Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade...

21
Relatório de Actividades 2001 Plano de Actividades 2002 Relatório de Contas 2001

Transcript of Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade...

Page 1: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

Relatório de Actividades 2001

Plano de Actividades 2002

Relatório de Contas 2001

Page 2: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

1

Índice

Índice 1

Relatório de Actividades 2001 2

Introdução 2

Infraestrutura 2

Formação 3

Projectos e Parcerias 4

Organização de Eventos 5

Outras Actividades 5

Associativismo 5

Plano de Actividades 2002 7

Introdução 7

Infraestrutura 7

Formação 8

Projectos e Parcerias 9

Apoio ao Recrutamento 9

Organização de Eventos 10

Associativismo 10

Relatório de Contas do Exercício de 2001 11

Balanço (escudos) 11

Balanço (euros) 13

Demonstração de Resultados (escudos) 15

Demonstração de Resultados (euros) 17

Resumo 19

Page 3: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

2

Relatório de Actividades 2001

INTRODUÇÃO

Cumpridas todas as formalidades administrativas e legais que antecederam e seguiram o acto de escritura de constituição, realizado a 18 de Abril de 2001, a PRODEQ, nos primeiros oito meses de existência orientou as suas actividades no sentido de estabelecer ligações entre o DEQ da FCTUC e o exterior, particularmente no que diz respeito a ex-alunos e empresas. A 10 de Outubro de 2001 realizou-se a primeira Assembleia Geral da PRODEQ, na qual se procedeu à definição dos corpos sociais para o triénio 2002-2004, com as seguintes composições, aprovadas por unanimidade: Mesa da Assembleia Geral: Presidente: CIRES – Indústria de Resinas Sintéticas, S.A. Vogal: Prof. Doutora Cristina Maria dos Santos Gaudêncio Vogal: Eng. Carlos Ribeiro Bento Direcção: Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente: Eng. João Augusto Lagoa d’ Orey Conselho Fiscal: Presidente: CIMPOR – Indústria de Cimentos, S.A. Vogal: EURORESINAS – Indústrias Químicas, S.A. Vogal: Eng. Ana Paula Venâncio Egas Adicionalmente, a PRODEQ contou ao longo deste ano com a imprescindível colaboração do seu coordenador executivo, Eng. Vasco Gouveia. As principais actividades desenvolvidas ao longo do ano de 2001 encontram-se enumeradas de seguida, em conformidade com as respectivas áreas onde se enquadram.

INFRAESTRUTURA

A PRODEQ iniciou as suas actividades estabelecendo contactos com os docentes e licenciados do DEQ, de modo a estruturar uma lista de empresas potencialmente interessadas em virem a tornar-se

estabelecimento de contactos

Page 4: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

3

associadas, e actualizar a base de dados de licenciados do DEQ.

Para apresentação da associação foram desenvolvidos alguns materiais que dão a conhecer a PRODEQ, incluindo um desdobrável, apresentação em computador (Power Point), logotipo e um fax de apresentação, remetido para várias empresas.

materiais de promoção

Numa fase posterior, depois de estabelecido contacto telefónico, diversas empresas manifestaram interesse em aderir à associação, realizando-se diversas reuniões com o intuito de apresentar mais detalhadamente os objectivos da PRODEQ, e esclarecer dúvidas colocadas.

reuniões com potenciais

associados

O passo seguinte passou pelo processo de escritura pública, depois de obtidas as necessárias autorizações (nomeadamente da parte da FCTUC) e de acauteladas todas as tramitações associadas, contando com a presença de associados fundadores e representantes da FCTUC, entre outras entidades.

escritura pública

Operacionalizou-se também a actividade de gestão administrativa, incluindo a definição de programas de facturação, processamento de salários, elaboração de manual de identidade e imagem corporativa, contratação por avença de técnico oficial de contas, etc.

operacionalização

Finalmente, realizou-se um inquérito junto dos docentes do DEQ, com o objectivo de averiguar áreas de interesse, projectos ou trabalhos que actualmente têm em curso e serviços que estão capacitados para disponibilizar ao exterior. Este levantamento irá traduzir-se já no ano de 2002 na divulgação de um pequeno directório onde todos estes elementos serão compilados.

