RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações...

41
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2014

Transcript of RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações...

Page 1: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

RELATÓRIO DESUSTENTABILIDADE2014

Page 2: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

40 ANOS TIROL

CONFIANÇA E RESPEITO

HÁ 40 ANOSCOM VOCÊ

PRÓXIMOS 40 ANOS

EQUIPE TIROL

SOBRE O RELATÓRIO

40 anos produzindo oportunidades 06

Como a Tirol chegou aqui – 40 ANOS 07

Forma de Gestão 12

A Geração que transforma 15

Compromisso com a qualidade 18

Credibilidade 22

Ética e Integridade 23

Inovação 24

O reconhecimento 25

Presença 26

Segurança no trabalho 31

Incentivos que fazem a diferença 35

O trabalho pela marca do sabor 40

Marketing 42

Atendimento ao cliente 43

Os desafios da Tirol 46

A Qualidade do leite 47

Os incentivos à comunidade 53

Os cuidados com a marca 57

Indicadores GRI 68O Meio Ambiente 60

Os cuidados com o transporte 67

32

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 3: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

ANOS DA TIROL

Em 2014, a Lacticínios Tirol LTDA comemorou 40 anos de empresa. Foi com grande satisfação e alegria que chegou a este patamar com credibilidade perante o consumidor, respeito dos colaboradores, competência de sua equipe e responsabilidade de todos os envolvidos.

A Tirol iniciou os seus trabalhos em 1974, no município de Treze Tílias em Santa Catarina. Hoje, após 40 anos, a empresa tem sua marca reconhecida nacionalmente pela qualidade e preocupação com seus produtores e consumidores.

Com uma linha de mais de 200 produtos, entre leites, achocolatados, iogurtes, requeijões, queijos, manteigas, bebidas lácteas, sobremesas, creme de leite, doces de leite e leite condensado, possui duas Unidades Produtivas, uma em Treze Tílias e outra em Chapecó, sendo que em 2014 iniciou os procedimentos para a construção de uma nova unidade no Paraná. Além dessas, há três indústrias terceirizadas nos estados de Goiás e Paraná.

São mais de 1.350 colaboradores que diariamente trabalham para levar sabor e saúde à mesa dos consumidores em todo o Brasil.

Respeito, comprometimento, trabalho em equipe, motivação e honestidade.

Alimentar com sabor e saúde.

VALORES

NEGÓCIO

MISSÃO

VISÃO

Oferecer alimentos com qualidade e inovação, adicionando valor aos clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade com responsabilidade social.

Ser reconhecida como indústria alimentícia de alta qualidade aumentando a participação no mercado nacional e tornando-se uma empresa de abrangência internacional.

54

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 4: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

MENSAGEM DOS DIRETORES

40 ANOS PRODUZINDO OPORTUNIDADESA sociedade brasileira vive momentos de

transformação no cenário econômico e de consumo. Desafios relacionados ao clima, energia, alimentos, saúde, segurança, conservação da biodiversidade e da diversidade cultural são desafios nos quais a Tirol trabalha no intuito de cumprir seu papel, empreendendo para gerar valor econômico, social e ambiental a todos os nossos stakeholders¹.

Em 2014, crescemos cerca de 4% em comparação ao ano de 2013, readequamos nosso portfólio, lançando novos produtos no mercado, ampliamos a operação no mercado dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, e também modernizamos nosso parque fabril.

A credibilidade e o valor da nossa marca estão ancorados nos cuidados em levar para a mesa dos consumidores produtos com a garantia de qualidade. Reconhecemos a necessidade e reafirmamos o compromisso de continuar investindo em excelência de produtos para todo o Brasil.

¹ O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

Em 2014, a Tirol conquistou mais espaço de mercado e com a confiança e o respeito dos consumidores, ganhou pelo 14º ano consecutivo o Prêmio Top of Mind-SC, esteve entre as 50 marcas mais presentes nos lares dos brasileiros e, mais uma vez, conquistou o prêmio de marca de leite mais vendida no Brasil.

Com as eleições, tivemos uma grande influência na macroeconomia do país, além da Operação Leite Compensado que fez com que o mercado desacreditasse no produto. Também sofremos com a queda na cotação da tonelada do leite em pó no mercado internacional. Apesar disso, o ano foi de grandes realizações, pois criamos a oportunidade de mostrar que seguimos rigorosamente a legislação de fiscalização dos produtos, respeitando e seguindo as boas práticas na indústria, treinando e capacitando os colaboradores, lançando novos produtos, inovando em equipamentos e crescendo como profissionais e como empresa. Agora temos como objetivo preparar os próximos 40 anos de empresa e deixar para nossos sucessores as metas de preservar a confiança, a credibilidade e o respeito que a Tirol conquistou ao longo desses anos.

COMO A TIROL CHEGOU ATÉ AQUITIROL 40 ANOS

76

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 5: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

1974A história da Tirol iniciou dia 26 de setembro de 1974,

quando 32 sócios assinaram o primeiro contrato social. Nos primeiros dias de sua existência, a Tirol captava, em média, 80 litros de leite por dia, sendo que já no primeiro mês atingiu a captação de 200 litros. A empresa contava com cerca de 150 produtores e os produtos se limitavam a leite pasteurizado, queijo, manteiga e creme de leite (nata).

1977A industrialização de leite C começou pequena e os

primeiros pacotes de leite processados foram destinados para Treze Tílias, Videira e Joaçaba, depois para Concórdia, Caçador, Chapecó, Porto União e Florianópolis. A qualidade fez com que a marca ampliasse sua área de abrangência e por isso a empresa teve que se adequar às sistemáticas de qualidade, entre elas a venda de produtos com o Selo de Inspeção Federal (SIF). A conquista deste selo é considerada um dos marcos propulsores do desenvolvimento da empresa devido ao rigoroso processo exigido durante a certificação.

1979A aquisição da balança mecânica auxiliou na agilidade

do descarregamento, no controle da matéria-prima, na redução do desperdício e no aumento da confiabilidade do produtor que controlava a sua produção, juntamente com a Tirol.

1984Neste ano foi construída a primeira unidade de

resfriamento de leite, no município de Peritiba-SC, facilitando o acondicionamento de leite in natura coletado na região.

1994Aquisição da Fábrica de Chapecó. A unidade já contava

com o Selo de Inspeção federal (SIF), antes mesmo de ser Lacticínios Tirol, sendo que logo passou a atender o mercado institucional e ter como clientes grandes agroindústrias.

1995A partir deste ano, a Tirol terceiriza a frota de caminhões.

Nesta época, os caminhões foram financiados para os motoristas que os dirigiam, estimulando a criação das primeiras transportadoras do município de Treze Tílias.

1994Tirol inicia a produção Leite Longa Vida, após ter seu

primeiro contato com a Tetra Pak. Para o início da produção foram adquiridas duas máquinas com capacidade de 3 mil litros por hora. Nos anos seguintes as máquinas foram substituídas por outras com capacidade de 6 mil litros por hora.

98

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 6: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

2000A capacidade produtiva da empresa estava no limite

e o mercado continuava crescendo. O tráfego no centro de Treze Tílias, aliado à necessidade do tratamento de efluentes fizeram com que a empresa investisse em uma nova unidade industrial, localizada na Linha Caçador.

2001A Unidade de Chapecó, conquistou a

ISO 9001 que se refere a um conjunto de normas relacionadas com sistemas que garantem qualidade dos produtos e dos processos. A Tirol, unidade de Chapecó, foi a primeira empresa de laticínio do Brasil a obter a certificação.

1997A Unidade fabril de Chapecó ganha o Prêmio Estadual

por Inovação e Melhorias no Ambiente de Trabalho. A premiação foi feita pelo Governo do Estado e entregue na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

2004A Unidade Produtiva na Linha Caçador é inaugurada.

Ela absorveu toda a produção e permitiu que a Tirol tivesse condições de ampliar a sua área de atuação com o aumento na capacidade produtiva e o lançamento de novos produtos.

2012A marca Tirol é reconhecida como a marca de leite

mais vendida do Brasil, segundo a pesquisa do Instituto Kantar Worldpanel.

2014A Tirol completa 40 anos de história. Recebe pelo 14º

ano consecutivo o Prêmio Top Of Mind –SC, pelo 4º ano o Top Of Mind – PR, além de estar entre as 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros, ser a marca de leite mais vendida no Brasil e contar com mais de 200 produtos no seu portfólio.

1110

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 7: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

A Lacticínios Tirol Ltda é formada por 62 sócios, sendo que 99,362% das cotas pertencem à duas famílias, responsáveis pelo controle da sociedade.

Os sócios elegem oito membros do Conselho de Administração, sendo quatro membros efetivos e quatro suplentes, respeitando sempre a divisão igualitária de cada família. Os membros, tanto do Conselho de Administração, quanto da Diretoria Executiva são cotistas.

Desde 2002, a cada dois anos a gestão é alternada, sendo que por dois anos um dos membros de cada família exerce o cargo de Diretor Executivo Industrial e Diretor Administrativo Financeiro. E outros dois membros, um de cada família, exercem os cargos de Diretor Executivo Comercial e Diretor de Logística e Suprimentos. Passados os dois anos, há a troca de funções entre as famílias.

A administração da empresa é exercida pela Diretoria, com funções representativas e executivas, e pelo Conselho de Administração, que tem funções deliberativas.

Este modelo administrativo foi um consenso entre as famílias para que cada uma delas tenha acesso a todas as informações da empresa e também possam trazer um maior desenvolvimento comercial, industrial e financeiro.

A Tirol conta também com o Comitê de Ética que trabalha no desenvolvimento do Código de Ética Tirol alinhado com todas as diretrizes internas e, em paralelo, compila as informações para publicação do manual do colaborador. O Comitê de Inovação busca através de reuniões, direcionar o desenvolvimento de novos produtos e avaliar os processos e tecnologias empregadas.

Em 2014, a Tirol acrescentou em seu quadro de diretores, quatro novas funções de áreas. Além dos Diretores Executivos e Administrativos, também foram acrescentadas as seguintes diretorias: Diretor de Mercado, Diretor de Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar os setores com pessoas capazes de estabelecer melhor liderança e orientação às áreas.

FORMA DE GESTÃO

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração se reúne mensalmente, ou sempre que necessário, para discutir pontos estratégicos da empresa, focando nos investimentos de maior relevância, nos riscos dos negócios, operações já existentes, além do acompanhamento e análise das demonstrações financeiras.

As atribuições do Conselho de Administração são as previstas em lei, em especial, as observadas na cláusula 23 do Contrato Social da empresa, são elas: examinar, a qualquer tempo e, obrigatoriamente, ao final de cada exercício social, os livros e os papéis da sociedade, o estado do caixa e da contabilidade, devendo a administração fornecer todas as informações que lhe forem solicitadas.

É também atribuição do Conselho lavrar nos livros de atas e pareceres do Conselho de Administração e apresentar na Assembleia geral, quando solicitado, parecer sobre assuntos de interesse da sociedade e explicações sobre negócios e operações sociais dos exercícios, com base no inventário, balanço e nas cotas administrativas.

1312

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 8: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

A GESTÃO ESTRATÉGICA

A Tirol desenvolve em parceria com a Fundação Dom Cabral, desde 2009, um programa de suporte à gestão estratégica. O objetivo deste programa é buscar e implantar métodos e estratégias que auxiliem no melhor desenvolvimento da empresa.

Esse trabalho permite a reflexão e dialoga sobre a forma de gerir a organização. Neste processo são envolvidos os diretores, as gerências industriais, os setores de marketing, vendas, política leiteira, manutenção, logística, pesquisa e desenvolvimento, contabilidade, controladoria e custos, suprimentos e gestão de pessoas.

Em 2014, a Tirol ampliou o seu quadro de diretores, com o objetivo de aprimorar as atividades dentro de cada área de atuação. Foram acrescentados quatro novos diretores especialistas em cada área.

A GERAÇÃO QUE TRANSFORMA

JÚLIO ALBERTO WICKERT DIRETOR DE CONTROLADORIA E TECNOLOGIA

EDSON MARTINSDIRETOR DE MERCADO

AURI MEISTERLINDIRETOR DE OPERAÇÕES

VALTER BRANDALISEDIRETOR DE EXPANSÃO E POLÍTICA LEITEIRA

MAPA DE STAKEHOLDERS

1514

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 9: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

CONFIANÇAE RESPEITO

Há 40 anos a Tirol trabalha para receber, tanto dos seus consumidores quanto dos seus colaboradores, o respeito e a confiança pelos trabalhos e produtos oferecidos. Porém, para isso, a equipe busca diariamente desenvolver estratégias e bons relacionamentos com seus stakeholders.

