RELATÓRIO DE ATIVIDADES Exercício de 2013 - uscs.edu.br DE ATIVIDADES... · Gestão de Monitoria...

44
1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Exercício de 2013 A Finalidade deste relatório é apresentar com objetividade as principais atividades desenvolvidas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e que demonstram a gestão financeira e orçamentária do exercício de 2013. A seguir apresentamos a missão desta autarquia, seus objetivos, finalidades, políticas e a sua estrutura que são peças fundamentais para se entender claramente não só a sua gestão acadêmica, como também, a gestão financeira: 1 - Missão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS Contribuir para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, na busca de uma perfeita integração, entre o homem e a sociedade, permitindo o engrandecimento de ambos. 2 - Objetivos Consolidar-se como: Universidade, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Centro de excelência acadêmica, científica e tecnológica. Pólo irradiador de cultura e cidadania. Provedor de informações para a sociedade. Referencial para formação, atuação e desenvolvimento profissional. Instituição com imagem de reconhecida competência e credibilidade. Núcleo de recrutamento, seleção treinamento e desenvolvimento dos Recursos Humanos de organizações públicas e privadas. Participante efetivo, através de seus integrantes, dos órgãos de administrações públicas, privadas e de representação. Pólo de convergência de recursos aplicados na educação, oriundos da área pública e privada. 3 - Políticas da USCS: Buscar continuamente a qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, transformando a USCS num centro irradiador de cultura e aprimoramento tecnológico.

Transcript of RELATÓRIO DE ATIVIDADES Exercício de 2013 - uscs.edu.br DE ATIVIDADES... · Gestão de Monitoria...

1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES Exercício de 2013

A Finalidade deste relatório é apresentar com objetividade as principais atividades desenvolvidas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e que demonstram a gestão financeira e orçamentária do exercício de 2013.

A seguir apresentamos a missão desta autarquia, seus objetivos,

finalidades, políticas e a sua estrutura que são peças fundamentais para se entender claramente não só a sua gestão acadêmica, como também, a gestão financeira: 1 - Missão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Contribuir para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, na busca de uma perfeita integração, entre o homem e a sociedade, permitindo o engrandecimento de ambos.

2 - Objetivos

Consolidar-se como: Universidade, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Centro de excelência acadêmica, científica e tecnológica. Pólo irradiador de cultura e cidadania. Provedor de informações para a sociedade. Referencial para formação, atuação e desenvolvimento profissional. Instituição com imagem de reconhecida competência e credibilidade. Núcleo de recrutamento, seleção treinamento e desenvolvimento dos Recursos Humanos de organizações públicas e privadas. Participante efetivo, através de seus integrantes, dos órgãos de administrações públicas, privadas e de representação. Pólo de convergência de recursos aplicados na educação, oriundos da área pública e privada. 3 - Políticas da USCS: Buscar continuamente a qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, transformando a USCS num centro irradiador de cultura e aprimoramento tecnológico.

2

Criar mecanismos de monitoração permanente do ambiente externo, de forma a garantir sempre a atualização de seus programas de ação. Valorizar o aluno como pólo convergente de todas as atividades da USCS. Manter e ampliar a integração com a comunidade nas suas áreas de atuação, zelando pela manutenção de sua boa imagem. Manter, permanentemente, processos administrativos que propiciem a eficácia e a eficiência da instituição. Perseguir a obtenção de recursos que permitam o atingimento dos seus objetivos Aperfeiçoar o processo de comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul tanto em nível externo quanto interno, visando ao aprimoramento e à agilização das tomadas de decisão. Fomentar mecanismos que fortaleçam o clima organizacional e o bem-estar pessoal dos integrantes da instituição. Promover o desenvolvimento sistemático dos recursos humanos da instituição. 4 - Finalidades

O desenvolvimento e a promoção da cultura, por meio do ensino e da pesquisa; A preparação técnico-científica de candidatos ao exercício das profissões objeto de seus cursos; A extensão à comunidade, sob forma de cursos e serviços especiais das atividades do ensino e dos resultados das pesquisas que realiza; A colaboração com empresas privadas, com órgãos públicos, em suas áreas de atividades sócio-econômicas e administrativas, além de manter relacionamento com outros órgãos específicos e educacionais de alto nível, do país e do exterior; A pesquisa e o estudo, nas áreas de interesse dos seus cursos de graduação e pós-graduação, e sua aplicação prática na correspondente prestação de serviços à comunidade empresarial e à administração pública, direta e indireta, através do desenvolvimento de projetos de consultoria e assessoria administrativa e financeira, mercadológica ou gerencial, ou através de coleta, processamento, análise e interpretação de dados e informações; O planejamento, organização, realização e execução de concursos públicos e processos seletivos, treinamento e desenvolvimento de pessoal, com base em sua atuação no campo da cultura, do ensino e da pesquisa, bem como no desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. A celebração e execução de contratos e convênios com entidades públicas ou privadas para prestação dos serviços aludidos nos itens acima.

3

5 - Estrutura da Universidade

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul é uma instituição de ensino superior municipal pluricurricular, com autonomia didático-científica, administrativa, de execução orçamentária e disciplinar. A estrutura acadêmica da Universidade é exercida por Órgãos da Administração Superior composta por Reitoria, Conselho Universitário e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Administração. A Reitoria é exercida pelo Reitor, auxiliado pelos Pró-Reitores de Graduação; de Pós-Graduação; Comunitário e de Extensão; Administrativo e Financeiro; e de Educação a Distância. Conselho Universitário (CONSUN) tem como atribuição formular o planejamento, as diretrizes e políticas gerais da Universidade. É presidido pelo Reitor, e integrado pelos Pró-reitores, por representantes dos coordenadores de curso, do corpo docente e do corpo discente. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) tem como função superintender e coordenar, em nível superior, as atividades de ensino, de pesquisa e extensão. É presidido pelo Reitor e integrado pelos pró-reitores, por representantes dos coordenadores de curso, do corpo docente e do corpo discente. O Conselho de Administração CONSAD é o órgão consultivo sobre os atos relacionados com a gestão administrativa e econômico-financeira da Universidade. É presidida pelo Reitor e integrado pelo Pró-Reitor Administrativo e Financeiro, ex-Diretores, ex-Vice-Diretores e ex-Reitores que tenham cumprido mandato completo e mantenham vínculo com a Universidade. 6 - Infraestrutura

A Universidade conta com uma infraestrutura que é composta de dois campi na cidade de São Caetano do Sul, e uma farmácia-escola. Possui salas de aula climatizadas, com carteiras estofadas, laboratórios de comunicação social, informática, na área de saúde, clínicas de nutrição, laboratórios de análises clínicas, fisioterapia, academia-escola, brinquedoteca, ginásio de esportes, teatro, dois auditórios, mini-auditório, ambulatórios médicos, acesso e circulação especial para portadores de necessidades especiais, segurança com monitoramento interno e externo por sistema de vídeo em tempo real e sistema de acesso por meio de catracas eletrônicas e identificação digital, sistema interno de TV, Wireless para os estudantes, praças de alimentação, áreas de convivência e capelas. Oferece aos alunos atividades extracurriculares de apoio à formação e a cultura em geral através de palestras, oficinas, exposições, apresentações teatrais, musicais, dança, artes plásticas e outras manifestações artístico-culturais.

4

I - Pró-Reitoria de Graduação

À Pró-Reitoria de Graduação compete programar, coordenar, supervisionar, controlar e executar as atividades inerentes ao ensino de graduação, mantendo em seu desenho organizacional responsabilidade pelas Diretorias de Áreas, Gestores de Cursos e demais unidades: Monitoria, Secretaria Técnica, Atendimento ao Aluno, Gestão de Diplomas, Sala dos Professores, Biblioteca, Serviços Compartilhados, Secretaria de Atendimento aos Diretores e Gestores, Gestão de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares e, Gestão de Dependências em Regime Especial.

1. Ações Acadêmicas da Pró-Reitoria

Zelar pelo cumprimento dos planos estratégicos. Gerir os recursos (pessoal, material e financeiro). Propor e acompanhar projetos inovadores. Monitorar/encaminhar reconhecimento de cursos e renovações. Monitorar/encaminhar os Projetos Pedagógicos Manter a interface com Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Monitorar indicadores de performance. Efetuar correções necessárias à qualidade.

2. Estrutura Organizacional

A Pró-Reitoria de Graduação é composta pelas seguintes unidades organizacionais, que englobam 63 colaboradores diretos (incluindo um terceiro na Recepção da Sala dos Professores do Campus I):

Gestão de Monitoria e ACC (ligada à Didap)

Diretorias de Áreas

Gestões de Cursos

Profissionais administrativos ligados às Diretorias de Cursos.

Secretaria Técnica o Gestão de Atendimento ao Aluno

Campus I Campus II

o Gestão de Serviços Técnicos o Gestão de Diplomas

Sala dos Professores o Campus I o Campus II

Biblioteca o Campus I

5

o Campus II

Serviços Compartilhados (Vestibulares, matrículas, logística de salas de aulas).

Secretarias de Atendimento a Diretores e Gestores de Cursos o Campus I (3 unidades) o Campus II (2 unidades)

Gestão de Dependências em Regime Especial 3. Principais Realizações (Dados Qualitativos) ESCOLA DE NEGÓCIOS:

Realização do Encontro Anual de Integração da Escola de Negócios.

Realização da feira de Marketing (lançamento de produtos).

Apresentação das pesquisas desenvolvidas

Realização do Encontro do Conselho Consultivo do Curso de Administração

Realização da Semana de Administração – Olimpíadas do Conhecimento.

Realização das bancas de avaliação do Consult/2013.

Realização da Semana de Integração dos cursos da Escola de Negócios.

Participação dos Professores e Diretores no Programa Universidade Aberta.

Realização do Procomex – projeto de comércio exterior para atender alunos que não atuam na área ou não cumpriram estágio profissional.

Evento para comemoração do Dia do Economista.

Evento para comemoração do Dia do Contador.

Participação na Gincana de Economia do Conselho Regional de Economia.

Participação no Encontro dos Estudantes de Economia da Região do ABC.

Participação no Encontro dos Estudantes de Contabilidade da Região do ABC.

Realização de encontros preparatórios ao exame do Conselho Regional de Contabilidade.

Realização de Encontros preparatórios ao ENADE/2013.

Diversas entrevistas de Gestor do curso de Ciências Contábeis em órgãos de imprensa.

Continuidade dos trabalhos para implantação do Laboratório de Contabilidade.

Iniciados entendimentos para renovação de convênio com a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, visando reativação do Balcão de Comércio exterior.

ESCOLA DE DIREITO:

Visitas monitoradas às instituições: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Instituto de Criminalística de São Paulo; Presídio Militar Romão Gomes; Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Realização de Audiência Simulada da Justiça Militar.

Realização do Júri Simulado.

6

Realização da Semana Jurídica.

Sustentação oral perante a Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília.

Participação no Congresso de Iniciação Científica do ABC.

Realização de curso preparatório para o exame da OAB.

