RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança...

68
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Transcript of RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança...

Page 1: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Page 2: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 2

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

GRI G4-28

Caro leitor, bem-vindo ao nosso Relatório de Sustentabilidade 2015 & 2016!

Esta publicação tem como objetivo apresentar os principais acontecimentos e realizações da Embraco entre os dias 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2016, assim como os impactos de ordem econômica, social e ambiental das nossas atividades.

As próximas páginas trazem informações sobre a nossa estratégia, os princípios que nos direcionam, a forma como produzimos, o perfil dos nossos talentos, os impactos que geramos, e tudo isso de uma forma simples e integrada.

Para nos ajudar a reunir em um só documento todos esses aspectos citados acima, utilizamos voluntariamente – pela 13a vez consecutiva – as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização criada para oferecer uma estrutura para o reporte da sustentabilidade, que hoje é adotada em mais de 60 países.

Agradecemos o interesse e esperamos que você descubra novas informações sobre como produzimos o frio, transformamos o presente e lideramos pelo futuro.

Boa leitura!

Page 3: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 3

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

DEFINIÇÃO DOCONTEÚDO

Page 4: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 4

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

DEFINIÇÃO DO

CONTEÚDOConsulta aos Stakeholders GRI G4-18 | G4-19 | G4-23 | G4-24 | G4-26 | G4-27 | G4-29 | G4-30

O Relatório de Sustentabilidade é um documento que visa ser interessante e relevante para todos os nossos públicos de relacionamento. Exatamente por isso, para definir o conteúdo – ou seja, para selecionar quais aspectos da nossa operação devem ser abordados aqui – consultamos esses públicos em busca dos temas mais relevantes de nossa atuação.

Essa consulta foi realizada em 2014 e envolveu abordagens presenciais, para informações mais aprofundadas, e online, para aumentar nossa amostragem e ouvir o maior número de representantes dos stakeholders.

Temas Materiais Indicadores GRIConsulta aos Stakeholders

Temas Materiais

Para utilizar os insumos gerados pela consulta aos stakeholders e descobrir quais aspectos eles consideram como mais relevantes, posicionamos os temas captados na pesquisa em uma matriz de relevância, que equilibra em um eixo os nossos públicos internos e, em outro, os externos.

Os temas mais relevantes para ambos os públicos (interno e externo) são considerados como “temas materiais” e passam a direcionar o processo de pesquisa e coleta de informações.

O resultado desse processo identificou neste ciclo de 2015 e 2016 os seguintes temas materiais, que orientam este relatório:

Indicadores GRI

Uma vez identificados os temas materiais, nós os correlacionamos com os aspectos da Diretriz GRI e selecionamos uma série de indicadores que nos ajudaram a abordar com mais profundidade cada um desses temas.

A coleta desses indicadores foi realizada por um grupo de trabalho transdisciplinar, formado por profissionais de diferentes áreas da Embraco, e as informações geradas estão marcadas no texto pelo símbolo GRI G4. Também é possível ter uma visão geral e conhecer todos os indicadores GRI no índice remissivo, localizado na página 62.

Principais públicos de relacionamento da Embraco:

Acionistas, clientes, empresas do grupo, colaboradores, fornecedores, comunidades do entorno das operações e terceiros.

Matriz de Relevância

BLI

CO E

XTER

NO

PÚBLICO INTERNO

TEMAS MATERIAIS

Pesquisa e inovação no desenvolvimento de produtos

Estímulo às boas práticas socioambientais na cadeia de fornecedores

Capacidade de manutenção do corpo de colaboradores

Treinamentos, educação e desenvolvimento dos colaboradores

Gestão da saúde e segurança no trabalho

Gestão de resíduos e efluentes do processo

Gestão financeira de riscos e oportunidades com as mudanças climáticas

Page 5: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

MENSAGEM DALIDERANÇA

Page 6: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem

da liderançadefinição

do conteúdodesempenho

ambientalíndice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 6

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

GRI G4-1

O mundo está mudando rapidamente. O mercado da refrigeração evolui de forma acelerada. A inovação faz parte do DNA da nossa companhia e, mais do que acompanhar com agilidade essa evolução, buscamos ser os verdadeiros protagonistas do que está por vir.

Nossa Visão “Ser líder em todos os lugares até 2020 e ser reconhecida pelos clientes como parceira preferencial” é o que direciona a nossa forma de executar os negócios. Nos últimos dois anos, intensificamos a transformação cultural dentro da companhia com objetivo de nos tornarmos ainda mais simples, inovadores e centrados nos nossos clientes. O desafio de fazer diferente trouxe novas oportunidades em todas as nossas unidades, sejam em geração de receitas, otimização de custos e melhorias em capital de giro.

Nessa dinâmica de transformação, mantivemos em nossos planos a sustentabilidade como parte fundamental da nossa estratégia. Sendo assim, com a missão de oferecer soluções inovadoras para uma melhor qualidade de vida, atuamos por meio de três frentes complementares: Produtos Sustentáveis, Cadeia de Valor Sustentável e Pessoas Engajadas.

Com o objetivo de termos produtos cada vez mais sustentáveis, investimos continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Nosso foco em transformar tecnologia em inovação nos desafia a ir além e nos mantém como referência global no mercado de refrigeração.

MENSAGEM DA

LIDERANÇAPara transformar nossa cadeia de valor no longo prazo, iniciamos em 2015 um estudo científico que mapeia e quantifica os potenciais impactos ambientais gerados pelos nossos produtos (antes, durante e depois de serem produzidos e comercializados), a ACV - Avaliação do Ciclo de Vida. Com a ACV, também pudemos identificar pontos críticos para reduzir ainda mais a nossa pegada ecológica.

Nas nossas fábricas, inserimos o WCM (Manufatura de Classe Mundial ou World Class Manufacturing, em inglês) para alcançar a transformação desejada. Este é um programa de excelência operacional, forte em desenvolvimento de pessoas, iniciado em 2013, e que está em implementação em todas as nossas plantas. O WCM nos mostrou que é possível sonhar com o “zero”: zero defeito, zero acidente, zero perdas. Mais do que isso, a metodologia tem nos ensinado que é possível realizar esse sonho por meio da integração dos times e do rigor na execução do processo de manufatura e das operações.

Outra importante iniciativa relacionada à sustentabilidade registrou avanços significativos no último biênio: o Nat.Genius. Essa operação transformou o processo de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos em um negócio rentável e passou a reciclar diversas linhas de produtos, colaborando, assim, para a gestão dos nossos próprios resíduos e de outros clientes no Brasil, Europa e América do Norte.

Temos orgulho do caminho que percorremos até aqui e isso só foi possível porque contamos com um time engajado de altíssimo calibre, referência na indústria, cheio de espírito de vitória e apaixonado em criar, dia após dia, experiências grandiosas através da inovação. Buscamos, constantemente, desenvolver nossos colaboradores por meio de desafios, valorizamos a diversidade e prezamos, acima de tudo, pela segurança de todos e qualidade em tudo que fazemos em nossas plantas.

Aproveito a publicação deste relatório para renovar o nosso compromisso com os 10 princípios do Pacto Global e reforçar o nosso apoio aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nas próximas páginas, você vai ter a oportunidade de conhecer com mais profundidade os principais destaques de um biênio em que decidimos nos reinventar e superar barreiras. E como estamos fazendo acontecer.

Mensagem da Liderança

Luis Felipe Dau CEO Embraco

Page 7: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

PERFIL

Page 8: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 8

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Quem Somos GRI G4-3 | G4-4 | G4-5 | G4-6 | G4-8 | G4-9

Nós somos a Embraco, uma referência em tecnologia para refrigeração doméstica e comercial, com 46 anos de história, e uma das maiores fabricantes mundiais de compressores herméticos, o principal responsável pela produção do frio dentro dos refrigeradores.

Nossos compressores são utilizados ao redor do mundo em equipamentos como geladeiras, freezers, além de máquinas industriais, como balcões frigoríficos.

Com atuação global e capacidade de produção anual de 40 milhões de unidades, oferecemos soluções que se diferenciam pela inovação e eficiência energética. Ao final de 2016, contávamos com aproximadamente 11 mil colaboradores presentes em sete países.

PERFIL

EMBRACO ESTADOS UNIDOS

DuluthEscritório e Centro

de Distribuição

EMBRACO MÉXICOMonterrey

Fábrica de compressores

EMBRACO BRASILJoinville

Matriz, fundição e fábrica de compressores

ItaiópolisFábrica de componentes e sistemas de refrigeração

EMBRACO ITÁLIARiva Presso Chieri

Fábrica de compressores

EMBRACO RÚSSIAMoscou

Escritório

EMBRACO CHINABeijing

Fábrica de compressores Qingdao

Fábrica de eletrônicos

NOSSA PRESENÇA GLOBAL

46 anos levando melhor qualidade

de vida para as pessoas

1/5 dos alimentos do planeta é

preservado usando tecnologia Embraco

Investimento anual em P&D de 3% a 4%

da receita líquida

Cerca de 600 pessoas envolvidas em Pesquisa

e Desenvolvimento, sendo 120 em

universidades parceiras

1.700 patentes vigentes

47 laboratórios de pesquisa em

quatro continentesEMBRACO ESLOVÁQUIA

Spisská Nová VesFábrica de compressores

e sistemas de refrigeraçãoKošice

Centro de Serviços Compartilhados

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

Page 9: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 9

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

MISSÃOOferecer soluções inovadoras para uma melhor qualidade

de vida.

VALORES Respeito

IntegridadeDiversidade & inclusão

Trabalho em equipe Espírito de vitória

VISÃOSer líder em todos os lugares

até 2020, e reconhecida pelos clientes como parceira

preferencial.

Nossos Princípios GRI G4-56

Nosso Modelo de Liderança

VIVER e LIDERAR os VALORES EMBRACO

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

Page 10: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 10

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Governança Corporativa GRI G4-34 | G4-38

Temos uma sólida estrutura de governança corporativa que lidera nossos negócios e estratégia com experiência e pioneirismo. Dentro dessa estrutura, o mais alto órgão – e, consequentemente, com o maior poder de decisão – é o staff do presidente, uma estrutura composta pelo presidente, seis vice-presidentes e um diretor (vide figura a seguir), que tem como principais atribuições monitorar o desempenho da organização e dos executivos, criando direcional de metas que conversem com a missão da empresa e objetivos de longo prazo da organização.

CONTROLADOR

Em 2006, após uma reorganização societária, nós nos unimos à fabricante de eletrodomésticos Multibrás, formando a Whirlpool S.A. no Brasil. Ela é controlada

pela norte-americana Whirlpool Corporation, a maior fabricante de eletrodomésticos do

mundo. Como a Embraco fornece soluções de refrigeração a todo o mercado, ela mantém uma gestão independente, com uma forte política de blindagem, garantindo o sigilo de informações para proteger o seu negócio e de seus clientes.

VP de Sustentabilidade

O crescimento e desenvolvimento sustentável é um claro direcionador da estratégia da companhia e de seu relacionamento com

os stakeholders. Por isso, temos uma vice-presidência de Sustentabilidade presente no staff do presidente. O tema é visto como um

diferencial competitivo e é parte das tomadas de decisão da companhia.

Seis Vice-Presidentes

Um Diretor

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

CONTROLADOR

Em 2006, após uma reorganização societária, nós nos unimos à fabricante de eletrodomésticos Multibrás, formando a Whirlpool S.A. no Brasil. Ela é controlada

pela norte-americana Whirlpool Corporation, a maior fabricante de eletrodomésticos do

mundo. Como a Embraco fornece soluções de refrigeração a todo o mercado, ela mantém uma gestão independente, com uma forte política de blindagem, garantindo o sigilo de informações para proteger o seu negócio e de seus clientes.

Presidente

COMPOSIÇÃO DO STAFF DO PRESIDENTE

Page 11: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 11

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Para a gestão operacional do tema Ética, temos uma área de Compliance, que é responsável pela realização de treinamentos e comunicações relacionadas ao tema, análise periódica de documentos, canais de denúncia, entre outras medidas de melhoria contínua.

Nossos fornecedores também contam com um Código de Conduta específico, um documento que direciona a nossa cadeia de negócios para que ela esteja alinhada com os nossos princípios e valores.

Além disso, seguimos as exigências da Sarbanes-Oxley (SOX), uma lei norte-americana criada para reduzir o risco de fraudes financeiras, e realizamos auditorias operacionais periódicas em nossas unidades.

Em 2016, 100% dos nossos líderes realizaram treinamentos de conteúdos ligados diretamente à ética. Foram eles:

• Certificação de compliance anual• Anticorrupção• Privacidade de dados

CANAIS DE DENÚNCIA

Disponibilizamos um canal de denúncias para colaboradores, fornecedores, terceiros e consumidores, por telefone 0800-891-4247 e online, por meio do endereço: www.whirlpoolethicshotline.com. Constantemente realizamos ações de comunicação para informar os colaboradores sobre a existência e o funcionamento do canal de denúncias, reforçando a garantia de confidencialidade, anonimato e não represália dos denunciantes.

ÉTICA GRI G4-56

Para discutir, gerir e revisar questões acerca dos princípios éticos que devem balizar a conduta de colaboradores, fornecedores e demais stakeholders, contamos com um Comitê de Ética, formado por representantes dos Departamentos de Compliance, Auditoria, Segurança Corporativa e Relações Trabalhistas.

Para saberem quais são os comportamentos esperados pela Embraco e conhecer com mais profundidade temas como combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, e ações antitruste, os nossos colaboradores também contam com o apoio dos seguintes documentos:

Código de Ética

Políticas Globais

de Ética e Compliance

Carta de Princípios e Valores

Organizacionais

Código de Ética

Políticas Globais

de Ética e Compliance

Carta de Princípios e Valores

Organizacionais

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

Page 12: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 12

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Nossa Estratégia de Transformação Ao longo da nossa história, nos tornamos um dos líderes mundiais do setor de compressores herméticos e referência em inovação em todo o mercado de refrigeração. No entanto, a zona de conforto nunca fez parte do nosso dia a dia, e sabemos que para inovar e estar à frente dos competidores, é necessário se lançar constantemente para novos desafios.

Desde 2013, temos observado um cenário setorial menos favorável, principalmente pelo crescimento dos nossos concorrentes, que passaram a ter um comportamento cada vez mais arrojado. Ficou claro que, para manter a liderança, era hora de mudar completamente o nosso jogo.

Foi então que decidimos realizar uma grande mudança de estratégia e almejar uma nova Embraco: mais simples, inovadora e que tem o cliente como o centro de todas as discussões e decisões.

Com esses valores em mente, iniciamos uma transformação cultural que tinha como objetivo mudar a forma como tomamos decisões, gerenciamos processos e exploramos novas possibilidades. Para que essa mudança de mentalidade tivesse sucesso, precisávamos interferir diretamente na maneira como as nossas pessoas encaravam as oportunidades do dia a dia e, assim, gerar mais determinação e energia.

Assim surgiu o Transformation, um projeto contínuo de transformação que reflete o desejo e a necessidade de mudança de modo a garantir a sustentabilidade e o crescimento do nosso negócio.

Para realizar essa transformação, o Programa utiliza um viés direcionado à ação por meio do estabelecimento de frentes de trabalho e abordagens intensas para a obtenção de resultados no curto prazo – e para moldar a nossa cultura no longo prazo.

COMO FUNCIONA

Estabelecemos 12 frentes de trabalho nas quais diagnosticamos que havia espaço para melhora por meio da transformação de processos, sistemas, produtos, logística e outros fatores. A partir desse momento, executivos e colaboradores de diferentes áreas formaram grupos de trabalho e passaram a fazer reuniões semanais para traçar e executar um plano de ação baseado – principalmente – na mudança de comportamentos corporativos.