A Tirol investe constantemente em pesquisas para que as inovações e orientações cheguem de forma correta e precisa aos envolvidos. A Tirol também realiza reuniões com a equipe de trabalho, para que todos estejam engajados e alinhados aos objetivos e estratégias da empresa. Esses são conhecedores da sua importância para o crescimento da Tirol. Essas mesmas pessoas fazem com que a marca seja lembrada e respeitada em todo o Brasil.

A empresa zela pela saúde e bem-estar dos consumidores, por isso adota uma política de monitoramento, avaliando a qualidade da matéria-prima por meio de análises físico-químicas e microbiológicas. Realiza-se um trabalho que se inicia no campo, junto aos produtores, e segue até a liberação dos produtos, com objetivo de assegurar que o leite esteja isento de qualquer tipo de fraude, além de garantir que cada litro recebido na empresa esteja à altura da qualidade que os consumidores merecem.

CONFIANÇAE RESPEITO

1716

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 10: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

Trabalhar no mercado lácteo requer diversos cuidados. Devido a isso, a Tirol assume como principal compromisso levar qualidade a seus consumidores, garantindo alimentos com sabor e saúde.

A Tirol investe intensamente em novas tecnologias, processos e pesquisas de alto padrão de qualidade que atendem às mais diversas segmentações de mercado, entre elas, as opções voltadas às dietas com restrições ou necessidades específicas.

Conhecendo os riscos sanitários, a Tirol possui um sistema de gestão de qualidade muito atuante em todas as etapas do processo produtivo. As diretrizes voltadas à qualidade e à segurança alimentar são praticadas dentro da empresa e envolvem o programa de Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Programas de Autocontrole (PA), os quais respeitam as legislações previstas.

Para isso, as análises não se encerram no recebimento da matéria. Usando procedimentos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

(MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com tecnologias europeias da linha de laticínios, monitoramos todo o processo de fabricação de cada um de nossos produtos e também a qualidade microbiológica da matéria-prima e dos produtos acabados. Assim, temos a certeza que todo o processo, desde o recebimento até a liberação dos produtos, foi realizado com zelo e eficiência.

Possuímos uma rede de parceiros que fornecem à Tirol toda parte de embalagens e ingredientes. Para isso, cada um dos itens que são homologados, passam por uma série de avaliações junto à área técnica para garantir que o padrão de qualidade da empresa seja mantido.

No que diz respeito a ingredientes, temos o mesmo cuidado que é aplicado à nossa matéria-prima, sendo que o uso de cada um deles só é liberado após a realização de análises físico-químicas e microbiológicas, que asseguram a integridade de cada produto.

A preocupação da Tirol é constante, por isso busca-se diariamente os melhores produtores e fornecedores, tudo isso para garantir a excelência na matéria-prima e a qualidade dos produtos.

COMPROMISSO COM A QUALIDADE

A equipe Tirol possui um padrão que avalia os fornecedores com o objetivo de garantir os principais requisitos de qualidade aos consumidores e colaboradores, sejam eles de insumos, materiais para segurança do trabalho, para laboratório e produtos de higienização.

Para o cadastramento dos fornecedores é necessário que o mesmo envie o material para o técnico da área responsável realizar um teste e assim comprovar a eficiência do material e características desejáveis. Após isso, é enviado um questionário de auto avaliação aos fornecedores. Com o retorno deste questionário junto a avaliação do desempenho, o fornecedor passa a fazer

parte da lista de fornecedores da Tirol.

A Tirol possui 573 fornecedores homologados nas unidades da Linha Caçador e Chapecó, sendo que a avaliação desses é constante para que os materiais fornecidos estejam dentro da legislação vigente. O setor de compras da Tirol realiza uma avaliação mensal com alguns dos fornecedores do leite pasteurizado e longa vida com o objetivo de buscar o melhoramento das embalagens e insumos. Além desse controle mensal, também há a reavaliação dos fornecedores, realizada uma vez ao ano, normalmente junto com o recadastramento do mesmo.

OSFORNECEDORES TIROL

1918

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 11: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

A Tirol realiza controle com relação aos materiais fornecidos. No ato do recebimento, o almoxarifado confere todos os itens. No caso de divergência, o setor de compras avalia a gravidade do problema e conforme os critérios estabelecidos, emite carta de orientação, advertência ou suspensão. É estabelecido um prazo para que os fornecedores respondam a carta com uma ação corretiva.

Em 2014, foram emitidas 264 cartas de orientações e 248 cartas de advertências aos fornecedores Tirol. Há uma tolerância de três cartas de advertência por fornecedor, sendo que após estas três notificações o fornecedor é suspenso por um período que varia de três meses a um ano, dependendo da gravidade do caso.

O CONTROLE DOS MATERIAIS FORNECIDOS

MATERIAIS RECICLÁVEIS

A Tirol trabalha com caixas secundárias, confeccionadas a partir de matéria-prima reciclada. Buscando este foco de preservação do meio ambiente, cerca de 90% das caixas utilizadas são feitas com variáveis de materiais reciclados, sendo que os fornecedores destas caixas respeitam as legislações ambientais e muitos trabalham com foco em sustentabilidade.

FORNECEDORES LOCAIS NO VOLUME TOTAL DE COMPRASUNIDADE PRODUTIVA DA LINHA CAÇADOR

FORNECEDORES LOCAIS NO VOLUME TOTAL DE COMPRASUNIDADE PRODUTIVA DE CHAPECÓ

2120

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 12: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

CREDIBILIDADEA Tirol, nos seus 40 anos de história, se consolidou com respeito e confiança

entre os consumidores, fornecedores e colaboradores. Essa confiança continua sendo construída diariamente, com a inovação nos produtos e com a preocupação em valorizar sua equipe.

ÉTICA E INTEGRIDADE

Em 2014, a Tirol finalizou o processo de avaliação quanto à responsabilidade social, o qual envolve o trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo, inserindo em todos os novos contratos de investimento ou prestação de serviços firmados com a empresa duas cláusulas que se referem ao comprometimento da empresa em não adotar as práticas anteriormente citadas. Em 2013, a Tirol iniciou o processo de criação do Código de Ética Tirol, e em 2014, finalizou a elaboração do mesmo, com o objetivo de mostrar todos os alicerces e patrimônios morais que deram sustentação ao sucesso alcançado pela empresa nestes 40 anos.

As relações da Tirol são baseadas no respeito, na ética, honestidade e na reciprocidade, com isso a empresa não admite discriminações, trapaças ou qualquer tipo de ações que visem algum tipo de vantagem.

A Tirol também não compactua com qualquer caso de corrupção, sendo que para este caso se ampara na Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) passando a conhecer e averiguar os casos ocorridos com seus fornecedores e assim evitar compra de insumos das cadastradas.

Para a avaliação e denúncias de pessoas externas e internas da empresa que não estejam agindo de acordo com o Código de Ética da empresa, existe um canal de comunicação de acesso exclusivo do Comitê de Ética. O contato pode ser feito através do e-mail [email protected] ou 49-3537-7070. Além desse canal também há um canal informal que comunica o setor de Relações Humanas (RH), através de ligações, cartas, gerência e coordenadoria. Quando repassados os dados ao RH, o responsável leva as informações à diretoria e juntamente com o Conselho de Ética toma as providências cabíveis.

De acordo com o Comitê de Ética além desses canais também é possível dialogar com membros da diretoria, já que estes permitem acesso e diálogo com todos os colaboradores.

2322

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 13: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

META ESTABELECIDA PARA 2014

META CUMPRIDA

CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DIRETO COM A DIRETORIA EXECUTIVA PARA ATENDER COLABORADORES E FORNECEDORES COM DÚVIDAS, SUGESTÕES, DENÚNCIAS, CRÍTICAS E ELOGIOS.

A CLÁUSULA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ESTÁ INSERIDA NOS NÚMEROS 13º E 14º DOS CONTRATOS FIRMADOS COM A EMPRESA, E SE REFEREM AO COMPROMETIMENTO DE NÃO ADOTAR PRÁTICAS DE TRABALHO ANÁLOGO AO ESCRAVO E TRABALHO ILEGAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

INOVAÇÃO

A capacidade de inovar no setor de laticínios é um diferencial da Tirol, pois a empresa é desafiada constantemente a quebrar paradigmas, abandonar velhas respostas e utilizar a criatividade para superar os desafios propostos.

Em 2014, a Tirol modernizou o parque fabril com a aquisição de novas máquinas para a fabricação de produtos e também expandiu o mercado nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Além disso, a Tirol conta com unidades terceirizadas que auxiliam na fabricação e envase de produtos.

A Tirol conquistou ao longo de 2014 diversos prêmios que comprovam o quanto a empresa preserva suas ações e trabalha com cuidado e veracidade.

? Top of Mind-SC2

? Top of Mind-PR3

? A Tirol entre as 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros4

? Marca de leite mais vendida do Brasil5

? Top de Marketing e Vendas ADVB-SC6

2Marca de leite mais lembrada - Instituto Mapa, em parceria com o jornal A Notícia do Grupo RBS3Marca de leite mais lembrada - Revista Amanhã em parceria com a Paraná Pesquisas4Presença da marca - Instituto Kantar Worldpanel, publicada na Revista Exame5Presença da marca - Instituto Kantar Worldpanel6Case Biociclos - Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC)

RECONHECIMENTO

2524

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 14: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

A GERAÇÃO DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS

Toda essa representatividade da Tirol gera muitos empregos diretos e indiretos, que auxiliam na economia e composição da sociedade trabalhista. São gerados cerca de 1.000 empregos indiretos entre representantes, distribuidores, repositores, transporte, além dos 1.350 colaboradores diretos da Tirol.

A abrangência da Lacticínios Tirol alcança todo o território nacional, a partir dos canais de representação, distribuição exclusiva e distribuição mista. Em todo o Brasil, a Tirol está direcionada para quatro canais de negócios segundo os públicos atendidos: as grandes redes de varejo e atacado, as indústrias de transformação, os pequenos varejos e os setores food service e self service.

Atualmente são mais de 40 distribuidores e mais de 70 representantes espalhados por todo o Brasil. Essa cadeia atende nossos clientes supermercadistas, restaurantes, mercearias, padarias e atacadistas. Eles são responsáveis por apresentar e inserir a linha de produtos nesses canais para que assim os consumidores possam ter os produtos Tirol em sua mesa.

Além disso, a Tirol também possui os métodos Armazém, cross docking, Centro de Distribuição - CDs e filiais no Sul e Sudeste, que são linhas de logística e escoamento da Lacticínios Tirol.

Para atender com qualidade e responsabilidade, todos estes diferentes canais da empresa investem em equipes especializadas e realizam treinamentos periódicos e diferenciados segundo as necessidades dos públicos envolvidos. Os treinamentos são desenvolvidos e aplicados por profissionais, com reuniões de vendas, workouts, construção de conselhos internos de desenvolvimento e convenção de vendas.

Toda essa grande equipe de colaboradores diretos e indiretos é responsável pelo sucesso da marca Tirol.

A PRESENÇA O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UNIDADE PRODUTIVA

Em 2014, a Tirol anunciou a instalação de uma nova Unidade Produtiva no município de Ipiranga- PR. O empreendimento, enquadrado no Programa Paraná Competitivo, irá gerar 153 empregos diretos. O protocolo de intenções foi assinado em setembro, mês em que a Tirol comemorou os seus 40 anos de existência. O alcance desta meta foi um marco para a história da empresa que poderá expandir ainda mais sua produção, proporcionando desenvolvimento para a região, geração de empregos e renda.

2726

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 15: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

EQUIPETIROL

A Tirol sabe da importância de ter uma equipe eficiente para ter um desenvolvimento sustentável e satisfatório. Por isso, a empresa não mede esforços para investir e cuidar do seu quadro de colaboradores, pois entende que ele está embasado na satisfação das pessoas e consequentemente da comunidade local.

