Relatório de Intercâmbio · página 1 de 5 universidade federal de sÃo joÃo del-rei assessoria...

5
Página 1 de 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): SAMIR ANGELO MILANI MARTINS Período de intercâmbio: 14-08-2010 a 11-12-2010 Matrícula: 0609552-6/800471899 Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA Telefone: 32 9961-9684 E-mail: [email protected] Instituição de destino: New Mexico State University Cidade: Las Cruces País: Estados Unidos Orientação 1: Além de funcionar como uma forma de Avaliação do intercâmbio realizado por você, este relatório também tem como objetivo passar informações aos futuros alunos intercambistas, portanto, solicitamos que você o preencha com informações bem detalhadas. Orientação 2: Após entregar este Relatório à ASSIN você deverá enviar uma foto sua, que será colocada na página da Assessoria, junto com o Depoimento solicitado no final deste documento. Disciplinas cursadas: (favor listar) RF and Microwave Wireless Systems Intro to DSP C Programming Embedded Systems 1. A quantidade de matérias escolhidas foi adequada? Comente. Sim. Foi uma quantidade que permitiu um grande aprendizado, em relação à Engenharia Elétrica. Também, permitiu a realização de atividades extras, no intuito de conhecer mais a universidade e o país. 2. Você conseguiu se matricular nas disciplinas que queria? Se não, qual o motivo? Houve algum tipo de auxílio por parte da escola a esse respeito (academic advisor)? Consegui me matricular nas disciplinas que queria. A princípio, tive um pouco de dificuldades, mas tive ajuda por parte da escola anfitriã. 3. Quais das seguintes facilidades eram oferecidas pela Instituição anfitriã? Biblioteca Restaurantes/ Lanchonetes Centro Esportivo Alojamento Outras: Health Center 4. Você teve dificuldade para acompanhar as aulas devido a problemas com idioma? Não. 5. Fale sobre a Universidade. A universidade receptora apresenta uma estrutura física muito boa. Com grandes construções, a divisão entre cursos é muito bem feita. Outro ponto é que pôde ser percebido a grande organização de toda a universidade, em particular do Study Abroad Office. 6. A parte acadêmica atingiu suas expectativas? Por quê? Sim. Os professores são bem capacitados, com bons laboratórios. Outro ponto é que o acesso aos laboratórios é bem facilitado, o que ajuda em muito no aprendizado.

Transcript of Relatório de Intercâmbio · página 1 de 5 universidade federal de sÃo joÃo del-rei assessoria...

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO

Relatório de Intercâmbio Aluno(a): SAMIR ANGELO MILANI MARTINS Período de intercâmbio: 14-08-2010 a 11-12-2010

Matrícula: 0609552-6/800471899 Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA

Telefone: 32 9961-9684 E-mail: [email protected]

Instituição de destino: New Mexico State University Cidade: Las Cruces País: Estados Unidos

Orientação 1: Além de funcionar como uma forma de Avaliação do intercâmbio realizado por você, este relatório também tem como objetivo passar informações aos futuros alunos intercambistas, portanto, solicitamos que você o preencha com informações bem detalhadas. Orientação 2: Após entregar este Relatório à ASSIN você deverá enviar uma foto sua, que será colocada na página da Assessoria, junto com o Depoimento solicitado no final deste documento.

Disciplinas cursadas: (favor listar) RF and Microwave Wireless Systems

Intro to DSP

C Programming

Embedded Systems

1. A quantidade de matérias escolhidas foi adequada? Comente. Sim. Foi uma quantidade que permitiu um grande aprendizado, em relação à Engenharia Elétrica. Também, permitiu a realização de atividades extras, no intuito de conhecer mais a universidade e o país. 2. Você conseguiu se matricular nas disciplinas que queria? Se não, qual o motivo? Houve algum tipo de auxílio por parte da escola a esse respeito (academic advisor)? Consegui me matricular nas disciplinas que queria. A princípio, tive um pouco de dificuldades, mas tive ajuda por parte da escola anfitriã. 3. Quais das seguintes facilidades eram oferecidas pela Instituição anfitriã?