Para ter a dimensão da intensidade do projeto, entre 2015 e 2016 envolvemos mais de 400 profissionais, que executaram mais de 3 mil ações em âmbito global, abordando todas as nossas plantas e escritórios, e dezenas de áreas da Embraco.

Paralelamente a esse processo, outro grupo de profissionais passou a se reunir semanalmente para discutir a nossa cultura e encontrar os melhores caminhos para fomentar um mindset de constante transformação. O nosso objetivo é encurtar os ciclos de mudança para oferecer ao mercado uma resposta cada vez mais veloz às suas demandas.

VISÃO DE FUTURO

Em 2017, o Transformation inicia um novo ciclo e foca em novos pontos e aspectos da nossa operação. Acreditamos que esse olhar contínuo de melhoria irá construir uma organização cada vez mais ágil e capaz de oferecer as melhores soluções, no melhor tempo de resposta e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de trabalho onde todos os nossos talentos estejam motivados e engajados a se superarem sempre.

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

Page 13: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 13

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Segmentos de Atuação

Para nos tornarmos líderes em todos os lugares até 2020 e conquistarmos a condição de parceiro preferencial dos nossos clientes, investimos constantemente na melhoria dos nossos produtos e processos. Todos os dias, procuramos antecipar as tendências de mercado, levando aos clientes e consumidores finais as mais modernas tecnologias para tornar a sua vida melhor. Para alcançarmos nossos objetivos, em 2015 e 2016 continuamos atuando em segmentos do Core Business e em Novos Negócios.

CORE BUSINESS

Produzimos compressores e unidades condensadoras para refrigeração que conservam os alimentos de milhares de famílias e estabelecimentos comerciais ao redor do mundo. Para melhor atender nossos clientes, temos três segmentos ligados ao core business:

NOVOS NEGÓCIOS

Reforçando a nossa cultura de liderança, apostamos em outras frentes de negócios que têm como objetivo antecipar tendências de mercado e diversificar o nosso modelo de atuação. Na atuação de Novos Negócios, a identificamos cinco mercados promissores: Gestão de Energia, Refrigeração, Internet das Coisas, Preservação de Alimentos e Reciclagem. Destacam-se:

NAT.GENIUS

Com o Programa Nat.Genius, geramos receita por meio da logística reversa e reciclagem de compressores e eletroeletrônicos (mais informações na página 33).

PARCERIA COM DORIN

Em 2016, celebramos um acordo comercial com a Dorin, fabricante italiana de compressores semi-herméticos com forte atuação na Europa. Por meio desse negócio, passamos a distribuir os produtos da Dorin no mercado brasileiro e, dessa forma, enriquecemos o nosso portfólio, que passou a incluir soluções de grande porte como sistemas de refrigeração para supermercados, transporte, centrais frigoríficas, entre outras aplicações.

START UPS

Em 2016, adquirimos a startup brasileira UpPoints, que desenvolveu um sistema inovador de reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos no ponto de venda, bem como o comportamento do consumidor, por meio de uma câmera que realiza imagens da prateleira e envia dados e informações em tempo real para as indústrias embasarem suas decisões estratégicas.

REFRIGERAÇÃO RESIDENCIAL

Compressores herméticos para refrigeração de freezers, geladeiras e frigobares domésticos.

REFRIGERAÇÃO COMERCIAL

Dedicada à produção de compressores herméticos, unidades condensadoras e unidades seladas para estabelecimentos comerciais, que podem ser utilizados em equipamentos como adegas refrigeradas, expositores de supermercados e padarias, equipamentos para aplicações médica e científica, entre outros.

DISTRIBUIÇÃO E REVENDA

Contamos também com um segmento focado na distribuição de peças de reposição para distribuidores, varejistas, instaladores e técnicos refrigeristas – os profissionais que realizam a manutenção dos equipamentos nas residências e em estabelecimentos comerciais (mais informações na página 32).

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

Page 14: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 14

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Produtos e Tecnologias GRI G4-EN7

WISEMOTION

RESIDENCIAL | COMERCIAL Lançado em 2014, o Wisemotion é o primeiro compressor hermético para refrigeradores domésticos sem óleo – pois, em vez disso, usa o próprio refrigerante para lubrificação das partes. Além disso, a solução utiliza aproximadamente 50% menos matéria-prima que os compressores convencionais e economiza 20% na carga de fluído refrigerante.

Por ser menor, o Wisemotion economiza espaço interno no refrigerador, proporcionando até 20 litros adicionais nos equipamentos. O seu manuseio na linha de montagem é mais fácil e, por dispensar o uso de óleo lubrificante, oferece mais flexibilidade no transporte e no estoque, uma vez que permite armazenamento em diversas posições, beneficiando a cadeia logística. Além disso, o Wisemotion é 20% mais eficiente em relação aos compressores de alta eficiência energética mais vendidos no mundo.

A tecnologia permite ainda uma melhor conservação de alimentos, pois regula automaticamente sua potência de acordo com a demanda do refrigerador, e traz uma moderna solução de controle de ruído, fazendo com que o tradicional barulho de “liga e desliga” dos refrigeradores seja quase imperceptível à audição humana.

Conforme verificamos por meio da ferramenta de Avaliação de Ciclo de Vida (mais informações na página 18), levando em conta todas essas características, o Wisemotion gera 30% menos impactos ambientais negativos quando comparado, por exemplo, à eficiente tecnologia Fullmotion.

EVOLUÇÃO DA EFICIÊNCIA

O Wisemotion já nasceu com uma eficiência similar a dos compressores Fullmotion top de linha. E essa tecnologia irá evoluir ainda mais! Nossos profissionais de P&D já estão trabalhando para aumentar a sua eficiência nos próximos anos.

NOVAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

O Wisemotion pode ser aplicado em sistemas de Energia de Fonte Renovável, pois oferece os seguintes atributos:

POTÊNCIA DE PARTIDA MAIS BAIXAO mecanismo linear sem óleo do Wisemotion não requer um grande pico de energia para iniciar sua operação

BENEFÍCIOSPilhas menoresPainéis solares menoresMaior duração das baterias

NÍV

EL D

E EF

ICIÊ

NC

IA

1974

ON-OFFvelocidade única

FULLMOTIONvelocidade variável

futuro

WISEMOTIONdeslocamento variável

1998 2014

1º wisemotion

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

NOVAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

O Wisemotion pode ser aplicado em sistemas de Energia de Fonte Renovável, pois oferece os seguintes atributos:

POTÊNCIA DE PARTIDA MAIS BAIXAO mecanismo linear sem óleo do Wisemotion não requer um grande pico de energia para iniciar sua operação

BENEFÍCIOSPilhas menoresPainéis solares menoresMaior duração das baterias

Page 15: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 15

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

FULLMOTION

RESIDENCIAL | COMERCIAL Lançado em 1998, o Embraco Fullmotion Inverter é a tecnologia de compressores de velocidade variável. Entre seus benefícios está a redução de até 40% no consumo de energia elétrica, a diminuição no ruído e uma melhor conservação dos alimentos.

Em um mercado cada vez mais focado em consumo de energia e novas regulamentações energéticas, o Fullmotion vem ganhando grande espaço e satisfazendo as necessidades dos consumidores. Entre os produtos que contam com a tecnologia, destacam-se:

VESF

O mais eficiente e silencioso entre os compressores Fullmotion. Graças a sua rotação mínima reduzida de 950 rpm (rotação por minuto), o VESF é capaz de reduzir o consumo de energia em refrigeradores em mais de 25% – quando comparado à tecnologia convencional – e de atingir um nível de ruído mais baixo que o de uma biblioteca.

MAIS EFICIÊNCIA, MENOS IMPACTO

Para avaliar o impacto ambiental da tecnologia fizemos o seguinte cálculo:

se somarmos os compressores Fullmotion vendidos nos últimos dez anos, geramos uma economia de energia equivalente a 9 bilhões de KWh (quando comparados

com o uso de compressores convencionais). Essa quantidade de

energia poderia abastecer, por exemplo, toda a Croácia durante seis meses.

FULLMOTION X

O Fullmotion X é um compressor que irá contribuir de forma significativa para a massificação da tecnologia Fullmotion Inverter no mercado global de refrigeração, pois possui uma comunicação simples e Plug & Play, o que permite que ele substitua, por exemplo, compressores On-Off sem a necessidade de alterar nada no refrigerador.

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

ON-OFF

RESIDENCIAL | COMERCIAL Os compressores On-Off conquistaram a confiança dos nossos clientes e dos consumidores finais. Lançados há mais de 40 anos, as soluções com essa tecnologia continuaram em uma evolução contínua para cumprir com regulamentações energéticas, atendendo grande parte do mercado. Entre os produtos com essa tecnologia, destacam-se:

EME

Desde a primeira geração de EME, temos tornado os compressores dessa linha cada vez mais eficientes, silenciosos e com menor quantidade de óleo. O compressor para refrigeração doméstica EME traz um ganho de eficiência energética de até 5% quando comparado com o seu antecessor.

EMC

O EMC é um dos compressores de velocidade única mais eficientes do mundo. Com destinação comercial, o produto utiliza o R290, um refrigerante natural que não gera impacto na camada de ozônio e não contribui para o aquecimento global de forma significativa. Além disso, esse compressor consome até 30% menos energia do que os antecessores. O EMC foi projetado para servir refrigeradores de bebidas, máquinas de venda automática, balcões refrigeradores e de autosserviço. Por possuir um tamanho reduzido e atingir a mesma capacidade de compressores que são geralmente maiores, o compressor libera mais espaço interno nos refrigeradores.

Page 16: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 16

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

PLUG N’ COOL

COMERCIAL Simples e compacto, o Plug n´ Cool é uma unidade selada em refrigeração comercial, ou seja, um sistema de refrigeração completo, que visa otimizar os recursos (tempo e custo operacional) na instalação e manutenção. A tecnologia possibilita o uso do refrigerante natural R290, que permite aos nossos clientes estarem de acordo com as normas mundiais de eficiência e refrigerantes.

Page 17: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 17

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Sustentabilidade GRI G4-2

Para nós, a Sustentabilidade vai além do desenvolvimento de soluções inteligentes e de melhoria contínua, estando presente também em toda a nossa cadeia de valor – incluindo colaboradores e fornecedores. Na nossa visão, relações e processos precisam ser sustentáveis tanto quanto produtos e plantas fabris. Adicionalmente, acreditamos no nosso potencial de transformar realidades nas comunidades que vivem no entorno das nossas plantas e escritórios globalmente. Com esses princípios em vista, desenvolvemos a sustentabilidade por meio de três frentes:

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Buscamos criar produtos que, durante todo seu ciclo de vida, tenham um impacto negativo cada vez menor no meio ambiente e na sociedade. Dentro desse contexto investimos no desenvolvimento de soluções inovadoras, nas quais a eficiência energética e a redução do uso de matérias-primas são aspectos primordiais.

PESSOAS ENGAJADAS

Desenvolvemos e engajamos os colaboradores na nossa cultura para promover a sua segurança e o seu crescimento profissional, valorizar a nossa diversidade e contribuir com as comunidades em que estamos inseridos por meio de programas sociais e trabalho voluntário.

CADEIA DE VALOR SUSTENTÁVEL

Nosso olhar de sustentabilidade estende-se sobre nossa cadeia de valor, desde a matéria-prima até o fim de vida útil dos nossos produtos. Na cadeia de suprimentos, trabalhamos em parceria com nossos fornecedores para que eles incorporem os princípios da sustentabilidade em suas práticas diárias. No pós-consumo, contamos com um programa de economia circular que promove a reciclagem do produto após seu descarte pelo consumidor final.

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE

Em 2016, estivemos presentes pela sétima vez no ranking das empresas mais sustentáveis do Brasil, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade.

Dessa vez, fomos reconhecidos pelo Projeto de Zero Aterro, voltado

à gestão de resíduos sólidos no setor de eletroeletrônicos

(mais informações na página 42).

Page 18: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 18

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE VALOR

Fim da vida

Uso

Manufatura e embalagem

Produtos e insumos intermediários

Extração de matéria-prima

AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

CICLO DE VIDA DOS NOSSOS PRODUTOS

Em 2015, iniciamos um estudo aprofundado sobre os aspectos e impactos ambientais dos nossos produtos, considerando uma abordagem de forte base científica: a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

Segundo os padrões definidos na série ISO 14000, a ACV visa quantificar os impactos ambientais potenciais de um produto ou serviço desde a extração das matérias-primas, passando pela manufatura, uso e destinação final, ou seja, contemplando todo o seu ciclo de vida.

Para realizar este estudo, contamos com o Programa Inova Talentos e parcerias com laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como o Ciclog – um dos mais renomados grupos de pesquisa em ACV do Brasil. Também integramos a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida (Rede ACV), um ambiente de cooperação entre empresas interessadas no uso de ACV no Brasil. A aplicação da ACV nos permitiu:• identificar pontos críticos no ciclo de vida dos compressores, direcionando nossos esforços para entregar

produtos cada vez mais sustentáveis;• promover às nossas áreas uma visão holística dos nossos produtos, de forma que pudessem reconhecer sua

contribuição para a cadeia como um todo, fortalecendo o engajamento e trabalho colaborativo entre as áreas; e

• estimular a criatividade do time de desenvolvimento de produtos para inovar de forma ainda mais sustentável.

Dessa forma, a realização dos estudos de ACV conecta e reforça ainda mais as nossas frentes de sustentabilidade: pessoas engajadas, cadeia de valor sustentável e produtos sustentáveis.

E isso tudo é só o começo! Os desdobramentos desse estudo têm gerado novas oportunidades para aplicarmos o pensamento de ciclo de vida, como o desenvolvimento de novos indicadores ambientais, que serão integrados à concepção de novos produtos para garantir escolhas mais sustentáveis – com base em critérios científicos – desde o início do processo.

Page 19: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 19

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADEGRI G4-15

Em sincronia com esses pilares, somos signatários do Pacto Global desde 2004 e apoiamos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ambas as iniciativas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que podem ser conhecidas em mais detalhes ao lado.

Sustainable Energy for All: em 2012, nos tornamos a primeira empresa sediada no Brasil a assinar o compromisso proposto pela ONU que promove acesso à energia, aumento da eficiência energética global e aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética.

Carta de Compromisso pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: criada pelo Instituto Ethos, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

GHG Protocol Brasileiro: em 2016, mapeamos pelo quinto ano consecutivo as emissões de gases de efeito estufa da nossa operação (mais informações na página 40).

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça: em 2016, assinamos o Termo de Compromisso da 6ª edição do Programa, organizado pelo governo brasileiro, que propõe novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade de gênero e raça no mercado de trabalho.

PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL

RESPEITARe apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência

ESTIMULARpráticas que eliminem qualquer tipo de descriminação no emprego

ASSEGURARa não participação da empresa em violações dos direitos humanos

ASSUMIRuma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais

APOIARa liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva

DESENVOLVERiniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade sócio-ambiental

ELIMINARtodas as formas de trabalho forçado ou compulsório

INCENTIVARo desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis

ERRADICARefetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva

COMBATERa corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e suborno

Network BrazilWE SUPPORT

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Nossos Princípios Segmentos de AtuaçãoNossa Estratégia de Transformação SustentabilidadeProdutos e TecnologiasGovernança

CorporativaQuem somos

Page 20: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

INOVAÇÃO PARASUSTENTABILIDADE

Page 21: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 21

A inovação é um dos pontos centrais da nossa estratégia e engloba não somente o desenvolvimento de novos compressores, mas também novos modelos de negócio, serviços e processos.

Somos uma referência global no setor de refrigeração e nos desafiamos diariamente para estar à frente do mercado no desenvolvimento de novas tecnologias. Todos os anos, investimos de 3% a 4% de todo o nosso faturamento na área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que conta com mais de 600 profissionais — sendo 120 em parcerias com universidades — e 47 laboratórios, localizados em quatro continentes. Em contrapartida, 59% da receita dos últimos cinco anos provêm de produtos lançados neste mesmo período.