A preocupação com o crescimento da região se destaca com a premissa da empresa em dar preferência à contratação de pessoas da comunidade ao seu entorno, pois sabe que é preciso valorizar quem faz parte do seu dia a dia. Tanto que 100% dos membros da alta gerência da empresa são provenientes da comunidade local.

São cerca de 1.350 colaboradores divididos em operações que compreendem cinco estados, pensando nas particularidades de cada região. Após ingressar na empresa, são oportunizadas movimentações e promoções internas dando prioridade para quem já faz parte da equipe. Antes de realizar uma contratação externa são avaliados possíveis candidatos internamente. Esta avaliação leva em consideração o perfil, a disponibilidade e as qualificações técnicas, promovendo assim, o crescimento dos colaboradores, evitando a rotatividade e melhorando o desempenho da própria empresa.

A Tirol busca envolver os colaboradores com ações diferenciadas e trabalha para que eles construam suas carreiras e possam sempre contar com a empresa, pois sabe que um relacionamento é construído a base de confiança.

No ano de 2014, o piso salarial da Lacticínios Tirol foi 34% maior que o salário mínimo nacional, obtendo como base a Unidade Produtiva da Linha Caçador, que possui o maior número de colaboradores.

A Tirol gratifica seus colaboradores assíduos e que cumprem pontualmente com sua jornada de trabalho com o prêmio assiduidade e pontualidade. Este prêmio busca reduzir o índice de absenteísmo7, que em 2014 atingiu 3,11%.

7 Refere-se ao controle de ausências nos momentos em que os trabalhadores encontram-se em seu tempo programado de jornada de trabalho. É a somatória dos períodos em que os empregados ausentam-se do trabalho, incluindo atrasos, dentro de sua jornada de trabalho.

2928

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 16: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

ÍNDICE GERAL DE ABSENTEÍSMO(MÉDIA ANUAL)

O DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES

Os 40 anos da Lacticínios Tirol só foram possíveis devido ao trabalho dos seus colaboradores e da confiança da comunidade. E é desde 1974 que a Tirol acredita no potencial das pessoas, pois a dedicação e o trabalho dessas que passaram e continuam com a Tirol faz desta organização o sucesso que ela apresenta hoje.

Sabendo da necessidade de pessoas envolvidas e engajadas com o nome Tirol, a empresa investe em capacitações e aperfeiçoamento das equipes de trabalho, tudo isso para melhorar o relacionamento e a troca de informações. Com isso valoriza-se o colaborador, promovendo um intenso processo de melhora na qualidade do serviço prestado em todas as etapas do processo produtivo.

META 2015

Em 2014, a Tirol realizou mais de 6 mil horas em treinamentos de liderança e mais de 22 mil horas em treinamentos operacionais, além de também promover programas implementados e a assistência prestada para aperfeiçoar as habilidades de emprego, como Debates Tirol (DT), Formação Líderes Tirol (FLT), Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Avaliação de Desempenho e Coaching. Estes programas são desenvolvidos porque a Tirol acredita que investir em treinamentos e educação é investir em seu próprio crescimento.

O sucesso da marca só é possível devido ao comprometimento de todos. Não há reconhecimento sem esforço e na Tirol todo esforço é passível de méritos. Por isso, a empresa agradece o empenho de seus colaboradores por fazer da Tirol uma marca reconhecida em todo o Brasil.

ROTATIVIDADE(MÉDIA ANUAL)

QUANTIDADE DE EMPREGADOSPOR GÊNERO E POR REGIÃO

TEMPO DE TRABALHO

QUANTIDADE DE EMPREGADOSPOR FAIXA ETÁRIA

ESCOLARIDADE DOS EMPREGADOS

ROTATIVIDADE GERAL (POR GÊNERO):MÉDIA MENSAL ANO 2014

Um dos principais entendimentos da Tirol é de que seus colaboradores não devem correr riscos durante a execução de seu trabalho. Devido a isso, antes de iniciar os trabalhos na empresa, o colaborador recebe treinamentos e instruções sobre prevenção e segurança.

A empresa fornece os uniformes e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para cada atividade. Algumas situações dentro do parque fabril são inevitáveis, como por exemplo a presença e acesso de colaboradores a espaços confinados, manipulação de produtos químicos, sistema de refrigeração a base do gás amônia,

utilização de gases comprimidos, desenvolvimento de trabalhos em altura, operação e intervenção em máquinas e equipamentos, instalações e serviços em eletricidade e utilização de caldeiras e demais vasos de pressão no processo produtivo, porém a Tirol toma todo o cuidado necessário para preservar a integridade física de seus colaboradores.

A empresa trabalha com uma equipe capacitada de Segurança do Trabalho, a qual treina e orienta os demais colaboradores quanto ao exercício de suas atividades dentro dessas situações de risco.

SEGURANÇA NO TRABALHO

3130

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 17: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

TAXAS DE LESÕESA equipe Tirol investe em treinamentos e palestras de orientação para que acidentes de trabalhos

sejam evitados, porém muitas vezes estes acontecem. Em 2014, a Tirol registrou 17 acidentes de trabalho, os quais foram comunicados ao Ministério de Trabalho. Estes acidentes totalizaram uma perda de mais de 900 dias de trabalho.

Em um comparativo ao ano de 2013 nota-se que o número de acidentes diminuiu 22,73% em 2014. Porém, o número de dias perdidos em decorrência de acidentes de trabalho aumentou 11,83%.

A empresa comunica junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) todos os acidentes decorrentes do trabalho e mantém uma política de investigação da ocorrência dos acidentes e incidentes. A finalidade desta investigação é levantar a causa do acidente/incidente e tomar medidas preventivas para que isto não torne a ocorrer.

SAÚDE NO TRABALHOA Lacticínios Tirol mantém pessoas treinadas para repassar a ginástica laboral, e tem como norma interna a

participação de 100% de seus colaboradores para aplicação desse programa. A ginástica laboral tem o intuíto de prevenir doenças ocupacionais, através de exercícios específicos conforme repasse da fisioterapeuta da empresa.

UNIDADES/FILIAIS NÚMERO DE ACIDENTES - CAT DIAS PERDIDOS EM DECORRÊNCIA DO ACIDENTE EM 2014

Linha Caçador 08 322

Chapecó 07 406

Ipumirim 01 16

Tangará 01 239

TOTAL 17 983

TREINAMENTOS DA CIPACOMISSÕES INTERNAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

CIPAA NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

(CIPA) preconiza que o dimensionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes varie conforme o agrupamento dos setores econômicos da organização perante a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

A Lacticínios Tirol se enquadra na CNAE 10.52-0 – Fabricação de Laticínios – Grupo C-2. Com isso, a Linha Caçador, Unidade Produtiva com faixa de 501 a 1.000 funcionários, possui seis funcionários efetivos e cinco suplentes por parte dos empregados e o mesmo número por parte do empregador.

A Matriz e Chapecó são Unidades Produtivas com faixa de 141 a 300 funcionários, mantém quatro funcionários efetivos e quatro suplentes por parte dos empregados e o mesmo número por parte do empregador.

As Unidades de Boa Vista do Buricá-RS, Caibi-SC, Descanso-SC, Dois Vizinhos-PR, Ipumirim-SC, Peritiba-SC, Rio das Antas-SC, Romelândia-SC, São Carlos-SC, São Domingos-SC, São José do Cedro-SC, São João do Oeste-PR, Tangará-SC, Tapejara- PR e Trindade do Sul- RS são unidades produtoras na faixa de 0 a 19 funcionários, e não se enquadram no quadro I da NR 5, deste modo a empresa não necessita designar um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR.

Os integrantes da CIPA são treinados na teoria e na prática sobre estudo do ambiente e condições do trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo, investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, noções sobre acidentes e doenças do trabalho, noções sobre AIDS, legislação trabalhista e previdenciária relativos a segurança e saúde do trabalho, higiene do trabalho e medidas de controle dos riscos, prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, organização e atribuição da CIPA. A carga horária do treinamento de CIPA é de 20 horas conforme estabelece NR 05 portaria 3.214/78.

UNIDADE N° DE FUNC. UNIDADE

CIPA Linha Caçador 765

CIPA Matriz 161

CIPA Chapecó 209

CIPA Pinhalzinho 26

CIPA Boa Vista do Buricá 12

CIPA Caibi 11

CIPA Descanso 12

CIPA Dois Vizinhos 10

CIPA Ipumirim 11

CIPA Peritiba 16

CIPA Rio das Antas 09

CIPA Romelândia 08

CIPA São Carlos 09

CIPA São Domingos 14

CIPA São José do Cedro 13

CIPA São João do Oeste 08

CIPA Tangará 13

CIPA Tapejara 09

CIPA trindade do Sul 19

CIPA Ivoti 02

CIPA Itapecerica da Serra 03

CIPA Piracanjuba 03

3332

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 18: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO (SIPAT)Em 2014, a CIPA organizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que teve como tema

“Craques em Segurança”, e contou com a participação aproximada de 650 colaboradores. A semana proporcionou palestras sobre organização, motivação e segurança.

BRIGADA DE EMERGÊNCIAA NBR-14276 – Programa de Brigada de Incêndio

preconiza que o dimensionamento da Brigada de Emergência varie conforme o enquadramento das atividades desenvolvidas. Para as Unidades de Linha Caçador, Matriz e Chapecó, que possuem maior número de funcionários e mais elevado grau de risco (Classe: Indústrias, Subclasse: VIII-3), o percentual é de 10% dos colaboradores.

Os brigadistas são treinados na teoria e na prática sobre prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e abandono de área. A carga horária do treinamento da Brigada de Emergência da Linha Caçador, Chapecó e Matriz é de 20 horas, sendo 16 horas o mínimo exigido pela NBR-14276 – Programa de Brigada de Incêndio.

UNIDADEN° DE FUNC. TREINADOS

Brigada da Linha Caçador 40

Brigada da Matriz 3

Brigada da Chapecó 13

No ano de comemoração aos 40 anos da Tirol, a empresa lançou a Campanha Fazendo Bonito, que teve como objetivo premiar os colaboradores que fizeram bonito durante o ano. A campanha teve duração de nove meses, sendo que durante este período foram sorteados diversos prêmios entre os colaboradores.

Em dezembro, os sete colaboradores vencedores e seus acompanhantes embarcaram para Bonito - Mato Grosso do Sul, onde conheceram diversos locais no município, entre eles a gruta da Lagoa Azul, a Praia da Figueira e a Ilha do Padre. Esta campanha e tantas outras ações são executadas pela Tirol devido à compreensão de que seus colaboradores precisam estar motivados no ambiente de trabalho.

Além disso, todos os anos os colaboradores recebem de seus líderes a Avaliação de Desempenho, baseada em informações sólidas e tangíveis, que auxiliam os colaboradores no caminho para o auto desenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos na empresa, resultantes da identificação das qualidades de cada pessoa e de potenciais dentro da organização.

Também, para estimular o bem-estar físico e emocional de seus colaboradores tanto no trabalho quanto em casa, quando necessário a empresa fornece apoio por meio de aconselhamentos realizados pela equipe de Gestão de Pessoas.

Fortalecer, desenvolver e preparar líderes e colaboradores engajados sempre será uma meta da Tirol. Por intermédio de programas de orientações individuais e treinamentos sobre temas de liderança realizados pela equipe de Gestão de Pessoas e assessorias externas, é trabalhado o aperfeiçoamento dos líderes para que eles possam continuar inspirando suas equipes.

INCENTIVOS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Outra forma de gratificar a equipe que constrói a história da empresa a cada dia é a Participação nos Lucros e Resultados – PLR, que visa distribuir anualmente a lucratividade da empresa com seus colaboradores, um dos pontos avaliados nesta premiação é o tempo de serviço prestado.

A Tirol também entende que investir em treinamentos é investir em seu próprio crescimento.

3534

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 19: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

PERCENTUAL DE EMPREGADOS, DISCRIMINADOS POR GÊNERO E CATEGORIA FUNCIONAL, QUE RECEBERAM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA EM 2014.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2014GÊNERO

CATEGORIA FUNCIONAL - GERAL

CATEGORIA E GÊNERO

MENORES APRENDIZES

A ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO

NÚMERO DE ESTAGIÁRIOS

Para entrar no mercado de trabalho é preciso ter oportunidade e a Tirol valoriza esse início no meio profissional através de estágios, nas mais diversas áreas de trabalho, em níveis técnicos e de graduação. Muitos jovens estagiários que se destacam conquistam oportunidades de efetivação na empresa. Essa iniciativa faz da Tirol uma empresa que acredita na descoberta de novos talentos, qualificação, garra e atualização que os jovens trazem consigo.

