Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois...

26
#interna #Pública Estratégia De Investimentos Abril 2021

Transcript of Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois...

Page 1: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#interna

#Pública

EstratégiaDe Investimentos

Abril 2021

Page 2: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Síntese Geral

2

O primeiro trimestre de 2021 refletiu os destoantes ritmos deatividade e controle pandêmico adotados pelas diversas regiões doglobo. Os Estados Unidos foram um destaque positivo, pelo ritmo devacinação adotado, que refletiu em desempenhos positivos para osíndices acionários ainda que a perspectiva de retomada da inflaçãoesteja gerando elevação dos juros dos treasuries mais longos.

Na Europa e no Brasil, a pandemia continua gerando preocupações enecessidades de desaceleração da atividade econômica peloslockdowns de contenção do vírus. No Brasil especificamente o riscofiscal continuou a se elevar a despeito de um mês bastante positivopara a bolsa local. Nesse contexto e com o objetivo de controleinflacionário, o Banco Central deu início à normalização da taxa de jurosbrasileira com a elevação da Selic para 2,75% a.a.

As disparidades entre o cenário local e o internacional evidenciam anecessidade da diversificação global dos seus recursos financeiros,buscando evitar uma concentração de risco-Brasil no seu portfólio. Porisso, nossos modelos de alocação onshore possuem uma parcela dealocação em investimentos no exterior e ainda contamos com modelosde alocação offshore na orientação do seu planejamento financeiro.

Page 3: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

3

Índice

4 Perspectivas econômicasRonaldo Távora, economista-chefe do BB

6 MacroeconomiaJanaína Klichowski, estrategista-chefe de investimentos BB Private

8 Renda variávelVictor Penna, gerente de pesquisa e análise de empresas do BB-BI

9 MultimercadosNilton Cestari Junior, especialista em investimentos na BB DTVM

10 Asset allocationJanaína Klichowski, estrategista-chefe de investimentos BB Private

14 Estratégias do MAPA

18 Soluções por classe de ativo

23 Indicadores de mercado

24 Glossário

25 Avisos importantes

Page 4: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Ronaldo TávoraEconomista-Chefe do BB do B

Nos últimos meses, tenho explicitado aposição desconfortável do Copom diante deum ambiente de aceleração dos índices depreços ao mesmo tempo em que a atividadevem dando sinais de deterioração por contado recrudescimento da pandemia no país.Embora não descartássemos uma ação maiscontundente, nossa aposta principal era queo Copom agiria de forma parcimoniosa, umavez que os atuais motivos elevação dainflação, como os preços das commodities nomercado internacional e o câmbio maisdepreciado por conta da elevação daspercepções de risco em torno das contasfiscais, não reagiriam de forma intensa aoaumento da Selic.

Confesso que, ainda assim, como boa partedo mercado, fomos surpreendidos quando oCopom optou por aumentar em 75 pontosbase a taxa Selic em sua última reunião,elevando-a para 2,75% ao ano. Além disso, oComitê deixou claro que, caso nenhumagrande novidade ocorra, um novo aumentode 75 pontos base deve acontecer na reuniãode maio, quando a Selic deve atingir 3,50%.

Para estranheza de alguns (dessa vez não meincluo nesse grupo), apesar de um Copommais hawkish, nossa taxa de câmbio não sevalorizou e nem o efeito esperado sobre ainclinação dos juros futuros aconteceu. Aocontrário, ambas as variáveis se deterioraramnos últimos dias. Isso não deveria ser surpresae está associado aos pontos que defendi aquineste espaço no mês passado, argumentandoque os elementos que suportam o câmbiodepreciado e a elevada inclinação dos jurosfuturos não seriam revertidos com umapolítica monetária mais rígida, pois a raiz doproblema não é monetário e sim o fiscal.Mas, então, o que sustentou a ação maisenérgica do Copom?

A expectativa de uma atividade econômicamais forte certamente não foi. Apesar dodesempenho da economia ter surpreendidopositivamente ao final de 2020, orecrudescimento da pandemia neste início de2021 impõe uma perspectiva negativa para aeconomia no curto prazo. A crítica situação naocupação de leitos em março, a qual deveseguir delicada no início de abril, tem levadoa novas medidas de distanciamento social nopaís, o que deve minar o desempenho daatividade neste primeiro semestre.

Os indicadores de mobilidade urbanadivulgados pelo Google, os quais têm sidoboas proxies para o que ocorre no setor deserviços (principal componente do PIB), têmmostrado recentemente importante reduçãono fluxo de pessoas em estabelecimentoscomerciais (parcialmente compensado pelascompras virtuais). Adiciona-se a esse cenárioa paralisação temporária de algumasindústrias, com destaque para a automotiva,por falta no fornecimento de insumos. Devodestacar que esse problema deabastecimento nas cadeias produtivas não serestringe ao nosso país.

Isso posto, a divulgação dos próximosindicadores macroeconômicos já devemmostrar uma situação mais adversa.Indicadores proprietários do Banco do Brasilsinalizam que, em março, os efeitos adversosdo recrudescimento da pandemia sobre oconsumo já foram relevantes e devem assimpermanecer em abril. O que coloca sobrevisão nossa perspectiva de um segundotrimestre em que atividade apresentaria novaaceleração após um fraco primeiro trimestre.

Portanto, minha convicção é que somentecom o avanço significativo no processo devacinação teremos condições de umarecuperação mais robusta do crescimentoeconômico. Mas isso deve ficar para osegundo semestre e sem a garantia de um

Copom com o pé no acelerador e atividade com o pé no freio

4

Perspectivas Econômicas

Page 5: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

PIB exuberante. Ao contrário, nossa projeçãomais justa é de expansão da economia aoredor de 3,4% este ano, basicamente devidoao efeito do carregamento estatístico.

De volta à questão dos juros, observamosque o Copom tem aumentado a preocupaçãode que os choques inflacionários estão maispersistentes que o inicialmente esperado.Preços de commodities em alta, associados aocâmbio desvalorizado, trazem umacombinação incomum e favorável à nossapauta exportadora (especialmente ligada aoagronegócio), mas também um efeitocolateral adverso sobre a persistência daspressões inflacionárias. Com efeito, revisamosnossas projeções para o ano (+4,7% para oIPCA) e, infelizmente, com viés de alta.

