Relatório DMLRP Ecosurf Imbituba 2014

16
RELATÓRIO ANUAL Relatório ECOSURF do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - 2014 Município: Imbituba/SC Data: 20 e 21 de setembro Praias: Vila, Porto, Itapirubá e Ribanceira

description

Relatório da Campanha Mundial de Limpeza de Rios e Praias no município de Imbituba em Santa Catarina/ Brasil. Dados específicos das praias da Vila, Porto, Ribanceira e Itapirubá no ano de 2014

Transcript of Relatório DMLRP Ecosurf Imbituba 2014

RELATÓRIO ANUAL Relatório ECOSURF do

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - 2014

Município: Imbituba/SC

Data: 20 e 21 de setembro

Praias: Vila, Porto, Itapirubá e Ribanceira

APRESENTAÇÃO

O movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo no mês de setembro, apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o projeto na Austrália e EUA nos anos 80, é a maior ação global para limpeza do planeta. Promovido por diversas instituições que atuam com conservação costeira, marinha e políticas públicas, a ação chegou ao Brasil no final dos anos 90 e leva o nome de Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.

O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspirador e efetivo que existe e é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Durante a mobilização, que sempre ocorre no terceiro sábado do mês de setembro, na chegada da primavera, voluntários emtodas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques, cachoeiras e trilhas, coletar o lixo depositado diretamente pelosusuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes. O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas em diversas partes do mundo e a longo prazo vem possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em escala global.

A ideia da campanha é simples. Voluntários atuam na limpeza da sua comunidade, transformando o ambiente em um local maisagradável e saudável para viver. As limpezas são coordenadas por grupos comunitários, ambientalistas, colégios, escolas, bandeirantes, departamentos de governos, organizações sociais, empresas e indivíduos comprometidos com a conservação do meioambiente.

As atividades do DMLRP variam desde a coleta do lixo até campanhas educativas, show de música, exibições fotográficas, plantio deárvores e criação de centros de reciclagem, gincanas ecológicas, palestras entre outros. Geralmente, as atividades são realizadas em lugares como: praias, córregos, parques, entre outros definidos pelos comitês organizadores.

Este relatório sintetiza as atividades realizadas em 2014 no município de Imbituba/SC, e é direcionado tanto aos atuais parceiros, como a outros atores relevantes já envolvidos com o tema.

OBJETIVOS

• Trazer junto aos cidadãos uma atividade simples que ajuda positivamente os ambientes locais;

• Compartilhar com todas as nações e culturas as informações e experiênciaspráticas das organizações que participam da campanha;

• Documentar o tipo de lixo e a quantidade encontrada, para utilização por pesquisadores de todo o mundo;

• Criar meios internacionais para focalizaras atividades de preservação e conservação, levantando desse modo a consciência entre os governos,indústrias e comunidades locais, para minimizar a poluição, gerar a reciclagem e o gerenciamento de resíduos.

INSTITUIÇÕES COORDENADORAS

MAPA DE ATUAÇÃO

Praia da Ribanceira

Praia do Porto

Praia da Vila

Praia de Itapirubá

DADOS ESPECÍFICOS

Praia da Ribanceira

Voluntários: 60Distância percorrida: 3 kmTotal de itens coletados: 2954Animais mortos: 2 pinguins

DADOS ESPECÍFICOS

Praia do Porto

Voluntários: 43Distância percorrida: 1,28 kmTotal de itens coletados: 5330Animais mortos: 1 gaivota e 1 pinguim

DADOS ESPECÍFICOS

Praia da Vila

Voluntários: 37Distância percorrida: 1,13 kmTotal de itens coletados: 2300Animais mortos: 3 pinguins

DADOS ESPECÍFICOS

A separação, pesagem e destinação final do materialcoletado na Praia da Vila foi realizado com o apoio da Santos Brasil,SCPar Porto de Imbituba e Brooks Ambiental.

DADOS ESPECÍFICOS

Praia de Itapirubá

Voluntários: 16Distância percorrida: 1 kmTotal de itens coletados: 3289Animais mortos: 9 pinguins

DADOS GERAIS DA CAMPANHA

Voluntários: 156Distância percorrida: 7 kmTotal de itens coletados: 12.174Animais mortos: 16

AGRADECIMENTOS

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

SulGesso

Facebook.com/lpavisual

TARO YR

IN L

T AE NR ON IA C

Para mais informações acesse:http://ecosurf.org.br/

Facebook.com/lpavisual

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

SulGesso

Realização: Apoiadores:

IMBITUBA: DIA 20 E 21 DE SETEMBROPRAIA DA VILA - RIBANCEIRA - IBIRAQUERA

ITAPIRUBÁ - PRAIA DO PORTO

TARO YR

IN L

T AE NR ON IA C