Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e...

20
Relatório sobre o Impacto da COVID-19: Soluções Inteligentes para o Novo Normal

Transcript of Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e...

Page 1: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Relatório sobre oImpacto da COVID-19:Soluções Inteligentes para o Novo Normal

Page 2: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

2

Page 3: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Table of Contents Table of Contents Índice

04   Sumário executivo

06   Normas e práticas de negócios

08   Impacto da COVID-19 nos negócios

10   Orçamentos de TI

11   Novas prioridades normais de negócios

13   Novas soluções    

14   Desafios da transformação digital

15   Cidades inteligentes

16   Soluções 5G

17   Resumo e conclusões

18   Apêndices

3

Page 4: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Sumário executivo

A pandemia global da COVID-19 tem tido um impacto devastador na economia global e na situação da saúde pública e terá, provavelmente, um impacto permanente na forma como enfrentaremos o nosso dia a dia pessoal e profissional.

No momento da produção deste relatório, a COVID-19 já é responsável por 20 milhões de infeções e 750 mil mortes em todo o mundo1. O confinamento tem devastado as economias a nível mundial e o Banco Mundial prevê que a economia global se contraia 5,2% em 20202. Algumas indústrias, como a de viagens e turismo, varejo, hotelaria e entretenimento têm sido severamente afetadas.

Embora os efeitos a longo prazo da COVID-19 ainda não sejam claros, é provável que a sociedade passe a funcionar dentro de um "Novo Normal" num futuro próximo. Este Novo Normal significa que o distanciamento social se tornará um aspeto arraigado do nosso dia a dia, assim como prestaremos mais atenção aos esforços de saneamento e de saúde pública. Também ficou claro durante a pandemia, que a Transformação Digital se tornou mais importante em todos os segmentos de negócios, uma vez que as tecnologias digitais podem ajudar a conter a propagação do vírus e permitir às empresas e governos tornarem-se mais ágeis e eficientes nestes tempos de incerteza econômica.

Para entender melhor o impacto total da pandemia de COVID-19, a NEC realizou recentemente uma pesquisa global direcionada a profissionais que baixaram o Índice de Cidades Seguras, publicado pela revista The Economist, e a nossa base global de contatos, pedindo as suas opiniões sobre os impactos atuais e futuros do surto. Em geral, os participantes esperam uma mudança significativa nas prioridades devido à COVID-19, uma vez que, por exemplo, a garantia da saúde e segurança de funcionários e membros do projeto emergiu como a principal prioridade das empresas, devido ao surto. Os participantes estão também se preparando para um impacto duradouro do vírus e a maior porcentagem dos respondentes (33%) acredita que o surto irá continuar durante vários anos.

4

Page 5: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Sumário executivo

Algumas das outras principais mensagens veiculadas pelos respondentes são:

A pandemia de COVID-19 teve um impacto massivo na sociedade, uma vez que 71% dos participantes relataram graves alterações no seu dia a dia e 95% relataram grandes alterações no ambiente corporativo.

Um terço dos participantes acredita que a pandemia irá durar para além de julho de 2021 e 59% não acreditam que a sociedade regressará às normas anteriores à pandemia.

82% dos participantes esperam que as receitas da sua empresa diminuam em 2020 por causa da COVID-19.

Apesar das difíceis condições econômicas, 43% dos participantes esperam que o seu orçamento para TI aumente em 2020 à medida que as empresas forem adotando a Transformação Digital para enfrentar o surto.

Devido à pandemia, entre as novas prioridades das empresas emergiram a segurança dos funcionários, o teletrabalho e a digitalização.

Como resultado destas novas prioridades, devido à COVID-19, cada vez mais são adotadas soluções de acesso remoto, soluções de automatização e soluções de distanciamento social.

Como resultado da pandemia de COVID-19, as soluções de acesso remoto são a maior prioridade para as empresas, uma vez que o teletrabalho se tornou, de fato, o novo estilo de trabalho. Porém, há exigências crescentes por parte dos usuários finais no sentido de uma maior interatividade num ambiente seguro.

As soluções de processos empresariais online também surgiram como uma nova prioridade empresarial importante na sequência da pandemia de COVID-19, uma vez que existe maior impulso global no sentido da automatização e da mudança das funções empresariais analógicas para o ambiente digital.

A implementação da Transformação Digital continua a ser um desafio para algumas empresas devido a questões orçamentárias, a falta de conhecimento das melhores soluções e a preocupações em torno da segurança e da privacidade.

5

Page 6: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

O dia a dia das pessoas e das empresas já foi severamente afetado, o que muda nas normas e nas práticas empresariais.

Os participantes do nosso estudo revelaram, na sua esmagadora maioria, que estão atualmente sofrendo restrições severas no seu dia a dia, uma vez que 71% de todas as pessoas entrevistadas afirmaram que estão passando por limitações diárias. Isto é compreensível, uma vez que ainda há alguma forma de restrição na maioria dos países do mundo. Apenas 10% dos participantes relataram não ter quaisquer limitações no seu dia a dia, uma vez que há relativamente poucos países que têm poucas ou nenhuma restrição à livre circulação. Além disso, apenas 16% dos participantes revelaram acreditar que estavam saindo da pandemia e que já começou, para eles, o período do Novo Normal.

