Relatório CPCE 2015

30
FATOS E INDICADORES CPCE 2015

Transcript of Relatório CPCE 2015

Page 1: Relatório CPCE 2015

FATOS E INDICADORESCPCE 2015

Page 2: Relatório CPCE 2015

2 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático do Sistema Fiep, apresenta em 2015 seus resultados com a realização de eventos que deram andamento aos projetos trabalhados pelas Equipes de Projetos previstos no Plano de Ação de cada Regional e Equipe de Projetos.

O CPCE está em quatro localidades do Estado do Paraná e em cada regional os conselheiros locais tem margem para desenvolverem suas ações que mais impacte na realidade local.

Neste ano a grande realização de Curitiba foi o concurso Educando na Sustentabilidade que receberam 108 práticas inscritas as quais foram avaliadas pela comissão julgadora que busca práticas que conseguissem alinhar bem as dimensões da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Com o apoio do SESI, em todas as regionais pudemos oferecer a Oficina Sustentabilidade para a Competitividade.

Em Cascavel realizou 10 eventos impactou 700 pessoas diretamente sendo que o carro chefe deste ano foi o Papo Sustentável dentre outras ações com o Colegiado Nós Podemos. Atualmente há 45 empresas no Conselho.

Em Ponta Grossa, realizou 14 eventos impactou 627 pessoas diretamente sendo que o carro chefe deste ano foi Incentivos Fiscais. Atualmente há 50 empresas no Conselho.

Em Maringá realizou 12 eventos impactou 471 pessoas diretamente sendo que o carro chefe deste ano foi Pacto Global. Atualmente há 74 empresas no Conselho.

Em Londrina, realizou 6 eventos impactou 150 pessoas diretamente sendo que o carro chefe deste ano foram as Visitas Técnicas.

O Reatiba foi um sucesso pelo nível dos palestrantes e pela presença de 170 pessoas que na sua grande maioria são profissionais da área de recursos humanos.

Ao todo o CPCE mobilizou 2 mil pessoas.

O Curso à Distância Empresário do Terceiro Milênio teve em 2015, 1200 alunos participantes também foram realizadas palestras na Faculdade Maringá, UNIVEL, INESUL, UTFPR, UNISSELVI, FEITEP, Faculdades Estácio e Unopar.

Também foi atualizado o folder de Incentivos Fiscais e o site do CPCE

De forma transversal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS já tem sido colocados em debate e alguns artigos produzidos pelos conselheiros no Blog Giro Sustentável.

A seguir apresentamos as principais ações desenvolvidas pelo CPCE no ano que se encerra.

Page 3: Relatório CPCE 2015

3Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Ações desenvolvidas

01

Page 4: Relatório CPCE 2015

4 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Março

A palestra ‘Empresário do Terceiro Milênio’ foi desenvolvida para empresários de micro, pequenas e médias empresas e para acadêmicos que tenham interesse em gestão com foco na sustentabilidade. A proposta é promover mudanças no atual modelo de gestão empresarial que motivem posturas diferentes fundamentadas nos Princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As Boas Práticas com foco na utilização responsável dos recursos hídricos foram tema do evento promovido pelo CPCE de Londrina no dia 18 de março. As Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade - Recursos Hídricos,

Palestra Empresário Terceiro Milênio – MaringáData: 17/03/2015: Público: 170 pessoasParceiros: Faculdade Maringá

EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE Boas práticas com Recursos HídricosLondrina Data: 18/03/15Palestrantes: Rosane Fontoura, Daniel Stadle e Luis PisicquioPúblico: 40 pessoas.

Page 5: Relatório CPCE 2015

5Fatos e Indicadores - CPCE 2015

A palestra ‘Empresário do Terceiro Milênio’ foi desenvolvida para empresários de micro, pequenas e médias empresas e para acadêmicos que tenham interesse em gestão com foco na sustentabilidade. A proposta é promover mudanças no atual modelo de gestão empresarial que motivem posturas diferentes fundamentadas nos Princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

reuniu 40 lideranças da região e tinha como objetivo sensibilizar as empresas de pequeno e médio porte sobre a importância das boas práticas educativas que visam a redução do consumo de água. A abertura foi realizada pela Diretora Regional do CPCE, Kimiko Yoshii, e o gestor e educador ambiental, Daniel Steidle, falou sobre a importância da água nos processos de produção. O case de Reuso e Redução de Consumo dos Recursos Hídricos da Construtora Ayoshi foi apresentado pelo engenheiro da empresa, Luis Carlos Pisicchio. Entre as ações realizadas no canteiro de obras para redução do gasto de água está a troca de registro nos chuveiros das obras; reutilização da água de limpeza das betoneiras com uso de decantador; reutilização da água utilizada na limpeza de equipamentos de pintura e ferramentas; e captação de água da chuva.