Realização de diversos eventos preparatórios ao ENADE/2013. ESCOLA DE PEDAGOGIA:

Curso de formação continuada para Professores da rede pública financiado pelo FNDE/MEC.

Administração da Bolsa Alfabetização.

Semana da Pedagogia.

Semana de oficinas pedagógicas. ESCOLA DE COMPUTAÇÃO (INCLUI CURSOS DE TECNOLOGIA EM T.I.):

Realização de exame de certificação da ABRAMTI.

Reestruturação das imagens dos servidores dos laboratórios, compreendendo 350 estações de trabalho.

Realização de aula magna da Escola de Computação.

Realização do Seminário Microsoft Windows Server.

Curso de Cobol I.

Curso de Cobol II.

Relatório sobre o curso de Redes para o CREA.

Semana de Certificação.

Curso de Storage EMC.

Realização de evento para recepção de calouros.

Instalação e implementação de equipamentos recebidos em doação da Diageo.

Curso de Sharing Point.

Semana de Computação.

Seminário de Engenharia de Requisitos.

Elaboração de projeto de treinamento dos funcionários do Banco do Brasil.

Acompanhamento das atividades de publicação da revista de Informática Aplicada.

ESCOLA DE SAÚDE: (considera participação em diversos eventos externos)

Simpósio de Pesquisa do ABC.

Atividade Saúde em Ação – Lions Club – Distrito LC2.

Simpósio de Saúde Neonatal.

Gerenciamento do convênio entre a USCS e o S.C.Corinthians Paulista: Laboratório de Biomecânica do Esporte.

Programa Brazil-Faimer.

Encontro “Agenda 21-SCS”.

Fórum de Graduação Unifesp.

7

Seminário Formação Profissional para a Integralidade no Cuidado: Articulando Formação, Avaliação e Integração com o SUS - Unifesp.

Congresso Paulista de Extensão – Unifesp.

Congresso de Extensão Universitária – Unifesp.

Semana de Anatomia e Saúde – Unifesp.

Universidade Aberta – USCS.

Jornada Interprofissional em Saúde – SCS.

Jornada Interna de Sociopsicodrama – NEPSAR.

Seminário Lei Maria da Penha – Instituto Avon.

Curso de Formação de Cuidadores – 3ª. Turma – USCS/Sociedade Espanhola.

Campanha de Coleta de Lixo eletrônico – Secretaria de meio Ambiente – SCS.

Comissão de Resíduos – USCS/REALIZA.

3ª. Jornada de Medicina Esportiva Contemporânea – Feira Hospitalar.

Curso de Saúde em Libras – SCS.

Fórum integrador de pesquisadores – UNIFESP.

Congresso de Extensão – USCS. ESCOLA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL:

Semana de boas vindas aos calouros.

Organização e realização do FOCO 2013 – Fórum de Comunicação USCS.

Realização de palestras com profissionais.

Participação e organização do evento Universidade Aberta.

Visitas às escolas de ensino médio para apresentação dos cursos.

Realização do Prêmio TCC USCS 2013.

Implantação de atividade de contatos com candidatos ao Vestibular. ESCOLA DE TECNOLOGIA (GESTÃO):

Palestras com profissionais das diversas áreas.

Feira de Negócios. 3.1. Sinopse Gerencial 2013: Quadro 1 - Indicadores

MÉTRICAS

UNIDADE INDICADOR ITEM RELEVANTE

VALOR QUANTIFICAÇÃO

Pró-Reitoria Quantidade de colaboradores 53

Cursos de Graduação

Alunos matriculados (dezembro/2013) Aulas não ministradas (% s/aulas totais)

65789 0,56%

Bibliotecas Qtde. de usuários Operações realizadas

77831 128315

8

3.2. Cursos oferecidos

No ano de 2013 foram oferecidos os seguintes cursos:

CURSOS POR ESCOLA

Administração

Administração – Comércio Exterior

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

ESCOLA DE DIREITO

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Comunicação Social – Jornalismo

Comunicação Social – Radialismo

ESCOLA DE DIREITO

Farmácia

Educação Física – Licenciatura

Educação Física – Bacharelado

Fisioterapia

Nutrição

Enfermagem

ESCOLA DE EDUCAÇÃO – Pedagogia (Licenciatura)

Redes de Computadores

Processos Gerenciais

Gestão Comercial

Gestão Financeira

Gestão da Qualidade

Gestão de Recursos Humanos

Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnologia em Marketing

Tecnologia Logística

Gestão Ambiental

Sistemas para Internet

TOTAL ESCOLA DE COMPUTAÇÂO

Ciência da Computação

Sistemas de Informação

GESTÃO DE DEPENDÊNCIAS EM REGIME ESPECIAL: Implantado a partir do ano letivo de 2009, o sistema de Dependência em Regime Especial contempla os alunos que não foram aprovados em disciplinas por questões de nota (não contempla reprovações por faltas). A partir do sistema, os estudantes cumprem carga horária diferenciada, preferencialmente

9

aos sábados nas disciplinas e são submetidos aos procedimentos normais de aprovações (provas e notas de aproveitamento). No ano letivo de 2013 observou-se aumento nas atividades relativas ao sistema de Dependências em Regime Especial, tendo em vista que foram incorporados os alunos oriundos do regime semestral durante os dois semestres letivos daquele ano. GESTÃO DE ATENDIMENTO AO ALUNO: Os serviços de atendimento ao aluno são exercidos tanto no Campus I quanto no Campus II da Universidade e contam com gestões independentes. No ano de 2013 ainda não foi possível implantar, ainda, o sistema de atendimento “on line”, previsto para o ano de 2014. A gestão do Atendimento ao Aluno do Campus I continua atuando para solucionar os problemas de ordem administrativo-financeira para poder implantar o sistema. SECRETARIA TÉCNICA, ATENDIMENTO AO ALUNO E SECRETARIAS DOS CURSOS E SALAS DOS PROFESSORES. No ano letivo de 2013 foi dado continuidade nos processos dos cursos modulares, incorporando-se mais dois semestres ao modelo implantado em 2010. Os cursos modulares já em seus núcleos específicos tiveram em grande parte aproveitamento dos Professores que já lecionam na Universidade. DIRETORIA DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APOIO PROFISSIONAL (DIDAP) - MONITORIA E AACC (ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES):

MONITORIA:

O controle de monitorias engloba as atividades dos monitores acadêmicos e dos monitores técnicos, estes últimos com bolsa de estudo concedida pela Universidade.

.

AACC (ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES:

As AACC são desenvolvidas para todos os cursos da Universidade e ocorrem predominantemente aos sábados. São disponibilizados eventos para todos os cursos da instituição.

10

4. Atividades:

4.1. CENTRO CLÍNICO DE SAÚDE INTEGRAL: Em 2013 o centro Clínico de Saúde Integral deu continuidade em suas atividades, o que envolve Professores e estudantes, sendo as seguintes as unidades de atendimento:

Clínica de Enfermagem.

Clínica de Nutrição.

Farmácia-Escola.

Laboratório de Análises Clínicas.

Academica-Escola.

Centro Municipal de Reabilitação.

Escola de Ginástica.

Laboratório de Saúde Mental.

CLÍNICA DE ENFERMAGEM:

É gerida por Professores da Universidade e conta com alunos-monitores.

CLÍNICA DE NUTRIÇÃO: Gerida por docente da USCS e conta com as atividades de estudantes

da Universidade. FARMÁCIA-ESCOLA:

A Farmácia-Escola da USCS, gerida por Profissional na USCS e contando com atividades de estudantes do curso de Farmácia.

ACADEMIA-ESCOLA:

A unidade é gerida por Professores da Universidade e conta com alunos monitores bolsistas pelo convênio Prefeitura/CIEE.

CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO:

O centro Municipal de Reabilitação é ligado ao Curso de Fisioterapia da Universidade, contado com Professores e estudantes em suas atividades.

11

ESCOLA DE GINÁSTICA: As atividades da Escola de Ginástica são coordenadas por docente da Universidade, tendo sido observada redução na quantidade de usuários e procedimentos em função da indisponibilidade de estagiários no convênio com o CIEE. AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL: Em 2013 a Universidade continuou prestando serviços de atendimento de orientação psicológica. 4.2. NÚCLEO E ATENDIMENTO JURÍDICO (NAJ) E ATENDE FÁCIL: Em 2013 o Curso de Direito da Universidade continuou a prestar serviços de atendimentos à população, contando alunos e Professores do Curso de Direito e do convênio celebrado entre a Universidade e a OAB.

5. Núcleo de Estudos de Economia O Núcleo de Estudos de Economia (NEE) tem como objetivo incentivar

as práticas de iniciação científica dos alunos da graduação em Ciências Econômicas, por meio da disseminação da produção de estudos conjunturais e regionais, favorecendo o debate acadêmico e a integração entre discentes, docentes e a comunidade da Região do Grande ABC. Ganhou maior amplitude e sinergia pela associação do Núcleo às demais iniciativas de melhoria da qualidade da graduação, promovidas pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas. Parceria essa, que ganhou materialidade com a criação do Grupo de Conjuntura e Economia Social.

No âmbito das atividades desse Grupo de Conjuntura, desenhado como um espaço favorável e qualificado para orientação das iniciativas de pesquisa individuais ou coletivas dos graduandos e dos professores do curso, desde então, tem sido produzidos informes técnicos, bem como promovidos encontros, oficinas e seminários, etc. Nesse ambiente, cabe ao NEE o oferecimento das pautas técnicas e metodológicas, bem como acesso ao acervo de dados sobre temáticas complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula.

Com essa motivação é que, ao longo de 2013, o Núcleo investiu na atualização de seus acervos de dados e no aprofundamento da discussão de aspectos teóricos e instrumentais para dar andamento às exigências do Termo de Compromisso, acordado com o Ministério do Trabalho e Emprego, que autoriza a utilização dos dados captados pela RAIS e pelo CAGED. Procedimentos esses, visando trazer ao debate as principais ressonâncias experimentadas pelo Mercado de Formal de Trabalho dos sete municípios da Região do Grande ABC, na transição da sociedade industrial para a sociedade

12

do conhecimento. Projeto esse, que deu suporte, em 2013, à produção de monografias.

Além disso, deve-se registrar que o interesse do NEE sobre essas temáticas motiva-se também pela necessidade de dar qualidade ao atendimento das demandas de dados e análises sobre a dinâmica da produção, do emprego formal e dos salários, recebidas cotidianamente da imprensa e da comunidade local e regional no entorno da Universidade.

Na tentativa de construir um contraponto a essas pesquisas de caráter mais regional e para tentar captar aspectos da Nova Divisão Internacional do Trabalho, o NEE, em continuidade às atividades anteriores, continuou a estender seu interesse também às questões mais globais relacionadas com a atual etapa do capitalismo. Assim, focou-se a partir da produção de suas monografias, o mapeamento das relações de troca entre o Brasil e os demais países BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul). Gradativamente, o NEE pretende ampliar sua observação para um grupo maior de países, especialmente de economia mais avançada do que a nacional.