Atualmente, temos mais de 1.700 patentes registradas globalmente.

Divulgação Polo/UFSC.

Parcerias para Inovação

Além de investir na nossa área de P&D, buscamos a inovação a partir de relacionamentos estratégicos com universidades e clientes. Contribuímos de forma relevante para pesquisas em Refrigeração – já produzimos mais de 100 artigos científicos sobre o tema –, e trabalhamos em parceria com universidades que são referência mundial em engenharia.

São elas:

• Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)• Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)• Institutos SENAI de Inovação (Brasil)• Institutos SENAI de Tecnologia (Brasil)• Universidade Regional de Blumenau (Brasil)• Unisociesc (Brasil)• Instituto Euvaldo Lodi (Brasil)• Politehnica University Timisoara (Romênia)• Fraunhofer Institute (Alemanha)• RWTH Aachen University (Alemanha)• University of Illinois (EUA)• University of Glasgow (Reino Unido)• University of Shanghai (China)

EMBRACO INNOVATION AWARD

Desde 2011, realizamos o Embraco Innovation Award, um prêmio que estimula estudantes e

pesquisadores chineses a desenvolver soluções de refrigeração com alta eficiência energética. Em 2016, o prêmio recebeu 234 projetos de

84 universidades e 14 companhias chinesas – um número 300% superior com relação à última edição.

INOVAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

Transformation e P&D

O time Transformation tem trabalhado com a

área de P&D com foco no encurtamento do ciclo de

desenvolvimento. Desde que a ação foi iniciada, o tempo entre a criação e a produção de um novo produto passou

de 35 para 16 meses.

Parcerias para Inovação A Bússola da Inovação

Transformation e P&D

O time Transformation tem trabalhado com a

área de P&D com foco no encurtamento do ciclo de

desenvolvimento. Desde que a ação foi iniciada, o tempo entre a criação e a produção de um novo produto passou

de 35 para 16 meses.

Page 22: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 22

• Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional de Joinville e Região (APSSOJ);

• Associação Empresarial de Joinville (ACIJ);• Associação Latino-Americana da Indústria

Elétrica e Eletrônica (Alainee);• Associação Nacional de Fabricantes

de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros);• Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento

e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei);• Associação para o Desenvolvimento

de Recursos Humanos – Eslováquia;• Business Leaders Forum – Eslováquia;• Câmara Americana do Comércio – Eslováquia;• Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc);• Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Ciesc);• Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (Ceaj);• Comitê Cidades Irmãs de Joinville – Spisská Nová Vês;• Confederação Nacional da Indústria/Coalizão Empresarial Brasileira;• Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

e Tecnológico (CNPq);• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);• Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); e • International Electrotechnical Commission (IEC).

DESENVOLVIMENTO DO SETOR GRI G4-16

Participamos ativamente da articulação de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento do nosso setor de atuação, com foco em questões ligadas à inovação, eficiência energética, desenvolvimento profissional e regulamentação do setor de refrigeração. Também realizamos parcerias com centros de pesquisas e universidades nos países em que estamos presentes a fim de desenvolver novas tecnologias aplicadas aos nossos produtos e processos. Entre as principais organizações que contam com a nossa cooperação estão:

• American Chamber of Commerce in Slovakia;• Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee);• Associação Brasileira de Anunciantes (ABA);• Associação Brasileira de Fundição (Abifa);• Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII);• Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);• Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH);• Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado,

Ventilação e Aquecimento (Abrava);• Associação Comercial e Industrial de Itaiópolis (ACII);• Associação da Indústria de Equipamentos

e Eletrotécnica – Eslováquia;• Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB);

Parcerias para Inovação A Bússola da Inovação

INOVAÇÃO RECONHECIDA

No último biênio, recebemos diversos prêmios que reconheceram o nosso trabalho em P&D:

2015• Prêmio Finep de Inovação, o mais importante

reconhecimento da inovação no Brasil, na categoria Grande Empresa;

• 3º lugar no Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, na categoria Protagonista da Inovação, com o case Wisemotion;

• 2º lugar no Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, na categoria Desafio de Inovação, com o case Wisemotion;

• 10º lugar no prêmio Best Innovator, promovido pelo AT Kearney;

• Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, na categoria Exposição de Cases Inovadores;

• AHR Innovation Award, na categoria Refrigeration;• Prêmio Campeãs da Inovação, promovido pela

Revista Amanhã; e• 3º lugar no Ranking Inovação Brasil 2015,

promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy&, no setor de bens de capital.

2016• Fomos a campeã nacional de Inovação na Eslováquia

com os cases dos compressores NEU e EME, em um prêmio oferecido pela European Business Award.

• Ranking Inovação Brasil 2016, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy&, no qual fomos eleitos a terceira empresa mais inovadora no setor de bens de capital e a 9ª no ranking geral (crescimento de 15 posições com relação a 2015).

Page 23: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 23

A Bússola da Inovação

Quando desenvolvemos novas tecnologias procuramos atender às necessidades dos nossos clientes e de seus consumidores finais. Nesse sentido, quando pensamos em inovar, pensamos em:

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA GRI G4 EN7

Visando reduzir o consumo de energia e trazer mais conforto e bem-estar para o consumidor, trabalhamos para atingir elevados níveis de eficiência energética em nossos produtos, o que além de reduzir as despesas de energia do consumidor, diminui o seu impacto ambiental.

REFRIGERANTES NATURAIS

Somos pioneiros na utilização de refrigerantes naturais que, quando comparados aos outros fluídos, têm contribuição quase nula para o aquecimento global e são inofensivos para a camada de ozônio. Além desses benefícios, os refrigerantes naturais colaboram também de maneira significativa na redução do consumo de energia.Adotamos o propano (R290) como refrigerante e, além dos benefícios ambientais, ajudamos nossos clientes a gerir o risco de eventuais regulações que possam surgir no mercado.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Fator essencial para um mercado cada vez mais competitivo, temos procurado reduzir o nosso custo de produção por meio do investimento na melhoria de processos operacionais e administrativos.

MINIATURIZAÇÃO

Esforçamos-nos para criar produtos cada vez menores e mais leves, demandando menos matéria-prima. Por conta desse objetivo, em 2015 e 2016 economizamos cerca de 7 mil toneladas de material na nossa produção global.

Parcerias para Inovação A Bússola da Inovação

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INTERNET INDUSTRIAL

Em 2016, nos tornamos cofundadores da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), uma organização criada para promover o crescimento e o fortalecimento

da internet industrial no Brasil.

Por meio da ABII, teremos a oportunidade de discutir e compartilhar desafios, aprendizados e iniciativas para inspirar o uso da tecnologia embarcada em produtos.

É importante relembrar que a região de Joinville (Brasil), onde temos nossa sede, é um polo de desenvolvimento de tecnologia, com muitos

talentos formados.

O conceito de Internet Industrial é uma adaptação da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e está intimamente conectado à Indústria 4.0, um

movimento considerado a quarta revolução industrial, que visa assegurar a competitividade da manufatura

em um mercado global cada vez mais dinâmico.

Ao co-fundar a ABII, aspiramos reunir empresas de TI, indústrias e instituições de ensino para criar soluções

tecnológicas integradas e inovadoras para as demandas da sociedade.

Page 24: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 24

RESULTADOS DO R290

Utilizamos R290 (em vez de R404A) em três aplicações e tivemos os seguintes resultados

por unidade:

Freezer para sorvetes: o R290 gerou uma redução de 16% no gasto com energia elétrica, o que significa um ganho real de

US$ 26 por ano para o consumidor e 1.954 kg a menos de CO2 na atmosfera em dez anos.

Freezer de portas de vidro para ponto de venda:

o R290 proporcionou uma redução de 32% de energia, um ganho real de US$ 38 por ano para

o comerciante, e uma emissão evitada de 2.277 kg de CO2 em dez anos.

Freezer vertical: 43% de redução no consumo de energia elétrica, o que representa uma economia de US$ 226 por ano,

e 12.764 kg de CO2 a menos na atmosfera em dez anos.

DESTAQUE EM REFRIGERANTES NATURAIS

Marek Zgliczynski, nosso Gerente de Refrigeração Comercial e Engenharia de Produto na Europa, foi reconhecido pela

revista científica Accelerate America como uma das 25 pessoas mais importantes da

América do Norte para o avanço da adoção de refrigerantes naturais. O reconhecimento

foi graças ao trabalho desenvolvido por Marek, que tem promovido globalmente a utilização dessa classe de refrigerantes.

Parcerias para Inovação A Bússola da Inovação

REFRIGERANTES NATURAIS

Page 25: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

RESPONSABILIDADE E EFICIÊNCIANA CADEIA DE VALOR

Page 26: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 26

Somos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e faz parte da nossa estratégia de negócios analisar toda a cadeia de valor dos nossos produtos à procura de oportunidades de aumentar a nossa eficiência e reduzir os nossos impactos diretos e indiretos. Nesse sentido, em 2015 introduzimos uma ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV), que mapeia os impactos ambientais gerados por nossos produtos em toda a sua cadeia de valor (mais informações na página 18).

Seguindo esse compromisso, além de produzir produtos cada vez mais eficientes e com menos matéria-prima, procuramos atuar em outros elos da cadeia para contribuir com um processo que ofereça cada vez menos impactos socioambientais. Nas próximas linhas contamos um pouco do que realizamos no último biênio para ter uma cadeia de valor cada vez mais sustentável.

Fornecedores GRI G4-12 | G4-HR11

Em 2016, trabalhamos com 390 fornecedores de materiais diretos, presentes em quatro continentes. Para alavancar nossos fornecedores-chaves, desde 2012 desenvolvemos o Programa de Excelência de Fornecedores que oferece workshops e trabalhos multidisciplinares com o objetivo de melhorar a performance da nossa cadeia em aspectos relacionados a serviço, qualidade, custos e sustentabilidade, gerando assim mais vantagem competitiva.

No último biênio, realizamos uma consolidação do Programa de Excelência de Fornecedores, a fim de transformá-lo em um processo padrão da Embraco. Para isso, reformulamos as nossas diretrizes de Excelência de Fornecedores para alinhá-las com a metodologia do World Class Manufacturing (mais informações sobre o WCM na página 29) e acompanhar sua expansão para o público de fornecedores, para, assim, criar um World Class Supply Chain.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DOS FORNECEDORES EM 2016

Ásia Europa

América do Sul América do Norte

35%

34%

21%

10%

RESPONSABILIDADE E EFICIÊNCIA NA CADEIA DE VALOR

Transformation e Procurement

O time de Transformation tem trabalhado também com a área de Procurement

para desenvolver um projeto de Global Certification, criado para integrar e

simplificar o processo de aprovação e desenvolvimento

de novos fornecedores.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Page 27: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 27

ESTÍMULO ÀS MELHORES PRÁTICAS GRI G4-EN32 | G4-HR10 | G4-LA14

O nosso trabalho com fornecedores envolve também o estímulo às melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que requeremos aderência ao nosso Código de Conduta para 100% dos novos fornecedores. Nesse documento estão explicitadas – além de questões de combate à corrupção – a nossa não tolerância à existência de trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo, discriminação, desmatamento ou outras infrações ambientais, desrespeito às leis trabalhistas de seu país, entre outras questões sensíveis à sustentabilidade.

AUTOAVALIAÇÃO BIENALGRI G4-EN33 | G4-HR11 | G4-LA15

Para mapear os riscos reais e potenciais na cadeia de valor, utilizamos um processo de Autoavaliação, que avalia a aderência dos nossos fornecedores aos nossos princípios éticos (que inclui questões ligadas a impactos ambientais, respeito aos direitos humanos e questões trabalhistas) por meio de um questionário que contém perguntas sobre o seu perfil, relações trabalhistas, impactos ambientais e a sua cadeia de fornecimento.

Em 2013, mapeamos toda a base de fornecedores e, em 2015/2016, fizemos um trabalho de melhoria destas empresas com planos de ação e visitas – quando cabível.

No último biênio, não foram encontrados em nossa cadeia de fornecedores impactos negativos significativos (reais ou potenciais) com relação a práticas trabalhistas, direitos humanos e meio ambiente.

DIA DO FORNECEDOR

Uma vez por ano, reunimos as principais empresas da nossa cadeia de suprimento para realizar o Dia do Fornecedor (Supplier Day), um evento global de relacionamento que visa engajar e reconhecer esse público estratégico nos nossos valores e na nossa visão de ser líder em todos os lugares até 2020.

Entre 2015 e 2016, mais de 160 fornecedores participaram dos eventos realizados na China, Brasil, Eslováquia e México, e puderam discutir temas altamente relevantes para o nosso negócio, como a eficiência no uso de recursos naturais, a utilização de refrigerantes naturais e o desenvolvimento de produtos cada vez mais sustentáveis.

O público de fornecedores é essencial para atingirmos a excelência operacional no WCM, por isso aproveitamos a oportunidade do evento para apresentar casos de sucesso nos quais reconhecemos empresas fornecedoras que se aliaram à nossa estratégia e alcançaram resultados extraordinários por meio da implementação de princípios da metodologia.

Além disso, também como forma de reconhecimento, durante o Dia do Fornecedor premiamos as melhores empresas do ano, seguindo estes critérios de avaliação: qualidade, logística, cooperação e sustentabilidade.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Page 28: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 28

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir

Desde 2013, adotamos em nossas operações a metodologia Manufatura de Classe Mundial (WCM, na sigla em inglês), um programa de gestão que visa à busca global da excelência operacional por meio da melhoria e da simplificação contínua do processo de produção.

Três anos após o início da sua implementação, o WCM tem se mostrado uma importante alavanca na nossa estratégia de sustentabilidade, pois a metodologia exige uma visão holística de todos os colaboradores e incentiva a integração entre as nossas diferentes áreas, que trabalham juntas para superar desafios, melhorar os seus processos, promover o comportamento seguro e atingir padrões superiores de operação e de resultados.

O WCM atua diretamente em dez pilares técnicos, por meio de sete passos gerenciais (vide figura a seguir), e traz impactos diretos em produtividade, qualidade, segurança e meio ambiente, por meio da busca contínua pelo ZERO: zero acidente, zero defeito, zero sucata, zero resíduo e zero desperdício.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Page 29: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 29

Ao final de 2016, todas as nossas plantas já haviam implementado o WCM – em diferentes níveis de maturação. As plantas de compressores da Itália, Brasil e Eslováquia foram as primeiras a trabalhar com a metodologia, e já mostram resultados significativos. É possível conhecer mais sobre a nossa performance ambiental e de segurança, respectivamente nas páginas 37 e 52. Com a aplicação da metodologia, nos últimos dois anos, melhoramos simultaneamente a nossa produtividade e a gestão da qualidade. Com a introdução do WCM, muito além de reduzir a ocorrência de defeitos, passamos a vislumbrar o zero defeito por meio de um trabalho que envolveu, inclusive, engajamento e desenvolvimento dos nossos fornecedores para que eles evoluam e colaborem com os nossos objetivos.

METODOLOGIA WCM 7 PASSOS

10 P

ILA

RES

1. Segurança 2. Desdobramento de custos 3. Melhoria focada 4. Atividades autônomas5. Manutenção profissional 6. Controle de qualidade 7. Logística 8. Gestão antecipada do equipamento 9. Desenvolvimento de pessoas 10. Meio ambiente & energia

PASS

O 1

PASS

O 2

PASS

O 3

PASS

O 4

PASS

O 5

PASS

O 6

PASS

O 7

Transformation e WCM

O Transformation e WCM criaram uma grande sinergia. Ao trabalhar para

trazer mais simplicidade e agilidade à nossa cultura e, assim, facilitar todos os processos

de mudança, o Transformation tem acelerado e potencializado a implementação

do WCM nas plantas.

