Relatório NNJL - 2011

14
Relatório Anual 2011 Rede Nacional de Jovens Líderes Núcleo Nacional de Jovens Líderes Abril/2012 Rede Regional de Jovens Líderes

description

relatório do núcleo

Transcript of Relatório NNJL - 2011

Page 1: Relatório NNJL - 2011

Relatório Anual 2011

Rede Nacional de Jovens LíderesNúcleo Nacional de Jovens Líderes

Abril/2012

Rede Regional de Jovens Líderes

Page 2: Relatório NNJL - 2011

Cristine Ritt – CoordenadoraFernanda Vogt – Comunicadora

Winder Garcia - CoordenadorThomaz Rodriguez – Comunicador

Este simplificado Relatório Anual tem como objetivo trazer as principais ações da Rede Nacional e do Núcleo Nacional de Jovens Líderes no decorrer de abril de 2011 a

abril de 2012 - entre Fóruns Nacionais.

Neste período o Núcleo Nacional de Jovens Líderes foi conduzido por:

Page 3: Relatório NNJL - 2011

Ainda em tempo...

11˚ Fórum Mundial de Jovens Escoteiros

O 11˚ Fórum Mundial de Jovens Escoteiros aconteceu em Blu-menau – SC entre os dias 02 e 06 de janeiro de 2011. Contou com a participação de 190 pessoas de 70 países.A delegação brasileira foi composta por Felipe de Paulo (RJ) e Fernanda Vogt (RJ) como delegados e Cristine Ritt (RS), Louise Vendramini (PR) e Tiago Carvalho (SC) como observadores.Neste fórum tivemos a aprovação de 26 Recomendações, dentre as quais uma proposta pelo Brasil . Destaca-se também a eleição dos 6 Youth Advisors (Conselheiros Juvenis) entre os eleitos, um brasileiro – Felipe de Paulo - como candidato mais votado e escolhido como presidente do próximo Fórum Mundial na Slovênia em 2014.

WSYF 2011 BRASIL - RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO

Page 4: Relatório NNJL - 2011

Relatório Anual 2010

Scout Web IV

Publicado o Relatório Anual 2010 - Rede Nacional de Jovens Líderes e Núcleo Nacional de Jovens Líderes.

http://dl.dropbox.com/u/20787024/CERTO%20Re-port%202010%20-%20.pdf

Publicado o IV Informativo Nacional da Rede Nacional

INFORMATIVO NACIONAL IV - SCOUT WEB

Page 5: Relatório NNJL - 2011

XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes

O XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes ocorreu em Brasília - DF com a participação de 51 jovens e 5 observadores de 12 regiões escoteiras distintas. Entre diversas atividades o Fórum marcou a eleição dos jovens Winder Garcia e Thomaz Rodriguez para os cargos de Coordenador e Comunicador do Núcleo Na-cional, entrega do Troféu Joinha para os Nú-cleos Regionais do Rio Grande do Sul , Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte. O Fórum debateu sobre os grupos de trabalho da Rede Nacional e escolheu São Paulo como palco do Encontro Nacional de Jovens Líderes 2011.

Page 6: Relatório NNJL - 2011

Lançamento do novo site da Rede Nacional de Jovens LÍderes

www.rededejovens.org.br

Novas logos

Em consonância a nova identidade visual dos Escoteiros do Brasil foram lançadas as novas logos para a Rede Nacional de Jovens Líderes.

Núcleo Nacional de Jovens Rede de Jovens - Maranhão

Page 7: Relatório NNJL - 2011

XIII Mutirão Nacional de Ação Comunitária

Rede em Ação V

INFORMATIVO NACIONAL V - REDE EM AÇÃO

Dentro do XIII Mutirão Nacional de Ação Comunitária, a Rede Nacional estabeleceu um importante papel estando representada por 5 jovens dentro da Comissão Organizadora do evento.

Através de votação da Rede, o “Scout Web” passa a se chamar “Rede em Ação”, assim foi publicado o V Informativo Nacional da Rede Nacional.