Por outro lado, o NEE, também ao longo de 2013, não abandonou seu interesse em acompanhar a conjuntura econômica, especialmente no tocante ao comportamento do mercado de capitais e da evolução do sistema financeiro nacional. Foi nesse sentido, que coube ao Núcleo conceber e orientar procedimentos, estruturação de sistematização e de análise, bem como todas as etapas de coleta de dados primários junto a alunos da Escola de Negócios que serviram à elaboração de duas monografias. A primeira sobre o padrão da demanda de moeda dos alunos universitários. A segunda sobre a percepção desses jovens sobre o sistema de Previdência Complementar. Os efeitos da crise de 2008 sobre o mercado acionário brasileiro possibilitaram a produção de mais uma monografia.

Finalmente, do lado da promoção da comunicação dos resultados de pesquisa, devem ser ressaltados os três encontros promovidos pelo Grupo de Conjuntura e Economia Social, que serviram para organizar o tradicional Seminário de Pesquisa do Curso de Economia. Nesse grande encontro, que como nas edições dos anos anteriores, contou com ampla participação de alunos e professores do curso, foi possível discutir e julgar a qualidade de vinte projetos de monografia, que estabeleceram a pauta de trabalhos do NEE para o biênio 2012 e 2013.

II - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa compreende 3 Diretorias: Stricto-Sensu, Lato-Sensu e Pesquisa. Ainda compõem a Pró-reitoria a área de Publicações e Assuntos CAPES e o Núcleo de Recursos Humanos. Alguns destaques podem ser apresentados com relação ao ano de 2013:

13

1. Continuação da aprovação de fomentos por discentes doutorandos por

meio de auxílios pesquisa junto a FAPESP. 2. O aumento da oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (MBA e

especialização). 3. Programa Ciência sem Fronteiras culminou com a ida de uma estudante

do Curso de Farmácia e um estudante do Curso de Doutorado para Portugal e Canadá, respectivamente.

4. A publicação Gestão e Regionalidade foi reclassificada para B3. Anteriormente era B5.

5. Continuação da oferta de bolsas de estudos aos alunos dos Mestrados e Doutorado provenientes do Programa Demanda Social – CAPES e USCS.

6. Participação da Câmara de Apoio Técnico de Pós-Graduação e Pesquisa da ABRUEM-Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.

7. Elaboração de relatório de prestação de contas para a CAPES do PROAP, a elaboração do livro Regionalidade e Organizações para a pós-graduação referente ao projeto/2012.

8. Continuidade da administração da verba PROAP para o biênio 2012/2013.

9. Continuidade do Programa de Iniciação à Docência junto às disciplinas dos cursos de graduação aos alunos da pós-graduação.

10. Intensificação dos Programas Corporativos: Especialização e Cursos de Extensão.

11. Intensificação no auto-arquivo de trabalhos científicos no REDI-Repositório Digital.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E EXECUTIVAS a. Realizado o relatório Coleta CAPES referente ao ano de 2012; b. Realização de edições do teste ANPAD on-line (fevereiro, junho e

setembro) e um específico em fevereiro, para o Doutorado; c. Encaminhamento de material de divulgação impresso e digital para diversas

IES e para candidatos a realizar o Teste ANPAD (na USCS e fora dela); d. Bolsas de Demanda Social: obtivemos bolsas para o mestrado e para o

doutorado; e. Continuidade na implantação do Provedor de Identidade da CAPES, (CAFe)

Comunidade Acadêmica Federada, uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras, cuja finalidade é permitir acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, não sendo mais necessário estar nas dependências da USCS para fazê-lo; f. Continuidade na edição do periódico Gestão & Regionalidade,

credenciando-o por meio de indexações e realizando revisões na sua política editorial para elevar a avaliação no Sistema Qualis.

14

g. Participação da gestora do PPGA em reunião na CAPES, cuja finalidade foi reunir todos os coordenadores e gestores de Programas de Pós-graduação em Administração do país para discussão acerca do sistema de avaliação dos Programas de Pós-graduação da área ACT pela CAPES;

h. Incentivo aos doutorandos e orientadores para o encaminhamento de projetos de pesquisa para órgãos de fomento.

i. Reuniões com Diretores e Gestores da graduação para que todos os docentes do PPGA estejam atuando na graduação da USCS e para que os bolsistas de doutorado orientem alunos da graduação e/ou Lato Sensu;

j. Manutenção da participação do PPGA no Programa Pró-Multiplicar, programa da CAPES para a disseminação do Portal de Periódicos da CAPES. Os alunos que receberam treinamento o multiplicaram aos que ainda não haviam sido treinados;

k. Os doutorandos com Bolsa USCS atuam na graduação e/ou Lato Sensu, contribuindo nas orientações aos alunos;

l. Aquisição de material permanente com verbas dos projetos de pesquisa aprovados pela FAPESP;

m. Participação do PPGA no Projeto Pró-Administração, aprovado pela CAPES, em parceria outras universidades.

n. Foi dado prosseguimento ao Laboratório de Regionalidade, que passa a ser coordenado por duas docentes do PPGA: Profas. Maria do Carmo Romero e Isabel Cristina dos Santos, bem como pela Profa. Priscila Perazzo, do PMC;

o. Obtenção de verba PROAP para a utilização na aquisição de livros, passagens, transportes, inscrições em eventos, estadias, refeições e software.

PUBLICAÇÕES DO CORPO DOCENTE E DISCENTE

1. Participações com artigos em Congressos Científicos no Brasil e Exterior;

2. Artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, a maioria com chancela Qualis CAPES;

3. Capítulos de livros; 4. Livro; 5. Cursos de extensão ministrados; 6. Apresentações em eventos; 7. Organizações de eventos; 8. Relatórios de pesquisa; 9. Participações em Bancas de mestrado; 10. Participações em Bancas de doutorado; 11. Participações em Bancas e Comissões julgadoras; 12. Pareceres de avaliação de artigos para Revistas e Congressos

Nacionais e Internacionais; 13. Participação de docentes e discentes no Congresso de Iniciação

Científica no ano de 2013;

15

14. Supervisões de Iniciação Científica; 15. Orientações de TCC de graduação; 16. Orientações de monografia de Lato Sensu.

PROGRAMA DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PMC

O Programa de Mestrado em Comunicação (PMC) conta com oito professores doutores contratados em jornada integral (40 horas semanais), Para ingresso de alunos no ano de 2013 foram realizados processos seletivos. Em 2013 o hot-site do PMC continuou recebento atualização de conteúdos e incremento de novos espaços, como o Memórias do PPGCOM que traz também acompanhamento dos egressos. O PMC concretizou reuniões com todos os docentes do Programa, além de reuniões específicas da Comissão de Pós-graduação. A USCS ofereceu bolsas integrais para alunos do mestrado em Comunicação durante 2013, como contrapartida ao programa Demanda Social da CAPES. Em 2013, foram oferecidas vagas para o programa de Iniciação Docente, numa ação coordenada com os demais cursos de pós-graduação e graduação da USCS. O número de professores que ofertaram disciplinas aumentou em relação ao ano de 2012. Os mestrandos de Comunicação puderam se inscrever para as disciplinas oferecidas no 1º semestre de 2013 para atuar em disciplinas da graduação da USCS. Alguns professores desenvolveram atividades que demandaram financiamentos. Todos os docentes desenvolveram em 2013 projetos de pesquisa próprios. Cabe destaque ao projeto coletivo denominado “Laboratório Hipermídias de Comunicações culturais para investigações e acervo de comunidades paulistas” – Projeto aprovado em 2010 e financiado pelo FINEP (Edital: Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA – infraestrutura em Campi Estaduais e Municipais – 03/2009) sob responsabilidade da profa. Dra. Priscila F. Perazzo tendo também como pesquisador o prof. Dr. Elias Estevão Goulart. Agregado a este projeto, foi aprovado também em 2010 pela FAPESP (Processo nº 2010/50642-0) o financiamento da pesquisa Comunicações culturais: Investigações e Acervo de Comunicação, Cultura e Memória da comunidade germânica do ABC Paulista, sob responsabilidade dos dois docentes apontados. Esta pesquisa está relacionada à Chamada FAPESP para instituições candidata a apoio para contrapartida na Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA – Infraestrutura em Campi Estaduais e Municipais – 03/2009.

Revista Comunicação & Inovação A revista Comunicação & Inovação é uma publicação do programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano

16

do Sul - USCS, editada semestralmente no formato digital (sistema SEER) no endereço http://seer.uscs.edu.br/index.php/ revista_comunicacao_inovacao. Possui como missão proporcionar à comunidade acadêmica, científica, profissional e sociedade em geral contato com reflexões, produções, pesquisas e estudos sistematizados na área de Comunicação Social. Em 2013 deu-se continuidade às publicações.

3) DIRETORIA DE ÁREA LATO SENSU No exercício de 2013 foram oferecidos cursos nas áreas abaixo:

1. MBA Empresarial (*) 2. MBA em Banking (*) 3. MBA em Branding 4. MBA em Comércio Eletrônico 5. MBA em Comércio Exterior e Logística Internacional (*) 6. MBA em Controladoria e Contabilidade Estratégica (*) 7. MBA em Auditoria e Perícia 8. MBA em Finanças (*) 9. MBA em Gestão Ambiental (*) 10. MBA em Gestão de Banco de Dados 11. MBA em Gestão de Cooperativas 12. MBA em Gestão de Negócios da Moda 13. MBA em Gestão de Projetos (*) 14. MBA em Gestão Estratégica de Vendas (*) 15. MBA em Gestão Hospitalar 16. MBA em Gestão Industrial (*) 17. MBA em Gestão Pública (MPA) (*) 18. MBA em Gestão Tributária (*) 19. MBA em Governança Corporativa 20. MBA em Governança de TI (*) 21. MBA em Marketing (*) 22. MBA em Marketing de Serviços 23. MBA em Mercado Financeiro e de Capitais 24. MBA em Negócios Internacionais (*) 25. MBA em Operações e Logística (*) 26. MBA para Engenheiros e Arquitetos 27. MBA em Gestão Estratégica em Turismo 28. MBA em Gestão da Qualidade 29. MBA em Desenvolvimento Gerencial 30. MBA em Gestão de Supermercados (*) 31. MBA em Gestão e Integralidade em Saúde 32. MBA em Recursos Humanos (*) 33. MBA em Redes e Telecomunicações (*) 34. MBA em Seguros a Previdência 35. MBA em Sistemas de Informação (*)

17

36. MBA em Gestão Estratégica da TI (*) 37. MBA em Serviços Públicos e Publicizados 38. MBA em Varejo (*) 39. MBA Executivo em Direito Empresarial (*) 40. MBC Master in Business Communication (*) 41. MIS em Engenharia de Software 42. MIT em Gestão da Infraestrutura e Operações de TI 43. Enfermagem de Centro Cirúrgico, Centro de Material Esterilizado e

Recuperação Anestésica. 44. Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva 45. Enfermagem em Emergência 46. Enfermagem em Saúde Coletiva, com ênfase em Programa de Saúde da