PARCERIA COM JURAN INSTITUTE

Na busca da melhoria constante da nossa qualidade, no começo de 2016 procuramos o Juran Institute. Criado em 1979, o instituto leva o nome de seu fundador, o Dr. Joseph Juran (1904 - 2008), uma das principais referências mundiais quando o assunto é gestão da qualidade e cujas ideias têm uma forte influência no nosso processo produtivo.

Entre março e outubro, o Juran Institute realizou uma avaliação em todas as nossas fábricas de compressores e eletrônicos, cobrindo todo o

processo de manufatura – incluindo o WCM. Ao final desse período, recebemos o resultado do

estudo que indicou os nossos pontos fortes (em que somos, inclusive, benchmark em abordagem para a qualidade – segundo o estudo) e trouxe também sugestões de melhoria para que possamos evoluir

e atender cada vez melhor nossos clientes com um menor custo de produção.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Page 30: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 30

CERTIFICAÇÕES

Estamos preparados para atender aos mais diversos mercados em âmbito global e contamos com as seguintes certificações:

1. A nossa planta de fundição é a única que atende ao setor automotivo, por isso somente fábrica conta com tal certificação.

CÍRCULO DE CONTROLE DE QUALIDADE (CCQ)

Desde 1997, a nossa qualidade de operação no Brasil conta com o apoio do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), um programa voluntário por

meio do qual colaboradores horistas se organizam em grupos para identificar possíveis falhas e criar

soluções simples, criativas e eficazes.

Criado para estimular e valorizar o potencial criativo dos profissionais comprometidos com a excelência,

o programa colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e proporciona

a melhoria do ambiente de trabalho.

Em 2016, o CCQ teve a participação de 42% dos nossos colaboradores horistas (diretos

e indiretos). No mesmo período, 413 Círculos foram promovidos, com uma média de 9,3 sugestões por circulista e um total

de 9.285 projetos implantados.

ISO 9001

Tem como objetivo melhorar o nível de gestão e de qualidade de uma empresa por meio da padronização dos sistemas e processos.

OHSAS 18001

Focada em pessoas, orienta as melhores práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional.

IECQ QC 080.000

Estabelece os procedimentos voltados à gestão de substâncias nocivas ao meio ambiente.

!!

ISO TS 16.949

Focada na indústria automotiva, alinha as normas internacionais de sistemas de qualidade e especifica os requisitos para a concepção/desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos.1

ISO 14001

Orienta a implementação de sistemas de gestão ambiental visando à conformidade com quaisquer avaliações internas e externas e a redução de impactos.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Compressores Fundição

Componentes

Compressores Eletrônicos

Compressores Compressores Compressores

Compressores Fundição

Componentes

Compressores Eletrônicos

Compressores Compressores

Compressores Fundição

Componentes

Compressores Eletrônicos

Compressores Compressores

Compressores Fundição

Componentes

Compressores Eletrônicos

Compressores Compressores

Fundição

Page 31: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 31

Trabalhando em Parceria com Nossos Clientes

Somos uma empresa orientada aos nossos clientes e trabalhamos para oferecer sempre a melhor experiência antes, durante e após a aquisição de nossos produtos. Por meio dessa estratégia, aspiramos atingir a nossa visão e nos tornarmos líderes em todos os lugares até 2020, e reconhecidos por esse público como parceiro preferencial.

O nosso relacionamento com nossos clientes é caracterizado pela parceria de longo prazo, pois, dessa forma, somos capazes de acompanhar seus diferentes momentos, entender quais são os principais desafios de seus respectivos mercados e, assim, oferecer as melhores soluções em tempo de resposta reduzido.

Além disso, outra parte fundamental dessa parceria são as constantes ações de codesenvolvimento, por meio das quais unimos qualidades e competências das empresas (Embraco + cliente), promovemos as marcas e geramos oportunidade de negócios com novas vantagens competitivas.

Estrategicamente, também colocamos a nossa expertise em diferentes segmentos à disposição dos nossos principais parceiros comerciais para que eles desenvolvam e ampliem o seu negócio. Na prática, isso significa que além da refrigeração, o nosso relacionamento com clientes envolve outros temas relevantes para o seu negócio – como serviços, design, branding, internacionalização, entre outros. Quando os nossos clientes crescem e ganham participação de mercado, nós crescemos com eles.

CO-BRANDING

Temos uma marca com muita credibilidade, e que é referência em inovação, qualidade, eficiência e sustentabilidade para o mercado. No último biênio, passamos a realizar algumas iniciativas de co-branding, inserindo a nossa marca nos refrigeradores que utilizam os nossos compressores e explorando os benefícios da nossa tecnologia aos consumidores finais, gerando, assim, mais valor agregado aos produtos dos nossos clientes.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Ouvir os clientes é uma atividade fundamental a fim de oferecê-los a melhor experiência. Para conhecer o nível de satisfação desse público em relação à nossa marca e aos principais fatores que influenciam na sua decisão de compra, desde 2012, realizamos uma pesquisa anual, cujos resultados têm nos ajudado a atender cada vez melhor suas demandas.

Em 2016, a nossa Pesquisa de Satisfação de Clientes foi realizada em dez idiomas e contou com a participação de 242 pessoas, em 53 países, que responderam aproximadamente 25 perguntas sobre os itens que direcionam sua decisão de compra, os principais atributos que eles procuram em compressor, entre outros temas que envolvem o seu relacionamento com a Embraco.

No mesmo ano, em sincronia com a nossa estratégia de Customer Centric, iniciamos uma nova pesquisa global focada na percepção dos clientes com relação à nossa qualidade. Realizada mensalmente, monitoramos 146 empresas e obtivemos uma média superior a 92% de satisfação.

Selo utilizado em

refrigeradores na

Argentina, promovendo

o uso da tecnologia

Fullmotion com

10 anos de garantia.

Mais informações em

http://www.embraco.com /fullmotion

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Em 2016, realizamos ações de co-branding em produtos de clientes na Ásia, Europa e América Latina que utilizam a tecnologia Fullmotion, pois é uma solução que oferece atributos altamente relevantes para o consumidor final, como redução do consumo de energia, fast cooling, melhor preservação dos alimentos e mais conforto em função do seu baixo nível de ruído.

Page 32: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 32

Relacionamento com os Refrigeristas

Os técnicos refrigeristas são um público muito importante para nós. Eles são responsáveis pela manutenção de refrigeradores residenciais e comerciais, e a sua recomendação de compra impacta diretamente a nossa área de Distribuição e Revenda. Por isso, procuramos manter esses profissionais informados sobre o nosso portfólio de produtos, além de investir na sua capacitação. Em 2016, promovemos 45 palestras em 14 países da América Latina e treinamos mais de 5 mil técnicos.

Além disso, há mais de 30 anos produzimos uma revista dedicada aos donos de revendas e assistências técnicas do segmento de refrigeração. A Clube da Refrigeração é uma das publicações mais importantes do setor e, em 2016, teve uma tiragem trimestral de 14 mil exemplares (em Português e Espanhol), distribuídos gratuitamente em 15 países da América Latina.

NOVO PORTAL DO CLUBE DA REFRIGERAÇÃO

Em 2016, o Clube da Refrigeração, ganhou um novo portal e uma série de novas funcionalidades. Entre as novidades, se destacam o fórum interativo – espaço dedicado aos técnicos para a troca de experiências –, materiais exclusivos disponíveis para download, agenda de treinamentos e palestras e ainda uma carteirinha do Clube (que pode ser impressa).

Com mais de 50 mil visitas/mês, o portal deixou de ser apenas uma extensão da revista Clube da Refrigeração para se tornar uma referência em notícias e práticas do setor. Para conferir o resultado, basta acessar www.clubedarefrigeracao.com.br.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Em 2016, lançamos o aplicativo Toolbox, que oferece um conjunto de ferramentas virtuais e auxilia o dia a dia do técnico refrigerista por meio de sete funcionalidades:

• Busca do distribuidor mais próximo;• Catálogo de produtos Embraco;• Referência cruzada entre produtos;• Conversor de unidades;• Régua de refrigerantes;• Causa dos principais problemas em sistemas

de refrigeração; e• Todo o conteúdo do Clube da Refrigeração.

O Toolbox está disponível em todos os países do mundo em mais de dez idiomas.

APLICATIVO TOOLBOX

Page 33: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 33

Inovação na Economia Circular

Inspirado na natureza, em que os ciclos são fechados e os elementos são reaproveitados ao final da sua vida útil, o Nat.Genius busca gerar impactos positivos para o meio ambiente e valor tanto para a Embraco quanto para os públicos de relacionamento. Por meio de um trabalho de logística reversa, o programa realiza a reciclagem de diversos produtos eletroeletrônicos descartados ao final da sua vida útil.

Com o Nat.Genius, resíduos e peças de equipamentos eletroeletrônicos em final de vida útil passam por processos de beneficiamento que agregam valor aos materiais, fazendo com que se tornem matérias-primas de alta qualidade para novos produtos ou parceiros. Por meio do trabalho e da criatividade do nosso time, partes metálicas de uma geladeira podem se tornar matéria-prima para nossos próprios clientes; ou partes plásticas se transformam em insumo para produção de peças utilizadas na construção civil.

Atualmente, contamos com parceiros estratégicos para garantir aos nossos clientes a reciclagem de 100% dos materiais presentes em eletrodomésticos de linha branca e refrigeradores comerciais. Além disso, engajamos nossos profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento para que criem produtos com foco em desmontagem e reuso, e desafiamos nossos fornecedores para que desenvolvam tecnologias exclusivas de reciclagem, melhorando seus produtos e serviços.

EXPANDINDO A ATUAÇÃO

Nos últimos dois anos, o Nat.Genius evoluiu significativamente e deixou de ser um projeto para se tornar uma área de negócio global – atuando além do Brasil, como prestador de serviços de consultoria também na Europa e América do Norte. No mesmo período, além dos compressores e a linha branca, passamos a reciclar produtos de linha verde, linha marrom, linha azul (descrição de cada linha a seguir) e a oferecer o serviço de gestão de resíduos. Entre nossos clientes estão alguns dos maiores fabricantes brasileiros de linha branca e grandes empresas dos segmentos de sorvetes e refrigerantes.

• Linha branca – refrigeradores, fogões, máquina de lavar, entre outros;• Linha verde – desktop, monitor, celular, tablet; • Linha marrom – televisor e aparelhos de áudio – como microsystem; e• Linha azul – secador de cabelo, batedeira, liquidificador, entre outros.

Com essas ações, o Nat.Genius ampliou sua atuação a fim de se tornar cada vez mais preparado para atender às demandas de mercado, antecipando as necessidades criadas a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma medida do governo brasileiro que prevê a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o acordo setorial para a logística reversa.

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION

O Nat.Genius é uma das operações consideradas referência pela Fundação

Ellen MacArthur no Brasil. A Fundação foi criada em 2010 com o objetivo de acelerar

a transição para a economia circular em todo o planeta, influenciando a agenda de tomadores de decisão no mundo dos

negócios, governo e academia.

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

Page 34: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 34

ECONOMIA CIRCULAR DO NAT.GENIUS

Os insumos são retirados do meio ambiente.

NATUREZANa indústria, insumos são

transformados em produto final.

INDÚSTRIA

Ao final da sua vida útil, os produtos são descartados, se tornam resíduos e, posteriormente, são captados

e transportados.

DESCARTE

Ainda na planta do Nat.Genius, o resíduo é desmontado para

que cada parte tenha sua destinação apropriada.

DESMONTAGEMPor meio de um plano logístico,

os resíduos chegam às plantas do Nat.Genius, onde passam por uma triagem baseada em engenharia de transformação

que define o potencial de reutilização de cada produto.

ENGENHARIA

Os materiais recicláveis são processados e tratados para voltarem para a indústria na qualidade de insumo.

O Nat.Genius possui uma equipe comercial, que estabelece parcerias com clientes para entender as suas necessidades e oferecer os materiais

(insumo) adequados. Ao final do processo, é emitido um certificado de destinação final (CDF), que garante que o produto recebeu uma

destinação apropriada.

PROCESSAMENTO

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

O produto chega às mãos do consumidor final.

PRODUTO

Page 35: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 35

Materiais reciclados pelo Nat.Genius (em t)Materiais 2015 2016 TotalAço 2.361 3.295 5.656Ferro 1.452 1.594 3.046Alumínio 72 72 144Cobre 305 310 615Óleo 30 27 57Plástico 480 624 1.104Total 4.700 5.922 10.622

SEMANA LIXO ZERO

Em 2015 e 2016, o Nat.Genius colaborou também para conscientizar a comunidade que vive nas proximidades da sua operação com relação ao descarte correto de resíduos eletroeletrônicos.

Por meio da Semana Lixo Zero, os moradores de Joinville (Brasil) foram alvo de uma campanha

de educação socioambiental, e puderam fazer o descarte correto de eletroeletrônicos,

eletrodomésticos e eletroportáteis, levando-os até as plantas do Nat.Genius

ou agendando serviços de coleta.

A iniciativa é uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil, organização civil e sem fins lucrativos que

faz parte do Zero Waste International Alliance, organismo internacional que atua

em defesa do meio ambiente.

Materiais Reciclados (em t)

Aço Ferro Outros

RECICLAGEMGRI G4-EN28

Entre 2015 e 2016, por meio do Nat.Genius reciclamos:

• 5.656 toneladas de aço – suficiente para a produção de mais de 4 mil automóveis;1

• 3.046 toneladas de ferro – 42% do que foi utilizado para a construção da Torre Eiffel;2

• 144 toneladas de alumínio – suficientes para produzir mais de 10,5 milhões de latinhas;3

• 615 toneladas de cobre;

• 57 mil litros de óleo; e

• 1.104 toneladas de plástico.

1 Fonte: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/11/28/

voce-sabe-do-que-e-feito-um-carro2 Fonte: https://blogdopetcivil.com/2014/02/28/a-construcao-da-torre-eiffel/3 Fonte: http://www.re9recicle.com.br/2011/curiosidades/

2016

3.295

1.594

1.033

5.922

2015

2.361

1.452

887

4.700

A Revolução do Nosso Jeito de Produzir Relacionamento com os RefrigeristasFornecedores Trabalhando em Parceria

com Nossos Clientes Inovação na Economia Circular

RESULTADOS DO NAT.GENIUS

Page 36: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 36

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

DESEMPENHOAMBIENTAL

Page 37: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 37

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Além de focarmos em miniaturização, eficiência energética, reutilização e reciclagem, procuramos ser ainda mais eficientes no nosso processo de produção e, dessa forma, gerar cada vez menos impactos ao meio ambiente.

Desde 2013, o nosso maior aliado para evoluir continuamente na eficiência ambiental tem sido o WCM (saiba mais na página 29). Implementado em todas as nossas plantas – ainda com diferentes níveis de maturação –, a Manufatura de Classe Mundial tem colaborado diretamente para deixarmos a nossa produção cada vez mais “enxuta” e, assim, melhorarmos a nossa performance ambiental.

Também faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade o constante esforço para reduzir as nossas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), pois além de demonstrar nosso compromisso com o combate às mudanças climáticas, mitigamos riscos relacionados à legislação ambiental às quais nós e nossos clientes estão sujeitos.

Consumo EnergéticoGRI G4-EN3 | G4-EN5 | G4-EN6

Em números absolutos, em 2016 consumimos globalmente 1.638.865 GJ de energia, um número praticamente estável quando comparado ao do ano anterior. Quando olhamos para o número relativo global, observamos que a relação de GJ por compressor produzido em energia elétrica foi de 0,032604 em 2015 e 0,032481 em 2016, o que significa que utilizamos, em média, 0,4% a menos de energia elétrica por unidade produzida.