O Programa Menor Aprendiz tem como objetivo promover a inclusão social por meio de qualificação profissional e oportunizar a primeira experiência profissional para jovens, proporcionando um ambiente de aprendizagem prática e também de conhecimentos técnicos. Esse programa pretende contribuir para a formação de jovens autônomos capazes de tomar decisões e investir de forma positiva na sociedade onde estão inseridos.

Em 2014, 50 menores aprendizes trabalharam na Tirol. Assim a empresa apoia duas modalidades do projeto: a empresa fornece bolsas de estudos para capacitação técnica ou de aprendizagem industrial e viabiliza ao jovem a sua inserção em atividades, permitindo desenvolvimento profissional.

3736

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 20: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

ENVOLVIMENTO SOCIAL Além da geração de empregos, a Tirol também

acredita na importância da inclusão no mercado de trabalho. Inserindo pessoas especiais em seu quadro de colaboradores a Tirol colabora com o desenvolvimento do cenário social e psicológico.

Em 2014, a Lacticínios Tirol contou com 24 profissionais com deficiência. A presença desses colaboradores contribui para enriquecimento do ambiente corporativo em visões e experiências por meio da diversidade.

A Tirol adere e incentiva a participação dos colaboradores em associações, comissões e organizações nos mais diferentes segmentos. A empresa é sócia e membro efetivo do Sindicato das Indústrias de Lacticínios do Estado de Santa Catarina (Sindileite). Os engenheiros agrônomos, engenheiros civis e técnicos agropecuários são filiados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA).

Os médicos veterinários são todos cadastrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e os médicos do trabalho são credenciados ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Dessa mesma forma, as psicólogas têm registro no Conselho Regional de Psicologia.

Os técnicos de segurança do trabalho são registrados no Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DDT) e na Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

COLABORADOR FUNÇÃO NA TIROL ENTIDADE FUNÇÃO NA ENTIDADE

Astrid Brugger Cayres Analista em Logística Banda dos Tiroleses Músico

Márcio André Frey Analista AdministrativoEsporte Clube CCE Cruzeiro

SócioAtasc Núcleo de Pinhalzinho

Rogério Ferrari Mores Analista Administrativo SINTAGRI Membro

Eliane Aparecida Kell dos Santos

Assistente Administrativa

Associação dos Pais e Professores Creche Noemia Grilber

Vice-presidente da APPCreche Noemia Grilber

Comunidade do Bairro Bela VistaCatequista na comunidade Bela Vista

Calisto Menegat Neto Analista Financeiro Leo Clube Omega Videira Presidente Al 14/15

Leandro Schoeninger Gerente de Relações Industriais

CREU-SC Membro

Sindicato dos Técnicos Agrícolas (SINTAGRI - SC)

Sócio

Sociedade Recreativa Cristo Rei Sócio

Schirlei Spengler Analista Administrativo - Jurídico Associação Vida Cidadã de Xanxerê Orientadora de curso

Leonei Fernando Parisoto Técnico AgropecuárioEMAUS Diretoria

Rotari Club BVB Membro

Edson Luiz Birck Gerente de Relações da IndústriaConselho Regional de Medicina Veterinária

Membro

Luan Cezar Drun de Matos Analista ContábilCentro de Tradições Gaúchas (CTG)

Peão

Suzimar Mafi Controladora de Qualidade Conselho Regional de Biologia Associado

Patricia CalzaCoordenadora Administrativo - Financeiro

Centro de Tradições Gaúchas (CTG)

Prenda

Tania Becker Klagenberg Analista Contábil

Sociedade Esportiva e Recreativa Santos de Lageado Grande - Tangará

Vice- Secretária

Comunidade Evangélica de Lageado Grande - Tangará

Secretária

Sociedade de Cantores União de Lageado Grande - Tangará

Vice-secretária

Liandro MaiGerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Conselho Regional de Química da 13ª Região

Associado

Sérgio Luiz Triches Gerente de Relações Industriais

Lions Club Diretor de relações

Secretário do Núcleo Regional dos Criadores de Gado Holandês e Jersey de Pinhalzinho

Membro

Associação dos técnicos Agrícolas (ATASC)

Membro

Associação dos Fotógrafos Membro

Associação do Pinhal Piscina Club Membro

Maicon Spada Gerente de ProduçãoAssociação Conselho Regional de Química (CRQ)

Associado

Valter Antonio BrandaliseDiretor da Política Leiteira e Expanção

Sindileite - SC Presidente

Conseleite - SC Vice- presidente

Aliança Láctea Sul Representante do Sindileite - SC

Melquior Conte Médico Veterinário

Conselho Paroquial da Igreja Católica de Peritiba - SC

Tesoureiro

Associação dos Pais e Professores Matheus Petter

Presidente

Aline Daniela Rigotti Assistente Administrativo Rotaract ClubGestão 2014/2015 Avenida de Serviços Internos

3938

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 21: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

O TRABALHO PELA MARCA DO SABOR

A origem de um produto na Tirol passa por diversos processos, para que haja a garantia de que se tenha um bom resultado no mercado.

A primeira etapa é a identificação de oportunidade para a qual são avaliados os recursos internos disponíveis, o grau de complexidade do projeto e a capacidade de gerar vantagem competitiva.

Outra, é a pesquisa de viabilidade econômica, para avaliar os custos de produção e preço de venda, com o objetivo de identificar se o projeto é viável economicamente. Após esta pesquisa inicia-se o processo de desenvolvimento de teste conceito. Após definidos os benefícios, o departamento de marketing realiza o desenvolvimento de estratégicas de abrangência, comercialização e identificação do público-alvo. Definidas estas estratégias começa o processo de desenvolvimento do produto. O setor de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D realiza testes em escala industrial para validar o projeto e garantir que o produto atinja os resultados esperados.

Finalizados os testes realiza-se o teste de mercado, que é feito quando o produto está praticamente concluído e tem como objetivo simular a comercialização.

Tendo todas as etapas anteriores validadas, o produto é lançado no mercado e juntamente são feitas ações de comunicação. Após o produto estar no mercado, por aproximadamente um ano, é avaliado o desempenho e a satisfação do cliente, para então fechar o projeto.

Em 2014, a Tirol adquiriu novas máquinas para melhorar a produção e o desenvolvimento de novos produtos, além de ter lançado 16 novidades no mercado.

O processo de desenvolvimento dos produtos da Tirol, bem como as informações expressas no rótulo, são baseadas nas legislações que regem cada produto e em seu respectivo Regulamento Técnico de identidade e Qualidade (RTIQ).

A empresa dispõe, permanentemente, de fiscais federais vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) atuando em suas Unidades Produtivas

Na Unidade Produtiva de Chapecó, o trabalho acontece por meio de um profissional disposto em uma Unidade do MAPA, localizada no município. Já na Unidade Produtiva da Linha Caçador, Treze Tílias, o fiscal está localizado dentro da indústria. Ambos orientam e auxiliam quanto as questões de segurança alimentar e rotulagem dos produtos. Nenhum produto é comercializado sem aprovação do registro de rótulo pelo MAPA e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Hoje a Tirol é referência em várias categorias. Esse fato ocorre porque as marcas comerciais reforçam a marca principal, além de estabelecer maior proximidade com o público consumidor. Fazem parte da Tirol, as marcas comerciais: Tirol, Kon Frutas, Biociclos, Frutirol, Sutille, Fibrallis, Premiare, Frutein, Tirolzinho, Showkinho e Bicamadas.

A ROTULAGEM DOS PRODUTOS

As informações dos produtos Tirol seguem a legislação vigente da ANVISA e do MAPA para a rotulagem. Na legislação estão descritas as informações pertinentes ao produto como: lista de ingredientes, tabela nutricional e informações diferenciadas para produtos com restrições. Além dessas informações nutricionais, o rótulo dos produtos também conta com informações cadastrais da empresa como endereço, CNPJ, código de barra e logo da empresa.

A Tirol trabalha para que todas as rotulagens estejam dentro da legislação. Com isso, em 2014 a empresa registrou apenas um caso de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagens, sendo que este foi resolvido em seguida e não afetou os consumidores.

4140

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 22: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

Responsável pelo zelo da imagem e da identidade da Tirol, o setor de marketing trabalha diariamente para preservar a marca construída ao longo dos seus 40 anos de história. Monitorar e promover a marca Tirol é um dos fatores essenciais para uma organização.

O setor de marketing também realiza constantes pesquisas para garantir que a empresa produza produtos dentro dos trâmites legais e voltadas para necessidades dos seus consumidores. Os stakeholders estão envolvidos diretamente com a comunicação da Tirol, fazendo com que todos participem de alguma maneira das ações que a Tirol promove com a comunidade.

Na comunicação interna, o setor juntamente com o Relações Humanas (RH), confecciona o informativo interno “Equipe em Foco”, que traz informações internas como fotos de viagens, treinamentos e situações do cotidiano da empresa. Na comunicação externa, são preparados releases sobre produtos, programas realizados com a comunidade e divulgação da marca, além de campanhas publicitárias de divulgação de produtos e realização de projetos com cunho social e ambiental.

Em 2014, a Tirol não apresentou nenhum caso de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários que impedissem os trabalhos de divulgação e promoção da imagem da empresa.

MARKETING

A preocupação com o atendimento ao cliente é um fator muito relevante para a Tirol, pois a empresa busca sempre garantir que as informações repassadas a comunidade são verdadeiras. A Tirol trabalha de acordo com as normas jurídicas e atende a todas as solicitações de pedidos de prestação de informações e apresentações de documentos, estando em conformidade com a legislação vigente.

A empresa possui um canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que possibilita a comunicação com o cliente Tirol. Em 2014, a Tirol teve um compilado de 4.871 atendimentos relacionados a solicitação de informações.

O trabalho do SAC está diretamente ligado aos representantes, distribuidores e consumidores finais para casos de não conformidade, troca de produtos, dúvidas e sugestões acerca dos seus produtos, buscando a confiança do cliente e consumidor.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

4342

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 23: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

PRODUZINDO SABOR

ANOS

Fazer parte do cotidiano das pessoas é e sempre será a principal meta da Tirol. Por isso, há 40 anos a empresa busca produzir sabores que agradem os mais diversificados públicos e atenda todas as especificações alimentares existentes no meio lácteo.

A Tirol possui muitas metas para crescimento e consolidação no mercado.

4544

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 24: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

A cadeia produtiva do leite já enfrentou e vai continuar enfrentando grandes desafios, mas quem nunca ouviu dizer que “o que é fácil os outros já fizeram?”

A Tirol, em 2014, provou mais uma vez a preocupação em preservar a saúde de nossos consumidores, e participar do desenvolvimento de uma sociedade onde os valores morais e éticos sejam o estandarte do sucesso.

A Tirol trabalha em parceria com o produtor para torná-lo um empreendedor rural, profissional do leite preparado para enfrentar os desafios do futuro. Nossa equipe de campo fomenta aos produtores novas tecnologias e a gestão da propriedade na busca incessante de redução de custo de produção, com eficiência nos

índices zootécnicos e econômicos, tornando as propriedades rentáveis e preparadas para a sazonalidade da economia brasileira e mundial.

Entende-se que organizar a cadeia produtiva é importante para melhorar a eficiência operacional principalmente logística, haja vista que no sistema o custo logístico se tornou um diferencial competitivo importante.

Entre todos os desafios considera-se o mais importante a melhoria contínua da qualidade do leite. O programa de pagamento pela qualidade do leite é uma importante ferramenta para incentivar a produção e premiar o produtor pelo seu esforço e investimento em qualidade da matéria-prima e sanidade do rebanho.

A produção brasileira cresce e junto cresce a necessidade de alcançarmos os padrões internacionais de qualidade, que são fundamentais para participarmos de um mercado altamente competitivo. Neste sentido, aperfeiçoar os programas de qualidade, investir em qualificação dos profissionais que trabalham no campo e nas indústrias, investir em novas tecnologias permite sonhar com um futuro ainda melhor.

Em 2014, a Tirol completou 40 anos de muitas conquistas e grandes desafios superados. Hoje, a empresa sente-se preparada para melhorar e evoluir ainda mais.