Palestra Empresário 3º Milênio LondrinaData: 18/03/2015Palestrante: Rosane Fontoura Público: 32 alunos da UTFPR

Page 6: Relatório CPCE 2015

6 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

O Modelo Sesi de Sustentabilidade foi apresentado na Oficina Sustentabilidade para a Competitividade. O evento reuniu mais de 25 empresários da região e foi ministrado pela consultora em responsabilidade social pelo Sesi PR, Maria Carolina de Castro Leal, e pela especialista em Responsabilidade Social do Sesi PR, Zeni Shisuco Okayama. Estiveram presentes representantes de empresas como Agrocete, Clube Ponta Lagoa, Grupo Hubner, Hotel Planalto, Iguaçu Celulose Papel, Iprint Gráfica; Grupo Cidade Clima, INSS, Masisa do Brasil, Opium Motel, Rural Sul, Sanepar, Scheffer Logística, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Yara Brasil Fertilizantes .

O CPCE apoiou e divulgou o Encontro Técnico Logística Reversa de Óleos Lubrificantes, promovido pelo Sindicato SINDIRREFINO.A correta gestão dos óleos lubrificantes usados ou contaminados gerados por veículos e equipamentos industriais vem se tornando um desafio crescente para a sociedade. O encontro esclareceu como os óleos lubrificantes usados ou contaminados podem ser destinados corretamente através da cadeia de logística reversa existente, atendendo a Lei e as melhores práticas.

Oficina Sustentabilidade para a CompetitividadePonta GrossaData: 19/03/2015Público: 25 conselheirosPalestrantes/Parceiros: SESI

Encontro Técnico Logística Reversa de Óleos LubrificantesMaringá - Auditório SESIData: 26 março/2015Número participantes: 121

Page 7: Relatório CPCE 2015

7Fatos e Indicadores - CPCE 2015

O impacto da sustentabilidade na competitividade de micro, pequenas e médias empresas foi apresentado na Oficina: Sustentabilidade para a Competitividade promovida pela Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em Curitiba, no dia 08 de abril. O evento reuniu 40 profissionais e tinha como objetivo apresentar uma ferramenta que visa contribuir para a difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável, o Modelo Sesi de Sustentabilidade.

As visitas técnicas promovidas pelo CPCE oportunizam conhecer diferentes modelos de processo produtivo e compartilhar as boas práticas alinhadas aos princípios do Pacto Global realizadas nas empresas que compõem o conselho. Compareceram as seguintes instituições: Cocamar, Crivialli, Lowçucar, Usina Santa Terezinha, Sanepar, FEITEP, Uniformes Paraná e SENAI.

Abril

Oficina Sustentabilidade para a Competitividade Curitiba Data: 8/04/2015Público: 40 conselheirosPalestrantes/Parceiros: SESI

Visita Técnica Centro Distribuição Cidade Canção Maringá Data: 16/04/2015Participantes: 28 empresasParcerias: Instituto Cidade Canção

Page 8: Relatório CPCE 2015

8 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

A palestrante da oficina e analista de responsabilidade social do Sesi, Carla Maria Ruedell, mostrou aos participantes como ações de sustentabilidade podem destacar a empresa no mercado e contribuir para seu crescimento e fortalecimento. Para isso é importante estabelecer uma lista de prioridades embasadas em planos de melhoria, planejamento estratégico e constituir a missão, visão e valores desde as micro e pequenas empresas até as grandes Indústrias.

