Representação nascimento

12

Click here to load reader

description

O Nascimento de Jesus Representado

Transcript of Representação nascimento

Page 1: Representação nascimento

Representação:O Nascimento

- Esta peça é baseada nos textos bíblicos, do Evangelho de São Mateus, São Lucas e São João. As passagens transcritas estão assinaladas nos próprios diálogos ou narrações.

Personagens:

»1º Narrador»2º Narrador»Zacarias»Isabel (esposa de Zacarias)»Parentes e amigos de Zacarias (4 pessoas ou mais)»Anjo»Maria»José» Rei Herodes»Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar)»Pastores (3 pessoas, ou mais)»Homem que nega acolhimento

Cenário e materiais:

» Aconselha-se um fundo misto de interior e exterior, num só painel, em que esteja incluída uma porta.» Um sitio fixo para 2 narradores.» O presépio, que poderá estar sempre presente, numa zona pouco iluminada, em que se possa acender um projector direccional aquando a sua utilização.» Roupas diversas que se usariam na época.» 3 Baús para as ofertas a Cristo.

(com a cortina fechada o narrador lê a introdução)

1ª Introdução:

1º Narrador – (João 1, 1-5) No princípio existia o Verbo;o Verbo estava em Deus;e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus. Por Ele é que tudo começou a existir;

Page 2: Representação nascimento

e sem Ele nada veio à existência. Nele é que estava a Vidade tudo o que veio a existir.E a Vida era a Luz dos homens. A Luz brilhou nas trevas,mas as trevas não a receberam.

(abre a cortina, as personagens nos seus devidos lugares, Zacarias prepara-se para as cerimónias)

2º Narrador – (Lc 1, 5-11) No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, cuja esposa se chamava Isabel.Ambos eram justos cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ora, estando Zacarias no exercício das funções, coube-lhe, entrar no santuário para queimar o incenso. O povo estava da parte de fora em oração.Então, apareceu-lhe um anjo:

(Entra o anjo. Zacarias tem medo e assusta-se)

Anjo- (LC 1, 13-17) Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu vais chamar-lhe João.Será para ti motivo de júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe. Irá à frente, diante do Senhor, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos. Zacarias – (Lc 1, 18) Como pode ser isso, se estou velho e a minha esposa é de idade avançada?

Anjo – (Lc 1, 19-20) Eu sou Gabriel, e fui enviado para te falar e anunciar esta Boa-Nova. Vais ficar mudo até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras!

Page 3: Representação nascimento

(Zacarias aproxima-se da frente do palco, com um rosto de aflição como quem viu um fantasma, tenta explicar ao povo o que lhe acontecera, mas não lhe saem palavras da boca. Desanimado sai do palco. Fecha a cortina)

1º Narrador – (Lc 1, 24) Passados esses dias, sua esposa Isabel concebeu e, durante cinco meses, permaneceu oculta. (Lc 1, 26-27)

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José. O nome da virgem era Maria.

(abre a cortina. O anjo entra em cena, e diz:)

Anjo – (Lc 1, 28) Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!

(Maria, assustada, sentasse sobre os joelhos)

Anjo- (Lc 1, 30-32) Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo.

Maria – (Lc 1, 34) Como será isso, se eu não conheço homem?

Anjo – (Lc 1, 35-37) O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado Filho de Deus. Também a tua prima Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus!

Maria – (Lc 1, 38) Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!

(O anjo sai do palco e fecha a cortina)

2º Narrador – (MT 1, 19-20) Ora, José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, andava preocupado com a situação. Então resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse:

Page 4: Representação nascimento

(abre a cortina. O anjo aparece enquanto José dorme, ao relento no campo. José acorda calmamente, como quem ainda dorme e escuta o que o anjo lhe quer dizer)

Anjo – (Mt 1, 20-21) José não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.

(José desperta e levanta-se, saindo do palco em direcção a casa)

(entra Maria em cena, e abraça Isabel, sua prima. Dividir o tempo dos gestos com o tempo de ler a narração)

1º Narrador – (Lc 1, 39-42) Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou:

(Isabel, ajoelha-se e agarrando as mãos de Maria, diz)

Isabel- (Lc 1, 42) Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

Maria - (Lc 1, 46-47) A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

(os narradores em conjunto continuam. A cortina fecha antes de chegar ao fim)

Naradores 1º e 2º - (Lc 1, 48-56) Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas.Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geraçãosobre aqueles que o temem. Manifestou o poder do seu braçoe dispersou os soberbos.

Page 5: Representação nascimento

Derrubou os poderosos de seus tronose exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bense aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo,lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais,a Abraão e à sua descendência, para sempre.

(abre a cortina. Está Zacarias, Isabel e os amigos, numa grande discussão)

Narrador 1º - (Lc 1, 57-60) Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse:

Isabel- (Lc 1, 60) Não! Há-de chamar-se João.

Amigo 1– (Lc 1, 61) Mas não há ninguém na tua família que tenha esse nome! Porque o queres chamar de João?!

Amigo 2 – (acrescentado) É melhor perguntarmos ao pai!

(por gesto e palavras lentamente pronunciadas perguntam ao pai da criança, como querem que o chame)

Amigo 3 – (acrescentado) Como queres que se chame o teu filho?

