Relatório

9
RELATÓRIO 5ª SEMANA INTERPLANETÁRIA DE PALHAÇOS TOP SECRET U ETO LTRA SECR

description

5ª semana

Transcript of Relatório

Page 1: Relatório

R E L A T Ó R I O 5 ª S E M A N AINTERPLANETÁRIAD E PA L H A Ç O S

TOP SECRETU

ETO

LTRA SECR

Page 2: Relatório

INFORMATIVO5ª Semana Interplanetária de Palhaços

A Semana Interplanetária é um encontro realizado pelo Coletivo de Palhaços desde 2005. Conta a cada ano com uma programação de atividades que vem sendo aprimorada sistematicamente. Nesta edição contamos com recursos do Ministério da Cultura via Funarte através do Premio Carequinha 2009 .

Neste Informativo relatório vocês vão saber como nesta quinta edição organizamos as atividades, onde ocorrerão os espetáculos, as atividades reflexivas e alguns detalhes sobre esta forma divertida que criamos para trocar conhecimento e popularizar a linguagem do palhaço.

Consolidamos este ano uma parceria promissora na medida que encontramos uma entidade que trabalha justamente com a valorização do património imaterial através do reconhecimento e valorização de mestres e artistas populares.

Desta forma nos fizemos representados institucionalmente através de uma entidade que enxerga a arte não só como um filão de produção artística mas também como uma grande performance cultural que possui uma serie de valores essenciais a educação cidadão e aos direitos fundamentais de acesso a cultura..

Parceria Rede Catitu

5º Semana Interplanetária reúne palhaços de BH e convidados

Cabaré, Jornada e IntervençãoColetivasão a “CARA” da Semana Interplanetária

Encontro com Amir Hadad e Licko Turle

Encontro de Festivais de Palhaço e Circo

Visita ao Circo do Lingueta

Espetáculos convidados

DESTAQUES

Relatório disfarçado de

Page 3: Relatório

Oficinas de aprofundamento de Direção de números por Alice Viveiros de Castro(26/04 à 0 2 / 0 5 ) e d e A t u a ç ã o cómica(26/04 a 30/06) com Guillermo Gofrey e Cristiano Veronico do Circo Da Vinci ( Córdoba /Ar) Este ano em comparação com a edição anterior, diminuímos a quantidade de oficinas , no entanto realizamos duas oficina, a primeira endereçadas à atores com alguma experiência de iniciação ou atuação anterior, contemplando a preparação individual na vivência realizada com os amigos do Circo da Vinci, utilizando-se do espaço cedido pelo parceiro Centro de Cultura da UFMG, sendo que no encerramento Belo Horizonte foi brindada com uma graciosa intervenção na praça da Estação Central com mais de 15 jovens atores paramentados com seus figurinos, sapatos e narizes. No entanto, sem desmerecer a competência de Guillermo eCristiano que vamos agradecer devidamente na seção de Espetáculos convidados o destaque foi a recepção da pesqu i sadora e d i retora , acrobata mental, como ela mesma se intitula, Alice Viveiros de Castro. Reconhecida pró nós do Coletivo como referência em pesquisa e na consolidação de leis e projetos de valorização da a r t e c i r c e n s e . A l i c e s e disponibilizou generosamente a dirigir números das companhias integrantes do Coletivo de Palhaços, no antigo prédio do Imaco, no parque Municipal Américo Renê Gianetti sob o excelente método “confuso”,

assim descrito por Alice, por t r a z e r i n t e n s a c a r g a d e i n f o r m a ç ã o a p a r t i r d e abordagens e e lementos diversos e que, conduziu ensaios com cada grupo, comentando as p a s s a g e n s e t r a z e n d o simultaneamente referencias de seu vasto conhecimento sobre a arte do Circo e do Palhaço. Tão brincalhona quanto rigorosa Alice cobrou dos grupos, de uma maneira as vezes sutil e as vezes contumaz o compromisso do aprimoramento e da pesquisa.Mostrou filmes, indicou livros, criticou noções pré concebidas c o m o a p r ó p r i a f i x a ç ã o permanente do papel de branco e augusto dentro do jogo de dupla, como as diferenciações entre bufão e palhaço e finalmente entre a tradição contemporânea e a clássica.