Biblioteca Restaurantes/ Lanchonetes Centro Esportivo Alojamento Outras: Health Center

4. Você teve dificuldade para acompanhar as aulas devido a problemas com idioma? Não. 5. Fale sobre a Universidade. A universidade receptora apresenta uma estrutura física muito boa. Com grandes construções, a divisão entre cursos é muito bem feita. Outro ponto é que pôde ser percebido a grande organização de toda a universidade, em particular do Study Abroad Office. 6. A parte acadêmica atingiu suas expectativas? Por quê? Sim. Os professores são bem capacitados, com bons laboratórios. Outro ponto é que o acesso aos laboratórios é bem facilitado, o que ajuda em muito no aprendizado.

Página 2 de 5

Integração 7. Houve atividades de recepção/integração para os estudantes estrangeiros? Como foram? Eram organizadas pela Instituição anfitriã? Sim. Houveram muitas atividades durante todo o semestre para alunos estrangeiros, sendo na primeira semana mais intenso. Houveram viagens a pontos turísticos próximos a Las Cruces, organizados pela instituição anfitriã. Houveram jantares com professores, e outras atividades. 8. Havia indicação, por parte da Instituição anfitriã, de um aluno para auxiliá-lo (a)? Sim. Obtive a ajuda de alunos da universidade anfitriã que conheci a priori, por meio da internet. Inclusive de um brasileiro que se encontrava estudando na universidade anfitriã. 9. Você teve mais contato com estudantes nativos ou com estrangeiros? Ambos. Em sala de aula, a maioria dos estudantes eram nativos, assim como nos trabalhos em grupos. Contudo, nos momentos de descontração, o contato era maior com estrangeiros. Mas haviam também estudantes nativos, nas ocasiões. 10. Como foi a receptividade dos professores? Eram acessíveis fora das aulas? Muito boa. Os professores eram extremamente acessíveis fora das aulas. Sempre que precisei, tive a resposta praticamente imediata dos professores, seja por email, ou pessoalmente. Burocracia 11. Houve problemas/dificuldades em relação ao visto? Alguma dica para facilitar o processo? Problemas, não. Contudo, aconselho aos estudantes que forem vir para os Estados Unidos, tentarem arrumar o visto o mais rápido possível, uma vez que estão involvidos uma série de diferentes documentos e processos para a obtenção. 12. Você teve que se registrar no país onde realizou intercâmbio? Como foi esse processo? (especifique prazos, taxas, documentos necessários) Além do visto, não tive que me registar no país. 13. Na universidade/faculdade, você teve que fazer documentos, como carteirinhas e outros?

DOCUMENTO e FINALIDADE TAXA

Carteirinha de Estudante - Acesso a todas as dependências da universidade anfitriã

R$0,00

Moradia 14. Você morou em:

Alojamento da Universidade/ Instituição República Casa de Família Apartamento alugado

Individual Com outro estudante Outro:

15. A Universidade oferece Alojamento? É pago ou gratuito? Sim. É pago, mas devido ao convênio com a UFSJ, nós, estudantes, não temos que pagar. 16. Se não ficou no alojamento da universidade/faculdade, como você conseguiu o contato do local onde ficou? -----

