Renoguia_julho/agosto 2013

32

description

Projeto gráfico + editoração eletrônica by Neo Arte Design

Transcript of Renoguia_julho/agosto 2013

Page 1: Renoguia_julho/agosto 2013

reno01.indd 1 20/06/2013 09:44:42

Page 2: Renoguia_julho/agosto 2013

www.faj.br0800 775 55 55

/faculdadejaguariuna/faculdadejaguariuna @fajoficial

*Efetue sua matrícula e ganhe a mensalidade de setembro/2013 **De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Confira as condições em www.faj.br*Efetue sua matrícula e ganhe a mensalidade de setembro/2013 **De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Confira as condições em www.faj.br

Seu futuro na prática!

Page 3: Renoguia_julho/agosto 2013

> Férias para crianças 16 a 19 Capa

> TeaTro inFanTil 20Campinas

> semana euclidiana 21São José do Rio Pardo

> Hospedagem 22 e 23Socorro

> gasTronomia 24 e 25Monte Alegre do Sul

> Viajando melHor Dois anos de Sustentabilidade 28Campanhas conscientizam motoristas 29

renoguia 03

Carta ao leitor

Férias infantisAs férias de julho já chegaram e as

crianças são as primeiras a comemorar o período de lazer e diversão. Nesta edição do Renoguia produzimos uma matéria es-pecial com 10 dicas de locais na região que oferecem muitos atrativos para a garotada.

A revista também está recheada de sabores. Em Vargem Grande do Sul acon-tece a Festa da Batata. Caconde terá a Festa do Café e Andradas promove a Festa do Vinho. Em todas elas, shows e muitas outras atividades prometem agradar os visitantes.

Com a chegada do inverno, diversos

municípios também aproveitam a estação para promover festivais, que incluem cultu-ra, gastronomia e recreação. Quem é apai-xonado por quatro rodas, não pode perder a exposição de automóveis clássicos em Poços de Caldas. Para aqueles que buscam adrenalina, as trilhas de Serra Negra serão tomadas por jipes, motos e gaiolas.

Há ainda dica de hospedagem em Socorro e receita muito especial servida em Monte Alegre do Sul. Atrativos não faltam para quem quer explorar a região. Boas férias!

Ano 14 - nº 80

RevistA tuRísticA dA RenoviAs

Julho e Agosto de 2013

Renoguia é uma publicação bimestral da Renovias Concessionária S.A., produzida pelo Departamento de Comunicação. Jornalista responsável e editor: Alexandre Moretto (Mtb 43593). Redação e revisão: Cristiene Crevellari e Alexandre Moretto. Marketing: Kátia Macedo. Foto de capa: Marcos Peron. Projeto gráfico e editoração eletrônica: Neo Arte Design. Paginação de anúncios: Neo Arte Design. Tiragem: 100 mil exemplares - Distribuição Gratuita - Impressão: São Francisco Gráfica e Editora.A reprodução de matérias e fotos do Renoguia só é permitida mediante prévia autorização por escrito.Foto de capa: Agradecimento ao Hotel Fazenda Parque dos Sonhos.

Informe-se recomendamos que, anTes de se deslocar a um dos eVenTos diVulgados nesTa reVisTa, Você conFirme inFormações como daTa e Horário aTraVés de TeleFone, e-mail ou siTe inFormados na seção serViço, abaixo de cada maTéria. alTerações posTeriores ao FecHamenTo da edição são de ToTal responsabilidade dos organizadores.

mapa/carTas 4

> FesTa do caFé 5Caconde

> FesTiVais de inVerno 6, 7 e 8Águas de Lindoia, Mogi Mirim, Poços de Caldas e Serra Negra

> FesTa da baTaTa 11 Vargem Grande do Sul

> expoFica e sHows 12Andradas

> Tradições iTalianas 13Espírito Santo do Pinhal

> enconTro de jipes 14Serra Negra> carros anTigos 15Poços de Caldas

índicemarcos peron

O editor

www.faj.br0800 775 55 55

/faculdadejaguariuna/faculdadejaguariuna @fajoficial

*Efetue sua matrícula e ganhe a mensalidade de setembro/2013 **De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Confira as condições em www.faj.br*Efetue sua matrícula e ganhe a mensalidade de setembro/2013 **De acordo com as regras do FIES estabelecidas pelo Governo Federal. Confira as condições em www.faj.br

Seu futuro na prática!

reno02-03.indd 3 21/06/2013 09:08:56

Page 4: Renoguia_julho/agosto 2013

04 renoguia

Cartas

AGRADECIMENTOAlgum tempo atrás li na revista Renoguia que se a gente quisesse receber a revista em casa gratuitamente via Correio, vocês mandariam. Eu gostaria muito de receber, pois adoro a re-vista. Se for possível me atender, desde já agra-deço e ficarei muito feliz.

Neide MalamamEspírito Santo do Pinhal/SP

Prezada Neide, Realmente enviamos o Renoguia para casa dos leitores. Basta enviar uma correspondência ou e-mail com endereço completo e também com uma avaliação da revista. Como já recebemos sua carta, postaremos as próximas edições para sua residência.

DICASGostaria de agradecer pelas dicas de viagem que são oferecidas pelo Renoguia, especialmen-te a da edição de março e abril desse ano, que sugeria a Filipoços. Pude aproveitar a oportuni-dade de participar desse evento. Aliás, só tive o conhecimento de sua existência pela revista que recebo. Estou muito grato pelo trabalho que vem sendo desempenhado pela Renovias.

Igor Henrique BatistellaSão José do Rio Pardo/SP

VIAGENSGosto muito de viajar e sei que a região tem muitos lugares para conhecer. Toda vez que leio o Renoguia fico sabendo de atrativos novos nas cidades. Continuem dando muitas dicas legais para passeios nos finais de semana.