Contribuintes de Londrina e região que têm dúvidas no preenchimento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas com especialistas. O CPCE apoiou o Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon) na campanha “Declare Certo”, um encontro de profissionais da contabilidade para prestar esclarecimentos à população sobre como prestar contas ao leão. O evento é realizado todos os anos e tem como objetivo ajudar no

Oficina: Sustentabilidade para Competitividade Cascavel Data: 16/04/2015Local: Unidade SESI/SENAIFacilitadora: Carla Maria RuedellParticipantes: 58 pessoas

Declare Certo no CalçadãoLondrina Data: 18/04/2015 Parceiros: SESCAP e SINCOLON

Page 9: Relatório CPCE 2015

9Fatos e Indicadores - CPCE 2015

preenchimento da declaração de IRPF, evitando assim que o declarante vá parar na malha fina da Receita Federal por falhas ou inconsistências no documento e esclarecer sobre a destinação para projetos sociais.

As atividades realizadas no primeiro trimestre de 2015 e os avanços das equipes de projetos foram os principais temas abordados na Reunião do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial realizada no dia 29 de abril, em Curitiba. O encontro contou com a presença da diretora geral do CPCE, Mayra Doria Mattana; e dos diretores regionais, Guido Bresolin Junior, de Cascavel; Kimiko Yoshi, de Londrina; e Sérgio Luiz Baccarin, de Maringá e o secretário executivo dos Conselhos Temáticos do Sistema Fiep, Eduardo Augusto Knechtel.

As visitas técnicas promovidas pelo CPCE oportunizam conhecer diferentes modelos de processo produtivo e compartilhar as boas práticas alinhadas aos princípios do Pacto Global realizadas nas empresas que compõem o conselho.

Reunião Internúcleo - Conselho Temático Cidadania Empresarial CPCE Curitiba Data: 29/04/2015Público: 42 conselheirosPalestrantes/Parceiros: Leandro Marins da OAB.

Visita Técnica Centro Distribuição Cidade CançãoMaringáData: 16 abril/2015Participantes: 28: Cocamar, Crivialli, Lowçucar, Usina Santa Terezinha, Sanepar, FEITEP, Uniformes Paraná, SENAI.

Page 10: Relatório CPCE 2015

10 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Oficina Sustentabilidade para a Competitividade Maringá Data: 6/05/2015Público: 27 empresas: Crivialli, Cocamar, Lowçucar, Usina Santa Terezinha, Catamarã, Engeblock, Construtora Design, SENAI, Uniformes Paraná, Ecoatitude, e outras empresas de pequeno e médio porte.Palestrantes/Parceiros: SESI

Maio

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) realizou em Maringá a Oficina Sustentabilidade para a Competitividade que teve como objetivo apresentar uma ferramenta que visa contribuir para a difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável, o Modelo Sesi de Sustentabilidade. Várias empresas demonstraram interesse na aplicação da ferramenta.

Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial(CPCE) realizou em Londrina a Oficina Sustentabilidadepara a Competitividade. Várias empresas demonstraram interesse na aplicação da ferramenta.

Oficina Sustentabilidade para a CompetitividadeLondrinaData: 6/05/2015Público: 34 pessoasPalestrantes/Parceiros: SESI

Page 11: Relatório CPCE 2015

11Fatos e Indicadores - CPCE 2015

O evento contou com a presença de 20 participantes e tinha como objetivo promover o esclarecimento sobre as leis de incentivo fiscal e como se realiza a destinação de impostos a projetos incentivados, na oportunidade esteve presente o delegado da receita Federal, Dr. Gustavo L Horn, que proferiu palestra de maneira dinâmica, simples e esclarecedora aos conselheiros e demais convidados. Além de informar sobre procedimentos de destinação, restituição e percentuais, trouxe também exemplos de projetos locais que recebem recursos provenientes das Leis de Incentivo.

O 1° Workshop Diálogos pela Sustentabilidade Empresarial - AESA: Incentivos Fiscais e Destinação do IR teve como iniciativa fomentar a Responsabilidade Social nas Empresas e fortalecer uma aliança em prol dos princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento contou com a apresentação das práticas da empresa AESA, pelos gestores nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho; Meio Ambiente e Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Qualidade. Além de falar sobre a destinação de IR de pessoas físicas e jurídicas e outros incentivos fiscais de Londrina para atividades sociais, culturais e ambientais pela conselheira Gisela Fonseca, do Sincolon (Sindicato dos Contabilistas).

