Relatório mensal - Instituto de Reintegração do Refugiado · além de colocar em prática aquilo...

3
Relatório mensal Informativo de atividades Nº: 3 | Julho/2014 1 Cultura 150 voluntários organizaram 200 refugiados presentes No dia 29 de junho, em parceria com o Atados, Colégio Santa Cruz e a Firenze, e com financiamento coletivo (através do portal juntos.com.vc), do Atacadista Assai e da Fortenge realizamos uma festa maravilhosa em comemoração ao Dia Mundial dos Refugiados. Estiveram presentes cerca de 200 refugiados de mais de 15 nacionalidades. Para celebrar esta data tão especial, foi realizada uma Copa para Todo Mundo – a Copa do Mundo dos Refugiados. Foram 6 times com refugiados representando diferentes nacionalidades que, por motivos de guerra, perseguição política, religiosa e étnica, deixaram suas nações de origem e estão dispostos a começar uma nova vida no Brasil. Congo, Síria e Haiti estão entre as seleções. Além do futebol, teve muita dança, música, brincadeiras, enfim, não faltou diversão! Graças ao Assai, pudemos oferecer a todos os nossos convidados um maravilhoso churrasco. Quer saber mais sobre o evento? Ver a galeria de fotos? Acesse: http://goo.gl/wNyHdp A festa foi muito bonita. Tenho certeza que os refugiados nunca vão se esquecer do dia que passamos aqui. O campeonato foi muito legal! Dava pra ver a felicidade no rosto de cada refugiado. Quero agradecer muito ao Adus e a todos os apoiadores por esta festa. Adama, refugiado do Mali. 20 refugiados Os alunos das aulas de português do Adus foram ao teatro, uma aula diferente do habitual. A maioria dos 20 refugiados estava assistindo uma peça no Brasil pela primeira vez, alguns nem mesmo tinham ido ao teatro no país de origem. O objetivo, além de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula, também é a inclusão social e a interação entre os povos. A peça era o musical “A Madrinha Embriagada”, de Miguel Falabella. A narrativa é de um fã de musicais, em especial esse dos anos 1920, que se passa em uma das avenidas mais famosas da cidade, a Paulista. Justamente onde o grupo se reuniu para assistir no Sesi-SP. O casamento entre a estrela Jane Valadão e o empresário Roberto Marcos, além da embriagada madrinha provocaram muita risada no público, até mesmo naqueles que estavam a poucos meses no Brasil. Sameh Alhosni veio há 5 meses da Síria e me disse que já conseguiu entender praticamente tudo da peça e uma das partes que mais gostou foi quando o mordomo tenta falar árabe. A gargalhada foi solta entre os sírios da platéia. É muito boa essa parceria, o Afroreggae dá ingressos de teatro a algumas ONGs aqui de São Paulo e isso é uma experiência enriquecedora para os estrangeiros. Marcelo Haydu, presidente do Adus Quer saber mais sobre o evento? Ver outros depoimentos? Acesse: http://www.adus.org.br A Copa teve ampla cobertura da mídia. Veja: http://goo.gl/358mwc

Transcript of Relatório mensal - Instituto de Reintegração do Refugiado · além de colocar em prática aquilo...

Relatório mensalInformativo de atividades

Nº: 3 | Julho/2014

1

Cultura

150 voluntários organizaram200 refugiados presentesNo dia 29 de junho, em parceria com o Atados, Colégio Santa

Cruz e a Firenze, e com financiamento coletivo (através do portal juntos.com.vc), do Atacadista Assai e da Fortenge realizamos uma festa maravilhosa em comemoração ao Dia Mundial dos Refugiados. Estiveram presentes cerca de 200 refugiados de mais de 15 nacionalidades.

Para celebrar esta data tão especial, foi realizada uma Copa para Todo Mundo – a Copa do Mundo dos Refugiados.