Rogério Henrique da SilvaCampinas/SP

A N U N C I E(19) 3814-2000

[email protected]

Carta para RenoguiaSP-340 km 161 - Cx. Postal 4213805-280 - Mogi Mirim/SP

Contato com a eQuiPeTel.: (19) 3814-2000e-mail: [email protected]: www.renovias.com.br

reno04-05.indd 2 20/06/2013 10:51:19

Page 5: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 05

De 20 de julho a 11 de agosto, Cacon-de celebra sua principal atividade econômi-ca durante a 4ª Festa do Café. A exposição agropecuária, montada especialmente pelos produtores de café, traz as novidades deste segmento. O evento será re-alizado no Ginásio Municipal de Esportes Marcelo Ribeiro.

“É possível encontrar máquinas, tratores, produtos diversos e ficar atualizado sobre as novas tecnologias”, informa Regi-naldo Antonio de Souza, diretor do depar-tamento de turismo e desenvolvimento da prefeitura de Caconde.

Segundo o diretor, a festa tem a finali-dade de enaltecer o produto e valorizar os produtores. “Tudo na cidade gira em torno do café, inclusive durante o evento faremos o lançamento do concurso que vai eleger o melhor café de Caconde”, destaca Souza. Os vencedores irão representar o município em um concurso estadual.

No dia 20, será realizado um baile para escolher a rainha da festa. Já a tradicional romaria e queima do alho acontecem no dia 28. Nesta data haverá show musical com a dupla Lourenço e Lourival. Para a queima do alho, comitivas de diferentes cidades preparam vários pratos típicos, como o fei-

SERVIÇO: passaporte para todos os dias de festa custa R$ 60,00 e ingressos na bilheteria custam a partir de R$ 10,00. As atividades começam às 20 horas. Infor-mações: (19) 2662-3003/2114.

Caconde Antes de sAir de cAsA,

confirme possíveis AlterAções no

evento

jão tropeiro, carne de lata e arroz carreteiro, que poderão ser degustados pe-los dos visitantes.

A programação artística traz shows musicais. Haverá ainda praça de alimenta-ção, com destaque para alimentos prepara-dos com café. Rodeio em touros profissio-nais e rodeio infantil em carneiros também fazem parte das atrações do evento. A estrutura da festa conta ainda com parque de diversão.

Programação traz shows musicais

Comfort suites CampinasRodovia SP-340 km 115,5 - alPhaville fone (19) 3756-9000 hotel/ReStauRante www.atlantica-hotelS.com

Shows com aroma de cafédivulgação

8/8 - Juliano Cezar 9/8 - Cesar & Paulinho 10/8 - Maria CeCília & rodolfo

11/8 - Caio Cesar & diego

Programação de shows

reno04-05.indd 3 21/06/2013 07:34:55

Page 6: Renoguia_julho/agosto 2013

Especial

Diversas manifestações culturais e gastronômicas marcam o início dos festi-vais de inverno da região. Os eventos exploram o poten-cial turístico das cidades do interior e têm recebido cada vez mais visitantes, especial-mente aqueles que valorizam produções nacionais e inter-nacionais de qualidade. Há atrações para todos os gos-tos e idades.

A programação de Águas de Lindoia vai de 5 a 28 de julho e traz atividades musicais, esportivas e artísti-cas gratuitamente, na Praça Adhemar de Barros. O evento, que está em sua 13ª edição, pretende atrair público de 30 mil pessoas. “Temos registrado aumento de turistas a cada ano. A novidade desta edi-ção são as atividades recreativas, como

06 renoguia

futebol, jogos de damas e dominó gigan-te, passeios ciclísticos e até uma cãomi-nhada”, informa o diretor de turismo, Juliano Belini.

A festa conta com praça de alimen-tação, ambulâncias, banheiros e toda a estrutura para que os visitantes se divir-tam com segurança e conforto. Na última

Marcos Peron

Municípios da região prepararam programação

cultural e recreativa intensa para receber turistas

Festivais deinverno

Águas de Lindoia

orquestra MojiMiriana de VioLa caiPira

diVuLgação

reno06-07.indd 2 21/06/2013 09:42:06

Page 7: Renoguia_julho/agosto 2013

semana acontece a festa italiana, com mú-sica e comidas típicas.

Em Mogi Mirim, será promovido pela Lyra Mojimiriana até 7 de julho o Festimm (Festival de Inverno de Mogi Mirim). É a segunda edição, mas já se consagra como um dos maiores eventos culturais da cida-de. Envolve óperas, concertos, apresenta-ções, oficinas de música e ainda um Bar Café Cultural.

A programação inclui show de MPB com Sandra Rodrigues, interpretando Clara Nunes (5/7). A Orquestra Mojimi-riana de Viola Caipira se apresenta no dia 6. Atrações internacionais encerram a festividade. A Orquestra Sinfônica Lyra Mojimiriana toca sob a regência do maes-tro francês Samuel Sené e com a cantora

lírica Charlotte Ruby, também da França, no dia 7. As apresentações acontecerão às 20h30 no Teatro do Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva.

Jazz & BluesAmantes de boa mú-

sica também têm encontro mar-cado na 6ª edição do Poços de Caldas Jazz & Blues. O festival contará com a presença de ar-tistas renomados, como Henry Gray e Tail Dragger.

Conhecido pelo seu estilo Lowdown, Tail Dragger reme-te à magia dos night clubs de Chigago, nos Estados Unidos. Já Gray vem ao Brasil pela pri-meira vez especialmente para participar do festival. Com 88 anos e ainda na ativa, é um dos últimos ícones do Blues anti-

go. Há 70 anos na estrada, já trabalhou com Howlin Wolf, Robert Lookwood Jr, Muddy Waters e muitos outros. O gran-de show com os legendários do Blues será no dia 6 de julho, no Teatro da Urca, a partir das 20 horas.