inquérito aos docentes

FORMAÇÃO

Organização, em parceria com o DEQ, do I e II Curso de Segurança em Laboratórios de Química, leccionados pela Prof. Doutora Manuela Pereira (Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa). Este curso visa fornecer conhecimentos sobre os aspectos relacionados com a segurança nas actividades laboratoriais e sensibilizar os formandos para os aspectos relacionados com a segurança, avaliação de riscos e prevenção de acidentes em laboratórios químicos. Os seus destinatários foram responsáveis técnicos e auxiliares de laboratórios químicos (ou afins), docentes (ensino secundário e superior), investigadores e alunos em áreas envolvendo laboratórios químicos (ou afins).

segurança em laboratórios de

química

Organização, em parceria com a Inovar, do Curso de Teoria da Decisão e Sistemas de Apoio à Decisão, leccionado pelo Prof. Doutor Belmiro Duarte (Departamento de Engenharia Química do ISEC). Este curso teve como objectivos introduzir o conceito de sistemas de apoio a decisão como aplicação de um método científico na resolução de problemas complexos. Como complemento a este curso realizou-se um workshop onde a empresa EUROCIBER

teoria da decisão e sistemas de

apoio a decisão

Page 5: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

4

PORTUGAL – Tecnologias de Informação, S.A., apresentou software de implementação de sistemas de apoio a decisão.

Organização, em parceria com a Inovar, de um Seminário de Comunicação e Liderança, animado pelo CEIP –Centro de Estudos e Intervenção Psicológica da FCTUC. Este curso teve como objectivo definir estilos de liderança e divulgar métodos eficazes para comunicar.

comunicação e liderança

Organização, em parceria com a Inovar, do Curso de Introdução à Gestão Ambiental, leccionado pelo Engº. João Rebola (licenciado em Engenharia Química pela FCTUC e responsável pelas áreas de ambiente, segurança e formação na CELBI). Este curso teve como objectivo fornecer aos formandos a informação necessária para entender os fundamentos, as motivações e as vantagens práticas da gestão ambiental e compreender a aplicação prática das normas e a estrutura dos sistemas de gestão ambiental.

introdução à gestão ambiental

Colaboração na organização do Curso de Técnicas de Procura de Emprego animado pela Drª Ana Marques (licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra). Este curso teve como objectivos fornecer um conjunto de ferramentas aos que procuram o primeiro emprego, ou pretendem de alguma forma evoluir na carreira dentro da empresa em que se encontram. Os destinatários foram alunos finalistas e recém-licenciados.

técnicas de procura de

emprego

PROJECTOS E PARCERIAS

Estabeleceram-se parcerias com diversos associados colectivos e outras empresas no âmbito do funcionamento das disciplinas do quinto ano de Projecto Industrial ao longo do ano lectivo de 2001/2002, incluindo apresentações em aulas e problemas práticos de projecto (CIMPOR, CIRES, Tecnia, Quimigal, Bluepharma, RAIZ, SOPORCEL, CELBI, ECOSOCER, EURORESINAS, CTCV, TeandM).

parceria projecto industrial

Estabelecimento de parceria com a CIRES – Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, S.A., para o desenvolvimento de acções conjuntas de investigação.

parceria

CIRES

Estabelecimento de parceria com a PORTUCEL – Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A., para o tratamento estatístico de dados industriais.

parceria

PORTUCEL

Candidatura a projectos em parceria com empresas e outras instituições junto da Agência de Inovação:

projectos AdI:

INOVA - Internacionalização, Optimização e Valorização do Processo de Produção de Anilina - parceria com o Instituto Superior Técnico e a QUIMIGAL – Química de Portugal, S.A..

INOVA

VELOS - Valorização de Efluentes Líquidos Industriais por Oxidação Supercrítica - parceria com a QUIMIGAL – Química de

VELOS

Page 6: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

5

Portugal, S.A..

FALCON - Desenvolvimento de um sistema contínuo de fermentação para produção de etanol - parceria com a TECNIA- Processos e Equipamentos Industriais e Ambientais, Lda..