Como as projeções de inflação tem seaproximado rapidamente do teto da metapara este ano (5,25%), os graus de liberdadepara o Copom absorver qualquer surpresanegativa no campo inflacionário caíramdrasticamente. E mais relevante, à medidaque as projeções para 2021 são majoradas,torna-se quase inevitável que cedo ou tardeo mercado comece a olhar com preocupaçãoo alcance do centro da meta de 3,5% em2022.

Do ponto de vista da condução ecredibilidade da política monetária seriadesastroso se, com tanta antecedência, omercado já começasse a antever IPCA acimado centro da meta para 2022. Aqui está, emminha avaliação, a motivação de um Copommais enérgico. Não é por conta de umanormalização da atividade econômica,tampouco para reconduzir o câmbio a umatrajetória de valorização. O ponto essencial éo temor de que, ao perder o teto da metadeste ano, as expectativas comecem a sedesancorar para períodos mais longos. É umaação preventiva e coerente com seumandato, o que não inclui uma meta para ataxa de câmbio.

Sendo assim, considerando que, por ora, odesenho fiscal não parece contribuir para umprocesso relevante de apreciação cambial(muito embora mudanças na dinâmicapolítica são sempre possíveis e, neste caso,desejáveis), o Copom não deve tirar o pé doacelerador. Com efeito, passamos aincorporar mais duas elevações de 75 pontosbase na Selic, seguidas de dois ajustes de 50pontos base, encerrando o ano de 2021 em5,25% ao ano. Esse orçamento de juros paraeste ano está coerente com a sinalização doCopom de que o ajuste será parcial. Ou seja, apolítica monetária ainda estará no campoexpansionista. A migração para a região deneutralidade aconteceria somente em 2022,com os juros básicos da economia encerrandoo ano em 6,5% a.a.

Em essência, infelizmente houve umaimportante deterioração do cenário, pelomenos no curto prazo. Ainda assim, nossaaposta de maior probabilidade continuaincorporando um segundo semestre em queas condições econômicas apresentariamrelevante melhora: valorização cambial (masnão muito intensa), retomada da atividade emaior clareza sobre a contenção das pressõesinflacionárias.

Mas essa mudança não aconteceráespontaneamente, como um fenômeno danatureza. Ela está condicionada à aceleraçãodo processo de imunização (2 milhões devacinados ao dia parece ser o piso necessário,segundo especialistas) e o retorno à discussãoda agenda de reformas, mesmo que diantede um grande dilema fiscal: necessidade deausteridade ao mesmo tempo em queempresas e famílias clamam por mais gastos.Não será uma tarefa política trivial e requermuito equilíbrio nas discussões. Caminhar emdireção ao populismo fiscal é um risco a sermonitorado. A conferir.

Copom com o pé no acelerador e atividade com o pé no freio

5

Perspectivas Econômicas

Page 6: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Janaína KlichowskiEstrategista-Chefe de Investimentos BB Private

Dia 11 de março de 2020 foi decretada aCOVID-19 como pandemia global pelaOrganização Mundial da Saúde – OMS. Emum primeiro momento os mercados sofreramsignificativamente pelo componente do“desconhecido”. Quais as implicações do víruse como controlar sua disseminação? Qual onível de mortalidade e como tratar osenfermos? Acima de tudo, em quanto tempoteríamos uma medicação efetiva?

As incertezas influíam não somente asquestões sanitárias, mas os mercadosprecificavam o choque dos lockdowns sobre aatividade econômica, emprego, arrecadaçãofederal e toda a cadeia de consumo e renda.Como o Estado deve atuar e prover suporteàs empresas e famílias? Quão eficaz são aspolíticas monetárias nestes casos?

O “novo normal” virou manchete: não setratava apenas do trabalho em homeoffice,mas da alta desaceleração da indústria eespecialmente do setor de serviços. A própriacadeia de suprimentos foi e permanecebastante afetada pelo desarranjo causadocomo efeito da COVID-19.

Neste mês de março, segundo a AssociaçãoNacional dos Fabricantes de VeículosAutomotores (Anfavea), 13 das 23montadoras no país estavam com a produçãointerrompida (total ou parcialmente) porconta da falta mundial de peças.

Como alento, a cooperação mundial nocompartilhamento de estudos sobre asvacinas permitiu o inicio da imunizaçãopopulacional no dia 08 de dezembro de2020, aproximadamente nove meses depoisdo decreto de “pandemia global”. Um temporecorde e muito apreciado pelo mercado,

que observou as bolsas nos Estados Unidosbaterem recordes históricos.

Neste um ano de tempo transcorrido,triggers positivos para o mercado vieram depolíticas monetárias e fiscais expansionistasao redor do globo, ainda que novas cepas eretomadas de lockdowns tenham elevado asincertezas nos mercados locais einternacionais.

Como resultado, a visão geral é que acontenção do vírus para a retomada efetivada atividade econômica depende da amplavacinação da população. Os Estados Unidos,Reino Unido e Israel (apesar das suasdiferentes características) têm sido destaquesentre os países desenvolvidos na velocidadede imunização dos seus cidadãos.

Em retrospectiva, este primeiro trimestre doano foi marcado pelos destoantes ritmos deatividade e controle pandêmico adotadospelas diversas regiões do globo. Agora, comoprognóstico, nosso entendimento é queneste segundo trimestre teremos umaaceleração da vacinação nas regiões que aindaapresentam ritmo lento, tal como o casobrasileiro e europeu (Zona do Euro).

No Brasil, a segunda onda da COVID-19, aindamais intensa que a primeira, resultou emnovos lockdowns espalhados pelo país, queconsequentemente levaram a necessidade denovo auxílio emergencial para as famílias. Oquadro fiscal, já delicado, sofreu incrementode risco.

Por sua vez, e até este momento, a inflaçãosegue sem sinais de trégua e o Banco Centraliniciou o processo de normalização da taxa dejuros. A Selic foi elevada à 2,75% ao ano comsinalização de novo aumento em maio demais 75 pontos base. Apesar da expectativade aumento da Selic, o mercado foisurpreendido por uma atuação mais hawkish

Um ano de pandemia global

6

Macroeconomia

Page 7: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

do que o esperado por parte da instituição.

Neste contexto de maior risco fiscal e inflaçãocontinuada, há dois triggers positivos queserão decisivos para as projeções de mercadonos meses à frente.

O primeiro deles é a vacinação. A tração doritmo de distribuição de doses permitirá aretomada do emprego e do consumo, assimcomo elevará a arrecadação fiscal.

