Refração

7

Click here to load reader

Transcript of Refração

Page 1: Refração

Refração

Alunos:Antonio JorgeLucas PizzettiDaniel Costa

Guilherme Custodio João Pedro

Fabio Zanette

Cap . 9

Page 2: Refração

Definição

A refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.

Page 3: Refração

Você sabe o que e “tecnologia de matérias”?

Os profissionais dessa área se dedicam ao desenvolvimento e aprimoramento de matérias para finalidades especiais. Em óptica, por exemplo podemos citar a crescente utilização da fibra óptica para transmissão de dados, os diversos mecanismos de leitura óptica, como aqueles encontrados nos leitores de CDs e DVDs, a confecção de lentes para máquinas fotográficas, filmadoras, telescópios e microscópios. Isso sem contar os recentes e promissores computadores ópticos que elevarão em milhares de vezes a capacidade de processamento dos atuais computadores

Page 4: Refração

Refração

Exemplos de refração no cotidiano

Quando uma lanterna é apontada para uma piscina ou quando observamos o caule de uma flor dentro de um jarro transparente com água e observamos um desvio do seu trajeto natural fora d’agua, estamos presenciando a refração.

Page 5: Refração

Conclusões úteis sobre o índice de refração:

Quanto menor a velocidade de uma cor de luz e para um determinado meio, maior o índice de refração dessa cor de luz para esse meio.

Page 6: Refração

Conclusões úteis sobre o índice de refração:

• Uma vez que V < c, temos n > 1

Page 7: Refração

Conclusões úteis sobre o índice de refração:

O índice de refração do ar para qualquer cor de luz é, para fins práticos, aproximadamente igual a 1. Para aplicações ópticas cotidianas, não há diferença significativa entre o ar e o vácuo.