Divulgação

Música clássica eM Mogi MiriM

Henry gray eM Poços De calDas

Div

ulg

açã

o

renoguia 07

reno06-07.indd 3 21/06/2013 09:42:50

Page 8: Renoguia_julho/agosto 2013

SERVIÇO: Águas de Lindoia - programação completa do festival está disponível no site www.aguasdelindoia.sp.gov.br. Informações: (19) 3924-9325. Mogi MiriM - todas as oficinas são gratuitas. As apre-sentações são a preços populares de R$ 10,00 (ido-sos e estudantes pagam meia entrada) e no Bar Café será cobrado couvert artístico no valor de R$ 3,00. Programação completa e inscrições para as oficinas disponíveis no site www.festimm.com.br. Informa-ções: (19) 3862-0967.Poços de CaLdas - o Teatro da Urca fica na Praça Ge-túlio Vargas, s/nº, Centro. Confira a programação do festival no www.jazzbluespocosdecaldas.com.br. Ingressos custam R$ 80,00 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada mediante comprova-ção). Informações: (35) 3697-1551. A Casa São Jorge Empório abre de terça a sexta-feira, às 17 horas. Aos sábados, às 10 horas. Domingos, das 10 às 17 horas. Está localizada na Rua Prefeito Chagas, 296, Centro. Informações: (35) 3712-9501. serra negra - programação completa do festival dis-ponível no site www.serranegra.sp.gov.br. As atrações acontecem na Praça João Zelante, s/nº, Centro. Infor-mações: (19) 3892-9645.

Também em Poços de Cal-das, a Casa São Jorge Empório promove seu primeiro Festival Gastronômico de Inverno. Até 29 de agosto o público poderá se aventurar num saboroso uni-verso de cores, aromas e segredos. Entre os destaques do cardápio estão caldos e fondues diversos.

Samba e rockCom progra-

mação musical ec-lética, Serra Negra realiza o seu 17º Festival de Inverno. O evento começou em junho e segue até 28 de julho. O sam-ba paulistano é destaque com o Quinteto

08 renoguia

Fotos: Divulgação

em Branco e Preto, grupo apadrinhado por Beth Carvalho. Eles sobem ao palco no dia 14 de julho, às 18h30.

O rock nacional também tem sua his-tória contada por Maurício Gasperini, no dia 20 de julho, às 20h30. Ex-integrante do Rádio Táxi, Gasperini promete apre-sentar o melhor do rock dos anos 80. “Além de boa música, os turistas poderão aproveitar as belezas naturais, o comércio e também os atrativos turísticos do mu-nicípio”, comenta o secretário de turismo Cleber Centini.

Quinteto em serra negra

Especial

Festival gastronômico

reno08-09.indd 2 21/06/2013 09:15:49

Page 9: Renoguia_julho/agosto 2013

reno08-09.indd 3 20/06/2013 09:52:15

Page 10: Renoguia_julho/agosto 2013

* Entrada de 25% e saldo em 48 meses. Loteamento aprovado junto à Prefeitura Municipal de Mogi Mirim decreto n° 4.465. Certifi cado de aprovação do GRAPOHAB n° 464/07. Matrícula do registro de imóveis de Mogi Mirim n° 68.682.

366 lotes de 600 m²• Portaria com segurança 24 horas• Espaço Gourmet na sede da • antiga fazendaLago• 2 Chafarizes•

Espaço fi tness• Playground• Quadra Poliesportiva• 2 quadras de tênis• Piscina• Minicampo de futebol• 19 3805.3733

Entrada + saldoem 48* meses pela

incorporadora.

Realização:

Mogival

Administração:Planejamento e Vendas: Financiamento:

Estr. Franco Montoro, 1500 - Mogi Mirim (estrada que liga Mogi Mirim a Martin Francisco) www.fazendapaineirasmogi.com.br

Visite plantão de vendas no local - Das 9h às 18h, inclusive aos sábados e domingos

Com o final das obras internas do Fazenda Paineiras, não falta mais nada pra você ter a vida que sempre sonhou, com muito verde, lazer e tranquilidade.

Aproveite e garanta seu lote com o melhor custo-benefício da região.

Nossas obras internas terminaram.Chegou a hora de começar seu projeto.

67.000 m² de área verde • 36.000 m² de lazer

Foto

do

loca

l - V

ista

Exte

rna

do E

spaç

o Go

urm

et

EI_007_11_anu_Renoguia.indd 1 07/10/2011 10:54:28

Page 11: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 11

Vargem Grande do Sul

SERVIÇO: a festa tem início sempre às 20 horas. Ingres-sos na bilheteria custam a partir de R$ 30,00. Nos dias 23 e 28, a entrada é franca. Pacote antecipado para todos os dias custa R$ 90,00. O recinto fica no km 33 da rodovia SP-215. Informações: (19) 3641-3432 ou pelo site www.festadabatata.com.br.

Festa valoriza culinária com batataGastronomia, rodeios e

shows musicais são os atra-tivos preparados para os vi-sitantes da Festa da Batata, que acontece de 23 a 28 de julho, no Recinto de Expo-sições Christiano Dutra do Nascimento, em Var-gem Grande do Sul.

Delícias produzi-das à base do legu-me não vão faltar no evento. As lancho-netes e restaurantes montados no local oferecerão batata frita, recheada, purê, panquecas e muitos outros pratos. Também haverá exposição de produtos e máquinas agropecuárias utilizadas na produção da batata, além de parque de diversões.

Segundo o presidente da comissão or-ganizadora do evento, Alexandre Turquetti, são esperados cerca de 12 mil visitantes por noite. “Teremos shows de grande su-cesso nacional”, ressalta. Nos dias 23 e 28, a entrada será gratuita.

Outra atração da Festa da Batata são os rodeios em touro da Liga Nacional de Rodeios (Etapa Barretos). Os peões dispu-tarão provas de tambor e buldog.

Divulgação

RomaRiaOutra atividade é a

39º Romaria dos Cava-leiros de Sant´Ana, que acontece no dia 26 de julho. A concentração dos participantes será em fren-te à Igreja de São Joaquim, no Jardim Dolores, a partir

das 11 horas. Os cavaleiros percorrerão as principais ruas da cidade até chegar à Praça da Matriz de Sant´Ana, no Centro.