Página 3 de 5

17. Você recomenda esta moradia? Dê características do local bem como o endereço, telefone e outras formas de entrar em contato. Recomendo. Fica dentro do campus principal da NMSU. O endereço é 100 Vista del Monte Appartments, Las Cruces, NM, 88001 ,USA. Os alunos podem entrar em contato pelo endereço eletrônico http://studyabroad.nmsu.edu/. 18. Foi necessário depósito de segurança? Como os pagamentos eram realizados? Era necessário permanecer por um tempo mínimo? Não foi necessário depósito de segurança. Os pagamentos, quando necessários, eram realizados via dinheiro ou cartão de créditos. Não era necessário permanecer por um tempo mínimo. 19. Qual a qualidade do local em que você ficou com relação à limpeza, conforto e facilidades oferecidas? A limpeza do local é responsabilidade dos alunos. O apartamento, com dois quartos, é dividido com mais um estudante internacional, que são responsáveis pela limpeza. O apartamento é muito bom. Possui ar condicionado, aquecedor elétrico, internet wireless e sinal para tv a cabo, além de camas, guarda-roupas, geladeira e fogão. 20. Era próximo à escola e/ou próximo a lugares de interesse? É dentro da escola. O único fator negativo é que é longe de supermercados. Alimentação e transporte 21. Onde você fazia suas refeições? Por que fez esta opção? A maioria das refeições fazia em casa. Porém, 3 dias da semana almoçava em uma igreja Católica, paróquia do Campus NMSU. Eles oferecem o almoço 5 dias da semana por 1 dólar para estudante, no intuito de ajudar. As refeições que fazia em casa o fazia por dois motivos: 1. Por ser mais barato. 2. Pelos hábitos alimentares, que são um pouco diferentes. 22. Você estranhou a comida local? Fale um pouco sobre os alimentos mais e menos consumidos. Por ser no sul dos Estados Unidos, tem um grande contato com algumas culturas do México. Algumas comidas são um pouco apimentadas. Contudo, também devido a isso, por aqui também se encontram arroz e feijão, a refeição básica de todo brasileiro. Alimentos muito consumidos são "fast foods" e comidas apimentadas. Também arroz e feijão são bastante consumidos por lá, mas não diariamente. Comidas saudáveis não são muito consumidas por lá 23. Qual meio de transporte você utilizava? Fale sobre o transporte na cidade e o custo (ônibus, metrô, aluguel de bicicleta, etc.). Dentro da universidade, andava a pé, mesmo a universidade tendo ônibus interno, gratuito para os estudantes. Não existe metrô em Las Cruces. Ônibus são muito bons e baratos(USD 0,50), contudo, pelo fato de quase toda a população possuir carro, ônibus passam praticamente de hora em hora. Clima 24. Quais as condições climáticas que você enfrentou durante o período de intercâmbio e que roupas você aconselha que sejam levadas para o mesmo período? Cheguei por lá em agosto. Estava muito quente, e ficou quente por cerca de dois meses. Início de novembro começou a esfriar. O frio, até dezembro, foi um pouco mais rigoroso do que o que estamos acostumados na cidade de São João del-Rei. Contudo, por um curto intervalo de tempo. Habitantes da cidade de Las Cruces dizem que em dezembro e janeiro é realmente fria a cidade. Seguro Saúde 25. Qual seguro-saúde você contratou para o período de intercâmbio? A faculdade se encarregou de contratar o seguro saúde para os alunos intercambistas. O valor foi de USD 220,00 pelo decorrer do semestre. 26. Você precisou usar o seguro saúde durante o período de intercâmbio? Como foi o atendimento? Não precisei.

Página 4 de 5

Custos

27. Qual a moeda local? USD - Dolár Americano

28. Qual o valor aproximado do dólar americano com relação à moeda local na última semana de seu intercâmbio? US$ 1 = R$ 1,70 29. Cite abaixo os gastos mensais que teve e os valores (para alguns itens somente o gasto mensal):

ITEM VALOR UNITÁRIO GASTO MENSAL

Alojamento: R$0,00

Transporte Local: R$0,00 R$0,00

Alimentação em casa: R$ 400,00

Alimentação fora de casa: R$ 200,00

Luz: R$0,00

Água: R$0,00

Gás: R$0,00

Fotocópia: R$0,00

Livros: R$340,00

Outros:

Total aproximado de gasto mensal: R$ 600,00

Informações gerais

30. Fale sobre a cidade onde ficou (com relação a pontos turísticos, restaurantes, bares, teatro, atividades culturais) e comente se o local atingiu suas expectativas. A cidade tem 80 000 habitantes, do tamanho de São João del-Rei. Contudo, por não ser uma cidade turística, não tem as mesmas atrações disponíveis em São João del-Rei. Mas, pelo fato de tudo ser novo por lá, não tive muitos momentos de ócio, sempre tinha algo a fazer. Existem bons restaurantes por lá, como um de comida chinesa, próximo ao Mesilla Mall, e não é tão caro (aproximadamente 8 dólares para comer a vontade). 31. Visitou outros lugares? Quais? O que achou? Visitei as cidades de Albuquerque, Santa Fe e o pico da montanha de Sandia Peak. Recomendo todas, em particular a cidade de Santa Fe e o pico da montanha. São no mesmo estado de Las Cruces, e bem fácil de ir. Além dessas cidades, fui ao monumento nacional White Sands. Recomendo muito também. É um deserto, e acampamos por lá. 32. Que passeios/locais você indicaria? E quais podem ser dispensados? Indicaria todos os lugares supra citados. São baratos, e muito interessantes! Dos lugares que eu fui, não há um que eu diria que dispensaria. 33. Qual seu principal local de acesso a internet (Universidade, bibliotecas, alojamento, cybercafés, acesso público)? Dentro da universidade, tem internet wireless em quase todos os lugares. Além disso, são vários os computadores que estão disponíveis aos alunos, em vários laboratórios diferentes. Meu principal local de acesso foi em casa, já que é fornecida internet wireless para os residentes dentro do campus. Conclusão

Página 5 de 5

28. Pontos positivos do intercâmbio: Aprimoramento da língua, grande aprendizado de Engenharia Elétrica, crescimento cultural diversificado (tem-se contatos com pessoas de diversos países). Amizades, desenvolvimento de solucionar problemas por si mesmo. 29. Pontos negativos do intercâmbio: Não chega a ser um ponto negativo, mas, as vezes, a saudade de casa aperta. 30. Maiores dificuldades/desafios encontrados: O maior problema encontrado era o de ir ao supermercado, por incrível que pareça. O sistema de transporte por lá não é bom, uma vez que todos têm carros. E, uma vez que não se tem um supermercado próximo ao campus, todas as vezes ficávamos a mercê de algum amigo, ou embaixador, nos levar ao supermercado. 31. Qual o valor do Programa de Intercâmbio para sua vida pessoal, acadêmica e profissional? Obtive um crescimento ímpar em relação às vidas pessoal, acadêmica e profissional. Pessoalmente, houve uma troca de conhecimentos culturais enorme, uma vez que eu morava em um alojamento, dentro da universidade, onde também moravam estudantes de mais diversos países do mundo. No ponto de vista acadêmico, houve um crescimento muito bom, uma vez que foram conhecidos bons laboratórios, bem como professores diferentes, com modos de ensino e avaliações diferentes. Outrossim, houve a interação com estudantes de língua estrangeira, o que permitiu a melhora na mesma. Por fim, no quesito profissional, pôde-se perceber que a maneira de ensinar dos professores da universidade anfitriã engloba pontos que indústrias locais estão a procura. No que se trata de Engenharia Elétrica, as áreas de comunicação digital, por radio frequencia e engenharia da computação são amplamente exploradas, em parcerias com empresas de grande porte, como por exemplo HP, INTEL e DELL. 32. Quais conselhos e/ou dicas você daria para estudantes que pretendem fazer intercâmbio no mesmo local em que você esteve? Embora a NMSU não exiga mais o TOEFL, aconselho não chegar lá sem uma base na língua inglesa, pois o aproveitamento seria bastante reduzido. Aconselho também tentar se comunicar e fazer algumas amizades antes de chegar ao país, uma vez, em um primeiro contato, fica-se meio perdido pelo país. Outro ponto é buscar cursar as disciplinas de acordo com o seu nível na graduação, isto é, se está no último ano da graduação, evite cursar disciplinas de início/meio de curso, pois podem ser uma perda de tempo por lá. Por fim, aconselho fazer um curso de inglês pela faculdade, a fim de melhorar o seu nível e aumentar o aproveitamento do aluno durante os cursos de graduação por lá cursados.