Normas e práticas de negócios

6

Page 7: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Os participantes foram também questionados sobre o impacto nos seus negócios, tendo a esmagadora percentagem de 95% dos participantes afirmando que a COVID-19 teve um impacto significativo. O grupo de participantes enumerou várias formas em que os seus negócios foram afetados, entre as quais se incluem:

Normas e práticas de negócios

20 %

19 %

Mudança no modelode negócios

Redução de pontos decontato com clientes

20 %

19 %

Um novo estilo de trabalho (31%) A resposta mais popular sobre o impacto nos negócios se refere à introdução de um novo modo de trabalhar, devido à COVID-19. Isto se deve sobretudo ao início do teletrabalho, mas também abrange limitações nas viagens de negócios e medidas de distanciamento social introduzidas no local de trabalho. Algumas das maiores empresas de internet do mundo anunciaram que o trabalho remoto continuará até 2021, incluindo o Google, a Uber, e o Facebook, enquanto outras, como o Twitter, estão dando aos funcionários a opção de trabalhar permanentemente em casa3.

Cancelamentos e adiamentos de projetos (25%) Muitos participantes mencionaram que, devido à COVID-19, muitas iniciativas empresariais foram adiadas, pelo menos temporariamente, uma vez que as empresas hesitam em se expandir e introduzir novas iniciativas até que os efeitos plenos da pandemia sejam completamente entendidos. Por esta razão, algumas tecnologias, como a Internet das Coisas, assistem a um ligeiro declínio na sua introdução, em grande parte porque a livre circulação internacional de bens e serviços foi temporariamente impactada4.

Uma mudança no modelo de negócios (20%)Um quinto dos participantes mencionou que foi necessária uma mudança no modelo de negócios devido ao impacto da COVID-19. Isto se manifestou sobretudo em empresas que precisam fazer mais negócios online, uma vez que muitas empresas foram pegas desprevenidas pela pandemia e deixaram de conseguir vender num ambiente físico. Assim, tem havido um enorme aumento global, tanto nas vendas de comércio eletrônico como nos esforços de marketing digital. Algumas empresas tiveram que fazer mudanças ainda mais drásticas – por exemplo, alguns estúdios cinematográficos estão lançando novos filmes online, uma vez que as salas de cinema estão atualmente fechadas em muitos países5.

Diminuição dos pontos de contato com clientes (19%) Muitos participantes também mencionaram uma capacidade limitada de interagir com os seus clientes, o que é um aspecto de grande impacto empresarial, tanto no tradicional B2C como em países onde a venda presencial ainda é a forma normal de fazer negócios. Embora muitas empresas e países tenham feito uma transição relativamente suave para a realização de negócios online, a identificação e o contato com novos clientes potenciais continua a ser um grande desafio.

122020 December

31 %

Um novo estilode trabalho

Cancelamentos eadiamentos deprojetos

31 % 25

%25 %

7

Page 8: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Espera-se que a COVID-19 dure, pelo menos, até 2021, mas o impacto nas empresas pode ser permanente

Embora ainda não se saiba ao certo quando estará pronta para ser distribuída uma vacina eficaz, a maioria dos participantes acredita que a pandemia de COVID-19 permanecerá por um longo período. Dos respondentes, 9% acreditam que o surto irá durar até setembro de 2020, enquanto outras 28% acreditam que irá durar até dezembro de 2020. A maioria das pessoas acredita que a pandemia continuará pelo menos até 2021, para 17% terminará em março de 2021 e 13% em junho de 2021. O maior grupo de participantes, 33%, considera que a pandemia irá se prolongar para além de julho de 2021. As previsões de determinados/as especialistas são ainda mais extremas. Por exemplo, o governo do Reino Unido declarou que a COVID-19 pode se prolongar por muitos anos e até mesmo décadas6.

A maioria dos participantes acredita que o Novo Normal em termos de estilo de trabalho será permanente, 59% acreditam que as normas empresariais não irão retornar para a época pré-COVID-19. Apenas 23% opinam que o mundo volta à forma normal de fazer negócios, enquanto 18% não tem certeza. Como resultado, muitas empresas estão preparando novas estratégias de Transformação Digital e a introduzindo novas tecnologias com um impacto a longo prazo, se não mesmo permanente, em mente.

A maioria das empresas está esperando uma diminuição significativa das receitas como resultado da pandemia

A maioria dos participantes previu um impacto severo nas suas receitas provenientes do período de COVID-19, 37% afirmaram esperar que as receitas da sua empresa diminuam em 25% ou mais, em 2020. 26% acreditam que as receitas de 2020 irão diminuir entre 11% e 24% este ano, enquanto 19% esperam que as receitas diminuam 10% ou menos. Os participantes que consideraram que não haveria impacto ou que haverá até mesmo um impacto positivo estavam em minoria. 9% acreditam que não haverá alterações e outros 9% consideram que haverá um aumento das receitas.