Antes de sAir de cAsA,

confirme possíveis AlterAções no

evento

23/7 - Regis Danesi

24/7 - Michel Teló

25/7- BRuno & MaRRone

26/7 - João Bosco & Vinícius

27/7- eDuaRDo cosTa e caio césaR & Diego

28/7 - Daniel

Programação de shows Daniel

reno10-11.indd 3 20/06/2013 11:04:55

Page 12: Renoguia_julho/agosto 2013

SERVIÇO: a Expofica abre ao público das 14h30 às 22h30. Ingresso custa R$ 1,00. O Pavilhão do Vinho fica na Rua Major Bonifácio, s/nº, Centro. Informações: (35) 3771-1349. A Festa do Vinho tem início sempre às 21 horas. Pacote de ingressos para todas as noites custa a partir de R$ 65,00. Acesso ao Clube Rio Branco pelo km 2 da rodovia MG-455. Informações: (35) 3731-3858 ou www.festadovinhodeandradas.com.br.

Andradas

Eventos expõem as tradições vinícolasAndradas quer mostrar

para os turistas o que produz de melhor durante a 22ª Ex-posição e Feira Comercial (Ex-pofica), que acontece de 12 a 21 de julho. O evento será re-alizado no Pavilhão do Vinho.

De acordo com Guilher-me Chiodeto, que é um dos responsáveis pela organiza-ção do evento, serão 53 estandes instalados em uma área de 1.500 me-tros quadrados.

O público poderá conferir a produção local de móveis, cerâmica, ca-fés finos, confecções, doces, bolachas, laticínios e artesanato. Também é possível conferir a produção di-versificada das vinícolas da cidade. O even-to é promovido pela Associação Comer-cial, Industrial e Rural de Andradas (Acira).

Outro atrativo no município neste perí-odo é a 48ª Festa do Vinho, que acontece de 18 a 21 de julho, no Clube Rio Bran-co. O principal atrativo da festa são shows com cantores de grande sucesso nacional. (Confira programação ao lado).

A festa foi iniciada em 1954, com o

propósito de valorizar a cultu-ra proveniente da imigração ita-

liana, com a produção nas vinícolas. Durante o evento também haverá exposi-ção e comercialização de produtos locais, além de praça de alimentação e atrações regionais.

Programação de shows18/7 - Humberto & ronaldo

19/7 - Capital iniCial

20/7 - munHoz & mariano

21/7 - Cezar & paulinHo

Capital iniCial

12 renoguia

reno12-13.indd 2 20/06/2013 11:06:06

Page 13: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 13

Espírito Santo do Pinhal

Cultura e sabor dos imigrantes italianosSerá realizada entre

os dias 5 e 7 de julho a 11ª edição da Festa Italiana de Espírito San-to do Pinhal. O evento acontece na Praça Inde-pendência, no Centro, e é realizado pelo Circolo Italo Brasiliano Dante Aliguieri, com apoio da Prefeitura Municipal.

A organização estima receber público de 5 mil pessoas por dia. “Esperamos tu-ristas de toda a região durante os três dias de festa”, destaca o presidente do Circolo, Luciano Belcuore.

A tradicional festa possui programa-ção variada, com apresentações de dança e shows musicais. Artistas pinhalenses são

Grupo de dança típica italiana

Divulgação

destaque na abertura do evento. Na noite de sá-bado, músicas típicas ita-lianas serão interpretadas por cantores convidados. No domingo, grupos de dança encerram a progra-mação artística.

Entre as delícias gastronômicas da festa, o grande sucesso é a fogazza, uma espécie de pastel feito à base de farinha de trigo, re-cheado com queijo, variados tipos de carnes e condimentos. Pode ser frito ou assado e as duas opções estarão disponíveis no evento. Os alimentos são preparados pelas entida-des assistências da cidade.

SERVIÇO: no dia 5, a festa tem início às 18 horas. Nos dias 6 e 7, às 10 horas. Informações: (19) 3651-2970.

Antes de sAir de cAsA,

confirme possíveis AlterAções no

evento

reno12-13.indd 3 20/06/2013 11:13:11

Page 14: Renoguia_julho/agosto 2013

14 renoguia

SERVIÇO: a abertura no dia 16 será às 20 horas. Nos dias 17 e 18 as atividades têm início a partir das 8 ho-ras. A entrada é franca para visitantes. Para os parti-cipantes será cobrada taxa de inscrição. Informações e inscrições no site www.adventureinserra.com.br. O Recinto de Exposições fica na Avenida Juca Preto, s/nº, Bairro das Palmeiras. Informações: (19) 3892-5390.

Serra Negra

Aventura nas trilhas off-roadA adrenalina vai subir durante a reali-

zação do 11º Adventure in Serra, encontro de jipes, gaiolas e motos, em Serra Negra. O evento acontece de 16 a 18 de agosto no Recinto de Exposições Serra Negra.

A expectativa dos organizadores é atrair visitantes de vários municípios de todo o interior paulista para assistir e parti-cipar das arrancadas na lama, manobras na pista indoor e das trilhas ecológicas.

Para participar, os veículos são prepa-rados para enfrentar terrenos com muitos obstáculos, como pedras, atoleiros e bar-rancos, sem deixar de lado os cuidados com a segurança dos participantes e visi-tantes.

O evento contará com praça de ali-mentação, exposições e estandes com variedade de produtos e serviços. “Serão vendidas também peças para veículos e roupas”, informa o coordenador do en-contro, Carlos Rodrigues.

O público presente poderá apreciar shows com bandas locais e acrobacias de

Veículos são preparados para enfrentar obstáculos

motos. Pilotos e navegadores poderão conferir as bonitas paisagens naturais do circuito.

As inscrições para participar das pro-vas são limitadas e podem ser feitas ante-cipadamente pela internet ou nos dias do evento. “É bom antecipar, para garantir a participação”, informa Rodrigues. Os mo-toristas receberão um kit com troféu, cami-seta e vale almoço.

Divulgação

reno14-15.indd 2 20/06/2013 11:07:57

Page 15: Renoguia_julho/agosto 2013

SERVIÇO: entrada franca para os visitantes. A exposi-ção tem início às 12 horas no dia 2 e às 8 horas nos demais dias. Informações: (35) 9977.1832 ou pelo site www.pocosclassiccar.com.br.