FALCON

Estes são projectos em consórcio, submetidos à Agência de Inovação em Outubro de 2001 (aguarda-se uma resposta).

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Organização de dia aberto do DEQ em colaboração com o CIEPQPF - Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta, no âmbito da iniciativa proposta pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia de abrir os Centros de Investigação à comunidade, com o objectivo de divulgar as suas actividades junto da comunidade em geral, e em particular junto das empresas.

Dia aberto

Preparação de material relacionado com o DEQ a apresentar na Primeira Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve lugar de 7 a 10 de Novembro de 2001 na EXPONOR. Esta feira teve como principal objectivo evidenciar aquilo que se faz em Portugal ao nível da ciência, tecnologia e inovação.

feira da ciência tecnologia e

inovação

Visita de uma delegação da CIMPOR ao DEQ, realizada no passado dia 18 de Setembro, para realização de uma palestra e inauguração da sala CIMPOR nas instalações do Departamento.

visita da CIMPOR

OUTRAS ACTIVIDADES

Elaboração de lista de publicações periódicas disponíveis na biblioteca do DEQ da FCTUC.

lista de publicações

Elaboração de lista de seminários realizados por alunos finalistas do DEQ ao longo do ano lectivo 2000/2001.

lista de seminários

ASSOCIATIVISMO

Actualmente a PRODEQ é constituída pelos seguintes associados:

Associados Colectivos Patrocinadores

- DEQ da FCTUC - CIMPOR

2

Associados Colectivos

- CIRES - EURORESINAS - RAIZ

3

Associados

Page 7: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

6

Associados Individuais 31

8 de Abril de 2002 A Direcção da PRODEQ

Page 8: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

7

Plano de Actividades 2002

INTRODUÇÃO

No ano de 2002 a PRODEQ irá continuar a concentrar-se preferencialmente em torno das vertentes do mundo exterior que se situam a jusante do DEQ, em particular no que diz respeito a empresas e ex-alunos, ainda que de forma reactiva continue a colaborar em iniciativas com outro tipo de destinatários (alunos do ensino secundário e do próprio DEQ). Trata-se de um ano vital que esperamos vir a traduzir-se numa consolidação da associação, nas suas múltiplas vertentes.

Assim sendo, as principais actividades previstas para 2002, enquadradas nas respectivas áreas de intervenção, são aquelas que se enunciam seguidamente.

INFRAESTRUTURA

Pesquisa de programas de incentivo ao associativismo aos quais a PRODEQ possa eventualmente vir a candidatar-se; Criação de página própria na Internet, com informação relevante para a Engenharia Química e associados, actualizada periodicamente; Elaboração e divulgação de Directório de Projectos em curso no DEQ; Elaboração e divulgação de Directório de Serviços disponíveis no DEQ; Elaboração e divulgação de Directório de Artigos e Dissertações de Docentes do DEQ; Elaboração e divulgação de listagem de Seminários desenvolvidos no ano lectivo 2001-2002; Preparação de um pacote renovado de apresentação da PRODEQ; Concepção e distribuição de cartões de associado da PRODEQ; Edição e distribuição de newsletter da PRODEQ, incluindo notícias relevantes que se prendem com as actividades desenvolvidas no DEQ. Oferta de estágio curricular para reforço do apoio administrativo disponível através da associação.

Page 9: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

8

FORMAÇÃO

Abril ABRIL

Reedição do curso de Introdução à Gestão Ambiental, leccionado pelo Engº. João Rebola (licenciado em Engenharia Química pela FCTUC, responsável pelas áreas de ambiente, segurança e formação na CELBI). Este curso tem como objectivo fornecer aos formandos a informação necessária para entender os fundamentos, as motivações e as vantagens práticas da gestão ambiental e compreender a aplicação prática das normas e a estrutura dos sistemas de gestão ambiental. Este curso será organizado em colaboração com a INOVAR, tendo lugar nos dias 8, 9 e 15 de Abril.