Page 8: Relatório NNJL - 2011

Encontro Nordeste de Jovens Líderes

Encontro Nacional de Jovens Líderes

O Encontro Nordeste de Jovens Líderes ocor-reu durante os dias 16 a 18 de setembro de 2011 na cidade de Teresina – PI durante o VII ENED – Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes. O Encontro foi dirigido pelo Coordenador do NRJL/CE – Igor Martins Pinheiro e contou com a presença de 15 jovens vindos do Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba.

A Rede Nacional realizou entre os dias 12 -15 de novembro o Encontro Nacional de Jovens Líderes “10 anos conectando o Bra-sil”, na Base Aérea de Guarulhos-SP. Participaram do evento 43 Jovens Líderes de 12 Regiões Escoteiras somados a 11 re-presentantes de outras gerações da Rede. O evento foi realizado para comemorar e avaliar os 10 anos da Rede, projetar o futuro, debater temas ligados a juventude e Escotis-mo além de desafiar os jovens a trabalhar ainda mais no cumprimento dos três obje-tivos da Rede Nacional de Jovens Líderes.

Destacaram-se a palestra sobre as alterações no Programa Educativo com ênfase no ramo Pioneiro, proferida por Alessandro Gar-cia Vieira, os jogos cooperativos, reflexões e apresentações trazidos pelo fundador do Instituto Elos, Edgard Gouveia Junior que, brincando de como mudar o mundo, dei-xou muitas sementes plantadas em todos os participantes.Como resultado o encontro gerou grupos de trabalho que estão dando seguimento aos acordos criados pelos participantes.

Page 9: Relatório NNJL - 2011

Rede em Ação Vi

Fórum Social Temático

Publicado o VI Informativo Nacional da Rede Nacional

INFORMATIVO NACIONAL VI - REDE EM AÇÃO

O Fórum Social Temático foi realizado en-tre os dias 24 e 29 de janeiro de 2012, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leo-poldo e Novo Hamburgo, todas no estado do Rio Grande do Sul.Os Escoteiros do Brasil estiveram represen-tados através dos jovens: Áquila Paz da Rosa (RS), Douglas Alegre (RS) e Guilherme Ca-prioli (RS).

Page 10: Relatório NNJL - 2011

5˚ Encontro Internacional Escoteiro

CONJUVE

5˚ Encontro Internacional “Escotismo e Jovens com necessidades especiais”, ocorreu entre os dias 02 e 12 de fevereiro de 2012, em Sha- rjah, Emirados Árabes Unidos.Os Escoteiros do Brasil es-tiveram representados pelo jovem Matheus Vieira Por-tela (DF)

http://encontro-internac-ional-escoteiro.blogspot.com.br/

No dia 12 de abril de 2012, os Escoteiros do Brasil foram eleitos para o terceiro mandato no Conselho Nacional de Juventude, sendo uma das instituições que compõem o Conselho desde a sua fundação, em 2007. O CONJUVE é um órgão consultivo do Governo Federal para políticas públicas de juventude e não à toa a Rede sempre esteve envolvida com representantes partici-pando desse espaço. No último ano a Rede esteve especialmente presente na representação dos Escoteiros do Brasil, tendo Winder Garcia participado da reunião extraordinária sobre a Rio+20 e da última assem-bléia de eleição do Conselho; e Áquila Paz da Rosa participando da reunião no Fórum Social Temático e do GT Juventude e Desenvolvimento Sustentável do CONJUVE. Em abril de 2012, através de processo seletivo , Áquila foi nomeado o novo representante oficial dos Escoteiros no Conselho pelo período de um ano.

Page 11: Relatório NNJL - 2011

Conselho de Administração Nacional

CAN

Núcleos Regionais

A Rede Nacional de Jovens Líderes, neste período, esteve representada nas reuniões do CAN pelos seguintes jovens:

63˚ Reunião Ordinária do CAN – 29/04/2011 – Brasília/DF – Cristine Ritt e Felipe de Paulo.64˚ Reunião Ordinária do CAN – 01/05/2011 – Brasília/DF – Felipe de Paulo, Fernanda Vogt e Winder Garcia.65˚ Reunião Ordinária do CAN – 28/08/2011 – Curitiba/PR – Fernanda Vogt e Winder Garcia. 66˚ Reunião Ordinária do CAN – 27 e 28/08/2011 – Curitiba/PR – Fernanda Vogt e Winder Garcia. 67˚ Reunião Ordinária do CAN – 05 e 06/11/2011 – São Paulo/SP – Fernanda Vogt e Winder Garcia. 68˚ Reunião Ordinária do CAN – 10 e 11/03/2012 – São Paulo/SP – Cristine Ritt e Winder Garcia.