Família (*). 47. Enfermagem Obstétrica (*) 48. Enfermagem Pediátrica 49. Gerenciamento em Serviços de Enfermagem 50. Assistência de Enfermagem Neonatal 51. Direito Constitucional 52. Direito do Consumidor 53. Direito do Trabalho (*) 54. Direito Penal 55. Direito Processual Civil (*) 56. Direito Tributário Constitucional (*) 57. Assessoria de Comunicação 58. Comunicação Integrada 59. Gestão da Propaganda 60. MBE em Economia Brasileira Contemporânea 61. MBE em Economia e Ferramentas de Gestão 62. MBE em Economia de Serviços 63. Diagnóstico por imagem: interpretação e Correlação Clínica 64. Cosmetologia e Estética Avançada 65. Educação Física Escolar 66. Exercício e Doenças Crônicas 67. Fisiologia do Exercício 68. Fisioterapia Dermatofuncional 69. Fisioterapia Hospitalar com ênfase em Emergência e Urgência 70. Fisioterapia Neurológica 71. Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica 72. Fisioterapia Aquática 73. Integração Estrutural (Método Rolf) 74. Musculação e Treinamento de Força 75. Gerontologia (*) 76. Análises Clínicas 77. Farmácia Magistral 78. Controle Sanitário e Segurança dos Alimentos (*) 79. Nutrição e Metabolismo: Assistência e Educação Nutricional 80. Alfabetização e Letramento 81. Gestão Educacional 82. Psicopedagogia 83. Sociopsicodrama

18

(*) 29 cursos abertos em 2012

Nem todos os cursos tiveram número suficiente de inscritos para sua implantação. Os cursos somente entram em funcionamento se houver uma quantidade mínima de alunos interessados para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro.

DIRETORIA DE PESQUISA

As atividades da Diretoria de Pesquisa, desenvolvidas ao longo de 2013, por meio de:

sua coordenação e da Coordenadoria de Pesquisa Acadêmica;

por meio do Instituto de Pesquisa (INPES); e

por meio da Coordenadoria de Iniciação científica

Instituto de Pesquisa (INPES) Abaixo apresentamos os quadros que descrevem as pesquisas institucionais e outras pesquisas aplicadas a terceiros

Pesquisa Socioeconômica do ABC

Contratante USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Períodos de Coleta Março e Setembro (Grande ABC)

Objeto

Levantamento evolutivo de dados socioeconômicos com o objetivo de acompanhar a

evolução de um conjunto de indicadores sociais, econômicos e outros dos residentes

na Região do ABC. Os indicadores obtidos estão agrupados nas seguintes temáticas:

Indicadores de Renda e Mercado de Trabalho – RMT

Indicadores de Renda – RD

Indicadores de Comprometimento da renda com grupos de despesas – CR

Indicadores de Habitação – HB

Indicadores de Bens e Serviços Domésticos – BSD

Indicadores de População – PP –

Indicadores de Escolaridade – ESC

Indicadores de Hábitos de Mídia e Acesso a Internet – MDI

Indicadores de Saúde – SD

Indicadores de Cidadania – CDDN

Indicadores de Avaliação da Segurança Pública - SGP

19

Indicadores de Satisfação com a atuação da Prefeitura Municipal – SAPM

Indicadores de Satisfação com a atuação do Governo Federal – GF

Pesquisa Avaliação Institucional – discente

Contratante USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Período de Coleta Maio e Outubro

Objeto Avaliação do corpo docente e estrutura da instituição pelo corpo discente

Pesquisa Perfil Ocupacional do Calouro e Perfil Ocupacional do Formando

Contratante USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Períodos de Coleta Novembro

Objeto Identificar o perfil dos discentes ingressos e egressos da Universidade no que se

refere, principalmente, a aspectos relacionados à sua inserção profissional.

Pesquisa Avaliação Institucional – público docente

Contratante USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Período de Coleta Novembro

Objeto Avaliação da estrutura pedagógica e física da Instituição pelo corpo docente

Pesquisa Avaliação Institucional – funcionários

Contratante USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Período de Coleta Outubro

Objeto

Avaliação dos aspectos relacionados à vida profissional (aspectos gerais, condições

do trabalho e benefícios, remuneração, relação entre as pessoas, trabalho em

equipe, relacionamento com o superior direto, comunicação, avaliação das

áreas/departamentos do CAMPUS I e do CAMPUS II.

Pesquisa Pesquisa de Satisfação de Clientes CPqD

Contratante CPqD – Centro de Pesquisa de Desenvolvimento em Telecomunicações

Período de Coleta Fevereiro-Abril

Objeto Delinear a imagem percebida do fornecedor de serviços tecnológicos a partir de

atributos selecionados da dimensão institucional, atendimento e comercial; avaliar o

20

relacionamento do fornecedor com seus clientes, a partir das dimensões técnicas e

administrativas de cada categoria de produto tecnológico: serviços laboratoriais,

consultorias, softwares e serviços agregados, suporte/manutenção.

Pesquisa Avaliação da Administração Municipal de Diadema

Contratante I. Prefeitura do Município de Diadema

Períodos de Coleta Março, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro.

Objeto

Implementação da metodologia da pesquisa evolutiva por amostragem de domicílios,

para acompanhamento da opinião dos munícipes sobre um conjunto de itens/serviços

prestados pela Prefeitura de Diadema.

Pesquisa Satisfação do Associado do Clube Atlético Aramaçan

Contratante Clube Atlético Aramaçan

Períodos de Coleta Novembro

Objeto Levantamento de subsídios para elaboração de Plano Diretor do Clube Atlético

Aramaçan

Pesquisa Pesquisa de Satisfação CPqD-Cliente (Cliente Polis)

Contratante CPqD – Centro de Pesquisa de Desenvolvimento em Telecomunicações

Período de Coleta Dezembro

Objeto Avaliar a satisfação dos clientes do Polis com os serviços / contrato

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS - COORDENADORIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PUBLICAÇÕES

a. Realização do processo de seleção de estudantes para Iniciação Científica no período 2013-2014, com participação dos Comitês Externo e Interno.

b. Controle mensal das atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes do Programa de Iniciação Científica USCS-CNPQ (informes de atuação, memorandos USCS e sistema CNPQ).

c. Acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes participantes do Programa de Iniciação Científica USCS-CNPQ, com participação dos membros do Comitê de Iniciação Científica, que se reúne em média a cada 1,5 mês. O comitê realizou análise dos relatórios parciais, workshop de Iniciação Científica, relatórios finais, e definiu premiações.

21

d. Organização das apresentações dos estudantes participantes do Programa de Iniciação Científica USCS-CNPQ na USCS.

e. Participação na organização do Congresso de Iniciação Científica, em parceria com UFABC.

f. Negociação com 3 escolas públicas de ensino médio, para submissão de proposta de implantação de Bolsas Pibic Ensino Médio. O CNPQ concedeu as quatro bolsas solicitadas para estudantes da Escola Alcina Feijão.

g. Ciência sem Fronteiras: Realização dos trâmites para implementação da bolsa sanduíche da aluna Jaqueline Badanai para Universidade de Algarve, que envolveram contatos com diversas universidades europeias, Capes/CNPQ e outras instituições brasileiras.

Atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de publicações em 2013:

Comissão de Periódicos

a. Acompanhamento do fluxo de artigos, com apoio de monitores. O sistema se baseia na cobrança pelos monitores dos diversos envolvidos no processo de submissão e avaliação de artigos – editores, avaliadores externos e autores. Ele foi efetivamente implantado na revista Gestão & Regionalidade, e parcialmente na Revista Brasileira de Saúde (esta ainda utiliza apenas avaliadores internos, mas tem recebido número expressivo de submissões). Os demais periódicos ainda não têm seu funcionamento baseado em fluxo constante de submissões e avaliação por pares.

b. Continuidade à mala direta de cursos stricto sensu da área de Direito e realizada chamada de trabalhos para estas instituições. Esta ação promoveu recebimento de quantidade artigos suficiente para uma edição.

c. A revista Gestão & Regionalidade teve aumento de estrato de B5 para B3, o que promoveu aumento expressivo das submissões.

d. A revista Gestão & Regionalidade passou a contar com dois editores associados – Profs. Wilson Amorin e Edson Kubo - o que contribuiu para realização do acompanhamento das submissões.

NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS

O Núcleo de Recursos Humanos busca a integração entre o conhecimento teórico e a prática no campo da Administração de Recursos Humanos, oferecendo vários serviços à comunidade empresarial, conforme consta das atividades desenvolvidas em 2013.

22

a. Organização das palestras mensais do GIAQ com público presente em 2013.

b. Organização das reuniões mensais do Conselho do GIAQ (convocação dos membros do Conselho, acompanhamento da reunião, emissão dos Boletins).

c. Participação nas reuniões mensais do GAPER (grupo representativo de profissionais de RH da região do grande ABC, representando 32 empresas da região).

d. Prospecção de fornecedores para a modernização do software de Pesquisa salarial do Núcleo e elaboração de toda a documentação para licitação.

e. Atualização do cadastro geral das empresas que compõem o mailing do Núcleo de RH.

f. Elaboração parcial de material de divulgação e estratégias para o revigoramento do Núcleo como órgão prestador de serviços.

III - Pró-Reitoria de Ensino a Distância (PROEAD)

A Pró-Reitoria de Educação a Distância instituiu o Núcleo de EAD, órgão de gestão operacional das atividades de educação a distância da USCS.

O Núcleo de EAD atua na implantação e desenvolvimento das atividades acadêmicas de educação na modalidade a distância da USCS em suas diferentes áreas de atuação: ensino de graduação, de pós-graduação, atividades de extensão e no ambiente corporativo, buscando o treinamento e a capacitação dos trabalhadores das empresas públicas e privadas.

Em 2009, iniciou a oferta de disciplinas online em cursos presenciais de graduação tecnológica, sendo 1 (uma) disciplina online a cada semestre, obedecendo a legislação do MEC que permite que até 20% da carga horária total da grade curricular do curso seja oferecida na modalidade a distância. Esse é normalmente o caminho das Instituições que se credenciam para a educação a distância – iniciar essa atividade junto aos cursos presenciais para adquirir experiência, como pré-requisito para obter o credenciamento para EAD. Paulatinamente, os demais cursos das diferentes Escolas passaram a oferecer disciplinas em EAD. Atualmente, o Núcleo já implantou 68 disciplinas online em todos os cursos existentes na USCS.

Nesse sentido, o Núcleo de EAD criou uma metodologia específica para a oferta de conteúdo online, definida através do documento “Orientações ao Professor Conteudista”, em que são estabelecidas as normas de confecção do conteúdo em: texto base em quatro unidades temáticas, textos e exercícios complementares, links para pesquisa, vídeos, atividades como questionários, tarefas, resenhas, fóruns de discussão e salas virtuais. A metodologia de atuação dos Professores Tutores, constante no Manual do Professor Tutor, prevê que, além das atividades de intermediação, ele deve realizar 3 (três) encontros presenciais com os alunos durante o semestre, com o objetivo de aproximar o aluno do conteúdo ofertado e também com a possibilidade de

23

sanar dúvidas ou complementar conhecimento com palestras ou outras atividades.