Encerramento das oficinas oferece intervenção coletiva e apresentação de números em logradouros públicos

O encerramento das oficinas ofereceu ao Público da Cidade duas g r andes ocupações públicas, sendo uma na praça da Estação Central, conduzida pelos nossos admiráveis e experientes palhaços Guillermo e Cristiano. Criaram em uma semana um a m b i e n t e d e t a n t a expontaneidade e diversão que nossos jovens sequazes quando foram a rua se sentiram de fato seguros para exercerem seus passos iniciais no teatro de rua, estímulo fundamental para a formação básica do artista . E outra na praça do Trenzinho no parque Municipal , com a apresentação dos números envolvidos na vivência de direção conduzida por Alice Viveiros de Castro. Uma oportunidade rara de poder observar os colegas que muitas vezes, trabalhando tão próximos não se vêem aplicadamente, indicando o alto potencial de aprendizado que possui um processo de direção assistido e participado.

Oficinas antecedem programação de espetáculos

Alice, primeira da direita para esquerda (Camisa Vermelha)

Page 4: Relatório

Intervenção coletiva e apresentação de números - Parque Municipal

Page 5: Relatório

Tão Lisonjeados quanto admirados agradecemos as presenças do Circo da Vinci de Cordoba, Argentina, 10 multi-artistas super qualificados, trazendo um formato de banda ( La Meteorologica) para o cabaré e o espetáculo 75 Wats, apresentado na abertura no Parque Municipal e na Praça Duque de Caxias no Santa Tereza no terceiro dia ( 06/05) . Agradecemos a presença de Cia Frita, do Rio de J ane i ro , tendo se apresentado na Jornada Interplanetária que ocorreu no dia 09/05, ao Teatro Ambrosia( Grécia), que se apresentou na Jornada e na Praça Sete no dia 10/05 e 11/05, agradecemos Theano Vavatziani, grega radicada em BH com o Espetáculo Intervalo, realizado na Jornada Interplanetária e ao C i r c o C a r a m b a ( S ã o Paulo/SP), ao Barracão Teatro( Campinas/SP) e a Turma do Biribinha( Alagoas) , juntos no espetáculo Lembranças de Presente, realizado na Jornada Interplanetária. N o s s o p r o f u n d o agradecimento por trazerem tanta energia e primor a nossa Semana Interplanetária, afinal vocês são os extraterrestres. Obrigado pelos contatos imediatos !

Espetáculos convidados

Tivemos oportunidade de conferir presenças de grupos integrantes do Coletivo de Palhaços e parceiros bastante próximos com os quais nos relacionamos ao longo dos anos e que fazem a programação tão diversificada e intensa permitindo que a cidade seja literalmente ocupada por Palhaços. Agradecendo portanto o Trampulim com o espetáculo Uma Surpresa para Benedita, a Cia Circunstância com o Espetáculo Palhaços a vista, ao movimento de malabaristas que realizou o Encontro Mineiro de Malabares e o Palco Aberto, a Cia da Bobagem, com o espetáculo Ponga no Molongó, a Cia Sol Riso, com o espetáculo Circo Sol Riso, a Cia Circo Estrela Gira, Ao grupo Hoje tem Marmelada com o espetáculo No Inicio era o Principio, a Cia Entropia de Patifaria com os espetáculos Chutando o balde e Titetê quer casar , a Pindaiba Produções com os espetáculos Canibais na Ilha do Amor e Manual de Sobrevivência na Grande Cidade, a Cia El Individuo com os espetáculos Grandes Roubadas e Duelo de Palhaços, ao Circo Volante com o espetáculo Xinxin e Juaneto ,ao Teatro Terceira Margem com a Fanfalhaça e ao grupo Picadeirocom com o número Street Circus, além dos números que se agregaram após publicação da programação como Gaston Jodoido, Merrel e Ingrid. Agradecendo ainda a presença dos números apresentados no cabaré por Eduardo Dias, Palhaço Furreca, Luba e Evandro, como Rapi e Repimboca, Cia Entropia de patifaria, Thiago Pindaiba como Checheu o feio, Bruno Tonelli como Arco Iris, Cia Frita, circo da Vinci com a banda La Metereologica e Cia El Individuo com Fakirak. Não podemos deixar de citar a presença de integrantes dos grupos participantes como apresentadores dos espetáculos, enriquecendo ainda mais a apresentação dos espetáculos. Nossos grupos são a própria base de existência do Coletivo de Palhaços.

Três vivas a nossa dedicação e as nossas conquistas !!!