A segunda esfera de atenção dos mercadosresume-se ao andamento das pautaseconômicas no Congresso. O ponto central éo debate sobre o Orçamento de 2021 e seureflexo na confiança do mercado, sobretudo

no compromisso do governo em continuarrespeitando a regra do teto de gastos.

Cabe lembrar que as reformas administrativae tributária seguem no radar e estesarcabouços estruturais permitirão um ajustede preços observados nos últimos meses, emespecial no mercado de cambio e juros.

Abaixo, no gráfico 1, nota-se a movimentaçãoda curva de juros nominal em quatrodiferentes datas, demonstrando a aberturada curva no período mais recente. No gráfico2, encontra-se a retrospectiva do Ibovespa,câmbio e fluxo de capital estrangeiro nesteprimeiro trimestre de 2021, reforçando ocenário de maior incerteza doméstica.

Um ano de pandemia global

7

Macroeconomia

GRÁFICO 2 – Ibovespa versus Taxa cambial versus Fluxo de capital estrangeiro

Período de 01/2021 até 03/2021

Fonte: Bloomberg

GRÁFICO 1 – Curva Nominal de Juros

Fonte: Bloomberg

Page 8: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Victor PennaGerente de Pesquisa, Análise de Empresas

O Ibovespa sinaliza, em um primeiromomento, viés ascendente. Todavia, não sepode descartar a volatilidade, que já foi atônica ao longo de março, por conta docenário externo. Nos EUA, a vacinação contrao coronavírus prossegue evoluindofavoravelmente.

Para abril, o Ibovespa mostra uma primeiratendência ascendente no curto prazo. Amaioria das empresas que já divulgou seusbalanços do 4º trimestre de 2020 nãomostrou, nesta temporada, resultadosaquém das expectativas. Internamente, assimcomo já ocorreu em outros países, a evoluçãoda vacinação, com a respectiva reabertura daeconomia, tende a ser o “fiel da balança” parao mercado acionário e traz uma perspectivafavorável para a economia doméstica comoum todo. Esta mitigação de riscos poderáinduzir um reingresso de capital estrangeirona bolsa brasileira e reabrir a janela deoportunidade para novos IPOs (aberturas decapital) na bolsa.

Nos Estados Unidos, a elevação recente dacurva de juros futuros, induzida por conta detemores com a inflação, já está embutida nospreços. Obviamente, outros movimentos sãoesperados à medida que forem saindo dadoseconômicos locais, que, até agora, têmmostrado que a maior economia do mundoprossegue com firme avanço em seucrescimento. Agora, os agentes passaram ainterpretar que a elevação dos juros pelobanco central norte-americano, que estáatualmente em seu piso histórico no intervaloentre 0,00% e 0,25%, poderá ainda demorar- apesar de algumas declarações divergentesde seus membros. Já na Europa, a Alemanhae França – as duas maiores economias dazona do euro, tiveram que postergar seusrespectivos confinamentos (lockdowns),

originando inerente perplexidade emantendo incertezas, devendo impactarnegativamente no crescimento da região.

O Ibovespa fechou aos 116.634 pontos em 31de março, acumulando +6,00% no mês e-2,00% no ano. A nossa expectativapermanece no alvo de 130.000 pontos para oíndice no final de 2021 - potencial devalorização de +11,5%. Em março, o índiceteve todos os seus pregões diários comfechamentos positivos em relação afevereiro, mas com trajetória errática aolongo do mês, se consolidandodefinitivamente em alta nas últimas cincosessões.

Brasil. O Banco Central subiu a taxa básica dejuros para 2,75% a.a. e sinalizou que poderáhaver outra elevação de mesma magnitudeem sua subsequente reunião em 5 de maiopróximo. Os investidores absorveram bem amovimentação e o direcionamento dado,transparecendo e ratificando a independênciaformal do órgão. Ademais, a inflaçãoesperada pelo mercado indica que a taxa dejuros real ainda permanecerá negativa oubaixa por um período razoável, se mantendoainda favorável para os ativos reais, como asações.

Exterior. O panorama evoluiuauspiciosamente nos Estados Unidos e sugereum avanço robusto do PIB em 2021.Também, a liquidez nos mercados tende apermanecer alta, com a injeção financeirabrindada por pacotes de estímulos, tanto queos índices acionários de Nova Yorkperformaram positivamente em março, como Dow Jones e o S&P500 fechando bempróximos de suas máximas históricas, e oNasdaq se recuperando após movimento derealização. A China também segue comexpectativa de promissor crescimento. Valeressaltar que estes dois países são osprincipais parceiros comerciais do Brasil.

Ibovespa sinaliza, em um primeiro momento, viés ascendente

8

Renda Variável

Page 9: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Nilton Cestari JuniorEspecialista em Investimentos na BB DTVM

O mês de março foi relativamente positivopara os mercados em geral, apesar daconstante presença da volatilidade, quepermeou tanto o mercado internacional,como o doméstico. Internacionalmente,vimos o presidente do Federal Reservereafirmar o tom dovish, ou seja, ocompromisso de manter as políticas atuais,indicando certo conforto com o movimentode avanço recente dos juros (treasuries),refletindo a perspectiva de um crescimentoeconômico mais forte e uma inflaçãotambém mais alta, impulsionados pelaaprovação do pacote fiscal de USD 1,9 trilhão.

A volatilidade no retorno dos treasuriesmostraram-se um dos principaisdirecionadores do comportamento dosmercados ao longo do mês. Na Europa, o BCEdecidiu acelerar o programa de compra deativos, os indicadores econômicosmostraram-se positivos e tudo prometia ummês de ganhos, mas novas restrições tiveramde ser impostas, em função do avanço daCOVID-19 na região. Adicionalmente, obloqueio do Canal de Suez por um naviocargueiro ajudou a trazer incertezas evolatilidade aos preços dos ativos,principalmente o petróleo. No Brasil, ogrande destaque do mês ficou por conta dosjuros, com a elevação de 0,75% na taxa Selice a postura hawkish do Copom, queendureceu o discurso e impactou osmercados de câmbio e renda fixa.

Com isso, as principais bolsas globais e oÍndice Bovespa encerraram o mês comdesempenho positivo, o dólar se fortaleceufrente à uma cesta de moedas (inclusive oReal) e o mercado de renda fixa domésticovoltou a ficar pressionado, com a elevação daSelic e a perspectiva de novos apertos

monetários nas próximas reuniões. Nessecontexto, o desempenho dos fundosmultimercados da indústria brasileira, medidopelo IHFA da Anbima (índice que mensura ereflete o comportamento dos principaisfundos multimercado no Brasil), tevecomportamento levemente positivo para omês.