OS DESAFIOS DA TIROL

A QUALIDADE DO LEITE

Tendo como matéria-prima o leite, a Tirol tem o produtor à frente do processo produtivo. A preocupação da empresa na coleta está diretamente ligada com o produtor, sendo que técnicos da Tirol estão diariamente auxiliando e monitorando os trabalhos.

A preocupação da Tirol com a qualidade do leite inicia desde a seleção do material genético, passando pela alimentação do animal até o envase do produto.

Para auxiliar o produtor, a Tirol conta com as Lojas Agropecuárias, onde o produtor pode encontrar insumos de alta qualidade, em conformidade com as legislações vigentes, novidades do mercado e espaço para relacionamento com a equipe técnica Tirol.

O Fomento Tirol tem como objetivo prestar suporte ao produtor de leite para que ele tenha sucesso em sua atividade e permaneça no campo com rentabilidade, produzindo matéria-prima com excelência de qualidade. A equipe é composta por engenheiros agrônomos, médicos, veterinários, técnicos em agropecuária e administradores, os quais atuam diariamente com os produtores rurais.

Essa equipe é preparada para dar atendimento igualitário aos grandes, médios e pequenos produtores de leite, para possibilitar um desenvolvimento uniforme em todas as camadas produtivas. Eles recebem treinamentos constantes sobre as tecnologias e informações relacionadas à atividade, para que possam difundir o conhecimento aos produtores e estes possam ensinar sua equipe de trabalho.

4746

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 25: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

? Acompanhamento da ordenha: Orientações sobre as técnicas de manejo dos animais repassadas ao produtor no momento da ordenha, como pré-diping, pós-diping e aferição de equipamentos.

? Planejamento forrageiro e ajuste de dietas: planejamento sobre o plantio de áreas de pastagens destinadas à produção de silagens e rações para a alimentação do rebanho durante todo o ano. Com o ajuste das dietas, é possível proporcionar a alimentação na dosagem exata para cada lote de animais.

? Controle leiteiro: Acompanhamento da vida produtiva do animal, bem como da produção diária de leite e qualidade do leite produzido.

? Melhoramento genético: Ocorre por meio do processo de avaliação técnica individual do rebanho. A análise destas informações resulta na escolha do sêmen ideal para a fertilização de cada animal, levando em consideração o pedigree, consanguinidade e heterose individual.

? Orientações globais: São diretrizes repassadas aos produtores no que tange a implantação e construção de instalações adequadas à produção leiteira, em sintonia com a legislação ambiental. Os produtores são orientados ainda com práticas agronômicas que visam à conservação do solo, por meio de adoção de técnicas como o plantio direto, adubação verde, rotação de culturas, manejo integrado do solo e água, recuperação de matas ciliares e integração lavoura/ pecuária. O controle sanitário também é trabalhado. A prevenção é a forma utilizada para reduzir as ocorrências de doenças nos animais.

Entre as atividades de assistência técnica do Fomento Tirol estão:

A COLETA DE LEITEA coleta do leite acontece diretamente nas propriedades, por meio de caminhões equipados com o sistema isotérmico

de proteção vinculado aos prestadores de serviços da Tirol.

A captação da matéria-prima acontece em diversas propriedades familiares do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Goiás.

Os primeiros testes do leite já são realizados nas propriedades rurais e em seguida o leite é transportado aos postos de resfriamento, onde passam por outras baterias de análises físico-químicas e após a comprovação da qualidade são encaminhadas para as Unidades Produtivas.

Nas Unidades Produtivas, a matéria-prima passa por novos exames que realmente garantem que o envase do produto final seja feito com a qualidade que desejamos e que nosso cliente deseja.

Para auditoria da eficiência do controle de qualidade da matéria-prima, amostras de leite de forma escalonada são enviadas para laboratórios terceirizados, a fim de proporcionar segurança nos processos de controle de qualidade atendendo aos mais rigorosos padrões auditáveis.

Amostras são enviadas para a RBQL (Rede Brasileira da Qualidade do Leite), em atendimento a IN62, e os resultados apontam a direção de nosso trabalho em conjunto com o produtor.

A Tirol trabalha todos os dias para melhorar a qualidade do leite, sem esquecer que é necessário dar suporte ao crescimento do produtor e com isso investimos na expansão da capacidade fabril, no desenvolvimento de novos produtos e novas opções de mercado, para reduzir a vulnerabilidade no contexto global. Este fator gera a segurança aos produtores de leite e solidifica uma parceria harmoniosa.

4948

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 26: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

SELEÇÃO DE FORNECEDORESCOM BASE NA QUALIDADEDO LEITE

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

1

2

3

4

5

6

7

Visitas in loco com orientação sobre manejo, alimentação, sanidade, reprodução, melhoramento

genético, controle leiteiro, instalações e mercado lácteo.

ANÁLISE FÍSICO QUÍMICANas unidades produtivas a matéria-prima passa por

mais três baterias de testes laboratoriais até o envase do produto, tudo isso para garantir que não ocorram

falhas no processo.

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO LEITEE SUA COLETA PELO TRANSPORTADOR

Testes rápidos realizados nas propriedades rurais, para averiguar a estabilidade do leite. Caso este esteja nos parâmetros que a

empresa deseja, o leite é coletado. Também é coletada uma amostra do leite do resfriador para rastreamento e controle. Esta amostra é acondicionada em resfriador de amostras específico

para conservar a qualidade conforme o momento da coleta.

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, RECEBIMENTOE RESFRIAMENTO NA FILIALOs laboratoristas são responsáveis por analisar a qualidade e estabilidade do leite na plataforma. Casos suspeitos são rastreados e descartados.

TRANSPORTE PARA INDÚSTRIAO transporte é realizado em caminhões que possuem sistema isotérmico com escala de logística definida pela Tirol.

ORDENHATécnicas de ordenha repassadas ao produtor, como pré e pós-dipping, higiene na limpeza de ordenha e equipamento, sanitização, utilizando produtos específicos para cada tarefa.

RASTREABILIDADE DO LEITE ATÉ A INDÚSTRIA

O INCENTIVO PELA QUALIDADE

A eficiência do trabalho dos produtores rurais é recompensada pela Tirol. Com o Programa Tirol de Pagamento por Qualidade, o produtor tem a oportunidade de receber uma valorização pela qualidade da matéria-prima entregue. São considerados os resultados laboratoriais obtidos pelas amostras de cada propriedade analisada nos laboratórios da Rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL), para CCS, CPP, Proteína e Gordura. Em 2014, a Tirol também premiou o produtor que apresentou certificado livre de tuberculose e brucelose.

A Tirol oferece a seus produtores oportunidades e incentivos para reduzir custos e otimizar as receitas na propriedade e conhecimento para que a qualidade do leite continue cada vez melhor por meio das seguintes ações:

? Incentivo ao resfriamento: Com este bônus de incentivo, o produtor consegue adquirir ou trocar o tanque resfriador a granel, reduzindo o custo com energia elétrica e conservando a qualidade do leite. O apoio acontece enquanto o produtor permanecer vinculado a Tirol por meio da destinação de 1,5 centavos por litro de leite entregue.

? Compra na conta leite: Com essa modalidade de compra, o produtor pode adquirir os principais produtos utilizados na produção de leite, sendo que o pagamento pode ser feito de forma parcelada, de acordo com os vencimentos das faturas do leite entregue.

? Compra com desconto: O produtor recebe o valor referente à sua produção direto na conta bancária. A nota fiscal também é encaminhada diretamente para a sua casa por meio do transportador que recolhe o leite, gerando comodidade e praticidade.

VALORIZAÇÃO DA PARCERIA COM O PRODUTOR

5150

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 27: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

? Informativo Tirol: é uma ferramenta de comunicação direta com os produtores rurais, produzida pela equipe técnica do Fomento com temas pertinentes ao campo, que circula a cada dois meses e é entregue diretamente para cada produtor de forma gratuita.

? Capacitação: A Tirol oferece também, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR -SC cursos de capacitação. Em 2014, foram realizados 122 eventos visando à formação profissional rural na área de qualidade do leite, controle, ensilagem, produção e manejo de pastagens e animais objetivando melhorar a qualidade do leite recebido na indústria e aumentar a lucratividade na exploração leiteira.

? Leite legal: Oportuniza aos produtores aprendizados teóricos e práticos de qualidade do leite, manejo e sanidade animal, entre outros assuntos, além de visitas técnicas com o preenchimento de uma lista com itens analisados. Em cada visita, se avalia também o histórico de qualidade da propriedade e seus índices zootécnicos, se a propriedade não apresentar melhoria contínua, ela receberá nova visita e orientação.

? Propriedades livres de brucelose e tuberculose: Em setembro de 2014, a Tirol lançou uma nova forma de incentivo aos produtores que certificarem suas propriedades livres de brucelose e tuberculose, para que assim possam garantir aos consumidores produtos de qualidade. Além desse certificado, as propriedades também passam constantemente pela avaliação de sua produção, a qual é analisada nos laboratórios da Rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL), para o controle da Contagem Bacteriana (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Com a apresentação do Certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose, o produtor passa a receber um incentivo por cada litro de leite entregue a Tirol.

? Sistemas de Irrigação: Sistemas de irrigação e uso consciente da água vêm se tornando cada vez mais frequentes nas propriedades. Este sistema busca garantir pastagens com um nível nutricional e qualidade bromatológica mais estável, o que permite uma qualidade superior do leite.

VISITAS DE QUALIDADE REALIZADASTotal de visitas de qualidade: 19.112

Total de 2014: 97.509

EVENTOS REALIZADOS COM PRODUTORES E TRANSPORTADORES

FILIAL PALESTRA TÉCNICA DIAS DE CAMPO CURSOSTREINAMENTO FRETEIROS

Boa Vista do Buricá - RS 5 6 1 4

Caibi - SC 14 0 0 7

Chapecó - SC 53 8 4 5

Descanso - SC 4 1 3 1

Dois Vizinhos - PR 2 0 0 6

Romelândia - SC 1 1 0 5

São Carlos - SC 7 0 0 1

São José do Cedro - SC 0 0 2 1

São João do Oeste - SC 1 0 1 1

Trindade do Sul - RS 3 0 0 3

Ipumirim - SC 3 2 2 3

Goiais - GO 0 0 0 0

Peritiba - SC 14 2 10 3

Pinhalzinho - SC 12 0 4 3

Rios das Antas - SC 4 0 5 4

Rio do Oeste - SC 1 0 2 2

Tangará - SC 8 0 4 1

São Domingos - SC 4 1 6 7

Tapejara - RS 4 0 6 7

Treze Tílias- SC 16 0 7 1

TOTAL 156 21 57 65

Total de eventos realizados em 2014 299

OS INCENTIVOS À COMUNIDADE

A Tirol tem um grande envolvimento com as comunidades do entorno e este relacionamento é realizado com muita satisfação pela empresa.

A Lacticínios Tirol apoia diversos projetos em diferentes regiões e esferas da sociedade com o objetivo de promover o desenvolvimento individual e comunitário.

Cada projeto é analisado individualmente e as destinações são feitas por meio de doações voluntárias ou por incentivos fiscais, aos projetos culturais, esportivos e sociais.

5352

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 28: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

INCENTIVO À CULTURAPopularmente chamada de Lei Rouanet, a Lei de incentivo a Cultura é conhecida principalmente por sua política de

incentivos fiscais. Esse mecanismo possibilita que empresas (pessoas jurídicas) apliquem parte do imposto de renda em ações culturais. Dessa forma, além de ter benefícios fiscais sobre o valor do incentivo, esses apoiadores fortalecem iniciativas culturais que se enquadram em projetos aceitos pelo Ministério da Cultura.

Em 2014, foram investidos R$ 700.000,00 em projetos culturais.

CARNAVALPor meio da Lei Rouanet, a Tirol apoia a Liga

Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval D Oeste (LIESJHO) para os desfiles das escolas de samba Aliança, Vale Samba e Unidos do Herval. Além deste incentivo a empresa também promove todos os anos a vinda de mais de 300 empresários de todo o Brasil divulgando a região, suas riquezas culturais e econômicas.