Diálogos pela Sustentabilidade Empresarial LondrinaData: 7/05/2015Público: 34 pessoasPalestrantes/Parceiros: AESA e Gisela Fonseca – Sincolon

Workshop de Incentivos Fiscais Ponta GrossaData: 20 /05/2015Público: 20 conselheiros e parceirosPalestrantes/Parceiros: Dr Gustavo Luis Horn – Receita Federal

Page 12: Relatório CPCE 2015

12 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Educando na Sustentabilidade: Os benefícios da alimentação saudávelData: 23/05/2015Local: Indústria Bresolin MadeirasParceria: Hospital do Câncer de Cascavel - UOPECCANPalestrante: Raquel Goreti Eckert - Supervisora do serviço de nutrição e dietética da UOPECCANParticipantes: 110 colaboradores

A ação realizada na Indústria Bresolin Madeiras teve como objetivo instruir os colaboradores sobre como a alimentação saudável pode contribuir para a prevenção do câncer e outras doenças. A nutricionista responsável pela execução da palestra apresentou estudos que tratam que a nutrição precária influencia na moral, na segurança, na produtividade e na saúde dos trabalhadores a longo prazo.

Page 13: Relatório CPCE 2015

13Fatos e Indicadores - CPCE 2015

No dia 25 de junho, na FEITEP Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional de Maringá, o CPCE realizou a palestra Empresário do Terceiro Milênio para universitários dos cursos de engenharia civil e elétrica. Ao todo mais de 100 universitários puderam conhecer o conceito de Desenvolvimento Sustentável, os princípios do Pacto Global, os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do munícipio de Maringá como plataforma para o exercício da responsabilidade social corporativa. Maringá dá um exemplo de empresas que aderiram o Pacto Global, atualmente temos 41 empresas signatárias do Pacto e agora estamos disseminando os conceitos para os universitários estarem na mesma sintonia das empresas para que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade possível. A FEITEP por estimulo do CPCE fez adesão em 2012 ao Pacto Global e em 2013 aos Princípios da Educação Empresarial Responsável - PRME e assim passou a inserir de forma mais sistemática o dialogo sobre sustentabilidade com seus alunos e professores.

O Núcleo ODM/CPCE iniciou a mês de junho realizando no dia 02/06, o evento II Papo Sustentável: Um alerta para os Agrotóxicos, na Associação Comercial de Cascavel – ACIC. O evento teve como objetivo, reunir especialistas para um debate aberto ao púlico, sobre o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente, alimentação, qualidade de vida e saúde. O mesmo foi realizado em formato de mesa redonda com a participação de profissionais de diferentes segmentos de atuação.

II Papo Sustentável: Um alerta para os AgrotóxicosCascavelData: 02/06/2015Público: 205 pessoas

Palestra Empresário Terceiro Milênio (CPCE)MaringáData: 25/06/2015 Público: 100 pessoasPalestrantes/Parceiros: FEITEP

Junho

Page 14: Relatório CPCE 2015

14 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Agosto

V Fórum de RSAC- Sustentabilidade para a Competitividade Ponta GrossaData: 04/08/2015Participantes: 26 O V Fórum de Responsabilidade Socioambiental

Corporativa que teve como tema Sustentabilidade para a Competitividade, realizado pela Regional Campos Gerais do CPCE, deu início às atividades da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade na região. O evento reuniu empresários e representantes do terceiro setor que acompanharam alguns cases de sucesso, além de uma explanação sobre o Empresário do Terceiro Milênio.

1° Workshop Diálogos pela Sustentabilidade Empresarial: Incentivos Fiscais LondrinaData: 11/08/2015Público: 24 pessoasPalestrantes/Parceiros: AESA e Gisela Fonseca - Sincolon

O 1° Workshop Diálogos pela Sustentabilidade Empresarial - AESA: Incentivos Fiscais e Destinação do IR teve como iniciativa fomentar a Responsabilidade Social nas Empresas e fortalecer uma aliança em prol dos princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento contou com a apresentação das práticas da empresa AESA, pelos gestores nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho; Meio Ambiente e Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Qualidade. Além de falar sobre a destinação de IR de pessoas físicas e jurídicas e outros incentivos fiscais de Londrina para atividades sociais, culturais e ambientais pela conselheira Gisela Fonseca, do Sincolon (Sindicato dos Contabilistas).

