Release 30.08

7
Ambev lança série de programas para evitar venda de bebidas alcoólicas a menores Empresa anuncia o Supermercado de Responsa em parceria com o Grupo Pão de Açúcar com o objetivo de auxiliar cumprimento da lei que impede compra de álcool por menores Com dez ONGs de SP, RJ e BA, a Ambev desenvolve tecnologias sociais de conscientização sobre o consumo responsável por meio do Jovens de Responsa O Bar de Responsa é a iniciativa focada no engajamento dos pontos de venda e vai reconhecer e premiar aqueles que atuam com responsabilidade Ambev lança ainda o movimento +ID, que estará presente em várias peças e ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. O +ID tem a função de lembrar que bebida alcoólica não é para menor de idade São Paulo, Agosto de 2011 – Alinhada com as premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao consumo responsável de álcool, a Ambev lança hoje um conjunto de iniciativas que visa evitar a venda de bebidas a menores de idade. Ainda em conformidade com as orientações da OMS, as ações desenvolvidas pela empresa contam com a parceria de diversos agentes da sociedade. “Nossas iniciativas envolvem ONG’s, governos, acadêmicos, bares, restaurantes e supermercados. Acreditamos que todos temos papéis complementares para o enfrentamento da questão”, afirma Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas da Ambev. O Programa Ambev de Consumo Responsável foi criado em 2003 e traduz o compromisso da empresa com o uso responsável de seus produtos, que são feitos para momentos de celebração e descontração. Desde então, a Ambev insere o tema em campanhas de conscientização e eventos das principais marcas. Doação de bafômetros ao poder público _ já foram doados 80 mil aparelhos_, programas de engajamento de funcionários, pesquisas e

Transcript of Release 30.08

Page 1: Release 30.08

Ambev lança série de programas para evitar venda de bebidas alcoólicas a menores

Empresa anuncia o Supermercado de Responsa em parceria com o Grupo Pão de Açúcar com o objetivo de auxiliar cumprimento da lei que impede compra de álcool por menores

Com dez ONGs de SP, RJ e BA, a Ambev desenvolve tecnologias sociais de conscientização sobre o consumo responsável por meio do Jovens de Responsa

O Bar de Responsa é a iniciativa focada no engajamento dos pontos de venda e vai reconhecer e premiar aqueles que atuam com responsabilidade

Ambev lança ainda o movimento +ID, que estará presente em várias peças e ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. O +ID tem a função de lembrar que bebida alcoólica não é para menor de idade

São Paulo, Agosto de 2011 – Alinhada com as premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao consumo responsável de álcool, a Ambev lança hoje um conjunto de iniciativas que visa evitar a venda de bebidas a menores de idade.

Ainda em conformidade com as orientações da OMS, as ações desenvolvidas pela empresa contam com a parceria de diversos agentes da sociedade. “Nossas iniciativas envolvem ONG’s, governos, acadêmicos, bares, restaurantes e supermercados. Acreditamos que todos temos papéis complementares para o enfrentamento da questão”, afirma Milton Seligman, vice-presidente de relações corporativas da Ambev.

O Programa Ambev de Consumo Responsável foi criado em 2003 e traduz o compromisso da empresa com o uso responsável de seus produtos, que são feitos para momentos de celebração e descontração. Desde então, a Ambev insere o tema em campanhas de conscientização e eventos das principais marcas. Doação de bafômetros ao poder público _ já foram doados 80 mil aparelhos_, programas de engajamento de funcionários, pesquisas e mobilização de pontos de venda também fazem parte do cardápio de iniciativas realizadas desde a criação do programa.

Todas as ações de combate à venda de bebidas para menores ganham agora um ícone, o +ID, que estimula a apresentação de documento de identidade no momento da compra de bebidas. A partir de hoje, este ícone representa um convite para que a sociedade se engaje nesta causa. E, para começar esse movimento, a Ambev colocará o símbolo nas

Page 2: Release 30.08

embalagens de suas principais marcas, como Skol, Brahma e Antarctica, em campanha de conscientização e em cartazes e adesivos nos bares e restaurantes.

O consumidor poderá conferir essa novidade já a partir de setembro, quando entra no ar uma inédita campanha de conscientização. O filme de 30 segundos, criado pela Loducca e produzido pela Conspiração, será veiculado na TV aberta e em canais a cabo, além de peças em jornais e revistas.

AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROGRAMA AMBEV DE CONSUMO RESPONSÁVEL

Supermercado de Responsa

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) desenvolveu uma tecnologia inovadora no Brasil para garantir que a venda de bebidas alcoólicas seja realizada somente a consumidores com idade superior a 18 anos. O projeto está em linha com o trabalho voltado para o consumo responsável da Ambev dentro do programa Supermercado de Responsa e resultou na parceria das duas maiores empresas do país em seus segmentos para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores e ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância deste tema.

O sistema criado pelo GPA permite que, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras desse item seja imediatamente identificado e o operador de caixa solicite a apresentação de documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário do caixa insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade (idade superior a 18 anos), a venda é autorizada.

O programa tem início em 395 lojas das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e Paraná e até o final do ano será replicado às demais lojas do grupo em todas as regiões do Brasil. "Temos uma grande força de mobilização em nossas lojas e estamos com nossos pontos de venda a serviço da conscientização e engajamento sobre a importância do consumo consciente e responsável”, destaca Hugo Bethlem, Vice Presidente de Relações Corporativas do Grupo. 