Seguimos convictos em relação àsperspectivas positivas para a economiaglobal, apoiados pela expectativa de um 2ºtrimestre marcado por sincronizadaaceleração do PIB mundial, liderada pelosEstados Unidos, que deve se beneficiar daampla gama de estímulos fiscais, condiçõesacomodatícias e mais célere avanço davacinação. A ressurgência de casos de COVID-19, marcadamente na Europa, e o ritmo maislento de vacinação em algumas regiões nãoparecem atrapalhar. Esperamos porimportante aceleração da atividade europeiaa partir de maio, dinâmica que devebeneficiar também economias emergentes.Nesse sentido, julgamos que os mercados derisco têm condições de digerir bem aprojetada elevação dos juros globais, dadoque virá acompanhado de crescimentoeconômico.

Assim, continuaremos buscando asoportunidades e estratégias que tenhammaior participação em bolsas globais,privilegiando regiões e segmentos cujosvaluations estejam mais atrativos, dada aperspectiva de forte crescimento mundial.Internamente, vemos um cenário domésticomais desafiador no curto prazo e, por isso,entendemos que estratégias de menorvolatilidade, tal como a do fundomultimercado de Juros e Moedas, continuamfazendo sentido, ao conseguir navegar bemem águas revoltas e entregar resultadosconsistentes ao longo dos últimos meses.

As Águas de Março

9

Multimercados

Page 10: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Janaína KlichowskiEstrategista-Chefe de Investimentos BBPrivate

Com base nos textos anteriores desterelatório, podemos observar um cenáriointernacional de avanço da vacinação eperspectivas positivas de retomadaeconômica puxada majoritariamente porEstados Unidos e China. No entanto, o cenáriolocal apresentou uma elevação na percepçãode risco, em especial o fiscal, que se somouao contexto de elevação dos juros dostreasuries americanos (fator de redução daatratividade dos investimentos ememergentes).

Diante da perspectiva de aceleração daatividade global, os mercados de rendavariável no Brasil e no exterior ganharamimpulso no mês. O Ibovespa encerrou emalta de +6,00% enquanto o S&P 500encerrou em +4,24%, EuroStoxx +7,78%, eDAX - Alemanha +8,86%.

O cenário de dólar mais forte (+2,59%medido pelo índice DXY) combinado aocenário brasileiro de maior cautela impactousensivelmente os mercados de câmbio ejuros. A moeda brasileira desvalorizou, a taxade cambio subiu +0,54% em março eacumula no ano +8,37%. Já na renda fixa, osretornos negativos foram observados tantonos índices de prefixados (IRF-M e IDKA Pré5ª) como nos índices atrelados à inflação(IMA-Bs).

Este ambiente, por sua vez, não foiimpeditivo de performances positivas para aclasse de multimercados, evidenciando aimportância da gestão ativa. O IHFA - Índicede Hedge Funds ANBIMA, criado para servirde parâmetro para essa indústria de fundos,apresentou rentabilidade de +0,48%.

Abril de 2021

Na avaliação do cenário de curto prazo paramovimentações táticas, ponderamos que ocenário global deve permanecer favorávelpara os ativos de risco, muito pelacontinuidade da ampla liquidez global e pelohorizonte mais claro de imunização contra aCOVID-19. Dessa forma, elevamos aexposição direcional em investimentos noexterior, de “over 1” para “over 2”. A classe demultimercados também se mostrainteressante, contudo sua exposição ainda érelevante em ativos locais, motivo quejustifica a opção pela manutenção da posição“neutra”.

Ainda, considerando o cenário local, aexposição no indexado à inflação permaneceem “over” apenas para vértices curtos ereduzimos para exposição “neutra” os papéisde vértices mais longos. A maior exposiçãonos vencimentos mais curtos objetivacapturar a pressão inflacionária citada aolongo deste relatório. Já a redução para“neutro” nos vértices mais longos foiresultante do maior grau de incerteza nocenário local, que eleva a volatilidade dessespapéis.

Na mesma configuração, os papéis prefixadoslongos foram reduzidos de “neutro” para“under 1” enquanto os papéis de durationmédia a curta receberam elevação de“neutro” para “over”. Cabe destacar que, adespeito da sugestão direcional de reduçãode duration, a classe de prefixados manteve asua exposição líquida sugerida no portfóliodos clientes.

Por último, a classe de renda variável foimantida em posição “neutra”.

Com exceção das estratégias maisconservadoras (Defensiva e Preservação), as

Movimentações táticas para abril

10

Asset Allocation

Page 11: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

demais estratégias (Equilíbrio, Rendimento,Crescimento, Performance e Absoluta)tiveram aumento de risco em relação acarteira estrutural. Ainda que, a maior

exposição em dólar e sua correlação negativacom as demais classes de ativos atuereduzindo a volatilidade de longo prazo dosmodelos.

Movimentações táticas para abril

11

Asset Allocation

Page 12: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Evolução

12

Asset Allocation

Asset Allocation é a estratégiade investimentos que tem comopremissa a diversificação de umportfólio em diferentes classes deativos, com o objetivo de obterretornos consistentes no longoprazo.Ao avaliar o desempenho dediversas classes de ativos em umhorizonte de médio e longoprazos, é possível observar que osretornos entre elas se alternamano a ano. Dessa forma, aestratégia consegue capturar taismovimentos, resultando emrendimentos adequados ao riscoda sua carteira de investimentos.

MAPA é o nosso Modelo deAlocação de Portfólio em Ativos.Baseado na teoria de AssetAllocation e com foco naobtenção de retornosconsistentes, as estratégias sãoplanejadas para reunir a melhorcombinação de ativos, buscandosempre uma carteira equilibrada.

RF Pós CDI – Tem como referência a taxa decurtíssimo prazo do mercado interbancário. Opróprio CDI é utilizado para mensuração.

RF Pré – Ativos com remuneração nominalpreviamente estabelecida (juros). Representadapelo índice Anbima IRF-M.

RF Inflação – Tem sua remuneração atrelada aoIPCA e a um cupom prefixado. A referência utilizadaé o índice Anbima IMA-B5, criado em 2003.

Renda Variável – Ações do mercado brasileiro.Preferência pelo uso do índice IBrX ao Ibovespa,devido a sua menor concentração.