Page 15: Relatório CPCE 2015

15Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Palestra Empresário do Terceiro MilênioCascavelData: 17/08/2015Público: 300 alunos dos cursos de Administração e Gestão Ambiental

No dia 17 de agosto, o Núcleo ODM/CPCE realizou através da gestora Rosane Fontoura, a palestra “Empresário do Terceiro Milênio”, no auditório da Univel em Cascavel. Ao todo mais de 300 alunos dos cursos de Administração e Gestão Ambiental participaram da palestra.

Page 16: Relatório CPCE 2015

16 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Setembro

IV Campos Gerais CidadãoCastroData: 05/09/2015

Com diversas parcerias e atividades, o IV Campos Gerais Cidadão aconteceu no dia 5 de setembro, no Parque Lacustre, em Castro, durante todo o dia. Pelo quarto ano consecutivo, o evento promovido pelo CPCE, apresentou e ofereceu à população os serviços prestados pelas organizações. Cerca de 1000 pessoas estiveram presentes, entre empresas, colaboradores e familiares. No total, 40 organizações estiveram presentes, 233 voluntários e 1200 atendimentos foram realizados. Neste ano, a força do voluntariado foi mais forte, devido à presença dos familiares de colaboradores que também trabalharam no evento e puderam desfrutar de inúmeras iniciativas, como oficinas de educação alimentar, inglês, artesanato e desenho.

Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”

No Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS”, aconteceu a premiação do vencedor do 1º Concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). O Instituto Cidade Canção foi premiado por meio do Programa Recicla Óleo, o qual foi reconhecido

Page 17: Relatório CPCE 2015

17Fatos e Indicadores - CPCE 2015

como uma prática de referência na América Latina pelo Centro Regional do Pacto Global. O Instituto Cidade Canção percebeu, em 2008, a necessidade de iniciar uma ação em prol da preservação do meio ambiente. Assim, surgiu o Recicla Óleo, com o objetivo de conscientizar e oferecer um destino adequado ao óleo residual de fritura. Por meio de palestras de conscientização e parcerias com vários setores, o público é estimulado a participar da ação. Por fim, todo o óleo é vendido a uma empresa responsável e transformado em biodiesel.

IV Encontro do Pacto Global: Educando na Sustentabilidade Maringá Data 16/09/2015

No dia 16 de setembro, promovemos em Maringá o IV Encontro do Pacto Global: Educando na Sustentabilidade. O gerente da unidade de Maringá Alexandre Destefano destacou o engajamento do empresariado de Maringá e a campanha de adesão ao Pacto Global realizada pelo CPCE desde 2011 no município. Mario Donizeti de Sousa diretor de assuntos corporativos e MASSO da Arauco do Brasil apresentou as boas práticas da empresa alinhadas aos princípios do Pacto Global. Foram apresentados cases do Instituto Cidade Canção, Cocamar e Faculdades Maringá. Durante o evento foi entregue o certificado de participação do concurso Educando na Sustentabilidade para as seguintes empresas: Cocamar Cooperativa; Construtora Design, CRiviali do Brasil -;Instituto Sicoob; Lar Escola;SANEPAR, Sicredi; Unimed; Usina Santa Terezinha e Instituto Cidade Canção prática vencedora do concurso. Também estavam presentes: Construtora Lótus, Construtora Engeblock, Catamarã Engenharia, Lowçucar, Instituto GRPCOM, Taky Empreendimentos, Shopping Maringá Park. Das instituições de ensino superior signatárias do PRME estavam presentes e também receberam o certificado: Faculdade Maringá, FEITEP e Unicesumar.

Page 18: Relatório CPCE 2015

18 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Empresário do Terceiro Milênio – InesulLondrina17/09/2015

No dia 17 de setembro, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em parceria com a A. Yoshii Engenharia, participou do encerramento do XIII S’inesul – IX Simpósio Internacional: Gestão com Sustentabilidade: um apelo global. O evento é realizado anualmente pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL) e mobiliza toda a comunidade acadêmica. empresária Kimiko Yoshii, diretora do CPCE de Londrina e proprietária da construtora A. Yoshii Engenharia destacou a importância da prática da sustentabilidade em seus quatro pilares: social, econômico, ambiental e cultural, tanto dentro do ambiente corporativo, como no comprometimento com o planeta.

