RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

10
RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE/ES

Transcript of RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

Page 1: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

RELATÓRIO DE VISITA

DO SEBRAE/ES

Autor:André Feitoza de Mendonça

Brasília, 25 de julho de 2010

Page 2: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

Índice

Introdução 3

Objetivo 3

Cenário Encontrado 3

Roteiro da Visita 4

Atividades e Projetos 4

Análise Crítica 7

Conclusão 8

Page 3: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

1. Introdução

A viagem feita ao Sebrae/ES fez parte de uma das etapas do Programa de Trainee 2010 do Sebrae Nacional. Essa etapa tinha por objetivo mostrar aos novos trainees, na prática, a realidade da atuação em regiões menos desenvolvidas. Dessa forma, os 20 trainees foram divididos em 10 duplas, e cada uma delas foi enviada para um estado brasileiro para conhecer projetos e a atuação na ponta.

Os estados escolhidos se concentraram na região Sul, Sudeste e Nordeste e os projetos e ações selecionados para serem visitados tinham foco no desenvolvimento de regiões de baixa densidade econômica. Corroborando com este fato, diversas duplas relataram que permaneceram por pouco tempo nas capitais de seus respectivos estados, dirigindo-se preferencialmente para regiões interioranas. Nesse contexto, os trainees André Feitoza de Mendonça (autor deste relatório) e Lucas Paranhos Quintella foram designados para visitar o Sebrae/ES, durante o período de 14 a 16 de julho.

Nos dias 14 e 15 de julho, o trainee autor deste relatório conheceu o Projeto Comércio Total e algumas ações da prefeitura de Cariacica, ambos na região metropolitana da Grande Vitória. No dia 16 de julho este trainee se dirigiu até o norte do estado, especificamente para os municípios de Marilândia e Colatina, para visitar empresas do setor moveleiro. No decorrer deste documento, detalhes referentes a essa viagem serão relatados.

2. Objetivo

O objetivo deste documento é realizar uma descrição de todas as atividades realizadas durante a visita ao Sebrae/ES, bem como discorrer sobre a importância dessas ações para a população atendida e apontar possíveis pontos de aprimoramentos dessa atuação. Outra vertente deste relatório é o registro das experiências e aprendizados adquiridos durante a estadia no estado do Espírito Santo.

3. Cenário Encontrado

Apesar de o estado do Espírito Santo possuir uma população de apenas 3.487.199 habitantes (ocupando a 14ª posição no país), a renda per capita do estado gira em torno de R$18.003, sendo a quarta entre as demais unidades federativas. Esse destaque deve-se em parte à diversidade econômica encontrada na região. Podem-se citar os seguintes pólos de maior importância:

Moveleiro; AgroTurismo; Mármore e Granito; Petrolífero; Esporte de Aventura;

O Sebrae/ES, entendendo a economia regional, dividiu a sua atuação para um desenvolvimento regional mais desconcentrado. Dessa forma, existem cinco Agências de Desenvolvimento Regional – ADR - do Sebrae por todo o estado. A Figura 1 ilustra o panorama de atuação das ADRs, onde cada cor representa a região de atuação de cada uma.

Page 4: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

Figura 1 – Mapa de Atuação das ADRs

A estrutura física da sede do Sebrae/ES na cidade de Vitória é bastante robusta e encontra-se em um prédio de 11 andares no centro da cidade. A estrutura organizacional é enxuta quando comparada com o Sebrae Nacional, sendo o pequeno quadro de funcionários a principal causa para o menor número de unidades.

Como resultados claros da atuação do Sebrae/ES, temos que 100% dos 78 municípios do estado regulamentaram a Lei Geral, o que mostra a forte articulação e capilaridade da instituição na região. Outro ponto a ser considerado é o número de compras governamentais de micro e pequenas empresas (MPEs), sendo mais da metade das transações realizadas com MPEs. Tais fatos mostram que existe no estado uma cultura de fomento ao empreededorismo e desenvolvimento das MPEs.

