Reparos Na Estrutura de Concreto

1
CONTROLE TECNOLÓGICO E REFORÇO DO CONCRETO O controle tecnológico do concreto, através do controle do preparo, recebimento, planejamento das atividades de lançamento, adensamento e cura, seguidos do monitoramento da resistência à compressão do concreto através da ruptura de corpos de prova de lotes pré–definidos, permitem controlar problemas e constatar deficiências de resistência. O emprego de esclerômetro de percussão, com as devidas cautelas, pode auxiliar no monitoramento da homogeneidade do concreto empregado ao longo da estrutura. Constatadas deficiências de resistência do concreto deve-se providenciar seu reforço o quanto antes, se possível antes de qualquer carregamento. Tal necessidade deve-se ao fato de que ao longo do carregamento, o concreto deforma-se podendo, em condições limites, atingir deformações próximas às deformações máximas admissíveis, da ordem de 2‰. Reforços colocam-se em condição de trabalho apenas após a deformação da estrutura a ser reforçada. No caso de estruturas pré-deformadas, a eficiência da transferência das cargas aos reforços é minimizada, aumentando os custos dos reparos podendo, em alguns casos, inviabilizar tecnicamente os reforços pretendidos. Para reforços de estruturas deve-se consultar profissional efetivamente especializado, sem o qual, deficiências da estrutura poderão ser agravadas. Gilberto Luiz Engenheiro Civil Perito e avaliador judicial

description

Artigo referente a reparos em estrutura de concreto

Transcript of Reparos Na Estrutura de Concreto

  • CONTROLE TECNOLGICO E REFORO DO CONCRETO

    O controle tecnolgico do concreto, atravs do controle do preparo, recebimento, planejamento das atividades de lanamento, adensamento e cura, seguidos do monitoramento da resistncia compresso do concreto atravs da ruptura de corpos de prova de lotes prdefinidos, permitem controlar problemas e constatar deficincias de resistncia. O emprego de esclermetro de percusso, com as devidas cautelas, pode auxiliar no monitoramento da homogeneidade do concreto empregado ao longo da estrutura.

    Constatadas deficincias de resistncia do concreto deve-se providenciar seu reforo o quanto antes, se possvel antes de qualquer carregamento. Tal necessidade deve-se ao fato de que ao longo do carregamento, o concreto deforma-se podendo, em condies limites, atingir deformaes prximas s deformaes mximas admissveis, da

    ordem de 2. Reforos colocam-se em condio de trabalho apenas aps a deformao da estrutura a ser reforada. No caso de estruturas pr-deformadas, a eficincia da transferncia das cargas aos reforos minimizada, aumentando os custos dos reparos podendo, em alguns casos, inviabilizar tecnicamente os reforos pretendidos.

    Para reforos de estruturas deve-se consultar profissional efetivamente especializado, sem o qual, deficincias da estrutura podero ser agravadas.

    Gilberto Luiz Engenheiro Civil Perito e avaliador judicial