Reatiba 2015 Curitiba23/09/2015

O 8º Reatiba – Reabilitação, Tecnologia e Inclusão, realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático da Fiep, aconteceu na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa

Page 19: Relatório CPCE 2015

19Fatos e Indicadores - CPCE 2015

com Deficiência. O evento foi aberto pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª região, Ricardo Tadeu da Fonseca, que falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e o sistema de cotas. O coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR), Cassiano Gonçalves, falou sobre os procedimentos de Auditoria na Fiscalização da Lei de Cotas. Marta Gil, consultora e autora do livro “Caminhos da Inclusão”, abordou o tema “inclusão na prática” e na sequência foi apresentado o case de inclusão da Dudalina.

Workshop Diálogos pela Sustentabilidade Empresarial: A Lei Rouanet, Fomento e Incentivo à CulturaData: 25/09/2015Público: 15 pessoasPalestrantes/Parceiros: SESI Cultura, Instituto A. Yoshii e Guarda Mirim de Londrina

O encontro aconteceu na Sede da Guarda Mirim de Londrina, iniciando com a apresentação dos alunos do Projeto da Banda Marcial da Guarda Mirim de Londrina, orientado pelo Maestro Gilberto Luiz De Queiroz, projeto este que é fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura. Em seguida com boas vindas com Sra Kimiko Yoshi “Temos a satisfação e a alegria de plantarmos as semente e podermos nos tornar agentes transformadores da realidade destes jovens que estão em situação de vulnerabilidade social para que se tornem cidadãos do bem”. O coordenador da Guarda Mirim, Claudio Marcio Melo falou sobre a parceria e responsabilidade social corporativa entre a Construtora A. Yoshii e Guarda Mirim de Londrina “Hoje nós atendemos 580 educandos com encaminhamentos para 129 empresas e com um grande desafio de atender os distritos de Lerrovile e Guaravera, onde os jovens estão sem perspectiva alguma e a necessidade é ainda maior”. Finalizando a ação foi realizado uma mesa redonda sobre Incentivos para projetos culturais e a Lei Rouanet, com a colaboradora do SESI Cultura Paula Sandreschi.

Page 20: Relatório CPCE 2015

20 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Empresário do Terceiro Milênio Ponta Grossa29/09/2015170 UNIVERSITÁRIOS

Promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), a palestra “Empresário do Terceiro Milênio” aconteceu no dia 29 de setembro durante o II Congresso Acadêmico de Engenharia de Produção, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa - PR. Cerca 170 acadêmicos estiveram presentes e puderam analisar a importância da gestão sustentável nas organizações.

Page 21: Relatório CPCE 2015

21Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Outubro

Palestra Empresário do Terceiro Milênio MaringáData: 29/10/2015Público: 92 alunos dos cursos de Engenharia e ARQUITETURA FEITEP A palestra ‘Empresário do Terceiro Milênio’ foi desenvolvida

para empresários de micro, pequenas e médias empresas e para acadêmicos que tenham interesse em gestão com foco na sustentabilidade. A proposta é promover mudanças no atual modelo de gestão empresarial que motivem posturas diferentes fundamentadas nos Princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do Sustentável (ODS).

Outubro Rosa Ponta GrossaData: 26/10/2015Público: 65 pessoasPalestrantes/Parceiros: SESI, Humsol e Clube Ponta Lagoa

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) – Regional Campos Gerais, em apoio à Campanha Outubro Rosa, em parceria com o clube Ponta Lagoa, promoveu no dia 26 de outubro uma palestra para conscientizar e incentivar mulheres ao combate ao câncer de mama. As palestras foram ministradas por Tania Mary Gomez, do Instituto Humsol e por Fabiana Tozo, coordenadora do programa Cuide-se Mais, do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Page 22: Relatório CPCE 2015

22 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

III Encontro Mulheres Executivas: Sucessores e a Sustentabilidade na empresa familiar Maringá Data: 10/11/2015Público: 15 pessoasPalestrantes/Parceiros: ABRH

III Encontro Mulheres Executivas com tema Sucessores e a Sustentabilidade na empresa familiar, ocorreu no dia 10 de novembro. A empresa Romagnole e Usina Santa Terezinha compartilharam suas práticas de governança coorporativa.

Novembro

Fórum Responsabilidade Social UNOPARPonta GrossaData: 11/11/2015Público: 72 pessoasParcerias: ACIPG

Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial que foi dado o inicio do Fórum Campos Gerais de Responsabilidade Social, realizado pela Unopar Ponta Grossa, a atividade foi realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).