Impacto da COVID-19 nos negócios

33% Acreditam que apandemia vai durar alémde julho de 2021.

59% Acreditam que nãoretornarão às normas denegócios pré-COVID-19.

8

Page 9: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Algumas indústrias estão sofrendo quedas significativas nas receitas devido à pandemia de COVID-19. Um estudo recente da IBISWorld identificou as dez principais indústrias que estão contratando mais rapidamente, o que poderá criar um forte argumento comercial para a Transformação Digital nestes setores7. Algumas das indústrias identificadas são:

Impacto da COVID-19 nos negócios

Imóveis comerciaisA previsão é que este seja o setor que mais rapidamente será impactado em 2020, uma vez que tem havido um declínio acentuado na procura de espaço residencial e de escritórios devido à COVID-19, por conta da diminuição nos negócios das empresas.

Venda de automóveisA procura de automóveis também diminuiu acentuadamente à medida que consumidores estão adiando os seus planos de compra de veículos novos.

Minas de carvãoA procura de carvão diminuiu globalmente devido a uma menor procura por parte dos fabricantes, a custos de transporte mais elevados e a uma mudança crescente para energias renováveis no decorrer da pandemia de COVID-19.

Operações portuáriasA menor procura de petróleo, matérias-primas e bens manufaturados levou a uma diminuição no transporte marítimo global e, consequentemente, a menos receitas para os operadores portuários devido à COVID-19.

Companhias aéreasEspera-se que os passageiros aéreos diminuam 55% em 2020 devido a COVID-19, o que tem colocado uma enorme pressão financeira sobre as companhias aéreas comerciais.

CassinosRestrições às viagens internacionais, confinamentos e menos rendimento disponível devido à COVID-19 tornaram a indústria do jogo um dos setores mais afetados.

Fábrica de motores e peças para automóveis As baixas vendas de automóveis também afetaram o ecossistema de fornecedores durante a pandemia e os fabricantes de peças para automóveis também estão comunicando uma diminuição da procura.

Fábrica de aeronaves comerciaisA turbulência financeira na indústria da aviação fez com que a maioria das companhias aéreas atrasasse ou cancelasse completamente as encomendas de novas aeronaves.

Serviços de recrutamento e RHA pandemia de COVID-19 e o subsequente congelamento das contratações tiveram um impacto negativo nas empresas de recursos humanos e de recrutamento subcontratadas.

Transporte global em águas profundas, costeiras e interioresA baixa procura transfronteiriça de matéria-prima e produtos manufaturados durante o período da COVID-19 também levou a um declínio nas receitas das empresas de transporte marítimo comercial.

-24.4%

-14.5%

-14.5%

-13.9%

-12.8%

-11.7%

-11.0%

-10.6%

-10.6%

-9.8%

9

Page 10: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Apesar da pandemia de COVID-19, a maioria das empresas está aumentando os orçamentos para TI

Embora um número esmagador de participantes mostrasse acreditar que as suas receitas diminuirão ou não irão crescer em 2020 devido à pandemia de COVID-19, a maioria das pessoas que responderam à pesquisa mostrou acreditar que os orçamentos para TI iriam aumentar durante o mesmo período. Este é um ponto importante, pois demonstra que a maioria das empresas acredita que precisa incorporar novas tecnologias para adotar um novo estilo de trabalho, conseguir ganhos de eficiência e retomar as operações comerciais de uma forma segura e protegida.

Os dados da pesquisa revelaram que 43% dos participantes esperam alguma forma de aumento do seu orçamento para TI em 2020, com 21% dos participantes esperando um aumento de 10% ou menos, 13% dos participantes a esperam um aumento moderado entre 11% e 24% e 9% do grupo de participantes antecipam uma mudança de 25% ou mais. 22% dos participantes não esperavam qualquer alteração no seu orçamento para TI, apesar das dificuldades econômicas. Um número considerável de participantes indicou que prevê alguma redução no seu orçamento para TI, o que é provavelmente inevitável para algumas empresas que enfrentam atualmente dificuldades financeiras extremas ou mesmo insolvência. Entre o grupo de participantes, 34% esperavam alguma redução no seu orçamento de TI para 2020, com 8% esperam uma redução de 10% ou menos, 12% dos participantes esperam uma redução entre 11% e 24% e 14% dos participantes preveem uma redução do orçamento de 25% ou mais.