A Pró-Reitoria de EAD também atuou no planejamento e proposição de alternativas nas atividades desenvolvidas por outras Pró-Reitorias, no âmbito da Universidade e na prospecção de novos nichos de negócios, que pudessem ampliar o espectro de atuação da USCS.

Credenciamento para oferta de cursos de Graduação na modalidade EAD

O processo para o credenciamento em EAD da Universidade teve início, em

outubro de 2009, com o cadastramento de nossa solicitação junto ao E-MEC, em que foi solicitado, além do credenciamento, autorização para os pólos de apoio presencial nos Campus I e II e a autorização para o curso de graduação à distância em Administração.

No período de abril a junho de 2011, tivemos a oportunidade de receber quatro comissões do MEC para avaliação de nossa solicitação, que avaliou e aprovou a infraestrutura do Núcleo de EAD, seu ambiente de aprendizagem e também os pólos de apoio e os recursos oferecidos para o curso de Administração em EAD.

O AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado para a submissão inicial foi o SISFAD da empresa IBTF, sendo que o Núcleo preparou todo o ambiente e padronizou todos os materiais didáticos pedagógicos para a apresentação às referidas comissões e, dessa forma, obtivemos notas 4 e 5 e conseguimos atender a todas as exigências de forma satisfatória.

Obtivemos a assinatura do Ministro de Educação, visto que em reunião de novembro de 2012, nossos processos foram aprovados pelo Conselho Nacional de Educação, em relatoria realizada pelo Conselheiro Pascoal Laércio Armonia. Assim que isto ocorrer vai começar a divulgação para a oferta de cursos de graduação bacharelada em Administração e de cursos de Graduação Tecnológica. Temos disciplinas já desenvolvidas relativas ao 1º semestre dos cursos e em meados de fevereiro de 2013 existe terminamos o conteúdo das disciplinas do 2º semestre, além de várias disciplinas dos demais semestres.

Os cursos de graduação a distância previstos serão ofertados no AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, que é o mesmo que está sendo utilizado para as disciplinas online ofertadas atualmente nos cursos presenciais, porém com uma metodologia mais específica no que diz respeito ao atendimento dos alunos, dos encontros presenciais e da avaliação.

GESTÃO E ATIVIDADES DO NÚCLEO DE EAD:

Administração do Portal EAD; Administração do AVA-USCS (Moodle); Web Designer – Desenvolvimento e Melhorias de processos do AVA-

USCS; Supervisão e Check-List de Tutoria; Desenvolvimento de Arte Gráfica – Imagens;

24

Desenvolvimento de Conteúdos: Projeto Instrucional, Slides PPT, Formatação de Textos, Publicação AVA-USCS e Sincronização de áudio;

Revisão, Correção e Publicação de Conteúdos para Educação a Distância;

Suporte aos Alunos e Professores (Tutores e Conteudistas); Disciplinas online em cursos de graduação presencial; Vídeos – Elaboração de Roteiros, Gravação, Edição e Publicação no

Site – EAD; Avaliação dos alunos com relação às disciplinas online; Apoio a outros projetos da USCS; Evolução da Educação a Distância e Infraestrutura utilizada.

Administração do AVA-USCS (Moodle)

O Moodle é um software livre de apoio à aprendizagem sendo o

ambiente virtual de aprendizagem que é utilizado pela USCS e que permite o trabalho colaborativo e acessível, via Internet. O Moodle está hospedado no provedor de Internet da USCS, que atualmente está sob os serviços da empresa WOL – Word Online. As atualizações das versões são executadas pela empresa com a indicação do Núcleo de EAD. O software nos permite utilização ilimitada, sem a cobrança por acesso de usuários, trazendo inúmeras vantagens para a USCS. O Moodle tem uma ótima performance e está disponível para os alunos 24horas por dia nos 7 dias da semana. Também permite a configuração dos tópicos e a publicação de inúmeros recursos de aprendizagem.

A administração do AVA requer a importação de dados acadêmicos dos alunos, que estão matriculados no semestre e que devem ser efetivados no ambiente de aprendizagem, de acordo com os seus dados, disciplinas e situação acadêmica. Esse trabalho é desenvolvido internamente durante o semestre letivo.

A cada início de semestre é necessária à reconfiguração e a transposição de todas as disciplinas para o novo semestre, o que exige um trabalho bastante complexo de conferência e alterações advindas dos novos dados.

Também como administração do AVA, está toda a tarefa de configuração de layouts e páginas para facilitar o acesso às informações que serão disponibilizadas para os alunos dentro do AVA.

Durante todo o semestre letivo existe a necessidade de administração e supervisão contínua do AVA, por meio da importação do cadastro de alunos, manutenção do banco de dados, importação de notas e de dados da avaliação geral da disciplina.

Web Designer – Desenvolvimento e Melhorias de processos do AVA-USCS

25

Desenvolvimento de Conteúdos para EAD O padrão de verificação do Texto Base é o seguinte: após a entrega do

texto da disciplina pelo professor conteudista, o Núcleo efetua uma primeira revisão de acordo com o padrão estabelecido e, caso necessário, solicita as alterações ao professor autor. Estando em ordem, o texto base segue para o gestor do curso, que é o responsável pela aprovação do conteúdo e também pela autorização do pagamento ao professor conteudista.

Para a primeira revisão do texto base, o Núcleo de EAD desenvolveu um formulário com os itens constantes do “Guia de Orientação para Desenvolvimento de Conteúdos para EAD”, que é entregue para o professor antes do início da elaboração do conteúdo da disciplina. Esse guia se encontra no Anexo I do Termo de Aceite do Professor Conteudista, que deve ser assinado pelo professor.

Suporte aos alunos e professores

Desde 2009 com o início da oferta de disciplinas online, o Núcleo de

EAD procura atender todos os alunos, esclarecendo dúvidas, auxiliando no primeiro acesso e orientando durante o processo de aprendizagem.

Para orientação inicial, o Núcleo de EAD desenvolveu a TRILHA DE APRENDIZAGEM que é publicada no AVA. No início do semestre, o Núcleo encaminha um e-mail com orientações para o aluno e disponibilizam a trilha de aprendizagem com manuais de utilização do ambiente, vídeos e também dá orientações sobre como proceder no AVA, fazendo destaque para o sistema de avaliação.

Com esse desenvolvimento o suporte aos alunos diminuiu em muito (43%). Esse resultado pode ser atribuído à eficiência dos recursos de comunicação implantados no AVA-USCS, tais como avisos, vídeos, e-mails, fóruns de dúvida etc.

Cursos de Extensão e Cursos Livres (público externo e vestibulandos)

Os cursos de extensão e livres foram desenvolvidos pelo Núcleo de EAD

com a participação de professores conteudistas, com o objetivo de capacitar professores e alunos e também para oferecer ao público externo. Para esse controle dos cursos e emissão dos boletos de pagamento, foi desenvolvido um Portal pela empresa WOL Informática e, no ano anterior (2012), o Núcleo substituiu a página principal, desenvolvendo um novo layout -Portal EAD – CURSOS A DISTÂNCIA.

Capacitação de Professores Tutores

O treinamento para professores da USCS acontece de forma dinâmica:

no início de cada semestre letivo é oferecida gratuitamente a capacitação

26

PROFISSIONAL EM EAD, sendo que o professor deverá primeiro fazer o curso de Tutoria e, se for aprovado, poderá fazer os outros dois cursos (Planejamento e Gestão de EAD e Desenvolvimento de Conteúdos). Todos os professores tutores são obrigados a fazer o curso de Tutoria.

Antes das atividades letivas, o Núcleo de EAD promove uma reunião específica com o grupo de tutores que irão atuar naquele semestre (atualmente este grupo é formado por 60 professores da USCS). Nesse encontro, são dadas as informações para a operacionalização do AVA e acompanhamento dos alunos.

Disciplinas on-line em cursos de graduação presencial As disciplinas online em cursos de graduação presencial foram

implantadas no início de 2009 nos cursos da Escola de Graduação Tecnológica e no decorrer do período 2010 a 2013, como parte integrante das grades curriculares de todas as grades curriculares dos cursos de graduação presencial.

Vídeos com conteúdo acadêmico produzido pelo Núcleo de EAD

O vídeo é um importante recurso para o aprendizado porque esclarece questões de forma rápida e informa ao aluno sobre o conteúdo que será abordado na disciplina. Para a produção de um vídeo é necessária a elaboração do roteiro de acordo com o programa do professor, gravação nos estúdios da USCS com infraestrutura apropriada e após a gravação existe a necessidade de edição e sincronização de áudio. Esse trabalho atualmente é feito por profissionais especializados que utilizam os recursos da universidade. Para a edição e publicação é necessária a utilização de recursos especiais que conta com o trabalho de monitores do Núcleo de EAD, professor especialista e pessoal da área de comunicação.

Os vídeos estão disponíveis para o público interno e externo em uma videoteca do AVA-USCS.

Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem de Alunos em Cursos a Distância

É imprescindível a avaliação dos alunos dos cursos presenciais de graduação em relação àquelas disciplinas que são oferecidas na modalidade à distância e também saber como avaliam os recursos tecnológicos do ambiente de aprendizagem virtual disponíveis para o desenvolvimento do seu aprendizado.

A avaliação da disciplina é publicada no AVA-USCS no final do semestre e busca conhecer se as ferramentas utilizadas facilitam ou não as interações entre os alunos e o professor tutor e se o sistema gerenciador de

27

aprendizagem oferece estrutura para apoiar essa interação e comunicação necessária à aprendizagem online.

Segundo os referenciais de qualidade do MEC, todo o processo de ensino e aprendizagem deste modelo de ensino pode ser exclusivamente online, contando com atendimento e acompanhamento de professores e equipe de apoio. Em nosso caso, contamos com encontros presenciais, principalmente no início do curso, para apresentação da metodologia, uso das ferramentas disponibilizadas no AVA, bem como apresentação de conteúdos e atividades online. A aplicação da prova presencial é realizada de forma obrigatória no final do período de oferta da disciplina.

Na finalização do período letivo, o questionário de avaliação da disciplina online é publicado no AVA e para conclusão da disciplina, o aluno deve responder às questões propostas. Em seguida, o Núcleo de EAD faz a tabulação e análise dos resultados gerando relatórios que são encaminhados para a Gestão dos Cursos.

Apoio a outros projetos da USCS

A equipe técnica do Núcleo de EAD dá apoio operacional a outros

projetos da USCS como é o caso do PARFOR – Formação Continuada de

Professores do curso de Pedagogia, cadastrando os participantes e oferecendo suporte aos professores envolvidos no projeto.

No Curso de Computação foram disponibilizados para os professores e alunos três cursos extras no AVA-USCS e na área de Saúde são oferecidas outras disciplinas como atividade extra aos alunos regulares dos cursos de Saúde.