Page 23: Relatório CPCE 2015

23Fatos e Indicadores - CPCE 2015

FÓRUM DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL - Incentivos FiscaisPonta GrossaData: 18/11/2015Público: 50 pessoasPalestrantes/Parceiros: Dr. Gustavo Luis Horn – delegado da Receita Federal, Paulo E G Netto – FME, Carolina Schoenberger –A CIPG, Juliano Axt – SESI Cultura, CCR Rodonorte, Grupo Fancar, Colégio SEPAM, Heineken

O sucesso e projetos que podem ser incentivados pelas lei Federal, Estadual e Municipal e que podem gerar excelentes oportunidades de desenvolvimento da sua empresa e comunidade.

3° WorkshopDiálogos pela Sustentabilidade Empresarial: Cooperativismo, Agroindustrialização e o Desenvolvimento Sustentável LondrinaData: 24/11/2015Público: 15 pessoasPalestrantes/Parceiros: Integrada Cooperativa Agroindustrial O evento foi realizado na Cooperativa Integrada e contou

com abertura de Sra Kimiko Yoshi Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE e debate sobre os conceitos do Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo e Agroindustrialização, com visita no setor produtivo.

Page 24: Relatório CPCE 2015

24 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Reunião Internúcleo - Conselho Temático Cidadania Empresarial CPCECuritiba Data: 27/11/2015Público: 70Palestrantes/Parceiros: SESI

Os representantes dos núcleos da indústria, sindicatos, comércio, serviços, instituições de ensino superior e organizações sociedade civil participam da terceira de reunião de internúcleos do CPCE que contou com as seguintes palestras: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho - Mirela Prosdócimo – Especialista em Inclusão e Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de Curitiba e Direitos Humanos com Ricardo Rabinovich -Especialista em Direito Humanos e é Diretor do Doutorado em Filosofia do Direito da Universidade de Buenos Aires - UBA- Argentina.

Page 25: Relatório CPCE 2015

25Fatos e Indicadores - CPCE 2015

XIX Reunião Conselho Superior do CPCE Data: 01/12/2015Público: 98 pessoas

No dia 1º de dezembro realizaremos a XIX Reunião Ordinária do Conselho Superior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - CPCE, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Foram apresentadas as ações do CPCE e das boas práticas do Concurso Educando na Sustentabilidade: Volvo, Instituto GRPCom e PUC/PR.

Dezembro

Page 26: Relatório CPCE 2015

26 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

• Educando para a Sustentabilidade – Cascavel• Campanha Lenço Solidário – ODM 3 e ODM 6 –

Cascavel 25/02/2015 • Palestra Educação para o Futuro - 12/03/2015 – Ponta

Grossa• Palestra de Voluntariado – SOS Dr Palhaços na

Faculdade Sagrada Família - 17 /03/2015• Palestra Empresário Terceiro Milênio - UNIASSELVI –

Maringá 16/03/2015• Mesa Redonda Empoderamento da Mulher: Avanços e

Desafios – Parceiro Conselho da Mulher Empresária da ACIL (março 2015)

• Evento: Água em Foco - Cascavel - 22/03/2015 - 270 pessoas

• Encontro Técnico: Logística Reversa de Óleos Lubrificantes 26/03/2015 - 121 pessoas

• CONAFASF – Congresso Nacional da Faculdade Sagrada Família: 19 /05/2015

• Evento: II Pedalada Sustentável – Cascavel - 21/06/2015 - 341 pessoas

• Comemoração de 1 ano do Programa PROPCD- : 23/07/2015 - 20 conselheiros Reunião

• Distribuição dos recursos ao FIA - Cascavel - 23/07/2015• Ações da Campanha Quinzena Municipal de Doação de

Sangue Londrina – Parceiro HEMOCENTRO e Câmara Municipal de Londrina (julho de 2015)

• Multirão Agosto Azul - Cascavel 08/08/2015• 07/08 Reunião ACIM. Pauta: “Nossas Cidades” – Maringá • 25/08 Reunião Codem. Pauta: Indicadores de

competitividade de Maringá• Reunião: Logística Reversa – Cascavel - 10/08/2015 -

Público: 19• Seminário: “ODM rumo aos ODS” – Cascavel -

12/08/2015• Gincana das Famílias - Cascavel 13/08/2015 - Público:

50 pessoas• Campanha Mundial de Aleitamento Materno:

Amamentação e Trabalho para dar certo o compromisso é de todos – Parceiro Secretaria Municipal de Saúde de Londrina (agosto de 2015)

• Evento da Renascer - Curitiba• Exposição Sementes da Esperança 10 a 20 de junho.