Orçamentos de TI

12%

8%22%

21%

13%

9% 15%Diminuição significativa

Diminuição moderada

Diminuição leveAumento leve

Aumento moderado

Aumento significativo

Sem mudança

10

Page 11: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Garantir a segurança dos funcionários, o trabalho remoto e a digitalização emergiram como novas prioridades empresariais

Os participantes sentiram muito claramente que, devido à pandemia de COVID-19, existem várias novas prioridades empresariais que rapidamente ganharam importância e que terão de ser abordadas no futuro. Algumas das novas áreas de foco empresarial identificadas na pesquisa são:

Novas prioridades normais de negócios

Saúde de funcionários (23%)A prioridade mais comum das empresas, tal como foi afirmado pelos participantes, foi a necessidade de assegurar a saúde dos funcionários. Isto é importante especialmente para funcionários essenciais que não têm a opção de trabalhar remotamente, tem sido desenvolvidas muitas novas tecnologias que podem, por exemplo, monitorar o distanciamento social e assegurar que funcionários e visitantes estão utilizando máscaras faciais, por meio de recursos de reconhecimento facial e inteligência artificial8.

Possibilitar o trabalho remoto com tecnologias de informação e comunicação (21%) Possibilitar o trabalho remoto foi a segunda prioridade empresarial mais mencionada, uma vez que trabalhar a partir de casa será o Novo Normal para muitos funcionários das empresas a partir de agora. Embora muitas empresas tenham implementado com êxito soluções de trabalho remoto, há também a necessidade de assegurar que os trabalhadores remotos estejam em um ambiente seguro, uma vez que uma grande quantidade de dados sensíveis é agora tratada fora do escritório. O trabalho remoto precisa se tornar mais interativo, não se restringindo às simples reuniões online, e, por isso, muitas empresas estão à procura de soluções de teletrabalho de nova geração.

Digitalização do processo de trabalho (20%) A digitalização do processo de trabalho também foi mencionada como uma nova e importante prioridade empresarial, uma vez que muitos participantes afirmaram que o aumento da quantidade de informação que é processada digitalmente é agora importante, já que muitos funcionários de escritório são agora incapazes de processar manualmente documentos físicos. Isto levou a um aumento massivo da procura de serviços em nuvem, verificação eletrônica de documentos e automatização de processos.

Medidas de prevenção de infecções (18%)Muitas empresas estão, neste momento, priorizando medidas de prevenção de infecções nas suas empresas para criar um ambiente seguro e protegido no qual as operações comerciais possam ser retomadas. Muitas empresas em todo o mundo estão instalando câmeras sensíveis à temperatura e serviços de reconhecimento facial que podem identificar pessoas potencialmente doentes ao entrar num local de trabalho. As tecnologias sem contato (contactless) estão sendo muito adotadas em escritórios e lojas, o que pode minimizar o contato físico e, por consequência, ajudar a conter a propagação do vírus.

Recuperação de pontos de contato com clientes (16%)Muitos dos participantes fizeram questão de retomar as interações com os clientes e retomar o ciclo de vendas pré-COVID-19, pois 16% do grupo de participantes indicou isto como uma nova prioridade comercial. As novas tecnologias ajudarão a conter os efeitos da pandemia, uma vez que muitas reuniões de vendas serão agora feitas online, enquanto as tecnologias nas lojas podem monitorar o distanciamento social e determinar pessoas potencialmente doentes, permitindo assim a reabertura gradual de lojas físicas.

11

Page 12: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

A NEC reconhece que a pandemia de COVID-19 criou uma necessidade urgente de novas soluções de Transformação Digital e lançou recentemente um novo portfólio de serviços para ajudar as empresas a criar um ambiente de trabalho seguro, impulsionar a eficiência operacional e retomar as operações comerciais. Classificamos estas soluções em quatro categorias:

Novas prioridades normais de negócios

Saúde dosfuncionários emembros do projeto

Habilitação de trabalhoremoto comtecnologias de TIC

Digitalização doprocesso mundial

Medidas deprevenção de infecção

23 %

21 %

20 %

18 %

16 %

Recuperação pontosde contato com clientes

Remoto Alcançar um estilo de vida remoto que seja equivalente à interação presencial.Com novas ideias, a NEC pretende criar novos meios de comunicação para as pessoas, estabelecendo um ambiente remoto com maior eficiência empresarial, digitalizando as atividades governamentais e os cuidados médicos e avançando com a computação em nuvem.

①Transparência

Estabelecer confiança numa sociedade digital através da transparência e da visibilidade.A NEC pretende ajudar a alcançar uma sociedade segura e protegida, proporcionando transparência e visibilidade às pessoas e sistemas para estabelecer e manter a confiança. Propomo-nos a oferecer indicadores visuais com a quantidade de pessoas nos espaços, assistência para manter a saúde, know-how em segurança e muito mais.

Sem contato

Segurança e eficiência operacional através de soluções sem contato.Como medida sanitária, os serviços sem contato devem facilitar a segurança e a proteção dos consumidores e funcionários e melhorar a eficiência através da automatização. Para permitir serviços sem contato, a NEC disponibiliza tecnologias de excelência centradas na autenticação biométrica.