Dólar – Taxa de câmbio nominal entre o real e odólar, representada pela variação da PTAXdivulgada pelo Banco Central.

Multimercados – Fundos de gestão ativa semcompromisso com posições em determinadasclasses. As referências utilizada são o índice IHFA(Anbima – desde 2008) e IFMM (BTG Pactual – até2007).

FII – Nos fundos de Investimentos Imobiliários, ohistórico reflete o comportamento do IFIX, carteirade investimentos composta por cotas de fundosimobiliários listados na BM&FBovespa (B3).

Ações RF Pré MultisRF

InflaçãoRF Pós

CDIFII* P o upança Dólar

CLASSE DE ATIVOS 15,9% 13,3% 13,2% 12,8% 11,4% 9,7% 6,9% 2,7%

Histórico de Retornos 1386,7% 873,2% 854,9% 797,5% 611,4% 184,6% 239,7% 61,2%

* Retorno anualizado a partir de jan/2011

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

78,5% 29,8% 37,3% 36,1% 47,8% 31,9% 72,8% 13,0% 16,5% 35,0% 14,6% 13,4% 47,0% 36,7% 27,5% 17,1% 36,0% 28,9% 9,6%

28,3% 17,6% 19,5% 21,3% 13,2% 13,9% 20,9% 11,9% 15,7% 17,0% 8,3% 11,6% 17,5% 32,3% 19,4% 15,4% 33,4% 8,0% 0,5%

27,6% 16,3% 19,0% 20,8% 12,5% 13,8% 15,0% 10,4% 14,5% 14,8% 8,1% 11,4% 15,5% 23,4% 15,2% 10,7% 13,2% 6,7% 0,3%

23,3% 16,2% 18,9% 18,3% 11,8% 12,4% 12,5% 9,7% 12,6% 14,3% 5,8% 10,8% 13,2% 15,9% 12,6% 9,9% 12,0% 5,5% 0,1%

11,1% 15,4% 12,1% 15,0% 10,7% 7,9% 9,9% 6,9% 11,6% 11,5% 2,8% 7,4% 8,1% 15,5% 12,4% 7,1% 11,1% 3,5% -0,1%

7,8% 8,1% 9,2% 8,3% 7,7% 3,8% 6,9% 2,6% 11,3% 8,9% 2,6% 7,1% 7,1% 14,0% 10,0% 6,4% 6,0% 2,8% -0,7%

-18,2% -8,1% -11,8% -8,7% -17,2% -41,8% -25,5% -4,3% 7,5% 8,4% -3,1% -2,8% 5,5% 8,3% 6,6% 5,6% 4,3% 2,1% -0,8%

-11,4% 6,1% -12,7% -2,8% -12,4% -16,5% 1,5% 4,6% 4,0% -10,2% -2,8%

Fonte: Comdinheiro

Base: 31/03/2021

Retorno 2003 - 2021

Anualizado

Retorno 2003 - 2021

Acumulado

Page 13: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

13

Asset Allocation

Underweight Neutro Overweight

RecomendaçãoAtual

Classe de Ativo

Movimentação em relação à alocação

tática anterior

Renda Fixa Pré (Curva Longa) -

-1

Renda Fixa Inflação ( Curva Curta) =

+1

Renda Variável =0

Multimercados =0

Renda Fixa Pré ( Curva Curta) +

+1

Investimentosno Exterior +

Renda Fixa Inflação ( Curva Longa)

-0

+2

Page 14: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Estratégias do MAPA

14

PR

ES

ER

VA

ÇÃ

OE

QU

ILIB

RIO

DE

FE

NS

IVA

Observadas as considerações realizadas neste relatório, seguem as movimentações táticasrealizadas para o mês de Fevereiro em cada uma de nossas estratégias de investimento doMAPA – Defensiva, Preservação, Equilíbrio, Rendimento, Crescimento, Performance eAbsoluta.

Estratégias do MAPA

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 95,50% 95,50%RF Pré (curta) 0,00% 0,00%RF Pré (longa) 0,00% 0,00%RF Inflação (Curta) 2,50% 2,50%RF Inflação (Longa) 0,00% 0,00%Multimercado 2,00% 2,00%Renda Variável 0,00% 0,00%Inv. Exterior 0,00% 0,00%

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 74,50% 74,50%RF Pré (curta) 3,50% 3,50%RF Pré (longa) 0,00% 0,00%RF Inflação (Curta) 9,00% 9,00%RF Inflação (Longa) 0,00% 0,00%Multimercado 13,00% 13,00%Renda Variável 0,00% 0,00%Inv. Exterior 0,00% 0,00%

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 63,00% 62,75%RF Pré (curta) 4,00% 4,00%RF Pré (longa) 0,00% 0,00%RF Inflação (Curta) 11,00% 11,00%RF Inflação (Longa) 0,00% 0,00%Multimercado 16,50% 16,50%Renda Variável 2,50% 2,50%Inv. Exterior 3,00% 3,25%

Page 15: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Estratégias do MAPA

15

RE

ND

IME

NT

OC

RE

SC

IME

NT

OP

ER

FO

RM

AN

CE

AB

SO

LU

TA

Estratégias do MAPA

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 58,50% 58,00%RF Pré (curta) 3,00% 3,50%RF Pré (longa) 1,00% 0,50%RF Inflação (Curta) 7,00% 8,00%RF Inflação (Longa) 2,50% 1,50%Multimercado 18,00% 18,00%Renda Variável 6,00% 6,00%Inv. Exterior 4,00% 4,50%

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 38,50% 38,25%RF Pré (curta) 3,75% 4,00%RF Pré (longa) 1,25% 1,00%RF Inflação (Curta) 7,00% 8,00%RF Inflação (Longa) 2,50% 1,50%Multimercado 28,00% 28,00%Renda Variável 12,00% 12,00%Inv. Exterior 7,00% 7,25%

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 13,00% 12,00%RF Pré (curta) 3,75% 4,50%RF Pré (longa) 1,25% 0,50%RF Inflação (Curta) 11,50% 14,00%RF Inflação (Longa) 3,00% 1,00%Multimercado 28,00% 28,00%Renda Variável 27,50% 27,50%Inv. Exterior 12,00% 12,50%

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 1,50% 1,25%RF Pré (curta) 3,75% 4,00%RF Pré (longa) 1,25% 1,00%RF Inflação (Curta) 4,75% 5,50%RF Inflação (Longa) 1,75% 1,00%Multimercado 10,00% 10,00%Renda Variável 67,00% 67,00%Inv. Exterior 10,00% 10,25%

Page 16: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Estratégia do MAPA Megaprodutor Rural

16

DIV

ER

SIF

ICA

ÇÃ

OD

EF

EN

SIV

A

A estratégia foi pensada especialmente para o cliente produtor rural que procura conciliarseu patrimônio financeiro à necessidade de liquidez para financiamento de sua atividaderural.