Neste período foram abertos os Núcleos Regionais do MA e PI. Reabertos os Núcleos do PR e CE.

Atualmente o Rede Nacional possui Núcleos Regionais ativos nos estados do: RS, SC, PR, RJ, SP, MS, MG, GO, BA, PE, MA, PI, RN, AM e CE.

Novos contatos com DF e PB.

Page 12: Relatório NNJL - 2011

Plano de Trabalho

Grupos de Trabalho

Acampamento Sustentável

Projeto Acompanhamento Nuclear

Através deste projeto o Núcleo Nacional vem mantendo atualizada a pla-nilha de composição dos Núcleos Regionais, auxiliando a implantação de novos Núcleos, fazendo reuniões, acompanhando e dando suporte aos já existentes.

Projeto Home Page

Criado o novo site da Rede Nacional de Jovens Líderes - www.redede-jovens.org.br - lançado no XVI Fórum Nacional de Jovens em Brasília. - Informativo Rede em Ação consolida-se como uma das ferramentas de comunicação da Rede trazendo notícias do Núcleo e da Rede Nacional assim como o que acontece dentro dos Núcleos e Redes Regionais.

Projeto Levantamento Histórico

Do Plano 2001 ao Informativo Rede em Ação VI. Os arquivos produzi-dos durante os 10 anos da Rede Nacional de Jovens Líderes reunidos em só lugar então disponibilizados no link

http://www.rededejovens.org.br/rede_nacional_jovens_lideres.php

Projeto Rede Padrão

Finalizado o trabalho identificando os critérios de avaliação para as Redes Regionais ganharem um selo de qualidade conforme sua atuação anual.

O Acampamento Sustentável é um site que promove a sus-tentabilidade em atividades escoteiras. Os grupos escotei-ros incluem um plantio de mudas de árvores nativas na pro-gramação do acampamento. A quantidade de mudas deve ser igual ao número de participantes no evento. Daí é só tirar al-gumas fotos, enviar o relatório pelo site e aguardar a emissão do Certificado de Acampamento Sustentável. Simples assim. www.acampamentosustentavel.blogspot.com

Page 13: Relatório NNJL - 2011

Conselhos de Juventude

Kalabanga

Durante as discussões do Encontro Nacional de Jovens Lí-deres, em Guarulhos-SP, foi firmado o compromisso para a criação de um Grupo de Trabalho sobre Conselhos de Juven-tude. Durante o mês de novembro foi realizada a primeira reunião, onde ficou clara a necessidade de incentivar a par-ticipação dos jovens nos Conselhos, não só a nível nacional, mas em todas as esferas. Assim, o grupo assume como obje-tivo de trabalho o item dois do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil: “Ampliar a participação na sociedade e a visibilidade das ações da UEB”. Houve contatos com o então representante da instituição no CONJUVE, Antônio Bander, e espera-se ampliar o contato agora, tendo o jovem líder Áquila Paz da Rosa como o novo representante. O foco do GT é desenvolver materiais de incentivo e orien-tação às Regiões e aos Grupos Escoteiros de como participar dos conselhos regionais e municipais, além de servir de elo entre a Rede e a representação dos Escoteiros do Brasil no CONJUVE.

O Kalabanga é um projeto que surgiu para trazer idéias para atualizar e ampliar a visão do Movimento Escoteiro. Tem como objetivo abordar te-mas relevantes para os jovens e/ou para o Escotismo, por meio de vídeos que serão postados nas redes sociais ou levados para ambientes de dis-cussão e de tomada de decisão. Esta idéia surgiu na Rede do Paraná e logo se expandiu para a Rede Nacional. Durante o Encontro Nacional em São Paulo o vídeo piloto, sobre o Uniforme Escoteiro, foi apresentado e já contava com depoimentos de jovens de diversos estados brasileiros. Em breve divulgaremos os novos trabalhos! Contamos com a participação de toda a rede no envio de vídeos! Para falar conosco, envie um email para [email protected].

Page 14: Relatório NNJL - 2011