introdução à gestão ambiental

MAIO

Promoção de curso sobre “A Internet aplicada às Tecnologias Químicas”, leccionado pelo Eng. Jorge Figueira (licenciado em Engenharia Química pela FCTUC, sendo actualmente quadro de uma das empresas da Portugal Telecom). Este curso visa mostrar as potencialidades da Internet na pesquisa e obtenção de informação relevante para a actividade do engenheiro químico. Em data a definir.

internet aplicada às tecnologias

químicas

Reedição do curso de Segurança em Laboratórios de Química, leccionado pela Prof. Doutora Manuela Pereira (Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa).Este curso tem como objectivos fornecer conhecimentos sobre os aspectos relacionados com a segurança nas actividades laboratoriais e sensibilizar os formandos para os aspectos relacionados com a segurança, avaliação de riscos e prevenção de acidentes em laboratórios químicos. Tem como destinatários responsáveis técnicos e auxiliares de laboratórios químicos (ou afins), docentes (ensino secundário e superior), investigadores e alunos que desenvolvem actividades em laboratórios químicos (ou afins). Este curso terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de Maio.

segurança em laboratórios de

química

JUNHO

Curso de Gestão da Qualidade, leccionado pelo Prof. Doutor Pedro Saraiva (DEQ-FCTUC), em data a definir.

qualidade

OUTUBRO

Curso de Gestão Energética, leccionado pelo Prof. Doutor Manuel Coelho (FEUP), em data a definir.

gestão energética

Curso de Higiene e Segurança no Trabalho, leccionado pelo Engº. João Rebola (licenciado em Engenharia Química pela FCTUC, responsável pelas áreas de ambiente, segurança e formação na CELBI), em data a definir.

higiene e segurança no

trabalho

NOVEMBRO

Curso de Selecção de Materiais, a ser leccionado em data a definir.

selecção de materiais

Organização, em conjunto com o CIEPQPF (Centro de Investigação ciclo de

Page 10: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

9

em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta), de um Ciclo de Conferências na área da Engenharia Química :

conferências

Tema: Aspects of a Sucessfull Career Orador: Tim Dickenson Dow Poliuretanos – Global Improvement Leader The Dow Chemical Company Houston, Texas

11 Março 2002 17h00

Tema I: The Intersection of Materials Science and Enzyme Technology: an Opportunity for Nanobiotechnology Orador: J. Dordick Rensselaer Polytechnic Institute- Try - N.Y.- USA Tema II: Hidrogeis Biocatalíticos Orador: Lino Ferreira (estudante de doutoramento) DEQ-FCTUC

20 Março 2002 15h00

Tema: Projecto, Escalonamento e Optimização de Instalações Descontínuas Orador: Ana Paula Barbosa IST

17 de Abril 2002 15h00

Tema: Process Design Orador: Stratos Pistikopolous Imperial College – London

22 Abril 2002 14h00

Tema: Equilíbrio Líquido/Vapor a Baixas Temperaturas Orador: Ana Senra (estudante de doutoramento) DEQ-FCTUC

22 Maio 2002 17h00

Tema: Indústria do PVC-Evolução e Perspectivas Orador: Luís Alberto Moura de Sousa Montelobo CIRES – Companhia Industrial de Resinas Sintéticas

19 Junho 2002 17h00

PROJECTOS E PARCERIAS

Irá fazer-se o acompanhamento das candidaturas a projectos em parceria com empresas e outras instituições, através da Agência de Inovação, ou outros programas, lançadas em 2001, bem como apoiar o desenvolvimento de novas candidaturas em 2002.

projectos em parceria

Manutenção e reforço dos protocolos de cooperação com empresas. Colaboração de empresas no âmbito da disciplina de Projecto Industrial, incluindo a atribuição do Prémio CIRES aos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos em cada ano lectivo.

protocolos de cooperação

APOIO AO RECRUTAMENTO

Elaboração e divulgação de listagem de alunos finalistas da licenciatura. Criação e Gestão de Bolsas de Estágios e apoio à

bolsas de estágios

Page 11: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

10

colocação profissional dos alunos, em colaboração com outras entidades (como a Ordem dos Engenheiros e a UNIVA da FCTUC).