A partir de uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o GPA prevê estender o sistema operacional às demais redes varejistas. “Essa é uma iniciativa muito importante, ainda mais porque poderá ser compartilhada por todas as empresas do setor. Trata-se de uma questão relevante às famílias brasileiras e temos que apoiar firmemente", destaca Sussumu Honda, presidente da Abras. A parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e a Ambev envolveu o desenvolvimento de programas de treinamento e

Page 3: Release 30.08

conscientização dos colaboradores das lojas sobre a importância do controle da venda e do consumo responsável de bebidas, além de suas implicações.

“Mais do que uma mudança de sistema, o Supermercado de Responsa promove uma mudança de atitude na sociedade. Essa parceria com o Grupo Pão de Açúcar tem como objetivo despertar a cidadania, pois ao apresentar o documento, as pessoas passam a se conscientizar da importância da lei”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Para comunicar essa iniciativa haverá uma ampla comunicação visual em todas as lojas da rede, com cartazes explicativos, adesivos nas cancelas dos estacionamentos, placas nos carrinhos, descanso de tela dos monitores dos caixas, banners, entre outros materiais. Isso para que os clientes estejam cientes que a partir de agora será preciso mostrar a identidade para comprar bebidas alcoólicas e reflitam sobre o consumo responsável do álcool.

Bar de Responsa

O Bar de Responsa é uma iniciativa voltada a donos de bares para conscientizá-los a não vender bebida alcoólica para menores ou a pessoas embriagadas. A ação tem duas frentes: a primeira junto aos estabelecimentos das comunidades de baixa renda, foco do programa Jovens de Responsa. E uma segunda destinada a estabelecimentos em geral.

Lançada no Complexo do Muquiço, região da zona norte do Rio de Janeiro, onde a ONG Bola pra Frente atua, o Bar de Responsa nas comunidades promoverá uma reforma (pintura, restauro na fachada, doação de mesas e cadeiras e demais acessórios) nos estabelecimentos que agirem de forma mais responsável. Os moradores das comunidades é que indicarão os vencedores.

Para ajudar no trabalho de conscientização dos consumidores, os bares também recebem um kit que traz, entre outros itens, um quadro com os mandamentos de venda consciente e utensílios como abridores de garrafa com mensagens de consumo responsável.

Nos demais estabelecimentos contemplados com o programa, o treinamento que normalmente é feito com funcionários – que inclui, por exemplo, técnicas para tirar chope – ganhará um módulo para reforçar práticas de venda responsável de álcool.

Jovens de Responsa

Page 4: Release 30.08

Parceria com 10 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (Casa do Zezinho, Central Única das Favelas (CUFA), Cidade Escola Aprendiz, Cipó, Fundação Gol de Letra, Instituto Bola pra Frente, Instituto Crescer, Projeto Axé, Viva Rio e UNAS), o Jovens de Responsa tem como objetivo atuar nas comunidades onde essas organizações estão presentes para prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos.

O objetivo é também encontrar iniciativas de prevenção simples, eficazes e fáceis de serem replicadas, as chamadas tecnologias sociais. Um dos exemplos mais interessantes é a Balada Black para adolescentes menores de idade. Uma festa sem álcool organizada mensalmente na favela de Heliópolis pelos Jovens Alconscientes, como se auto intitulam aqueles que são ligados ao projeto. A balada se tornou a melhor festa da comunidade e uma alternativa de lazer aos jovens com menos de 18 anos.

Além da iniciativa da UNAS em Heliópolis, cada ONG que compõe o Jovens de Responsa, chamadas de ONGs de Responsa, desenvolve atividades específicas de inclusão social, cultural ou esportiva, com viés de consumo responsável. Duas vezes por ano, a Ambev promove um workshop onde todas se encontram para troca de melhores práticas.

Sobre a Ambev 

Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus 45 mil funcionários – 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009.

Page 5: Release 30.08

Referência em práticas ambientais, a Ambev lançou em 2010 o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Já em 2011, o Movimento lançou uma ação que interfere diretamente na redução do consumo de água nas residências, é o Banco CYAN, um sistema de descontos em compras online para quem economizar água.

Sobre o Grupo Pão de Açúcar

Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é a maior empresa de distribuição da América Latina com mais de 1.800 unidades,  entre super e hipermercados, lojas especializadas, atacarejo (cash&carry) além de postos de combustíveis e drogarias. Ao se unir a Casas Bahia, a empresa passa a ser o maior empregador privado do País, com cerca de 145 mil colaboradores. A companhia mantém operações em 19 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas.

Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, o Grupo mantém uma estrutura multiformato com os modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Casas Bahia), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assai Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, através do site www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com a Nova Pontocom, empresa que possui em seu portfólio as operações online de três grandes marcas do varejo nacional: Casasbahia.com.br, Extra.com.br, Pontofrio.com.br e Ponto Frio Atacado.

O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em 2010, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 36.144,4 milhões, um crescimento de 37,9% em comparação com 2009.

Para mais informações:

Máquina Public Relations11 [email protected]

Grupo Pão de Açúcar

Page 6: Release 30.08

Relações com a Imprensa11 [email protected]