Foram 6 times com refugiados representando diferentes nacionalidades que, por motivos de guerra, perseguição política, religiosa e étnica, deixaram suas nações de origem e estão dispostos a começar uma nova vida no Brasil. Congo, Síria e Haiti estão entre as seleções.

Além do futebol, teve muita dança, música, brincadeiras, enfim, não faltou diversão! Graças ao Assai, pudemos oferecer a todos os nossos convidados um maravi lhoso churrasco.

Quer saber mais sobre o evento? Ver a galeria de fotos? Acesse: http://goo.gl/wNyHdp

A festa foi muito bonita. Tenho certeza que os refugiados nunca

vão se esquecer do dia que passamos aqui. O campeonato foi muito legal! Dava pra ver a felicidade no rosto de cada refugiado. Quero agradecer muito ao Adus e a todos os apoiadores por esta festa.

Adama, refugiado do Mali.

20 refugiadosOs alunos das aulas de português do Adus foram ao teatro,

uma aula diferente do habitual. A maioria dos 20 refugiados estava assistindo uma peça no Brasil pela primeira vez, alguns nem mesmo tinham ido ao teatro no país de origem. O objetivo, além de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula, também é a inclusão social e a interação entre os povos.

A peça era o musical “A Madrinha Embriagada”, de Miguel Falabella. A narrativa é de um fã de musicais, em especial esse dos anos 1920, que se passa em uma das avenidas mais famosas da cidade, a Paulista. Justamente onde o grupo se reuniu para assistir no Sesi-SP.

O casamento entre a estrela Jane Valadão e o empresário Roberto Marcos, além da embriagada madrinha provocaram muita risada no público, até mesmo naqueles que estavam a poucos meses no Brasil. Sameh Alhosni veio há 5 meses da Síria e me disse que já conseguiu entender praticamente tudo da peça e uma das partes que mais gostou foi quando o mordomo tenta falar árabe. A gargalhada foi solta entre os sírios da platéia.

É muito boa essa parceria, o Afroreggae dá ingressos de teatro a algumas ONGs aqui de São Paulo e isso é uma experiência enriquecedora para os estrangeiros.Marcelo Haydu, presidente do Adus

Quer saber mais sobre o evento? Ver outros depoimentos? Acesse: http://www.adus.org.br

A Copa teve ampla cobertura da mídia. Veja: http://goo.gl/358mwc

Relatório mensalInformativo de atividades

Nº: 3 | Julho/2014

2

ApadrinhAdus (Antigo Visita Amiga)Ensino de Português

1 nova turma em julho60 refugiadosNo último dia 07 de Junho iniciamos parceria com a Faculdade

Anhanguera. Através desta parceria pudemos ampliar a quantidade de refugiados atendidos em nosso curso de português. Agora são 60 atendidos, somente neste parceiro. As aulas vêm ocorrendo aos sábados pela manhã, das 09h às 13h.

Queremos agradecer ao Cursinho do XI pela parceria de dois anos. Lá, formamos quase 100 alunos.

Realizamos treinamento de voluntários da empresa Porto Seguro que ministrarão curso de português. Em julho iniciamos o curso. Serão mais 30 refugiados atendidos.

65 refugiados45 voluntáriosRelato de Maristela: «Como voluntária e coordenadora do

Projeto ApadrinhAdus, acredito reforçar a posição do jovem como fator de mudança.

Coordenar o ApadrinhAdus é uma grande oportunidade. Poder orientar os voluntários e encorajá-los a participar da realidade do refúgio, compartilhando minha experiência, é expandir a cultura de solidariedade e a participação cidadã.

Esperamos atender um maior número de refugiados e solicitantes de refúgio com o acompanhamento de voluntários comprometidos, para que possamos atingir nosso objetivo de ajudá-los na integração em nossa sociedade.»

Conscientização

Este mês o Adus esteve presente na empresa Alatur, palestrando para funcionários e uma de suas proprietárias. O interesse pelo assunto foi enorme. O trabalho realizado pelo Adus foi enaltecido por todos e muitos dos funcionários fizeram doações de roupas.