Poços de Caldas

Máquinas clássicas e especiais

Modelos de veículos charmosos, im-ponentes, exclusivos e até sofisticados são os atrativos do VI Poços Classic Car, que acontece de 2 a 4 de agosto, em Poços de Caldas. A beleza em quatro rodas poderá ser apreciada no Parque José Affonso Jun-queira, no Centro.

De acordo com o presidente do Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas, Rodrigo Escobar, mais de 300 modelos es-tarão em exposição. “Além de automóveis clássicos, teremos muitos outros veículos, que certamente surpreenderão os visitan-tes”, destaca.

Entre os destaques está a coleção de jipes e artefatos militares, pertencente a um dos sócios do clube. Outra atração são caminhões de diversas épocas e Hot Hods, que são veículos antigos modificados.

Escobar acrescenta que haverá ainda mercado com venda de peças para os veí-culos, roupas e miniaturas. Estão previstas

Mais de 300 modelos estarão em exposição

apresentações de cinco bandas e o local contará com praça de alimentação.

Divulgação

renoguia 15

reno14-15.indd 3 20/06/2013 11:08:16

Page 16: Renoguia_julho/agosto 2013

16 renoguia

Capa

Marcos Peron

História Natural Uma ótima oportunidade para as crianças conhecerem as curiosidades do reino animal, da flora e da fauna, é visitar o Museu de História Natural, em Campinas. O local abriga o Aquário Municipal, com exposição de espécies vivas de diversos ambientes aquáticos. Na Casa dos Animais Interessantes, estão expostas aranhas, anfíbios, iguanas, serpentes e escorpiões. Outro espaço que merece destaque é o Centro de Educação Ambiental, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa, conscientização e preservação do meio ambiente.

Esportes de aventura No Parque dos Sonhos, em Socorro, o lema é aventura. Lá, as crianças poderão praticar esportes com toda segurança. Dentre as atividades estão tirolesa, arvorismo, parede de escalada e cavalgadas nas montanhas. Cercado por áreas verdes e com uma belíssima cachoeira, o espaço é um convite para ter contato próximo com a natureza.

Teleférico Um passeio a 1.600

metros de altitude deve provocar um friozinho na barriga dos baixinhos, mas também proporciona muita emoção. Para as crianças que topam essa aventura, o trajeto no teleférico de Poços de Caldas é um bom atrativo. São 1.500 metros de percurso, que parte do centro da cidade e chega ao topo da Serra de São Domingos. Lá em cima, é possível contemplar a estátua do Cristo Redentor e também visualizar belas paisagens.

3socorro

poços de caldas

dicas para

Campinas

férias10Confira sugestões de atividades culturais e recreativas

para garantir a alegria da garotada nestas férias

1

2

Div

ulg

açã

o

Divulgação

reno16-19_B.indd 2 20/06/2013 11:24:48

Page 17: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 17

Divulgação/Carlos Bassan

Tour pela fazendaParticipar de um passeio com trator pela fazenda com paradas para alimentar animais é um dos atrativos do Hotel Campo dos Sonhos, em Socorro. São espécies de tamanhos diferentes e raças variadas, como avestruz, carneiro, vaca, coelho, pato, galinha, cavalo e muito mais. Também há passeios de charrete e muitos espaços dedicados ao lazer para crianças.

poços de caldas

mogi guaçu

socorro

Observatório Que tal ter uma visão privilegiada da Lua, observar as estrelas,

ou visualizar o pôr-do-sol no horizonte? Essas não são atividades exclusivas dos astrônomos. Fundado em 1977, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nocolini é o primeiro observatório público do País. O local instiga o público a desvendar os mistérios do céu, através de potentes telescópios. Esta é a melhor época para estudar o céu. Segundo os astrônomos, no outono e no inverno, a visão dos astros se torna mais fácil e clara em virtude do período ter poucas nuvens e menor possibilidade de chuvas.

campinas

Volta ao passado Visitar um museu é proporcionar um passeio pela história. É fazer com que as crianças

voltem ao passado e obtenham novos conhecimentos. No Museu Navio Franco de Godoy, em Mogi Guaçu é possível encontrar imensa variedade de objetos primitivos arqueológicos, sala de zoologia, informações e fotos dos povos indígenas, além de réplicas de múmias egípcias.

4

5

6

Divu

lgaç

ão

Fotos: MarCos Peron

reno16-19_B.indd 3 20/06/2013 11:22:41

Page 18: Renoguia_julho/agosto 2013

18 renoguia

Capa

Mundo dos robôs Um espaço repleto de engenhocas é um atrativo para crianças em Serra Negra. Na Disneylândia dos Robôs, elas

podem encontrar vários inventos, experimentos e maquetes. Num ambiente de faz de conta, cada pequeno espaço é ocupado por um invento diferente. A Disneylândia conta com minicidade, miniferrovia, pirâmide egípcia, presépios mecanizados e outros objetos interessantes.

Contato com búfalos A vida simples do campo pode proporcionar experiências incríveis, ainda mais quando se tem a possibilidade de

conhecer animais tão peculiares como os búfalos. Eles são robustos e, no primeiro momento, podem até intimidar. Mas em contato mais próximo, pode se contatar que são animais tranquilos e dóceis. Em São João da Boa Vista, a fazenda Paineiras está com as porteiras abertas e convida as crianças a conhecer os grandalhões típicos da Ilha de Marajó. Também é possível acompanhar o processo de produção de alimentos à base do leite de búfala. Queijos e doce de leite também prometem agradar o paladar da garotada.