Evoluções da Educação a Distância na USCS e Infraestrutura

Com a evolução demonstrada acima, foi necessário um

redimensionamento de infraestrutura para suportar os acessos ao AVA-USCS, como também o armazenamento dos conteúdos oferecidos nas disciplinas online junto ao nosso provedor de Internet – WOL Tecnologia, responsável pelos projetos de TI da USCS.

Para atender essa evolução, o Núcleo de EAD fez uma reestruturação no AVA-USCS criando uma padronização nos tópicos e ferramentas utilizadas para melhor padronizar o conteúdo das disciplinas e também sugerindo um cronograma para que os tutores possam cumprir o oferecimento da disciplina dentro do prazo do calendário acadêmico. Essa reestruturação demandou um tempo considerável e mão de obra qualificada de pessoal para viabilizar a publicação e interação das disciplinas. Também foram implementadas várias ferramentas e rotinas para geração de relatórios de controle para gerenciar e monitorar os acessos ao AVA-USCS, com a finalidade de evitar problemas de conexão e travamentos em momentos de entrega de atividades pelos alunos. Com esses recursos, o Núcleo de EAD conseguiu monitorar as ações dos alunos e evitar colapsos, bem como definir necessidades de infraestrutura, garantindo a qualidade na oferta das disciplinas online.

28

O oferecimento de disciplinas na USCS se iniciou nos cursos da Graduação Tecnológica. Para tanto, o Núcleo planejou, desenvolveu o conteúdo, realizou a animação e disponibilizou no AVA as disciplinas. No início também cuidou de toda a Tutoria dos alunos e depois paulatinamente passou a contar com a colaboração de outros integrantes do corpo docente, dado o número elevado de alunos.

A implantação de disciplinas a distância nas grades curriculares presenciais tem trazido um aumento das atividades do Núcleo. Em primeiro lugar, no sentido de treinar, familiarizar e acompanhar os professores que colocam seu conteúdo disciplinar no AVA. Posteriormente, verificando o andamento das disciplinas e seu acompanhamento pelos alunos até o momento final presencial, quando se realizam as provas. O Núcleo de EAD tem disponível uma ferramenta eficiente utilizada para o Encontro de Tutores que é o MicroPower-Presence, que permite a criação de salas virtuais, nas quais os participantes podem interagir ao mesmo tempo e de lugares diferentes com o administrador da sala e participar da exposição de conteúdos com slides do MsPowerPoint para comunicar as mudanças, avisos, calendários etc. A ferramenta disponibiliza recursos de áudio e chat para responder às perguntas dos participantes e tirar dúvidas. No encontro síncrono realizado no 2º semestre de 2012, contamos com a participação de 22 tutores.

IV - Pró-Reitoria de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão é a unidade da Universidade que, pela sua natureza, deve fomentar e coordenar as atividades de extensão. É necessário que a extensão tenha unidades acadêmicas como ponto de apoio para a formulação, acompanhamento e avaliação de programas e de projetos de extensão. Todavia, os projetos, as atividades e outras ações de extensão podem e devem ser apresentados e executados pelos vários segmentos acadêmicos da Universidade: diretoria de área, gestor de curso, docente, órgãos de representação discente, estudantes e outras unidades da estrutura acadêmica da instituição.

A Pró-Reitoria de Extensão tem como missão interagir com os processos

de ensino e de pesquisa, de modo a contribuir com a formação cidadã do estudante e estender à sociedade os resultados do trabalho acadêmico da Universidade, contribuindo, por meio do conhecimento, para superação dos desafios sociais.

A política de extensão da Universidade Municipal de São Caetano do sul

considera que as suas ações devem propiciar aos estudantes experiências na sua área de conhecimento e oferecer condições para o enriquecimento da sua formação cultural e de cidadania. À sociedade, criar condições de acesso a Universidade, por meio de programas de extensão e de outros serviços,

29

transferindo conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Seguem, abaixo, as ações realizadas no âmbito da Pró-reitoria de

Extensão, no ano de 2013. As ações realizadas foram organizadas, inicialmente, em três grandes categorias: Político Institucional, Organizacional e Operacional. Ao final aponta pendências e sugere novas ações a serem implementadas pela nova gestão. Integram, ainda esse relatório geral, os relatórios específicos e quantificados de cada unidade interna que coordena ações de extensão e também as ações de extensão desenvolvidas no âmbito de cada Escola. I. POLÍTICIO INTITUCIONAL 1. Participação nos encontros do FORPROEX, em nível Estadual, Regional e Nacional, defendendo a causa das Universidades Municipais, principalmente no tocante às necessidades de fomento, para as ações de extensão. 2. Assunção de coordenação da Área Temática de Comunicação, no FORPROEX SUDESTE e integrante da Comissão das Universidades Estaduais e Municipais, no FORPROEX NACIONAL e na ABRUEM, a partir de 2012. 3. Participação nas discussões e na elaboração da “Política Nacional de Extensão Universitária”. 4. Participação da Diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional do Grande ABC, com Diretor, representando o segmento Universitário. II. ORGANIZACIONAL 1. Realinhamento das Diretrizes de Extensão USCS ao “Plano Nacional de Extensão” e à “Política Nacional de Extensão Universitária”. 3. Transformação da CIDAP – Coordenadoria de desenvolvimento e apoio profissional, em DIDAP – Diretoria de Desenvolvimento e Apoio Profissional, com o objetivo de concentrar a gestão e ampliar os serviços de apoio ao estudante. A DIDAP passou a cuidar da gestão de estágios, empregos efetivos, AACC e Monitorias. 5. Reorganização da unidade de Marketing (campanha institucional, pós-graduação e vestibular; feiras de vestibular; feiras empresarias e de RH). III. OPERACIONAL 1. Implantação do Sistema Interno de TV Coorporativa, com o objetivo de divulgar eventos e outros acontecimentos de interesse da comunidade USCS.

30

2. Desenvolvimento do Novo Portal da USCS – Previsto para entrar na rede no início de janeiro/2013. 3. Números da Extensão: Público anual atendido pelas ações de extensão da Universidade (clínicas, farmácia escola, ações de assistência jurídica, universidade aberta, desafio de redação, Universidade sênior, projetos sociais, teatro e outras ações culturais).

ESCOLA DE SAÚDE

AÇÕES EFETUADAS EM 2013: -Implantação (continuação) e divulgação de programas de PÓS - GRADUAÇÃO – TREINAMENTO ESPORTIVO E EDUCÃO FISICA ESCOLAR (procurando abranger as áreas de bacharelado e licenciatura respectivamente). -Sede do Credenciamento e renovação de Carteiras profissionais realizados pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física). -I Mostra de Psicologia do Esporte. -Recepção ao ARTHUR ZANETTI - medalhista Olímpico e comissão técnica – Evento interno. -Saúde em ação na Maratona de SBC - stand de Avaliação Física. -I COBEFISA – Chancela e Sede deste Congresso e Atividade Física. -I curso de Ginástica Artística ARTHUR ZANETTI – Sede deste curso. -II Jornada Interprofissional em Saúde – organização dos alunos – Evento Interno com a visita de profissionais da área (convidados) ministrando cursos. -I Curso de Esgrima – Participação de alunos externos com a chancela da Atlética da USCS (1º. Curso de formação de professores de Esgrima fora das Forças Armadas). -Dia do Desafio - SESC PESQUISA:

- PIBID (Programa de Iniciação à docência) – Coordenação Prof. IVO RIBEIRO DE SÁ -Trabalhos apresentados em Maringá (PR) no mês de março no evento - 1º Encontro do PIBID/UEM (Universidade Estadual de Maringá): PROJETO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EMEB “PROFESSOR OTILIO DE OLIVEIRA” EM SÃO BERNARDO DO CAMPO Autores: Cristiane Petry Teixeira (USCS) Kelly Cristina S. de Araujo (USCS) Vanessa Cristina de Lima Freitas (USCS) Professor Coordenador: Ivo Ribeiro de Sá PROJETO PIBID EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EMEB “PROFESSORA CARMEM TABET DE OLIVEIRA MARQUES” Autores: Jéssica Aparecida Gonçalves (USCS), Camila Honório dos Santos (USCS), Maria Cecília Bortoleto (USCS) Professor Coordenador: Ivo de Sá Ribeiro (USCS).

31

- GEPEFEX (Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia do Exercício) – Coordenação Prof. Daniel Portella

CURSO DE ENFERMAGEM

AÇÕES EFETUADAS EM 2013:

-Visita Técnica Feira Hospitalar -Dia do Enfermeiro -Campanha de vacinação -Campanha de doação de sangue -Palestra sobre doação de órgãos -II Jornada Interprofissional em Saúde – organização dos alunos – Evento Interno com a visita de profissionais da área (convidados) ministrando cursos.

PESQUISA:

Trabalho: Avaliação dos fatores de riscos associados ao desenvolvimento do pé diabético em portadores de Diabetes Mellitus em uma Clínica de Enfermagem de uma universidade do município de São Caetano do Sul.

Professoras responsáveis: Profa. Solange Madjarof e Profa. Luz Alcira Avila R. Alves (em fase de conclusão).

Simpósio de Pesquisa do ABC

CURSO DE NUTRIÇÃO

Academia – Escola – Profa. EMILIA YASUKO ISHIMOTO – Intervenção de avaliação nutricional dos praticantes da academia realizada pelas alunas estagiárias do 4º ano (curso Anual), em parceria com a Professora Denise de Oliveira Alonso, do curso de Educação Física.

Escolinha de Ginástica – Profa. PAULIANA DE CARVALHO NORONHA - Intervenção educativa com mães e crianças participantes da escolinha de ginástica que é coordenada pela Professora Alessandra Nabeiro Minciotti, do curso de Educação Física, com trabalhos de

32

educação nutricional realizados pelos alunos do 6º semestre do curso de Nutrição sob supervisão da professora Pauliana de Carvalho Noronha.

Intervenção nas cantinas – Prof. ALEXANDRE PANOV MOMESSO – Intervenção diagnóstica das condições higiênicos-sanitárias das cantinas do Campus II da USCS seguida de intervenção educativa para regularização das condições em desacordo com a legislação. Atividade realizada pelos alunos do 4º semestre do curso de Nutrição.

CURSO DE FISIOTERAPIA AÇÕES EFETUADAS EM 2013:

-Visita Técnica Feira Hospitalar

-“História de superações I e II”

-Oficina de Prevenção de Quedas

-Dia do Fisioterapeuta

-Dia Internacional da Mulher

-Bike Nick

-Congresso Brasileiro de Saúde Publica

-Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar

-Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

-Congresso da Prevent Senior

-IV Fórum Científico da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

-II Jornada Interprofissional em Saúde – organização dos alunos – evento interno com a visita de profissionais da área (convidados) ministrando cursos

-Workshop “Atendimento Fisioterapêutico em Grupo”

-Semana Carnavalesca - Renovação de Reconhecimento do curso de (5 anos)

PESQUISA:

-Simpósio de Pesquisa do ABC

CURSO DE FARMÁCIA

PROJETOS:

33

Determinação do Índice de Poluentes Hídricos – PROFA MARTA ANGÊLA MARCONDES (enviado para FeHidro para análise).