VIVER NO CAMPO Idealizado pela Companhia Bellini Cultural de São Paulo,

o Projeto Viver no Campo propôs de forma lúdica, por meio de um espetáculo teatral e uma oficina de arte, como a sociedade deve agir na defesa de um planeta saudável. O objetivo foi proporcionar iniciativas destinadas às crianças e possibilitar a formação de uma futura geração mais consciente pautada no cuidado e na preservação dos recursos naturais. No total, aproximadamente, 2.500 crianças participaram da ação de educação ambiental.

EXPOVEL – CASCAVEL A Expovel representa todo o potencial agropecuário do

Oeste do Paraná. A Tirol incentivou a 35º edição de uma das exposições rurais mais importantes do Sul do Brasil, com expositores, tecnologias e atrações que consolidam o sucesso da feira.

SCAJHO – JOAÇABA A Sociedade Cultural e Artística de Joaçaba e Herval

d Oeste (SCAJHO) promoveu, em 2014, projetos sociais relacionados a dança, música e teatro. Os projetos são realizados ao longo do ano e tem como objetivo envolver toda a comunidade regional para o resgate da cultura artística de forma gratuita.

BAOBAH – FLORIANÓPOLIS Em 2014, a Tirol incentivou o espetáculo da recém-

formada Companhia de Dança Lápis de Seda, vinculada ao Grupo Baobah – Novas Formas de Inteligência, instituição de proposta inovadora que trabalha com o desenvolvimento pessoal a partir de novos recursos e de uma concepção ampliada de inteligência. A apresentação cultural envolveu a participação de jovens e adultos que possuem algum tipo de deficiência, promovendo a interação e o desenvolvimento psicossocial dos participantes.

PROJETO FACE – CHAPECÓ Com diversas inovações que unem informação,

tecnologia e diversão, a Tirol incentivou a realização da 5ª edição da Feira de Conhecimento, Cultura e Educação (FACE 2014) em Chapecó (SC). A edição 2014 teve como slogan: “Viva esse universo”. O evento é reconhecido como canal de geração de conhecimento e propagação de projetos, na busca de cumprir com seu papel de estimular jovens na decisão sobre a carreira profissional, apontando caminhos e criando oportunidades, reunindo estudantes, educadores, profissionais do mercado e empresas de diversos segmentos.

INCENTIVO AO ESPORTEContribuir para a prática esportiva também é um dos motivos que leva a Tirol a avaliar os projeto aprovados pelo

Ministério do Esporte, integrantes da Lei de Incentivo ao Esporte. Em 2014 foram investidos R$170.000,00 em projetos esportivos nas mais diferentes modalidades.

? Atleta do Futuro (voleibol infantil) - Chapecó

? Sacada de ouro - Chapecó

? Associação de Judô Irineu Schmidtke - Quatro Pontes - PR

? AFADEFI - Balneário Camboriú:

Fundada em 2002, a Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (AFADEFI) é uma entidade civil, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos. Tem como objetivo prestar todo e qualquer suporte a pessoa com deficiência física, visando garantir-lhe o pleno e livre exercício da cidadania bem como fiscalizar o cumprimento das leis vigentes. Atualmente conta com pouco mais de 500 associados com deficiência física e desenvolve projetos esportivos para promover o incentivo ao esporte em diferentes modalidades.

INCENTIVO AO FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEA valorização do ser humano é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Por isso a

Tirol auxilia os municípios da região por meio de projetos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA), que tem como objetivo promover ações que priorizem a segurança das crianças e dos adolescentes.

Em 2014, foram investidos R$ 170.000,00 em projetos municipais do Fundo da Infância e Adolescência.

Os municípios que receberam o incentivo foram: Treze Tílias, Joaçaba, Água Doce, Salto Veloso, Luzerna, Videira, Tangará e Arroio Trinta.

5554

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 29: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

INCENTIVOS PRÓPRIOS DA EMPRESAAlém das doações via leis de incentivo a Tirol também promove doações diretas para atividades de cunho social. Há

também iniciativas através dos representantes e distribuidores que também investem em ações nas comunidades de entorno das suas operações. Entre as entidades que mais recebem incentivo próprios estão creches locais, instituições de ensino fundamental, médio e de graduação, entre outras.

TIROLZINHO TRANSFORMAEm 2014, a Lacticínios Tirol em parceria com a SIG

Combiloc promoveu o Concurso Cultural “Tirolzinho Transforma”, uma ação de educação ambiental que envolveu as crianças dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental das redes de ensino municipais e estaduais do estado de Santa Catarina.

O objetivo do projeto esteve focado na reutilização de embalagens cartonadas, como caixas de leite longa vida, sucos e achocolatados, para a fabricação de brinquedos. A iniciativa buscou aguçar a imaginação e incentivar a prática de sustentabilidade junto as crianças participantes.

Os alunos ganhadores receberam uma bicicleta e uma mochila recheada de Tirolzinho e as escolas receberam o prêmio para a revitalização de um dos ambientes escolares no valor de R$ 15 mil para primeira colocada e R$ 10 mil para a segunda. A escola Professora Ondina Maria Dias de Tijucas foi a primeira colocada no Projeto Tirolzinho Transforma, com o brinquedo Tabuleiro do Jogo da Velha, confeccionado pela aluna Thaís Truppel Bissoli. A escola Rodolpho Dorbusch, de Jaraguá do Sul, conquistou a segunda colocação no Projeto Tirolzinho Transforma, com a confecção do brinquedo Mochila a Jato, do aluno Vitor Augusto Rinkawetsky.

TOTAL EM DESTINAÇÕES E DOAÇÕES

R$ 1.040.000,00META CUMPRIDAULTRAPASSAR O VALOR DE R$ 900 MIL EM DESTINAÇÕES E DOAÇÕES

OS CUIDADOS COM A MARCA

Preservar o nome da marca criada há 40 anos, requer cuidados em todos os setores da empresa. A Tirol busca em sua rotina trabalhar a integridade da marca preservando o meio ambiente, seus consumidores, colaboradores, produtores, além das outras pessoas engajadas diretamente e indiretamente com a empresa.

5756

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 30: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

OS PRÓXIMOS

A Tirol planeja os próximos 40 anos com cautela e responsabilidade, principalmente com relação aos cuidados com o meio ambiente. A empresa acredita que a preservação da água, destinos corretos com relação aos resíduos produzidos e energia são fatores que contribuem para um mundo melhor e mais seguro.

Além disso, a empresa quer produzir com qualidade seus produtos, utilizando as melhores matérias-primas e contando com colaboradores qualificados e engajados, deixando um legado positivo para as próximas gerações.ANOS

5958

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 31: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

O MEIO AMBIENTE

Pensar sustentabilidade é buscar estratégias para que o meio ambiente não sofra com resíduos tóxicos, que a água devolvida ao meio ambiente tenha uma boa qualidade e que materiais recicláveis e não recicláveis tenham um destino correto. A Tirol pensa dessa forma e busca desde a sua geração de energia até o tratamento da água maneiras eficazes para que as próximas gerações não sofram com as agressões ambientais e que seus stakeholders saibam que os cuidados da empresa iniciam na preservação do meio ambiente.

MATERIAISAlém da nossa principal matéria-prima, o leite, há vários outros ingredientes que são adicionados às composições

para se chegar ao produto final.

O consumo de ingredientes em 2014 foi equivalente a 6.543.263kg, proveniente dos principais insumos. Estes ingredientes são compostos por estabilizantes, sais, fermentos, aromas, cloreto de cálcio, açúcares, polpa, leite em pó, cacau, enzimas e sucos concentrados.

O total de embalagens utilizadas pela empresa em 2014 foi de 577.320.433kg, sendo rótulos, garrafas, tampas e caixas.

ENERGIA CALDEIRAS

A Unidade Produtiva de Linha Caçador opera com duas caldeiras HBFS 15 e HBFS 20, referências da empresa, estas passaram pelo projeto de automação em 2014. A Unidade Produtiva de Chapecó em 2014 contou com a instalação de uma nova caldeira, a qual foi transferida da Unidade da Linha Caçador para a de Chapecó.

As filiais continuam com a desativação das caldeiras a vapor, substituindo-as por um aquecimento elétrico. Somente as filiais de Pinhalzinho, Caibi e Peritiba continuam com caldeiras a vapor. Essas substituições, além de reduzir os lançamentos atmosféricos também diminuem o consumo de matéria para a geração de vapor.

PROJETO IMPLANTADO PARA REDUÇÃO DE ENERGIA Em 2014, a Lacticínios Tirol realizou um projeto de automação das caldeiras HB20 e HB15, com o objetivo de rezudir

consumo de energia, manutenção e mão de obra.

Antes da automação todo o funcionamento dos equipamentos eram digitais, ou seja, ficava ligado na sua capacidade nominal todo o período de funcionamento. Depois da automação passou a funcionar de forma analógica, ou seja, todo seu funcionamento trabalha dependendo da necessidade de consumo de vapor.

Com isso foi feito análise de energia antes e depois da automação para saber a real redução.

Desta forma verificou se uma redução de 10% de energia, porém depois da automação uniu-se a um só controle o sistema de transporte de cavaco para a alimentação das caldeiras passando assim a uma redução de energia maior.

SUBSTITUIÇÃO DO ÓLEO MINERAL PELO ÓLEO SINTÉTICO Em 2014, a equipe de manutenção da Linha Caçador também realizou um projeto que trouxe grande benefícios à

indústria, pois esta substituição reduziu custos, diminuiu o consumo de energia e a emissão de poluentes no meio ambiente.

6160

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 32: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

GASTO COM ENERGIA ELÉTRICA - TABELA COMPARATIVA

ECONOMIA EM KW REDUÇÃO DE CUSTO

TROCA DE ÓLEO - TABELA COMPARATIVA

OUTROS PROJETOS DE MELHORIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A REDUÇÃO DE ENERGIA, MÃO DE OBRA E COMBUSTÍVEIS

COM ÓLEO CP 68 MINERAL H2 COM ÓLEO GARGOLYNE 226 SINTÉTICO H1

Mensal 10,642,5 KW Mensal 10,395,0 KW

Anual 127,710,0 KW Anual 124,740 KW

COM ÓLEO CP 68 MINERAL H2 COM ÓLEO GARGOLYNE 226 SINTÉTICO H1

A cada 2000 horas (aproximadamente 3 meses) Realiza somente a filtragem

16 Litros Custando = R$139,20 Sem Custo

A cada 8000 horas (Aproximadamente 1 Ano) Gasto com 2 Filtros pois o óleo é reaproveitado

64 Litros Custando = R$556,80 Custando = R$1.086,00

COM ÓLEO GARGOLYNE 226 SINTÉTICO H1

Mensal = 247,5 KW

Anual = 2.970 KW

COM ÓLEO GARGOLYNE 226 SINTÉTICO H1

Mensal = 94,50

Anual = 1.128,60

? Ampliação e mudanças de modo geral do setor de requeijão do térreo para o 1º piso da Unidade Produtiva de Chapecó.

? Construção de muro no pátio da Unidade Produtiva de Chapecó, construção de paredes na indústria, colocação de portas com proteção para ruído e instalação de sistema antirruído na descarga da caldeira para evitar contaminações sonoras à vizinhança.

? Terceirização da lavanderia na Unidade de Chapecó.

ÁGUAA Tirol busca valorizar o maior bem da humanidade: a água. Em meio a

crise de abastecimento de água que algumas regiões do Brasil sofreram em 2014, a empresa buscou manter seu papel sustentável de reaproveitamento e tratamento.

RETIRADAS POR FONTESA Unidade Produtiva da Linha Caçador retira 25m³ por hora de rios, poços e águas superficiais, além destas também

são retiradas 90m³ por hora de águas subterrâneas. Essas retiradas ocorrem de duas fontes do Rio Caçadorzinho e de poços artesianos do Aquífero Guarani, sendo este uma área protegida nacionalmente.

Estas fontes hídricas, além de auxiliarem na produção da Lacticínios Tirol também são utilizadas pela comunidade em geral para irrigação na agricultura e alimentação dos animais na agropecuária.

Do total de água utilizada na empresa, 400 m³ de água são reutilizadas por dia. Totalizando 15% de reutilização para diversas atividades.

Na Unidade Produtiva de Chapecó são retiradas por dia 250 m³ de águas superficiais, 60 m³ de águas subterrâneas, 4m³ de águas pluviais, coletadas pela empresa e 8m³ da Companhia Catarinense de Água (Casan). Do total de água consumida por dia 40m ³ são reutilizadas, totalizando 13% do total consumido.