Consumo de Energia Direta e Indireta (GJ)2014 2015 2016 Var. 2015

vs. 2016Energia Direta

541.008 597.435 603.861 1,08%

Energia Indireta

963.825 1.035.505 1.035.004 -0,05%

Total 1.504.833 1.632.940 1.638.865 0,36%

DESEMPENHO AMBIENTAL

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

Evolução do consumo de energia da Embraco (GJ)

Energia Direta Energia Indireta

2014

541.008

963.825

1.504.833

2015

597.435

1.035.505

1.632.940

2016

603.861

1.035.004

1.638.865

Page 38: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 38

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Evolução do nosso Consumo de Energia por Fonte (GJ)Combustível 2014 2015 2016Energia DiretaGás natural 492.082 574.091 584.553Metanol 862 409 424Propano 4.545 4.066 4.204GLP 13.380 14.171 10.238Óleo diesel 2.760 3.333 3.107Gasolina 166 1.123 1.139Etanol 32 137 123Querosene 181 105 71TOTAL Energia Direta 541.008 597.435 603.861Energia IndiretaEnergia Elétrica 963.825 1.035.505 1.035.004TOTAL GlobalTOTAL Global 1.504.833 1.632.940 1.638.865

Intensidade energética (GJ/compressor)Taxa de intensidade energética (GJ/ compressor)

TOTAL2014 2015 2016

Energia DiretaGás natural 0,015764 0,018076 0,018345Metanol 0,000028 0,000013 0,000013Propano 0,000146 0,000128 0,000132GLP 0,000429 0,000446 0,000321Óleo diesel 0,000088 0,000105 0,000098Gasolina 0,000005 0,000035 0,000036Etanol 0,000001 0,000004 0,000004Querosene 0,000006 0,000003 0,000002Média Energia Direta 0,017332 0,018811 0,018951Energia IndiretaEnergia Elétrica 0,030877 0,032604 0,032481Média GlobalEnergia utilizada por compressor produzido 0,048209 0,051414 0,051432

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

Consumo Energético (cont.)

Page 39: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 39

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

INICIATIVAS QUE BUSCAM REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICOGRI G4-EN6

A implementação do WCM, especialmente do Pilar de Energia, incentivou a adoção de diversas iniciativas de eficiência energética nas nossas plantas. No período coberto pelo relatório, tivemos diversas ações que visaram à redução do consumo, as principais delas podem ser conhecidas a seguir.

No Brasil, com as ações do Pilar Energia (WCM), reduzimos em 11% o consumo de Energia Elétrica da Unidade de compressores. Foram implementadas melhorias envolvendo motores elétricos de alta eficiência, compressores para ar comprimido de alta eficiência, inversores, desligamento automático de máquinas em períodos não produtivos, iluminação natural, iluminação LED, HVAC e também campanhas de conscientização e educação de pessoas para consumo de energia.

Na Eslováquia, em 2015 instalamos um sistema de refrigeração para laboratórios P&D, o que gerou uma economia de 324 GJ por ano. Em 2016, instalamos uma tecnologia que gerou uma redução de 20% do consumo de energia elétrica para arrefecimento da linha de montagem. No mesmo período, substituímos lâmpadas de néon por LED, o que resultou em uma economia de 100,2 GJ por ano.

Na fábrica de compressores da China, passamos a realizar uma inspeção periódica e manutenção na tubulação da planta, e a desligar completamente a energia e o ar comprimido da entrada de todas as máquinas da linha de montagem quando não estavam produzindo. Além disso, em 2016 substituímos lâmpadas incandescentes por LED na planta e no escritório, o que também gerou uma redução no consumo.

No México, realizamos melhorias na Unidade de Tratamento de Ar, que tem uma contribuição de 670.000 kWh, e na Itália, tornamos mais eficientes a sala de ar comprimido e os motores elétricos, além de substituir as caldeiras.

100% DE ENERGIA RENOVÁVEL NA ESLOVÁQUIA

Recebemos um selo da Slovenské Elektrárne, a principal companhia geradora de energia da Eslováquia, atestando que toda a energia que consumimos no País é de origem renovável.

O selo reconhece também a nossa contribuição para o desenvolvimento

sustentável e para a prevenção das emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

Page 40: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 40

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

EmissõesGRI G4-EN15 | G4-EN16 | G4-EN19

Em 2016, emitimos globalmente 95.940,25 toneladas de CO2 e,

que implica uma redução de 5,8% das nossas emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) com relação a 2015, o que representa aproximadamente 7 mil toneladas de CO2e – equivalente à emissão gerada por mais de 200 viagens de um Boeing 737 em uma rota aproximada de 1 hora ou 360 km. Ao analisar nossas emissões, é possível ainda observar que 40,4% delas foram diretas (escopo 1) e 59,6% delas indiretas (escopo 2), ou seja, referentes à compra de energia elétrica. Foi justamente no consumo de energia que tivemos mais êxito, atingindo uma redução de 10,7% graças à introdução do WCM, que nos permite ser cada vez mais eficientes nesse tema.

Emissões de GEE (em tCO2e)

Indireta Direta

EMISSÕES DE GEE EM 2016

Indireta Direta

40,4%

59,6%

Estacionárias: em decorrência da queima de combustíveis em fontes estacionárias (por exemplo: fornos e caldeiras) para a geração de eletricidade, calor ou vapor;

Móveis: em decorrência da queima de combustíveis em fontes móveis pertencentes ou contratadas pela empresa (por exemplo: empilhadeiras para transporte de materiais ou resíduos, carros para transportes de funcionários, entre outros); e

Fugitivas: em decorrência do lançamento intencional ou não durante o uso de equipamentos de refrigeração (por exemplo: vazamentos de gases refrigerantes utilizados em testes de laboratório, ares-condicionados, etc.).

Mais informações na página 55.

EMISSÕES DIRETAS EM 2016

Estacionárias Móveis Fugitivas

79%

2%

19%

SELO GHG

Em 2016, recebemos pela 5ª vez consecutiva, o selo de prata do GHG Protocol Brasileiro ao publicarmos todas as emissões diretas

de GEE de todas as nossas unidades. O GHG Protocol é uma organização internacional que incentiva as empresas a calcularem e publicarem seus inventários de emissões.

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

2014

65.062

35.875

100.936

2015

64.019

37.809

101.828

2016

57.141

38.799

95.940

Page 41: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 41

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

ResíduosGRI G4-EN23

Em 2016, geramos 116.200 t de resíduos globalmente, um número 6,3% superior ao registrado em 2015. Desse total, 97,1% eram resíduos considerados como não perigosos, 86,3% foram reciclados e 13,4% foram destinados para aterros sanitários.

Quando analisamos o total de compressores produzidos globalmente, observamos que, em 2016, para cada compressor produzido enviamos 490g de resíduos para aterros sanitários, um número praticamente estável com o registrado em 2015, mas 10,2% inferior ao de 2014.

Temos como meta global zerar o envio de resíduos para aterros das fábricas de compressores até 2018 e da Fundição até 2022. Considerando resíduos industriais, atingimos esse objetivo em 2015 na planta de compressores do Brasil e, em 2016, na planta de eletrônicos da China.

Geração de resíduos (t)2014 2015 2016 Var. 2015

vs. 2016Resíduos não Perigosos

108.008 106.069 112.778 6,3%

Resíduos Perigosos

3.405 3.289 3.421 4,0%

TOTAL 111.413 109.357 116.200 6,3%

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

Geração de resíduos (t)

Resíduos não perigosos

Resíduos perigosos

2014

108.008

3.405

111.413

2015

106.069

3.289

109.357

2016

112.778

3.421

116.200

DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS/NÃO PERIGOSOS EM 2016

Reciclagem econômica

Aterro sanitário

Incineração

Reciclagem ambiental

Resíduo de construção civil/remediação

81,8%

4,5%

13,4%0,1% 0,2%

Page 42: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 42

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Em 2015, a fábrica de Compressores de Joinville (Brasil) foi a primeira unidade a eliminar o envio de resíduos industriais (como não recicláveis diversos e contaminados) para aterro. Com esse resultado, evitamos o envio de mais de mil toneladas – o que corresponde à capacidade de 70 caçambas de caminhão – para aterros sanitários.

Para alcançar o ZERO descarte em aterros, adotamos os cinco “Rs” do WCM - Recusar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recuperar produtos que causem impactos ambientais significativos ao meio ambiente. Isso nos levou a reavaliar cada material consumido em nossa planta e buscar alternativas de destinação de seus resíduos. Uma das soluções encontradas foi o envio de resíduos para compostagem e coprocessamento em cimenteira, um processo em que o resíduo é utilizado como combustível para fornos de produção de cimento, substituindo matérias-primas virgens como carvão e gás natural. Outro exemplo foi a destinação dos finos de ferro para briquetagem para que, dessa forma, esse resíduo seja utilizado como insumo industrial.

Além disso, passamos a priorizar os fornecedores locais, o que, além de reduzir impactos ambientais gerados por processo logístico (com essa medida evitamos 5t de CO2

e), contribui para o desenvolvimento da economia local.

Mais informações na página 55.

ZERO envio para aterro na planta de compressores do Brasil

Com a implementação dessas medidas, e impulsionado pelo Pilar Meio Ambiente do WCM, em dois anos conseguimos reduzir em 83,5% a média do envio de resíduos (incluindo industriais e outros) para aterro, como mostra o gráfico a seguir:

ZERO resíduo industrial para aterro.

ZERO resíduo industrial para aterro.

Quantidade média de resíduo enviado para aterro sanitário por compressor - Planta BR (g)

2014 2015 2016

-50,5%

-70,2%38

11

78

-85,3%

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

Os 5Rs de Resíduos

Reaproveitar

Reduzir

Recuperar

Reciclar

Recusar

Page 43: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

desempenho ambiental

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 43

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Consumo de Água

Em 2016, consumimos 654.669 m3 de água, um número praticamente estável quando comparado ao de 2015. Desse total, 66% vieram de redes de abastecimento e 34% foram retirados de poços. Ao analisar o índice relativo ao consumo de água por compressor produzido, observamos que nos últimos três anos, utilizamos 0,02 m3 (ou aproximadamente 20 litros) de água por compressor, menos de 1/4 do que é necessário para se produzir 500 g de plástico1 e aproximadamente 0,02% do que é consumido para a produção de um smartphone2. 20

litros

1 Smartphone

91 litros

12.760 litros

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA

De toda a água que consumimos em 2016, em média, 27% foi reutilizada (assim como no ano anterior), com destaque para as plantas de compressores do Brasil, China e México, como mostra a tabela a seguir.

CONSUMO DE ÁGUA POR UNIDADE PRODUZIDA

Além do sistema de reuso do efluente tratado, também contamos com um sistema de captação de água pluvial na planta de compressores do Brasil, com área aproximada de 900 m² que, em 2015, permitiu a captação de mais de 4 mil m3 de água.

Consumo de Água (m3) – GLOBAL2014 2015 2016 Var. 2015

vs. 2016Redes de abastecimento

410.832 344.543 434.022 26,0%

Poços 207.198 295.864 220.647 -25,4%TOTAL 618.029 640.407 654.669 2,2%

Plantas que se destacam pelo reaproveitamento de água2015 2016

China (compressores) 17% 15%México (compressores) 30% 34%Brasil (compressores) 44% 45%

CONSUMO DE ÁGUA POR FONTE EM 2016

Poços Redes de abastecimento

66%

34%

1 compressor Embraco

1/2 kg de plástico

1. Para a produção de 500 g de plástico são necessários 91 litros de água (FONTE: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/03/quantos-litros-de-agua-sao- usados-na-fabricacao-de-cada-produto.html)2. Para a produção de um smartphone são necessários 12.760 litros de água (FONTE: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Quanta-agua-e-gasta-na- producao-do-seu-smartphone)

Emissões Consumo de ÁguaConsumo Energético Resíduos

Page 44: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

PESSOASENGAJADAS

Page 45: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 45

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Um Time de Talentos

Nossos colaboradores são essenciais para o nosso negócio. Presentes em diferentes continentes, com diversas nacionalidades e culturas, temos um time de talentos marcado pela diversidade e consideramos essa característica como um dos nossos principais diferenciais competitivos.

Seguindo a nossa estratégia de pessoas, procuramos fornecer as ferramentas necessárias para que nossos talentos tenham uma excelente experiência de trabalho e alcancem resultados extraordinários. Para atingir esse objetivo, trabalhamos com base em três pilares:

MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR

Em 2016, estivemos presentes pela 5ª vez na lista das Melhores Empresas para Você Trabalhar do Guia Você S/A.Anos em que fomos eleitos uma das melhores empresas para se trabalhar:

• 2011• 2012• 2013• 2014• 2016

PERFORMANCE EXTRAORDINÁRIA

Organização altamente eficaz, que proporciona consistentemente resultados acima das expectativas.

ÓTIMAS PESSOAS

Talentos diversos e preparados para serem líderes do futuro.

CULTURA VENCEDORA

Interna e externamente reconhecida como ótimo lugar para se trabalhar.

PESSOAS ENGAJADAS

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

Page 46: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 46

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

PERFIL DOS COLABORADORESGRI G4-10

No dia 31 de dezembro de 2016, contávamos com 10.966 colaboradores, um número 1,6% superior ao registrado em 2015.

RESPEITO ÀS RELAÇÕES DE TRABALHO

Presente em sete países, estamos sempre atentos para cumprir com as legislações trabalhistas locais:

Colaboradores por categoria funcional em 2016Presidente e vice-presidentes 9Diretores 23Gerentes Seniores 86Líderes 208Administrativos 1.852Operacional (Direto e Indireto) 8.662TOTAL 10.966

Colaboradores cobertos por acordos de negociação coletiva GRI G4-11

UnidadePercentual de

colaboradores cobertos Brasil 100%China (Compressores) 95%China (Eletrônicos) 0%Estados Unidos N/A1

Itália 100%Eslováquia 100%México 70,67%Rússia N/A2

COLABORADORES POR GÊNERO EM 2016

Mulheres Homens

71%

29%

COLABORADORES POR TIPO DE EMPREGO EM 2016

Jornada integral Sem controle de Jornada

4%

96%

COLABORADORES POR PAÍS EM 2016

Brasil

ChinaItália

Eslováquia

México

Estados UnidosRússia

46%12%

5%

16%

21%0% 0%

1. A operação nos Estados Unidos é realizada por meio de um escritório de vendas e um depósito, o que – de acordo com a legislação norte-americana – não exige um acordo de negociação coletiva.2. Na Rússia contamos somente com um escritório de vendas – o que não exige acordo de negociação coletiva.

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

Page 47: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 47

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

ROTATIVIDADEGRI G4 LA1

Em 2016 realizamos, globalmente, 1.898 contratações, um número 94,3% superior ao de 2015, quando contratamos 977 pessoas. No mesmo período, reduzimos o número de desligamentos em 24,1% com relação ao do ano anterior.

A taxa de rotatividade em 2016 foi de 18,8%, um número 6,4 p.p. inferior ao de 2015, quando registramos um turnover de 25,2%.