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Organização do Dia Aberto do DEQ, onde todos os associados podem participar, preenchido com apresentações das actividades em curso no DEQ, visitas às instalações e realização da Assembleia Geral da Associação, durante o dia 15 de Maio.

dia aberto

ASSOCIATIVISMO

Realização periódica de visitas a associados colectivos. visita a associados

Estabelecimento de contactos com diversas empresas, averiguando do seu eventual interesse em aderir à associação.

contacto com empresas

Procura-se deste modo manter a actual base de apoio de associados, ao mesmo tempo que se tenta alargar a sua dimensão, por forma a reforçar a viabilidade de todo este projecto.

Em paralelo serão desenvolvidos também esforços no sentido de angariar novos associados individuais da PRODEQ. 8 de Abril de 2002 A Direcção da PRODEQ

Page 12: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

11

Relatório de Contas do Exercício de 2001

BALANÇO em 31 de Dezembro de 2001 (escudos)

ESCUDOS

ACTIVO Anterior Corrente ACTIVO

IMOBILIZADO

Imobilizações corpóreas 338.715

Amortizações / Provisões -84.679

Total Imobilizado 254.036

CIRCULANTE

Dívidas de terceiros:

Curto prazo 1.212.499

Depósitos bancários e caixa 828.978

Total Circulante 2.041.477

Acréscimos e Diferimentos 13.240

Total do Activo 0 2.308.753

Page 13: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

12

ESCUDOS

PASSIVO Anterior Corrente PASSIVO

CAPITAL PRÓPRIO

Reservas:

Legais

Estatutárias

Resultados Transitados

Resultado líquido do exercício 2.088.293

Total Capital Próprio 2.088.293

PASSIVO

Dívidas a terceiros

Curto Prazo/Médio Prazo 24.460

Acréscimos e Diferimentos 196.000

Total Passivo 220.460

Total Cap. Próp. Passivo 0 2.308.753

Page 14: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

13

BALANÇO em 31 de Dezembro de 2001 (euros)

EUROS

ACTIVO Anterior Corrente ACTIVO

IMOBILIZADO

Imobilizações corpóreas 1.690

Amortizações / Provisões -422

Total Imobilizado 1.267

CIRCULANTE

Dívidas de terceiros:

Curto prazo 6.048

Depósitos bancários e caixa 4.135

Total Circulante 10.183

Acréscimos e Diferimentos 66

Total do Activo 0 11.516

Page 15: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

14

EUROS

PASSIVO Anterior Corrente PASSIVO

CAPITAL PRÓPRIO

Reservas:

Legais

Estatutárias

Resultados Transitados

Resultado líquido do exercício 10.416

Total Capital Próprio 10.416

PASSIVO

Dívidas a terceiros

Curto Prazo/Médio Prazo 122

Acréscimos e Diferimentos 978

Total Passivo 1.100

Total do Capital. Próprio + Passivo 0 11.516

Page 16: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

15

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS em 31 de Dezembro de 2001 (escudos)

ESCUDOS

CUSTOS Anterior Corrente CUSTOS

61 - Custo Mercad. Vendidas 0

62 - Fornecimentos Externos

62215 - Ferram.Utens.Desgaste

62217 - Material de Escritório

62227 - Deslocações e Estadas

62229 - Honorários

62231 - Contencioso e Notariado

62233 - Publicidade. e propaganda

62298 - Outros Forn. Serviços

1.339.785

24.345

91.961

304.731

815.003

40.842

4.389

58.515

63 - Impostos 29.942

64 - Custos com o Pessoal

642 - Remunerações do Pessoal

645 - Encargos sobre Remunerações

646 - Segur. Acid. Trab. Doenç. Prof

1.038.332

1.028.000

0

10.333

65 - Outros Custos Operacionais 0

66 - Amortizações do exercício

662 - Imobilizações Corpóreas

84.680

84.680

68 - Custos e Perdas Financeiras

688 - Outros Custos e Perdas Financeiras

1.000

1.000

69 - Custos e Perdas Extraordinárias 0

88 - Resultados Líquidos 2.088.293

TOTAL 0 4.582.032

Page 17: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

16

ESCUDOS

PROVEITOS Anterior Corrente PROVEITOS

71 - Vendas 0

72 - Prestações de Serviços

721 - Quotas

722 - Trat. Estatístico

723 - Invest. Desenvolv. Tecnol

724 - Formação e Acção Cultural

4.382.000

1.106.000

900.000

1.620.000

756.000

73 - Proveitos Suplementares 0

74 - Subsídios à Exploração 200.000

76 - Outros Prov Ganhos Oper. 0

78 - Proveitos Ganhos Financ.