4. Roteiro da visita

O roteiro oficial atividades de cada dia de visita está descrito a seguir. Vale ressaltar que toda a programação prevista foi totalmente cumprida.

14/07 08:30 as 12:00 - Saída do SEBRAE/ES para participar de reunião referente ao Projeto Comércio Total (Gestor Abel).14:00 as 15:00 - Apresentação comercio total (Gestor Abel).15:00 as 17:00 - Apresentação institucional e dos projetos do SEBRAE ES (Gestora Célia Bigossi).

15/079:00 as 11:00 - Acompanhar atendimento individual no Espaço Empreendedor (Zenilda, Dora e Rowena).11:00 as 12:00 - Conhecer estrutura física do SEBRAE/ES. (Flávia/Gabriela).13:30 as 17:00 - Visita a Prefeitura Municipal de Cariacica CIAMPE. Visita ao Centro Integrado da Micro e Pequena Empresa (Gestor Fernando Gadelha).

16/07Visita ao núcleo setorial moveleiro de Marilândia e Colatina. ( Gestor Thiago de Freitas)

5. Atividades e Projetos

Nesta seção as principais atividades realizadas e os projetos visitados serão descritos com maiores detalhes. Esta seção se sub-divide em: Projeto Comércio Total, Atendimento Individual, Visita à cidade de Cariacica, Visita ao setor moveleiro.

5.1 Projeto Comércio Total

No primeiro dia de visita, o trainee conheceu o Projeto Comércio Total e suas respectivas ações. Esse projeto tem como público-alvo o comércio varejista e de prestação de serviços de cidades capixabas.

Page 5: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

Bairros ou regiões de baixa densidade econômica - alguns deles sob influência de traficantes – são selecionados pelo projeto para sediarem uma semana de palestras de capacitação empresarial. Os temas abordados são: controle financeiro, formação de preços, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, encontro de crédito, gestão de estoques e visual da loja. Toda a logística de preparação e realização dessa semana de capacitação gratuita é feita por meio de uma forte articulação do Sebrae com prefeitura e associação de moradores local.

Alguns pontos devem ser destacados no Projeto Comércio Total. Em especial, o encontro de crédito que é realizado sempre a quinta-feira e reúne representantes de instituições financeiras para mostrarem suas propostas de crédito para o público do dia, aproximando cada vez mais o micro empresário dessa ferramenta para ampliação de seus negócios. Outro ponto importante é a possibilidade de os presentes neste evento solicitar até duas consultorias e um plano de negócio para seus futuros e atuais empreendimentos. A Figura 2 ilustra o número de consultorias e planos de negócio solicitados por cada cidade que recebeu o projeto, mostrando a expressiva quantidade de atendimentos.

Figura 2 – Número de Consultorias/Plano de Negócio por Cidade

Durante a viagem, o trainee participou de uma reunião de preparação que antecederia ao evento de capacitação gratuita no bairro de Cristóvão Colombo, localizado em Vila Velha. Desse encontro participaram representantes da prefeitura e do Sebrae, membros da Associação de Moradores de Cristóvão Colombo e comerciantes locais. Nessa reunião o local do evento foi definido, bem como estratégias de divulgação mais efetivas.

Ainda no primeiro dia, o trainee visitou o bairro da Glória, localizado em Vila Velha, onde estava sendo realizada uma palestra sobre atendimento ao cliente e técnicas de vendas. O grande número de participantes – aproximadamente 250 – e a qualidade da palestras foram pontos positivos encontrados e aqui relatados.

5.2 Atendimento Individual

Na manhã do segundo dia de visita, o trainee dirigiu-se até o ponto de atendimento individual situado na cidade de Vitória para acompanhar as atividades do local. O público do dia foi pequeno, mas, ainda assim, foi possível presenciar um atendimento a um postulante a empreendedor individual. A funcionária Zenilda recebeu a demanda que durou aproximadamente 30 minutos, sendo possível observar a importância do Sebrae para a população. Constatou-se a preocupação, por parte da funcionária, de antes de iniciar o atendimento registrar a consulta no sistema SiacWeb. Percebeu-se também que, enquanto o cliente estava recebendo as informações, a funcionária sempre que possível esclarecia o real papel do Sebrae, que é de orientação empresarial e não de ser fornecedor de crédito.