Os desligamentos foram realizados da seguinte maneira:

Contratações em 2015 e 2016 por gênero e por idade

Por gênero

Brasil China(eletrônicos)

China(compressores) Itália México Eslováquia Estados

Unidos Rússia TOTAL

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016Homem 207 525 8 10 93 203 7 2 39 250 107 352 5 3 0 0 466 1.345Mulher 111 149 20 9 23 53 1 2 294 168 60 166 2 4 0 2 511 553Total 318 674 28 19 116 256 8 4 333 418 167 518 7 7 0 2 977 1.898

Por idade

Brasil China(eletrônicos)

China(compressores) Itália México Eslováquia Estados

Unidos Rússia TOTAL

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016< 30 anos

218 461 11 10 65 94 4 2 176 232 78 264 0 0 0 0 552 1.063

De 30 a 50 anos

94 203 17 9 49 160 4 2 154 185 75 235 6 6 0 2 399 802

> 50 anos

6 10 0 0 2 2 0 0 3 1 14 19 1 1 0 0 26 33

Total 318 674 28 19 116 256 8 4 333 418 167 518 7 7 0 2 977 1.898

Desligamentos em 2015 e 2016 por gênero e por idade

Por gênero

Brasil China(eletrônicos)

China(compressores) Itália México Eslováquia Estados

Unidos Rússia TOTAL

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016Homem 1.072 561 9 13 192 210 21 13 108 205 134 246 1 10 0 0 1.537 1.258Mulher 504 308 40 30 104 86 10 2 465 301 58 78 3 3 0 0 1.184 808Total 1.576 869 49 43 296 296 31 15 573 506 192 324 4 13 0 0 2.721 2.066

Por idade

Brasil China(eletrônicos)

China(compressores) Itália México Eslováquia Estados

Unidos Rússia TOTAL

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016< 30 anos

835 501 8 8 155 148 2 0 239 222 42 152 0 0 0 0 1.281 1.031

De 30 a 50 anos

617 308 41 35 113 117 21 11 319 272 95 137 4 10 0 0 1.210 890

> 50 anos

124 60 0 0 28 31 8 4 15 12 55 35 0 3 0 0 230 145

Total 1.576 869 49 43 296 296 31 15 573 506 192 324 4 13 0 0 2.721 2.066Rotativi-dade 30,9% 17,1% 19,8% 18,9% 20,2% 20,2% 5,4% 2,7% 43,4% 40,1% 9,4% 13,9% 9,5% 32,5% 0,0% 0,0% 25,2% 18,8%

As contratações foram realizadas da seguinte maneira:

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

Page 48: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 48

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

CONTRATAÇÃOGRI G4-EC6

O nosso processo de recrutamento é conduzido por profissionais localizados em cada uma das plantas. Para posições mais específicas contamos com consultorias locais ou globais para a busca de profissionais no mercado.

A seleção é cuidadosamente feita com base em nosso Modelo de Liderança, Valores e Estratégia levando em consideração as especificidades de cada posição.

Estimulamos a velocidade e a qualidade em nossos processos de seleção, bem como a experiência dos participantes do processo seletivo. Valorizamos e incentivamos a comunicação constante com os candidatos e nos relacionamos com eles sempre com respeito e transparência. O processo de integração já começa durante a etapa de seleção, na qual o profissional selecionado tem a oportunidade de conhecer melhor o negócio e também os nossos desafios.

*Os cargos de liderança são: presidente, vice-presidente, administrativo, diretoria e líderes.

IDENTIFICAÇÃO DE SUCESSORES

Independentemente do caminho de carreira que o colaborador deseja trilhar – administrativa, técnica ou projetos – temos ferramentas para identificar o potencial de crescimento de cada um de nossos talentos.

Os profissionais da carreira administrativa e de projetos têm o potencial avaliado em um Comitê de Sucessão, que utiliza como base o nosso planejamento sucessório, modelo de liderança e a metodologia 9 box.

As pessoas focadas na carreira técnica são avaliadas por um Comitê de Sucessão Técnico para identificar futuras possibilidades de crescimento.

CONTRATAÇÃO LOCAL(CARGOS DE LIDERANÇA*)

Brasil 86%

China (compressores) 100%

China (eletrônicos) 100%

Itália 100%

Eslováquia 100%

México 100%

Estados Unidos 75%

Rússia 100%

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

MODELO DE LIDERANÇA

Desde 2014, trabalhamos com um Modelo de Liderança que tem como objetivo orientar os colaboradores acerca das atitudes e comportamentos esperados pela Embraco. Esse modelo é baseado na premissa de que todos são líderes, seja do negócio, de uma função, de uma equipe ou de si mesmo. Sendo assim, todo o colaborador deve ser protagonista de sua carreira e do seu desenvolvimento dentro da empresa.

O nosso Modelo de Liderança é dividido em quatro atributos:

Viver e Liderar os Valores Embraco – nossos valores são a base para o que fazemos todos os dias e sustentam todos os atributos descritos a seguir.

Criar uma Estratégia Envolvente e Inspiradora – o melhor jeito de criar uma estratégia envolvente e inspiradora é tendo paixão pelos nossos produtos e nossa marca, nos desafiando e jogando para ganhar com determinação e persistência.

Conquistar e Cultivar Seguidores – não há melhor maneira de construir e sustentar o engajamento dos nossos colaboradores do que desenvolver pessoas para que elas atinjam todo o seu potencial e sejam capazes de romper barreiras.

Entregar Resultados Diferenciados – a única forma de alcançar resultados diferenciados é liderando com velocidade, propriedade e utilizando conversas francas para entregar feedbacks e mensagens assertivas.

MODELO DE LIDERANÇA

Desde 2014, trabalhamos com um Modelo de Liderança que tem como objetivo orientar os colaboradores acerca das atitudes e comportamentos esperados pela Embraco. Esse modelo é baseado na premissa de que todos são líderes, seja do negócio, de uma função, de uma equipe ou de si mesmo. Sendo assim, todo o colaborador deve ser protagonista de sua carreira e do seu desenvolvimento dentro da empresa.

O nosso Modelo de Liderança é dividido em quatro atributos:

Viver e Liderar os Valores Embraco – nossos valores são a base para o que fazemos todos os dias e sustentam todos os atributos descritos a seguir.

Criar uma Estratégia Envolvente e Inspiradora – o melhor jeito de criar uma estratégia envolvente e inspiradora é tendo paixão pelos nossos produtos e nossa marca, nos desafiando e jogando para ganhar com determinação e persistência.

Conquistar e Cultivar Seguidores – não há melhor maneira de construir e sustentar o engajamento dos nossos colaboradores do que desenvolver pessoas para que elas atinjam todo o seu potencial e sejam capazes de romper barreiras.

Entregar Resultados Diferenciados – a única forma de alcançar resultados diferenciados é liderando com velocidade, propriedade e utilizando conversas francas para entregar feedbacks e mensagens assertivas.

Page 49: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 49

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS

Além da remuneração fixa, oferecida a todos os colaboradores, utilizamos um Programa de Participação nos Resultados (PPR) para motivar o trabalho em equipe e o espírito de vitória de nossos talentos. Além das nossas metas corporativas, cada país possui suas metas locais.

PLANO DE PENSÃOGRI G4-EC3

As plantas do Brasil, Itália, China e o escritório nos Estados Unidos oferecem plano de pensão aos seus colaboradores.

Brasil: todos os colaboradores podem participar do plano de previdência contribuindo com 1% do salário nominal até R$ 7.260,00. Acima desse valor pode escolher contribuir até 5,5% da diferença. A nossa contribuição varia de acordo com a idade do profissional, corresponde entre 50% e 200% do valor empregado pelo colaborador.

Itália: a adesão é voluntária e está prevista em acordos coletivos. A contribuição é de 1,4% (colaboradores) e 4% (gestores). Nós contribuímos com o mesmo valor.

China: há um seguro de pensão legal para todos os colaboradores, sendo a contribuição de 8% por parte do colaborador e 20% por nossa parte.

Estados Unidos: todos os funcionários são elegíveis para o benefício e podem contribuir com uma porcentagem do seu salário – até o limite anual aceito pelo órgão tributário do país. Nós contribuímos com 75% do valor.

ENGAJAMENTO

Realizamos uma pesquisa anual para mapear o nível de engajamento dos colaboradores e contribuir com o sucesso da nossa estratégia. A pesquisa é realizada globalmente com todos os nossos profissionais (mensalistas e horistas) e também avalia a percepção dos colaboradores quanto à atuação dos nossos líderes, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Em 2016, 89% dos nossos colaboradores responderam à pesquisa, ao passo que em 2015 esse número foi de 90%.

A pesquisa é confidencial e nossos líderes utilizam os resultados para ações de melhoria junto aos seus times.

REMUNERAÇÃOGRI G4-EC5

Seguindo o nosso objetivo de atingir resultados extraordinários, procuramos reconhecer os nossos talentos por seus esforços. Nesse sentido, nossa política salarial segue critérios meritocráticos para recompensar os nossos profissionais de acordo com sua performance e potencial.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Para aprimorar o crescimento profissional dos nossos talentos utilizamos o Career Compass, uma ferramenta que ajuda os colaboradores a mapear, discutir e documentar um plano de carreira que identifica os próximos passos e experiências potencialmente necessárias para o seu desenvolvimento.

Proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local

Unidades 2015 2016Brasil 174,77% 176,56%

China (compressor) 113,78% 105,08%

China (eletrônicos) 118,75% 111,11%

Itália 136,76% 136,76%

Eslováquia 100,88% 100,00%

México 268,62% 257,80%

Estados Unidos 193,10% 193,10%

Rússia 500,20% 590,55%

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

CARREIRA W

A fim de permitir que todos os nossos talentos evoluam nas áreas em que mais se identificam, utilizamos um modelo de Carreira W para desenvolver e reter pessoas com diferentes perfis de liderança. Dependendo da área de atuação e das atividades desempenhadas, o colaborador terá uma trilha de carreira diferente, sempre alinhada com seus objetivos:

Técnico – colaboradores que trabalham em funções de pesquisa e engenharia, envolvidos em processos de transformação de produtos.

Projetos – colaboradores que atuam em grandes projetos definidos no GPL (Global Product Leadership), com alta complexidade tecnológica e gerencial.

Administrativo – colaboradores que trabalham nas áreas administrativas e de suporte, não envolvidos nos processos de transformação de produtos.

Até atingirem um determinado nível, os colaboradores das carreiras Técnica e de Projetos integram um Pool de Talentos, no qual têm a oportunidade de experimentar diferentes áreas e ter uma visão mais generalista para, posteriormente, tornarem-se líderes de projetos ou especialistas em um determinado assunto.

CARREIRA W

A fim de permitir que todos os nossos talentos evoluam nas áreas em que mais se identificam, utilizamos um modelo de Carreira W para desenvolver e reter pessoas com diferentes perfis de liderança. Dependendo da área de atuação e das atividades desempenhadas, o colaborador terá uma trilha de carreira diferente, sempre alinhada com seus objetivos:

Técnico – colaboradores que trabalham em funções de pesquisa e engenharia, envolvidos em processos de transformação de produtos.

Projetos – colaboradores que atuam em grandes projetos definidos no GPL (Global Product Leadership), com alta complexidade tecnológica e gerencial.

Administrativo – colaboradores que trabalham nas áreas administrativas e de suporte, não envolvidos nos processos de transformação de produtos.

Até atingirem um determinado nível, os colaboradores das carreiras Técnica e de Projetos integram um Pool de Talentos, no qual têm a oportunidade de experimentar diferentes áreas e ter uma visão mais generalista para, posteriormente, tornarem-se líderes de projetos ou especialistas em um determinado assunto.

Page 50: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 50

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Os nossos treinamentos utilizam uma estrutura de ADD (Antes, Durante e Depois das atividades em sala de aula) reforçando assim a sustentabilidade do conhecimento adquirido. Algumas formas de transferência de conhecimento usadas são:

• Tecnologia: ferramentas online como vídeos e metodologias e-learning;

• Relacionamento: práticas de coaching, mentoring e feedbacks;

• Sala de aula: aulas, seminários e treinamentos presenciais; e

• Prática: workshops, estudos de benchmarks e rotatividade de posições para oferecer uma visão holística do negócio aos nossos profissionais.

Em 2016, utilizamos 227.800 horas para treinar nossos colaboradores. Em média, no último ano, oferecemos 28,8 horas de treinamento formal por colaborador – no ano anterior, esse número foi de 40,2 horas. A redução se deve ao momento de transformação que estamos vivendo. Estrategicamente, no último ano, por meio do Transformation (mais informações na página 12) estivemos focados na revisão da nossa cultura para nos tornarmos mais simples, inovadores e focados em nossos clientes.

No último biênio, os treinamentos foram oferecidos da seguinte forma:

Mais informações na página 55.

Para que o desenvolvimento dos colaboradores ganhe ainda mais abrangência e capilaridade, no período coberto pelo relatório reforçamos a figura dos “Embaixadores do Conhecimento”, que são multiplicadores internos dos programas de treinamento.

Além dos programas internos, também investimos em bolsas de estudo para que os colaboradores entre os níveis operacionais e administrativos realizem cursos técnicos, graduação ou pós-graduação.

EDUCAÇÃO CORPORATIVAGRI G4-LA9

Para atingir a nossa visão 2020, trabalhamos com uma série de programas de desenvolvimento baseados na metodologia de aprendizagem EEE: Experiência, Exposição e Educação. O objetivo é oferecer aos colaboradores opções de desenvolvimento para apoiá-los ao longo de sua carreira.

TOTAL DE HORAS DE TREINAMENTO EM 2015(POR CATEGORIA FUNCIONAL)

Executivos (Presidente, Vice-Presidente, Diretores e Gerentes Seniores)

Líderes

Colaboradores(Administrativo, Operacional e Outros)

1.882 horas(0,4%)

6.358 horas(1,5%)

425.871 horas(98,1%)

Horas de Treinamento em 2015

Categoria FuncionalMÉDIA

MÉDIAM H

Executivos (Presidente, Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes Seniores)

14,0 16,3 16,1

Líderes 25,9 32,5 30,3Colaboradores (Administrativo, Operacional e Outros)

20,2 51,1 40,7

Média por colaborador 20,3 50,3 40,2

TOTAL DE HORAS DE TREINAMENTO EM 2016(POR CATEGORIA FUNCIONAL)

Executivos (Presidente, Vice-Presidente, Diretores e Gerentes Seniores)

Líderes

Colaboradores(Administrativo, Operacional e Outros)

2.492 horas(1,1%)

4.761 horas(2,1%)

220.548 horas(96,8%)

Horas de Treinamento em 2016

Categoria FuncionalMÉDIA

MÉDIAM H

Executivos (Presidente, Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes Seniores)

19,6 21,3 21,1

Líderes 24,7 22,2 22,9Colaboradores (Administrativo, Operacional e Outros)

14,3 23,3 20,7

Média por colaborador 14,6 23,3 20,8

significa Possibilidades significa Desafio significa Descoberta

Experiência Exposição Educação

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

Page 51: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 51

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOGRI G4-LA11

Para avaliar o desempenho de nossos talentos, realizamos anualmente uma avaliação individual baseada no modelo Extraordinary Performance & Results (EP&R), estruturada em cinco dimensões e divididas em dois aspectos.

O que foi entregue:• Resultados vs. objetivos • Escopo de trabalho

Como foram feitas as entregas:• Aderência aos nossos Valores• Habilidades de liderança e gestão • Desenvolvimento pessoal e de talentos

Já em termos de processo, nossa avaliação segue a Jornada Embraco (mais informações no box a seguir) e prevê três etapas principais para o ano:

• Alinhamento e Compromisso – estabelecimento de metas para o ano com base na nossa estratégia.

• Desenvolvimento e Entrega – uma revisão no meio do processo para avaliar o que já foi entregue e, se necessário, fazer ajustes na rota.

• Confirmação e Recompensa – ao final do ano avaliamos as entregas e, de acordo com os resultados, o colaborador recebe a sua remuneração variável.

Ao final desse processo, todos os colaboradores administrativos recebem um feedback personalizado, que visa apoiar o seu desenvolvimento profissional.

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

JORNADA EMBRACO

Em 2015, lançamos a Jornada Embraco, uma plataforma online criada para

consolidar todos os processos e ferramentas de carreira e desenvolvimento profissional em um único lugar. Além de apoiar todos

os colaboradores na compreensão da nossa forma de gestão de pessoas, a plataforma

auxilia os nossos talentos a compreenderem o que se espera deles em cada etapa da

jornada na empresa.