(Zacarias pede uma placa por gesto, eles dão-lha com algo que escreva, e ele escreve: o seu nome é João, e vira-a para o publico. Nessa hora começa a louvar a Deus)

Zacarias – (acrescentado) Meu Deus! Eu te louvo, pelo filho que me deste!

(as pessoas assustam-se, com o facto de ele começar a falar e falam entre si, saindo do palco. Fecha a cortina)

(o narrador lê com a cortina fechada)

Page 6: Representação nascimento

2ª Final João: (Jo 1, 6-13)

Narrador 2º- Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz. O Verbo era a Luz verdadeira,que, ao vir ao mundo,a todo o homem ilumina. Ele estava no mundoe por Ele o mundo veio à existência,mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu,e os seus não o receberam. Mas, a quantos o receberam,aos que nele crêem,deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram de laços de sangue,nem de um impulso da carne,nem da vontade de um homem,mas sim de Deus.

(abre a cortina. Entra josé e Maria, muito cançados. E andam de um lado para o outro no palco até ao fim da narração)

Narrador 1º - (Lc 2, 1-8) Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz. Como se encontrava muita gente na cidade, Maria e José não conseguiram lugar numa estalagem.

(Maria e José falam)

José – (acrescentado) Como estás cansada, Maria!

Page 7: Representação nascimento

Maria – (acrescentado) Não te aflijas, José, ainda posso andar...

José – (acrescentado) Nunca imaginei que viesse tanta gente a Belém para o recenseamento. Nem um cantinho na hospedaria, tudo cheio, nem sei a quantas portas já batemos, precisamos de arranjar uma casa onde nos queiram receber...

Maria – (acrescentado) Confiemos no Senhor. Ele tudo faz de bem...

José– (acrescentado) Tens razão, mas não podemos ficar aqui, experimentemos aquela casa...

(aproximando-se de uma porta batem)

Homem – (acrescentado) O que é que querem?

José– (acrescentado) Somos dois viajantes que chegam de Nazaré e que lhe pedem abrigo por esta noite...

Homem – (acrescentado) Sinto muito mas tenho a casa cheia, vão a hospedaria...

José – (acrescentado) Já fomos e não há lugar, a minha esposa está cansada e o meu filho deve nascer esta noite...

Homem – (acrescentado) Ainda mais esta! Não, não pode ser!Olhem eu não posso fazer nada, mas junto à porta da cidade, do lado de fora, há uma gruta onde os pastores se abrigam da chuva. Lá têm um tecto e um pouco de palha para servir de cama...

(o homem fecha a porta, José e Maria partem então para a gruta. Eles isntalam-se confortavelmente. Fecha a cortina, enquanto o narrador começa a ler. Após a primeira frase abre a cortina e estão os pastores a guardar os rebanhos. O presepio pode continuar montado no lugar onde se encontar(centro do palco))

Page 8: Representação nascimento

Narrador 2º - (Lc 2, 7) Maria então teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura. (Lc 2, 8-10) Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes:

Anjo- (Lc 2, 10-12) Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.

Narrador 1º- (Lc 2, 15) Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros:

Pastor - (Lc 2, 15) Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer!

(os pastores levantam-se e saem do palco. Fecha a cortina)

Narrador 1º - (Mt 2, 1) Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. Eram eles, Baltazar, Belchior e Gaspar.

(abre a cortina e os magos aproximam-se de Heródes)

Rei Mago 1 – (Mt 2, 2) Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?

Rei Mago 2 - (Mt 2, 2) Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.

Herodes – (Mt 2, 8) Aqui em Belém! Segundo os meus escribas.I-de e informai-vos acerca desse menino. Depois voltai e dizei onde ele está, para que eu possa ir tambem adora-lo!

(os magos saem e a cortina fecha)

Page 9: Representação nascimento

Narrador 2º - (Mt 2, 9-12) Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram uma imensa alegria;

e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe e José. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho.

(a cortina abre, já estão lá os pastores. Os reis magos aproximam-se da gruta. Prostrando-se, adoram o menino e dão-lhe os presentes)

Baltazar – (acrescentado) Jesus, eu te ofereço ouro, porque Tu és filho de Deus, também Tu serás Deus!

Belchior – (acrescentado) Jesus, eu te ofereço incenço, porque tambem és Homem, nasceste e morrerás como Homem!

Gaspar – (acrescentado) Jesus. Eu te ofereço mirra, porque és Rei, o Teu reino será grandioso, e libertarás o Teu povo!

(após uma pausa, o narrador finaliza, com a cortina aberta)

3ª Final: (Jo 1, 14-18)

Narrador 1º- E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco.E nós contemplámos a sua glória,a glória que possui como Filho Unigénito do Pai,cheio de graça e de verdade. João deu testemunho dele ao clamar: «Este era aquele de quem eu disse: ‘O que vem depois de mim passou-me à frente, porque existia antes de mim.’» Sim, todos nós participamos da sua plenitude, recebendo graças sobre graças. É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo.

A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

(A luz do palco começa a apagar lentamente no ultimo paragrafo, e no fim a cortina fecha)

Page 10: Representação nascimento

Por Carlos Neto ([email protected])