788 - Outros Prov. Ganhos Financeiros

30

29

79 - Prov. e Ganhos Extraord 0

TOTAL 0 4.582.032

Page 18: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

17

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS em 31 de Dezembro de 2001 (euros)

EUROS

CUSTOS Anterior Corrente CUSTOS

61 - Custo Mercad. Vendidas 0,00

62 - Fornecimentos Externos

62215 - Ferram.Utens.Desgaste

62217 - Material de Escritório

62227 - Deslocações e Estadas

62229 - Honorários

62231 - Contencioso e Notariado

62233 - Publicidade. e propaganda

62298 - Outros Forn. Serviços

6.682,82

121,43

458,70

1.519,99

4.065,22

203,72

21,89

291,87

63 - Impostos 149,35

64 - Custos com o Pessoal

642 - Remunerações do Pessoal

645 - Encargos sobre Remunerações

646 - Segur. Acid. Trab. Doenç. Prof

5.179,18

5.127,64

0,00

51,54

65 - Outros Custos Operacionais 0,00

66 - Amortizações do exercício

662 - Imobilizações Corpóreas

422,38

422,38

68 - Custos e Perdas Financeiras

688 - Outros Custos e Perdas Financeiras

4,99

4,99

69 - Custos e Perdas Extraordinárias 0,00

88 - Resultados Líquidos 10.416,36

TOTAL 0,00 22.855,08

Page 19: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

18

EUROS

PROVEITOS Anterior Corrente PROVEITOS

71 - Vendas 0,00

72 - Prestações de Serviços

721 - Quotas

722 - Trat. Estatístico

723 - Invest. Desenvolv. Tecnol

724 - Formação e Acção Cultural

21.857,33

5.516,72

4.489,17

8.080,53

3.770,91

73 - Proveitos Suplementares 0,00

74 - Subsídios à Exploração 997,60

76 - Outros Prov Ganhos Oper. 0,00

78 - Proveitos Ganhos Financ.

788 - Outros Prov. Ganhos Financeiros

0,15

0,15

79 - Prov. e Ganhos Extraord 0,00

TOTAL 0,00 22.855,08

Page 20: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

19

RESUMO

A PRODEQ – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Química, apresentou ao longo de 2001 um Resultado Líquido do Exercício contabilístico de € 10.416,36 (2.088.293$00).

resultado líquido €10.416,36

Os custos totalizaram € 12.438,70 (2.493.736$00) e são originários principalmente das rubricas de Fornecimentos e Serviços Externos - Honorários e Custos Com o Pessoal.

custos €12.438,70

Os proveitos totalizaram os € 22.855,06 (4.582.029$00), resultando sobretudo de Prestações de Serviços.

proveitos €22.855,06

O esforço de investimento cifrou-se em € 1.689,50 (338.715$00). investimento €1.689,50

As dívidas de terceiros totalizaram cerca de € 6.047,92 (1.212.499$00).

dívidas de terceiros

€6.047,92

Os Depósitos Bancários atingiam, em 31 de Dezembro de 2001, os € 4.134,92 (828.978$00)

depósitos bancários €4.134,92

As dívidas a terceiros apresentavam, na mesma data, o valor de € 122,01 (24.460$00)

dívidas a terceiros €122,01

Coimbra, 8 de Abril de 2002 O Técnico de Contas

A Direcção da PRODEQ

Page 21: Relatório de Actividades 2001 - eq.uc.pt · Presidente: Prof. Doutor Pedro Manuel T. L. de Andrade Saraiva Vice-presidente: Eng. Pedro Manuel F. de Oliveira Gonçalves Vice-presidente:

20