Automatização

Melhoria da eficiência operacional com automatização e menos funcionários permitidos pelas tecnologias de IA e TIC.Para manter operações de trabalho remoto e melhorar a interação com os clientes, são essenciais a automatização e a eficiência operacional com IA e as TICs. Para satisfazer estas necessidades, a NEC está contribuindo com várias tecnologias e conhecimentos especializados.

12

Page 13: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Estão sendo adotadas soluções de acesso remoto, soluções de automação e soluções de distanciamento social devido à COVID-19

Em conformidade com as novas prioridades empresariais que os participantes mencionaram, há várias novas tecnologias que as empresas estão planejando adotar para entrarem na Transformação Digital em contexto de COVID-19. Algumas das novas soluções tecnológicas mais populares que as empresas planejam introduzir devido à pandemia são:

Soluções de acesso remoto (29%) O teletrabalho tem sido mencionado várias vezes pelos participantes como uma prioridade muito alta da Transformação Digital devido à pandemia de COVID-19 e, como tal, é a nova tecnologia mais popular que as empresas estão planejando implementar. A videoconferência se mostrou o serviço de acesso remoto mais importante, mas esta categoria também inclui soluções de e-learning e utilização de VPN, que também se tornaram consideravelmente mais importantes devido à pandemia da COVID-19.

Soluções online de processos empresariais (21%)A mudança para soluções online surge em segundo lugar como nova tecnologia que as empresas planejam implementar como resultado da pandemia de COVID-19. Isto será sobretudo implementado através da mudança de dados para a nuvem, uma vez que quem trabalha remotamente precisa acessar dados que anteriormente estavam armazenados no escritório. As soluções online de processos empresariais também incluem sistemas ERP, sistemas HRM e soluções analíticas, que também estão migrando cada vez mais para a nuvem devido à COVID-19.

Soluções para minimizar o contato humano (20%)As soluções criadas para minimizar o contato humano foram mencionadas por 20% dos participantes como uma nova tecnologia que será introduzida para permitir um ambiente seguro e protegido. Entre as tecnologias comuns nesta categoria, incluem-se os pagamentos eletrônicos e os serviços de análise de vídeo, que podem assegurar o distanciamento social, incorporando muitas vezes a IA.

Soluções de digitalização (17%) As soluções de digitalização estão sendo adotadas por muitas empresas, uma vez que existe agora uma necessidade urgente para muitas empresas de se afastarem da documentação em papel em ambiente de escritório. Existe uma vasta gama de novas soluções que se inserem nesta categoria, desde soluções de gestão de documentos eletrônicos a sistemas mais avançados de internet de banda larga onde os sensores ligados são automaticamente capazes de recolher e analisar dados empresariais.

Soluções para reduzir o trabalho manual (10%) Também foram mencionadas na pesquisa soluções criadas para reduzir o trabalho humano em geral, com uma contagem de 10% das respostas a pesquisa. Os serviços nesta categoria incluem robôs de serviço que podem substituir o trabalho humano em ambientes empresariais, tais como o fabril e o varejo, e também soluções de IA, tais como chatbots, que podem complementar e até substituir o trabalho humano em ambientes empresariais, tais como um call center.

Novas Soluções

13

Page 14: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Ainda persistem alguns desafios na transformação digital em curso, apesar da pandemia de COVID-19

Embora os resultados da pesquisa tenham tornado claro que a Transformação Digital se tornou mais

importante para as empresas devido à pandemia de COVID-19, ainda há inúmeros desafios para muitas

empresas no que diz respeito à adoção de novas tecnologias. Alguns dos maiores obstáculos que o

nosso grupo de participantes mencionou, no que diz respeito à adoção de novas tecnologias, são:

Desafios da transformação digital

Limitação orçamentária (35%)Embora a maioria das organizações em nossa pesquisa tenha mencionado um aumento esperado do orçamento para TI em 2020, foi mencionada uma falta generalizada de meios orçamentais como o maior desafio das empresas no que diz respeito à implementação de novas tecnologias, tendo 35% dos participantes indicado que este continua a ser um problema. No futuro, as empresas terão uma relação mais estreita com fornecedores de soluções a fim de criarem um forte argumento comercial e um modelo de retorno de investimento (ROI) para a implementação de novas tecnologias.

Desconhecimento das melhores soluções (20%)Como muitas soluções que foram especificamente concebidas para combater a COVID-19 foram introduzidas muito recentemente, 20% dos participantes mencionaram não ter conhecimento de muitos novos produtos e soluções que poderiam potencialmente ajudar as suas operações comerciais. Por consequência, será importante que os decisores para TI sejam mais proativos na procura e contato de potenciais novos parceiros de soluções.

Preocupações de privacidade e segurança (14%)As preocupações de privacidade e segurança foram também muito mencionadas pelos participantes na pesquisa em termos de introdução de novas tecnologias, tendo 14% dos participantes dito que se tratava de um problema. Esta é certamente uma grande preocupação, dado que algumas destas novas soluções, tais como o reconhecimento facial, tratam informações pessoais muito sensíveis, especialmente em regiões com regulamentos de privacidade rigorosos. Por conseguinte, é muito importante para as empresas que estão considerando a utilização de tais soluções procurarem fornecedores de soluções que tenham demonstrado experiência e conhecimentos especializados na gestão de dados sensíveis.