Parque de diversões Cercado por áreas verdes, lagos e belas paisagens, o Parque Walter World, em Poços de Caldas, reúne

brinquedos de várias partes do mundo. Dentre eles, Maria Fumaça com estações temáticas, montanha russa, monotrilho, roda gigante e um barco que faz com que as crianças tenham a sensação de estar velejando. O parque ainda abriga o Museu do Exército Brasileiro e um zoológico com aproximadamente 100 animais de 36 espécies diferentes.

serra negra

são joão da boa vista

poços de caldas

8

9

7

Divulgação

Divulgação

Estação Da Photo

reno16-19_B.indd 4 20/06/2013 11:27:15

Page 19: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 19

SERVIÇO

Campinas - o Museu de História Natural fica na Rua Coronel Quirino, nº 2, Bosque dos Jequitibás. O ingresso custa R$ 2,00. Visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 9 às 12 e das 13 às 17h30. Informações: (19) 3295-5850. O Observatório Muni-cipal é aberto ao público aos domingos das 17 às 21 horas. Está localizado na Serra das Cabras, no Distrito de Joaquim Egídio. Informações: (19)3298-6566. A entrada custa R$ 4 (estudantes e professo-res pagam meia entrada).Jaguariúna/Campinas - o passeio de Maria Fumaça tem saídas da estação de Jaguariúna e Campinas com duas opções de percurso. Em Campinas, a Estação Anhumas fica na Avenida Dr. Antonio Duarte da Conceição, s/ nº, Fazenda Anhumas. Já a Estação Jaguariúna fica na Avenida Marginal, 600, Centro. O trajeto completo tem duração de 3 horas, com in-gressos a R$ 70 (adultos) e R$ 35 (crianças e maio-res de 60 anos). Moradores de Jaguariúna têm des-conto especial. Informações: (19) 3207-3637/4290 ou www.mariafumacacampinas.com.br.mogi guaçu - Museu Navio Franco de Godoy está lo-calizado na Estrada Vicente Ortiz de Camargo s/nº, Bairro Santo Antonio do Fundão. Aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É necessário agen-dar a visita antecipadamente. O ingresso custa R$ 10 (adulto), crianças abaixo de 10 anos não pagam a entrada. Informações: (19) 3861-0222.poços de Caldas - acesso ao teleférico no Parque José Affonso Junqueira, Centro. O valor para adultos, ida e volta, é de R$10,00. Para crianças, estudan-

tes com carteirinha e terceira idade, o valor é de R$ 5,00. Funciona de segunda, quinta e sexta, das 12h30 às 17 horas. Sábados, das 9 às 17 horas e aos domingos, das 9 às 16 horas. Informações: (35) 3697-2304. O Parque de Diversões Walter World abre aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas. Passaporte promocional custa R$ 20,00. A entrada no zoológico é cobrada a parte e custa R$ 13,00. O parque fica na Avenida Cardillo, 3.131. Informa-ções: (35) 3722-2220.são João da Boa Vista - visitação na fazenda das 7 às 17 horas, com agendamento. Não é cobrada entrada. Acesso pelo km 9 da Estrada da Serra da Paulista. Informações: (19) 3631-1294/9721-8688.serra negra - a Disneylândia dos Robôs fica na Rua Coronel Estevão Franco de Godoi, 314, Centro. Abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nos fi-nais de semana e feriados das 8 às 19 horas. Ingres-sos R$ 5,00. Informações: (19) 3892-3716. soCorro- o Parque dos Sonhos está localizado na Es-trada da Varginha, km 7, Bairro do Limoeiro (divisa entre Socorro e Bueno Brandão). Diária para casal custa R$ 380,00 no final de semana. Diária para crianças até 12 anos custa R$ 100,00. Informações: (19) 3895-3769 ou www.parquedossonhos.com.br. O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos está localizado na Estrada dos Sonhos, km 6, Bairro Lavras de Baixo. Di-ária para casal custa R$ 440,00 no final de semana. Diária para crianças de 5 a 12 anos custa R$ 130,00. Informações: www.campodossonhos.com.br ou (19) 3855-2833/ 3855-2704.

Passeio de trem Passear de Maria Fumaça é como viajar no tempo. A história da região de Campinas é recontada à

medida que o trem avança sob os trilhos. Fazendas, casarões antigos da época dos barões do café, estações e belas paisagens fazem parte do cenário do passeio. Dentro do trem há atrações que deixam a viagem ainda mais especial, como shows musicais, vendedores de sorvetes e de lembrancinhas, todos caracterizados com trajes de época.

jaguariúna/Campinas

10

Marcos Peron

reno16-19_B.indd 5 20/06/2013 11:23:27

Page 20: Renoguia_julho/agosto 2013

QUERMESSE - a Pa-róquia Senhor Bom Jesus do Bonfim promove a XIII Fes-ta do Padroeiro, de 2 a 26 de agosto. Estão previstas diversas atividades religiosas, como missas e encontros. No dia 10, será realizada quermesse. A igreja fica na Avenida Governador Pedro de Toledo, 969, Bonfim. Informações: (19) 3241-8013.

SERVIÇO: os espetáculos acontecem às 10 horas e 11h30. Distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão. O Instituto CPFL fica na Rua Jorge Figuei-redo Corrêa, 1.632, Chácara Primavera. Informações: (19) 3765-8000.

Campinas

Teatro infantil explora a naturezaDois espetáculos teatrais pro-

metem cativar as crianças e deixa-las mais próximas da natureza. As encenações serão no dia 4 e 18 de agosto, no Instituto CPFL Cultura, em Campinas. A entrada é franca.

O espetáculo Filhotes na Amazô-nia, produzido pela Companhia Pia Fraus, poderá ser conferido no dia 4 de agosto. A ideia central da peça é a relação dos pais com seus filhos, tanto entre os ani-mais, como entre os seres humanos. Tem início com uma família indígena, cujo chefe contará aos pequenos indiozinhos diversas lendas e contos sobre animais.

Passam pelo palco esquetes com di-versos tipos de bichos, divididas em três planos: o ar (com os pássaros), os rios (com peixes e sapos) e a terra (onças, qua-tis, preguiças, macacos, entre outros).

O segundo espetáculo, João e Maria, será encenada pela Cia Le Plat du Jour, no dia 18 de agosto. Em uma criativa mon-tagem, duas aves denominadas Bicudinha e Bicudona, querem mudar de ramo do “avoar” para “cantar”. Elas encontram-se em apuros por causa do desmatamento e

Encenações serão no Instituto CPFL Cultura e a entrada é francaD

ivu

lgaç

ão

querem ir embora da flo-resta.