6362

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 33: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

BIODIVERSIDADE

O HABITAT PROTEGIDO

A Unidade Produtiva da Linha Caçador possui 42.000 m² e a Unidade Produtiva de Chapecó 2.000m². Através de meios sustentáveis a Tirol trabalha para minimizar os impactos significativos existentes em suas atividades produtivas. Os principais impactos são: a emissão atmosférica, a utilização de combustíveis, além dos outros resíduos produzidos que não ocorrem naturalmente no habitat, como efluente tratado líquido e resíduos sólidos (gordura e material reciclado).

As Unidades Produtivas da Tirol não afetaram espécies da localidade, uma vez que as localidades não estavam dentro de área de preservação. Referente as espécies de animais existentes na localidade, estas apenas migram, com isso não houve prejuízos ao ambiente.

A Tirol possui uma área protegida de 187.550 m², localizada no município de Ibicaré. Este habitat protegido, dividido em dois terrenos, conta também com uma nascente que desemboca no Rio Estreito, o qual corta a propriedade.

Além deste ambiente protegido, a Tirol também possui uma área de 48.000 m² de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.

A Unidade Produtiva da Linha Caçador trata 77 m³/ hora de efluentes, ou seja, de toda a água retirada 75% desta é tratada. Já a Unidade Produtiva de Chapecó com sua Estação de Tratamento de Efluente (ETE), trata 310m³ por dia de água, sendo que a separação de gordura com tratamento de efluente é composta por três lagoas com redução de carga de poluentes de aproximadamente 95%.

A qualidade da água devolvida ao meio ambiente mantém o padrão de lançamento, com o método de tratamento em lagoas.

A reutilização da água acontece nas próprias unidades da empresa, sendo utilizada pelas empresas terceirizadas de caminhões para a limpeza externa dos veículos. Esta utilização totaliza 1 m³ por hora.

TRATAMENTO DE ÁGUA E REUTILIZAÇÃOINVESTIMENTOS E GASTOS DA TIROL COM MEDIDAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM 2014

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO (ETA E ETE)

VALOR

Edificação 36,15%

Máquinas e Equipamentos 63,48%

Móveis e Utensílios 0,13%

Equipamentos de Informática 0,22%

Total R$ 1.321.464,23

Além destes, há diversos outros projetos em andamento para que as proteções ambientais continuem a fazer parte da sustentabilidade da empresa.

PROJETO DETALHAMENTO VALOR

Análises laboratoriais Monitoramento periódico do efluente tratado 0,58%

Análises Laboratoriais Análises laboratoriais de água potável, utilizada em todo o processo fabril 0,43%

Retirada de resíduos (lodo centrifugado) Destinação correta dos resíduos gerados na ETE 38,5%

Automação HBSF-15 T Melhorias implantadas na geração de Vapor 10,28%

Automação HBSF-20 T Melhorias implantadas na geração de Vapor 12,88%

Reaproveitamento da Água Instalação de tubulação para o reaproveitamento da água proveniente do processo de troca térmica para Caldeira de 15T e reaproveitamento por osmose

0,24%

Troca de boba de amônia O equipamento foi substituído por um modelo moderno a fim de economizar energia

0,28%

Instalação de água quente caldeira

Toda água que retorna do processo do leite em pó é utilizado na caldeira de 20T, sendo que o restante é utilizado para troca térmica indireta elevando a temperatura da água da caldeira de 15T de 25° para 55° economizando energia (cavaco) para a geração de vapor

0,25%

Instalação purgadoresInstalação de novos sistemas de purgadores para reduzir a emissão de condensado na rede de efluentes

1,11%

Instalação da caldeira Aalborg 15 toneladas/ hora em Chapecó

Instalação para redução de 20% na queima de lenha e melhoramento no fornecimento de energia para a fábrica. Funcionamento de acordo com as normas do Ministério Público

35,44%

Total R$ 1.980.275,78

6564

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 34: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

A Tirol preza pela destinação correta dos resíduos sólidos produzidos nas Unidades Produtivas. A empresa conta com a prestação de serviço de terceirizadas especializadas para a reciclagem e destinação de resídios sólidos e líquidos. Assim como verificado no relatório anterior, o maior volume de descarte de resíduos se refere a gordura.

Durante o ano de 2014, foram encaminhados 322.860kg de materiais recicláveis, 648.275kg de gordura e 5.880kg de óleo.

A compostagem na Unidade Produtiva de Chapecó é realizada com as cinzas das caldeiras, totalizando aproximadamente 3 mil kg por mês. São produzidos 25 m³ por mês de lixo orgânico que são encaminhados ao aterro sanitário por uma empresa terceirizada.

A Tirol não recebeu nenhuma multa significativa em termos monetários em 2014 referente à não conformidade com leis e regulamentos ambientais.

A Estação de Tratamento de Efluentes e Água (ETE), (ETA) passa por controles de análises mensais, cujo os laudos atendem a legislação vigente e os mesmos são enviados mensalmente ao órgão FATMA, fazendo com que dessa forma não haja nenhuma conformidade pendente.

RECICLAGEM

COMPARATIVO DE DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS NOS ANOS DE 2012, 2013 E 2014 EM KG

OS CUIDADOS COM O TRANSPORTELOGÍSTICA

A Tirol hoje opera com 255 caminhões que fornecem diariamente leite in natura, insumos para a empresa e levam produtos industrializadas pela Tirol para distribuição. A equipe de logística busca desenvolver na gestão do fluxo de materiais e na utilização de melhores ferramentas tecnológicas, segurança, confiabilidade, redução de desperdício e seriedade no atendimento aos clientes.

Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais significativos do transporte de produtos, em 2014 a Tirol desenvolveu o Programa Despoluir que consistiu em uma análise da cor da fumaça (índice de opacidade) emitida pelos veículos por meio de equipamentos como o opacímetro que determina se o veículo está dentro das normas ambientais brasileiras.

Os dados coletados foram colocados em contraponto com as informações oficiais emitidas pela indústria no momento em que o caminhão sai da fábrica.

A aferição, realizada por um técnico, tem como finalidade emitir um documento oficial, válido em todo o Território Nacional, com os dados coletados. Esse relatório

entregue aos motoristas colabora para que, caso o veículo apresente um índice de opacidade superior ao permitido, seja sugerida a manutenção. No caso de aprovação, o veículo recebe o Selo Despoluir que indica a conformidade com a legislação ambiental.

O Projeto Despoluir é idealizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Sindicatos Associados, SEST, SENAT e empresas parceiras como a Tirol.

META CUMPRIDAImplantar o Programa Despoluir para monitorar o intenso fluxo de veículos terceirizados, buscando a redução de emissões atmosféricas.

6766

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 35: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

SOBRE O RELATÓRIOEste relatório está alinhado com as diretrizes da

Global Reporting Iniative (GRI) versão G4 e adota as orientações para um relatório padrão. Os dados se referem ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014.

Nos principais impactos ambientais, consumo de água, energia e geração de resíduos, as informações e cálculos foram fornecidos pelos setores responsáveis.

Eventuais mudanças significativas com relação aos dados reportados nos anos anteriores e alterações em base de cálculos ou nas técnicas de medição dos indicadores estão apontadas ao longo dos textos e dos gráficos do relatório.

A validação das informações expressas neste documento, no que se refere às demonstrações financeiras, a empresa Consult Auditores Independentes realizou as auditorias cabíveis.

Para mais informações sobre o relatório, entrar em contato com a equipe responsável por sua elaboração no e-mail: [email protected]. Visando consolidar um diálogo contínuo com nossos públicos de relacionamento podem expressar sua opinião sobre o desempenho e práticas de relacionamento e gestão nesse endereço de e-mail, nas redes sociais da Tirol, além de encontros presenciais.

O RELATÓRIODE

20146968

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 36: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

INDICADORES GRI

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

Estratégia e análise

G4-1 6 Mensagem dos diretores

G4-2 6 Riscos e oportunidades

Perfil Organizacional

G4-3 5 Nome da empresa

G4-4 5 Principais marcas e serviços

G4-5 5 Localização da empresa

G4-6 5 Países em que a organização opera

G4-7 5 Natureza Jurídica

G4-8 26 Mercado de atuação

G4-9 12 Porte da organização

G4-10 e G4-11 5 Número de colaboradores

G4-12 19 Cadeia de fornecedores

G4-13 27 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório

G4-14 14 Princípios de precaução

G4-15 60-61 Iniciativas (ambientais) desenvolvidas externamente

G4-16 39 Participação dos colaboradores em associações e organizações

Aspectos Materiais identificados e Limites

G4-17 Não há entidades incluídas nas demonstrações financeiras

Entidades incluídas nas demonstrações financeiras

G4-18 O conteúdo foi definido com base nas informações que a empresa poderia fornecer e seus diretores

Processo adotado para definir o conteúdo do relatório

G4-19 68 Auditorias

G4-20 60 Aspectos materiais

G4-21 60 Aspectos materiais

G4-22 As novas reformulações ocorreram devido a mudança de metodologia da GRI

Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores

G4-23 68 Alterações significativas no escopo, limite ou métodos de medição

Engajamento de Stakeholders

G4-24 15 Grupo de stakeholders

G4-25 6 Base utilizada para identificação e seleção dos stakeholders

G4-26 6 Engajamento com os stakeholders

G4-27 6 Preocupações e abordagens com os stakeholders

G4-28 68 Período coberto pelo relatório

G4-29 68 Data do relatório anterior

G4-30 68 Ciclo de emissão de relatórios

G4-31 68 Ponto de contato para perguntas e dúvidas

G4-32 70 Sumário de conteúdo da GRI

G4-33 Não houve verificação externa do relatório

Verificação externa do relatório

Governança

G4-34 12-13 Estrutura de governança

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

G4-35 12-13 Processo usado para a delegação de autoridade sobre tópicos econômicos, ambientais e sociais pelo mais alto órgão de governança.

G4-36 15 Designação dos cargos executivos e administrativos

G4-37 18-19 Processos de pesquisas usados entre os stakeholders e o mais alto órgão de governança para os tópicos ambientais, econômicos e sociais

G4-38 12-13 Composição do mais alto órgão de governança e seus comitês

G4-39 A empresa é gerida pelo Conselho de Administração e pelos diretores eleitos. Não há cargo de presidente

Presidente do mais alto órgão de governança também é um diretor executivo

G4-40 12-13 Processos de seleção e nomeação para o mais alto órgão de governança e seus comitês

G4-41 13-14 Processos usados pelo mais alto órgão de governança para garantir a prevenção e administração de conflitos de interesse

G4-42 Atualização da missão, valores e visão

G4-43 13-14 Medidas tomadas para desenvolver e aprimorar o conhecimento do mais alto órgão de governança

G4-44 A empresa não possui processo estruturado de auto avaliação da governança, sendo que o Conselho Administrativo faz esta avaliação nas reuniões

Processos de avaliação do desempenho do alto órgão de governança

G4-45 14 Processo de identificação do mais alto órgão de governança na identificação e gestão de impactos, riscos e oportunidades

G4-46 14 Processo de análise da eficácia dos processos de gestão de risco

G4-47 14 Processo de análise de impactos, riscos e oportunidades para as questões econômicas, sociais e ambientais

G4-48 5 Processo de análise e aprovação do relatório de sustentabilidade

G4-49 42 Processo adotado para comunicar preocupações críticas ao mais alto órgão de governança

G4-50 Não há contabilizado o número de preocupações críticas comunicadas ao mais alto órgão de governança

Número total de preocupações críticas comunicadas ao mais alto órgão de governança

G4-51 Os valores da remuneração para membros do mais alto órgão de governança são definidos em assembleia geral

Remuneração aplicadas ao mais alto órgão de governança e executivos

G4-52 Não há definido um processo para esta determinação, sendo que esta depende da capacitação e do cargo o qual o colaborador ocupa

Processo adotado para a determinação da remuneração

G4-53 42 Forma em que as opiniões dos stakeholders são solicitadas em relação à questão da remuneração

G4-54 Por ser uma sociedade limitada a empresa reserva o direito de não divulgar estes dados

Proporção entre a remuneração anual total do indivíduo mais bem pago e a remuneração média anual dos colaboradores

G4-55 Por ser uma sociedade limitada a empresa reserva o direito de não divulgar estes dados

