... Tiago diz que devemos ser cumpridores da palavra e não

Revista de Estudo Crescimento Bíblico 68LIÇÃO SEIS1. Cite um exemplo bíblico que comprove o poder de Deus.2. Cite um exemplo bíblico que confirme que o Senhor ouve as nossas

orações.

LIÇÃO SETE1. Por que as riquezas mundanas promovem a violência? (Tópico I,

Subtópico 2)2. Dê a definição da verdadeira riqueza vinda de Deus.

LIÇÃO OITO1. Baseado em que o Senhor pode perdoar o pecador sem deixar de

fazer justiça?2. Explique o que é a graça de Deus.

LIÇÃO NOVE1. O que significa "contar os nossos dias"?2. Cite pelo menos um tipo de trauma que o Senhor pode curar.

LIÇÃO DEZ1. Cite dois motivos pelos quais devemos louvar ao Senhor.2. Por que é um privilégio para o cristão louvar ao Senhor?

LIÇÃO ONZE1. Você já se sentiu como um "pelicano no deserto". Como "mocho

nas solidões"?2. Como podemos alcançar a verdadeira estabilidade?

LIÇÃO DOZE1. Que tipo de repouso o Senhor nos dá?2. Você tem cumprido os votos feitos ao Senhor?

“Bendito seja o SENHORDeus, o Deus de Israel, que

só ele faz maravilhas”(Salmos 72.18)