Falta de competências internas (13%)A falta de competências internas foi mencionada como um desafio por 10% dos participantes, aplicando-se isto a muitas empresas que podem não ter competências internas em áreas emergentes de TI, como a inteligência artificial (IA) e a internet das coisas (IoT). Por esse motivo, é importante para as empresas que têm amplas capacidades de gestão de projetos, formação, e externalização integrar facilmente novos serviços.

Falta de aquisição por quadros exteriores (8%)A falta de aquisição por quadros exteriores (management buy-in) foi também mencionada como uma mudança nas empresas, contabilizando 8% do total de participantes na pesquisa. Mais uma vez, será cada vez mais importante para os decisores das TIC formar os quadros superiores sobre os benefícios que estas novas soluções podem proporcionar durante a pandemia de COVID-19, incluindo a apresentação de um forte argumento comercial e modelo de retorno de investimento (ROI).

De um modo geral, as pessoas mencionaram que muitos dos desafios que existiram anteriormente na passagem pela Transformação Digital persistem na era da COVID-19. Felizmente, muitos dos principais fornecedores globais de TIC já atualizaram os seus portfólios de soluções com novos serviços que podem enfrentar muitos desafios que surgiram na sequência da COVID-19 e estão prontos a ajudar as empresas e os governos a implementar tais soluções, incluindo a oferta de formação, integração e serviços operacionais. A NEC é uma empresa que já o fez e anunciou recentemente um novo conjunto de soluções criadas para introduzir novos níveis de capacidades remotas, transparentes, sem contato e automatizadas para os seus clientes.

14%

13%

35 %

20 %20 %

8%8%

?

14

Page 15: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

As Cidades Inteligentes estão se tornando mais essenciais devido à pandemia de COVID-19 e à adoção de novos serviços

As Cidades Inteligentes têm se tornado cada vez mais importantes nos últimos anos, à medida que os governos têm reconhecido a necessidade de proporcionar um ambiente seguro e protegido a residentes e de prestar serviços de forma mais eficiente através de meios digitais. A pandemia de COVID-19 tornou o conceito de Cidade Inteligente ainda mais importante, uma vez que os governos estão agora incumbidos da difícil responsabilidade de monitorar e conter o surto, para que a atividade econômica possa retomar o mais rapidamente possível.

Foram feitas perguntas ao grupo de participantes com base nos quatro pilares centrais do Índice de Cidades Seguras, publicado pela Intelligence Unit da revista The Economist. Estes quatro pilares são segurança digital, segurança sanitária, segurança das infraestruturas e segurança pessoal. Sem surpresa, a segurança sanitária foi a resposta mais comum, contabilizando 30% dos participantes, uma vez que existe agora uma enorme procura de soluções TIC que possam identificar pessoas potencialmente doentes. A segurança pessoal e a segurança digital foram ambas mencionadas por 23% dos participantes, pois as preocupações com a segurança física aumentaram em algumas partes do mundo devido à pandemia. As primeiras pessoas que responderam à pesquisa mostraram-se assoberbadas e há uma necessidade de mais vigilância na cibersegurança à medida que mais atividades decorrem online. A segurança das infraestruturas foi mencionada por 21% dos participantes, havendo também uma maior necessidade de controlar melhor as pessoas que entram em locais potencialmente perigosos e com muita gente, tais como edifícios de escritórios, fábricas, aeroportos e estádios.

Já se verificou uma aceleração no desenvolvimento de Cidades Inteligentes e muitos países em todo o mundo introduziram novos serviços digitais que estão ajudando a diminuir a propagação da COVID-19. Por exemplo, países como Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Austrália lançaram aplicações de rastreio de contatos que monitoram e notificam pessoas que possam ter sido expostas ao vírus. Cingapura dá aos usuários a opção de compartilhar registos de saúde com equipes de rastreio de contatos e, na Índia e China os usuários são obrigados a mostrar que estão sem sintomas através de uma aplicação, para que possam entrar em alguns edifícios de escritórios, aeroportos e estações de metrô9.

Muitos governos estão também implementando novas soluções para Cidades Inteligentes, que estão tornando os transportes públicos mais seguros e eficientes face à COVID-19. Por exemplo, o bairro de Seongdong-gu em Seul, Coreia do Sul, está implementando rodoviárias inteligentes com esterilizadores ultravioleta e câmeras de imagem térmica que verificam as temperaturas para criar um ambiente mais seguro para os passageiros. Do mesmo modo, em Singapura, foram instalados quiosques sem contato em rodoviárias e estações de trem que podem medir a temperatura dos passageiros e evitar o embarque de pessoas doentes10.