JORNADA EMBRACO

Em 2015, lançamos a Jornada Embraco, uma plataforma online criada para

consolidar todos os processos e ferramentas de carreira e desenvolvimento profissional em um único lugar. Além de apoiar todos

os colaboradores na compreensão da nossa forma de gestão de pessoas, a plataforma

auxilia os nossos talentos a compreenderem o que se espera deles em cada etapa da

jornada na empresa.

Alinhamento & Compromisso

Confirmação & Recompensa

Desenvolvimento & Entrega

Jornada Embraco

Page 52: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 52

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

SAÚDE E SEGURANÇA

A segurança dos nossos colaboradores é um objetivo prioritário para gestão do nosso negócio. Para monitorar e gerir esse tema, a partir de 2016 cada uma de nossas plantas passou a realizar reuniões semanais, sempre com a presença do vice-presidente e diretor da planta, além de outros convidados para discutir questões de segurança. O tema também é abordado mensalmente na reunião de liderança, composta pelo presidente, vice-presidentes e os diretores de todas as unidades da empresa.

Para fazer a gestão da segurança operacional, desde 2013 contamos com o apoio da metodologia do WCM que, dentro desse tema, tem como claro objetivo atingir e manter a meta de ZERO acidentes. Adicionalmente, em 2016 realizamos globalmente mais de 140 eventos para prevenir acidentes.

Por meio de todas essas ações, foi possível atingir uma redução de 46% no número de acidentes com afastamento em relação a 2015.

Além das ferramentas do WCM para o pilar Segurança, os colaboradores presentes em nossas plantas contam com outros programas, que são descritos a seguir.

REGRAS DE OURO DE SEGURANÇA

As nossas Regras de Ouro de Segurança orientam o comportamento das atividades executadas nas plantas por nossos colaboradores, fornecedores e visitantes. Em 2015 e 2016, trabalhamos para disseminar globalmente essas regras.

BEHAVIOR-BASED SAFETY E SMAT

Desde 2011, adotamos globalmente o Behavior-Based Safety (BBS – Segurança Baseada em Comportamento, em português), um programa que busca criar um ambiente de trabalho seguro por meio da observação do comportamento dos colaboradores e do fornecimento de feedbacks regulares aos profissionais ligados às atividades fabris.

Com a introdução do WCM, iniciamos um movimento de transição do Behavior-Based Safety para o SMAT, uma ferramenta que, assim como o BBS, foca no fenômeno do comportamento com o objetivo de mudar a cultura de segurança.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)

As nossas unidades no Brasil contam com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que atende à Norma Regulamentadora 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho Brasileiro.

Em 2016, contamos com 156 membros na CIPA, que realizaram diversos procedimentos focados em segurança, como reuniões, inspeções e execução de campanhas e da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA).

FORÇA DE TRABALHO REPRESENTADA EM COMITÊS FORMAIS DE SAÚDE E SEGURANÇA GRI G4-LA5

Todas as nossas plantas contam com comitês formais de saúde e segurança. Globalmente, 348 colaboradores fazem parte desses comitês e representam 99,6% da nossa força de trabalho. Os outros 0,4% são os colaboradores da Rússia e dos Estados Unidos, países onde trabalhamos apenas com escritórios comerciais com baixo número de profissionais e, portanto, não necessitam de tais comitês.

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

Page 53: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 53

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

PERFORMANCE EM SEGURANÇAGRI G4-LA6

Em 2016, nossos índices de segurança no trabalho foram melhores aos apresentados em 2015 – com exceção de doença ocupacional, que permaneceu praticamente estável. Os principais destaques foram as taxas de lesões e absenteísmo, que reduziram respectivamente 0,97 p.p. e ,54 p.p..

TEMAS RELATIVOS À SEGURANÇA E SAÚDE COBERTOS POR ACORDOS FORMAIS COM SINDICATOSGRI G4-LA8

Os acordos formais de saúde e segurança estabelecidos entre nós e os sindicatos são realizados país a país e envolvem os seguintes temas:

Brasil: estabilidade de emprego após 60 dias de licença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Eslováquia: utilização de EPI; exame médico com base na posição de trabalho; formação periódica em segurança e proteção contra incêndios; participação do sindicato em inquéritos de apuração de eventuais acidentes ou doenças ocupacionais; fornecimento de informações adequadas em caso de mudança de tecnologia ou equipamento que possa oferecer impacto na segurança; e reuniões periódicas com colaboradores membros do Comitê Formal de Saúde e Segurança.

Itália: avaliação de segurança por meio do programa de saúde ocupacional; e reuniões periódicas com sindicato, alta liderança e médicos (medicina do trabalho) responsáveis, para discussão de questões ligadas à saúde e segurança no trabalho.

México: utilização de EPI; e cumprimento das exigências legais de saúde e segurança.

Estados Unidos: utilização de EPI; e cumprimento das exigências legais de saúde e segurança.

China: utilização de EPI; e cumprimento das exigências legais de saúde e segurança.

1 As taxas de lesões e dias perdidos da planta de Itaiópolis estão contabilizadas na linha “Brasil (Compressores)”.2 A nossa operação na Rússia conta apenas com um escritório de vendas – por isso não são medidas as taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos e absenteísmo

Saúde e Segurança em 2015 e 2016

Unidades Taxa de Lesões Taxa de Doença Ocupacional

Taxa de Dias Perdidos

Taxa de Absenteísmo

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016Brasil (Compressores) 1,71 1,13 0 0 0,06 0,07 2,91 2,6

China (Compressores) 0,75 0,7 0 0 0,13 0 1,55 0,7

Itália (Compressores) 3,98 1,87 0 0 1 0,27 2,72 2,67

Eslováquia (Compressores) 3,57 1,86 0 0,02 0,11 0,26 0,12 2,67

México (Compressores) 3,93 1,93 0 0 0 0,16 1,78 2,23

Brasil (Fundição)1 - - 0 0 - - 3,19 3,14

Brasil (Itaiópolis)1 - - 0 0 - - 2,62 2,04

China (Eletrônicos) 0 0 0 0 0 0 1,07 0,73

Estados Unidos 0 0 0 0 0 0 5,6 0

Rússia2 - - - - - - - -

MÉDIA GLOBAL 2,22 1,25 0,00 0,00 0,11 0,10 2,40 1,86

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

Page 54: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

pessoas engajadas

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 54

desempenho ambiental

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Transformando Comunidades Acreditamos no potencial de transformar realidades nas comunidades em que atuamos e engajamos os colaboradores para que eles atuem em alguma localidade de seu interesse, realizando diferentes atividades que beneficiam diretamente a população que vive no entorno das nossas plantas e escritórios globalmente.

O trabalho voluntário dos nossos colaboradores tem o objetivo de valorizar as comunidades que recebem as nossas unidades em todo o mundo. Visando transformar e gerar valor compartilhado, em 2015 e 2016 investimos em projetos sociais e atividades voluntárias nas comunidades do Brasil, China, Eslováquia, Itália e México, que beneficiaram e contribuíram para o bem-estar de mais de 35 mil pessoas.

No último biênio, também oferecemos globalmente cerca de 5 mil horas de trabalho comunitário, realizadas com o apoio de mais de 500 voluntários, em eventos como o Global Volunteer Day (Prove um Dia Diferente).

PRINCIPAIS AÇÕES

Realizado no Brasil desde 1992, o Prêmio Embraco de Ecologia é a nossa principal ação de investimento social no País e tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nas escolas nos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em suas mais de 24 edições (sendo as duas últimas em 2015 e 2016), o prêmio já recebeu 823 projetos, dos quais 106 foram selecionados e implantados com o patrocínio da empresa. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Seguindo os moldes da planta Brasil, a Eslováquia também realiza o Prêmio Embraco de Ecologia na comunidade local desde 2007. Em 2015, quatro jardins de infância e quatro escolas primárias receberam o nosso apoio para realizar seus projetos escolares. Em 2016, ampliamos o número de escolas e jardins de infância autorizados a enviar seus projetos. O próximo passo é motivar essas instituições para que elas se juntem às demais e também realizem projetos ecológicos.

Outro destaque da Eslováquia em 2015 foi o Projeto com a Universidade Tecnológica da Eslováquia, por meio do qual fornecemos suporte financeiro para estudantes construírem um carro de corrida elétrico, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.

No México, as principais ações envolveram a família dos nossos colaboradores, que tiveram a oportunidade de visitar a fábrica e conhecer mais sobre a Embraco, e também crianças com deficiência, que participaram de atividades com nossos voluntários no dia das crianças.

Em Pequim (China), a principal atividade foi a Educação para Crianças Migrantes, um projeto realizado há três anos por 12 voluntários da Embraco que são conectados com esses alunos por meio de cartas mensais e encontros presenciais semestrais. Já Qingdao (China), para engajar a comunidade os colaboradores realizaram um mutirão de limpeza, ressaltando a importância do trabalho voluntário e a preservação do meio ambiente.

Na Itália, realizamos um trabalho de educação ambiental com uma escola local para conscientizar as crianças sobre como as decisões de hoje impactam o nosso futuro.

Um Time de Talentos Transformando Comunidades

TRANSFORMANDO O PLANETA

Em 2015, recebemos novamente os prêmios Via Bona Slovakia, na categoria Parceiro

da Comunidade, e Golden Ant Award, em reconhecimento das nossas ações

de responsabilidade social na Eslováquia.

TRANSFORMANDO O PLANETA

Em 2015, recebemos novamente os prêmios Via Bona Slovakia, na categoria Parceiro

da Comunidade, e Golden Ant Award, em reconhecimento das nossas ações

de responsabilidade social na Eslováquia.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBRACO (ADE)

Há 41 anos oferecemos lazer e recreação a toda a comunidade de Joinville (Brasil), onde mantemos a nossa sede. Na Associação Desportiva Embraco (ADE) é possível desfrutar de momentos de qualidade de vida em um lugar seguro, agradável e cercado pela natureza.Entre as atividades oferecidas estão academia, ginástica, artes marciais e um grupo de corrida. Para as crianças gastarem as suas energias, a ADE oferece escolinhas de Vôlei, Futebol, Judô entre outras atividades. A infraestrutura da Associação ainda abriga pista de atletismo, parque, restaurante, espaço para eventos, boliche e quadras esportivas.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA EMBRACO (ADE)

Há 41 anos oferecemos lazer e recreação a toda a comunidade de Joinville (Brasil), onde mantemos a nossa sede. Na Associação Desportiva Embraco (ADE) é possível desfrutar de momentos de qualidade de vida em um lugar seguro, agradável e cercado pela natureza.Entre as atividades oferecidas estão academia, ginástica, artes marciais e um grupo de corrida. Para as crianças gastarem as suas energias, a ADE oferece escolinhas de Vôlei, Futebol, Judô entre outras atividades. A infraestrutura da Associação ainda abriga pista de atletismo, parque, restaurante, espaço para eventos, boliche e quadras esportivas.

Page 55: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

INFORMAÇÕESADJACENTES

Page 56: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 56

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

desempenho ambiental

pessoas engajadas

Consumo energéticoGRI G4-EN5

Intensidade energética por Planta (GJ/unidade)

Combustível

Brasil Compressores

Brasil FundiçãoBrasil

ComponentesChina

CompressoresEslováquia

CompressoresItália

CompressoresMéxico

CompressoresChina

EletrônicosEstados Unidos

Intensidade energética Embraco (GJ/compressor)

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016

Energia Direta

Gás natural 0,014468 0,014711 0,139302 0,126180 0,000000 0,000000 0,009668 0,009956 0,021780 0,022025 0,060780 0,068295 0,015745 0,016080 0,000000 0,000000 0,051960 0,000029 0,018076 0,018345

Metanol 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000007 0,000010 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000013 0,000013

Propano 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000072 0,000099 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000128 0,000132

GLP 0,000476 0,000364 0,052222 0,066329 0,000066 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000446 0,000321

Óleo diesel 0,000122 0,000121 0,000000 0,000718 0,000000 0,000000 0,000047 0,000028 0,000131 0,000102 0,000366 0,000318 0,000000 0,000023 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000105 0,000098

Gasolina 0,000011 0,000012 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000155 0,000159 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000035 0,000036

Etanol 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000015 0,000012 0,000004 0,000005 0,000012 0,000015 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000004 0,000004

Querosene 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000009 0,000007 0,000005 0,000003 0,000013 0,000009 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000000 0,000003 0,000002

Energia Indireta

Energia Elétrica 0,023764 0,022085 2,926780 2,973878 0,000291 0,000359 0,016926 0,017157 0,025532 0,025571 0,071251 0,079289 0,020558 0,020612 0,001521 0,001380 0,016938 0,019358 0,032604 0,032481

INFORMAÇÕES ADJACENTES

Emissões Perfil dos ColaboradoresConsumo Energético Resíduos Educação corporativa

Page 57: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 57

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

desempenho ambiental

pessoas engajadas

EmissõesGRI G4-EN15 | G4-EN16 | G4-EN19

Emissões de GEE 2015 e 2016 (tCO2e)

Unidade Escopo 1 Variação 2015 vs.

2016Escopo 2

Variação 2015 vs.

2016

Escopo 1 + Escopo 2

Variação 2015 vs.

2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016Brasil (Compressores) 15.471 16.018 3,5% 11.358 7.041 -38,0% 26.829 23.059 -14,1%

China (Compressores) 3.920 4.406 12,4% 17.634 17.487 -0,8% 21.553 21.893 1,6%

Itália (Compressores) 3.363 3.130 -6,9% 3.932 3.618 -8,0% 7.295 6.749 -7,5%

Eslováquia (Compressores) 7.638 7.758 1,6% 9.238 9.338 1,1% 16.876 17.096 1,3%

México (Compressores) 5.817 6.335 8,9% 12.194 12.691 4,1% 18.010 19.027 5,6%

Brasil (Fundição) 859 905 5,3% 7.527 5.209 -30,8% 8.386 6.113 -27,1%

Brasil (Itaiópolis) 475 247 -48,1% 568 344 -39,3% 1.043 591 -43,3%

Brasil (Eletrônicos)1 0 0 - 191 0 -100,0% 191 0 -100,0%

China (Eletrônicos) 0 0 - 1.123 1.142 1,6% 1.123 1.142 1,6%

Estados Unidos 266 0 -100,0% 254 271 6,4% 520 271 -48,0%

Total Embraco (Global) 37.809 38.799 2,6% 64.019 57.141 -10,7% 101.828 95.940 -5,8%

1. A planta de Eletrônicos do Brasil foi desativada no começo de 2015, no entanto, ainda foram contabilizadas algumas emissões nesse período.