Como sabemos, o agronegócio demanda elevada disponibilidade de recursos líquidos porparte do cliente. Apesar disso, a construção de um patrimônio financeiro pode ser realizadaconcomitantemente à uma estrutura que atenda ao financiamento da sua atividade comoprodutor rural.

Estratégia do MAPA

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 95,50% 95,50%RF Pré 0,00% 0,00%RF Inflação 2,50% 2,50%Multimercado 2,00% 2,00%Renda Variável 0,00% 0,00%Inv. Exterior 0,00% 0,00%

Classes de Ativos mar/21 abr/21

RF Pós CDI 90,00% 90,00%RF Pré 0,60% 0,60%RF Inflação 1,70% 1,70%Multimercado 3,20% 3,20%Renda Variável 3,10% 3,10%Inv. Exterior 1,40% 1,40%

Page 17: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Retornos históricos

17

Rentabilidade (%)

Os retornos citados das carteiras são teóricos e não representam o retorno efetivo de um portfólio específico. A composição dosretornos teóricos é feita a partir da média ponderada dos ativos que a compõem, que podem ser tanto os ativos específicos quantoíndices de referência. Os modelos são rebalanceados mensalmente. Ainda, as rentabilidades passadas não são, nem devem ser,presumidas como rentabilidades futuras.

Estratégia do MAPA

Defensiva Preservação Equilíbrio Rendimento Crescimento Performance Absoluta

3 meses 0,5 0,3 0,6 0,6 0,9 1,4 0,5

% CDI 96,2 57,3 119,1 121,1 179,7 290,5 99,9

2021 0,5 0,3 0,6 0,6 0,9 1,4 0,5% CDI 96,2 57,3 119,1 121,1 179,7 290,5 99,9

12 meses 2,6 4,3 7,0 10,5 15,7 28,8 44,8

% CDI 116,8 190,9 314,2 469,5 703,9 1293,4 2012,8

24 meses 8,2 9,6 12,1 14,9 18,1 28,4 27,1% CDI 104,5 122,8 155,8 191,2 232,7 364,7 347,0

36 meses 15,1 16,8 20,2 24,2 29,9 46,6 42,5

% CDI 103,3 114,6 137,9 165,2 204,4 318,7 290,5

Page 18: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

Soluções por classe de ativo

▪ BB Ativo Multigestor Private FIC Renda Fixa LP▪ BB Private FIC Renda Fixa LP▪ BB Private FIC Renda Fixa Referenciado DI LP▪ BB Soberano Private FIC Renda Fixa Referenciado DI LP▪ BB Cash Private FIC Renda Fixa Referenciado DI▪ BB Fluxo Automático FIC Renda Fixa Curto Prazo▪ BB Private FIC Renda Fixa Crédito Privado LP▪ Títulos Públicos, CDB e Operações Compromissadas▪ COE▪ CRA, CRI e Debêntures▪ FIDC▪ LCA e LCI▪ Letra FinanceiraFundos de Previdência:▪ Brasilprev RT Clássico FIC RF▪ Brasilprev RT FIX FIC RF▪ Brasilprev RT Premium FIC RF▪ Brasilprev Renda Fixa Crédito Privado FIC RF

RENDA FIXA PÓS CDI

*Fechados para captação

18

Page 19: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

Soluções por classe de ativo

▪ BB Inflação IMA-B 5 Private FIC Renda Fixa LP▪ BB Inflação IMA-B Private FIC Renda Fixa LP▪ BB Incentivado em Infraestrutura RF Crédito Privado LP▪ CRA, CRI e Debêntures▪ Títulos Públicos▪ COE▪ FIDCFundos de Previdência:▪ Brasilprev Concept FIC RF ▪ Brasilprev Fix Estratégia 2035 FIC RF

RENDA FIXA INFLAÇÃO

▪ BB Pré IRF-M Private FIC Renda Fixa LP▪ BB Pré 5 Anos Private FIC Renda Fixa LP▪ BB Renda Fixa Vértice VI Crédito Privado IE FI*▪ BB Renda Fixa Vértice VII Crédito Privado IE FI*▪ LCA▪ Letra Financeira▪ Títulos Públicos e CDB▪ COE▪ FIDC

RENDA FIXA PRÉ

*Fechados para captação

19

Page 20: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

▪ BB Allocation Advanced Private FIC MM LP▪ BB Allocation Plus Private FIC MM LP▪ BB Allocation Private FIC MM LP▪ BB Multigestor Alpha Private FIC MM▪ BB Multigestor Arbitragem Private FIC MM▪ BB Multigestor Elite Private FIC MM▪ BB Multigestor Macro Private FIC MM▪ BB Multigestor Plus Private FIC MM▪ BB Espelho Garde Dartagnan Private FIC MM▪ BB Balanceado Dividendos Private FIC MM LP▪ BB Espelho Navi Long Short Private FIC MM▪ BB Multiestratégia Private FIC MM LP▪ BB Espelho Canvas Classic II Private FIC MM▪ BB Dinâmico Plus Private FIC MM LP▪ BB Espelho Absolute Vertex Private FIC MM LP▪ BB Espelho SPX Nimitz Private FIC MM▪ BB Espelho Occam Equity Hedge Private FIC MM▪ BB Espelho Kapitalo Kappa Private FIC MM▪ BB Espelho Kinea Chronos Private FIC MM▪ BB Espelho Bahia AM Marau Private FIC MM▪ BB Juros e Moedas Plus Private FIC MM LP▪ BB Espelho Ibiuna Hedge Private FIC MM*▪ BB Espelho JGP Strategy FIC MM*▪ BB Espelho Gávea Macro Private FIC MM▪ BB Espelho Claritas Multiestratégia Private FIC MM▪ BB Espelho Neo Multiestratégia 30 Private FIC MM▪ BB Espelho Adam Macro Private FIC MM▪ BB Espelho Truxt I Macro Private FIC MM▪ BB Espelho Az Quest Total Return Private FIC MM▪ BB Espelho Canvas Vector Private FIC MM▪ BB Espelho Legacy Capital Private FIC MM▪ BB Espelho J. Safra Absoluto 30 Private FIC MM▪ BB Global Acqua Private FI MM LP▪ BB Global Europa Private FI MM LP▪ BB Global Innovation Private FI MM LP▪ BB Global Vita Private FI MM LP(continuação)