Educação em Saúde Integral em Comunidades - PROFA MARTA ANGÊLA MARCONDES (desenvolvido nas Comunidades: Jardim Santo André em Santo André, Heliópolis e Paraisópolis em São Paulo).

Atenção Farmacêutica aos Usuários da FARMA-USCS-PROF. WILSON SABINO.

PESQUISA:

Trabalho: Adesão ao tratamento farmacológico, controle da pressão arterial e qualidade de vida em pacientes hipertensos.

Acadêmica: Daniela Araújo de Sousa

Profa. Orientadora: Dra.Brigitte Rieckmann Martins Santos

Apresentação: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Trabalho: Desenvolvimento de eletro de referência de estado sólido para uso em sistemas eletroquímicos para diagnóstico de doenças crônicas-degenerativas

Acadêmico: Erik Vugrinec Heinke

Prof. Orientador: Dr. Júlio Cesar Bastos

Trabalho: Detecção da presença de bactéria do grupo coliforme como indicador de contaminação hídrica no município de São Caetano do Sul

Acadêmico: Fábio Paulino

Profa. Orientadora: Ms. Marta Ângela Marcondes

Intercâmbio pelo Programa “Ciência sem Fronteiras” da aluna Jaqueline M.Badanai

Simpósio de Pesquisa do ABC

ESCOLA DE DIREITO Eventos Vinculados ao programa de extensão: 4 – Novas competências.

Ações empreendedoras e cidadania: Semana Jurídica Carga horária: 40h Cursos de Extensão: Curso de revisão de Direito Civil Preparatório para o Exame da OAB

34

Curso de revisão de Direito Civil Preparatório para o Exame da OAB Curso de revisão de Direito Civil Preparatório para o Exame da OAB Simulado OAB/2013 Tipo de evento: exercício prático Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Tributário Público: 87 - Docentes: 1 Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Administrativo Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Civil Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito do Consumidor e Ambiental Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Processual Civil Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Administrativo

Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Penal Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito da Família e Sucessões Curso Preparatório para o Exame OAB: Ética na Advocacia Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Processual Penal Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Processual Civil Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito do Trabalho Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Civil Curso Preparatório para o Exame OAB: Direito Empresarial NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO JURÍDICA DA USCS NO ANO DE 2013

Resumo das atividades realizadas no NAJ – Núcleo de Assistência Jurídica e no escritório de Consultoria Jurídica do Atende Fácil em 2013 foram: acompanhamento processual, atendimento pessoal e telefônico aos assistidos, verificação de processos, encaminhamento das publicações aos advogados responsáveis, elaboração de peças.

35

Durante o ano de 2013 o NAJ funcionou com 8 advogados orientadores (técnicos externos) indicados pela OAB de São Caetano do Sul, sob a supervisão externa da Dr. Adilson Dias, Presidente da Subseção local.

As atividades realizadas pelo NAJ em 2013 foram: Programa de Estágio Voluntário, convidando os alunos de 1º e 2º

semestres para terem o contato com a prática jurídica, tendo beneficiado 30 alunos com 20 horas de estágio.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/USCS. Aprovado pela CAPES e em convênio com a Secretaria de Educação da prefeitura de São Bernardo do Campo/SP, com duração de 24 meses (desde junho de 2011).

São objetivos do PIBID/USCS a construção de espaços interinstitucionais reais em que questões da educação possam ser discutidas colaborativamente pela universidade e pela escola, permitindo a construção de novas formas de interação no processo de formação docente, com a participação do professor regente, do licenciando e do professor universitário.

Espera-se que a adoção dessa abordagem metodológica, orientadas pela metodologia da “Engenharia Didática” aliada aos objetivos e propostas do PIBID, possa contribuir efetivamente para a formação de professores em diferentes níveis, porém, articulados: - no interior dos nossos cursos de Licenciatura, proporcionando tanto a nós, professores universitários, maior envolvimento com a escola básica e, consequentemente, maior conhecimento de sua realidade, quanto aos licenciandos que, ao se constituírem protagonistas desse diálogo também tornam-se sujeitos de suas aprendizagens profissionais no enfrentamento de situações homólogas àquelas vivenciadas pelos professores titulares. - no interior das escolas de Educação Básica, proporcionando os atores do espaço escolar (re) pensar sobre o cotidiano e o currículo da escola, reconhecendo-a também como espaço de formação inicial e continuada.

Os professores Ivo Ribeiro de Sá, Ana Silvia Moço Aparício e Maria de Fátima Ramos de Andrade respondem pelo programa. A Coordenação Institucional está sob a responsabilidade da Professora Celia Maria Haas PROJETO BOLSA ALFABETIZAÇÃO

Em convênio com a Fundação de Desenvolvimento da Educação – FDE e com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o curso de Pedagogia mantém o projeto desde agosto de 2008. Em 2013 foram disponibilizadas 50 vagas com bolsa no valor de 700,00. O Programa Ler e Escrever é a ação principal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Ele foi estabelecido pela Resolução /SEE 86/2007 e tem como principal meta alfabetizar todos os alunos da rede Estadual de Ensino com oito anos de

36

idade até 2010. Várias ações estão sendo propostas para se atingir tal meta. Entre elas, está a Bolsa Alfabetização, um programa articulado ao Ler e

Escrever que possibilita a entrada do aluno universitário, estudante dos cursos de Letras e Pedagogia, na sala de aula dos 2ºs anos, como um colaborador do professor na tarefa de ensinar a ler e escrever convencionalmente todos os alunos da rede pública estadual dos 2ºs anos. As Professoras Ana Silvia Moço Aparício e Maria de Fátima Ramos de Andrade respondem pelo Projeto e pela coordenação institucional responde a Professora Celia Maria Haas. PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), NO ÂMBITO DA REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (RENAFOR) - PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REGIÃO DO GRANDE ABC.

Contando com a aprovação do MEC/SEB e verba da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, ofereceu, no ano de 2013, 240 vagas para o curso MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: O ENSINO DE HISTÓRIA E OS ACERVOS ESCOLARES.

O Curso destina-se à formação continuada de professores e insere-se nas áreas de Cultura e Memória, abordando o espaço escolar e seus acervos documentais como constitutivos da memória escolar e referenciais para o ensino de História – o que envolve estudos do imaginário, do cotidiano e da escola como espaço de trabalho, formação docente e produção de saberes.

Trata das noções de patrimônio histórico e acervo museológico, contextualizando as formas e políticas de preservação dos acervos escolares, com ênfase nas temáticas relativas à identidade, diversidade e direito, analisando as possibilidades de conservação da memória histórica.

O curso teve basicamente duas frentes: a formação de 15 tutores, professores facilitadores para atuar na formação dos professores cursistas das redes públicas estadual e municipal da região do Grande ABC, mas não se restringindo a ela e a formação dos professores propriamente ditos.

A formação dos tutores iniciou em março por meio de encontros presenciais e atividades à distância. No mês seguinte (abril), iniciamos o processo de divulgação do curso com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e no mês de maio iniciou os trabalhos com a primeira turma. Paralelamente, continuamos com a formação dos tutores que durou até o mês de setembro. Como a procura pelo curso não atendeu nossas expectativas, buscamos parceria com a Escola de Formação de Aperfeiçoamento de Professores da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo que acolheu o curso para fins de evolução funcional, conforme Portaria do Coordenador, de 17/07/2012, DOE 18/07/2012.

A partir daí, a Coordenação Geral do curso (PARFO) ampliou o processo de divulgação do curso junto às Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação da Região.

37

ESCOLA DE TECNOLOGIA

Feira de Negócios - 1º semestre Apresentou-se à comunidade acadêmica, empresarial e à sociedade os trabalhos e/ou empresas desenvolvidas pelos alunos dos Cursos de Graduação Tecnológica, por meio de stands profissionais desenvolvidos pelos próprios alunos. Feira de Negócios – 2º semestre Semana de Tecnologia A atividade conta com a participação de executivos de grandes empresas que, junto com professores e alunos da USCS, discutem práticas atualizadas de mercado. Núcleo de Ação Cultural Cine USCS Projeto com apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, da Cinemateca Brasileira e da Programadora Brasil Prêmio Fotográfico da USCS Interessados: Corpo discente, docente e técnico-administrativo Prêmio Literário da USCS Interessados: Corpo discente, docente e técnico-administrativo 7ª Edição do Projeto Universidade Aberta 7º Simpósio de Extensão Desafio de redação evento realizado em parceria com o Jornal Diário do Grande ABC e a Ecovias Universidade Aberta DIDAP – Diretoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional Programa para Desenvolvimento Social e Humano Programa de Desenvolvimento de Novas Competências

38

Encontros Interdisciplinares – Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática COORDENADORIA DE APOIO AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

- CAIP

A CAIP planeja e executa concursos públicos e projetos para prefeituras,

autarquias, empresas estatais, câmaras municipais e demais instituições públicas.

Em 2013 foram realizados os concursos abaixo discriminados:

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Concurso Público Docentes - Edital 04/2013

METRÔ - Companhia do Metropolitano de São Paulo - PMPC 04/2013

Fundação para o Remédio Popular - FURP - Concurso Público - Edital 01/2013

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Concurso Público - Edital 02/2013

Fundação Municipal Anne Sullivan - Concurso Público - Edital 01/2013

Prefeitura Municipal de Botucatu - Concurso Público - Edital 01/2013

METRÔ - Companhia do Metropolitano de São Paulo - PMPC 03/2013

Secretaria de Estado da Saúde - Concurso Público - Editais 21/2013 e

22/2013

Fundação ABC - Central de Convênios - Rede de Saúde e Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo do Campo - Processo Seletivo

Unificado nº 06/2013 - Edital 01/2013

Autarquia Hospitalar Municipal - Concurso Público - (Edital 02/2013 - Cargos de Nível Superior) (Edital 03/2013 - Médicos)

Autarquia Hospitalar Municipal - Concurso Público - Edital 01/2013 (Cargos de Nível Fundamental e Médio)

Instituto de Previdência de Santo André - Concurso Público - Edital

01/2013 Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - Concurso Público - Edital 01/2013 Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo - DER-ES - Concurso Público - Edital 01/2013 Câmara Municipal da Estância Turística de Ibiúna - Concurso Público METRÔ - Companhia do Metropolitano de São Paulo - PMPC 02/2013 Central de Convênios e Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini - Processo Seletivo Unificado Fundação Criança de São Bernardo do Campo - Processo Seletivo Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Processo Seletivo Auxiliar Administrativo I Prefeitura Municipal do Guarujá - SESAU SAMU - Processo Seletivo - Edital nº 01/2013 Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - HCFMB -

UNESP - Concurso Público - Edital nº 01/2013 a 13/2013

39

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Concurso Público - Edital

nº 01/2013 Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Processo Seletivo Bibliotecário Prefeitura Municipal de Santo André - Concurso Público - Edital nº 03/2013 FUMEC/CEPROCAMP - ENFERMAGEM - Processo Seletivo - Edital nº

01/2013 FUMEC/CEPROCAMP - VÁRIOS EIXOS - Processo Seletivo - Edital nº 02/2013 Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS - Concurso Público

V - Pró-Reitoria Administrativa e Financeira

A Pró-Reitoria Administrativa e Financeira tem o objetivo de dar todo o suporte necessário à área acadêmica, desenvolveu no exercício de 2012 diversas atividades de melhorias e adequações de espaços físicos realizadas através de manutenções periódicas, aquisição de equipamentos e softwares, modernização do acervo das bibliotecas, aquisição de materiais de manipulação de laboratórios e clínicas. Renovou as assinaturas de revistas e periódicos para atualização da biblioteca; Realizou reformas em salas de escritório, salas de aula e de sanitários existentes nos campi para atender as necessidades das áreas. Construção de auditório/salas especiais para cursos MBA em parceria com a HSM, instalando móveis e equipamentos.