O Adus está conformando uma equipe de captação de recursos, com o objetivo de estruturar e fortalecer ainda mais a instituição. As reuniões estão ocorrendo desde o início de junho. Com a qualidade e comprometimento da equipe, em breve o Adus dará um salto de qualidade em suas ações.

Novidades do Adus

Trabalho e Renda

46 refugiados contratadosA atuação de todos que compõem o Programa de Trabalho e

Renda do Adus foi intensa nesse último mês. Intermediamos a contratação de 29 pessoas (refugiados e não refugiados, caso dos haitianos, que possuem o visto humanitário) junto ao Carrefour. Também encaminhamos 10 refugiados para vagas no Grupo Pão de Açucar. No total foram 46 pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Nosso novo grupo de Trabalho e Renda, coordenado pelo Marcelo Lopes, está realizando mutirões com diversos refugiados, para coleta de dados, que posteriormente serão transformados em currículos, o que facilitará a intermediação com as empresas. O ritmo de contratações não será diferente no próximo mês: acabamos de fechar um acordo com o atacadista Assai para o preenchimento de diversos postos de trabalho.

Estou muito feliz. Hoje tenho um emprego digno. Estou no Brasil desde

janeiro deste ano, e só conseguiu trabalhos informais. Agora estou registrado, tenho bons benefícios. Gostaria de agradecer ao Adus pelo apoio que vem dando aos refugiados e haitianos em vários aspectos, mas, em especial, em relação ao trabalho, pois é algo fundamental para todos nós.

Paul, haitiano contratado pelo Carrefour

Relatório mensalInformativo de atividades

Nº: 3 | Julho/2014

3

Procuramos

Localizada no ABC Paulista e presentes no mercado desde 1976, A Primolar é responsável pelo fornecimento de uma extensa linha de móveis para cozinhas e banheiros às principais redes de materiais para construção do país.

A Hussein KS foi fundada em 2001 e atua no mercado de consultoria em imigração e relações internacionais garantido aos seus clientes uma competente condução dos processos de transferências internacionais de pessoal (expatriações).

Em breve...

100 refugiadosFinal de julho - Almoço típicoNo final do mês de julho realizaremos um almoço típico

(definindo se algum prato típico do Mali ou da Síria) no Cursinho da Poli. A proposta é envolver um grupo de aproximadamente 100 refugiados e alunos do Cursinho.

Além da alimentação, que será realizada por alguns refugiados, teremos apresentações musicais e de dança, de refugiados e brasileiros. Certamente será mais um grande evento!

O Relatório Mensal do Adus é uma publicação virtual e sem

tiragem ( ). aceitamos patrocínioCoordenação: Victor Mellão

Entre em contato em:+55 (11) [email protected]

Fundada por Thái Quang Nghiã, refugiado do Vietnã que vive no Brasil desde 1979, a Góoc é uma empresa que atua no setor de calçados e acessórios, que investe fortemente em técnicas de produção utilizando materiais reciclados e design diferenciado.

Parcerias corporativas

Ÿ Voluntários para atuar no Programa ApadrinhAdus;Ÿ Voluntário especialista em programação PHP para

trabalhar em novo Programa;Ÿ Doações de móveis e eletrodomésticos;Ÿ Patrocínio para ações do Programa de Cultura;Ÿ Doações de fraldas e leite;Ÿ Voluntários especialistas em captação de recursos;Ÿ Voluntários que falem inglês e/ou francês para auxiliar em

traduções.

O GRUPO GRX é uma empresa que atua na área da saúde a m a i s d e u m a d é c a d a , impor tando e d is t r ibu indo diversos produtos e serviços para a área da odontologia, medicina nuclear, radiologia, entre outras.

Parcerias institucionais

Foto Memória

No dia 10 de abril de 2011, o Adus realizou a sua primeira visita a Mogi das Cruzes-SP. Na ocasião, representantes da OSCIP estiveram reunidos com lideranças e refugiados locais.