MULTIMERCADOS (MM)

*Fechados para captação

20

Soluções por classe de ativo

Page 21: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

Fundos de Previdência: ▪ Brasilprev Private Allocation FIC MM▪ Brasilprev Private Allocation Plus FIC MM▪ Brasilprev Private Allocation Advanced FIC MM▪ Brasilprev Low Vol FIC MM▪ Brasilprev Multimercado Multiestratégia FIC MM▪ Brasilprev Mulmercado Multigestor FIC MM▪ Brasilprev Multimercado Dividendos FIC MM▪ Brasilprev Long Bias Plus I FIC MM▪ Brasilprev Private Long Bias FIC MM▪ Brasilprev BTG Pactual Discovery FIC MM▪ Brasilprev Absolute Hedge FIC MM▪ Brasilprev Vinci Equilibrio FIC MM▪ Brasilprev Claritas Midvol FIC MM▪ Brasilprev JGP FIC MM▪ Brasilprev Canvas Enduro FIC MM▪ Brasilprev Adam FIC MM▪ Brasilprev AZ Quest Multi FIC MM

MULTIMERCADOS (MM)

*Fechados para captação

21

Soluções por classe de ativo

▪ BB BRL Bonds Brasileiros Private IE FIC RF C. Privado LP ▪ BB BRL Bonds Globais Private IE FIC RF C. Privado LP▪ BB BRL Equities Private IE FIC Ações▪ BB BRL Income Private IE FIC MM▪ BB BRL Ações Universal Brands IE Private▪ BB FX Balanced Private IE FIC MM▪ BB FX Bonds Brasileiros Private IE FIC RF C. Privado LP ▪ BB FX Bonds Globais Private IE FIC RF C. Privado LP ▪ BB FX Equities Private IE FIC Ações▪ BB Ações Bolsa Americana▪ BB Ações BRL Universal Brands IE Private▪ BB Ações ESG Globais BDR Nível 1▪ BB Ações US Biotech BDR Nível 1▪ BB Ações Europeias BDR Nível 1▪ BB Ações Emergentes BDR Nível 1▪ BB Ações Asiáticas BDR Nível 1▪ BB Ações Globais Ativo BDR Nível 1▪ Investimentos Offshore▪ BDRs

INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

Page 22: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

▪ BB Espelho Brasil Capital FIC Ações▪ BB Espelho Constellation Private FIC Ações*▪ BB Espelho BTG Pactual Absoluto Private FIC Ações▪ BB Multigestor Private FIC Ações▪ BB Dividendos Midcaps Private FIC Ações▪ BB Valor Private FIC Ações▪ BB Espelho Oceana Valor 30 Private FIC Ações▪ BB Espelho Leblon Private FIC Ações▪ BB Equidade Private FIC Ações▪ BB Dual Strategy Private FIC Ações▪ BB Long Bias Private FIC Ações▪ BB Espelho Ações Truxt Valor Private▪ COEs▪ Fundos Imobiliários e FIP▪ Opções de Bolsa e Dólar (Call e Put)▪ ETFsCarteiras Recomendadas: ▪ Dividendos▪ ESG▪ Carteira 5+▪ Fundamentalista▪ Dividendos▪ BDRFundos de Previdência: ▪ Brasilprev Private ASG FIC MM▪ Brasilprev Private Retorno Total FIC MM▪ Brasilprev Private Valor FIC MM▪ Brasilprev Leblon 70 FIC MM

RENDA VARIÁVEL

*Fechados para captação

22

Soluções por classe de ativo

Page 23: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

23

Indicadores de Mercado

Principais Indicadores Econômicos e Financeiros

Notas: ¹ Projeções, ² Retorno em dólar, ³ Retorno em euro.Fontes: Bloomberg e Focus - Relatório de Mercado (Banco Central).

2020 2021¹ 2022¹

CrescimentoMundial -3,30% 5,60% 4,10%

Estados Unidos -3,50% 5,80% 4,00%Zona do Euro -6,60% 4,20% 4,20%

Japão -4,90% 2,80% 2,10%China 2,30% 8,50% 5,50%

Juros BásicosEUA (Fed Funds) 0,25% 0,25% 0,35%

Zona do Euro 0,00% 0,00% 0,00%Japão 0,00% 0,00% 0,00%China 4,35% 4,30% 4,30%

2020 2021¹ 2022¹

PIB - Crescimento Real -4,10% 3,17% 2,33%IPCA 4,52% 4,81% 3,52%

IGP-M 23,14% 12,63% 4,10%Taxa Selic Fechamento 2,00% 5,00% 6,00%Conta Corrente (%PIB) -0,8% -1,3% -1,9%

Taxa de Câmbio Fechamento (R$/US$)

5,19 5,35 5,25

12 meses

CDI 2,21%Ibovespa 64,35%

Dólar 8,72%IRF-M 2,55%

IMA-B 5 8,55%IMA-B 11,05%

Dow Jones² 57,48%Euro Stoxx 50³ 46,22%

Financeiros

Brasil

Global

Page 24: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

24

Glossário

BACEN - Banco Central do Brasil: é o responsável pelocontrole da inflação no país. Ele atua para regular aquantidade de moeda na economia que permita aestabilidade de preços. Suas atividades também incluema preocupação com a estabilidade financeira. Para isso, oBACEN regula e supervisiona as instituições financeiras

BCE - Banco Central Europeu: é o banco central dospaíses da União Europeia que adotaram o euro. O seuobjetivo é manter a estabilidade de preços na zona doEuro.

Commodities - São produtos "in natura", cultivados oude extração mineral, que podem ser estocados por certotempo sem perda sensível de suas qualidade, como soja,trigo, bauxita, prata, ouro, petróleo.

COPOM - Comitê de Política Monetária do Banco Central:neste colegiado se estabelecem as diretrizes da políticamonetária brasileira e define-se a taxa básica de juros.