Os irmãos J.M. e M.J. entram na trama. Eles são vítimas da pobreza por-

que o pai, um boneco lenhador, não sabe plantar, mas apenas cortar. A comida está acabando e a madrasta irritada ordena ao pai que os levem para a floresta. A aves irão ajudar os irmãos. A história é contada num palco giratório, que traz um inventivo cenário de retalhos de tecido.

20 renoguia

Divulgação/ RafaelBaltResca

reno20-21.indd 2 20/06/2013 11:09:48

Page 21: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 21

SERVIÇO: todas as atividades têm entrada franca. A programação completa da semana pode ser conferi-da no www.casaeuclidiana.org.br. Informações: (19) 3681-6424.

São José do Rio Pardo

Semana Euclidiana promove cultura e estudosAtividades culturais e ma-

ratonas de estudos compõem a programação da Semana Eucli-diana, que será realizada de 9 a 15 de agosto, em São José do Rio Pardo.

A abertura do evento, no dia 9, merece destaque. “Será um grande espetáculo perfor-mático, envolvendo efeitos de luz, show pirtotécnico, dança e teatro”, ressalta a diretora de cultura da prefeitura, Lúcia Vitto. “A apresentação en-volverá cerca de 350 figurantes”, acrescen-ta. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Recanto Euclidiano, no Centro.

Ao longo da semana, estão previstas apresentações em diversos locais da cida-

de. “Teremos teatros, orques-tra, ópera e shows populares”, informa. Segundo Lúcia, mais de 1,5 mil pessoas estarão en-volvidas nas produções e a ex-pectativa é que 30 mil pessoas participem das atividades.

As maratonas de estudos contarão com alunos do ensino fundamental, médio e universi-tários para discussões e debates

sobre a obra do escritor Euclides de Cunha, que passou alguns anos de sua vida em São José do Rio Pardo.

Dança é uma das atrações

Divulgação

reno20-21.indd 3 20/06/2013 11:10:07

Page 22: Renoguia_julho/agosto 2013

22 renoguia

Construções históricas do início do século XX, no melhor estilo colonial, fazem parte do cenário de Socorro. Além da arquitetura, o município possui belas paisagens naturais, com várias áreas verdes e cachoeiras. Nesse contexto, está inserido o Hotel Recanto da Cachoeira, com atrativos propícios para descansar e desfrutar de bons momentos com a família.

Pensando no bem-estar e se-gurança das crianças, o hotel pos-sui um espaço específico para elas. Na brinquedoteca, monitores es-pecializados desenvolvem diversas atividades recreativas. “Isso repre-senta mais tranquilidade para os pais. Enquanto elas se divertem, os adultos podem usufruir de ou-tros serviços do hotel”, destaca o gerente administrativo, Geraldo de Mello Neto.

Outro espaço que agrada aos peque-

Hospedagem

nos é o mini zoológico. Mais de 30 animais po-dem ser vistos de perto, dentre eles, coelhos, galinhas, porquinho-da-índia, ema, peru e pássaros. Durante todo o dia são servidas variedades de frutas na

copinha da mamãe. Há sala de estar com TV, salas de jogos, playground, campo de futebol e de areia.

Lazer e descanso em Socorro

reno22-23.indd 2 20/06/2013 11:14:25

Page 23: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 23

SERVIÇO: o hotel fica na rodovia Otávio de Oliveira Santos, km 2,5, Bairro Saltinho (rodovia Socorro/Lindóia). As diárias variam de R$ 250,00 a R$ 500,00 com pensão completa. Já a tarifa para se hospedar na casa é de R$ 180,00 por pessoa. As massagens custam em média R$ 60,00. As refeições no Península do Raul são cobradas à parte. Este restaurante abre às sextas-feiras a partir das 19 horas. Sábados, a partir das 12, e domingos das 12 às 16 horas. Informações: (19) 3895-2626 ou www.hotelrecantocachoeira.com.br.

Hotel Recanto da Cachoeira: atrativos para o descanso

Para descansar e relaxar, o hotel tam-bém oferece ambientes variados. Há salão de massagens, cachoeira, complexo aquá-tico com bar, piscina com águas climatiza-das, aquecidas, coberta e hidro com água mineral.

São 54 acomodações disponíveis, to-das com TV, frigobar e ventilador. Podem hospedar até 5 pessoas. Para as grandes famílias, existe a opção de ficar em casas com capacidade para 15 visitantes. Para recarregar as energias, o restaurante pos-sui cardápio variado, com pratos típicos da região, sobremesas, peixes diversos e co-mida caseira.

MedievalDentro do complexo do hotel, um es-

paço com arquitetura inspirada em castelo medieval agrega mais beleza e requinte à propriedade. Chamado de Península do Raul, o restaurante é feito de pedras e decorado de forma rústica. As delícias da culinária mediterrânea são servidas em jantares à luz de vela, acompanhados pelo som de violino e piano. Do salão é possível contemplar a bela paisagem do local e ter visão privilegiada da cachoeira.

Fotos: Estação da Photo

reno22-23.indd 3 20/06/2013 11:14:47

Page 24: Renoguia_julho/agosto 2013

24 renoguia

O Restaurante Ran-cho e Adega, em Monte Alegre do Sul, desenvol-veu um prato ideal para aquecer nos dias frios do inverno. O segredo da picanha servida está nos ingredientes utiliza-dos no tempero. Todos são confeccionados de forma artesanal e produ-zidos no próprio restau-rante.

A carne é fatiada e grelhada com sal e vinho tinto seco, um dos ícones do mun-do enogastronômico, uma arte que mistu-ra vinho à comida. O prato é servido com arroz branco, farofa, salada de rúcula e batatas fritas. Segundo o proprietário do restaurante, Marcos Roberto Campanari, a receita da picanha no vinho surgiu de-pois de muitos testes. “Fomos adaptando o prato, modificando alguns ingredientes,

Picanha com sabor especialGastronomia

mas sempre utilizando os produtos que produzimos aqui”, enfatiza ele.

Há 15 anos, as especialidades da casa são as carnes. No cardápio destacam-se ain-da a costela e o cupim no bafo. Mas, recen-temente, peixes foram incluídos no menu. O bacalhau à moda Rancho é uma excelente opção para quem prefere carnes brancas.