Manutenção dos contratos de prestação de serviços contínuos, entre eles: Sistema de segurança patrimonial para os Campi, Limpeza e conservação, manutenção dos equipamentos de informática e softwares, apoio de laboratórios e manutenção de equipamentos e maquinas em geral.

Modernização com atualização tecnológica dos links de internet, e ampliação do Sistema de DDR. PRINCIPAIS ASPECTOS DA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA A seguir, analisamos os principais aspectos da gestão econômico-financeira desta Autarquia, sendo que os resultados dos Balanços com suas peças analíticas complementares objetivam oferecer condições para uma visão da situação econômico-financeira, de modo a refletir toda a ação administrativa desta entidade. A execução orçamentária foi efetuada em consonância com os dispositivos da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que Estatui Normas

40

Gerais do Direito Financeiro para Elaboração e Controle dos Orçamentos e Balanços da União, dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal, e Lei Complementar nº 101, de 05 de maio de 2000, que estabelece Normas de Finanças Públicas voltadas para a Gestão Fiscal e dá Outras Providências, como pode ser observado nas peças contábeis que acompanham a presente prestação de contas. Assim sendo, passamos à análise do Balanço Geral do exercício de 2013 em seus aspectos orçamentários, patrimonial, econômico e financeiro. I - RECEITA

A Receita Orçamentária efetivamente arrecadada foi de R$ 61.102.719,20 (Sessenta e um milhões, cento e dois mil, setecentos e dezenove reais e vinte centavos), contra uma previsão de R$ 68.000.000,00 (Sessenta e oito milhões de reais). Verificou-se, portanto, uma arrecadação de 10,14% abaixo do previsto no Orçamento-Programa aprovado pela Lei Municipal nº. 5.106 de 28/11/2012, a saber:

Receitas Correntes Arrecadado Previsto Diferença %

Receita Patrimonial 1.218.753,85 2.290.000,00 -1.071.246,15 -46,78%

Receita de Serviços 53.574.420,09 52.950.000,00 624.420,09 1,18%

Transferências Correntes

596.489,51 400.000,00 196.489,51 49,12%

Outras Receitas Correntes

5.713.055,75 7.860.000,00 -2.146.944,25 -27,31%

Transferências Recebidas

0,00 3.000.000,00 -3.000.000,00 -100,0%

SUBTOTAL 61.102.719,20 66.500.000,00 -5.397.280,80 -8,12 %

Alienação de Bens 0,00 4.500.000,00 -4.500.000,00 -100,0%

TOTAL 61.102.719,20 71.000.000,00 -9.897.280,80 -13,94%

Observa-se que houve considerável excesso de arrecadação de receitas

de serviços e de transferências correntes (convênios), mas em função da receita de Transferência intragovernamentais e de Alienação de Bens não ter se efetivado, consequentemente os rendimentos provenientes das aplicações destas receitas também sofreram uma queda, fazendo com que o resultado final ficasse abaixo do previsto em R$ 9.897.280,80.

41

II - DESPESA

A Despesa Orçamentária realizada atingiu o montante de R$ 62.852.457,78 (Sessenta e dois milhões, oitocentos e cinquenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e sete reais e setenta e oito centavos) contra uma despesa orçada inicialmente de R$ 71.000.000,00 (Sessenta e um milhões de reais), havendo, portanto, uma execução a menor em relação ao Orçamento-Programa do Exercício de 16,87%.

Da Despesa Orçamentária total realizada, o montante de R$

60.315.248,04 (Sessenta milhões, trezentos e quinze mil, duzentos e quarenta e oito reais e quatro centavos) são Despesas Correntes e R$ 2.537.209,74 (Dois milhões, quinhentos e trinta e sete mil, duzentos e nove reais e setenta e quatro centavos) de Capital.

Foram Gastos com Despesas de Pessoal e Encargos Sociais 56,75% do

total das despesas empenhadas e 58,38% das Receitas correntes; com Outras Despesas Correntes foram gastos 95,96% sobre o total das despesas empenhadas e 98,71% das Receitas Correntes arrecadadas; a despesa com Capital ficou em 4,04% das despesas empenhadas e 4,15% do total das Receitas Arrecadadas.

Quadro 25 – Despesa Realizada x Prevista Execução Autorizado Fixação Inicial

DESPESAS CORRENTES 60.315.248,04 65.590.000,00 68.380.000,00

Pessoal e Encargos Sociais 35.671.579,00 38.400.000,00 40.330.000,00

Outras Despesas Correntes 24.643.669,04 27.190.000,00 28.050.000,00

DESPESAS DE CAPITAL 2.537.209,74 5.310.000,00 2.520.000,00

Investimentos 2.537.209,74 5.310.000,00 2.520.000,00

Reserva de Contingência - 100.000,00 100.000,00

TOTAL 62.852.457,78 71.000.000,00 71.000.000,00

III - RECEITA x DESPESA A Receita arrecadada ficou 1,31% acima das despesas correntes e

2,78% abaixo da despesa total, ou seja, um déficit orçamentário total de R$ 1.749.738,58 (Um milhão, setecentos e quarenta e nove mil, setecentos e trinta e oito reais e cinquenta e oito centavos), que foi suprido pelo superávit financeiro do exercício anterior no valor de R$ 9.619.122,69 (Nove milhões,

42

seiscentos e dezenove mil, cento e vinte dois reais e sessenta e nove centavos).

Comparando-se as Receitas Correntes e as Despesas Correntes, há um excedente da primeira sobre a segunda de R$ 787.471,16, e as Receitas de Capital com as Despesas de Capital uma falta da primeira sobre a segunda de R$ 2.537.209,74.

Quadro 26 - Receita x Despesa

DESPESAS CORRENTES R$

60.315.248,04

Pessoal e Encargos Sociais R$

35.671.579,00

Outras Despesas Correntes R$

24.643.669,04

DESPESAS DE CAPITAL R$

2.537.209,74

Investimentos R$

2.537.209,74

Inversões Financeiras R$ 0,00

TOTAL R$

62.852.457,78

Déficit do Ano (R$

1.749.738,58)

TOTAL.................................................... R$

61.102.719,20

RECEITAS CORRENTES R$

61.102.719,20

Receita Patrimonial R$

1.218.753,85

Receitas de Serviços R$

53.574.420,09

Transferências Correntes R$ 596.489,51

Outras Receitas R$

5.713.055,75

Transferências recebidas R$ 0,00

RECEITAS DE CAPITAL R$ 0,00

Alienação de Bens R$ 0,00

TOTAL.................................................... R$

61.102.719,20

VI - BALANÇO PATRIMONIAL

Comparando-se o Ativo com o Passivo, como resultado do exercício de 2013, encontramos um excesso do primeiro sobre o segundo, da ordem de R$

43

10.463.146,94 (Dez milhões, quatrocentos e sessenta e três mil, cento e quarenta e seis reais e noventa e quatro centavos), importância essa que constitui no Ativo Real Líquido acumulado de R$ 176.838.313,81 (Cento e setenta e seis milhões, oitocentos e trinta e oito mil, trezentos e treze reais e oitenta e um centavos), cabendo esclarecer que sobre este não pesa qualquer ônus, sendo sua formação detalhada no comentário abaixo.

No Ativo encontramos o grupo Circulante, constando os saldos de Bancos e Valores a Receber e Almoxarifado um total de R$ 17.176.599,85 (Dezessete milhões, cento e setenta e seis mil, quinhentos e noventa e nove reais e oitenta e cinco centavos). No grupo Ativo Permanente, encontramos a conta Bens Móveis e Imóveis com R$ 66.426.099,49 (Sessenta e seis milhões, quatrocentos e vinte seis mil, noventa e nove reais e quarenta e nove centavos), e no Ativo Realizável a Longo Prazo a importância de R$ 94.426.775,62 (Noventa e quatro milhões, quatrocentos e vinte seis mil, setecentos e setenta e cinco reais e sessenta e dois centavos). Perfazendo um total de R$ 178.029.474,96 (Cento e sessenta e oito milhões, vinte nove mil, quatrocentos e setenta e quatro reais e noventa e seis centavos).

O grupo Passivo Financeiro compreende os compromissos exigíveis,

decorrentes da execução orçamentária, a saber: Restos a Pagar/2013 R$ 4.278.574,71 Consignações Depósitos R$ 745.964,96

R$ 5.024.539,67 O grupo Passivo total corresponde 29,25% do Ativo Circulante, ou seja,

para cada um real de dívida temos R$ 3,42 (Três reais e quarenta e dois centavos). Vale lembrar que o Ativo Circulante é composto por 75,64% de disponível.

Quadro 27 – Indicadores de resultados

ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE

ILC = Ativo Circulante =

R$3,42

Passivo

ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO

ET = Passivo Exigível (PC + PELP) =

2,82%

Ativo Total

Obs.: Do Ativo real total, existem apenas 2,82% comprometido com terceiros.

ÍNDICE DE IMOBILIZAÇÃO

II = Ativo Permanente = 37,56%

Patrimônio Líquido

Obs.: O Ativo Permanente corresponde a

44

37,56% do Patrimônio Líquido.

V - DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

O exercício encerrou-se com uma Variação Patrimonial Superavitária independente da execução orçamentária de R$ 9.013.495,81 (Nove milhões, treze mil, quatrocentos e noventa e cinco reais e oitenta e um centavos), ou seja, foi apurado uma Variação Patrimonial Aumentativa-VPA com aquisições de bens móveis, equipamentos, utensílios, livros, materiais de estoque, inscrições da Dívida Ativa, atualizações monetárias da Dívida Ativa e dos Direitos a Receber no montante de R$ 14.338.875,08 e uma Variação Patrimonial Diminutiva-VPD com a baixa de bens móveis, equipamentos, saída do almoxarifado e baixa da Dívida Ativa por recebimento e por decisões judiciais no montante de R$ 5.325.379,27, sendo então uma VPA superior a VPD em 169,25%, e uma Variação Patrimonial Deficitária na Execução Orçamentária de R$ 1.749.738,58, equivalendo 2.86% de despesas a maior que receitas.

São Caetano do Sul, 31 de março de 2014.

Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi Reitor