Relatório Sólidos

2
Relatório Sólidos Francisco Almeida Gomes Júnior – 201011087 Introdução: Segundo Silva et al (2008), para assegurar a vida dos habitantes dos rios e garantir a ingestão de uma substância que não seja nociva a saúde da população, a qualidade da água é avaliada pela análise de alguns parâmetros de características físicas, químicas e biológicas. Dentre os fatores de importância para a avaliação da qualidade pode-se destacar os sólidos totais, fixos e voláteis. Em saneamento, sólidos nas águas correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou calcinação da amostra a uma temperatura pré-estabelecida durante um tempo fixado (CETESB, 2009). Segundo VON SPERLING (2005), do ponto de vista químico, os sólidos são classificados em voláteis e fixos. Sólidos voláteis são os que se volatilizam a temperaturas inferiores a 550ºC sejam estes substâncias orgânicas ou sais minerais que evaporam a esta temperatura. Os sólidos fixos são aqueles que permanecem após a completa evaporação da água, geralmente os sais. Objetivo: Está prática teve como objetivo a quantificação da concentração de sólidos totais, fixos e voláteis em amostras água coletada em determinados pontos do Rio Catolé, da Lagoa do Parque Poliesportivo da Lago e da amostra do efluente de laticínio. Materiais e Métodos: Para realização desta prática foram utilizados amostras coletadas no Rio Catolé a jusante ao município de Itapetinga - BA. Também foi utilizada amostra coletada na lagoa do Parque Poliesportivo da Lagoa e uma amostra de efluente de um laticínio da cidade de Itapetinga após passar por um tratamento preliminar. Após a coleta das amostras, as mesmas foram encaminhadas para o Laboratório de Solos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, para que fossem realizadas as análises de sólidos totais, fixos e voláteis. Para esta análise, foram utilizados 3 (três) cadinhos de porcelana, sendo que cada cadinho recebeu uma quantidade determinada de amostra (rio, lagoa ou efluente), em seguida os mesmos foram encaminhados para uma estufa onde permaneceram por 12 (doze) horas sob uma temperatura de 105º C, logo após esse período retirou-se, esperou esfriar até a temperatura ambiente e pesou-se. Após esse procedimento as amostras foram colocadas em um mufla onde foram aquecidas à uma temperatura de 550º C por 30 (trinta) minutos. Em seguida foram retiradas, esperou-se esfriar a temperatura ambiente e pesou-se. Resultados e Discussão: De acordo com os resultados apresentados na Tabela 1, os valores dos sólidos totais, fixos e voláteis encontrados para as amostras utilizadas, variaram significativamente entre si, onde o valor da obtido para o efluente de laticínio foi o maior entre os três. Os valores obtidos para a amostra coletada na lagoa, foram significativamente superiores aos do Rio Catolé, tal fato pode ser explicado devido a

description

Relatório Sólidos Totais, Fixos e Voláteis

Transcript of Relatório Sólidos

Page 1: Relatório Sólidos

Relatório Sólidos

Francisco Almeida Gomes Júnior – 201011087

Introdução: Segundo Silva et al (2008), para assegurar a vida dos habitantes dos rios e garantir a ingestão de uma substância que não seja nociva a saúde da população, a qualidade da água é avaliada pela análise de alguns parâmetros de características físicas, químicas e biológicas. Dentre os fatores de importância para a avaliação da qualidade pode-se destacar os sólidos totais, fixos e voláteis. Em saneamento, sólidos nas águas correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou calcinação da amostra a uma temperatura pré-estabelecida durante um tempo fixado (CETESB, 2009).

Segundo VON SPERLING (2005), do ponto de vista químico, os sólidos são classificados em voláteis e fixos. Sólidos voláteis são os que se volatilizam a temperaturas inferiores a 550ºC sejam estes substâncias orgânicas ou sais minerais que evaporam a esta temperatura. Os sólidos fixos são aqueles que permanecem após a completa evaporação da água, geralmente os sais.

Objetivo: Está prática teve como objetivo a quantificação da concentração de sólidos totais, fixos e voláteis em amostras água coletada em determinados pontos do Rio Catolé, da Lagoa do Parque Poliesportivo da Lago e da amostra do efluente de laticínio.

Materiais e Métodos: Para realização desta prática foram utilizados amostras coletadas no Rio Catolé a jusante ao município de Itapetinga - BA. Também foi utilizada amostra coletada na lagoa do Parque Poliesportivo da Lagoa e uma amostra de efluente de um laticínio da cidade de Itapetinga após passar por um tratamento preliminar. Após a coleta das amostras, as mesmas foram encaminhadas para o Laboratório de Solos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, para que fossem realizadas as análises de sólidos totais, fixos e voláteis. Para esta análise, foram utilizados 3 (três) cadinhos de porcelana, sendo que cada cadinho recebeu uma quantidade determinada de amostra (rio, lagoa ou efluente), em seguida os mesmos foram encaminhados para uma estufa onde permaneceram por 12 (doze) horas sob uma temperatura de 105º C, logo após esse período retirou-se, esperou esfriar até a temperatura ambiente e pesou-se. Após esse procedimento as amostras foram colocadas em um mufla onde foram aquecidas à uma temperatura de 550º C por 30 (trinta) minutos. Em seguida foram retiradas, esperou-se esfriar a temperatura ambiente e pesou-se.

Resultados e Discussão: De acordo com os resultados apresentados na Tabela 1, os valores dos sólidos totais, fixos e voláteis encontrados para as amostras utilizadas, variaram significativamente entre si, onde o valor da obtido para o efluente de laticínio foi o maior entre os três. Os valores obtidos para a amostra coletada na lagoa, foram significativamente superiores aos do Rio Catolé, tal fato pode ser explicado devido a possíveis lançamentos ilegais de efluentes dos estabelecimentos existentes ao redor da mesma. O mesmo ocorre para o efluente de laticínio, demostrando a necessidade de um tratamento prévio antes de ser disposto num corpo receptor. A quantidade de sólidos totais, fixos e voláteis, está diretamente ligada aos parâmetros de turbidez e cor da amostra. A legislação brasileira não estabelece parâmetros para as características sólidos totais, fixos e voláteis.

Tabela 1: Valores dos sólidos totais, fixos e voláteis.Local da Coleta Sólidos Totais (mg/l) Sólidos Fixos (mg/l) Sólidos Voláteis(mg/l)

Rio Catolé 48 14 34Lagoa 778 705 73

Laticínio 2.208 -7.976 10.184

Conclusão: Com base nos dados obtidos, verificou-se que os valores obtidos para o efluente de laticínio e para a lagoa foram significativamente superior aos encontrados para o Rio Catolé, devidos aos mesmos estarem sobre influencias de fontes poluidoras.

Referências Bibliográficas:

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Relatório de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo - Apêndice A - Significado ambiental e sanitário das variáveis de

Page 2: Relatório Sólidos

qualidade das águas e dos sedimentos e metodologias analíticas e de amostragem. CETESB, 2009. 43 p. (Série Relatórios).SILVA, A. E. P.; ANGELIS, C. F.; MACHADO, L. A. T.; WAICHAMAN, A. V. Influência da precipitação na qualidade da água do Rio Purus. Acta Amazônica. v. 38 p.733 – 742. 2008.

VON SPERLING, M. V. Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Departamento de engenharia sanitária e ambiental, universidade federal de Minas Gerais – BH. 3 ed. p. 107, 2005.