Maringá

Outras Parcerias:

Page 27: Relatório CPCE 2015

27Fatos e Indicadores - CPCE 2015

• CONBRAD – Apoio ao Congresso Brasileiro de Administração

• Uninter – Esta Rua é Minha Curitiba• Eureka – IPCC- Outubro Curitiba• Campanha de Doação de Órgãos – Setembro Verde –

BPW Londrina• Semana Municipal da Paz e Abraço no Lago – Parceiro

COMPAZ (setembro de 2015)• Ações da Campanha Outubro Rosa – Parceiro

Associação Nós do Poder Rosa e Conselho da Mulher Empresária ACIL (outubro de 2015)

• Entrega do prêmio empresário do ano Sr Carlos Walter, conselheiro do CPCE e coordenador da FIEP.

• Reunião da Câmara Técnica da PcD - Curitiba• Participação no Colegiado Nós Podemos Curitiba• Participação na cerimonia de entrega do Prêmio Ozires

Silva-ISAE Curitiba• 1º Encontro da REVE - Rede de Voluntariado

Empresarial- Curitiba• Mulheres Paranaenses 2015 Unibrasil - Curitiba• Reunião do Fórum Estadual Lixo e Cidadania- Curitiba• A inclusão na sociedade produtiva da pessoa com

deficiência- Bibliot. Pública Pr- Curitiba• Participação na apresentação Coral da Associação São

Roque Curitiba• Participação na cerimônia de 25 ANOS da Fundação o

Boticário Curitiba• Dia D da Inclusão – Curitiba• Café da Manhã da COCEC - Curitiba• Programa de Educação Avançada - Encontro Nacional

UNESCO • AFECE ¬ Curitiba• Participação no evento do Documentário “Território do

Brincar”,- Grupo Marista Curitiba• Ler e Pensar – GRPCOM - Curitiba• 1º Diálogo Multistakeholder do Instituto GRPCOM -

Curitiba• Diálogo Multistakeholder do Instituto GRPCOM –

Londrina• Reuniões Mensais Conselho da Mulher Empresária ACIL

- Londrina

Page 28: Relatório CPCE 2015

28 Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Artigos mensais produzidos pelos Conselheiros das instituições de ensino superior: Faculdade CNEC, UTFPR, Santa Cruz, UFPR, ISAE e UNIBRASIL.

Caminhos opostos ao da Sustentabilidade promovendo subdesenvolvimento

Educação para a sustentabilidade

Água e desenvolvimento sustentável

Educar na sustentabilidade para um mundo melhor

Sustentabilidade e desempenho empresarial: casamento ou divórcio?

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e o Trabalho Infantil

A “língua” dos R’s dos Recursos Hídricos

O sustentável de um jeito novo

A vez dos negócios inclusivos

Percepção ética e sustentabilidade

Bons empregos geram crescimento econômico ou crescimento econômico gera bons empregos? (ODS8)

Consumo Sustentável (ODS 11)

Energia ( ODS 7)

Indicadores e Resultados

• 2.120 pessoas diretamente impactadas • 1.151 matrículas no Curso EAD – Empresário do Terceiro

Milênio;• 47 ações do CPCE;• 3 Reuniões Internúcleos (Conselho Temático) • 20 reuniões de equipes de projetos e comitê gestores;• 1 REATIBA;• 15 Publicações no Blog Giro Sustentável;• 1 Concurso de Boas Praticas Educando na

Sustentabilidade com 108 participantes • 2 folder Incentivos Fiscais PF e PJ • Alcançou 82 empresas signatárias do Pacto Global e Prme • Apresentou cases de sucesso de Responsabilidade

Socioambiental Corporativa: IBEMA, Arauco, Sanepar, Boticário, Instituto Cidade Canção, Unibrasil, Ibema, GRPCOM, Volvo, PUC entre outras.

Page 29: Relatório CPCE 2015

29Fatos e Indicadores - CPCE 2015

Presidente Edson Campagnolo e demais membros da Diretoria do CPCE

XIX Reunião do Conselho Superior do CPCE

Page 30: Relatório CPCE 2015