O cliente atendido queria abrir seu próprio estabelecimento de fabricação de blocos pré-moldáveis para a construção civil e recebeu, além de um atendimento esclarecedor por parte da funcionária citada, um guia técnico de como proceder à abertura de um negócio no setor específico demandado. Cursos e consultorias também foram oferecidos a custo zero.

5.3 Visita a Cariacica

Na tarde do segundo dia de viagem, o trainee visitou o município de Cariacica, situado na grande Vitória, para conhecer ações da prefeitura em parceria com o Sebrae que proporcionaram aumento do

Page 6: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

número de empreendedores individuais e uma crescente desburocratização do atendimento aos empresários.

Antes de relatar com maiores detalhes as ferramentas do município para o fomento empresarial, vale ressaltar o panorama social desfavorável de Cariacica. Apresentando baixo Índice de Desenvolvimento Humano (aproximadamente 0,75), a cidade possui níveis de saneamento básico insatisfatórios e grande número de mortes de jovens, sendo classificado pela Unicef como o terceiro no país nesse quesito no ano de 2009.

Habituada a ser manchetes jornalísticas de assassinatos, Cariacica, nesta década, vem se tornando referência no que diz respeito ao desenvolvimento empresarial, especialmente focado nas micro e pequenas empresas. Hoje o município é exemplo na regulamentação da Lei Geral, principalmente quando se trata da participação das MPEs nas compras governamentais. Através de uma legislação flexível e de vontade política, Cariacica tornou-se líder estadual no ranking que mede a participação do pequeno empresário nas vendas do governo capixaba. Essas e outras ações fizeram com que o prefeito local recebesse o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2010.

Em especial, este trainee conheceu duas ações que tinham atuação na cidade de Cariacica. O Projeto Fique Legal é um exemplo desse tipo de ação que visava aumentar o número de empreendedores individuais. No caso, carros equipados com aparelhagem sonora divulgavam por toda a cidade a presença de pontos de atendimentos fixos localizados na comunidade. Esses pontos possuíam um ferramental tecnológico necessário para que pudesse ser realizada a formalização do empreendedor individual no local. O trainee foi apresentado a esse projeto e visitou um ponto de atendimento situado em uma escola municipal.

Outra ação apresentada ao trainee foi o Centro Integrado de Apoio às MPEs ( Ciampe ). Trata-se de uma estrutura disponibilizada pela prefeitura para o atendimento de empresários, visando desburocratizar o processo de formalização de negócios. O local reúne em um só lugar Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e entidades municipais necessárias para a formalização de uma empresa de forma rápida e sem burocracia.

5.4 Visita ao setor moveleiro

No terceiro dia de viagem, o trainee foi até as cidades de Marilândia e Colatina, situadas no norte do estado, para visitar empresas do setor moveleiro. A escolha dessas duas cidades foi proposital para mostrar o resultado efetivo da atuação do Sebrae em projetos que proporcionavam atendimento coletivo. A cidade de Marilândia faz parte da etapa inicial de um projeto que tem o Sebrae como parceiro para o desenvolvimento da indústria de móveis local, enquanto Colatina apresenta um setor moveleiro estruturado, resultado de anos de atuação do Sebrae no município.

A primeira cidade visitada foi Marilândia, onde percorremos cinco empresas do setor para conhecer a estrutura física de cada uma e os principais problemas enfrentados. De uma forma geral, as indústrias moveleiras da cidade apresentavam um local de trabalho bastante desorganizado e pequeno, mostrando a falta de recursos e de gestão empresarial. A Figura 3 ilustra a realidade encontrada pelo trainee.