A melhoria da eficiência nas redes de transportes públicos tornou-se também uma prioridade maior durante a pandemia de COVID-19. Israel, por exemplo, teve de modernizar a sua rede de transportes públicos num período muito curto, a fim de criar um ambiente mais seguro. O governo aproveitou esta oportunidade para desenvolver a mobilidade como um serviço, tendo criado uma aplicação que permite a entrada de passageiros num ponto de partida e destino. Um algoritmo determina subsequentemente o melhor modo de transporte, incluindo ônibus e carros, informando os horários dos ônibus em tempo real para satisfazer a demanda. Até ao momento, a aplicação foi baixada por 75 mil pessoas e 60% destes são deixados num raio de 300 metros da localização desejada. O governo espera conseguir uma economia de 25 milhões de dólares por ano devido à implementação deste sistema11.

A NEC é há muito líder mundial em soluções para Cidades Inteligentes e já está trabalhando com muitos governos em todo o mundo para modificar os serviços existentes e introduzir novos serviços para combater a COVID-19. Por exemplo, estamos a trabalhando com o governo de Gurugram, na Índia, para converter o seu centro de controle de Cidade Inteligente numa sala especial para combater a COVID-19. O nosso sistema inteligente de gestão de tráfego (ITMS) foi implementado para ajudar as autoridades locais a monitorar o tráfego local e o movimento humano, bem como para assegurar que o confinamento obrigatório está sendo seguido. Um algoritmo especial alerta a sala especial de combate à COVID-19 se houver aglomeração de mais de cinco pessoas, recorrendo à análise avançada de câmeras de vídeo12. A NEC também trabalha com a Cidade Inteligente de Kalyan Dombivali, na Índia, para a instalação de drones que são utilizados para monitorar os níveis de congestionamento na cidade13.

Cidades Inteligentes

15

Page 16: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Estão surgindo novos casos de utilização das redes 5G como resultado da COVID-19

A implantação generalizada de redes 5G em muitos países em todo o mundo coincide com a pandemia de COVID-19. Como resultado, muitas empresas de telecomunicações, governos e outras organizações já estão utilizando o 5G como uma nova tecnologia crítica que pode ajudar a conter a propagação do vírus. Como as redes 5G podem fornecer ligações uplink e downlink muito mais elevadas e podem também reduzir significativamente a latência. Há vários novos casos de utilização do 5G por conta da forma como os estilos de trabalho e os estilos de vida mudaram devido à pandemia. Algumas das novas aplicações das redes 5G, que estão surgindo devido à COVID-19, são:

Trabalho remoto – À medida que as empresas em todo o mundo pedem cada vez mais aos funcionários para ficarem em casa, tem havido um enorme aumento na utilização de ferramentas de Comunicações Unificadas para o permitir. O avanço do 5G irá oferecer a perspectiva de mais colaboração, tal como a utilização da Realidade Virtual/Aumentada para criar um ambiente mais colaborativo. O 5G está também sendo cada vez mais utilizado como meio de acesso fixo sem fios, o que pode proporcionar uma melhor ligação à internet em comparação com as alternativas com fios em muitos países.

Eventos comerciais – Grandes eventos tecnológicos como o MWC Barcelona e o SXSW foram cancelados, causando enormes perdas econômicas para as empresas, tal como a maioria dos grandes eventos de fornecedores de TI. Já existem várias empresas que organizam eventos virtuais e é provável que isto se torne, em breve, mais recorrente. O 5G poderia facilitar a realização desses eventos, não só do ponto de vista do streaming online, mas eventualmente em XR (Realidade Estendida).

Educação – Foram fechadas escolas e universidades em todo o mundo, causando o caos para os pais e instituições de ensino que agora se esforçam por oferecer opções de e-learning. As redes 5G utilizando um dispositivo na cabeça (HMD – Head-Mounted Device) irão eventualmente proporcionar uma opção sólida para tais soluções. Muitos governos estão atualmente explorando os casos de utilização do 5G na educação, durante da pandemia de COVID-19. Por exemplo, o governo da Malásia identificou a educação como um dos principais setores onde irá concentrar os esforços de inovação14.

Entretenimento – Os eventos esportivos estão agora sendo realizados em estádios vazios. O 5G permitirá uma experiência de visualização imersiva de entretenimento para concertos, filmes e eventos esportivos, que ainda poderão permitir aos fornecedores de serviços monetizar um evento no caso de um surto.

Cuidados de saúde – O 5G já foi amplamente testado em telemedicina, uma vez que oferece uma resolução muito alta que pode ser utilizada para consultas remotas em alguns casos, mas haverá uma maior procura de soluções deste gênero que possam garantir a segurança dos profissionais de saúde. Os hospitais nos Estados Unidos têm implementado redes móveis 5G em hospitais pertencentes ao Departamento de Assuntos de Veteranos (Department of Veterans A�airs), a fim de facilitar a cirurgia assistida com 5G e de proporcionar uma melhor formação da equipa do hospital15.