Proporção entre o aumento percentual da remuneração total anual do colaborador mais bem pego e o aumento percentual médio de todos os colaboradores

Ética e Integridade

G4-56 23 Valores, princípios, padrões e normal de comportamento da organização

G4-57 23 Mecanismos internos e externos adotados pela organização para solicitar orientações sobre comportamentos éticos

G4-58 23 Mecanismos internos e externos adotados pela organização para comunicar preocupações sobre comportamentos não éticos ou incompatíveis com a legislação e à integridade organizacional

7170

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 37: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

Categoria Econômica

Desempenho Econômico

G4-EC1 Por ser uma sociedade limitada a empresa reserva o direito de não divulgar o valor econômico direto gerado e distribuído

Valor econômico direto gerado e distribuído

G4- EC2 Em 2014 não houveram implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em decorrência de mudanças climáticas

Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em decorrência de mudanças climáticas

G4- EC3 24-30-56 Cobertura das obrigações previstas no plano de benefícios definido da organização

G4- EC4 A Lacticínios Tirol não recebe ajuda financeira significativa do governo

Assistência financeira recebida do governo

Presença no Mercado

G4- EC5 A empresa não oferece plano de pensão de benefícios definidos

Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes

G4- EC6 Todos os membros da alta direção fazem parte da comunidade local

Proporção de membros da alta direção contratados na comunidade local em unidades operacionais importantes

G4-EC7 26 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos

G4- EC8 26-27 Impactos econômicos indiretos significativos, inclusive a extensão dos impactos

Práticas de Compra

G4-EC9 21 Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes

Categoria Ambiental

Materiais

G4-EN1 60 Materiais usados, discriminados por peso ou volume

G4-EN2 60-61 Percentual de materiais usados provenientes de reciclagem

Energia

G4-EN3 62 Consumo de energia dentro da organização

G4-EN4 62 Consumo de energia fora da organização

G4- EN5 62 Intensidade energética

G4- EN6 62 Redução do consumo de energia

G4- EN7 62 Reduções nos requisitos de energia relacionados a produtos e serviços

G4- EN8 63 Total de retirada de água por fonte

G4- EN9 63-64 Fontes hídricas significativamente afetadas por retirada de água

G4- EN10 63-64 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada

Biodiversidade

G4- EN11 64 Unidades operacionais próprias, arrendadas ou administradas dentro ou nas adjacências de áreas protegidas e áreas de alto valor para a biodiversidade situadas

Fora de áreas protegidas

G4- EN12 Não há impactos significativos na biodiversidade de atividade, produtos e serviços em áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas

Descrição de impactos significativos de atividades, produtos e serviços sobre a biodiversidade em áreas protegidas e áreas de alto valor para a biodiversidade situadas fora de áreas protegidas

G4- EN13 64 Habitats protegidos ou restaurados

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

G4- EN14 Não há espécies na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas por operações

Número total de espécies incluídas na lista vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats situados em áreas afetadas por operações da organização

Discriminadas por nível de risco de extinção

Emissões

G4-EN15 Não há monitoramento atual das emissões

Emissões diretas de gases de efeito estufa

G4-EN16 Não há monitoramento atual das emissões

Emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia

G4-EN17 Não há monitoramento atual das emissões

Outras emissões indiretas de gases de efeito estufa

G4-EN18 Não há monitoramento atual das emissões

Intensidade de emissões de gases de efeito estufa

G4-EN19 Não há monitoramento atual das emissões

Redução de emissões de gases de efeito estufa

G4-EN20 Não há monitoramento atual das emissões

Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO)

G4-EN21 Não há monitoramento atual das emissões

Emissões de NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas

Efluentes e Resíduos

G4-EN22 64-66 Descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação

G4-EN23 66 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição

G4-EN24 Não houve, na empresa volume de vazamentos significativos

Número total e volume de vazamentos significativos

G4-EN25 65-66 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da convenção da basileia

G4-EN26 65-66 Identificação, tamanho, status de proteção e valor da biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descartes e drenagem de água realizados pela organização

Produtos e Serviços

G4-EN27 65-66 Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços

G4-EN28 65-66 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, discriminado por categoria de produtos

Conformidade

G4-EN29 Como não houve ocorrências registradas também não há multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais

Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos ambientais

Transportes

G4-EN30 67 Impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte de seus empregados

Geral

G4-EN31 65 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo

Avaliação Ambiental de Fornecedores

G4-EN32 19-20-21 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais

7372

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 38: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

G4-EN33 21 Impactos ambientais negativos significativos reais e potenciais na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Impactos Ambientais

G4-EN34 Não houveram em 2014 queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais protocoladas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais protocoladas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

SOCIAL

Práticas trabalhistas e trabalho decente

Emprego

G4-LA1 31 Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade por faixa etária, gênero e região

G4-LA2 35 Benefícios concedidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados por unidades operacionais importantes da organização

G4-LA3 100% dos colaboradores retornam ao trabalho após a licença maternidade/ paternidade

Taxas de retorno ao trabalho e retenção após licença maternidade/paternidade, discriminadas por gênero

Relações Trabalhistas

G4-LA4 100% dos colaboradores são abrangidos em acordos de negociação coletiva. A empresa não possui prazo mínimo para notificações, mas há a comunicação aos envolvidos assim que necessário

Prazo mínimo de notificação sobre mudanças operacionais e se elas são especificadas em acordos de negociação coletiva

Saúde e Segurança no Trabalho

G4-LA5 31 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho

G4-LA6 32 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero

G4-LA7 32-33 Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupação

G4-LA8 32 Tópicos relativos à saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos

Treinamento e Educação

G4-LA9 31 Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional

G4-LA10 31-31 Programas de gestão de competências e aprendizagem contínua que contribuem para a continuidade da empregabilida-de dos empregados em período de preparação para a aposentadoria

G4-LA11 36 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira, discriminado por gênero e categoria funcional

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

Diversidade e Igualdade de Oportunidades

G4-LA12 36-37-38 Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade

Igualdade de Remuneração entre Mulheres e Homens

G4-LA13 A Tirol não possui diferenciação de remuneração entre homens e mulheres. O salário é definido de acordo com o cargo com que cada um ocupa independente do sexo

Razão matemática do salário e remuneração entre mulheres e homens, discriminada por categoria funcional e unidades operacionais relevantes

Avaliação de Fornecedores em Práticas Trabalhistas

G4-LA14 21 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a práticas trabalhistas

G4-LA15 20-21 Impactos negativos significativos reais e potenciais para as práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Práticas Trabalhistas

G4-LA16 Em 2014 não houve queixas e reclamações relacionadas a práti-cas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

DIREITOS HUMANOS

Investimentos

G4-HR1 24 Número total e percentual de acordos e contratos de investimentos significativos que incluem cláusulas de direitos humanos ou que foram submetidos a avaliação referente a direitos humanos

G4-HR2 Em 2014 não foram realizados treinamentos específicos quanto às políticas ou procedimentos relacionados aos direitos humanos

Número total de horas de treinamento de empregados em políticas de direitos humanos ou procedimentos relacionados a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações da organização, incluindo o percentual de empregados treinados

Não discriminação

G4-HR3 Não houve registros de casos mencionados em 2014

Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas

Liberdade de Associação e Negociação Coletiva

G4-HR4 Não há processo de verificação na cadeia quanto ao risco de ocorrências de proibição à negociação coletiva ou associação a sindicatos. A empresa preza por este direito de seus colaboradores, evitando qualquer forma de restrição

Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito

7574

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 39: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

Trabalho Infantil

G4-HR5 Não houveram registros de ocorrências de trabalho infantil na empresa, nem processo de verificação junto a seus parceiros neste sentido. A Tirol repudia qualquer prática de trabalho em desacordo com o previsto no Art. 7º, Inc. XXXIII da Constituição Federal e outras formas correlatadas

Operações e fornecedores identi-ficados como de risco para a ocor-rência de casos de trabalho infantil e medidas toma-das para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil

Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo

G4-HR6 Não houve no ano registro de ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo na empresa, nem processo de verificação jutno a seus parceiros neste sentido. A Tirol repudia toda e qualquer forma de trabalho que esteja em desacordo com os princípios e fundamentos da Constituição Federal

Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo

Práticas de Segurança

G4-HR7 Em 2014 não foram realizados treinamentos específicos quanto às políticas ou procedimentos relacionados aos direitos humanos

Percentual do pessoal de segurança que recebeu treinamento nas políticas ou procedimentos da organização relativos a direitos humanos que sejam relevantes às operações

Direitos dos Povos Indígenas e Tradicionais

G4-HR8 Não há registros de terras indígenas nas áreas de atuação da empresa. Também, não houve registro de violação dos direitos destes povos

Número total de casos de violação de direitos de povos indígenas e tradicionais e medidas tomadas a esse respeito

Avaliação

G4-HR9 Como não houveram registros de casos de violação aos direitos humanos, o número total é igual a zero

Número total e percentual de operações submetidas a análises ou avaliações de direitos humanos de impactos relacionados a direitos humanos

Avaliação de Fornecedores em Direitos Humanos

G4-HR10 19-20-21 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos

G4-HR11 19-20-21 Impactos negativos significativos reais e potenciais em direitos humanos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas a esse respeito

Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Direitos Humanos

G4-HR12 Não houveram registros de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos.

Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos em direitos humanos registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

SOCIEDADE

Comunidades Locais

G4-SO1 63-64-65 Percentual de operações com programas implementados de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

G4-SO2 Não houve operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais

Operações com impactos negativos significativos reais e potenciais nas comunidades locais

Combate à corrupção

G4-SO3 Não houveram casos registrados de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados

Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à cor-rupção e os riscos significativos identificados

G4-SO4 24-31 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção

G4-SO5 Não houveram casos registrados de corrupção

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

Políticas Públicas

G4-SO6 Não houveram contribuições financeiras para partidos políticos e políticos, discriminado

Valor total de contribuições financeiras para partidos políticos e políticos, discriminado por país e destinatário/beneficiário

Concorrência Desleal

G4-SO7 Não houveram casos registrados de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados

Número total de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados

Conformidade

G4-SO8 Por ser uma sociedade limitada a empresa reserva o direito de não divulgar estes dados

Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentos

Avaliação de Fornecedores em Impactos na Sociedade

G4-SO9 21-21 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a impactos na sociedade

G4-SO10 Não houveram registros de impactos negativos por meio dos fornecedores da empresa, pois todos são avaliados regularmente

Impactos negativos significativos reais e potenciais da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas a esse respeito

Mecanismos de Queixas e Reclamações Relacionadas a Impactos na Sociedade

G4-SO11 43 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal

RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO

Saúde e Segurança do Cliente

G4-PR1 Todos os produtos da Tirol são avaliados, sendo que o cuidado com a saúde e qualidade dos produtos sempre está em primeiro lugar

Percentual das categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias

G4-PR2 41-42-43 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante seu ciclo de vida, discriminado por tipo de resultado

7776

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

Page 40: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

CONTEÚDOS PÁGINA DESCRIÇÃO

Rotulagem de Produtos e Serviços

G4-PR3 A empresa não possui não conformidades com relação à rotulagem, pois estas são conferidas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e só recebem aprovação quando se encontram de acordo com a legislação vigente

Tipo de informações sobre produtos e serviços exigidas pelos procedimentos da organização referentes a informações e rotulagem de produtos e serviços e percentual de categorias significativas sujeitas a essas exigências

G4-PR4 41 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminado por tipo de resultados

G4-PR5 42-43 Resultados de pesquisas de satisfação do cliente

Comunicações de Marketing

G4-PR6 Não há registros de vendas de produtos proibidos ou contestados na empresa.

Venda de produtos proibidos ou contestados

G4-PR7 Não foram registrados casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultados

Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultados

Privacidade do Cliente

G4-PR8 Não foram relatadas reclamações relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes

Número total de queixas e reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes

Conformidade

G4-PR9 Não houve registros e, 2014 de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fortalecimento e uso de produtos e serviços

Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços

79

REL

ATÓ

RIO

DE

SU

STE

NTA

BIL

IDA

DE

TIR

OL

- 20

14

78

Page 41: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - tirol.com.br · Controladoria e Tecnologia, Diretor de Operações e Diretor de Expansão e Política Leiteira. O objetivo da criação é especializar

www.tirol.com.br