Dollar Index (DXY) - Medida que mostra a variação dodólar americano frente a uma cesta de moedas, definidacom a seguinte composição: euro – 57,6%, iene japonês –13,6%, libra esterlina – 11,9%, dólar canadense – 9,1%,coroa sueca – 4,2% e franco suíço – 3,6%

Dovish - O termo vem do inglês “dove”, que significapomba. É aplicado aos economistas que têm uma visãomais “suave” sobre os impactos de políticas econômicas.Por exemplo, um economista que se mostra cético emrelação ao impacto na inflação como resultado de umaforte expansão monetária é “dovish”, enquanto que umeconomista “hawkish” considera justamente o contrário.

Dollar Index (DXY) - Medida que mostra a variação dodólar americano frente a uma cesta de moedas, definidacom a seguinte composição: euro – 57,6%, iene japonês –13,6%, libra esterlina – 11,9%, dólar canadense – 9,1%,coroa sueca – 4,2% e franco suíço – 3,6%

Dovish - O termo vem do inglês “dove”, que significapomba. É aplicado aos economistas que têm uma visãomais “suave” sobre os impactos de políticas econômicas.Por exemplo, um economista que se mostra cético emrelação ao impacto na inflação como resultado de umaforte expansão monetária é “dovish”, enquanto que umeconomista “hawkish” considera justamente o contrário.

Euro Stoxx 50 - Índice de ações das 50 maiores empresasda Zona de Euro que operam em diversos setores daeconomia. Caracteriza o estado do mercado de ações naUnião Europeia.

Fed - Federal Reserve: é o banco central dos EstadosUnidos.

Focus - Relatório Focus ou Boletim Focus é umapublicação online, divulgada todas as segundas-feiraspelo Bacen, contendo resumo das expectativas demercado a respeito de alguns indicadores da economiabrasileira.

Ibovespa - Principal índice acionário da bolsa brasileira,que reflete o desempenho médio de uma cesta de ações,ponderada com base em seu volume médio denegociação.

IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado: registra ainflação de preços desde matérias-primas agrícolas e

industriais até bens e serviços finais. É uma das versõesdo Índice Geral de Preços (IGP), medido pela FundaçãoGetulio Vargas (FGV).

IHFA – Índice de Hedge Funds ANBIMA: constituído em31/03/2008, representa uma aplicação hipotética emcotas de uma cesta de fundos multimercados, comrebalanceamento trimestral.

IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo: é medidomensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) e foi criado com o objetivo de oferecera variação dos preços no comércio. É considerado o índiceoficial de inflação do país.

Indexados inflação - Classe de ativos representada pelostítulos de renda fixa com remuneração atrelada ao IPCA ea um cupom prefixado, sendo que, quanto maior o prazodo título, maior é a influência do cupom na variação decurto prazo do título.

Juros pós-fixados - Classe de ativos representada pelostítulos de renda fixa com remuneração atrelada à taxaSelic.

Juros pré-fixados - Classe de ativos representada pelostítulos de renda fixa com remuneração prefixada.

Normalização monetária - Processo realizado pelaautoridade monetária para tornar a política monetárianeutra. Por exemplo, caso a política de juros praticadaseja abaixo do juros neutro de equilíbrio, o banco centraldaquele país irá elevar os juros gradativamente com oobjetivo de caminhar de uma política monetáriaexpansionista para uma política neutra.

PIB – Produto Interno Bruto: apresenta a soma (emvalores monetários) de todos os bens e serviços finaisproduzidos numa determinada região, durante umperíodo determinado (mês, trimestre, ano etc).

Pnad Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra deDomicílios Contínua: divulgada pelo IBGEtrimestralmente, visa acompanhar as flutuações da forçade trabalho no curto, médio e longo prazo.

Selic - É conhecida como “taxa básica”, definida a cada 45dias pelo Copom e indica o piso dos juros no país.Representa a taxa de financiamento no mercadointerbancário, para operações de um dia, que possuemlastro em títulos públicos federais.

Treasuries - São os títulos públicos do governoamericano. São considerados como os ativos de menorrisco no mundo e, por isso, são frequentemente usadoscomo referência no mercado financeiro. Há três tipos detítulos emitidos pelo Tesouro Americano: Treasury Billscom prazo até 1 ano, Treasury Notes com prazo de 1 a 10anos e Treasury Bonds com prazo maior que 10 anos.

VIX - Volatility Index: Também conhecido como “índicedo medo”, é um índice calculado pela Bolsa de Futurosde Chicago que mede a volatilidade esperada pelomercado por meio das opções (derivativos) do índiceS&P500.

Yield – Yield, traduzido para o português, seriarendimento ou lucro.

Page 25: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

Este relatório foi desenvolvido por

Banco do Brasil Private

Gerência Estratégia de Investimentos

Janaína Klichowski CFP®, CGA – Estrategista-chefe

Leonardo Nitta, CNPI

Julia Baulé, CFP®

Fábio Cardoso, CFP®

Fábio Perrucci, CPA10

Rodrigo Carlos Lima CFP®, CNPI-T

Imagem da capa: Matteo Vistocco, via Unsplash.

25

Avisos Importantes

▪ As informações aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em dadosobtidos de fontes, em princípio, fidedignas e de boa fé. Entretanto, o Banco do Brasil nãodeclara nem garante, expressa ou tacitamente, que essas informações sejam imparciais,precisas, completas ou corretas.

▪ Todas as estimativas apresentadas derivam do julgamento de nossa equipe técnica epodem ser alteradas a qualquer momento sem aviso prévio, em função de mudanças quepossam afetar as projeções da empresa.

▪ As informações, opiniões, estimativas e projeções contidas neste documento referem-seà data presente e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigaçãode qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a talmudança.

▪ Este material possui fins meramente informativos e não deve ser consideradoisoladamente para tomada de decisão de investimento. Ou seja, não leva em consideraçãoespecificidades dos investidores de forma individual e, portanto, decisões de investimentosomente devem ser tomadas após compreensão dos riscos envolvidos,

▪ Este material não é, e não deve ser interpretado como uma oferta ou recomendação paracompra ou venda quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentosfinanceiros.

▪ O Banco do Brasil não terá qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ouindiretos que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo.

▪ É vedada a reprodução, distribuição ou publicação deste material, integral ouparcialmente, para qualquer finalidade.

Page 26: Relatório de Estratégia · presidencial nos Estados Unidos segue sendo acompanhada de perto, pois sua proximidade gerou especulações sobre a aprovação do pacote fiscal no país

#Pública

bb.com.br/private