O ambiente rústico tem como dife-rencial a qualidade e o bom atendimento.

reno24-25.indd 2 20/06/2013 11:16:20

Page 25: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 25

SERVIÇO: acesso pela estrada para Pinhalzinho, no km 4,5, Bairro Lambedor. Abre somente aos sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16 horas. A picanha no vinho custa R$ 28,00 (individual) e R$ 65,00 (para duas pessoas). Informações: (19) 3899-2802.

Fotos: Estação da Photo

Além de saborear carne, especialidade da casa, clientes podem adquirir doces caseiros e visitar alambique

Na entrada, os clientes são recepcionados pelo proprietário do restaurante. O salão é aberto, o que permite observar o prepa-ro dos alimentos na cozinha.

Receitas caseiras, como doce de lei-te, de goiaba, paçoca com amendoim e geleias de morango, também são produ-zidas na propriedade e podem ser adqui-ridas no local. Um produto que chama a atenção pelo nome e é muito solicitado pelos habitantes de Monte Alegre é o “fecha corpo”. Segundo Campanari, é

Estamos no meio do inverno, mas já de olho na primavera. Na próxima edição, a revista traz as novidades

da Expoflora, em Holambra. Se você organiza eventos ou tem dicas de turismo para a região, envie uma mensagem para nossa redação. Os eventos devem

acontecer em setembro e outubro.

tradição na cidade tomar três golinhos da bebida que leva alecrim, arruda e guiné na composição, nas sextas-feiras santas. “Dizem que previne contra mal olhado”, conta. Os turistas também são convida-dos a conhecer o alambique, tonéis e um engenho com motor de 1902.

reno24-25.indd 3 20/06/2013 11:16:39

Page 26: Renoguia_julho/agosto 2013

reno26-27.indd 2 20/06/2013 09:55:05

Page 27: Renoguia_julho/agosto 2013

reno26-27.indd 3 20/06/2013 09:55:24

Page 28: Renoguia_julho/agosto 2013

Neste espaço, você encontra notícias da concessionária e dicas para sua viagem

Viajandomelhor

28 renoguia

Sustentabilidade: dois anosde ações com a comunidade

O Projeto de Sustentabilidade desenvolvido pela Renovias comple-tou dois anos em junho. Para cele-brar a data, a concessionária promo-veu uma tarde cultural no dia 9, no Teatro de Arena, em Mogi Mirim. A programação contou com apresenta-ções musicais, artísticas e simulado de primeiros socorros, promovido pela equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Durante o evento, mais 12 cadeiras de rodas foram entregues para entidades assistenciais dos municípios abrangidos pela malha viária. Os equipamentos foram ad-quiridos por meio da campa-nha de arrecadação de lacres de latas de alumínio, desen-volvida com colaboradores da concessionária, escolas da região e comunidade. Vale ressaltar que, ao todo, a cam-panha já possibilitou a doação de 72 cadeiras de rodas.

A Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista encerrou a tarde com um grande espetáculo, regido pelo ma-estro Agenor Ribeiro Netto. Segundo o presidente da Renovias Roberto Calixto, o sucesso do projeto se deve ao envolvi-mento dos profissionais de todas as áreas da empresa. “Nosso principal objetivo é despertar a conscientização ambiental e contribuir para uma sociedade mais parti-cipativa e comprometida com o futuro das

próximas gerações”, ressalta. A Renovias também promoveu no-

vamente melhorias no Teatro de Arena, como limpeza, manutenção dos camarins e sanitários, além da pintura da estrutura do teatro. O evento contou com a parti-cipação de alunos do projeto ICA, Banda Lyra, grupos de dança de Mogi Mirim, Po-lícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo e teve apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.

Simulado, música e arte na comemoração

do projeto

Fotos: Estação da Photo

reno28-29.indd 2 20/06/2013 11:20:39

Page 29: Renoguia_julho/agosto 2013

renoguia 29

Ações conscientizam motoristassobre segurança nas rodovias

Várias iniciativas es-tão sendo desenvolvidas pela Renovias buscando a conscientização dos usuários sobre segurança nas rodovias. No início de junho, a concessionária realizou a Campanha Pit Stop, voltada para moto-ciclistas.

Os usuários da SP-340, tiveram a oportu-nidade de fazer revisão técnica gratuitamente em suas motos. Também foi realizada pintura de placas, substituição de lâmpada para lanterna queimada, calibragem de pneus e lubrifi-cação da corrente. Os motociclistas tam-bém receberam antena contra linha de pipa e adesivos refletivos para serem colados no capacete e moto.

Enquanto as mo-tos passavam por revi-são, a equipe de Aten-dimento Pré-Hospitalar (APH) da Renovias afe-riu a pressão arterial e calculou o Índice de Massa Corporal (IMC) dos usuários.

Outra campanha iniciada pela conces-sionária tem a finalida-de de alertar sobre o perigo dos animais na pista. Estão sendo distribuídos folhetos e afixados cartazes em agropecuárias para orientar os proprietários de animais de grande porte, principalmente bovinos e equinos, sobre a responsabilidade de man-tê-los fechados em local seguro.

IncêndIoPara sensibilizar os motoristas so-

bre os danos causados por incêndios à beira das rodovias, muito comuns nes-ta época do ano, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), em parceria com as concessionárias, está promovendo a Operação Corta Fogo. Durante a campanha serão distribuídos panfletos nas praças de pedágio conten-

do informações sobre as principais causas de incêndios, os prejuízos e formas de prevenção. A adoção de medidas simples podem evitar acidentes, como: não atire cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias; não solte balões; nunca faça queimadas próximo à rede elétrica.

Fotos: Estação da Photo

Revisão técnica gratuita em motos e alerta sobre danos causados por incêndios à beira das

rodovias são algumas das iniciativas

reno28-29.indd 3 20/06/2013 11:20:59

Page 30: Renoguia_julho/agosto 2013

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 31: Renoguia_julho/agosto 2013

reno30-31.indd 3 20/06/2013 09:57:08

Page 32: Renoguia_julho/agosto 2013

reno32.indd 1 21/06/2013 16:45:42