Emissões Perfil dos ColaboradoresConsumo Energético Resíduos Educação corporativa

Page 58: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 58

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

desempenho ambiental

pessoas engajadas

ResíduosGRI G4-EN23

Geração de resíduos (t)

Brasil Compressores

China Compressores

Eslováquia Compressores

Itália Compressores

México Compressores

Brasil Fundição Brasil Itaiópolis China Eletrônicos2 Estados Unidos Rússia3 TOTAL

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016

Resíduos Não Perigosos

Reciclagem econômica

44.569 44.625 5.303 4.715 21.363 22.900 4.418 3.498 12.455 13.800 189 2.013 1 448 21 26 553 2.727 0 0 88.872 94.751

Reciclagem ambiental

414 692 129 108 85 175 416 438 868 245 62 905 58 10 0 0 0 0 0 0 2.032 2.574

Aterro sanitário1 422 119 327 291 178 164 185 107 166 179 13.525 14.444 1 26 2 0 215 1 0 0 15.022 15.330

Resíduo de construção civil/ remediação

143 124 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 143 124

SUBTOTAL 45.548 45.559 5.759 5.114 21.626 23.239 5.019 4.043 13.489 14.224 13.776 17.361 61 484 22 26 768 2.728 0 0 106.069 112.778

Resíduos Perigosos

Reciclagem econômica

241 230 29 21 41 49 0 0 0 0 0 15 5 1 0 0 0 0 0 0 317 316

Reciclagem ambiental

329 466 5 1 1.716 1.900 43 42 38 99 0 56 49 58 0 0 0 0 0 0 2.179 2.621

Aterro sanitário 109 42 0 0 191 65 33 79 173 50 38 61 3 1 0 0 0 0 0 0 547 298

Incineração 0 0 143 120 0 0 0 0 85 52 0 0 0 0 18 14 0 0 0 0 246 187

SUBTOTAL 679 738 177 142 1.948 2.014 76 121 296 201 38 131 57 61 18 14 0 0 0 0 3.289 3.421

TOTAL 46.227 46.297 5.936 5.256 23.574 25.253 5.095 4.164 13.785 14.425 13.814 17.493 118 545 40 40 768 2.728 0 0 109.357 116.200

1. A planta de compressores do Brasil zerou o envio de resíduos industrial para aterro sanitário em 2015, mas ainda enviamos outros tipos de resíduos para essa destinação.2. A planta de eletrônicos da China passou a zerar o envio de resíduos industriais para aterro sanitário em março de 2016, por isso, no acumulado do ano ela ainda destinou 0,24 toneladas de resíduos para essa destinação.3. Na Rússia temos somente escrório, por isso não há uma geração de resíduos relevantes (em comparação com os países onde temos fábricas).

Emissões Perfil dos ColaboradoresConsumo Energético Resíduos Educação corporativa

Page 59: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 59

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

desempenho ambiental

pessoas engajadas

Perfil dos ColaboradoresGRI G4-10

Perfil dos Colaboradores em 2016

BrasilChina

(compressores)China

(eletrônicos)Itália México Eslováquia Estados Unidos Rússia Total

Colaboradores por tipo de emprego M H M H M H M H M H M H M H M H M H

Jornada Integral 1.142 3.540 313 1.155 178 50 169 383 428 799 783 1.504 15 17 6 4 3.034 7.452

Sem controle de jornada 79 318 0 0 0 0 0 0 7 29 8 31 2 6 0 0 96 384

Total 1.221 3.858 313 1.155 178 50 169 383 435 828 791 1.535 17 23 6 4 3.130 7.836

Colaboradores por categoria funcional M H M H M H M H M H M H M H M H M H

Presidente e vice-presidentes

1 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 8

Diretores 1 20 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 1 22

Gerentes Seniores 5 40 5 6 0 1 2 9 0 4 0 8 1 3 0 2 13 73

Líderes 17 63 15 24 2 2 4 7 7 23 11 29 1 2 1 0 58 150

Administrativos 201 654 111 181 28 32 28 65 36 121 131 224 15 18 5 2 555 1.297

Operacional (Direto e Indireto)

952 2.991 182 944 148 15 135 301 392 680 649 1.273 0 0 0 0 2.458 6.204

Outros 44 82 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 44 82

Total por gênero 1.221 3.858 313 1.155 178 50 169 383 435 828 791 1.535 17 23 6 4 3.130 7.836

Total por país 5.079 1.468 228 552 1.263 2.326 40 10 10.966

Emissões Perfil dos ColaboradoresConsumo Energético Resíduos Educação corporativa

Page 60: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 60

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

desempenho ambiental

pessoas engajadas

Perfil dos ColaboradoresGRI G4-10

Perfil dos Colaboradores em 2015

BrasilChina

(compressores)China

(eletrônicos)Itália México Eslováquia Estados Unidos Rússia Total

Colaboradores por tipo de emprego M H M H M H M H M H M H M H M H M H

Jornada Integral 1.211 3.516 355 1.081 197 51 174 402 870 412 704 1.328 15 20 5 4 3.529 6.814

Sem controle de jornada 73 293 0 28 0 0 0 0 9 28 0 9 2 5 0 0 84 363

Total 1.284 3.809 355 1.109 197 51 174 402 879 440 704 1.337 17 25 5 4 3.613 7.177

Colaboradores por categoria funcional M H M H M H M H M H M H M H M H M H

Presidente e vice-presidentes

1 7 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 7

Diretores 1 16 0 2 0 0 0 3 0 0 0 1 0 1 0 0 1 23

Gerentes Seniores 4 44 4 5 0 0 2 8 0 6 0 7 0 3 0 2 10 75

Líderes 20 54 18 31 3 2 5 9 11 17 9 26 3 1 1 0 70 140

Administrativos 216 650 117 196 27 35 32 66 67 86 100 205 12 15 3 2 574 1.255

Operacional (Direto e Indireto)

1.005 2.972 216 874 167 14 135 316 801 331 595 1.098 2 5 1 0 2.922 5.610

Outros 37 66 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 37 67

Total por gênero 1.284 3.809 355 1.109 197 51 174 402 879 440 704 1.337 17 25 5 4 3.615 7.177

Total por país 5.093 1.464 248 576 1.319 2.041 42 9 10.792

Emissões Perfil dos ColaboradoresConsumo Energético Resíduos Educação corporativa

Page 61: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

informações adjacentes

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 61

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

desempenho ambiental

pessoas engajadas

Educação corporativaGRI G4-LA9

Média de Horas de Treinamento em 2016

Categoria FuncionalBrasil

China(compressores)

China(eletrônicos)

Itália México Eslováquia Estados Unidos RússiaMédia

por gênero

Média por categoria funcional

M H M H M H M H M H M H M H M H M H

Executivos (Presidente, Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes Sênior)

15,7 19,9 21,1 27,2 - 137,0 24,3 14,7 - - - 28,8 30,0 43,3 - 4,0 19,6 21,3 21,1

Líderes 24,4 22,2 21,7 35,9 51,5 92,0 74,6 18,1 2,3 3,8 20,8 20,2 45,0 40,0 4,0 - 24,7 22,2 22,9

Colaboradores (Administrativo, Operacional e Outros)

4,3 8,5 73,4 108,4 64,2 48,3 4,3 10,9 1,9 1,7 5,5 10,4 5,0 5,0 8,8 4,0 14,3 23,3 20,7

Média por colaborador 4,7 8,9 70,1 106,4 64,1 51,8 6,2 11,1 1,9 1,7 5,7 10,6 8,8 13,0 8,0 4,0 14,6 23,3 20,8

Média de Horas de Treinamento em 2015

Categoria FuncionalBrasil

China(compressores)

China(eletrônicos)

Itália México Eslováquia Estados Unidos RússiaMédia

por gênero

Média por categoria funcional

M H M H M H M H M H M H M H M H M H

Executivos (Presidente, Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes Sênior)

4,1 4,8 26,3 17,6 0,0 0,0 19,5 32,1 0,0 0,3 - 67,2 - 32,0 - 1,5 14,0 16,3 16,1

Líderes 23,1 23,8 25,0 39,5 66,7 152,0 56,7 64,8 2,0 1,9 36,4 41,9 22,0 30,0 1,0 0,0 25,9 32,5 30,3

Colaboradores (Administrativo, Operacional e Outros)

10,5 11,2 100,8 259,5 54,7 42,8 32,1 26,2 1,1 3,9 10,9 16,6 5,4 4,5 4,0 1,5 20,2 51,1 40,7

Média por colaborador 10,6 11,3 96,1 251,8 54,9 52,0 32,7 27,2 1,1 3,7 11,2 17,4 8,3 9,9 3,4 1,5 20,3 50,3 40,2

Emissões Perfil dos ColaboradoresConsumo Energético Resíduos Educação corporativa

Page 62: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

ÍNDICEGRI

Page 63: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 63

desempenho ambiental

pessoas engajadas

informações adjacentes

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

GRI G4-32

PERFIL

Ref. Descrição Resposta direta ou indicação de página Pacto Global ODS

1. Estratégia e Análise

G4-1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão sobre a relevância da sustentabilidade para a organização 6

G4-2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades 17

2. Perfil Organizacional

G4-3 Nome da organização 8

G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços 8

G4-5 Localização da sede 8

G4-6 Número de países em que a organização opera 8

G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedadeWhilpool S.A.

unidade compressores

G4-8 Mercados atendidos 8

G4-9 Porte da organização 8

G4-10 Perfil da força de trabalho 46 8

G4-11 Percentual de empregados cobertos por negociação coletiva 46 3 8

G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da Companhia 26

G4-13 Principais mudanças na estrutura da companhia durante o período cobertoNo período coberto pelo

relatório não houve mudanças relevantes na estrutura.

G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social, que a organização subscreve ou endossa 19 17

G4-16Participação significativa em associações e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: possui assento em grupos responsáveis pela governança corporativa; integra projetos ou comitês; contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada

22 17

Índice GRI

ÍNDICE GRI

Page 64: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 64

desempenho ambiental

pessoas engajadas

informações adjacentes

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Ref. Descrição Resposta direta ou indicação de página Pacto Global ODS

3. Aspectos Materiais Identificados e Limites

G4-17 Lista de entidades incluídas nas demonstrações financeirasPor razões estratégicas essa informação não é divulgada

G4-18 Processo para definição do conteúdo e limite do relatório 4

G4-19 Lista de aspectos materiais identificados no processo de definição do conteúdo 4

G4-20 Limite de cada aspecto material para a organizaçãoO processo de materialidade

não incluiu a definição do limite de cada aspecto.

G4-21 Limite de cada aspecto material fora da organizaçãoO processo de materialidade

não incluiu a definição do limite de cada aspecto.

G4-22 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anterioresNão há reformulações de

informações fornecidas em relatórios anteriores.

G4-23 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite dos aspectos abordados 4

4. Engajamento de Stakeholders

G4-24 Lista de stakeholders engajados pela organização 4

G4-25 Base usada para identificação e seleção de stakeholders para engajamentoIdentificação e seleção dos

stakeholders para engajamento com base em estudos internos.

G4-26 Abordagem adotada pela Companhia para engajar stakeholders e frequência do engajamento 4

G4-27 Principais tópicos levantados durante o engajamento de stakeholders e medidas adotadas pela Companhia para abordá-los 4

Índice GRI

Page 65: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 65

desempenho ambiental

pessoas engajadas

informações adjacentes

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Ref. Descrição Resposta direta ou indicação de página Pacto Global ODS

5. Perfil do Relatório

G4-28 Período coberto pelo relatório 2

G4-29 Data do relatório anterior mais recente 2014

G4-30 Ciclo de emissão dos relatórios Bienal

G4-31 Dados para contato sobre dúvidas em relação ao relatório 68

G4-32 Opção de aplicação das diretrizes (essencial ou abrangente) índice GRI e verificação externaEsse relatório é aderente à

opção Essencial da Diretriz G4.

G4-33 Política e prática para submeter o relatório a uma verificação externa

O nosso Relatório de Sustentabilidade 2015 & 2016

não foi submetido à verificação externa.

6. Governança

G4-34 Estrutura de governança, incluindo comitês 10

7. Ética e Integridade

G4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização, como códigos de conduta e de ética 9 e 11 6 16

Índice GRI

Page 66: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 66

desempenho ambiental

pessoas engajadas

informações adjacentes

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

DESEMPENHO

Ref. Descrição Resposta direta ou indicação de página Pacto Global ODS

Desempenho Econômico

EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece 49

EC5 Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes 49 5 e 8

EC6 Proporção de membros de alta gerência contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes 48 8

Ambiental

EN3 Consumo de energia dentro da organização 37 7 7, 12 e 13

EN5 Intensidade energética 37 e 56 7 7, 12 e 13

EN6 Redução do consumo de energia 37 e 39 7 e 8 7, 12 e 13

EN7 Reduções nos requisitos de energia relacionados a produtos e serviços 14 e 23 7, 8 e 9 7, 12 e 13

EN15 Emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) (Escopo 1) 40 e 57 7 3, 12 e 13

EN16 Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia (Escopo 2) 40 e 57 7 3, 12 e 13

EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) 40 e 57 7 3, 12 e 13

EN23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição 41 e 58 7 3, 6 e 12

EN24 Número total e volume de vazamentos significativosNão houve vazamentos significativos no período coberto pelo relatório.

7 3, 6 e 12

EN28 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto 35 7,8 e 9 12

EN32 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais 27 7 e 8 12

EN33 Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas 27 7 e 8 12

Índice GRI

Page 67: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

índice GRI créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 67

desempenho ambiental

pessoas engajadas

informações adjacentes

responsabilidade e eficiência na cadeia de valor

Ref. Descrição Resposta direta ou indicação de página Pacto Global ODS

Social: Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente

LA1Total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região

47 6 5 e 8

LA5Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho

52 8

LA6Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e gênero

53 3

LA8Temas relativos à segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos

53 3 3 e 8

LA9Média de horas de treinamento por ano, por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional

50 e 61 4, 5 e 8

LA10Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários em preparação para a aposentadoria

Oferecemos diferentes opções de treinamento para nossos colaboradores, no entanto, nenhuma delas é focada na preparação para a aposentadoria.

8

LA11Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminado por gênero e categoria funcional

51 5 e 8

LA14Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas

27 1, 2, 4 e 5 8 e 16

LA15Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

27 1, 2, 4 e 5 8 e 16

Social: Direitos Humanos

HR5Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil

Não temos nenhuma informação de trabalho infantil, forçado, ou análogo ao escravo em nossa cadeia de suprimentos direta. Em 2015, realizamos uma desmontagem de um de nossos compressores com o intuito de analisar os possíveis materiais utilizados

que conteriam as matérias-primas conhecidas como 3TG (Tungstênio, Estanho, Tântalo e Ouro), que possuem alto risco de serem derivadas da República Democrática do Congo e países vizinhos, conhecidos pela Zona de Conflito de Minérios e que usufruem de

trabalho infantil, forçado, ou análogo ao escravo para extração.Após identificar que em fornecedores diretos não possuímos nenhum localizado nestas regiões, disparamos uma pesquisa para

nossos fornecedores responderem pelos materiais que eles utilizam na produção dos componentes fornecidos para Embraco, com o intuito de fazer um mapeamento para que não haja materiais derivados no segundo nó da cadeia.

Dos 145 fornecedores analisados em 2015, 46 estavam avaliados como Risco Alto de comprar materiais da Zona de Conflito de Minérios. A pesquisa para 2016 ainda está em andamento e a nova classificação da base de fornecedores deve estar pronta em 2017.

1, 2, 4 e 5 8 e 16

HR6Operações identificadas como de risco significativo de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado ou análogo ao escravo

1, 2, 4 e 5 8 e 16

HR10Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a direitos humanos

27 1, 2, 4 e 5 8 e 16

HR11Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

26 e 27 1, 2, 4 e 5 8 e 16

Índice GRI

Page 68: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - embraco.com · sustentabilidade perfil mensagem da liderança definição do conteúdo desempenho ambiental índice GRI créditos RELATRIO DE SUSTENTABILIDADE

inovação para sustentabilidade

perfilmensagem da liderança

definição do conteúdo

créditos

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2015 & 2016 68

desempenho ambiental

pessoas engajadas

informações adjacentes

índice GRIresponsabilidade e

eficiência na cadeia de valor

GRI G4-31

Coordenação geralEmbraco – Comunicação e Sustentabilidade Corporativa

Redação, Consultoria GRI, Tradução, Revisão, Layout e ProduçãoRICCA RI

FotografiasArquivo Embraco

Diretoria Corporativa de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da EmbracoRua Rui Barbosa, 1.020, caixa postal 91CEP: 89219-901Joinville – Santa Catarina, Brasil.

Em caso de dúvidas, sugestões ou comentários sobre o conteúdo do relatório, é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected].

créditos

CRÉDITOS