Figura 3 – Panorama do Setor Moveleiro de Marilândia

Além da evidente precariedade da estrutura física, os principais problemas enfrentados pelas empresas da região são dificuldade de acesso a crédito e baixa qualificação da mão-de-obra. Esses problemas foram relatados por todas as cinco indústrias visitadas.

Na cidade de Colatina, outra realidade foi encontrada. Nesta localidade, este trainee foi encaminhado para conhecer uma empresa do setor moveleiro pertencente ao grupo que recebe atendimento coletivo do Sebrae por aproximadamente 10 anos. As dificuldades estruturais percebidas no

Page 7: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

município vizinho de Marilândia não são percebidas no setor localizado em Colatina. O local de trabalho é higienizado e todos os requisitos relacionados com segurança dos colaboradores são respeitados. As empresas de Colatina possuem atuação no mercado diversificada e não restrita ao estado do Espírito Santo. De fato, apenas um pequeno percentual das vendas é destinado a clientes residentes no estado capixaba. A Figura 4 exibe um retrato da estrutura encontrada em Colatina.

Figura 4 – Panorama de Empresa Moveleira de Colatina

6. Análise Crítica

O principal ponto observado pelo trainee em sua visita ao estado capixaba foi a cultura de fomento ao empreendedorismo percebida. As metas mobilizadoras são tratadas com importância e o fato de 100% dos municípios do estado regulamentarem a Lei Geral é motivo de orgulho para todos no Sebrae/ES. Um exemplo que mostra bem a preocupação com as metas mobilizadores foi o ranking encontrado no Ciampe, na cidade de Cariacica.

Esse ranking contém o número de empreendedores individuais registrados do início do ano até a data da visita de quatro cidades do Espírito Santo. Os dados são atualizados diariamente e mostram o forte grau de engajamento das prefeituras e do Sebrae com a causa do fomento ao empreendedorismo à formalização. A Figura 5 ilustra esse ranking.

Figura 5 – Classificação de Cidades Considerando Número de Empreendedores Individuais

Entretanto, alguns possíveis pontos de aprimoramentos na atuação do Sebrae/ES foram observados. Em primeiro lugar, constatou-se um forte foco no cumprimento por completo do orçamento estipulado para os projetos do estado. Esta preocupação pode fazer com que o foco nos resultados do projeto não seja a prioritária, sendo um contraponto com relação à aplicação da metodologia GEOR.

Outro ponto a ser destacado é a atuação do Sebrae/ES, com o atendimento coletivo, por um longo período de tempo em um mesmo setor econômico de uma região. Pode-se citar o exemplo de Colatina que recebe ações do Sebrae/ES por mais de uma década e apresenta seu setor moveleiro bastante desenvolvido. A diversificação da atuação do Sebrae/ES, tanto geograficamente quanto economicamente,

Page 8: RELATÓRIO DE VISITA DO SEBRAE - André

seria, na visão do autor deste relatório, uma sugestão para que o Sebrae do estado atuasse no desenvolvimento de regiões e setores de menor expressão e mais carentes.

7. Conclusão

A partir desta visita ao Sebrae/ES, o trainee André Feitoza de Mendonça pôde perceber a verdadeira importância da instituição na ponta. O Sebrae é respeitado pela população e pela classe política, que entendeu a importância da formalização para o aumento das arrecadações municipais.

Na percepção do trainee, o Projeto Comércio Total foi o principal exemplo de como o Sebrae pode mudar a realidade econômica e social de regiões pobres. Relatos de participantes do evento realizado na Glória, mostraram que através de sua capacidade única de transmitir conhecimento, o Sebrae é capaz de fomentar a cultura empreendedora da população atendida, o que é de suma importância num país onde o empreendedorismo por necessidade é expressivo.

Por fim, vale destacar que a viagem realizada foi uma espécie de comprovação prática dos conhecimentos adquiridos na primeira semana de capacitação, da qual este trainee participou. Nesta semana, muito se falou de atendimento coletivo e individual, desenvolvimento territorial e articulação com parceiros; e todos esses elementos, para a felicidade do autor deste relatório, foram encontradas na visita ao Sebrae/ES.