A NEC oferece um conjunto completo de soluções de redes móveis 5G que podem ajudar as operadoras de telecomunicações a implantar redes de última geração em modo autônomo. A NEC disponibiliza produtos de rede 5G abertos e virtualizados que podem tanto baixar o custo total de aquisição (TCO) como permitir a clientes selecionar as melhores soluções através do nosso ecossistema de parceiros. A nossa empresa tem também uma experiência móvel significativa em países como o Japão com a NTT DOCOMO e a Rakuten Mobile.

Soluções 5G

5G5G

16

Page 17: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

A nossa pesquisa mostrou que as empresas em todo o mundo esperam em larga medida um impacto grande e duradouro devido à pandemia de COVID-19. Consequentemente, estão enfatizando a Transformação Digital. Espera-se que as receitas diminuam em 2020 na maioria dos setores, mas com a necessidade de operar num ambiente mais eficiente, mais seguro e mais protegido. Espera-se que os orçamentos para as TIC aumentem para a maioria das organizações. Este aumento orçamentário deverá ser utilizado para novas tecnologias que tenham surgido para enfrentar os principais pontos críticos durante a pandemia.

A NEC reconhece que haverá uma grande mudança nas normas sociais e empresariais à medida que o mundo se prepara para um Novo Normal e melhorou o seu portfólio de soluções na área das TIC, o que poderá ajudar as empresas a entrar numa nova forma de conduzir os seus negócios. Oferecemos agora soluções TIC criadas para combater a COVID-19, através de soluções remotas, transparentes, sem contato e automatizadas num ambiente seguro, utilizando frequentemente tecnologias emergentes tais como biometria, IA, computação na nuvem, e IoT. A NEC também tem uma vasta experiência com outras tecnologias, tais como redes 5G e Cidades Inteligentes, que estão agora vendo mais e melhores casos de utilização, devido à pandemia de COVID-19.

Síntese e conclusões

Para mais informações sobre o nosso portfólio atual de soluções TIC, por favor acesse. https://www.nec.com/

17

Page 18: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Os dados apresentados neste estudo são o resultado de um questionário online que foi conduzido pela NEC entre 10 de julho e 10 de agosto de 2020. Um total de 166 participantes responderam à pesquisa e a distribuição por país e indústria foi a seguinte:

Anexos

1. https://www.worldometers.info/coronavirus/ 2. https://www.worldbank.org/en/publication/global-economic-prospects3. https://www.forbes.com/sites/rachelsandler/2020/08/06/facebook-is-the-  latest-company-to-extend-remote-work-until-june-2021-heres-when-other-  companies-plan-to-go-back/#619c4c1318a3 4. https://www.smart-industry.net/iot-devices-sales-slump-due-to-covid-19/5. https://www.cnet.com/news/disney-mulan-release-date-online-disney-plus-  sept-4-30-dollars-us/6. https://www.bbc.com/news/uk-534881427. https://www.ibisworld.com/global/industry-trends/fastest-declining-industries/8. https://www.nec.com/en/global/insights/article/2020071301/index.html9. https://www.technologyreview.com/2020/08/10/1006174/covid-contract-  tracing-app-germany-ireland-success/10. http://www.asahi.com/ajw/articles/1363619611. https://www.weforum.org/agenda/2020/07/israel-smart-commuting-after-  covid-public-transport-innovation/12. https://ciotechasia.com/nec-helps-gurugram-convert-smart-city-control- centre-into-covid-19-war-room/13. https://www.manufacturingtodayindia.com/sectors/7305-nec-india-collaborates- with-kalyan-dombivali-smart-city-to-combat-covid-1914. https://www.theedgemarkets.com/article/tech-5g-reshape-businesses-and-cities 15. https://www.beckershospitalreview.com/digital - transformation/va-pushing- ahead-with-5g-hospital -4 -project -updates.html

Fontes Selecionadas:

Governamental

Consultor analista

6

19

Finanças3

Mídia10

Serviço público2

Energia5

Saúde1

Fabricação10

Varejo7

Transporte1

Provedor de serviços de InternetOutros 229

Integrador de Sistema ICT14

n / a45

Educação8

Operadora de Telecom4

Europa12

América do Sul44

América do Norte9

América Central4

Ásia Oriental22

Sudeste Asiático7Sul da Ásia

15

Ásia Ocidental8

Africa6

Oceania2

n / a37

【País】 【Setores】

18

Page 19: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

Publicação: setembro de 2020

Divisão IMC, NEC Corporation7-1, Shiba 5-chome, Minato-ku, Tóquio Japão 108-8001

[email protected]

19

Page 20: Relatório sobre o Impacto da COVID-19 · 15 Cidades inteligentes 16 Soluções 5G 17 Resumo e conclusões 18 Apêndices 3. Sumário executivo A pandemia global da COVID-19 tem tido

© 2020 NEC Corporation, NEC e o logotipo da NEC são marcas registradas da NEC Corporation.