Quinta semana contou com mais de 28 apresentações

Circo da Vinci de Cordoba - Argentina - Apresentação na Praça Duque de Caxias

Espetáculos de Minas Gerais

Page 6: Relatório

Apresentações - Parque Municipal - Parque Fazenda Lagoa do Nado - Praça Duque de Caxias

Page 7: Relatório

Visita ao Circo do Lingueta A abertura da programação realizou-se no dia 02/05, sendo que as 20 hs realizamos uma visita com dois ônibus que estiveram na Praça da Estação Central e na Lagoa do Nado para embarque com destino ao Circo do Lingueta( Familia Nogueira) instalado em Pinhões, Santa Luzia. Saímos de lá quase duas horas depois do término do espetáculo, admirados pela peça de circo teatro apresentada e contagiados pelo depoimento de Lingueta e seus filhos. Uma demonstração de determinação e de respeito a tradição do circo teatro. Longa vida as Familias circenses !!

Incluimos nesta programação , como apoiadores o encontro realizado pelo Teatro Terceira Margem na Escola de Teatro da Puc Minas no dia 15/05 por reconhecermos na abordagem do Tá na Rua uma tendência de formação do ator, com ênfase no Teatro de Rua, Amir Hadad é um expoente vivo do pensamento contemporâneo e Licko um renomado diretor e pesquisador que corrobora as teorias de Amir e faz a linguagem do Tá Rua um portal de inúmeras possibilidades. Trazem uma forte reflexão critica sobre a estrutura do teatro burguês como sua influência nos métodos de formação do ator, embasados por um profundo conhecimento histórico antropológico e principalmente por uma prática sua excelência. Eis que um novo teatro surge, nos olhos e no corpo dos que se dispõem a romper paradigmas e se arriscar na roda e na arena aberta.

Encontro com Amir Hadad e Licko Turle

Page 8: Relatório

Nós reunimos no dia 13/05 na Sede do parceiro Doutores da Alegria num encontro para troca de experiencias entre iniciativas de Festivais de Palhaço e circo contando com a presença de representante da Mostra circense em Minas e Olimpíada de arte circense, realizado pela Phabrika Cultural, Menor Festival do mundo , rea l i z ado pe l a Doutores da Alegria, Festival Mundial de Circo, realizado

Encontro entre Festivais de Palhaço e Circo

Agentz produções, Semana Interplanetária de palhaços , realizado pelo Coletivo de Palhaços e Encontro internacional de palhaços de Mariana, realizado pelo Circovolante. A partir da constatação da importância de integração e compartilhamento dos Festivais, uma vez que são realizados no mesmo território, os representantes de cada festival trouxeram depoimentos sobre o surgimento e o conceito de cada programação, levantando questões em comum que trazem a motivação de dialogo. Nesse Intuito fizemos uma lista de emails para criação de um grupo virtual, primeiro passo na integração dos Festivais.

Desde as primeiras edições, o C a b a r é , a J o r n a d a I n t e r p l a n e t á r i a e a s Intervenções Coletivas se tornaram marca registrada da Semana Interplanetária. Caracterizados pela produção colaborativa e pela proposta de integração entre grupos estas ações são um modo coletivo de realização das apresentações artísticas, tanto na execução dos números de curta duração quanto dos espetáculos em si, sendo que cada formato carrega em si uma característica própria de produção

N u m a p e r s p e c t i v a d e integração entre as redes Coletivo de Palhaços e Rede de teatro de rua de BH/MG realizamos esta reunião , trazendo reflexões e fatos sobre a política cultural na cidade e no Estado como um todo. Apresentamos as redes aos interessados presentes que não as conheciam, contando u m p o u c o d a s a ç õ e s possibilitadas por estas redes , seu alinhamento a rede nacional de teatro de rua e a dinâmica de organização dos grupos a partir do uso do g r u p o v i r t u a l , d a horizontalidade e da não

Agradecimentos aos parceiros

Espaço do grupo Trama – Teatro Garagem, Doutores da Alegria, Escola de Teatro Puc Minas , Teat ro Terce i ra Margem , Centro Cultural UFMG, Parque Municpal Américo Renê Gianett i , Centro Cultural Inter regional Lagoa do Nado.

Reunião Coletivo de Palhaços e Rede de t e a t r o d e R u a d e B H / M G

Cabaré , Jo rnada e Intervenção coletiva são a “ c a r a ” d o C o l e t i v o

representatividade e da realização de encontros peridodicos e mobilizações quanto a questões de interesse comum.

Page 9: Relatório

Apresentações - Cabaré